Hábitos Saudáveis Na semana de 15 a 19 de outubro, os formandos do Ensino Recorrente da EB1/PE do Estreito de Câmara de Lobos desenvolveram atividades na sala de aula, relacionadas com os hábitos de vida saudáveis, onde dialogaram sobre os alimentos que devem consumir e os que têm de ser evitados. Aprenderam, do mesmo modo, a compor um prato de uma forma correta e ficaram sensibilizados para a prática de exercício físico, de modo a viverem de uma forma mais saudável. No dia 17 de outubro de 2012, conjuntamente com as escolas da Vargem e do Covão, realizaram uma visita de estudo à Madalena do Mar e à Calheta. Esta iniciativa foi desenvolvida, tendo como objetivo principal, sensibilizar os alunos para a prática do exercício físico e para a realização de uma alimentação saudável. Desse modo, participaram numa aula de Qi gong e realizaram um piquenique saudável.

Jornal do Recorrente

DESCRIPTION

Jornal do ensino recorrente do 1º Periodo - 2012-2013

Page 1: Jornal do Recorrente

Hábitos Saudáveis

Page 2: Jornal do Recorrente

Pão-por-Deus

No dia 31 de outubro, os formandos do Ensino Recorrente festejaram o Pão – Por – Deus, na Eb1/PE do Estreito de Câmara de Lobos.

Para promover a convivência entre formandos e professores, decidiram em grupo fazer um convívio entre todos, ficando cada um responsável por trazer os frutos típicos do outono.

Para além do debate que houve na turma sobre a importância deste dia, desenvolveram alguns trabalhos como leitura e exploração de textos, criação de quadras e trabalhos na área da expressão plástica.

Page 3: Jornal do Recorrente

São Martinho

No dia 8 de novembro, comemorou-se o São Martinho. Após abordagem à lenda, aos provérbios e às tradições associadas a esta festividade, os formandos quiseram realizar um almoço para partilharem e conviverem. Cada um ficou responsável por trazer os ingredientes necessários e, desse modo, realizaram o almoço com a presença da senhora diretora e subdiretora, assim como os professores das turmas do recorrente.

Page 4: Jornal do Recorrente

Visita ao Parque Temático e ao Concelho de Santana

No dia 20 de novembro de 2012, os formandos do Ensino Recorrente da E.B1/P.E. do Estreito de Câmara de Lobos, da Vargem e do Covão, realizaram uma visita ao Parque Temático da Madeira e conheceram aquela localidade. Um grupo visitou o Parque Temático e conheceu alguns aspetos relativos à história, património e artesanato da Madeira. Outro grupo de formandos realizou uma caminhada nas Queimadas e, em seguida, conheceu as casas características, a igreja e a vila de Santana.

Page 5: Jornal do Recorrente

Visita ao Parque Temático e ao Concelho de Santana

No dia 20 de novembro, fui a uma visita de estudo a Santana. Saímos da escola pelas 09:00 e fomos buscar as outras turmas que eram da Escola da Vargem e do Covão. Parámos em Machico para bebermos um cafezinho com a professora Andreia e com os outros alunos. Depois demos uma volta até às 10h30 e, em seguida, entrámos no autocarro e fomos para Santana. Parámos primeiro no Parque Temático da Madeira, depois fomos ver as casinhas de Santana.

Nas Queimadas tirei umas fotos com as minhas amigas e com o resto do grupo. Mais tarde fomos fazer uma caminhada. Eu queria ir até ao final para ver os animais, que eram porquinhos, patos, coelhos... Como estava quase a chegar a nossa hora de almoço, fomos até ao centro, onde almoçámos.

De seguida visitamos a igreja de Santana, que era linda. Depois fomos a umas casinhas típicas daquela localidade e vimos muitas coisas lindíssimas. Seguidamente tirámos umas fotos com chapéus, cestos de flores e a roupa do bailinho da Madeira. Depois fomos dar uma volta até às 16h00 para irmos embora.

Esta foi a primeira vez que fui a Santana e gostei muito, porque diverti-me. Foi um dia muito bem passado e que queremos repetir. Foi um prazer ir nesta visita de estudo, foi um dia em grande e nunca esperava ir até Santana.

Fátima Maria Agrela

Page 6: Jornal do Recorrente

Visita ao Parque Temático

No dia 20 de novembro, fomos ao Parque Temático da Madeira.

Eu gostei muito, os dois grupos que nos acompanharam da Escola da Vargem e do Covão, eram muito unidos e divertimo-nos muito.

Andámos de barco, de comboio e vimos todas as tradições de antigamente.

Era tudo agradável lá dentro. É um parque muito grande que dá para passar um dia alegre. Lá há muitas flores e muita música nos jardins, o que animava.

Todos nós esperamos outro dia para lá voltar e fomos muito bem recebidos.

Quem andava ali dentro, não pensava muito na vida que já é amarga.

Obrigado aos nossos Professores das alegrias que nos dão.

Maria Lurdes Figueira Camacho

Page 7: Jornal do Recorrente

Visita ao Curral das Freiras

No dia 3 de dezembro, pelas 9

horas, alguns alunos da turma do Ensino Recorrente da Escola do

Estreito de Câmara de Lobos, deslocaram-se ao Curral das Freiras,

num autocarro da Câmara de Câmara de Lobos, acompanhando as

turmas do Ensino Recorrente das Escolas da Vargem, do Covão e da

Santa Casa da Misericórdia do Funchal.

Houve uma paragem inicial, na Eira do Serrado, para visitar o

miradouro face ao Curral das Freiras.

Em seguida, houve espaço para dar um passeio pela freguesia

do Curral das Freiras, visitando-se a igreja local.

Logo depois deslocaram-se à casa do povo para almoçarem. O

almoço foi bem apreciado por todos, sendo o serviço simpático e a

refeição muito bem confecionada, havendo direito a sobremesa - o

pudim de castanha típico da zona.

Após o convívio – almoço, os alunos e os professores dirigiram-se à

cozinha da Casa do Povo, para se procederem à confeção das Broas

de Castanha e de Mel - atividade principal da visita. As Broas, depois

de confecionadas, foram distribuídas pelos alunos.

Page 8: Jornal do Recorrente

Texto elaborado por uma formanda

Visita de Estudo ao Curral das FreirasFizemos uma visita de estudo ao Curral das Freiras no dia 3 de

dezembro. Saímos pelas 9 horas da escola em direção à Escola da Vargem e à Escola do Covão para entrarem mais alguns alunos.

Fomos no autocarro da Câmara Municipal acompanhados com dois professores, Bruno e Andreia. Passámos em muitas estradas e parámos para tomar café na Eira do Serrado, onde tinha uma grande loja com muitos artigos da madeira para vender. Depois subimos uns degraus rumo ao miradouro com grande altitude, onde se via ao fundo muitas casas todas juntinhas. Estava muito frio, mas fizeram uma grande roda e cantaram. Foi uma grande festa.

Depois descemos, entrámos num grande túnel em direção ao Curral e parámos para passear em algumas lojas e restaurantes. Por fim chegou a hora do almoço, sendo este na casa do povo. Comemos arroz, salada de alface, tomate e pepino, com perninha de frango e uma boa sobremesa de pudim de castanha. Descansámos um pouco e, logo de seguida, fomos à cozinha amassar broas de mel e algumas de limão.

Saímos de lá por volta das 15 horas com regresso ao Estreito, onde chegámos por volta das 16h30.

Foi um passeio espetacular onde correu tudo bem.

Conceição Henriques

Page 9: Jornal do Recorrente

Natal

No dia 5 de dezembro, os formandos do Ensino Recorrente da E.B.1/P.E. do Estreito de Câmara de Lobos, iniciaram os preparativos para a grande festa que é o Natal. Na sala, abordaram as tradições características da época através da leitura e exploração de textos e realização de pesquisas na internet de imagens e textos relacionados com o tema. Os formandos manifestaram grande interesse na abordagem a este tema, uma vez que puderam recordar as tradições natalícias, algumas delas já extintas e outras que ainda mantêm.

As turmas do recorrente da nossa escola ficaram responsáveis pela montagem do pinheiro e presépio. Para a realização dessa atividade, começou-se por pintar sacos de papel e trazer os elementos característicos do presépio madeirense: figuras, cabrinhas, heras, musgo… Depois de reunido todo o material necessário, iniciaram-se os trabalhos que obteve um resultado muito positivo e apreciado por toda a comunidade educativa.

Ainda no âmbito desta época festiva, os formandos estão a ensaiar para participarem na festa de Natal da escola, como personagens no ato de natal e na organização de uma romagem que irá finalizar o espetáculo.

Page 10: Jornal do Recorrente

Projeto Eco Escolas – Horta Biológica

No âmbito do projeto Eco Escolas, as turmas do Ensino Recorrente da E.B.1/P:E. do Estreito de Câmara de Lobos ficaram responsáveis pelo cultivo e manutenção da horta biológica.

No 1ºperíodo procederam à limpeza da horta e plantação de alfaces, batatas, pimentão, feijão, cebola, couves e algumas ervas aromáticas. É um trabalho que desperta grande interesse por parte dos formandos, no qual há um grande envolvimento.