19
COMPETÊNCIA, HABILIDADE E ATITUDE PROF. CELSO ORLANDO

Aula 0 competência, habilidade e atitude

Embed Size (px)

Citation preview

COMPETÊNCIA, HABILIDADE E ATITUDE

PROF. CELSO ORLANDO

O mercado de trabalho competitivo tem sido regido pelas diversas mudanças e transformações, pela inovação tecnológica e pela concorrência. Os profissionais concorrem com tantos outros por uma oportunidade de trabalho e as empresas concorrem com seus produtos, preços e qualidade.

O sucesso de uma equipe depende de existência de pessoas que não sejam apenas dotadas de poder para fazer mudanças e aperfeiçoamentos em processos, mas também tenham competências necessárias para fazer tal coisa inserida no contexto da organização. Desenvolver pessoas e obter o melhor delas para ser a principal vantagem competitiva que uma empresa pode apresentar.

COMPETÊNCIA

Capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades, necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho.

COMPETÊNCIAS SERIAM UM CONJUNTO DE TRÊS ELEMENTOS:

1. Conhecimento = Saber. O conhecer não definitivo, ou seja, é uma busca constante em aprender, reaprender e sempre buscar aumentar o conhecimento.

2. Habilidade = Saber fazer. Usar o conhecimento para resolver problemas e ter criatividade para resolver não só problemas, mas para criar novas ideias.

3. Atitude = Competência = Saber fazer acontecer. É obter bons ou excelentes resultados do que foi feito com conhecimento e habilidade.

O conjunto: conhecimentos, habilidades e atitudes formam as competências, ou seja, as características, o que a pessoa aprendeu e ainda irá aprender, a busca dos resultados pessoais e da organização unificados e tudo aquilo que se tem como postura para realização de todas as tarefas.

JÁ FLEURY E FLEURY (2000, P.43), EXPLICITAM O SEGUINTE SOBRE

COMPETÊNCIAS:

- “Saber agir”, significa saber tratar a complexibilidade e a diversidade, antecipar-se e agir em tempo certo, com visão sistêmica.

- “Saber mobilizar”, é entender e saber utilizar diferentes formas de recursos (financeiros, humanos, informações), buscar parcerias e integrá-las ao negócio.

- “Saber comunicar”, significa conhecer a linguagem dos negócios e dos mercados, saber ouvir e comunicar-se eficientemente.

JÁ FLEURY E FLEURY (2000, P.43), EXPLICITAM O SEGUINTE SOBRE

COMPETÊNCIAS: “Saber aprender”, é criar uma cultura organizacional, os sistemas e mecanismos requeridos para a aprendizagem.

- “Saber assumir responsabilidades”, significa saber avaliar as consequências das decisões, tanto no plano interno da empresa quanto no nível externo da sociedade.

- “Ter visão estratégica”, significa conhecer e entender profundamente o negócio da organização e seu ambiente, identificando vantagens competitivas e oportunidades.

Todos estes pontos são importantes em se tratando de competências, pois todo o profissional deve assumir juntamente com a organização as metas e objetivos, para que no futuro possam mensurar os resultados.

COMO EXEMPLO DE COMPETÊNCIA GERENCIAL:

1. buscar conhecer de maneira sistemática a opinião dos clientes e é ágil nas respostas aos seus feedbacks e necessidades;

2. associa a visão e a estratégia da empresa às situações e problemas gerenciais em que atua;

3. monitora e avalia as atividades e ações de sua área a partir de padrões e indicadores que adotam medidas de correção e avaliação quando necessárias; e,

4. atua de forma orientada para o desenvolvimento do espírito de equipe nas situações e problemas que gerencia.

COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA UM PROFISSIONAL

Ser líder

Visão

Ter bom relacionamento interpessoal

Ética

Liderança

Visão sistêmica e globalizada

Relacionamento interpessoal

Foco Criatividade

Coordenar

Capacidade

Apresentar resultados

Conhecer todas as áreas da empresa

Saber Gerenciar

Integrar conhecimentos

Ter estratégiaSaber passar feedback

Responsabilidade

Comprometimento

O conceito de competência vem contribuindo também para a valorização do ser humanos, que agora não é apenas mais um funcionário dentro da empresa, e sim alguém capaz de se desenvolver e de se tornar um parceiro fundamental dentro das atividades organizacionais.

Alguém no qual os gestores devem investir e, principalmente, dar maior poder de participação dentro das decisões e das estratégias da empresa. Visto que as pessoas são peças chaves para o crescimento organizacional, desenvolver suas competências significa alavancar o potencial de crescimento da organização.

A gestão por competências possibilita às empresas vencerem os desafios do mundo globalizado e competitivo em que vivemos, pois seu objetivo é tornar as pessoas mais competentes para que possam desenvolver seus trabalhos com maior sucesso e maior eficácia.

Desenvolver competências consistentes não é apenas uma questão de sobrevivência de uma empresa em um ambiente empresarial cada vez mais incerto, mas também uma questão de desenvolvimento do país.

OITO HABILIDADES, SEGUNDO HENRY MINTZBERG

1. Relacionamento com os colegas - mesmo nível hierárquico;

2. Liderança - orientação, motivação, uso da autoridade;

3. Resolução de conflitos - produz tensão e exige tolerância;

4. Processamento de Informações - habilidades de comunicação;

5. Tomar decisões em condições de ambiguidades - saber decidir e lidar com problemas diversos;

6. Locação de Recursos - recursos são sempre escassos;

7. Empreendedorismo - busca de problemas e oportunidades;

8. Introspecção - reflexão e autoanálise

COMO DESENVOLVER A COMPETÊNCIA: