Transcript

11FOLHA DIRIGIDA8 a 14 de maio de 2018EDUCAÇÃO

Educação

Todo o procedimentoé feito pela internet.Taxa de R$82 deve serpaga até dia 23

Cinco dicas para fazera inscrição no Enem 2018

PPPPPARARARARARTICIPTICIPTICIPTICIPTICIPAÇÃOAÇÃOAÇÃOAÇÃOAÇÃO | Prazo está aberto e vai até o próximo dia 18MMMMMUDANÇAUDANÇAUDANÇAUDANÇAUDANÇA | Candidatos ganharam mais três dias para se inscrever

Escola Naval: prazo maiorde inscrição após alteração

sem censura

“Temos dons diferentes, conforme a graça quenos foi conferida. Aquele que tem o dom da pro-fecia, exerça-o conforme a sua fé. Se tem o domde ensinar, que ensine.”

(Da Bíblia, Romanos Capítulo 12, Versículos 6 e 7)

No artigo de hoje, como mensagem, desejo deixaro que penso, acho e observo sobre o que acreditoseja o meu dom, o de ensinar, ser professor ape-nas e humildemente. O que leio na mídia, é queuma tribo (parte dos brasileiros) deseja saber comantecedência quem será o próximo presidente eoutras tribos (não excludentes) se seremos hexa-campeões mundiais de futebol. Desta maneirasaberão em quem votar e, se vale a pena viajar paraa Rússia, mesmo comprometendo o já apertadoorçamento familiar.

Comecemos pelo título: Metanoia que signifi-ca: “A ação de mudar de ideia ou pensamento, ouseja, deixar de seguir ou acreditar em determina-da coisa para vivenciar um novo modo de enxer-gar a vida, por exemplo. Etimologicamente, apalavra Metanoia se originou a partir do gregometanoein, formado a partir da união de metá,que significa “depois”; e ????, que significa “pen-samento” ou “intelecto”. Assim, a interpretaçãoliteral deste termo seria semelhante a “mudar opróprio pensamento”.

Se o leitor costuma verificar na mídia quais oslivros mais vendidos de autores brasileiros vaiconstatar que ou são padres, psiquiatras ou pales-trantes famosos. Metanoia é o título do últimolivro do Padre Marcelo Rossi. Foi um dos livrosque li este mês e achei que Metanoia ou Transfor-mação é o que mais escrevem os vários articulis-tas na Internet e na Imprensa de papel. Desejampara os políticos do Brasil uma transformação quemelhore as condições de vida dos brasileiros.

Uns chamam de nova política para substituir avelha política, sem especificar exatamente se sãoos velhos políticos ou os políticos velhos que devemser substituídos pelos novos. Da página 25 até 34no livro, o Padre Marcelo analisa com muita pro-priedade o que em minha opinião deveria ante-ceder qualquer transformação: “A Metanoia e nossosrelacionamentos”. Num trecho “... mentira, fofo-

MetanoiaPAULO SAMPAIO *

ca, ganância, maldade, fome de poder, como manternossas convicções cristãs diante disso?...”. As agres-sividades que testemunhamos no dia a dia entreas pessoas de forma gratuita são a origem das di-ficuldades que enfrentamos no Século XXI.

A tribo (torcida) de um clube é inimiga da tri-bo (torcida) de outro clube e até torcidas do mes-mo clube agridem torcedores do mesmo, comorecentemente aconteceu entre torcedores do mesmo,no caso pelo clube que aprendi a torcer desde ainfância, o Vasco. Vejo o mesmo acontecer entreos onze membros do Supremo Tribunal Federal(STF), apenas 11.

Já testemunhei numa das longas reuniões ple-nárias, violenta agressão verbal gratuita e into-lerante de um membro contra outro que estava,à sua maneira pouco humilde, dando opinião etecendo considerações gerais sobre tudo e to-dos. Observo, como assistente constante das reu-niões plenárias do STF que a única vez em quehouve unanimidade foi quanto à redução donúmero de Processos (menos trabalho) a seremanalisados pelos Ministros, ou seja, o “fim doForo Privilegiado dos Políticos”. Apesar das jus-tificativas serem as mais diversas, como leigoque sou acho que a divisão em duas turmas paraacelerar o julgamento dos Processos não foi boapara o bom relacionamento entre os Ministros,pois o povão já dá rótulos para cada uma dasturmas, uma sendo a do bem e a outra do mal,conforme concorde ou não com as decisões.Acredito que além de técnicos de futebol osduzentos milhões de brasileiros também sãoMinistros do STF.

Não posso deixar de comentar que um líder dadimensão de Lula, jamais devia ter dito: “... Nóscontra eles...”. Pois quem são os nós e quem sãoos eles? Gerou mais agressividade num momen-to em que ela já é tão constante. Encerro afirman-do sem ser uma profecia, pois não tenho o míni-mo necessário para fazê-lo, que o Século XXI é oSéculo da Metanoia (Transformação acelerada), istoé, há uma transformação acontecendo só não seise para o bem ou para o mal.

* [email protected]

Faetec: inscrições para cursosgratuitos entram na reta final

CCCCCRRRRRONOGRAMAONOGRAMAONOGRAMAONOGRAMAONOGRAMA|Prazo vai só até esta quinta-feira, dia 10

Especialista analisa impactoda BNCC no ensino de Matemática

AAAAANÁLISENÁLISENÁLISENÁLISENÁLISE | Para educador, base fortalece aprendizagem significativa

Presidente da OAB Niteróirecebe quatro condecorações

AAAAATUAÇÃOTUAÇÃOTUAÇÃOTUAÇÃOTUAÇÃO | | | | | Homenagem foi por serviços prestados à sociedade

O presidente da OAB Niterói,Antonio José Barbosa da Silva, re-cebeu quatro condecorações daOrganização Mundial dos Defen-sores dos Direitos Humanos.Uma delas é a Comenda Interna-cional Diplomata Ruy Barbosa “OÁguia de Haia”, que concede aoagraciado o título honorífico deComendador da Justiça de Paz,em reconhecimento à formaçãoacadêmica e aos relevantes ser-viços prestados à sociedade.

As outras três honrarias recebidasforam as de Embaixador da Paz,Doutor Honoris Causa em DireitosHumanos, Paladino da Justiça dePaz. A Organização Mundial dosDefensores dos Direitos Humanostem entre seus objetivos, realizartrabalhos humanitários pela pazuniversal e pelo bem-estar sociale familiar, a preservação do meioambiente, o combate à corrupção,cuidado aos menos favorecidos nasociedade e amparo aos portado-res de necessidades especiais. Ainstituição é inscrita na Organiza-ção das Nações Unidas (ONU). Antonio José foi homenageado por atuação em defesa dos direitos humanos

Oferta é de 31 vagas.Ambos os sexos. Bastater o ensino médio paraparticipar do vestibular

As inscrições no Exame Nacio-nal do Ensino Médio (Enem 2018)já encontram-se abertas e o prazovai até o próximo dia 18. Foramfeitas poucas mudanças em rela-ção ao ano passado mas, mesmoassim, é preciso ficar atento.

Todo o procedimento continuaa ser feito pela internet, na páginado Enem. Após o preenchimentodo formulário de inscrição, serápreciso imprimir uma guia de re-colhimento para pagar a taxa, novalor de R$82, até dia 23 de maio.

Assim como no ano passado, asprovas ocorrerão em dois domin-gos consecutivos. Elas serão apli-cadas em novembro, nos dias 4(questões de Linguagens e Ciên-cias Humanas, além da redação)e 11 (itens de Matemática e Ciên-cias da Natureza).

A duração será de cinco horas emeia no primeiro dia e de cincohoras, no segundo. A nota do Enemé como critério para o candidato

conquistar uma vaga em univer-sidade pública pelo Sistema deSeleção Unificada (Sisu). A pon-tuação também vale para conse-guir uma bolsa de estudos em ins-tituições de ensino superior priva-das, por meio do Programa Uni-versidade para Todos (ProUni) e

uma linha de crédito no Fies, quefinancia mensalidades em cursossuperiores na rede privada. Con-fira, no quadro acima, cinco di-cas para fazer a inscrição:

1 O Enem 2017 envolveu mais de seis milhões de inscrições. Porisso, não deixe para se inscrever no fim do prazo, quando a procuracostuma ser maior.

2 Uma das novidades é que, nessa edição, os pedidos de isenção detaxa tiveram de ser apresentados antes do início das inscrições. O re-sultado já foi divulgado e quem foi isento ainda precisa acessar o sitedo MEC e preencher o formulário online. O simples fato de ter a isençãoaceita não significa que o candidato já está inscrito.

3 Pessoas com deficiência devem informar isto na inscrição para quepossam ter condições diferenciadas (prova ampliada, prova em libras,etc) para responder as questões. É preciso ter atenção pois há neces-sidade de enviar laudos que comprovem a deficiência.

4 Aqueles que quiserem se identificados pelo nome social só precisa-rão informar isso após as inscrições. Esse período vai de 28 de maioa 3 de junho.

5 É preciso ter atenção na hora de escolher a cidade em que o can-didato fará a prova o final do prazo de inscrições, essa informação nãopoderá ser alterada. O mesmo vale para a língua estrangeira da provade Linguagens.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

DIVULG

AÇÃO / O

AB NITERÓ

I

Quem deseja se qualificarpara aumentar suas chances deconseguir um emprego ou atémesmo ser promovido ondetrabalha tem uma boa oportu-nidade nos cursos formaçãoinicial continuada da Funda-ção de Apoio à Escola Técnicado Rio de Janeiro (Faetec-RJ).Mas, é preciso estar atento, poiso prazo para se candidatar auma vaga vai só até esta quin-ta-feira, dia 10.

A Fundação havia noticiado,inicialmente, que a oferta era deaproximadamente 19 mil vagas.No entanto, a informação foicorrigida e o quantitativo é de

9.599 vagas, distribuídas por 34cursos, todos gratuitos, em 74unidades de ensino.

Também não é preciso pagarnada para se inscrever. Bastaacessar o site da Faetec-RJ e pre-encher um formulário online eescolher o curso e unidadade deensino. O processo seletivo temexigência de idade mínima, quevaria de 15 a 18 anos, dependen-do do curso.

Além disso, há requisito deformação. Há oportunidadespara quem possui ensino funda-mental incompleto, fundamen-tal completo e ensino médio in-completo. Em alguns casos, pode

haver exigência de diploma decurso específico e, até mesmo,experiência na área.

A ocupação das vagas será porsorteio público, marcado para odia 11 de maio. Os sorteadosdeverão fazer a matrícula nasunidades para as quais se inscre-veram entre os dias 14 e 19 se-guintes. Entre os dias 21 e 30 demaio, ocorrerá o reaproveita-mento para vagas que sobrarem.As aulas começarão em 28 demaio e os cursos terão duraçãode 10 semanas.

SERVIÇOwww.faetec.rj.gov.br

O Brasil já tem, em vigor, umabase nacional comum curricularpara o ensino fundamental. Já oensino médio, um documentocom o mesmo objetivo está emdiscussão no Conselho Nacionalde Educação (CNE), para estabe-lecer diretrizes básicas para pau-tar o ensino em todo o país.

Pela texto da BNCC, Matemáti-ca é uma das matérias que farãoparte de todos os anos do ensinomédio e o currículo, assim como ode outras disciplinas, será organi-zado por competências e habilida-des. Cristiano Muniz, professor daUniversidade de Brasília (UnB),acredita que esta perspectiva vai in-

centivar nas escolas o trabalho comuma Matemática significativa, quebusque gerar sentido para o conhe-cimento adquirido.

O especialista diz ainda que ametodologia proposta pela BNCCtraz a reflexão sobre não trabalhara Matemática como algo abstra-to, mas sim como elemento deprodução cultural. “Não se tratamais de memorizar fórmulas semsaber para que vêm esses concei-tos”, ressaltou Cristiano Muniz, emevento do Grupo de Trabalho (GT)de Matemática da Rede Sagrado2018, realizado no Colégio Sagra-do Coração de Maria do Rio.

Essa nova perspectiva a partir

da BNCC já é contemplada peloEnem, que, segundo o especialis-ta, possui questões profundamen-te estruturadas nos contextossocioculturais e áreas de conhe-cimento que se articulam. Segun-do a coordenadora pedagógica doEnsino Médio do Colégio Sagra-do Coração de Maria do Rio deJaneiro, Fernanda Hespanhol, aprática de contextualizar a Mate-mática de forma significativa jáfaz parte da diretriz de ensino doColégio Sagrado Coração deMaria. “Trabalhamos com ativi-dades práticas dentro e fora desala de aula, e de diferentes for-mas”, salientou a coordenadora.

Com alteração no cronograma,o concurso de admissão à EscolaNaval já recebe inscrições. Apósretificação divulgada no 2, o pra-zo para participar, que acabaria em8 de junho, agora vai até dia 11.

A oferta é de 31 vagas. Dessetotal, 19 são para homens e 12para mulheres. Uma das exigên-cias é ter o ensino médio com-pleto, mas, como o diploma sóé exigido na matrícula, no iníciode janeiro, quem tiver condiçõesde concluir essa formação até ofinal de 2018 pode concorrer.

Aqueles que conquistaremuma das vagas ingressam no

curso de formação de oficiais,que tem quatro anos de dura-ção. Os que concluírem a for-mação com aproveitamento re-ceberão diploma de graduaçãoem Ciências Navais e ingressa-rão no posto de primeiro-tenen-te, que, atualmente, tem remu-neração bruta inicial deR$10.524 mensais.

Para fazer a inscrição, é pre-ciso acessar o site da Marinha epreencher o cadastro online. Oúltimo passo é imprimir umboleto para pagar a taxa de ins-crição no valor de R$100. Tam-bém é possível fazer a inscriçãoem um dos postos de atendimen-to presencial da Marinha.

Outra exigência é o limite deidade: ter 18 anos completos emenos de 23 anos até 1º de ja-neiro de 2019. Além disso, os

candidatos devem ser brasilei-ros natos, não devem ser casa-dos, além de outros requisitos,que podem ser consultados noedital, disponível na FOLHADIRIGIDA Online.

A primeira fase é uma provaque será aplicada em dois dias,que ainda serão divulgados. Noprimeiro, serão aplicadas ques-tões de Matemática e Física e, nosegundo, de Português, Inglês,além de uma redação.

As etapas seguintes são: testede aptidão física, inspeção desaúde, avaliação psicológica, ve-rificação de dados biográficos eanálise de documentos. Classi-ficados farão o curso de forma-ção no Rio de Janeiro.

SERVIÇOwww.marinha.mar.mil.br

SERVIÇOwww.enem.inep.gov.br

Recommended