24
Lécio Cordeiro Ano Ensino Fundamental 8 o Língua Portuguesa em Contexto Novo Planejamento

Ano Ensino Fundamental em ContextoTexto: Lisbela e o prisioneiro (Osman Lins) Desvendando os segredos do texto Análise linguística Sumário do livro Adjunto adverbial Prática linguística

  • Upload
    others

  • View
    37

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Ano Ensino Fundamental em ContextoTexto: Lisbela e o prisioneiro (Osman Lins) Desvendando os segredos do texto Análise linguística Sumário do livro Adjunto adverbial Prática linguística

Lécio Cordeiro

AnoEnsinoFundamental

8o

EnsinoFundam

ental

8

Língua

Portug

uesa em

Contexto

Lécio C

ord

eiro

LínguaPortuguesaem Contexto

Referência da editora: 90384ISBN: 978-85-403-1466-5

9 788540 314665

ISBN 978-85-403-1466-5

LPemC_6Aao9A_2019_CCc_17mm.indd 3 04/07/19 08:55

Novo Planejamento

Page 2: Ano Ensino Fundamental em ContextoTexto: Lisbela e o prisioneiro (Osman Lins) Desvendando os segredos do texto Análise linguística Sumário do livro Adjunto adverbial Prática linguística

Apresentação

Prezado(a) professor(a),

Como resultado da turbulência que vivemos devido à pandemia de Covid-19, trazemos para você o Novo Planejamento, uma sugestão de reorganização do ano letivo de 2020. A nossa intenção é contribuir da melhor forma possível para que você consiga minimizar as dificuldades que encontrará nesta volta às aulas, seja de forma remota, seja nas salas de aula presenciais.

Esperamos, portanto, que este material seja uma ferramenta importante para o seu replanejamento e contribua para que seus alunos tenham um ótimo desempenho nas aulas.

Tenha certeza de que estamos à sua inteira disposição para ajudar sempre que necessário. Assim, em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, não hesite em nos pro-curar. Há várias formas de nos encontrar!

Um forte e cordial abraço!

E-mail: [email protected]

Telefone: 0800 701 4402

Portal: http://editoraconstruir.com.br/

Page 3: Ano Ensino Fundamental em ContextoTexto: Lisbela e o prisioneiro (Osman Lins) Desvendando os segredos do texto Análise linguística Sumário do livro Adjunto adverbial Prática linguística

Novo Planejamento Língua Portuguesa em Contexto – 8º Ano3

O Novo Planejamento foi pensado para auxiliar os professores parceiros em todo o Brasil neste cenário durante e depois da pan-demia. Entre os principais desafios impostos por esta nova realidade às escolas e aos pro-fessores está a obrigatoriedade de garantir as 800 horas mínimas, a fim de não prejudicar a aprendizagem dos alunos. Dessa maneira, este material traz sugestões de como garantir o melhor aproveitamento das suas turmas, ten-do em vista que teremos um ano letivo menor.

Para chegar a este planejamento, reuni-mos esforços e discutimos intensamente com vários professores para entender de que ma-neira poderíamos contribuir para a superação desses desafios. Nosso ponto de partida foi de-finir uma meta plausível para a volta às aulas. O ponto de chegada, logicamente, é o último dia do ano letivo. Nesse contexto, precisamos considerar inúmeros fatores envoltos de incer-teza, e isso não foi nada fácil. Então, o que te-mos aqui é uma proposta de apoio didático.. Por esse motivo, sinta-se muito à vontade para adaptá-la às suas necessidades e ao seu con-texto, inclusive considerando as orientações das secretarias de Educação do seu estado e da sua cidade.

CronogramaA LDB determina uma carga horária mínima de 800 horas anuais, e, até o presente mo-

mento, o Ministério da Educação garantiu essa obrigatoriedade para o ano letivo de 2020. Nas escolas particulares, normalmente essas horas são distribuídas da seguinte forma ao longo de 40 semanas:

Port

uguê

s

Mat

emát

ica

His

tóri

a

Geo

graf

ia

Ciê

ncia

s

Art

e

Ingl

ês/

Espa

nhol

Ed.

Físi

ca

Extr

a

6h 5h 2h 2h 3h 1h 2h 2h 2h

Total: 25 horas-aula de 50 minutos (aproximadamente 20 horas efetivas)

20 horas efetivas por semana durante 40 semanas = 800 horas anuais.

O que é este material?

Mon

key

Bus

ines

s Im

ages

/Shu

tters

tock

.com

Page 4: Ano Ensino Fundamental em ContextoTexto: Lisbela e o prisioneiro (Osman Lins) Desvendando os segredos do texto Análise linguística Sumário do livro Adjunto adverbial Prática linguística

Novo Planejamento Língua Portuguesa em Contexto – 8º Ano4

Como você sabe, o Novo Planejamento foi elaborado com o objetivo de alcan-çarmos as 800 horas obrigatórias. Nesse sentido, trabalharemos com base no seguinte cenário:

De 03/02 a 13/03 = 27 dias letivos (112 horas trabalhadas)

De 16/03 a 15/04 = Férias antecipadas

De 16/04 a 29/05 = Período de isolamento social

Dia 1º/06/2020 = Volta às aulas (virtualmente).147 dias letivos = 612 horas

Dia 30/12/2020 = Término das aulas

ImportanteConsideramos os seguintes dias como feriados nacionais:

11/06/2020 – Corpus Christi07/09/2020 – Independência do Brasil12/10/2020 – Dia de Nossa Senhora Aparecida15/10/2020 – Dia dos Professores02/11/2020 – Dia de Finados24/12/2020 – Véspera de Natal25/12/2020 – Natal

Como podemos ver, esse cenário indica um total de 724 horas, faltando apenas 76 horas para completar a carga horária mínima de 800 horas.

A nossa sugestão é que essas 76 horas sejam compensadas pelos alunos em casa no contraturno e nos finais de semana, com atividades específicas elaboradas com base em metodologias ativas.

Caso tenha dúvidas a respeito do que são essas metodologias e de como funcionam, vale a pena ler a edição 112 da Construir Notícias. Inteiramente dedicado às meto-dologias ativas, esse volume da nossa revis-ta traz tudo o que precisamos saber para inovar nossas aulas com base na postura ativa dos alunos. Você pode acessar essa edição da Construir Notícias utilizando o código indicado.

Page 5: Ano Ensino Fundamental em ContextoTexto: Lisbela e o prisioneiro (Osman Lins) Desvendando os segredos do texto Análise linguística Sumário do livro Adjunto adverbial Prática linguística

Novo Planejamento Língua Portuguesa em Contexto – 8º Ano5

Entenda o Novo PlanejamentoO Novo Planejamento foi montado com base na distribuição horária semanal exposta a seguir,

acrescentando-se 5 horas semanais de estudo remoto.Po

rtug

uês

Mat

emát

ica

His

tóri

a

Geo

graf

ia

Ciê

ncia

s

Art

e

Ingl

ês/E

span

hol

Ed. Fí

sica

Extr

a

6h 5h 2h 2h 3h 1h 2h 2h 2h

+1h +1h +1h +1h +1h

Total: 20 horas efetivas + 5 horas efetivas em casa

De 03/02 a 13/03 = 27 dias letivos (112 horas trabalhadas)

De 16/03 a 15/04 = Férias antecipadas

De 16/04 a 29/05 = Período de isolamento social

Dia 1º/06/2020 = Volta às aulas 147 dias letivos = 612 horas + 155 horas extras

Total: 879 horas efetivasDia 30/12/2020 = Término das aulas

Nossa proposta é, portanto, acrescentar uma hora extra para as disciplinas de Língua Portu-guesa, Matemática, História, Geografia e Ciências por sema-na. A intenção é que essas horas se destinem a atividades realiza-das pelos alunos em casa a partir do direcionamento dado pelos professores. Tanto as atividades quanto as orientações, você en-contrará neste planejamento.

Como pode ver, estendere-mos o ano até o dia 30 de de-zembro, perfazendo um total de 79 horas a mais que o mínimo. Certamente, será um ano letivo de sucesso!

mic

hael

jung

/Dep

ositp

hoto

s.co

m

Page 6: Ano Ensino Fundamental em ContextoTexto: Lisbela e o prisioneiro (Osman Lins) Desvendando os segredos do texto Análise linguística Sumário do livro Adjunto adverbial Prática linguística

Novo Planejamento Língua Portuguesa em Contexto – 8º Ano6

Quadro de horáriosTurno da manhã

Turno da tarde

Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Page 7: Ano Ensino Fundamental em ContextoTexto: Lisbela e o prisioneiro (Osman Lins) Desvendando os segredos do texto Análise linguística Sumário do livro Adjunto adverbial Prática linguística

Novo Planejamento Língua Portuguesa em Contexto – 8º Ano7

1 O modelo de avaliação de provas, realizadas em quatro unidades, certamente será inviá-vel, sendo necessário repensá-lo ou, simples-mente, diminuir uma unidade. Do ponto de vista normativo, essa redução é perfeitamente possível. Outra sugestão é experimentar ou-tras formas de avaliação da aprendizagem. No link a seguir, temos acesso a um curso gra-tuito sobre processos de avaliação ministrado pela professora Adriana Bauer, da Universida-de Virtual do Estado de São Paulo.

2 Sabemos que a experiência do isolamento foi vivenciada de formas muito diferentes, por vezes dolorosa. Assim, possivelmente mui-tos alunos, como os professores, voltarão às aulas emocionalmente fragilizados. Assim, será importante refletir sobre essa fragilidade e propor ações efetivas para restaurar padrões socioemocionais que foram rompidos. O psi-cólogo Rossandro Klinjey ofereceu um curso no qual aborda diversos aspectos socioemo-cionais evidenciados durante o período de isolamento social. Vale a pena conferir!

Considerações sobre o aspecto socioemocional

Com o ano letivo menor, certamente as es-colas terão dificuldades em implementar a rotina com que habitualmente trabalhavam. Por esse motivo, propomos alguns pontos importantes para reflexão e sugerimos alguns direcionamentos para debate entre a equipe de professores, a coordena-ção e a gestão da escola.

VideoaulasNesse novo cenário, muitos professores tive-

ram de se adaptar ao ensino a distância. As indica-ções a seguir visar ajudar àqueles que têm dificul-dades na produção de videoaulas.

Vídeo

Michael OliveiraComo gravar vídeos com celular do jeito certo

Vídeo

Processos de AvaliaçãoAula 01 - Introdução ao tema / apresentação do curso

VídeoQuarentena sem pirarComo lidar com frustrações e sentimento de impotência em situações de crise.

Vídeo

HotmartComo fazer roteiro para uma videoaula de sucesso?

Vídeo

DeProfPraProfComo usar quadro ou lousa nas aulas online?

Vídeo

Fabrício OliveiraCriando atividades com correção automática usando o Google Forms

VídeoSala de Aula .onlineComo fazer uma videoaula com áudio e animação apenas com o Powerpoint

Vídeo

DeProfPraProf

Page 8: Ano Ensino Fundamental em ContextoTexto: Lisbela e o prisioneiro (Osman Lins) Desvendando os segredos do texto Análise linguística Sumário do livro Adjunto adverbial Prática linguística

Novo Planejamento Língua Portuguesa em Contexto – 8º Ano8

Novo PlanejamentoSu

már

io d

o li

vro

Suge

stão

: 30

hora

s

Capítulo 1Um pouco de suspense

AproximaçãoTexto: Conto de mistério (Stanislaw Ponte Preta)Desvendando os segredos do texto

Aprofundamento do gênero I – Conto de mistérioTexto: Drácula (Bram Stoker)Desvendando os segredos do textoAnálise linguística Revisando: predicadoPrática linguísticaÉ hora de produzir

Aprofundamento do gênero II – Conto de mistérioTexto: O casal de velhos (Edson Gabriel Garcia)Desvendando os segredos do textoAnálise linguística Revisando: transitividade verbalPrática linguísticaÉ hora de produzirA escrita em foco PontuaçãoA escrita em questãoEncerramentoMídias em contextoOutras fontes

VídeoCemeam

Transitividade verbal: verbos transitivos e intransitivos

Atividade para casaSugestão: substitua esta aula pelo vídeo.

Dica!

Apoiado na metodologia da sequência expandida, o trabalho O recorte sobrenatural nos contos de Lygia Fagundes Telles, da professora Vilma Maria Hey, tem como objeti-vo promover o letramento literário dos alunos através do estudo de al-guns contos de Telles, cuja temática é o sobrenatural, constituindo-se em atrativo de leitura para os jovens. Confira esse trabalho acessando o código ao lado.

Produção Didático-pedagógicaGoverno do Paraná

O recorte sobrenatural nos contos de Lygia Fagundes Telles

Atividade para casa

Page 9: Ano Ensino Fundamental em ContextoTexto: Lisbela e o prisioneiro (Osman Lins) Desvendando os segredos do texto Análise linguística Sumário do livro Adjunto adverbial Prática linguística

Novo Planejamento Língua Portuguesa em Contexto – 8º Ano9

Caso seja necessário, utilize as videoau-las a seguir para aprofundar o estudo do pre-dicado e da transitividade verbal.

A TV Cultura produziu, há alguns anos, vários curtas-metragens de suspense e terror. Narrados por atores e atrizes brasileiros de re-nome, esses vídeos têm como base contos de grandes autores brasileiros e faziam parte do programa Contos da meia noite, apresentado pelo ator Antônio Abujamra. No vídeo indica-do a seguir, Abujamra narra o conto A caçada, de Lygia Fagundes Telles. A história se passa em uma loja de antiguidades onde está expos-ta uma velha e ampla tapeçaria. Nessa peça antiga, há o desenho, bastante nítido, de uma cena de caçada. Ao entrar no antiquário, um cliente tem seus olhos atraídos imediatamente para o desenho estampado no tapete. Aquela cena de caçada lhe diz alguma coisa que ele não consegue trazer à consciência e raciona-lizar. Solicite aos alunos que assistam ao filme e reflitam: que recursos narrativos foram utili-zados pela autora para produzir o suspense?

No site Armazém de Texto, você encon-tra várias questões que trabalham o conto A caçada. Você pode acessar o site pelo código indicado.

Atividade para casa

VídeoCanal FuturaSintaxe: predicado

Atividade para casa

VídeoCemeamTipos de predicado: verbal e nominal

Atividade para casa

VídeoCemeamTipos de predicado: verbo--nominal

Atividade para casa

VídeoCanal FuturaSintaxe: Transitividade verbal

Atividade para casa

VídeoTV CulturaA caçada

Atividade para casa

SiteArmazém de Texto

Page 10: Ano Ensino Fundamental em ContextoTexto: Lisbela e o prisioneiro (Osman Lins) Desvendando os segredos do texto Análise linguística Sumário do livro Adjunto adverbial Prática linguística

Novo Planejamento Língua Portuguesa em Contexto – 8º Ano10

Capítulo 2Por dentro do texto dramáticoAproximaçãoTexto: Duplo assalto (Max Nunes)Desvendando os segredos do texto

Aprofundamento do gênero I – Texto teatralTexto: Lisbela e o prisioneiro (Osman Lins)Desvendando os segredos do textoAnálise linguística Adjunto adverbialPrática linguísticaÉ hora de produzir

Aprofundamento do gênero II – Roteiro de cinemaTexto: O homem que copiava (Jorge Furtado)Desvendando os segredos do textoAnálise linguística Adjunto adnominalPrática linguísticaÉ hora de produzirA escrita em foco Palavras homônimasA escrita em questãoEncerramentoMídias em contextoOutras fontes

Sum

ário

do

livr

oSu

gest

ão: 3

0 ho

ras

VídeosCanal FuturaTexto dramático

CemeamOs bastidores de uma peça

teatral

Atividade para casaSugestão: introduza o tema com as

videoaulas.

VídeoRedação e Gramática ZicaAdjunto adverbial: aprenda em 7

minutos - Profa. Pamba

VídeoRedação e Gramática Zica Adjunto adnominal: aprenda em 9 minutos de uma vez por todas

Atividade para casa

Atividade para casa

Sugestão: substitua esta aula pelo vídeo.

Sugestão: substitua esta aula pelo vídeo.

Dica!Aproveite os vídeos a seguir para aprofundar a reflexão

sobre o texto teatral.

Nesta videoaula, o professor Prosa Júnior faz observa-ções interessantes sobre o texto dialogal.

Atividade para casa

VídeoCaminhos da LinguagemTexto dialogal

Page 11: Ano Ensino Fundamental em ContextoTexto: Lisbela e o prisioneiro (Osman Lins) Desvendando os segredos do texto Análise linguística Sumário do livro Adjunto adverbial Prática linguística

Novo Planejamento Língua Portuguesa em Contexto – 8º Ano11

No vídeo a seguir, o Grupo Vertigem utili-za espaços inusitados de São Paulo para apre-sentar suas peças. O diretor artístico do grupo, Antônio Araújo, e o dramaturgo Luis Alberto de Abreu contam como se deu o processo de união do teatro à pesquisa de linguagem apli-cada aos movimentos dos atores influenciado pelos estudos de mecânica clássica.

Este documentário mostra os tipos de palco (arena, italiano e elizabethano) em sua arquitetu-ra e dinâmica teatral, junto à distribuição sonora em uma peça, iluminação e efeitos cenográficos.

Aproveite para conhecer o Portal Teatro na Escola, um espaço criado para partilhar in-formações e reflexões sobre o ensino de teatro na escola. Lá você encontra, também, o Fó-rum Teatro na Escola, um espaço de troca de ideias e opiniões, reflexões teóricas e práticas sobre diferentes temas envolvendo o ensino do teatro na educação básica.

Atividade para casa

VídeoPesquisa FapespTeatro do real

Atividade para casa

SiteTeatro na Escola

Atividade para casa

VídeoSescTVTeatro e Circunstância: A Desconstrução do Espaço Cênico – Caixa Preta e Outros Espaços

Atividade para casa

VídeoEspaço Cultural Escola SescO santo e a porca

Atividade para casa

SiteFaciletrando

No código indicado, você pode acessar uma encenação da famosa peça teatral O santo e a por-ca, de Ariano Suassuna. O texto conta a história de Euricão Árabe, um velho avarento que guarda suas economias em uma porca de madeira.

No site Faciletrando, você encontra várias questões de vestibulares que trabalham a peça O santo e a porca. Você pode acessá-las pelo código indicado.

Page 12: Ano Ensino Fundamental em ContextoTexto: Lisbela e o prisioneiro (Osman Lins) Desvendando os segredos do texto Análise linguística Sumário do livro Adjunto adverbial Prática linguística

Novo Planejamento Língua Portuguesa em Contexto – 8º Ano12

Capítulo 3Histórias de vida

AproximaçãoTexto: Uma biografia (Caulos)Desvendando os segredos do texto

Aprofundamento do gênero I – Texto biográficoTexto: Fernando Pessoa (Rosana Meira)Desvendando os segredos do textoAnálise linguísticaRevisando: sujeito Vozes verbaisPrática linguísticaÉ hora de produzir

Aprofundamento do gênero II – Texto autobiográficoTexto: 12 anos de escravidão (Solomon Northup)Desvendando os segredos do textoAnálise linguística Se: pronome apassivador Se: pronome indeterminador do sujeitoPrática linguísticaÉ hora de produzirA escrita em focoPalavras parônimasA escrita em questãoEncerramentoMídias em contextoOutras fontes

Sum

ário

do

livr

oSu

gest

ão: 3

0 ho

ras

VídeoCemeam

Vozes verbais

Atividade para casaSugestão: substitua esta aula pelo vídeo.

VídeoPortuguês com LetíciaHomônimos e parônimos –

Professora Letícia

Atividade para casaSugestão: substitua esta aula pelo vídeo.

Dica!

Na videoaula a seguir, os alunos po-dem revisar o estudo dos homônimos e dos parônimos.

Atividade para casa

VídeoCemeamPalavras homônimas e palavras parônimas

Aproveite o estudo deste capítulo para indicar aos alunos filmes biográficos, inclusi-ve relacionando ao gênero roteiro de cine-ma, trabalhado no capítulo anterior.

Fome de Poder (2017)A história da ascensão do McDonald’s.

Após receber uma demanda sem precedentes e notar uma movimentação de consumidores fora do normal, o vendedor de Illinois Ray Kroc (Michael Keaton) adquire uma participa-ção nos negócios da lanchonete dos irmãos

Page 13: Ano Ensino Fundamental em ContextoTexto: Lisbela e o prisioneiro (Osman Lins) Desvendando os segredos do texto Análise linguística Sumário do livro Adjunto adverbial Prática linguística

Novo Planejamento Língua Portuguesa em Contexto – 8º Ano13

Richard e Maurice “Mac” McDonald no sul da Califórnia e, pouco a pouco eliminando os dois da rede, transforma a marca em um gigantesco império alimentício.

Até o último homem (2017)Durante a Segunda Guerra Mundial, o

médico do exército Desmond T. Doss (Andrew Garfield) se recusa a pegar em uma arma e matar pessoas. Assim, durante a Batalha de Okinawa ele trabalha na ala médica e salva mais de 75 ho-mens, sendo condecorado. O que faz de Doss o primeiro Opositor Consciente da história norte--americana a receber a Medalha de Honra do Congresso.

Um sonho possível (2010)Michael Oher (Quinton Aaron) era um

jovem negro, filho de uma mãe viciada e não tinha onde morar. Com boa vocação para os esportes, um dia ele foi avistado pela família de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), an-dando em direção ao estádio da escola para poder dormir longe da chuva. Ao ser convi-dado para passar uma noite na casa dos mi-lionários, Michael não tinha ideia que aque-

le dia iria mudar para sempre a sua vida, tornando-se mais tarde um astro do futebol americano.

À procura da felicidade (2007)Chris Gardner (Will Smith) é um pai de

família que enfrenta sérios problemas financei-ros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solo e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua es-perança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém, seus problemas financeiros não podem esperar que isso acon-teça, o que faz com que sejam despejados. Ch-ris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a es-perança de que dias melhores virão.

Anotações

Page 14: Ano Ensino Fundamental em ContextoTexto: Lisbela e o prisioneiro (Osman Lins) Desvendando os segredos do texto Análise linguística Sumário do livro Adjunto adverbial Prática linguística

Novo Planejamento Língua Portuguesa em Contexto – 8º Ano14

Capítulo 4Viver para relatar

AproximaçãoTexto: Viagens de Gulliver (Jonathan Swift)Desvendando os segredos do texto

Aprofundamento do gênero I – Relato de viagem Texto: Bolívia, Salar de Uyuni (Sônia Bridi)Desvendando os segredos do textoAnálise linguística Complemento nominalPrática linguísticaÉ hora de produzir

Aprofundamento do gênero II – Relato de experiênciaTexto: Os vampiros da realidade só matam pobres (Eliane Brum)Desvendando os segredos do textoAnálise linguística O papel textual dos complementos nominaisPrática linguísticaÉ hora de produzirA escrita em foco Hipônimos e hiperônimosA escrita em questãoEncerramentoMídias em contextoOutras fontes

Sum

ário

do

livr

oSu

gest

ão: 3

0 ho

ras

VídeoCemeam

Complemento nominal

Atividade para casaSugestão: substitua esta aula pelo vídeo.

VídeoPortuguês com LetíciaHiperônimos e hipônimos

Atividade para casaSugestão: substitua esta aula pelo vídeo.

Dica!

A literatura de viagem é um gênero tradicional que tem mi-lhões de leitores. Obviamente não estamos falando de turismo, mas de histórias que se utilizam de viagens para criar seus en-redos, para colocar seus personagens em situações-limite. Nos séculos XV e XVI, os livros de viagem eram os best-sellers mun-diais, como o livro de Hans Staden Duas viagens ao Brasil. Mas, mesmo hoje, o gênero continua em alta. A literatura de viagem é o tema desta entrevista com o escritor Luiz Ruffato.

VídeoSescTV

Luiz Ruffato: Uma caneta na mão e um passaporte no bolso

Atividade para casa

Page 15: Ano Ensino Fundamental em ContextoTexto: Lisbela e o prisioneiro (Osman Lins) Desvendando os segredos do texto Análise linguística Sumário do livro Adjunto adverbial Prática linguística

Novo Planejamento Língua Portuguesa em Contexto – 8º Ano15

Capítulo 5Ampliando o conhecimento

AproximaçãoTexto: O que a ciência fala sobre o amorDesvendando os segredos do texto

Aprofundamento do gênero I – Artigo expositivoTexto: O Parque Nacional do IguaçuDesvendando os segredos do textoAnálise linguística ApostoPrática linguísticaÉ hora de produzir

Aprofundamento do gênero II – Artigo expositivo e seminárioTexto: Desertificação (Edneida Cavalcanti)Desvendando os segredos do textoAnálise linguística VocativoPrática linguísticaÉ hora de produzirA escrita em foco Uso da vírgula: aposto e vocativoA escrita em questãoEncerramentoMídias em contextoOutras fontes

Sum

ário

do

livr

oSu

gest

ão: 3

0 ho

ras

VídeoCanal Futura

Aposto e vocativo

Atividade para casaSugestão: substitua esta aula pelo vídeo.

Dica!

Utilize esta videoaula para levar os alu-nos a refletirem sobre a análise temática.

Nesta videoaula, os alunos podem re-forçar características gerais dos gêneros in-formativos.

VídeoCemeam

Gênero textual informativo

Atividade para casa

VídeoCaminhos da Linguagem

Análise temática

Atividade para casa

Page 16: Ano Ensino Fundamental em ContextoTexto: Lisbela e o prisioneiro (Osman Lins) Desvendando os segredos do texto Análise linguística Sumário do livro Adjunto adverbial Prática linguística

Novo Planejamento Língua Portuguesa em Contexto – 8º Ano16

Caso seja necessário complementar o tempo de aula, uma boa sugestão de atividade de produ-ção textual seria solicitar aos alunos o resumo de um documentário biográfico. A ideia consiste em trabalhar, simultaneamente, diversos tipos e gêneros textuais em uma atividade de retextualização. Propomos, a seguir, uma sugestão de documentário para esta atividade.

Carlos Chagas é um dos maiores cientistas brasileiros e também o único no mundo a desvendar todo o processo de uma doença infectocontagiosa. Seu nome está associado à sua maior descoberta: a tripanossomíase americana, que ganhou o nome de doença de Chagas. Mas essa não é sua única contribuição à saúde pública. Ele definiu novos mé-todos de combate à malária e debelou a epidemia de gripe espanhola, que castigava o Rio de Janeiro, em 1918, depois de matar milhões de pessoas em todo o mundo. Como re-conhecimento por seu trabalho, recebeu vários prêmios e honrarias, inclusive duas indicações para o Prêmio Nobel de Medicina.

VídeoTVBrasil

Carlos Chagas: 130 anos

Atividade para casa

Anotações

Page 17: Ano Ensino Fundamental em ContextoTexto: Lisbela e o prisioneiro (Osman Lins) Desvendando os segredos do texto Análise linguística Sumário do livro Adjunto adverbial Prática linguística

Novo Planejamento Língua Portuguesa em Contexto – 8º Ano17

Capítulo 6Divulgação

AproximaçãoTexto: Faça alguém nascer de novoDesvendando os segredos do texto

Aprofundamento do gênero I – Anúncio institucionalTexto: Separe o lixo e acerte na lata (Ministério do Meio Ambiente)Desvendando os segredos do textoAnálise linguística O uso dos conectivosPrática linguísticaÉ hora de produzir

Aprofundamento do gênero II – FolhetoTexto 1: Entre para o time da saúde (Ministério da Saúde)Texto 2: Você sabia que existe doação de ossos? (Ministério da Saúde)Desvendando os segredos do textoAnálise linguística O período compostoPrática linguísticaÉ hora de produzirA escrita em foco PolissemiaA escrita em questãoEncerramentoMídias em contextoOutras fontes

Sum

ário

do

livr

oSu

gest

ão: 3

0 ho

ras

VídeoBest Aulas Ever

Entendendo o que é polissemia em 2 minutos

Atividade para casaSugestão: substitua esta aula pelo vídeo.

Dica!

Este episódio do programa Mídia em Foco aborda ques-tões importantes que envolvem a publicidade contemporâ-nea. Ela está em todas as mídias e é uma das principais fontes de financiamento dos meios de comunicação. Sua influên-cia está não apenas no conteúdo dos anúncios, mas também na escolha dos investimentos feitos na mídia. A migração da verba publicitária da televisão para a Internet, por exemplo, poderia acelerar a chamada revolução digital. Quais serão os rumos da publicidade?

VídeoTV Brasil

Rumos da Publicidade no Mídia em Foco

Atividade para casa

Page 18: Ano Ensino Fundamental em ContextoTexto: Lisbela e o prisioneiro (Osman Lins) Desvendando os segredos do texto Análise linguística Sumário do livro Adjunto adverbial Prática linguística

Novo Planejamento Língua Portuguesa em Contexto – 8º Ano18

Em uma de suas campanhas publicitárias recentes, a famosa marca de aparelhos de barbear e higiene pessoal Gillette resolveu recriar uma de suas campanhas mais fa-mosas com a intenção de desconstruir os padrões de mas-culinidade transmitidos na época do primeiro comercial. Na nova publicidade, comportamentos antes exaltados são questionados e criticados, gesto que marca um novo posi-cionamento da empresa diante de seu público-alvo. A partir de abordagens dessa natureza, é possível notar a influência das relações sociais nas produções do gênero publicidade, ação que se caracteriza principalmente pelo estabelecimen-to de um diálogo mais estreito entre grandes marcas e seus respectivos consumidores. Os alunos podem conferir a nova campanha publicitária no link indicado.

SitePublicitários Criativos

Gillette resgata comercial dos anos 80 trazendo uma nova

mensagem para o seu público

Atividade para casa

Anotações

Page 19: Ano Ensino Fundamental em ContextoTexto: Lisbela e o prisioneiro (Osman Lins) Desvendando os segredos do texto Análise linguística Sumário do livro Adjunto adverbial Prática linguística

Novo Planejamento Língua Portuguesa em Contexto – 8º Ano19

Capítulo 7Defendendo ideiasAproximaçãoTexto 1: A banalização do absurdo (Roberto Schiavon)Texto 2: Armandinho (Alexandre Beck)Desvendando os segredos do texto

Aprofundamento do gênero I – Artigo de opiniãoTexto: Sete lições de vida que você deve aprender com Stephen Hawking (André Ambrósio)Desvendando os segredos do textoAnálise linguística A construção do período em textos argumentativosPrática linguísticaÉ hora de produzir

Aprofundamento do gênero II – Artigo de opiniãoTexto: O futuro saqueado (Mario Sergio Cortella)Desvendando os segredos do textoAnálise linguística Orações coordenadas aditivas e adversativasPrática linguísticaÉ hora de produzirA escrita em foco Paráfrase e citaçãoA escrita em questãoEncerramentoMídias em contextoOutras fontes

VídeoCaminhos da Linguagem

Artigo de opinião

Atividade para casaSugestão: introduza o tema com o vídeo.

VídeoCaminhos da Linguagem

Como fazer um artigo de opinião

Atividade para casaSugestão: reforce a produção escrita

utilizando o conteúdo do vídeo.

Sum

ário

do

livr

oSu

gest

ão: 3

0 ho

ras

Dica!Nestas videoaulas, os alunos podem reforçar características

gerais do tipo textual argumentativo.

VídeoCemeam

Tipo textual dissertativo

Atividade para casa

VídeoCanal Futura

O gênero artigo de opinião

Atividade para casa

Page 20: Ano Ensino Fundamental em ContextoTexto: Lisbela e o prisioneiro (Osman Lins) Desvendando os segredos do texto Análise linguística Sumário do livro Adjunto adverbial Prática linguística

Novo Planejamento Língua Portuguesa em Contexto – 8º Ano20

A fim de reforçar a reflexão a respeito da construção argumentativa, sugira aos alunos as vi-deoaulas a seguir, que trazem importantes observações sobre a argumentação falaciosa.

Atividade para casa

VídeoCaminhos da Linguagem

Falácias: apelo à ignorância, raciocínio

circular

VídeoCaminhos da Linguagem

Falácias: apelo à tradição, apelo à autoridade

VídeoCaminhos da Linguagem

Falácias: bola de neve e espantalho

VídeoCaminhos da Linguagem

Falácias: falso dilema e generalização

Anotações

Page 21: Ano Ensino Fundamental em ContextoTexto: Lisbela e o prisioneiro (Osman Lins) Desvendando os segredos do texto Análise linguística Sumário do livro Adjunto adverbial Prática linguística

Novo Planejamento Língua Portuguesa em Contexto – 8º Ano21

Capítulo 8Reflexões do cotidianoAproximaçãoTexto: Brigas entre irmãos (Rosely Sayão)Desvendando os segredos do texto

Aprofundamento do gênero I – Crônica argumentativaTexto: A rua (João do Rio)Desvendando os segredos do textoAnálise linguística Orações coordenadas explicativas e alternativasPrática linguísticaÉ hora de produzir

Aprofundamento do gênero II – Crônica argumentativaTexto: Eu, escultor de mim (Cristina Costa)Desvendando os segredos do textoAnálise linguística Orações coordenadas conclusivasPrática linguísticaÉ hora de produzirA escrita em foco Sinônimos e antônimosA escrita em questãoEncerramentoMídias em contextoOutras fontes

Sum

ário

do

livr

oSu

gest

ão: 3

0 ho

ras

VídeoCemeam

Gêneros textuais: Crônica

Atividade para casaSugestão: introduza o tema com o vídeo.

VídeoProf. Wilson Rochenbach

Sinônimos e antônimos

Atividade para casaSugestão: substitua esta aula pelo vídeo.

Dica!

Podemos aproveitar esta entrevista com a cronista Marina Colasanti para aprofundar a reflexão sobre a es-crita literária. O tema da conversa são as mulheres no século XX. Elas ganharam o direito de voto, passaram a trabalhar fora de casa e assumiram posturas que as fizeram sair das sombras dos homens. Na literatura, isso também aconteceu. Hoje, há mais leitoras que leitores, e o número de escritoras vem crescendo. A própria Aca-demia Brasileira de Letras, que não tinha mulheres em sua fundação, já teve duas presidentes, ou presidentas. Essas escritoras colocam as mulheres no centro da tra-ma e falam de problemas específicos ou especialmente afeitos a elas.

VídeoSescTV

Marina Colasanti: Mulheres, essas bárbaras que ameaçam o

império

Atividade para casa

Page 22: Ano Ensino Fundamental em ContextoTexto: Lisbela e o prisioneiro (Osman Lins) Desvendando os segredos do texto Análise linguística Sumário do livro Adjunto adverbial Prática linguística

Novo Planejamento Língua Portuguesa em Contexto – 8º Ano22

No canal da escritora Martha Medeiros, há diversos vídeos em que ela apresenta crônicas e reflete sobre sua produção literária.

Nas videoaulas a seguir, os alunos podem revisar o estudo dos conteúdos vistos neste capítulo.

Atividade para casa

CanalMdeMartha

Atividade para casa

VídeoCanal Futura

O gênero crônica

VídeoCemeam

Orações coordenadas 1

VídeoCemeam

Orações coordenadas 2

Anotações

Page 23: Ano Ensino Fundamental em ContextoTexto: Lisbela e o prisioneiro (Osman Lins) Desvendando os segredos do texto Análise linguística Sumário do livro Adjunto adverbial Prática linguística

Novo Planejamento Língua Portuguesa em Contexto – 8º Ano23

Anotações

Page 24: Ano Ensino Fundamental em ContextoTexto: Lisbela e o prisioneiro (Osman Lins) Desvendando os segredos do texto Análise linguística Sumário do livro Adjunto adverbial Prática linguística

Novo Planejamento Língua Portuguesa em Contexto – 8º Ano24

Anotações