20
FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MONTES CLAROS – FACIT VESTIBULAR 2007 SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. 1. Este caderno contém doze questões discursivas – três de Matemática, três de Física, três de Química e três de Português – e uma redação e vale um total de 165 (cento e sessenta e cinco) pontos, assim distribuídos: Para os cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia da Computação, Engenharia de Telecomunicações: Matemática – 03 questões – Valor: 30 pontos Química – 03 questões – Valor: 15 pontos Física – 03 questões – Valor: 30 pontos Português – 03 questões – Valor: 30 pontos Redação – 60 pontos Para o curso de Engenharia Química: Matemática – 03 questões – Valor: 30 pontos Química – 03 questões – Valor: 30 pontos Física – 03 questões – Valor: 15 pontos Português – 03 questões – Valor: 30 pontos Redação – 60 pontos 2. Preencha, com cuidado, À TINTA, o talão de identificação anexo a esta prova: - Escreva seu nome em letra de forma. - Transcreva o número do seu documento de identidade. - Assine no lugar apropriado. 3. Observe o número colocado no alto do talão de identificação e confira se todas as páginas desta prova estão igualmente marcadas com esse número. NÃO SE IDENTIFIQUE EM NENHUMA DAS PÁGINAS DESTE CADERNO. A prova que apresentar qualquer sinal ou contiver expressão que possibilite a identificação do candidato será anulada e a ela se atribuirá a nota 0 (zero). 4. Leia cuidadosamente cada questão proposta e faça o que lhe é solicitado, A TINTA azul ou preta – no espaço reservado para isso. Caso necessário, solicite ao aplicador folhas para rascunho da redação. 5. Ao terminar a prova: - Destaque o talão de identificação e deposite-o no envelope apropriado, devidamente identificado, que estará sobre a mesa do aplicador. - Do mesmo modo, deposite o caderno de prova no envelope apropriado, também devidamente identificado, que estará sobre a mesa do aplicador. 6. Ao término do período previsto para a prova, o envelope contendo os talões de identificação e o envelope com os cadernos de prova devem ser lacrados diante dos candidatos ainda presentes. FAÇA LETRA LEGÍVEL. DURAÇÃO DESTA PROVA: QUATRO HORAS e 30 MINUTOS

Modelode Prova Discursivas FACIT 2007

Embed Size (px)

DESCRIPTION

MODELO DE PROVA FACIT DISCURSIVA 2007

Citation preview

Page 1: Modelode Prova Discursivas FACIT 2007

FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MONTES CLAROS – FACIT

VESTIBULAR 2007SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO.

1. Este caderno contém doze questões discursivas – três de Matemática, três de Física, três de Química e três de Português – e uma redação e vale um total de 165 (cento e sessenta e cinco) pontos, assim distribuídos:

Para os cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia da Computação, Engenharia de Telecomunicações:

Matemática – 03 questões – Valor: 30 pontos Química – 03 questões – Valor: 15 pontosFísica – 03 questões – Valor: 30 pontosPortuguês – 03 questões – Valor: 30 pontosRedação – 60 pontos

Para o curso de Engenharia Química:Matemática – 03 questões – Valor: 30 pontos Química – 03 questões – Valor: 30 pontos Física – 03 questões – Valor: 15 pontosPortuguês – 03 questões – Valor: 30 pontosRedação – 60 pontos

2. Preencha, com cuidado, À TINTA, o talão de identificação anexo a esta prova:− Escreva seu nome em letra de forma.− Transcreva o número do seu documento de identidade.− Assine no lugar apropriado.

3. Observe o número colocado no alto do talão de identificação e confira se todas as páginas desta prova estão igualmente marcadas com esse número.NÃO SE IDENTIFIQUE EM NENHUMA DAS PÁGINAS DESTE CADERNO.A prova que apresentar qualquer sinal ou contiver expressão que possibilite a identificação do candidato será anulada e a ela se atribuirá a nota 0 (zero).

4. Leia cuidadosamente cada questão proposta e faça o que lhe é solicitado, A TINTA – azul ou preta – no espaço reservado para isso.Caso necessário, solicite ao aplicador folhas para rascunho da redação.

5. Ao terminar a prova:− Destaque o talão de identificação e deposite-o no envelope apropriado, devidamente

identificado, que estará sobre a mesa do aplicador.− Do mesmo modo, deposite o caderno de prova no envelope apropriado, também

devidamente identificado, que estará sobre a mesa do aplicador.

6. Ao término do período previsto para a prova, o envelope contendo os talões de identificação e o envelope com os cadernos de prova devem ser lacrados diante dos candidatos ainda presentes.

FAÇA LETRA LEGÍVEL.DURAÇÃO DESTA PROVA: QUATRO HORAS e 30 MINUTOS

Page 2: Modelode Prova Discursivas FACIT 2007

A T E N Ç Ã O

Sr.(a) Candidato(a),

Antes de começar a fazer as provas, confira se este caderno contém, ao todo 12 (doze) questões discursivas, assim distribuídas: três de Matemática, três de Física, três de Química e três de Português – e uma redação.

Havendo algum problema, informe imediatamente ao aplicador de provas, para que ele tome as providências necessárias.

Caso você não observe essa recomendação, não lhe caberá qualquer reclamação ou recurso posteriores.

Marque a primeira e a segunda opção de curso:

Primeira opção de curso: Engenharia de Controle e AutomaçãoEngenharia da ComputaçãoEngenharia de TelecomunicaçõesEngenharia Química

Segunda opção de curso:Engenharia de Controle e AutomaçãoEngenharia da ComputaçãoEngenharia de TelecomunicaçõesEngenharia Química

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

TALÃO DE IDENTIFICAÇÃO

Prova de questões discursivas e redação

NOME DO CANDIDATO:___________________________________________________(Letra de forma)

Nº DO DOCUMENTO DE IDENTIDADE:______________________________________

ASSINATURA:____________________________________________________________

Page 3: Modelode Prova Discursivas FACIT 2007

MATEMÁTICATexto referente à questão 01

Continuando sua Viagem Pelo Brasil...

SÃO PAULO

Fonte:http://www.saopaulo.sp.gov.br/saopaulo/

Falar do Estado de São Paulo é sempre no superlativo. É o Estado com a maior população, o maior parque industrial, a maior produção econômica, o maior registro de imigrantes e, como também não poderia deixar de ser, com toda a complexidade do Estado mais cosmopolita da América do Sul. Foi construído com o vigor e o duro trabalho de povos de todas as partes do Brasil e do mundo, mantendo arraigada em cada pedaço desta terra a vocação para o trabalho. São 645 municípios e mais de 40 milhões de habitantes. Com a melhor infra-estrutura e mão-de-obra qualificada, São Paulo pode mesmo ser chamado de “A Locomotiva do Brasil”. O Estado produz de tudo, principalmente produtos de alta tecnologia. Mas o destaque não é só na indústria. O paulista também fez da agricultura e da pecuária uma potência. Na economia, dos 260 shopping centers existentes no país, 94 estão localizados no Estado, sendo responsáveis por mais de 200 mil empregos, e uma ampla rede atacadista e varejista espalhada pelos municípios. (Fonte: ABRASCE -

Associação Brasileira de Shopping Centers - julho/2005)

3

ATENÇÃO: Escreva a resolução COMPLETA de cada questão no espaço reservado para a mesma. Não basta escrever apenas o resultado final: é necessário mostrar os cálculos ou o raciocínio utilizado.

Page 4: Modelode Prova Discursivas FACIT 2007

Questão 01

Suponha que em um dos 94 shopping centers de São Paulo a distribuição dos salários do pessoal administrativo e de limpeza seja esta dada pela tabela a seguir:

Salário (em Reais) Nº de funcionários350 61700 101500 122500 104500 45500 28000 1

DETERMINE qual é a média, a mediana e a moda dos salários dessa empresa.

Questão 02

Carlos, um imigrante na cidade de São Paulo, logo que chegou encontrou uma casa à venda no valor de R$ 120.000,00. Para não perder a oportunidade, arcou com três quartos do valor total e fez um empréstimo correspondendo ao valor restante, a uma taxa de juros de 4% ao mês, a ser quitado em uma única parcela ao final de cinco meses. CALCULE o valor total que Carlos pagou pela casa.

4

Pontuação

Pontuação

Total

Page 5: Modelode Prova Discursivas FACIT 2007

Questão 03

Uma empresa fabricante de chocolate em pó, localizada na região do ABC em São Paulo, mandou confeccionar miniaturas de seu produto, semelhantes às caixas originais (prismas quadrangulares regulares com aresta da base e altura variando na mesma proporção). Enquanto a altura das primeiras é de 16cm, a altura das miniaturas é de 2cm. DETERMINE quantas miniaturas seriam necessárias para encher uma caixa original.

5

Pontuação

Page 6: Modelode Prova Discursivas FACIT 2007

m1 L

m2 L

0

m3 L

FÍSICA

Questão 04

Três partículas, de mesma massa (m1= m2 = m3), são presas umas às outras e a um eixo de rotação por três cordões sem massa, cada um de comprimento L , como mostra a figura a seguir. O conjunto gira em torno do eixo de rotação em “0” de tal forma que as partículas permanecem em linha reta (ao longo do cordão esticado). RESPONDA:

a) CLASSIFIQUE as velocidades angulares das partículas da maior para a menor. JUSTIFIQUE.

b) ACHE as razões entre as velocidades lineares das partículas (isto é 1

2

vv

e 1

3

vv

).

c) ACHE as razões entre as energias cinéticas de rotações das partículas (isto é, 1

2

c

c

EE

e 1

3

c

c

EE

).

6

Pontuação

Pontuação

Pontuação

Total

Page 7: Modelode Prova Discursivas FACIT 2007

Questão 05

Na figura mostrada abaixo, são indicados três processos isotérmicos para o mesmo gás e para a mesma variação de volume (de Vi para Vf), mas a diferentes temperaturas (T1, T2 e T3). RESPONDA:

a) EM QUAL dos processos o trabalho realizado pelo gás foi maior? EXPLIQUE.

b) CLASSIFIQUE os processos de acordo com a variação da energia interna do gás. JUSTIFIQUE a classificação.

c) EM QUAL dos processos a energia transferida sob a forma de calor para o gás foi maior. EXPLIQUE.

7

• T1

• T2

T3 • •

••

P (pressão)

0 Vi V

f V(volume)

• T

• 1

• 3• 2

P (pressão)

0 ∆V ∆V ∆V V(volume)

(2)

Pontuação

Total

Pontuação

Pontuação

Page 8: Modelode Prova Discursivas FACIT 2007

Questão 06

O circuito elétrico mostrado abaixo apresenta um conjunto de resistores R1 = 30Ω , R2 = 80Ω e R3 = 20Ω.

A bateria tem 12 V, e sua resistência interna é desprezível. RESPONDA o que se pede:

a) CALCULE a corrente elétrica que flui por R1.

b) CALCULE a potência dissipada no conjunto R2 e R3.

8Pontuação

Pontuação

R2

R3 +

− ε

R1

Pontuação

Total

Page 9: Modelode Prova Discursivas FACIT 2007

QUÍMICA

Questão 07

A figura a seguir é uma representação esquemática da pilha de Daniell. RESPONDA o que se pede:

a) INDIQUE as semi-reações de oxidação, de redução e a equação global da pilha de Daniell.

b) Considerando que os eletrodos estão imersos em soluções de concentração 1,0 mol. L-1 e que os potenciais de redução para o Zn e o Cu são, respectivamente, iguais a – 0,76 V e + 0,345 V, CALCULE a diferença de potencial (ddp) gerada.

c) O QUE ocorreria com a lâmpada caso a ponte salina fosse removida da montagem? JUSTIFIQUE.

9Pontuação

Pontuação

Total

Pontuação

Pontuação

Zn2+ Cu2+

Voltímetro

Ponte SalinaKCl (aq)

ZnCu

ZnSO4 (aq) CuSO4 (aq)

Page 10: Modelode Prova Discursivas FACIT 2007

Questão 08

RESPONDA as seguintes questões com base no gráfico de energia potencial mostrado abaixo.

a) O gráfico REPRESENTA uma reação endotérmica ou exotérmica? JUSTIFIQUE

b) IDENTIFIQUE no gráfico a posição dos reagentes, produtos e complexo ativado.

c) DETERMINE a energia de ativação (Eat).

10

Ener

gia

Pote

ncia

l (kJ

)

Coordenada da reação Coordenada da reação

Pontuação

Pontuação

Pontuação

Total

250

200

150

100

50

Page 11: Modelode Prova Discursivas FACIT 2007

Questão 09

O gás hidrogênio contido em um termômetro ocupa um volume de 100 cm3 quando colocado em um banho de gelo a 0 oC. Quando o mesmo termômetro é imerso em um recipiente contendo uma substância X em ebulição, o volume de hidrogênio, à mesma pressão, é de 87,2 cm3. RESPONDA:

a) DETERMINE o ponto de ebulição da substância X, em oC.

b) QUAL o estado físico da substância X, em condições ambiente (25oC e 1 atm)?

11

Pontuação

Total

Pontuação

Page 12: Modelode Prova Discursivas FACIT 2007

PORTUGUÊS E REDAÇÃO

Por meio dos quadrinhos, contam-se histórias, piadas, a vida dos pensadores ilustres, a atitude dos políticos; ensina-se História, Biologia, Ecologia, e outros conceitos e/ou valores. Apresentamos a seguir dois desenhos de caráter crítico do cartunista Jean que chama a atenção para problemas do cotidiano. Leia-os com atenção e responda às questões 10 e 11.

Questão 10

10 – Na charge sobre o desemprego, QUAL a incoerência que dá o toque de humor à situação retratada?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

12

Pontuação

Page 13: Modelode Prova Discursivas FACIT 2007

Questão 11

11.1) Nos quadrinhos da charge acima, QUAL a contradição da história?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11.2) Na charge acima o político apresenta-se de olhos fechados. QUE situação esse recurso visual representa, tendo em vista a temática do texto?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

13

Pontuação

Pontuação

Total

Page 14: Modelode Prova Discursivas FACIT 2007

Questão 12: LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA ÀS QUESTÕES DE 12.1 A 12.6

TEXTO: MUITO CEDO PARA DECIDIR

Rubem Alves

Gandhi casou menino. Foi casado menino. O contrato, foram os grandes que assinaram. Os dois nem sabiam direito o que estava acontecendo, ainda não haviam completado 10 anos de idade, estavam interessados em brincar. Ninguém era culpado: todo mundo estava levado de roldão pelas engrenagens dessa máquina chamada sociedade, que tudo ignora sobre a felicidade e vai moendo as pessoas nos seus dentes. Os dois passaram o resto da vida se arrastando, pesos enormes, cada um fazendo a infelicidade do outro.

Vocês dirão que felizmente esse costume nunca existiu entre nós: obrigar crianças que nada sabem a entrar por caminhos nos quais terão de andar pelo resto da vida é coisa muito cruel! e... burra! Além disso já existe entre nós remédio para casamento que não dá certo.

Antigamente, quando se queria dizer que uma decisão não era grave e podia ser desfeita, dizia-se: “isso não é casamento!”. Naquele tempo, sim, casamento era decisão irremediável, para sempre, até que a morte os separasse, eterna comunhão de bens e comunhão de males. Mas agora os casamentos fazem-se e desfazem-se até mesmo contra a vontade do Papa, e os dois ficam livres para começar tudo de novo...

Pois dentro de poucos dias vai acontecer com nossos adolescentes coisa igual ou pior do que aconteceu com o Gandhi e a mulher dele, e ninguém se horroriza, ninguém grita, os pais até ajudam, concordam, empurram, fazem pressão, o filho não quer tomar a decisão, refuga, está com medo. “Tomar uma decisão para o resto da minha vida, meu pai! Não posso agora!” e o pai e a mãe perdem o sono, pensando que há algo errado com o menino ou a menina, e invocam o auxílio de psicólogos para ajudar...

Está chegando para muitos o momento terrível do vestibular, quando vão ser obrigados por uma máquina, do mesmo jeito como o foram Gandhi e Casturbai (era esse o nome da menina), a escrever num espaço em branco o nome da profissão que vão ter.

Do mesmo jeito não: a situação é muito mais grave. Porque casar e descasar são coisas que se resolvem rápido. Às vezes, antes de se descasar de uma ou de um, a pessoa já está com uma outra ou com um outro. Mas, com a profissão não tem jeito de fazer assim. Pra casar, basta amar.

Mas na profissão, além de amar tem de saber. E o saber leva tempo pra crescer.A dor que os adolescentes enfrentam agora é que, na verdade, eles não têm condições de saber

o que é que eles amam. Mas a máquina os obriga a tomar uma decisão para o resto da vida, mesmo sem saber.

Saber que a gente gosta disso e gosta daquilo é fácil. O difícil é saber qual, dentre todas, é aquela de que a gente gosta supremamente. Pois, por causa dela, todas as outras terão de ser abandonadas. A isso que se dá o nome de “vocação”; que vem do latim, vocare, que quer dizer “chamar”. É um chamado, que vem de dentro da gente, sentimento de que existe alguma coisa bela, bonita e verdadeira à qual a gente deseja entregar a vida.

Entregar-se a uma profissão é igual a entrar para uma ordem religiosa. Os religiosos, por amor a Deus, fazem votos de castidade, pobreza e obediência. Pois, no momento em que você escrever a palavra fatídica no espaço em branco, você estará fazendo também os seus votos de dedicação total à sua ordem. Cada profissão é uma ordem religiosa, com seus papas, com seus bispos, catecismos, pecados e inquisições.

Se você disser que a decisão não é tão séria assim, que o que está em jogo é só o aprendizado de um ofício para se ganhar a vida e, possivelmente, ficar rico, eu posso até dizer: “Tudo bem! Só que fico com dó de você! Pois não existe coisa mais chata que trabalhar só para ganhar dinheiro.”

É o mesmo que dizer que, no casamento, amar não importa. Que o que importa é se o marido – ou a mulher – é rico. Imagine-se agora, nessa situação: você é casado ou casada, não gosta do marido ou da mulher, mas é obrigado a, diariamente, fazer carinho, agradar e fazer amor. Pode

14

Page 15: Modelode Prova Discursivas FACIT 2007

existir coisa mais terrível que isso? Pois é a isso que está obrigada uma pessoa, casada com uma profissão sem gostar dela. A situação é mais terrível que no casamento, pois no casamento sempre existe o recurso de umas infidelidades marginais. Mas o profissional, pobrezinho, gozará do seu direito de infidelidade com que outra profissão?

Não fique muito feliz se o seu filho já tem idéias claras sobre o assunto. Isso não é sinal de superioridade. Significa, apenas, que na mesa dele há um prato só. Se ele só tem nabos cozidos para comer, é claro que a decisão já está feita: comerá nabos cozidos e engordará com eles. A dor e a indecisão vêm quando há muitos pratos sobre a mesa e só se pode escolher um.

Um conselho aos pais e aos adolescentes: não levem muito a sério esse ato de colocar a profissão naquele lugar terrível. Aceitem que é muito cedo para uma decisão tão grave. Considerem que é possível que vocês, daqui a um ou dois anos, mudem de idéia. Eu mudei de idéia várias vezes, o que me fez muito bem. Se for necessário, comecem de novo. Não há pressa. Que diferença faz receber o diploma um ano antes ou um ano depois?

Em tudo isso o que causa a maior ansiedade não é nada sério: é aquela sensação boba que domina pais e filhos de que a vida é uma corrida e que é preciso sair correndo na frente para ganhar. Dá uma aflição danada ver os outros começando a corrida, enquanto a gente fica para trás.

Mas a vida não é uma corrida em linha reta. Quando se começa a correr na direção errada, quanto mais rápido for o corredor, mais longe ele ficará do ponto de chegada. Lembrem-se daquele maravilhoso aforismo de T. S. Eliot: “Num país de fugitivos os que andam na direção contrária parecem estar fugindo.”

Assim, Raquel, não se aflija. A vida é uma criança com muitos começos.Coloque lá a profissão que você julgar a mais de acordo com o seu coração, sabendo que nada

é definitivo. Nem o casamento. Nem a profissão. E nem a própria vida...

O escritor responde a uma estudante angustiada e dá aos pais motivos para meditarem sobre a escolha da profissão.

Alves, Rubem. “Estórias de quem gosta de ensinar – O fim dos vestibulares”, editora Ars Poética – São Paulo, 1995, pág. 31.

12.1) Observe as duas primeiras frases do texto. A primeira frase está na voz ativa e a segunda na voz passiva. QUE IDÉIA o autor quis reforçar com esse recurso gramatical?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

15

Pontuação

Page 16: Modelode Prova Discursivas FACIT 2007

12.2) Percebe-se uma fina ironia do autor quanto ao casamento. COMPROVE essa afirmativa com uma expressão e JUSTIFIQUE sua resposta.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

12.3) No texto, QUAL a diferença que o autor estabelece entre o gostar e o amar?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

12.4) “Cada profissão é uma ordem religiosa, com seus papas, bispos, catecismos, pecados e inquisições”. EXPLIQUE como você entende essa metáfora usada pelo autor ao se referir à profissão.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

16

Pontuação

Pontuação

Pontuação

Total

Page 17: Modelode Prova Discursivas FACIT 2007

12.5) COPIE do texto o trecho em que o autor usa novamente uma metáfora para exemplificar a tomada de uma decisão motivada pela limitação de conhecimento.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

12.6) EXPLIQUE a associação feita pelo autor no seguinte trecho: “Mas a vida não é uma corrida em linha reta. Quando se começa a correr na direção errada, quanto mais rápido for o corredor, mais longe ele ficará do ponto de chegada”.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-

17

Pontuação

Pontuação

Total

Page 18: Modelode Prova Discursivas FACIT 2007

REDAÇÃO

INSTRUÇÕES GERAIS

1. Escolha a variedade lingüística que achar mais conveniente à situação de comunicação.

2. O texto final deve ser transcrito A TINTA (caneta azul ou preta).

3. NÃO será corrigida redação escrita:• sem observância do tema proposto;• fora do espaço próprio e dos limites definidos;• na forma narrativa, em versos ou em qualquer outro molde que não o

dissertativo;• a lápis; e• com letra ilegível.

4. Os itens a serem avaliados na correção do texto elaborado são os seguintes:

• Clareza, precisão, concisão, coesão e coerência do texto:− pertinência ao que foi solicitado;− clareza da escrita;− coerência das idéias;− fluência e encadeamento das idéais;− capacidade de argumentação e informatividade.

• Adequação vocabular:− propriedade vocabular;− compatibilidade com o registro linguístico adotado.

• Organização coerente e adequada dos parágrafos.• Desempenho linguístico:

− estruturação sintática adequada dos períodos;− uso de articuladores apropriados;− uso da ortografia oficial;− emprego adequado dos sinais de pontuação.

5. A qualidade de seu texto será avaliada não pela extensão, mas pelo conteúdo.

18

Page 19: Modelode Prova Discursivas FACIT 2007

REDAÇÃO

“ Quando tinha 10 anos, Senna escreveu numa redação da escola: “Sou um futuro piloto de Fórmula 1”. Enquanto os meninos de sua classe jogavam bola e batiam figurinha, o tímido Beco exercitava sua obsessão pilotando karts. Já piloto profissional, era capaz de passar horas acertando o carro com os mecânicos. Ao contrário de corredores cerebrais, como Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet, Senna não seguia estratégias de poupar o carro e acumular pontos no decorrer das provas, contentando-se com o segundo ou o terceiro lugar. Para ele, interessavam apenas vitórias e pole positions. Largou em primeiro lugar 41 vezes, mais que Fittipaldi e Piquet somados.

Revista ÉPOCA, 11 de setembro, 2006.A determinação, aliada ao talento ou à vocação, é a chave para a realização profissional de muitos vitoriosos. Para você, qual a motivação ou justificativa para hoje estar prestando esse exame seletivo em busca de uma profissão? Por que escolheu engenharia? Quais suas perspectivas diante de um futuro em que a inovação e o empreendedorismo são fundamentais para permanecer no mercado de trabalho? Você concorda com o escritor Rubem Alves quando ele diz que para escolher a profissão tem-se de saber escolher o que se ama, isto é, priorizar a sua vocação? Ou você concorda com a idéia de que se deve olhar a exigência, a demanda do mercado e adaptar-se a elas? Escreva um texto expondo seu ponto de vista. Não se esqueça de dar um título ao texto produzido.

RASCUNHO

19

Page 20: Modelode Prova Discursivas FACIT 2007

REDAÇÃO

20Pontuação