49
Plano Plurianual de Gestão 2016 2020 Etec Padre José Nunes Dias De acordo com o disposto no Capítulo II do Regimento Comum das Escolas Técnicas do CEETEPS, o Plano Plurianual de Gestão PPG apresenta a proposta de trabalho da ETEC. Conta, como eixo norteador, com o Projeto Político Pedagógico – PPP, no qual são explicitados os valores, as crenças e os princípios pedagógicos da escola. A concepção coletiva dos projetos a serem desenvolvidos parte, necessariamente, do PPP, dos objetivos e metas estabelecidos por meio da análise dos contextos interno e externo, da reflexão sobre o instituído e da escola almejada pela comunidade. O Plano Plurianual de Gestão tem uma vigência de cinco anos, com replanejamento, no mínimo, anual. A atualização anual, com inclusão de novos projetos, garante o horizonte permanente de cinco anos. Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscarse, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores. (GADOTTI, 2000) Município: Monte Aprazível INTRODUÇÃO Nome: ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS Email: [email protected] Telefone: (17) 32951522 Endereço: Estrada do Bacuri s/n.º Caixa Postal 145 CEP 15150000 Homepage: www.etecmonteaprazivel.com.br A direção da Etec Padre José Nunes Dias entendendo que o envolvimento da comunidade escolar, o planejamento e a avaliação são norte para mudanças, iniciou seu planejamento em Fevereiro de 2016 de acordo com o calendário escolar e verificou: o diagnóstico estratégico através da discussão, GDAE 2015; o papel de cada elemento humano da unidade de ensino frente aos desafios do trabalho diário; as exigências do mercado de trabalho, além de outros parâmetros como a evasão de 2014 e 2015 e novas estratégias de recuperação; a atuação da CIPA a renovação tecnológica dos projetos e ampliação dos mesmos, bem como outros aspectos abordados pela equipe, tais como: índice de evasão, discussão sobre os melhores caminhos para que o aluno realmente se recupere. Diante das análises acima citadas e das conquistas dos últimos dois anos tais como CIPA, ampliação de projetos e renovação tecnológica dos mesmos, a equipe escolar elaborou este Plano Plurianual de Gestão com o objetivo de fomentar este planejamento para os próximos cinco anos.

Plano Plurianual de Gestão 2016 2020 Etec Padre José ...etecmonteaprazivel.com.br/.../wp-content/uploads/2016/07/PPG-2016.pdf · tecnológico mais avançado para desenvolver suas

Embed Size (px)

Citation preview

Plano Plurianual de Gestão 2016 2020Etec Padre José Nunes Dias

De acordo com o disposto no Capítulo II do Regimento Comum das Escolas Técnicas do CEETEPS, o Plano Plurianual deGestão PPG apresenta a proposta de trabalho da ETEC. Conta, como eixo norteador, com o Projeto Político Pedagógico –PPP, no qual são explicitados os valores, as crenças e os princípios pedagógicos da escola. A concepção coletiva dos projetosa serem desenvolvidos parte, necessariamente, do PPP, dos objetivos e metas estabelecidos por meio da análise doscontextos interno e externo, da reflexão sobre o instituído e da escola almejada pela comunidade.

O Plano Plurianual de Gestão tem uma vigência de cinco anos, com replanejamento, no mínimo, anual. A atualização anual,com inclusão de novos projetos, garante o horizonte permanente de cinco anos.

Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável paraarriscarse, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contémde estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. Aspromessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores. (GADOTTI, 2000)

Município: Monte AprazívelINTRODUÇÃO

Nome: ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIASEmail: [email protected]: (17) 32951522Endereço: Estrada do Bacuri s/n.º Caixa Postal 145 CEP 15150000Homepage: www.etecmonteaprazivel.com.br

A direção da Etec Padre José Nunes Dias entendendo que o envolvimento da comunidadeescolar, o planejamento e a avaliação são norte para mudanças, iniciou seu planejamentoem Fevereiro de 2016 de acordo com o calendário escolar e verificou:

o diagnóstico estratégico através da discussão, GDAE 2015;

o papel de cada elemento humano da unidade de ensino frente aos desafios do trabalhodiário;

as exigências do mercado de trabalho, além de outros parâmetros como a evasão de2014 e 2015 e novas estratégias de recuperação;

a atuação da CIPA

a renovação tecnológica dos projetos e ampliação dos mesmos, bem como outrosaspectos abordados pela equipe, tais como: índice de evasão, discussão sobre osmelhores caminhos para que o aluno realmente se recupere.

Diante das análises acima citadas e das conquistas dos últimos dois anos tais comoCIPA, ampliação de projetos e renovação tecnológica dos mesmos, a equipe escolarelaborou este Plano Plurianual de Gestão com o objetivo de fomentar este planejamentopara os próximos cinco anos.

O Plano Plurianual de Gestão vem fomentar este planejamento para os próximos cincoanos.

PARTICIPANTES

Diretor

Antonio Donizetti Sonego

Renato Gimenez Coletti

Conselho de Escola

Nome Segmento que representa Etapas do processoI II III IV

André Luiz Ferreira da Silva Representante de AlunoEgresso

Antonio Donizetti Sonego Presidente/Diretor da Unidade

Claudecir Aparecido Pereira da Rocha Representante dos Pais deAlunos / Mãe

Danielle Bianchi da Rocha Representante dos alunos

Edson Flávio Carmelo Representante dos ServidoresTécnico Administrativos

João Antônio Alcazas Representante dosprofessores

Júlia Blaz Cid Representante de EntidadesAssistenciais

Marcelo Aparecido Pampolin Representante dosEmpresários Empresário

Paulo Alberto Oliveira Trombim Representante do PoderPúblico Municipal

Walder Debortoli ScalianteRepresentante doscoordenadores de área Professor

Outros Colaboradores

Nome Função/Cargo Etapas do processoI II III IV

Edson Antonio Batalhão Conselho Deliberativo Professor

Ellen Flavia Zani Diretor de Material e Patrimônio

Fábio Pellizzer Marcondes Sócio Admitido Conselhodeliberativo

Glaucia Fabiane Bocato Conselho Deliberativo Professor

Jesuina Fogaça dos Santos Pereira Diretor Financeiro Mãe dealuno

José Roberto Toneti Diretor Cultural, Esportivo eSocial

Lucas Alves Magalhães Representante do QuadroAdministrativo

Luciana Chabole da Silva Mãe de Aluno ConselhoDeliberativo

Maria Isabel Carmelo de Almeida Vicediretor financeiro Pai dealuno

Regina Aparecida Carbone Ruy Vicediretor Executivo

Renato Gimenez Coletti professor

Silvia Regina Aires Camara Paschoalli Conselho Deliberativo Professor

Tais Borges Esteves Secretária

Viviane Sanches Esteves Conselho Deliberativo Mãe dealuno

Walder Debortoli Scaliante Diretor Executivo Coordenadorde área

Legenda das etapas

I Levantamento de Dados e InformaçõesII Análise dos IndicadoresIII Definição de prioridades;IV Definição de Metas / Projetos

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Princípios e Valores: Reconhecer nossas responsabilidades como instituição de ensino, preparar ocidadão para o mundo do trabalho e estudos posteriores, promover o bem estar geral da sociedade ededicarnos ao desenvolvimento da cultura.

Nosso foco principal são nossos alunos, neles espelhamos os resultados de nossos esforços. Aqualidade da educação oferecida deve ser nossa prioridade número um. Nosso corpo funcional(professores e funcionários administrativos) é a origem de nossa qualidade. Ele gera a inteligência danossa instituição e determina nossa reputação e longevidade.

Proposta Pedagógica: A nossa ETEC está embasada no compromisso de capacitar jovens e adultoscom conhecimentos e habilidades gerais e específicas, essenciais para sua atuação como cidadão,com um perfil profissional que atenda as tendências sócioeconômicas do País, de acordo com oproposta pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Princípios Pedagógicos: Liberdade com responsabilidade para o aluno, enquanto sujeito doprocesso educativo; valorização do trabalho docente, considerando os professores como agentefacilitador do processo ensinoaprendizagem; melhoria sistemática da qualidade do ensino.

A compreensão dos múltiplos conhecimentos desenvolvidos ao longo das etapas educacionais devepropiciar as condições necessárias para uma aprendizagem motivadora, significativa, capaz de gerarno educando a capacidade de compreender e intervir na realidade.

Política da Educação Profissional: O ensino profissional deverá contextualizarcompetências visando significativamente a ação profissional. A associação da teoria e da prática háde favorecer uma qualificação técnica voltada para as necessidades do mercado. Os cursosintegrados (Agropecuária e Meio Ambiente) deverão proporcionar ao educando a formação ética, odesenvolvimento intelectual, a capacidade de analisar a realidade, o desenvolvimento do pensamentocrítico e condições de interagir na sociedade.

Responsabilidade Social: A Etec "Padre José Nunes Dias" vai além das inerentes obrigações deuma instituição pública destinada à Educação Básica e Profissional atuando de forma a melhorar aqualidade de vida de seus servidores, alunos, parceiros e sociedade em geral.

Filosofia Inserida:

Ministrar a Educação Básica Ensino Médio e a Educação Profissional Ensino Técnico;

Formar profissionais das várias áreas do saber com a capacidade de exercer a cidadania no mundocontemporâneo;

Preparar o educando para continuar a aprender;

Participar ativamente de ações sociais e culturais que integrem o seu corpo docente, discente efuncionários com a comunidade local;

Possibilitar a expressão de diferentes linhas de pensamentos;

Absorver conhecimentos tecnológicos nos diversos campos, colocar em prática estes conhecimentose divulgálos através dos cursos e palestras.

A Etec juntamente com a comunidade escolar tem um papel importante na definição das metaspedagógicas e na aquisição de recursos materiais para o trabalho docente. A Etec "Padre José NunesDias", apoiada na flexibilidade de trabalho de sua equipe escolar, tem como objetivo alcançar um níveltecnológico mais avançado para desenvolver suas atividades e, portanto, tem buscado, além de suaslimitações, apoio de outras instituições propondo parcerias e alianças no sentido de se adequar emseus aspectos físicos, materiais e pedagógicos buscando garantir tanto atendimento com qualidadeaos seus alunos, quanto proporcionar a sua equipe de trabalho boas condições para a efetivação doprocesso de ensinoaprendizagem.

Procedimentos adotados para recuperação dos alunos com dificuldade de aprendizagem: Arecuperação é contínua, com esquema de monitoria e através do Projeto Reforço Solidário, ondealuguns dos alunos com mais facilidade no aprendizado ajudam aqueles comdificuldades, monitorados pelo Coordenador de curso e pelo Orientador Educacional. Os registros deavaliação e recuperação são feitos na planilha dos compontes curriculares (por aluno) e também em

planilhas individuais, no caso dos monitores do projeto Reforço Solidário. Serão utilizados recursosdidáticos disponíveis na biblioteca da U.E. (livros, revistas, CD's, DVD's).

Língua Espanhola: O componente curricular Língua Espanhola está sendo desenvolvido comocomponente curricular da Base Nacional Comum na área de conhecimento Linguagens e Códigospara a segunda e terceira séries do Ensino Médio, para a primeira e segunda séries do curso Técnicoem Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e para a primeira série do curso Técnico em MeioAmbiente Integrado ao Ensino Médio, sendo duas aulas semanais na primeira série e uma aula nasegunda série no caso dos cursos técnicos e duas aulas na segunda série e uma aula na terceirasérie do Ensino Médio.

Filosofia e Sociologia: Os componentes curriculares de Filosofia e Sociologia estão sendodesenvolvidos como componentes curriculares da Base Nacional Comum na área de conhecimentoCiências Humanas e suas Tecnologias, para as três séries do Ensino Médio e do Ensino MédioIntegrado (Agropecuária e Meio Ambiente).

CooperativaEscola: A Escola Agrícola possui uma Cooperativa responsável por administrar, criar erealizar projetos de interação escola – comunidade, assim como dar continuação aos vigentes. Acooperativa também administra as rendas e lucros gerados pelo bovinocultura, laticínio, suinocultura,granja (corte e postura), cunicultura, coturnicultura e piscicultura – existentes ali e pelos alojamentos.Composta por um grupo de nove pessoas, a Cooperativa realiza projetos com fins lucrativos como aHorta, que visa o fornecimento de alimentos. Todos os estudantes, professores e funcionários daETEC “Padre José Nunes Dias” são cooperados.

Os Projetos Produtivos serão desenvolvidos de forma transdisciplinar sendo gerenciados pelaCooperativaEscola sob a supervisão dos Professores responsáveis, Coordenadores de Curso,Coordenação Pedagógica e Direção.

Os Projetos Produtivos, além dos já em andamento como Horta Orgânica e Convencional, Maracujá,Laticínio, Milho/Silagem, Viveiro de Mudas, Suínos, Bovinos, Inseminação Artificial emBovinos, Avicultura (postura), Piscicultura (reprodução induzida) e Projeto Microsoft.

Os Projetos Sociais: Campanha do Agasalho a Etec realiza, junto à comunidade (escolar) acampanha para arrecadação de roupas e agasalhos, que são doados às instituições do município;Projeto Portadores de Necessidades Especiais são realizadas atividades junto aos alunos paraorientálos com relação às necessidades especiais e um trabalho juntamente com os funcionários eprofessores, quando há alunos ou funcionários com algum tipo de necessidade especial; os ProjetosCulturais: Vamos ao Teatro (assistir à peças teatrais em nossa cidade e em outras cidades), Visitas aUniversidades (os alunos são levados à universidades para conhecer os diversos cursos oferecidospelas mesmas, bem como sua infraestrutura), Usinas (visitas às usinas da região (de açúcar e álcool,hidrelétricas, dentre outras)), e Visita à Feira Agropecuárias, realizada na cidade de São José do RioPreto, Agrishow (Ribeirão Preto) onde os alunos tem a oportunidade de conhecer um pouco maissobre os cursos e as universidades que os oferecem.

Projetos Culturais desenvolvidos pela própria escola: Festa Junina atividade cultural, promovida pelopoder público municipal, que visa a integração da comunidade escolar com a comunidade externa;Campeonato Interclasse e Projeto Show de Bola (basquete, futebol, futsal e volei) estimular a práticaesportiva, como forma de conscientizar os alunos para uma vida saudável; motivar a interação e orespeito mútuo entre os alunos; Projeto Sessão Cinema estimular a cultura, proporcionar atividadesde lazer aos alunos residentes; Projeto Hora da Internet permitir aos alunos a realização detrabalhos de pesquisa no laboratório de informática da U.E.; Torneio de Xadrez estimular oraciocínio, a lógica e a paciência.

Os estágios supervisionados são oferecidos aos alunos, que têm a possibilidade de realizálo emdiferentes empresas e instituições, tanto no município quanto em municípios vizinhos. Estes estágiossão oferecidos para os alunos do Ensino Médio e do Ensino Técnico.

Normas para apresentação do TCC da Etec Padre José Nunes Dias

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, em atendimento à Portaria do Coordenador do EnsinoMédio e Técnico Nº 354, de 2522015, é desenvolvido nos cursos técnicos, conforme consta no

Plano de Curso, na forma de componente curricular: para o Técnico em Agropecuária Integrado aoEnsino Médio há um componente curricular no terceiro ano (Planejmanento e Desenvolvimento doTCC) para o desenvolvimento do mesmo, ao passo que nos cursos técnicos modulares, há ocomponente curricular Planejamento do TCC no segundo ou terceiro módulo e Desenvolvimento doTCC no terceiro ou quarto módulo (conforme a duração do curso, de três ou quatro módulos). Esteconfigurase em uma atividade escolar de sistematização do conhecimento sobre um objeto de estudopertinente à área de formação profissional. Tal atividade, que representa o resultado de um estudo,revela conhecimento a respeito do tema escolhido, emanado do desenvolvimento dos diferentesComponentes Curriculares da Habilitação Profissional. Para tanto, tornase necessária a vinculação doensino oferecido no ambiente escolar com o mundo do trabalho e com a prática social do educando.

A escolha dos projetos deve atender atividades desenvolvidas em contexto real colocando o aluno diante desituações inusitadas, que exigem respostas criativas e viáveis sob o ponto de vista técnico e econômico epermitem a verificação da aplicabilidade imediata dos conceitos tratados na escola.

Objetivos

Oferecer educação profissional por meio de mecanismos que garantam a contextualização de currículos;Possibilitar o acompanhamento e o controle das práticas desenvolvidas pelos alunos, na própriaescola ou nas instituições parceiras, permitindo a verificação do desempenho dos alunos,segundo as competências estabelecidas no Plano de Curso;Promover a autonomia na atividade de produção de conhecimento científico.

Apresentação do TCC

A apresentação da proposta de projeto, os produtos poderão ser compostos por elementos gráficose/ou volumétricos (maquetes ou protótipos) necessários à apresentação do trabalho, devidamenteacompanhados pelas respectivas especificações técnicas; memorial descritivo, memórias de cálculose demais reflexões de caráter teórico e metodológico pertinentes ao tema.

No Curso Técnico de Enfermagem os alunos realizam pesquisa bibliográfica sobre determinado tema,escolhido por eles e que tenha pertinência e relevância. O trabalho deve ser apresentado de formaescrita, digitado e encadernado para o professor corrigir, fazer a avaliação e devolver ao grupo dealunos para que eles gravem e entreguem em um CD que será arquivado e guardado na biblioteca daETEC.

Características fundamentais do TCC

Rigor AcadêmicoAprendizagem AplicadaExploração AtivaContextualização

AVALIAÇÃO DO TCC A avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso deverá considerar, basicamente, os seguintesaspectos:Pertinência e atualidade do tema;Viabilidade técnica e econômica da proposta;Cumprimento do cronograma proposto;Formatação do trabalho.

O aluno será considerado concluinte do curso técnico quando cumprir todas as etapas supracitadase obtiver aprovação em todos os Componentes Curriculares.

Os docentes do Componente Curricular específico do TCC terão como principais atribuições:

I. Definir a estrutura do TCC, segundo orientações da Unidade de Ensino Médio e Técnico;

II. Orientar especificamente o desenvolvimento de cada trabalho, no que se refere à problematização,delimitação do projeto, construção de hipótese(s), referenciais teóricos, fontes de pesquisa,cronograma de atividades, identificação de recursos etc.;

III. Informar aos alunos sobre as normas, procedimentos e critérios de avaliação;

IV. Acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos, segundo cronograma estabelecido;

V. Avaliar o TCC em suas diferentes etapas (avaliação parcial e final);

VI. Preencher a Ficha de Avaliação do TCC de cada aluno de sua turma para composição doprontuário;

VII. Encaminhar os trabalhos aprovados à Banca de Validação (opcional);

VIII. É obrigatório a apresentação do trabalho escrito ao professor orientador;

IX. Os trabalhos finalizados serão arquivados na biblioteca da escola, em forma digital, mediantetermo de autorização por escrito do grupo para futuras consultas por outros alunos e professoresinteressados no assunto abordado.

ATOS LEGAIS DE CRIAÇÃO E FUNCIONAMENTO

A Escola Técnica Estadual de Monte Aprazível, criada pelo Projeto de Lei nº 3903 de 18/06/57 onde passou achamarse Escola de Iniciação Agrícola de Monte Aprazível e foi inaugurada em 17/12/1960.Através da Lei nº 5066 de 28/04/1986 – D.O.E. de 29/04/86 passou a denominarse Escola Técnica AgrícolaEstadual de 2º grau “Padre José Nunes Dias” em homenagem a esse grande educador de nossa cidade. PeloDecreto nº 37735 de 27/10/93, publicado no D.O.E. de 28/10/93 transferiuse as Escolas Técnicas Estaduais parao Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” e, em seguida pelo Decreto nº 38703 de 31/05/94passou a chamarse Escola Técnica Agrícola Estadual “Padre José Nunes Dias”. A partir desta data, a mesmapassou por várias denominações até a atual Escola Técnica Estadual “Padre José Nunes Dias”. Os curso oferecidos são:Ensino Médio: Lei Federal nº 9394/96, alterada pela Lei Federal nº 11684/08, Resolução CNE/CEB nº 03/98 eIndicações CEE nº 09/2000 e 77/08, publicado no DOE de 02/04/1998, seção I, página. 13.

Ensino Médio Integrado à Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em ProduçãoAgropecuária: Lei Federal nº 9394/96; Decreto Federal nº 5154/04, Resolução CNE/CEB nº 03/98, 04/99,01/05 e Parecer CNE/CEB nº 39/2004 Plano de curso aprovado por Portaria do Coordenador da CETEC de16/01/2007, publicado no DOE de 18/12/2007, seção I, página 54.Ensino Médio Integrado à Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em MeioAmbiente: Lei Federal n.º 9394, de 20121996; Lei Federal n.º 11741/2008; Resolução CNE/CEB n.º 1, de5122014; Resolução CNE/CEB n.º 6, de 2092012; Resolução CNE/CEB n.º 2, de 3012012; ResoluçãoCNE/CEB n.º 4, de 1372010; Resolução SE n.º 78, de 7112008; Decreto Federal n.º 5154, de 2372004.Plano de Curso aprovado pela Portaria Cetec – 771, de 2192015, publicada no Diário Oficial de 2292015 – Poder Executivo – Seção I – página 38.Habiliação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Agropecuária: Lei Federal nº 9394/96,Decreto Federal nº 5154/2004, Resolução CNE/CEB 4/99 atualizada pela Resolução CNE/CEB 1/2005,Parecer CNE/CEB nº 11, de 12/06/2008, Resolução CNE/CEB nº 03, de 09/07/08, Deliberação CEE79/2008, das Indicações CEE 08/2000 e 80/2008. Plano de Curso aprovado pela Portaria do Coordenadordo Ensino Médio e Técnico nº 20, de 07/01/2009, publicado no DOE de 21/01/2009, seção I, página 36 ePlano de Curso aprovado pela Portaria do Coordenador do Ensino Médio e Técnico nº 228 de 10/09/2015,publicado no DOE de 11/09/2015, seção I, página 54.

Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Agroindústria: Lei Federal nº 9394/96,Decreto Federal nº 5154/2004, Resolução CNE/CEB nº 04/99 atualizada Resolução CNE/CEB nº 01/2005,Parecer CNE/CEB nº 11, de 12/06/2008, Resolução CNE/CEB nº 03, de 09/07/08, Deliberação CEE79/2008, das Indicações CEE 08/2000 e 80/2008. Plano de Curso aprovado por Portaria do Coordenadordo Ensino Médio e Técnico nº 14, de 07/01/2008, publicada no DOE de 20/01/09, seção I, página 27.Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Enfermagem: Lei Federal nº 9394/96,Resolução CNE/CEB nº 04/99, Parecer CNE/CEB nº 16/99, Decreto Federal nº 5154/04, ResoluçãoCNE/CEB nº 01/05, Indicação CEE nº 08/2000. Plano de Curso aprovado pela Portaria do Coordenador daCETEC de 15/01/2007, publicado no DOE de 13/02/2007, seção I, página 33.Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Meio Ambiente: Lei Federal nº 9394/96,Decreto Federal nº 5154/2004, Resolução CNE/CEB 4/99 atualizada pela Resolução CNE/CEB 1/2005,Parecer CNE/CEB nº 11, de 12/06/2008, Resolução CNE/CEB nº 03, de 09/07/08, Deliberação CEE79/2008, das Indicações CEE 08/2000 e 80/2008. Plano de Cuso aprovado pela Portaria do Coordenadordo Ensino Médio e Técnico nº 2, de 05/01/2009, publicada no DOE de 13/01/2009, seção I, página 33.Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Administraçã: Plano de Curso aprovadopela Portaria Cetec – 733, de 1092015, publicada no Diário Oficial de 1192015 – Poder Executivo –Seção I – páginas 5253. Lei Federal n.º 9394, de 20121996; Resolução CNE/CEB n.º 1, de 5122014;Resolução CNE/CEB n.º 6, de 2092012; Resolução SE n.º 78, de 7112008; Decreto Federal n.º 5154, de2372004.

HISTÓRICO DA ESCOLA

Fundada em 1957 como escola de Iniciação Agrícola, e inaugurada em 17/12/1960, está em uma regiãocaracterizada por várias atividades agropecuárias como: canadeaçúcar, seringueira, café, citricultura, pecuáriade corte e leite, avicultura de corte, piscicultura, etc. Em decorrência dessa diversidade, recebemos alunos domunicípio, regiões vizinhas e até mesmo de outros estados. A Etec está instalada em uma fazendaescola de 31alqueires, onde são desenvolvidos projetos agropecuários diversificados. Há 21 anos iniciou o projeto depiscicultura e, hoje é reconhecida como centro de referência tecnológica para essa atividade no Estado de SãoPaulo. Outro projeto em destaque é a MiniUsina de Processamento de Derivados do Leite (Laticínio LeiteCrioulo). Localizada na região noroeste do Estado de São Paulo, no município de Monte Aprazível, comaproximadamente 22 mil habitantes, na região dos Grandes Lagos, que dista 35 Km de São José do Rio Preto,uma das cidades que se destaca no interior paulista, e 473 Km da capital, às margens da rodovia Feliciano SalesCunha que é continuidade da rodovia Washington Luis. Banhada pelo rio São José dos Dourados e pelo córregoÁgua Limpa, com precipitação pluviométrica média anual de 1600 milímetros. O corpo discente atual é de 392alunos e possui oito pavilhões com capacidade de alojamento para aproximadamente 192 alunos. Conta com 61funcionários para o gerenciamento das atividades pedagógicas e administrativas. A Etec possui umaCooperativa responsável por administrar, criar e realizar projetos de interação escola – comunidade, assim comodar continuação aos vigentes e gerenciando as rendas e lucros gerados pelo curral, laticínio, pocilga, granja,piscicultura, alojamentos e refeições diárias dos internos. A Cooperativa realiza projetos com fins lucrativoscomo a Horta, que visa o fornecimento de alimentos. Todos os estudantes e funcionários da ETEC “Padre JoséNunes Dias” são cooperados. A relação entre Etec e comunidade são de maneira harmoniosa, o destacamosprojetos importantes entre si:

Comercialização de produtos hortifrutigrajeiros, alevinos de peixes nativos, como referencia como produtora dealevinos no Estado de São Paulo e vizinhaças. Semana de Enfermagem, e campanhas de vacinação na cidade. Semana do Meio Ambiente, Semana da Agroindústria,Destacamos ainda a intereção esportiva em Cidade e Etec com parceria em eventos utilizando o campo da U.E.

NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO

Modalidade: Integrado

Descrição:

O Técnico em Agropecuária é o profissional que planeja, executa, acompanha e avalia projetos agropecuários eagroindustriais, em suas diversas etapas e atividades, fiscalizando a produção agropecuária. Administra empresas

rurais, promove a industrialização e comercialização de produtos agropecuários. Experimenta, testa, desenvolve emelhora métodos e tecnologias de produção convencional e sustentável. Executa pesquisas e análiseslaboratoriais. Presta assistência e consultoria técnica, orientando diretamente produtores sobre a produção, acomercialização e a biosseguridade do setor. Promove diferentes formas de organização social, extensão ecapacitação rural, desenvolvendo uma visão de sustentabilidade da produção agropecuária.

Mercado de trabalho: propriedades rurais, instituições ligadas à projetos de pesquisa, programas de extensão ecapacitação rural em empresas de consultoria.Habilitações associadas:

Meio Ambiente (Etim)

Agropecuária (Etim)

Modalidade: Técnico

Descrição:

O Técnico em Agroindústria é o profissional que planeja, monitora e avalia processos de industrialização deprodutos agropecuários.Aplica técnicas de "Boas Práticas de Fabricação" nos processos agroindustriais elaboratoriais de controle de qualidade, promove o desenvolvimento técnico e tecnológico da área, bem comocoordena e gerencia empresas agroindustriais, programas de controle ambiental e recursos humanos. Éresponsável, também, pela aplicação de técnicas mercadológicas competitivas, adequadas à distribuição e àcomercialização dos produtos.

Mercado de trabalho: agroindústrias como laticínios e cooperativas agropecuárias, indústrias de alimentos,fábricas de ração, indústrias de conservação de vegetais e de processamento de derivados cárneos.

Objetivos do Curso:

Capacitar para planejar, monitorar, avaliar e gerenciar os processos de industrialização de produtos agropecuáriospromovendo o desenvolvimento técnico e tecnológico da área.Adicionalmente pretendese:

Dominar e utilizar as técnicas de gestão do empreendimento;Reduzir os efeitos negativos da atividade produtiva sobre o ambiente, por meio do tratamento e reciclagemde resíduos e efluentes;Estimular à inovação e à diferenciação do nível dos produtos respondendo às novas exigências dequalidade e de segurança alimentar.

O Técnico em Enfermagem é o profissional que tendo o exercício regulamentado por lei, integra uma equipe edesenvolve, sob a supervisão de enfermeiros, ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitaçãoreferenciadas nas necessidades de saúde individuais e coletivas, determinadas pelos processos geradores de saúdee doença.

Mercado de trabalho: instituições de saúde pública ou privada, em domicílios, em sindicatos, em empresas, emassociações, em escolas, em creches, em clubes, entre outros.

Objetivos do Curso:

É formar Técnicos e Auxiliares de Enfermagem capazes de atuar como agentes na promoção da saúde, naprevenção das doenças e na recuperação dos que adoecem, visando à integralidade do ser humano.

Possibilitar o desenvolvimento de competências que permitam ao aluno exercer a sua cidadania ativa, deforma solidária, no exercício das funções de Técnico em Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem;Levar o futuro profissional a colocar em suas ações a ciência, a tecnologia e a ética a serviço da vida;Integrar o futuro Técnico e Auxiliar de Enfermagem com o mercado de trabalho através da convivênciacom o meio profissional.

O Técnico em Meio Ambiente é o profissional que identifica as intervenções ambientais, analisa suasconsequências e propõe ações para prevenção, otimização, minimização e/ou remediação de seus efeitos. Utiliza

para isso as tecnologias disponíveis associadas às diversas áreas de conhecimento e atua de forma proativa eética, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, dentro dos princípios da Legislação Ambiental.

Mercado de trabalho: instituições públicas e privadas, terceiro setor, estações de tratamento de resíduos eunidades de conservação ambiental.

Objetivos do Curso:

identificar as intervenções ambientais, analisar suas conseqüências e propor ações de prevenção,minimização e/ou remediação de seus efeitos;utilizar tecnologias disponíveis;aplicar os princípios de Legislação Ambiental;assessorar na elaboração de laudos de licenciamento;implementar programas de qualidade e educação ambiental.

Habilitações associadas:

Administração

Agroindústria

Meio Ambiente

Enfermagem

Agropecuária

Modalidade: Médio

Descrição:

A nova educação desloca o eixo do trabalho educacional do desenvolvimento de conhecimentos para odesenvolvimento de competências. A sociedade atual, denominada sociedade da informação, necessita doeducador como mediador entre os meios de informação/comunicação e o aluno. Desta forma, são privilegiadas assituações e os ambientes em que são levantados problemas, solucionados através do trabalho em grupo e de modocooperativo. A matriz curricular do Ensino Médio é composta pela Base Nacional Comum e Parte Diversificada.

O aluno concluinte do Ensino Médio deve estar preparado para exercer ativa e solidariamente a sua cidadania,dar prosseguimento aos estudos em diferentes níveis e atuar no mundo do trabalho, demonstrando para isso sercapaz de:

dominar a norma culta da língua portuguesa e as diferentes linguagens para expressarse eargumentar consistentemente;

construir e aplicar conceitos de diferentes áreas do conhecimento, compreendendo e intervindo narealidade da sociedade atual;

selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações, trabalhando de formacontextualizada.

Habilitações associadas:

Ensino Médio

AGRUPAMENTO DISCENTE (1º Semestre) 2016

Habilitação Série/Módulo Turno Qtd. Classes Qtd. Alunos

Administração 1º Módulo Noite 40 01

Agroindústria 2º Módulo Noite 33 01

Agroindústria 3º Módulo Noite 30 01

Agropecuária 3º Módulo Tarde 20 01

Agropecuária (Etim) 1ª Série Manh? 40 01

Agropecuária (Etim) 2ª Série Manhã 31 01

Agropecuária (Etim) 3ª Série Manhã 24 01

Enfermagem 1º Módulo Noite 40 01

Enfermagem 4º Módulo Noite 19 01

Ensino Médio 2ª Série Manhã 42 01

Ensino Médio 3ª Série Manhã 44 01

Ensino Médio 3ª Série Manh? 40 01

Meio Ambiente 2º Módulo Noite 21 01

Meio Ambiente (Etim) 1ª Série Manhã 40 01

Soma total 14 464

AGRUPAMENTO DISCENTE (2º Semestre) 2016

Habilitação Série/Módulo Turno Qtd. Classes Qtd. Alunos

Agropecuária (Etim) 3ª Série Manh? 19 01

Ensino Médio 1ª Série Manh? 40 01

Ensino Médio 2ª Série Manh? 40 01

Ensino Médio 3ª Série Manh? 40 01

Agroindústria 1º Módulo Noite 40 01

Enfermagem 2º Módulo Noite 40 01

Meio Ambiente 1º Módulo Noite 40 01

Agroindústria 3º Módulo Noite 26 01

Agropecuária 2º Módulo Tarde 35 01

Agropecuária (Etim) 2ª Série Manh? 23 01

Enfermagem 1º Módulo Noite 40 01

Agropecuária (Etim) 1ª Série Manh? 40 01

Soma total 12 423

CLASSES DESCENTRALIZADAS

RECURSOS HUMANOS 2016

O Quadro de Pessoal da Escola está constituído de

Direção:

01 Diretor de Escola Técnica;

01 Diretor de Serviço Área Administrativa;

01 Diretor de Serviço Área Acadêmica;

01 Coordenação: coordenador de Área Responsável pelo Núcleo de Gestão Pedagógica e Acadêmica;

01 Coordenador de Curso Ensino Médio;

02 Coordenadores de Curso Recursos Naturais Agropecuária;

01 Coordenador de Curso Produção Alimentícia Agroindústria;

01 Coordenador de Curso Ambiente, Saúde e Segurança Enfermagem;

01 Coordenador de Curso Ambiente, Saúde e Segurança Meio Ambiente

01 Coordenador de Curso Gestão de Negócios Administração;

35 Docente: Professores contratados pro prazo determinado e indeterminado.

27 Administrativo:

01 Supervisor de Gestão Rural;

04 Auxiliar de docente;

02 Analista de Suporte e Gestão (Orientador Educacional e Bibliotecaria);

01 Assistente Administrativo;

04 Agente técnico e Administrativo;

10 Auxiliar de Apoio;

01 Agente técnico e Administrativo (Almoxarife);

02 Estagiário.

Nome: Adair Pires Barboza

Cargo/Função: Docente

Atividades: Docente reabilitado exercendo as funções de auxiliar Administrativo.Carga Horária Semanal: 09 horasHoraatividade: 2,7 (30%)

Nome: Adriana Paula de Oliveira Gasques

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professora do Curso Técnico de Enfermagem.Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga horária semanal: 05Hora atividade: 1,5 (30%)

Nome: Alessandra Regina Lourenção

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professora do Curso Técnico de Enfermagem.Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;

Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga horária semanal: 32Hora atividade 9,6 (30%)

Nome: Aline Priscila Schmidt

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professora responsável por projetos laboratório de informática.Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga horária semanal: 14Hora atividade: 4,2 (30%)Prof. Respons. Labor Oficinas: 02HAEC : 02 Local Microsoft

Nome: Antonio Donizeti Sonego

Cargo/Função: Administrativo

Atividades: Diretor de Escola Técnica Etec

Nome: Antonio Donizetti Sonego

Cargo/Função: Docente

Atividades: Diretor de Escola TécnicaProfessor dos Cursos Técnicos de Agropecuária, Meio Ambiente e Agropecuária Integrado ao EnsinoMédio.Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãos

coletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga horária semanal: 21Hora Atividade: 5,0 (30%)

Nome: Antonio Gustavo de Lima Nieto

Cargo/Função: Administrativo

Atividades: Auxiliar Administrativo SQFA IIDesenvolver serviços de apoio administrativo em geral, bem como manter a ordem e a disciplina,controlando e orientando os alunos para a prática dos bons hábitos e respeito às normas institucionais,visando o atendimento às necessidades das totinas e sistemas estabelecidos, conforme sua área deatuação.

Nome: Antonio João Bassora

Cargo/Função: Docente

Atividades: Administrador, Professor do Curso Técnico de Administração. Professor coordenador de curso.Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Curso, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga Horária Semanal: 5Hora Atividade: 1,5 (30%)

Nome: Beatriz Raul

Cargo/Função: Administrativo

Atividades: Oficial de Serviço Operacional II SQFAPreparar alimentos sob supervisão de Nutricionista , de modo que assegure a qualidade, higiene, sabor,aroma e a apresentação da refeição servida.

Nome: Benedito José Ramos

Cargo/Função: Administrativo

Atividades: Auxiliar de Serviço Operacional SQFA IIExecutar tarefas braçais, utilizandose de máquinas ou equipamentos de maneio simples.

Nome: Bruno Jorge Sereno

Cargo/Função: Administrativo

Atividades: Supervisor de Gestão Rural.Supervisionar as atividades da área de atuação, planejamento, organizando e controlando as mesmas,para assegurar o desenvolvimento ordenado e eficaz dos trabalhos.

Nome: Cecília Diniz

Cargo/Função: Administrativo

Atividades: Auxiliar de Serviço Operacional SQFA IIExecutar serviços de limpeza, conservação e higiene das instalações, móveis e utensílios.

Nome: Claudete da Silva Menin

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professor I

Professora do Curso Técnico em Enfermagem.Coordenadora de Curso do Curso Técnico em Enfermagem.Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxilliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga Horária semanal: 22Hora atividade: 6,6 (30%)Coordenador de Área: Técnico em EnfermagemHAEC: 08HAEO: 02

Nome: Cleusa Orrigo Paiola

Cargo/Função: Administrativo

Atividades: Auxiliar de Serviços (Secretaria de Desenvolvimentos)Executar serviços de limpeza, conservação e higiene das instalações, móveis e utensílios.

Nome: Denilson Borges da Silva

Cargo/Função: Estagiário

Atividades: Apoiar os docentes no uso da informática como recurso didático; Participar de atividades e eventos para divulgação dos cursos da escola; Construir junto ao professor responsável pelo laboratório de informática o manual de normas domesmo; Executar atividades na Biblioteca: auxiliar bibliotecária, alunos e e professores na busca de livros, CDsou fitas disponíveis no acervo, participar na conservação e controle do acervo; Organizar murais informativos, com temas diversos, para toda a comunidade escolar, através depesquisas em jornais, revistas, internet e outros; Participar de reuniões mensais com a direção da escola, supervisores e coordenação de estágios daFUNDAP para avaliação das atividades no estágio.

Nome: Edson Antonio Batalhão

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professor de Matemática do Ensino Médio.Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga Horária Semanal: 20Hora Atividade: 6,0 (30%)

Nome: Edson Flávio Carmelo

Cargo/Função: Administrativo

Atividades: Diretor de Serviços Área AcadêmicaResponsável pela escrituração escolar, pela expedição e registro de documentos escolares, pelofornecimento de informações e dados para planejamento e controle dos processos e resultados doensino e da aprendizagem.

Nome: Eliane Pinheiro Moraes Oliveira Rondini

Cargo/Função: Administrativo

Atividades: Auxiliar Administrativo SQFA IIDesenvolver serviços de apoio administrativo em geral, bem como manter a ordem e a disciplina,controlando e orientando os alunos para a prática dos bons hábitos e respeito às normas institucionais,visando o atendimento às necessidades das totinas e sistemas estabelecidos, conforme sua área deatuação.

Nome: Ellen Flávia Zanini

Cargo/Função: Administrativo

Atividades: Agente técnico administrativo (almoxarife)

Nome: Eloisa Ariane Moreale

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professor I CProfessora do Curso Técnico de Enfermagem.Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga Horária Semanal: 07Hora Atividade: 2,1 (30%)

Nome: Gabriela de Marco Junqueira Tauber

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professora de Arte do Ensino Médio e Agropecuária Integrado e Meio Ambiente Integrado.Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãos

coletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga Horária Semanal: 09Hora Atividade: 2,7 (30%)

Nome: Glaucia Fabiane Bocato

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professora e Coordenadora do Curso Técnico de Agroindústria Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga horária semanal: 14Hora Atividade: 4,2 (30%)HAEO: 02HAEC: 06

Nome: Heloisa Mara Leal

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professora de Letras Português, Inglês, Espanhol. Atribuições como Professor:Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Atribuições como Coordenadora de Área Responsável pelo Núcleo de Gestão Pedagógica e Acadêmica: Responsável pelo suporte acadêmico e didáticopedagógico do processo de ensino e aprendizagem. Compete a execução das seguintes atividades: Planejamento, controle e avaliação do processo de ensinoaprendizagem; Escrituração e documentação escolar; Aperfeiçoamento e atualização do corpo docente; Orientação educacional e profissional; Gestão dos recursos auxiliares de ensino.Hora Atividade Semanal: 34Hora Atividade: 10,2 (30%)

Nome: Jaqueline Raquel Batalhão

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professora do Ensino Médio

Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga horária semanal: 05Hora atividade: 1,5 (30%)

Nome: João Antonio Alcazas

Cargo/Função: Docente

Atividades: Médico Veterinário, Professor e Coordenador do Curso Agropecuária Integrado ao Ensino MédioProfessor do Curso Técnico Agropecuária e Agroindústria.Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga Horária Semanal: 24Hora Atividade: 7,2 (30%)

Nome: João Antônio Veri

Cargo/Função: Administrativo

Atividades: Auxiliar de Serviço Operacional SQFA IIExecutar tarefas braçais, utilizandose de máquinas ou equipamentos de maneio simples.

Nome: João Aparecido Chaboli

Cargo/Função: Auxiliar de Docentes

Atividades: Responder pelas atividades práticas de auxiliares do ensino de segundo grau, instruindo e orientandoalunos através de informações e demonstrações técnicas operacionais, específicas nos laboratórios enas oficinas, bem como zelar pela conservação de euqipamentos e instalações, cumprir e fazer cumpriras normas de higiene e segurança do trabalho.

Nome: João Donizete Ferla

Cargo/Função: Administrativo

Atividades: Auxiliar de Serviço Operacional SQFA IIExecutar tarefas braçais, utilizandose de máquinas ou equipamentos de maneio simples.

Nome: João Luiz Freire da Silva

Cargo/Função: Administrativo

Atividades: Auxiliar de Serviço Operacional SQFA IIExecutar tarefas braçais, utilizandose de máquinas ou equipamentos de maneio simples.

Nome: Jonas Sertório dos Santos

Cargo/Função: Administrativo

Atividades: Agente de Segurança Interna SQFA IIEfetuar a vigilância nas depenências da Instituição, percorrendoa sistematicamente e inspecionandoapara evitar entrada de pessoas estranhas, roubos, incêndios e outras anormalidades.

Nome: José Alcazas Junior

Cargo/Função: Docente

Atividades: Engenheiro Agrônomo. Professor dos Cursos Técnicos de Agropecuária, Agroindústria e Meio Ambiente. Professor Orientador da CooperativaEscolaAtribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Coordenador de Área responsável pelo conjunto de ações destinadas ao planejamento do ensino, àsupervisão de sua execução, ao controle das atividades docentes em relação às diretrizes didáticopedagógicas e administrativas, bem como pela otimização dos recursos f[isicos e didáticos disponíveispara os cursos mantidos pelas Etecs.Carga Horária Semanal: 18Hora Atividade: 5,4 (30%)HAEO: 15 (Cooperativa)

Nome: José Angelo Esteves

Cargo/Função: Auxiliar de Docentes

Atividades: Responder pelas atividades práticas de auxiliares do ensino de segundo grau, instruindo e orientandoalunos através de informações e demonstrações técnicas operacionais, específicas nos laboratórios enas oficinas, bem como zelar pela conservação de euqipamentos e instalações, cumprir e fazer cumpriras normas de higiene e segurança do trabalho.

Nome: José Roberto Toneti

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professor de Educação Física no Ensino Médio, Integrado à Agropecuária e Integrado ao Meio AmbienteAtribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos;

Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga Horária Semanal: 14Hora Atividade: 4,2 (30%)

Nome: Juliana Marques

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professora do Curso Técnico Enfermagem.Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga Horária Semanal: 19Hora Atividade: 5,7 (30%)

Nome: Leni Dalva Degrandi

Cargo/Função: Administrativo

Atividades: Diretor de Serviço SQFA IDirigir as atividades sob sua responsabilidade, planejando, organizando e controlando as mesmas, paraassegurar os resultados fixados e assistir o seu superior imediato.

Nome: Leônidas Márcio Teixeira

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professor do Ensino Médio GeografiaEncontrase afastado para exercer a função de coordenador de Classe Descentralizada em Mirassol SPAtribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga horária semanal: 06Hora Atividade: 1,8 (30%)

Nome: Lucas Alves Magalhães

Cargo/Função: Administrativo

Atividades: Analista Técnico EducacionalDar assistência ao educando, individualmente ou em grupo, no âmbito do ensino de 2º grau, visando o

desenvolvimento integral e harmonioso de sua personalidade, ordenando e integrando os elementosque exercem influência em sua formação e preparandoos no exercício das opções básicas;a. caracterizar a clientela escolar em nível sócioeconômicocultural, faixa etária, cidade de procedênciaetc.b. caracterizar os recursos humanos, físicos e materiais com os quais podese contar para odesenvolvimento do plano de orientação;c. manter a ficha do aluno atualizada (com notas bimestrais, frequência, dados pessoais) com oobjetivo de melhr orientálo;d. aconselhar e orientar, individualmente ou em grupo, alunos com problemas emocionais,disciplinares, familiares e de aprendizagem, a fim de promover seu ajustamento e melhoria derendimento escolar;e. registrar na ficha individual do aluno os dados relatados durante o aconselhamento e outrasobservações que se fizerem necessárias;f. participar de reuniões promovidas pela escola;g. atender os pais dos alunos que o procuram, fornecendo informações adequadas e precisas a fim deesclarecer dúvidas sobre o rendimento escolar de sesu filhos;h. aplicar e avaliar testes, inventários e questionários efetuados pelos alunos que solicitam orientaçãovocacional e profissional;i. colaborar na aplicação de provas e no recolhimento de trabalho;j. elaborar graficos do rendimento escolar por matéria, cuja a classe apresentou baixo rendimento;k. aplicar questionário de avaliação, objetivando coleta de informações sobre potos positivos enegativos que interferem no rendimento do aluno e, a partir desses dados elaborar plano de atividadesque venham colaborar para soluções dos problemas detectados pelos alunos;l. desempenhar outras atividades correlatas e afins.

Nome: Luciana Walkiria Feijó Santos

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professora do Ensino Médio Geografia atualmente afastada Coordenadora do Ensino Médio na Etec"Philadelpho Gouvea Netto"Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga horária semanal: 08Hora Atividade: 2,4 (30%)

Nome: Luciane Aparecida Franco

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professora de Letras Português e Inglês do Ensino MédioCoordenadora de Curso Ensino MédioAtribuições como Professora:Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos;

Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Atribuições como Coordenadora de Área Responsável pelo Núcleo de Gestão Pedagógica e Acadêmica: Responsável pelo suporte acadêmico e didáticopedagógico do processo de ensino e aprendizagem. Compete a execução das seguintes atividades: Planejamento, controle e avaliação do processo de ensinoaprendizagem; Escrituração e documentação escolar; Aperfeiçoamento e atualização do corpo docente; Orientação educacional e profissional; Gestão dos recursos auxiliares de ensino.Hora Atividade Semanal: 24Hora Atividade: 7,2 (30%)

Nome: Mari Sandra Sagionetti de Carvalho

Cargo/Função: Administrativo

Atividades: Auxiliar Administrativo SQFA IIDesenvolver serviços de apoio administrativo em geral.

Nome: Maria Ângela Lois O.P. Rodrigues

Cargo/Função: Docente

Atividades: Engenheira Agrônoma. Professora em Cursos Técnicos de Agropecuária, Agroindústria e Técnico emAgropecuária Integrado ao Ensino Médio.Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga Horária Semanal: 33Hora Atividade: 9,9 (30%)

Nome: Marinêz Barile Galvão de França

Cargo/Função: Administrativo

Atividades: Analista técnico administrativo (Bibliotecária)Planejar, organizar, orientar e executar trabalhos técnicos relativo às atividades biblioteconômicas,procedendo a representação descritiva (catalogação) e a análise temática (classificação) do materialbibliográfico e documental, visando o armazenamento, a recuperação e a disceminação da informação.

Nome: Miguel Rodrigues Gasparino

Cargo/Função: Administrativo

Atividades: Auxiliar de Serviço Operacional SQFA IIExecutar tarefas braçais, utilizandose de máquinas ou equipamentos de maneio simples.

Nome: Moisés Silas de Carvalho

Cargo/Função: Administrativo

Atividades: Oficial de Serviço Operacional SQFA IIExecutar tarefas de manutenção e reparos, realizando serviços de eletricidade, hidráulica, marcenaria,alvenaria pintura.

Nome: Nathalia Lucas Tavares de Souza

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professora de Geografia do Ensino Médio.Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga horária semanal: 6Hora atividade: 1,8 (30%)

Nome: Nelson Marcos da Rocha

Cargo/Função: Auxiliar de Docentes

Atividades: Responder pelas atividades práticas de auxiliares do ensino de segundo grau, instruindo e orientandoalunos através de informações e demonstrações técnicas operacionais, específicas nos laboratórios enas oficinas, bem como zelar pela conservação de euqipamentos e instalações, cumprir e fazer cumpriras normas de higiene e segurança do trabalho.

Nome: Nelson Marcos da Rocha

Cargo/Função: Docente

Atividades: Coordenador do Núcleo de Gestão Pedagógica, Professor de Sociologia do Ensino Médio e AgropecuáriaIntegrado Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.

Professor de Biologia Curso Técnico de Meio Ambiente e AgroindústriaCoordenador de área : Auxiliar de docente.Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;

Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga Horária Semanal: 6Hora Atividade: 1,8 (30%)HAEC: 28

Nome: Nilza Gomes de Souza

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professora do Ensino Técnico Enfermagem.Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga Horária Semanal: 06Hora Atividade: 1,8 (30%)

Nome: Noirson Manzato

Cargo/Função: Docente

Atividades: Engenheiro Agrônomo. Professor do Ensino Técnico.Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga Horária Semanal: 15Hora Atividade: 4,5 (30%)

Nome: Osmar Zonderico

Cargo/Função: Administrativo

Atividades: Auxiliar de Serviço Operacional SQFA IIExecutar tarefas braçais, utilizandose de máquinas ou equipamentos de maneio simples.

Nome: Paulo Alberto Oliveira Trombim

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professor e Coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado e professor do Curso Técnicoem Meio Ambiente Atribuições:

Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga Horária Semanal: 15Hora Atividade: 4,5 (30%)

Nome: Regina Aparecida Carbone Ruy

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professora de Biologia no Ensino Médio e Integrado à Agropecuária e ao Meio AmbienteAtribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga Horária Semanal: 12Hora Atividade: 3,6 (30%)

Nome: Renan Albert Tronbim da Silva

Cargo/Função: Estagiário

Atividades: Apoiar os docentes no uso da informática como recurso didático; Participar de atividades e eventos para divulgação dos cursos da escola; Construir junto ao professor responsável pelo laboratório de informática o manual de normas domesmo; Executar atividades na Biblioteca: auxiliar bibliotecária, alunos e e professores na busca de livros, CDsou fitas disponíveis no acervo, participar na conservação e controle do acervo; Organizar murais informativos, com temas diversos, para toda a comunidade escolar, através depesquisas em jornais, revistas, internet e outros; Participar de reuniões mensais com a direção da escola, supervisores e coordenação de estágios daFUNDAP para avaliação das atividades no estágio.

Nome: Renato Gimenez Coletti

Cargo/Função: Docente

Atividades: Médico Veterinário, Professor do Curso Técnico de Agropecuária e Agropecuária Integrado. Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação;

Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga Horária Semanal: 25Hora Atividade: 34 (30%)

Nome: Rosangela Rita de Cássia Tenani Marques

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professora de Química no Ensino Médio e Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino MédioAtribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga Horária Semanal: 26Hora Atividade: 7,8 (30%)

Nome: Silvia Regina Aires Câmara Paschoalli

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professora do curso Técnico Enfermagem.Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.As coordenações de Área são responsáveis pelo conjunto de ações destinadas ao planejamento doensino, à supervisão de sua execução, ao controle das atividades docentes em relação às diretrizesdidáticopedagógicas e administrativas, bem como pela otimização dos recursos físicos e didáticosdisponíveis para os cursos mantidos pelas Etec's.Carga Horária Semanal: 24Hora Atividade: 7,2 (30%)

Nome: Tais Borges Esteves

Cargo/Função: Auxiliar de Docentes

Atividades: Responder pelas atividades práticas de auxiliares do ensino de segundo grau, instruindo e orientandoalunos através de informações e demonstrações técnicas operacionais, específicas nos laboratórios enas oficinas, bem como zelar pela conservação de euqipamentos e instalações, cumprir e fazer cumpriras normas de higiene e segurança do trabalho.

Nome: Tarciso Peres Assad

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professor da Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e Meio Ambiente GeografiaAtribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga horária semanal: 08Hora Atividade: 2,4 (30%)

Nome: Valmir Farias dos Santos

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professor do Curso Técnico em Administração.Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga Horária Semanal: 06Hora Atividade: 1,8 (30%)

Nome: Vânia Araújo Lourençon

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professora do Curso Técnico em Agroindústria.Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação;

Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga Horária Semanal: 06Hora Atividade: 1,2 (30%)

Nome: Vilce Blasques Gabeline Bovo

Cargo/Função: Administrativo

Atividades: Auxiliar Administrativo SQFA IIDesenvolver serviços de apoio administrativo em geral, bem como manter a ordem e a disciplina,controlando e orientando os alunos para a prática dos bons hábitos e respeito às normas institucionais,visando o atendimento às necessidades das totinas e sistemas estabelecidos, conforme sua área deatuação.

Nome: Wagner de Oliveira Souza

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professor de Matemática, Física e Sociologia no Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio,Meio Ambiente e Ensino Médio.Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.Carga Horária Semanal: 28Hora Atividade: 8,4 (30%)

Nome: Walder Debortoli Scaliante

Cargo/Função: Docente

Atividades: Professor de História e Filosofia no Ensino Médio e Médio Integrado à Agropecuária e ao Meio Ambiente.Coordenador de Curso do Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãos

coletivos e das instituições auxilliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulãção de UE com as famílias e a comunidade.As Coordenações de Área são responsáveis pelo conjunto de ações destinadas ao planejamento doensino, à supervisão de sua execução, ao controle das atividades docentes em relação às diretrizesdidáticopedagógicas e administrativas, bem como pela otimização dos recursos físicos e didáticosdisponíveis para os cursos mantidos pelas Etec's.Carga Horária Semanal: 23Hora Atividade: 6,9 (30%)HAEO: 07

Nome: Wanessa Monco Honório

Cargo/Função: Administrativo

Atividades: Assistente Administrativo.Executar atividade relativa à anotação, redação, digitação, organização de documentos, bem comocontrolar todas as atividades relacionadas com a folha de pagamento de pessoal e outras tarefasadministrativas para assegurar e agilizar o fluxo dos trabalhos da área de atuação.

Nome: Winebaldo de Carvalho

Cargo/Função: Docente

Atividades: Zootecnista. Professor dos Cursos Técnicos Agropecuária, Agroindústria e Técnico em AgropecuáriaIntegrado ao Ensino Médio.Atribuições: Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da UE, o Plano de Curso e asorientações CEETEPS; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e dar ciência aos mesmos; Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Cumprir os dias letivos e as horasaulas estabelecidas pela legislação;Preparar as aulas e material didático de apoio, bem como as atividades de recuperação; Informar os alunos no início do período letivo do plano de trabalho docente; manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dosresultados; Atender às orientações dos responsáveis pelas atividades pedagógicas e Coordenação de Área, nosassuntos referentes à análise, planejamento, programação, avaliação, recuperação e outros deinteresse do ensino;Estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorável à ação educativa e em harmoniacom as diretrizes gerais fixadas pela UE;Colaborar nos assuntos referentes à conduta e ao aproveitamento dos alunos; Comparecer às solenidades e reuniões de finalidade pedagógica ou administrativa, dos órgãoscoletivos e das instituições auxiliares de que fizer parte; Colaborar com as atividades de articulação de UE com as famílias e a comunidade.As Coordenações de Área são responsáveis pelo conjunto de ações destinadas ao planejamento doensino, à supervisão de sua execução, ao controle das atividades docentes em relação às diretrizesdidáticopedagógicas e administrativas, bem como pela otimização dos recursos físicos e didáticosdisponíveis para os cursos mantidos pelas Etec's.Carga Horária Semanal: 12Hora Atividade: 3,6 % (30%)

RECURSOS FÍSICOS

A escola está instalada em vários prédios, relativamente bons, sendo que alguns deles foramreformados recentemente; tendo continuidade neste ano, o processo de reforma nos demais. Ocupauma área de 85,9975 ha, sendo que 3,04 ha são ocupados com construções; 82,9575 ha compastagens, projetos, campo de futebol, quadra de esporte, jardins, passeios e áreas de preservação. A principal necessidade de reforma na U.E. são:1º ano 2016:A quadra de esporte que se encontra em péssimas condições, a área destinada a sala deconvivência (lazer dos Alunos),2º ano 2017: Prédio da Cooperativaescola ( Almoxarifado, Sala de Ferramentas, Depósito eCooperativaEscola), Pocilga, Aviário corte e postura.3º ano 2018: Piscicultura, 9º e 10º pavilhões de alojamento e Oficina Mecânica.

Localização: Bloco 01

Identificação do Ambiente: Administração

Área: 284,28 m2

Descrição: 1 sala da Diretoria,;

1 sala da Diretoria de Serviços Administrativo;1 sala da Diretoria de Serviços Acadêmicos;1 Sala dos Professores;1 Sala de Coordenação, 1 Biblioteca;2 Arquivos Permante;1sala Centro de Processamento de Dados;1 sala Copa ;2 Sanitários masc, fem1 Sanitário uniss Adapatado Deficiente.

Localização: Bloco 02

Identificação do Ambiente: Sala de Aulas

Área: 526,44 m2

Descrição: 7 salas de aulas;1 laboratório de informática (em uso, com 40 computadores);1 laboratório de informática em processo de implantação para 40 computadores ondefalta os computadores; 1 sanitários masculino ( 4 boxes e 1 deficiente)1 sanitário feminino (3 boxes e 1 deficiente)1 laboratório de enfermagem ( sala de aula)Porém existe a necessidade de transferir o laboratório de enfermagem do prédio.Necessitando para tanto a construção de novo laboratório especifico.

Localização: Bloco 03

Identificação do Ambiente: Cozinha

Área: 511,25 m2

Descrição: 1 cozinha a qual possui 1 câmara fria1 despensa;1 refeitório;1 auditório;1 sanitários masculino (1 box)1 sanitário feminino (1 box)

Localização: Bloco 04

Identificação do Ambiente: Laboratórios

Área: 142,5 m2

Descrição: 1 laboratórios ( Química, Biologia, Física );1 laboratório de Microbiologia;1 sala de apoio pedagógico;1 sanitários masculino;1 sanitário feminino;

Localização: Bloco 05

Identificação do Ambiente: Zeladoria

Área: 66,17 m2

Descrição: 1 casa destinada a moradia do zelador e família;

Localização: Bloco 06

Identificação do Ambiente: Oficina Mecânica

Área: 348,79 m2

Descrição: Destinase a manutenção de equipamentos e garagem para máquinas e veículos.Necessitando de reforma fisica e estrutural.

Localização: Bloco 07

Identificação do Ambiente: Laboratório de Industrialização

Área: 79,65 m2

Descrição: 2 laboratório ( sala de industrialização);1 sala ( acondicionamento de leite, carne e derivados);1 vestiário masculino;1 vestiário feminino;

Destinase a execução das aulas práticas dos cursos de agropecuária e agroindústria.

Localização: Bloco 08

Identificação do Ambiente: Almoxarifado

Área: 90 m2

Descrição: 1 sala destinada ao almoxarifado;1 sala destinada a cooperativa escola;1 sala para depósitos de ferramentas agrícola;1 sala destinada ao acondicionamento de materiais diversos (material esportivo eoutros).Todos em condições precárias com necessidade de reforma na sua totalidade. Eampliação dos mesmos.

Localização: Bloco 09

Identificação do Ambiente: Lazer

Área: 796,19 m2

Descrição: 1 cantina;1 depósito;1 Pátio Coberto;1 Quadra de Esporte.A quadra de esporte se encontra parcialmente destruída.Necessitamos com urgência de um ginásio de esporte para atividades noturnas dosalunos residentes.

Localização: Bloco 10

Identificação do Ambiente: Fábrica de Ração

Área: 374,79 m2

Descrição: 1 sala destinado à fabricação de ração para os animais da Etec;1 sala de armazenamento de insumos.

Localização: Bloco 11

Identificação do Ambiente: Mini Usina de Leite

Área: 104,4 m2

Descrição: Destinado a recepção, pasteurização, envazamento e distribuição de leite produzido naEtec e de fornecedores.

Localização: Bloco 12

Identificação do Ambiente: Sala de entretenimento

Área: 201,5 m2

Descrição: Desativada por necessitar de reformas.

Localização: Bloco 13

Identificação do Ambiente: Alojamentos

Área: 2717 m2

Descrição: São dez pavilhões para alojamento, sendo que dois estão desativados e oito foramreformados. Cada pavilhão tem seis apartamentos com banheiro, uma pequena sala equarto, totalizando 48 apartamentos. Cada apartamento tem capacidade para até 6alunos (as), mas atualmente não estão com sua capacidade máxima e também, esseano, temos 16 alunas residentes.Esses alojamentos contam com vigilância 24 horas (terceirizada).

Localização: Bloco 14

Identificação do Ambiente: Laboratório bovino

Área: 1588,84 m2

Descrição: Para aulas práticas do curso de agropecuária, produção de leite para a Mini Usina deLeite. Necessitando de reparos e construção de sala de ordenha.

Localização: Bloco 15

Identificação do Ambiente: Laboratório Piscicultura

Área: 18280 m2

Descrição: Destinase a produção de alevinos de espécies nativas e exóticas, visando suprir asnecessidades dos piscicultores da região.Necessitando de reforma na estrutura.

Localização: Bloco 16

Identificação do Ambiente: Laboratório para animais de pequeno e médio porte

Área: 466 m2

Descrição: Destinado aos projetos: avicultura de corte e postura; cunicultura; suinocultura;ovinocultura e caprinocultura, estando ativado o de avicultura (postura) e suinoculturaque necessita de reformas e ampliação urgente. .

Localização: Bloco 18

Identificação do Ambiente: Horticultura

Área: 3000 m2

Descrição: Composto por: estufa; horta orgânica e convencional, servindo para as aulas práticasdos cursos de Agropecuária e Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio epara abastecer as necessidades diárias do refeitório e da comunidade.

Localização: Bloco 17

Identificação do Ambiente: Laboratório de Forragicultura

Área: 72,6 m2

Descrição: Composto por canteiros agrostológicos para aulas práticas do curso de agropecuária.

RECURSOS MATERIAIS

A Etec está equipada com três tratores, todos em uso. Sendo um Masseyferguson modelo 65 ano 1971, TratorNew Holland TL75/4 ano 2015, Valmet modelo 78 ano 1986, ainda, com implementos para plantio, aragem,gradagem, transporte, tombação, roçadeira, churumeira (inoperante) e cultivador, todos precisando de reformas emanutenção. Foi adquirido no ano 2013 uma ensiladeira marca JF c120 com Kit hidráulico.

Está equipada com recursos audiovisuais em todas as salas de aula, auditório e laboratório de Agroindústria; esteúltimo, construído há três anos e com equipamentos novos, porém faltando armários para o acondicionamentodos materiais do mesmo.

Há laboratório de Ciências FísicoQuímicas e Biológicas, mas faltam equipamentos e materiais para aulas.

No laboratório de piscicultura contamos com os equipamentos existentes e o prédio em mau estado deconservação.

Contamos com um laboratório de informática, equipado com 40 máquinas com processador i3 destinado às aulasde informática e ainda às aulas de outros componentes curriculares, quando os professores julgam necessária suautilização, o qual, às vezes, tornase insuficiente para a Unidade. Diante desta situação, está em processo demontagem o segundo laboratório de informática, que dividirá espaço com uma sala de recreação e pesquisa. Estelaboratório conta com vinte máquinas em obsoletas, que eram inicialmente utilizadas no laboratório um. Estamos aguardando a aquisição, via CEETEPS de novas máquinas para equipar o laboratório dois.

O laboratório de enfermagem está equipado com camas, maca, bonecos e outros, todos em bom estado deconservação, utilizado no desenvolvimento de aulas práticas do curso de Técnico em Enfermagem. Com anecessidade da construção de um espaço exclusivo para a Enfermagem.

O projeto de Bovinocultura leiteira necessita de reforma e ampliação de uma sala de ordenha com equipamentosmodernos dentro das tecnologias atuais.

O projeto de suinocultura está em condições precárias, sendo necessárias adequações das suas instalações parasua continuidade.Quantidade Bem Departamento/Ambiente

1 Abatedouro 12 funis, para aves

46 Acervo CDs Biblioteca

187 Acervo DVDs Biblioteca

98 Acervo fitas VHS Biblioteca

4703 Acervo títulos livros já registrados Biblioteca

2 Ar condicionado 48.000 BTUs laboratório de informática

1 Ar condicionado Carrier 24.000 BTUS Sala dos Professores

1 Ar condicionado Carrier 48.000 BTUS Laboratório de Informática

1 Arado aiveca com 3 aivecas

1 Arado MF 6411 com 3 discos manutenção

18 Armário de aço 2 portas Administrativo

4 Armário Vestiário de aço 20 portas administrativo

1 Autoclave Quasar Laboratório de físicoquímica

4 Aves de corte lotes/ano

100 Aves Postura

1 Balança analítica

1 Balança caçamba com capacidade para 300 kg

1 Balança capacidade 15 kg, marca Filizola

1 Balança com plataforma 200 kg

1 Balança com plataforma, capacidade 500 kg

2 Balisa tubo de aço para topografia

4 Baliza em ferro 2 metros

1 Banco de frios, capacidade 5000 l

1 Banco de Gelo para Leite

1 Banco, madeira para carpinteiro manutenção

2 Batedeira industrial laboratório de agroindústria

20 Bebedouro australiano c/fundo metálico cônico cap.1500 l

1 Bigorna 60 kg

6 Bovinos Corte Bovinocultura

95 Bovinos Leite Bovinocultura

2 Cama Hospitalar Laboratório de Enfermagem

1 Canhão para embutidos

1 Capela de Exastão Laboratório fisico Qumico

1 Carreta ferro, hidráulica, 2 rodas manutenção

1 Carreta madeira, com 4 rodas, capacidade 3000 kg manutenção

8 Câmeras de vigilância administrativo

1 Centrifugador para laboratório

1 Compressor de Ar Manutenção

1 Compressor de Ar capacidade 12,38 kgl/CM2, marca Dresser

1 Contador de colonias eletrônico laboratório de físicoquímica

1 Copiadora Sharp

1 Cortadeira de Arame manutenção

1 Desintegrador picador de forragens, modelo ECTR 500

1 Detector de gás modelo XT laboratório de físicoquímica

7 DVD Player

1 Embaladeira automática, modelo EP 800

1 Equínos

1 Escada de ferro, de abrir manutenção

1 Escada de madeira, de aumento manutenção

1 Espectrofotômetro digital

1 Esqueleto Padrão com base móvel

40 Estabilizador Laboratório informática

5 Estação de Trabalho

1 Estação Total Agropecuária

6 Estereomicroscópio com lupa, marca Enosa

1 Estufa de Esterelização e Secagem 4023D

2 Estufa para Esterilização

1 Fatiador de frios laboratório de agroindústria

1 Filmadora digital Sony HDR XR 550v administrivo

2 Fogão de baixa pressão Metalnox laboratório de agroindústria

1 Forja para ferro manutenção

2 Forno industrial Têmpera Promaq laboratório de agroindústria

1 Forno Mufla até 1200 graus Laboratório Agroindústria

1 Freezer Metalfrio, 600 l

1 Freezer Metalfrio, SHC 429 litros, 110 wts

1 Freezer Prosdócimo

1 Impressora HP Desk Jet 670 C

6 Impressora HP Laser Jet

2 Impressora HP laserjet P3015 dn administrativo

28 Incubadora com filtro e suporte para peixe piscicultura

2 Liquidificador Industrial Siemsen laboratório de agroindústria

1 Manequim infantil

1 Máquina datilografia elétrica, Olivetti, Tekne

1 Máquina de furar elétrica vertical, marca Nuoton manutenção

1 Máquina de Solda Manutenção

1 Máquina Fotográfica

1 Máquina fotográfica e filmadora Administração

1 Medidor de Oxigênio mod. ag/4515113, com quite para calibração

1 Mesa Evisceradora, marca Chechinato

2 Mesa para desenho com prancheta

6 Mesa para professor sala de aula

18 Microcomputador Itautec

10 Microcomputador Kit Ahtlon 1800

10 Microcomputador Pentium IV

40 Microcomputador Positivo i3

1 Microscópio Piscicultura

5 Microscópio com suporte para mesa

4 Microscópio com suporte para mesa

2 Mira

1 Misturador de ração, marca D.Andrea

1 Moedor de Carne

1 Moinho marca Slver, completo

40 Monitor Laboratório Informática

1 Morsa Manutenção

1 Moto Esmeril TC 160 Manutenção

1 Moto Esmeril, marca Felix Manutenção

1 Moto Moinho Manutenção

1 Motor indução, marca General Elétric

1 Multifuncional a laser Monocromática Samsung Diretoria de Serviços

1 Nível Automático óptico com tripé

1 Nível precisão

3 Notebook 512 MB

1 Pasteurizador Lento para Leite Laticínio

1 Pasteurizador Rápido

300000 Peixes(engorda/reprodução/alevinagem) piscicultura

1 Peletizador marca Silver, com motor

1 Perua Volkswagem Kombi (1994) Administrativo

2 Phmetro bancada gehaka laboratório de físicoquímica

1 Plaina MF 17111

1 Plantadeira Adubadeira com dispositivo manutenção

1 Plantadeira Adubadeira de 4 linhas modelo T251 Marca Tatu Agricola

1 Plantadeira Adubadeira de 4 linhas modelo T251 Marca Tatu Agricola

1 Projetor de filmes de 16 mm sonoro

1 Projetor de filmes modelo E16, de 16mm com amplificado

1 Projetor de Slides

1 Projetor Multimidia de Alta definição Auditório

7 Projetor Multimídia

1 Pulverizador, marca Jacto, modelo PJ401

7 Quadro Branco Formica Alumínio sala de aulas

1 Refrigerador GE 450 litros administrativo

1 Refrigerador marca Climax, capacidade 300 l

3 Retroprojetor

1 Retroprojetor Grafotec

1 Roçadeira de pasto com duas facas manutenção

1 Rosca Transportadora, marca Silver, com motor

1 Serra circular para madeira, marca invicta manutenção

1 Spinlight

19 Suínos Suinocultura

1 Tacho basculante

1 Tambor aço inox, para gaze laboratório de enfermagem

1 Tanque de Coagulação

1 Tanque de Expansão para leite

1 Tanque de Recepção

1 Tarracha para cano galvanizado, de 1/2 a 1 polegada

1 Tarrachas jogo para ferro, marca Riame manutenção

1 Tela de projeção automática auditório

1 Tela de projeção automática com controle remoto auditório

8 Tela projeção

6 Tela retrátil manual salas de aula

6 Televisor 20"

3 Televisor 29

1 Televisor 52" Sala de projeção multimídia

1 Teodolito

1 Torso bissexual, 24 partes

1 Trator Massey Fergusson 65 X (1971) agrícola

1 Trator TL75/4 Agrícola

1 Trator Valmet 78 (1986) agrícola

1 TV LCD 52" Semp Toshiba administrativo

1 Van Ducato (2008) Administrativo

1 Veiculo Gol Administração

64 Ventilador oscilante

RECURSOS FINANCEIROS

A Etec recebe recursos financeiros do:

Centro Paula Souza R$ 96.000,00 32,19%

Funcionários, Água, Energia, Telefone e Empresas Terceirizadas

Associação de Pais e Mestres R$ 15.000,00 05,03%CooperativaEscola R$ 182.700,00 61,26%APM P.D.D.E R$ 4.500,00 01,5%Total R$ 298.200,00 100%

SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

Vigilância:

ALPHAGAMA Segurança e Vigilância Ltda. Vigência do contrato 13 / 09 / 2013 a 13 / 03 / 2016

Limpeza:

Provac Ltda. Vigência do contrato 11 / 04 / 2012 até 11 / 04 / 2017

Gestor:

Mari Sandra Sagioneti de Carvalho(Diretora de Serviços)

Nutrição e Alimentação:

RBX Alimentação e Serviços Eirelli EPP. Vigência do contrato 06 / 01 / 2015 a 03/ 03 / 2017

Gestor:

Lucas Alves Magalhães (Analista de Suporte e Gestão)

COLEGIADOS, ORGANIZAÇÕES E INSTITUIÇÕES AUXILIARES 2016

Denominação: APM Associa? de Pais e Mestres

Descrição: CONSELHO DELIBERATIVO:

•Presidente: Antonio Donizetti S?o RG 7.728.780 Diretor da Unidade Escolar;•Professores: Nelson Marcos da Rocha RG nº 15.624.3428 SP; Regina Aparecida Carboni Ruy RG nº17.138.042 SP; Paulo Alberto Oliveira Trombim RG nº 27.533.6621 SP;•Pais de alunos: Marcia Elaine de Almeida Valim Parra RG 27.686.4694 SP; Rita de Cassia Aguiar dosSantos Paiva RG 26.580.6008 SP; Claudecir Aparecido Pereira da Rocha RG 15.623.8354 SP; CidnelsonAlevi RG 10.642.672 SP•Alunos maiores de 18 anos: Fernando Elias Leonel de Souza RG nº 50.004.8794 SP Luis Carlos deBarros RG 6.022.578 SP;• Admitido: Marcos Cesar Caminholla Batista RG nº 14.464.0594

DIRETORIA EXECUTIVA:

•Diretor executivo: Luciane Aparecida Franco RG nº 21.689.344 SP•Vice diretor executivo: Wagner de Oliveira Souza RG nº 18.549.677 SP•Secretária: Tais Borges Esteves RG: 53.705.9908•Diretor financeiro (Mãe de aluno): Silvia Bertassi RG 25.127.570x SP;•Vice diretor financeiro (Mãe de aluno): Luciana da Silva Ferreira Sartori RG 24.143.4099 SP;•Diretor cultural, esportivo e social: Lucas Alves Magalhães RG nº 43.977.8529 SP;•Diretor de material e patrimônio?: Ellen Flavia Zanin RG nº 43.035.3649;

CONSELHO FISCAL:

•Pais de aluno: Marisa Pereira Leite da Rocha RG 19.624.3421 SP; Rosa Maria Pinheiro Cervantes RG29.492.721 SP •Representante do quadro administrativo: Marinêz Barile Galvão de França RG 8.726.512 SP.

Atividades Desenvolvidas:Recursos de doação de pais e PDDE onde será estinados a aquisição de materiais e permantes e consumopara alunos e professores.

Denominação: CIPA

Descrição: Membro Etec Nelson Marcos da RochaA Comiss?Interna de Preven? de Acidentes (CIPA) um instrumento que os trabalhadores disp?ara tratarda preven? de acidentes do trabalho, das condi?s do ambiente do trabalho e de todos os aspectos queafetam sua sa?e seguran?A CIPA regulamentada pela Consolida? das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos

162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR5), contida na portaria 3.214 de 08.06.78 baixada peloMinistro do Trabalho.O objetivo b?co da CIPA fazer com que empregadores e empregados trabalhem conjuntamente na tarefade prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, de modo a tornar compat?l lpermanentemente o trabalho com a preserva? da vida e a promo? da sa?do trabalhador.

Denominação: Conselho de Escola

Descrição: Diretor Presidente Nato: Antonio Donizetti Sonego RG nº 7.728.780/SP;Representante dos Coordenadores de Area: Luciane Aparecida Franco, RG nº 21.689.344/SP;Representante dos Professores: Glaucia Fabiane Bocato, RG nº 23.285.2935/SP;Representante dos Servidores TecnicoAdministrativos: Tais Borges Esteves RG nº 53.705.9908/SP;Representante dos Pais de Alunos: Jose Antonio Sechineli RG nº 23.422.2265/SP; Representante dos Alunos: Alex Sandro Civeta Vilar RG 47.104.7880/SP;Representante dos Empresarios: Marcos Cesar Caminholla Batista RG 14.464.0594/SPRepresentante de Aluno Egresso: Angela Maria Sartori RG 28.911.0476/SP;Representante Poder Publico Municipal: Paulo Alberto O. Trombim RG: 27.533.6621/SP;Representante Entidades Assistenciais: Maria Aparecida Alves Magalh? RGº 11.082.3047/SP

Atribui? do Conselho:Residir sobre situa?s relativas a vida do aluno principalmente a alunos internos.

Denominação: Cooperativa Escola

Descrição: Conselho Administrativo: Presidente: Wesley dos Santos de Almeida RG: 49.756.537 7Vice Presidente: Alex Sandro Civetta Vilar RG 47.104.7880 SP Secretario: Marcella Ribeiro Honorio Rg 16.657.915 MG Conselho Fiscal Efetivo:Renato Sanches da Rocha RG 25.666.9533 SP Conselho Fiscal Efetivo: Priscila Ferreira da Silva RG 2.264.483 MS Conselho Fiscal Efetivo: Odair Marcelo Faria RG 27.533.6566 SP Conselho Fiscal Suplente: Edmilson José Honorio RG 16.657951 MG Conselho Fiscal Suplente: Mariele Cristina Maciel RG 48.763.083x Conselho Fiscal Suplente: Ana Carolina Ferreira Alves RG 41.070.3011 Conselheira Assistente: Renan do Nascimento Gazola RG 46.431.3703 Conselheiro Assistente: Natalia Amanda da Silva Teixeira RG 18.055.968 MGA Etec possui uma Cooperativa responsavel por administrar, criar e realizar projetos de intera? escola –comunidade, assim como dar continuidade aos vigentes. A cooperativa tamb?administra as rendas elucros gerados pelo curral, latic?o, pocilga, granja e piscicultura – existentes ali e pelos alojamentos.Composta por um grupo de nove pessoas, a Cooperativa realiza projetos com fins lucrativos como aHorta, que visa o fornecimento de alimentos.

MISSÃO

Capacitar o educando para o exercício da cidadania e o mercado de trabalho proporcionando oportunidades econhecimentos tecnicamente utilizados para desenvolver o saber, os saber fazer e o saber ser e, deste modo,preparálo para a sua realização pessoal e profissional.

VISÃO

Projetamos a formação de cidadãos compromissados com a preservação ambiental, a qualidade de vida,estimulandoos ao esporte, a cultura e o lazer, através de projetos tecnologicamente atualizados, parceira dacomunidade atuante em projetos socioambientais.

CARACTERÍSTICAS REGIONAIS

O município de Monte Aprazível está localizado na região Noroeste do estado, com sua economia voltada para osetor agropecuário. O municipio possui, instaladas, três grandes empresas do setor sucroalcooleiro, o que justificaa existência, na U.E. dos cursos técnicos em Agroindústria, Agropecuária (inclusive integrado ao Ensino Médio)e Meio Ambiente. Além disso, outras empresas de menor porte e ligadas ao setor também foram instaladas nomunicípio, inclusive com prestação de serviços técnicos, empregando técnicos e concendendo estágio aos alunosda U.E. Há também, no município, uma grande empresa de laticínios, que produz variados derivados do leite,atendendo o mercado nacional, sendo que nossa U.E. também conta com um mini laticínio, que produz leiteintegral em saquinhos, atendendo os estabelecimentos comerciais e os projetos sociais do município.Heveicultura, outro ramo da atividade agroindustrial encontrase em grande expansão, existindo no municípioduas usinas de beneficiamento de latéx e borracha natural, com grande carência de pessoal habilitado e

capacitado para a condução da lavoura, tendo em vista ser merecedora de mão de obra especializada. Estaatividade agroindustrial necessita de profissionais oriundos de cursos técnicos de Agroindústria, Agropecuária eMeio Ambiente, sendo que muitos destes são egressos de nossa U.E. A região conta com grande tendência ematividades aquícolas, onde, na sede do município está implantado um laboratório de processamento de pescado,que foi instalado através de incentivos do Governo Federal, que irá processar a produção dos piscicultoresregionais e estes, para atender a demana, necessitaram de produção de alevinos de mão de obra especializada,formada dentro do curso Técnico em Agropecuária, como também o licenciamento ambiental para implantaçãode tanques, o que necessita de orientação técnica, que é competência do Técnico em Meio Ambiente. Nossaregião dispoem de muitos centro médicos que buscam constantemente profissinais na área da saúde com oAuxiliar e o Técnico em Enfermagem, nossa U.E. tem a satisfação de poder colocar no mercado de trabalhoprofissionais preparados técnicamente para esta demanda.

OPORTUNIDADES:

Parceria com Empresas da área de Agropecuária, Agroindústria, Meio Ambiente e da Saúde, visando oEstágio Supervisionado;Parcerias com clubes de serviços (Rotary) e serviço público municipal, em campanhas e mobilização, depromoção da saúde, prevenção de doenças e proteção ambiental junto à comunidade local;Credibilidade como Centro Capacitador e Orientador de experiências técnicas em âmbito local e regional;Credibilidade junto à comunidade rural e urbana da região;Indicação de egressos no mercado de trabalho;Indicação da Unidade Escolar por egressos a amigos e familiares;Processamento de derivados de leite;Alunos residentes interessados em atividades esportivas.

AMEAÇAS:

Precariedade das instalações de Bovinocultura, Suinocultura, Avicultura de postura e Avicultura de Corte;Dificuldade financeiras para inserção de novos projetos relacionados com os componentes curriculares daárea técnica;Necessidade de novos investimentos no projeto Piscicultura para modernização e ampliação do laboratório,visando a reprodução induzida de novas espécies nativas; Índice de progressão parcial elevado, no ETIM Agropecuária;Dificuldade de contratação de corpo docente de nível adequado devido à forma de seleção;Falta de motivação para os contratados por prazo determinado, tendo em vista o pouco tempo de trabalho;Déficit no quadro de funcionários dificultando o desenvolvimento dos projetos propostos;Falta de treinamentos para os servidores de alguns setores da área administrativa;Não há potencial turístico no município;Máquinas e implementos ultrapassados; Quadra de Esporte necessitando de reforma e mais equipamentos esportivos; Campo de futebol necessitando de alambrado, melhoria na iluminação;Rede elétrica em situação precária;Número reduzido de extintores de incêndio por toda a U.E.;Inexistência de pararaio na U.E.;Interesse do Poder Público Municipal na permuta de 20 hectares de terras da Etec, atualmente utilizadospela bovinocultura leiteira (pastagem);Aumento de escolas particulares na região que oferecem os mesmos cursos da Etec;

CARACTERÍSTICAS DO CORPO DISCENTE

A unidade escolar está em uma região caracterizada por várias atividades agropecuárias e em decorrência dessadiversidade, recebemos alunos do município, regiões vizinhas e de outros estados.

Observouse que vem ocorrendo uma grande mudança no perfil do alunado nos últimos anos, visto que umamaioria deles veio da própria cidade a procura de uma escola forte e que também fosse voltada para o Vestibulare, esses mesmos alunos, além de fazerem com que o estudo se voltasse mais para o Vestibular (Ensino Médio),também passaram a migrar para cursos técnicos no período noturno, especialmente Agroindústria e MeioAmbiente. Além disso, muitos alunos têm procurado o curso Técnico em Agropecuária Integrado ao EnsinoMédio, por ser um curso em período integral que, ao final de 3 anos confere o certificado de técnico emAgropecuária, além da conclusão do Ensino Médio. No período noturno o perfil dos alunos continua sendovoltado para o mercado de trabalho específico do curso que frequenta. No Curso Técnico de Enfermagem sãoalunos que trabalham o dia todo buscando uma profissão para melhorar seu perfil sócioeconômico melhorando,dessa forma, sua qualidade de vida. A grande maioria dos alunos do noturno trabalha, porém nem todos na áreado curso. Fazemno para obterem melhores empregos ou uma certificação exigida no emprego em que trabalham.

***Em uma análise geral, nossa clientela segundo Banco de Dados CETEC 2016 são 54,27% do gêneromasculino; 45,72% feminino, apresentando uma mudança no perfil da clientela interna residente na Etec na faixaetária entre 14 e + 20 anos; Os alunos são representados por 17 mulheres e 47 homens que residem em tempointegral na escola ocupando aos 48 alojamentos da unidades.

AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DE METAS DO ANO ANTERIOR

Meta: Redução da evasão em 10% ano nos cursos de agropecuária integrado ao ensino médio eenfermagem

Resultado: Positivo

Justificativa:

A atingimos a meta proposta no curso de Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, o resultado foi bastanterelevante onde finalizamos o ano de 2015 com 37 alunos matriculados. apensar de somente 31 aprovados e 06retidos. O curso de enfermagem não tivemos turmas iniciadas em 2015.

Meta: Reduzir em 15% o número de alunos com Progressões Parciais no curso de agropecuária integradoao ensino médio.

Resultado: Positivo

Justificativa:

A turma companhada pela unidade 1º Agropecuária Integrado ao Ensino Médio teve somente 03 progressõesparciais no ano de 2015, atingido a meta proposta pela unidade.

Meta: Implantar um nova raça bovina aptdão corte em 10 animais.

Resultado: Negativo

Justificativa:

Neste ano de 2015 não implantamos o projeto de uma nova raça bovina por falta de recurso financeiros.

Meta: Aplicação de novas práticas/teconologias em 90% dos alunos do Curso de Agropecuária Integradoao Ensino Médio

Resultado: Positivo

Justificativa:

A Etec vem proporcionando novas práticas ligadas a tecnologias de forma curricular e extra curricular, emprojetos de uso de GPS e autcad para atividades agropecuárias como também , inseminação artificial, novosclones de cana de açúcar "matrizes clonadas" de novas variedades.

Meta: Implementação da produção de palmito pupunha proporcionando o envolvimento de 15% de alunosao ano do curso de agropecuária integrado ao ensino médio e Agroindústria

Resultado: Positivo

Justificativa:

O projeto esta sendo inciado neste ano de 2015, mas estamos no processo de instalação da nova cultura.

INDICADORES

Denominação: Banco de dados CETEC

Análise:

O grafico mostra os totais de alunos inseridos nos diversos cursos da Etec no ano 2016 e os aproveitamentoescolar relativo ao 2º Semestre 2015.

PONTOS FORTES

Estágio supervisionado via FUNDAP e CIEE; Parceria com a APLACANA e UFSCAR no desenvolvimento de novas variedades de canadeaçúcar; Campanhas de apoio à instituições beneficentes (Santa Casa, Hospital do Câncer, Lar Vicentino dentre outras); Coleta seletiva de materiais recicláveis através da empresa jovem (Ecotec) Acompanhar os alunos com dificuldades através do projeto reforço solidário. Acompanhamento das atividades escolares através do orientador educacional. Campanha de vacinação e prevenção de doenças préexistentes realizadas pelo curso técnico em enfermagem. Laboratório de reprodução induzida de peixes. Encaminhamento dos alunos egressos para o mercado de trabalho. Atuação da CIPA. Mini Usina de Beneficiamento de Leite. Semanas Técnicas (Enfermagem , Meio ambiente e Agroindústria) Horta convencional Novos cursos oferecidos pela Etec no ano 2016 Técnico em Administração

Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio

SITUAÇÕESPROBLEMA

Evasão Escolar A evasão escolar nos cursos noturnos principalmente Enfermagem e MeioAmbiente onde estamos apresentando uma evasão alta principalmente na Enfermagem apartir do 2º módulo onde os alunos concluem o auxiliar de enfermagem e partem para omercado de trabalho sem finallizar o curso técnico.

Os índices de progressões parciais vem apresentando melhoras mas ainda é um fatorrelevante pois nossos alunos não estão preparados para administrar muitas disciplinasjuntas como é o caso do Agropecuária integrado ao Ensino Médio, visto que recebemosalunos de diversos estados, muitos com defasagem no ensino, o que acarreta essasituação.

PRIORIDADES

Diminuir as taxas de evasão escolar principalmente nos cursos noturnos em 50% deacordo com as metas propostas pela Cetec no ano 2016.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL:

Envolver a comunidade escolar para formar cidadãos éticos e tecnicamente atualizados e preparados para omercado de trabalho.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Melhorias na organização das salas de processamento de Agroindústria, com a aquisição, para a instalaçãode armários;

2. Aquisição de um destilador de água e jogo de peneiras granulométricas para análise de solo paralaboratório de físicoquímica;

3. Visita de um Engenheiro de Segurança para uma vistoria à Unidade Escolar, para obtenção deequipamentos necessários à segurança da comunidade escolar;

Todos os itens acima citados serão adquiridos através de recursos, da CooperativaEscola e APM.

METAS

Meta: Organizar ações relacionadas ao Centro de Memória da Educação Profissional

Duração: 1 Ano

Descrição:

O projeto " Nossa Contribuição Histórica para a Formação Profissional em MonteAprazível", que será realizado na Etec Padre José Nunes Dias tem como objetivo, contar ahistoria com registros e comprovações dos fatos ocorridos, a evolução tecnológica, aorganização de materiais , equipamentos e objetos que fizeram parte do processo deensino aprendizagem nos cursos oferecidos pela Unidade Escolar no decorrer desteperíodo.. Conscientizar o aluno da importância da conservação e a valorização pelos materiais quesão oferecidos para o aprendizado. Formular uma narrativa histórica acerca da trajetória, incentivar apesquisa e o conhecimento na história institucional, motivar a participação e compartilhar aexperiência.

Meta: Restruturar o ambiente destinado a convivência

Duração: 2 Anos

Descrição:

O projeto buscará recusos e parcerias a fim de Restruturar o ambiente destinado a convivência. Melhorando asrelações interpessoais de convivência amplinado as atividades de lazer dos alunos.

Meta: Implementação da produção de palmito pupunha proporcionando o envolvimento de 15% de alunosao ano do curso de agropecuária integrado ao ensino médio e Agroindústria

Duração: 3 Anos

Descrição:

O projeto buscar envolver os alunos dos curso de AgropecuáriaIntegrado ao Ensino Médio, Agropecuária e Agroindústria em práticasde implantação,manuentação da cultura e futura produção de palmitoem conserva.Objetivo:Melhoria de aulas práticas,Integração dos cursos técnicos em atividades teoricas e praticas, envolvendo diversos componetes curriculares.

Meta: Promover a difusão de tecnologia de ponta em propagação vegetativa a nossos alunos através de umplanejamento envolvendo estratégias pedagógicas e produtivas.

Duração: 4 Anos

Descrição:

O presente projeto tem como direcionamento principal os seguintes objetivos: I. Promover a difusão de tecnologia de ponta em propagação vegetativa a nossos alunos através de umplanejamento envolvendo estratégias pedagógicas e produtivas. II. Desenvolver alternativa sustentável ao fornecimento de mudas para produção de madeira de qualidade egrande produtividade, para diferentes usos. III. Possibilitar que, quando provocarem o uso e a demanda de madeira de reflorestamento em substituição asespécies nativas, estarão contribuindo para diminuir as taxas de extinção de espécies nativas, dadas as qualidadese quantidades das oferecidas. IV. Garantir retorno financeiro a produtores rurais, tendo em vista que a cultura do eucalipto por mudasclonadas ser uma das mais rentáveis atividades na área de reflorestamento devido a grande utilidade de uso dessaespécie, que entre elas podemos citar: Celulose, Viscose, Filamentos, Acetatos, Ésteres, Componenteseletrônicos, Óleos essenciais, Fármacos, Produtos de higiene, Produtos de limpeza, Alimentos, ProdutosApícolas, Madeira Serrada, Móveis, Construção Civil, Postes e mourões, Laminados, MDF, HDF, Chapa de fibra,Compensados, Carvão e Lenha. V. Contribuir para a remoção do gás carbônico (CO2) da atmosfera, minimizando o efeito estufa emelhorando o microclima. VI. Possibilitar a capacitação e colocação de formandos desta Etec no mercado de trabalho junto a empresasde reflorestamento ou como produtor rural. VII. Colaborar para a proteção dos solos contra processos erosivos, conferindolhes características depermeabilidade, aumentando a taxa de infiltração das águas pluviais e regularizando o regime hidrológico nasáreas plantadas.

Meta: Implantar um nova raça bovina aptdão corte em 10 animais.

Duração: 5 Anos

Descrição:

O projeto busca implantar a bovinocultura de corte de forma a atender as expectativas e necessidades do mercadocom produção consciente, rastreamento dos animais e produtividade.

A Etec está localizada em um região produtora de carne bovina e existe um necessidade de nossos alunosparticiparem mais concretamente de práticas ligada a bovinocultura de corte.

PROJETOS 2016

Projeto: Inseminação Artificial em Bovinos

Responsável(eis): Bruno Jorge Sereno e João Antonio Alcazas

Data de Início: 01/08/2012

Data Final: 31/08/2016

Descrição:

Melhoria do projeto de inseminação artificial em bovinos abrangendo todo o plantel da Etec.

O projeto tem o objetivo de melhoria constante do rebanho, buscanco animais mais produtivos em leite visandoas oportunidades do mercado de leite pasterizado, onde podemos aumentar a produtividade do Mini laticinioatendendo a necessidade do mercado consumidor. Nossos alunos do curso de Agropecuária e Agroindústria emconjunto terão a oportunidade de vivenciar praticas diarias de produção, industrialização e comércio. Metas associadas:

> Aplicação de novas práticas/teconologias em 90% dos alunos do Curso de Agropecuária Integrado ao Ensino Médio

> Reduzir em 15% o número de alunos com Progressões Parciais no curso de agropecuária integrado ao ensino médio.

Projeto: Nossa Contribuição Histórica para a Formação Profissional em Monte Aprazível

Responsável(eis): Rosangela Rita de Cassia Tenani Marques

Data de Início: 11/03/2016

Data Final: 30/12/2016

Descrição:

Resumo: Esta Unidade Escolar teve início de suas atividades em 1.958, mas apenas em 1.960 foi inaugurada. Durantes este período aUnidade passou por várias transformações físicas e culturais e muitos alunos se destacaram profissionalmente comoSecretário da Agricultura, Diretor da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), professores atuantes na UNESP emuitos outros destaques que fazem parte da história que merece ser contada nas diferentes fases de seus acontecimentos.Haverá uma pesquisa com a participação de alunos para compor o acervo memorial e a importância da educação patrimonial,desde a arquitetura aos equipamentos utilizados no processo de ensino aprendizagem nos cursos oferecidos por esta UnidadeEscolar. A metodologia do presente projeto irá se compor de entrevistas com gestores anteriores e funcionários de maiortempo de atividade, levantamento de dados em livros de registros da Unidade, fotos, vídeos, catalogação e digitalização earquivamento para produção de um livro para a eternização da história.

Metas associadas:

PROJETOS FUTUROS

Projeto: Caprinocultura

Responsável(eis): Renato Gimenez Coletti

Data de Início: 10/03/2014

Data Final: 13/03/2017

Descrição:

Aquisição de matrizes de caprinos, Construção de instações adquadas com cobertura, salas de manejo,delimitações com cercas de isolamento. Este projeto busca a retomada da criação de cabras a fim de buscarmateria prima "leite de cabra" para produção de queijos como alternativa de mais um produto de mercado, alémdas melhorias nas aulas de PPA do curso de Agropecuária e da Agroindústria. Metas associadas:

> Aplicação de novas práticas/teconologias em 90% dos alunos do Curso de Agropecuária Integrado ao Ensino Médio

Projeto: Implantação da Cultura do Palmito Pupunha

Responsável(eis): José Alcazas Junior

Data de Início: 23/10/2017

Data Final: 28/12/2018

Descrição:

O referido projeto destinase a implantação de 200 mudas de palmeira da espécie pupunha, destinada ao ensinoaprendizado visando o conhecimento da cultura no curso de agropecuária e o beneficiamento do palmito no cursode agroindústria.Metas associadas:

> Reduzir em 15% o número de alunos com Progressões Parciais no curso de agropecuária integrado ao ensino médio.> Implementação da produção de palmito pupunha proporcionando o envolvimento de 15% de alunos ao ano do curso deagropecuária integrado ao ensino médio e Agroindústria

Projeto: Bovinocultura de Corte

Responsável(eis): Bruno Jorge Sereno

Data de Início: 05/03/2018

Data Final: 27/12/2019

Descrição:

Implantação de rebanho de pecuária de corte com recurso da CooperativaEscola, destinado a mellhoria das aulas

práticas do curso de agropecuária integrado ao ensino médio e agropecuária, com melhroria genetica na raça decorte a ser definida pela equipe técnica da Unidade. Metas associadas:

> Implantar um nova raça bovina aptdão corte em 10 animais.

Projeto: Convivência Escolar para alunos residentes

Responsável(eis): Lucas Alves Magalhães

Data de Início: 01/08/2016

Data Final: 22/12/2017

Descrição:

O projeto tem como objetivo principal ativar área destinada a conviência dos alunos internos, que se encontra emcondições bastante precárias.Metas associadas:

Projeto: PRODUÇÃO DE MUDAS CLONADAS DE Eucaliptus spp

Responsável(eis): Antonio Donizetti Sonego

Data de Início: 01/08/2016

Data Final: 03/08/2020

Descrição:

A propagação vegetativa através de estacas enraizadas está sendo largamente utilizada por diversas companhias florestais e produtores

rurais, devido aos altos ganhos genéticos obtidos em curto espaço de tempo, tanto em volume quanto em qualidade da madeira.

Para o desenvolvimento deste, foram utilizados estudos bibliográficos e visitas a viveiros idôneos de grandes empresas de

reflorestamento e universidades, onde concluímos que é possível produzir mudas sem impactar as pessoas e o ambiente, mas é de

grande e principal importância manter um sistema que monitore essas ações, devendo este sistema envolver alunos de toda

comunidade escolar proporcionando um planejamento estratégico, produtivo, pedagógico e escolar integrado a expansão do mercado

florestal brasileiro.

Metas associadas:

> Promover a difusão de tecnologia de ponta em propagação vegetativa a nossos alunos através de um planejamentoenvolvendo estratégias pedagógicas e produtivas.

PARECER DO CONSELHO DE ESCOLA

© Copyright 2008, Centro Paula Souza Desenvolvido por P2S Tecnologia