32
Depois de anos de luta da Comunidade, do Jornal do Cambuci e Aclimação e do vereador Dalton Silvano, finalmente começaram as obras para a construção da Unidade Básica de Saúde do Bairro. Página 5. 16/10 a 22/10/2015 ANO 35 / Nº 1.452 SÃO PAULO DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DIRETOR RESPONSÁVEL: ROBERTO CASSEB www.jornaldocambucieaclimacao.com [email protected] PARABÉNS COMUNIDADE VITÓRIA A NOVA UBS ESTÁ CHEGANDO Na foto vistoriando o terreno, Dalton Silvano com a planta na mão, o conselheiro da Saúde, Alvaro, o engenheiro da empresa, Sami e o usuário Carlão.

Jornal Ed.1452

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: Jornal Ed.1452

Depois de anos de luta da Comunidade, do Jornal do Cambuci e Aclimação e do vereador Dalton Silvano, fi nalmente começaram as obras para a construção da Unidade Básica de Saúde do Bairro. Página 5.

16/10 a 22/10/2015ANO 35 / Nº 1.452 SÃO PAULO

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DIRETOR RESPONSÁVEL: ROBERTO CASSEB www.jornaldocambucieaclimacao.com [email protected]

PARABÉNS COMUNIDADE

V I T Ó R I A A N O V A U B S

ESTÁ CHEGANDONa foto vistoriando o terreno, Dalton Silvano com a planta na mão,

o conselheiro da Saúde, Alvaro, o engenheiro da empresa, Sami e o usuário Carlão.

Page 2: Jornal Ed.1452

2 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

De Olho em BrasíliaNotas

Utilidade Pública

Homenagem

Mirna Leandro Ribeiro de Castro Editora e Jornalista Responsável (1981 - 2001)

Publicação: Editora Cambuci LTDA.Diretor e Jornalista Responsável: Roberto Casseb - MTb 31.691.Assessor Jurídico: Antonio Mário Pinheiro Sobreira.Rua Senador Carlos Teixeira de Carvalho, 439 - Cambuci CEP 01535-01 0 - São Paulo - Telefax (0xx11) 3341-2511 / 2157-1352 Foto: Célio SilvaImpressão: Diário de S.Paulo - Divisão GráficaCirculação: Aclimação, Cambuci, Jardim da Glória, Paraíso, Vila Monumento, Vila Mariana e Liberdade.

Tiragem: 30 mil exemplares distribuídos gratuitamente Parceria Rede Bom Dia, Diário de S.Paulo e Jornal do Cambuci & Aclimação

Não nos responsabilizamos pelo teor de artigos assinados, podendo ou não concordar com eles, e nem pelo conteúdo dos anúncios publicitários.

DNA udenistaNo tempo do avô do mané do boteco da esquina exis-

tiu no Brasil um partido chamado UDN (União Democrática Nacional).

No curto período democrático que o país vivenciou após a deposição de Vargas em 1946 e até o golpe de 1964, a UDN era uma das três principais legendas do cenário polí-tico do país. Os outros dois eram PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e o PSD (Partido Social Democrático), criados pelo próprio Vargas.

Claramente antigetulista, a UDN foi a fina flor da chamada direita brasileira naqueles anos pré-regime militar. Defensor do liberalismo econômico e com um discurso mar-cadamente moralista, a UDN seduziu expressivas parcelas da classe média urbana. O jornalista Carlos Lacerda foi uma de suas principais lideranças.

As patrulhas de esquerda da época tinham verdadeiro ódio dos udenistas. Muitos enxergavam que por trás de todo aquele discurso em prol da moral e bons costumes escamo-teavam interesses escusos. Os mais paranoicos achavam que eles eram aliados do imperialismo ianque.

Mas o grande problema da UDN é que eles não tinham “fair-play”. Nas eleições eram constantemente surrados pelo binômio PTB-PSD. E assim que se apuravam os resultados das urnas começavam com a ladainha dizendo que havia fraudes nos pleitos (o que tinham lá certa razão).

Faziam mais do que isso, contudo. Cansados de perder sempre resolveram um dia bater na porta dos quartéis, pe-dindo que os militares “botassem ordem no país”. Ou seja, conspiravam abertamente quando o status quo teimava em não mudar (em favor deles).

Passado mais de cinquenta o PSDB (ou pelo menos parte dele) parece adotar os mesmos vícios da velha UDN. Inconformados de não conseguirem quebrar a hegemonia lulopetista, procuram agora os mais variados motivos para impichar dona Dilma. Afinal, despudoradamente, mante-ram até o último instante uma aliança com o boquirroto Eduardo Cunha, que não uma mas quatro contas na Suíça.

Saudades de Mário Covas.Keynes explica?Na crise de 2008 o presidente Barack Obama teve que

pedir autorização do Congresso norte-americano para aumentar o déficit fiscal e assim socorrer as corretoras que especularam com o subprime. Aqui no Brasil dona Dilma, para evitar cortes nos programas sociais, faz a mesma coisa e o mundo cai de pau.

Rogério Itokazu

CartasA ESCOLA ESTADUAL OSCAR THOMPSON - passou a integrar no ano de 2015 o Programa de Ensino Integral da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, com o seguimento Ensino Fundamental Anos Finais 6º ao 9º Ano. Os interessados podem procurar a secretaria da escola para maiores informações para o ano letivo de 2016, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h

BINGO BENEFICENTE DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES - que se realizará no dia 9 de novembro, segunda-feira, às 13h30 no salão da igreja. Rua do Fico nº 100. Os convites estão á venda na secretaria da igreja.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS – Festa da Padroeira, dia 22 de outubro , missa de louvor a Nossa Senhora dos Remédios às 9 hs/ 15hs/ 18hs/ 19hs + procissão; quermesse todos finais de semana de outubro nos dias 3, 4, 10, 11, 17, 18, 24, 25 e 31 a partir das 18hs às 23hs, comidas típicas. Rua Tenente Azevedo, 182. F: 3209-3636

VOCÊ ESTÁ GRÁVIDA? - Quer aprender a cuidar do seu bebê? Então assista seis aulas e ganhe um enxovalzinho e uma pequena cesta básica. Rua Espírita, 116, toda quarta feira às 14 hs

LICEU ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO 2016 - O prazo vai até 08 de novembro. São dois cursos: Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio (gratuito) e Ensino Médio regular (pago e com bolsa de estudo integral).No Ensino Técnico são três cursos: Edificações, Eletrônica e Multimídia.O Processo Seletivo 2016 será organizado e realizado pela Fundação para o Vestibular da UNESP – VUNESP. A prova será realizada no dia 29/11, domingo, das 14h às 18h. Os resultados serão divulgados no dia 17/12. Inscrições via Internet www.vunesp.com.br www.liceuescola.com.br

DOAÇÃO DA NOTA FISCAL PAULISTA - A AMA está reativando a campanha para pedir doação de “Nota Fiscal Paulista” sem CPF. Todos estão convidados a recolher notas e doá-las à AMA, mas estamos principalmente tentando a ajuda dos lojistas de nosso entorno. Com o apoio de mães voluntárias, vamos pedir a colaboração de comerciantes e clientes do Largo do Cambuci e proximidades, aproveitando para convidar a todos a agendar uma visita para conhecer o nosso trabalho. Estamos muito esperançosos, pois o comercio no bairro do Cambuci é muito bem sucedido por ser variado, receber muito bem os clientes e ter preços atrativos. A doação da “Nota Fiscal Paulista” sem CPF, não custa absolutamente nada a quem a faz e se conseguirmos arrecadar em grande escala, poderemos até resolver a maior parte de nossos problemas financeiros atuais

Balneário do CambuciPrezado Roberto. Quero parabenizar a equipe do

Balneário do Cambuci que tem feito um trabalho maravil-hoso. Meus netos frequentam a piscina e estão adorando o Toboágua.

Lurdes F. Almeida

Sr. Roberto,O Balneário está muito bom. Só falta a cobertura da

quadra. Existe uma previsão para isso acontecer?

Carlos Pereira Filho

N.R. Fomos informados que está nos planos da Secretaria, mas ainda não tem uma data para isso acontecer.

Trânsito na cidadeSr. editor. Sou italiano e vivi muito tempo em várias

cidades européias por causa do trabalho. Há 15 anos vim para o Brasil e decidi ficar em definitivo.

Tenho lido muitas críticas sobre a diminuição da ve-locidade dos veículos. Nas cidades que morei todas tem um limite baixo de velocidade com a intenção de diminuir acidentes e o trânsito. Deu certo. Li em um jornal diário que os acidentes diminuiram quase 20% nos últimos 3 meses. A vida deve ser valorizada.

Porém, para tudo funcionar como se deve as autoridades deveriam promover uma campanha de educação no trânsito. Parabéns pelo Jornal.

Roberto Benedetto Filho

Plínio MarcosPrezado Roberto. Li seu artigo sobre o ator e drama-

turgo Plínio Marcos. Fiquei feliz do Jornal ter lembrado dessa figura marivilhosa da cultura de rua brasileira. O que escreveu e produziu continua atual e sua contribuição para as artes será eterna.

Antonio Carlos Ramos

Amanhã, dia 17 de outubro quando der meia noite todos os relógios devem ser aumentados

em uma hora. É o novo horário de verão.Essa medida visa a economia de energia elétrica

aproveitando melhor a luz do dia. Nos anos anteri-ores essa economia variou de 4% a 5%.

Para muitos essa mudança de horário é benéfica porque deixa o dia mais longo. É a oportunidade de ter um pouco de lazer após o trabalho.

A Associação de Preservação do Cambuci e Vila Deodoro vem manifestar seu pesar e sua solida-

riedade à família, aos amigos e admiradores de seu diretor secretário, Marassoré Roberto Moregola, que faleceu no dia 3 de outubro de 2015.

Fundador da associação, membro do CONSEG , Marassoré foi um amigo do bairro do Cambuci, participando de inúmeras atividades a favor de nossa comunidade sempre com espírito de partilha e alegria. Que sua memória seja sempre preservada e viva em nós.

A Diretoria

Horário de verão começa no sábado

Associação de Preservação do Cambuci

Page 3: Jornal Ed.1452

3CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

Editorial Debate Social

Bairro

Jornal do Cambuci & Aclimação - 3SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Debate Regional

Roberto Casseb: Contatos para esta seção podem ser feitos pelo e-mail: [email protected]

Memória

Depois de mais de um ano sem poder cami-

nhar direito fui ao Parque da Aclimação no domingo acom-panhado de minha caçula.

O andar, para quem corria quase diariamente por lá, já foi uma alegria enorme. Encontrei alguns amigos, as-sisti um pouco de futebol no campo, mas sobretudo olhei o Parque.

Lembrei-me dos pedali-nhos e barquinhos que ha-viam por lá. Dos peixinhos e girinos que insistíamos em levar para casa e colocar numa bacia. Do pequeno cais, onde pelo menos uma vez aconteceu uma competição de miniaturas de barcos que se moviam por controle remo-to. Da luta pelo Tombamento e pela despoluição do lago. Das dezenas de shows que o Jornal promoveu na Concha Acústica. Do dia que o lago esvaziou e das 33 corridas in-fantis que o Chico comandou.

Passou um filme e a cer-teza de que aquele pedaço de verde faz parte, não só da minha, mas da vida de milha-res de pessoas que encontram paz de espírito simplesmente por estarem lá.

Vi o cercado novo que colocaram para proteger o jardim ao lado do busto de Carlos Botelho, alguns patos e marrecos passeando e crian-ças jogando bola na margem

Passeio no Parque

do lago, onde a três ou quatro anos tinha muita água.

Fora o pedaço do Parque que fica isolado do outro lado da Rua Pedra Azul, essa di-minuição do tamanho do lago me incomoda bastante. São duas questões que o poder público precisava resolver.

Estou ciente que se trata de uma prevenção contra chuvas fortes para reduzir à possibilidade de encher de água as ruas vizinhas, entre-tanto visualmente preferia o lago mais cheio. Talvez um trabalho de engenharia pu-desse resolver esse problema evitando a transformação do lago em um piscinão.

Apesar dessas reflexões e das boas lembranças o que me trouxe mais alegria foi poder caminhar e transpi-rar. Sentir um passo depois do outro e ouvir de minha caçula: “Pai vamos sentar um pouco. Estou cansada de andar...”.

Bom final de semana. Nos vemos no Parque.

13 anosEssa semana dia 5 comple-

tou 13 anos da passagem da Jornalista Mirna Leandro de Castro. Foi uma grande perda para o jornalismo comu-nitário, mas sobre tudo, para o trabalho na comunidade nas suas lutas e reivindicações.

Mirna foi pioneira no de-senvolvimento de um jorna-lismo integrado envolvendo pessoas, entidades e poder público.

Sua sensibilidade como militante social percebeu a importância de lutar pelo Tombamento do Parque da Aclimação em 1983, como forma de preservar as áreas verdes urbanas. A questão ambiental estava engatinhan-do, e começou a ter alguma importância naquela época.

Não se conformava com in-justiças e foi uma crítica con-tundente à Ditadura Militar. Entendia que a democracia era o melhor caminho para a humanidade. Foi dela a ideia de colocar na capa do Jornal do Cambuci, na metade dos anos 80, uma foto de três crianças negras comemorando o Dia das Crianças.

Essa capa teve repercussão enorme e algumas senhoras vieram até a sede do Jornal para reclamar. Uma chegou a esbravejar: “Como vocês colo-cam três negrinhos na capa do Jornal? Não vou ler mais essa porcaria”. A Mirna na maior calma respondeu: “Que bom. Pessoas como a senhora não deveriam ler nosso Jornal. Está nos fazendo um grande favor. Muito obrigada”.

Suas iniciativas eram mui-to bem pensadas e dificilmente

entrava numa luta para per-der. Sempre comentava: “O Jornal tem que ser necessá-rio na vida das pessoas. É dessa forma que vale a pena trabalhar”.

Nessa linha não descansou até o Cambuci receber uma Creche Municipal (Creche Silvia Covas). Vivia “ator-mentando” o Administrador Regional da Sé, Sr.Vitor David, para atender os pedidos do bairro relativos às enchentes, reforma de Praças, e melhorias em geral. E foi assim com todos os outros Administradores que passaram por lá.

Além de ser uma ótima profissional foi uma excelente mãe, filha e esposa. Ficou a saudade de amigos e parentes, mas a certeza que a passagem dela por aqui foi de total êxito em sua missão.

RC

Uma sociedade organizada precisa ter em sua base

Comunidades organizadas. São as chamadas Entidades Soc ia is e Fi la nt rópicas, Conselhos, Associações de Moradores, etc.

Aqui em nossa região pos-suímos diversas entidades com várias frentes de atendi-mento e intervenções sociais, mas que ainda reúnem poucos voluntários. Muito mais gente poderia participar e ajudar.

Recentemente tive opor-tunidade de fazer uma pa-lestra em uma Faculdade falando de Organização Civil e Participação. Fiquei desaponta-do. Em um universo de mais de 200 alunos de pós graduação, apenas dois levantaram a mão quando perguntei quem par-ticipava de alguma entidade.

São jovens que fazem parte de uma geração menos inte-ressada em trabalhos e ação comunitária. Tendem ao in-dividualismo. Esse fenômeno tem relação com o crescimento de uma classe média mais con-servadora e que coloca como

prioridade de vida o sucesso financeiro. Faz parte, mas não é o principal.

Nesse contexto encontra-mos também aquelas figu-ras que reclamam de tudo. Desinformadas, acham que estão certas e tentam trans-formar uma mentira, muitas vezes nem sabem que é uma mentira, em verdade. Tem como prática se abster de par-ticipar sempre com a mesma desculpa, “Não tenho tempo”. Mas criticam e fazem fofocas com muita expertise.

Para melhorarmos a quali-dade de vida da nossa região precisamos agir ocupando espaços como o Balneário do Cambuci, Parque da Aclimação, Praças e Ruas.

Se a população não se apro-pria desses espaços, alguém vai ocupá-los e fazer deles coisas do seu interesse pessoal. É a eterna luta por território.

Temos exemplos do que acontece no Rio de Janeiro. O Exército e a Polícia Militar pre-cisaram ocupar território que estava na mão do tráfico. Todos

Roberto Casseb: Contatos para esta seção podem ser feitos pelo e-mail: [email protected]

viram na TV. Isso não ocorre só em grandes áreas como no Rio. Uma quadra esportiva, uma praça, uma rua, também são espaços que precisam da presença da população, das famílias, das crianças.

Através de entidades so-ciais e organizações civis, uma comunidade organizada conquista territórios e ajuda a melhorar a vida das pessoas. Temos grande parcela de contribuição para colocar em prática a justiça social e uma vida melhor.

Bom final de semana

Crise política Participar e ajudarO clima de embate entre o Governo Dilma e a oposição

tem preocupado o cidadão comum. Somos surpreendidos diariamente por notícias “Bombásticas” emitidas pela imprensa diária e revistas semanais. Algumas dessas

notícias se mostram mentirosas, o que tem causado uma série de processos contra veículos de comunicação.

Evidente que existe uma disputa pelo poder e a oposição tem tentado de todas as formas achar um motivo

para pedir o impeachment da Presidenta. Essa briga política alimenta e aumenta a crise econômica causando

insegurança a investidores e população.A descoberta de que o Presidente da Câmara,

Eduardo Cunha, tem contas na Suíça e que sua esposa esbanjou fortuna em cartão de crédito,

colocou mais tempero nessa disputa.O Supremo Tribunal Federal aceitou pedido feito pelo

Governo de impedir que a Câmara decida por maioria simples os pedidos de afastamento de Dilma. Conforme a interpretação dos Juízes somente uma maioria de 2/3 mais 1 tem o poder dessa decisão.

Deputados de vários partidos assinaram o pedido de afastamento de Cunha e perda de mandato por

falta de decoro, após surgirem as contas na Suíça.Com esses fatos novos o Governo ganhou fôlego

e após a Reforma Ministerial quer voltar a governar com menos turbulência.

O que traz dúvidas sobre o pedido de impeachment da Presidenta por setores da oposição, é o fato dos principais líderes desse movimento terem uma série de processos e denúncias de corrupção em seus nomes. Isso evidencia

que essa disputa visa apenas o poder sem a preocupação das consequências negativas ao país.

Cabe à população julgar melhor e com mais profundidade os fatos sem se deixar levar por discursos

e notícias que não expressam a verdade.

Acontece na próxima segunda feira, dia 19 de Outubro a reu-

nião mensal do Conseg Cambuci/Vila Monumento. A diretoria do Conselho convoca os munícipes a comparecerem no salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Glória da Paróquia São Joaquim, locali-zada na Avenida Lacerda Franco, número 02. A reunião terá início às 19h30 e contará com a pre-sença do delegado titular do 6º

Reunião do Conseg CambuciDP, do comandante da 2ª Cia, GCM, Ilume e representantes das Subprefeituras da Sé, Vila Mariana e Ipiranga, que ouvirão as solicitações da comunidade, que envolvem problemas de segurança e questões administrativas. A par-ticipação da comunidade é muito importante. Cidadania acima de tudo. Difunda está ideia, pois quem ganha é você! www.conseg.sp.gov.br

Page 4: Jornal Ed.1452

4 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

Notícias do Balneário

Muitas atividades dia 12 de outubrono Balneário do Cambuci

Mais de 600 pessoas passaram pelo Balneário do Cambuci no Dia

das Crianças. A piscina ficou com muita gente o dia todo enquanto as atividades do Galpão, Brinquedoteca e Quadra Poliesportiva aconteceram normalmente.

Às 9h00 a Professora Ana Paula convidou os pais para uma aula de Macroginástica. Em seguida cerca de 70 crianças participaram da oficina de Ginástica Artística onde puderam aprender algumas técnicas de salto e cambalhota. Para relaxar todos foram para a piscina participar de uma gincana aquática.

O calor estava forte e a piscina come-çou a receber famílias e a fila do Toboágua começou a ficar enorme.

Enquanto isso, o Professor Vieira do Karatê, realizava no Galpão uma apre-sentação com mais de 40 alunos. Todos foram homenageados pelo desempenho em treinos e competições e receberam diplomas e alguns medalhas. A intenção dessa aula aberta foi a de atrair mais jo-vens para conhecerem as Artes Marciais.

A equipe do Professor Vieira está se preparando para o Campeonato Paulista e com chances de classificar atletas para o Campeonato Brasileiro.

Às 11h30 a Brinquedoteca foi reaber-ta após meses fechada para reorganização do espaço e recuperação dos brinquedos. A atividade foi organizada pelo Professor e Artista Plástico Luis Castañon que deu dicas de pinturas para cerca de 40

pessoas entre crianças e adultos que passaram por lá.

Foi uma festa ver os pequenos com lápis de cor e de cera rabiscando desenhos nas folhas gentilmente cedidas pela empresa de papel Canson. “Foi uma experiência muito interessante e quero repetir”, comentou o professor.

Enquanto isso chegavam mais pes-soas na piscina e o bate bola na quadra começava. No Galpão, os alunos do Professor France Assis preparavam o espaço para a apresentação da peça de Teatro ensaiada especialmente com a temática contra as Drogas.

As pessoas foram chegando e a galera do Futsal parou de jogar indo prestigiar a peça. Mais de 50 pessoas aplaudiram de pé a performance dos jovens atores que puderam mostrar um pouco do que estão aprendendo com o Professor France.

Em seguida os alunos do projeto “Aprendendo com o Samba” do mestre Pedro se apresentaram e mostraram como se toca um repique, uma caixa e um surdo. Muito bom.

Nessa hora a quadra já tinha mais de 40 jovens se divertindo jogando Futsal. A piscina já tinha um público de mais de 300 pessoas. A maioria dentro da água porque o calor estava forte.

A Brinquedoteca Turma da Mirna tinha sido reaberta após a arrumação com o fim da oficina de pintura. Mais de 50 crianças passaram por lá na parte da tarde. O espaço foi reorganizado pela Ana

Cláudia Cavalcanti e teve a colaboração de vários funcionários do Balneário, da Fátima, do Leandro, da Camila e do apoio importante do Fábio da Playtoy que doou e consertou brinquedos para que os pequenos pudessem se divertir.

Com o Galpão liberado, a Professora Vanessa Gianolli Ferreira que é moradora do Cambuci, mas dá aulas no CEU São Mateus, apresentou sua aluna Larissa Eduarda Amorim de 10 anos que deu um show de Ginástica Artística. Com muita flexibilidade e carisma, Larissa fez movi-mentos de gente grande demonstrando que tem muito futuro nessa modalidade.

O Futsal na quadra rolou até umas 17h30 e em seguida os fãs do Basquete puderam se divertir até 19h00.

Vale lembrar que esse evento fez parte da Campanha A DROGA É UMA DROGA que continuará suas atividades de palestras e apresentações de Teatro até o final do ano.

O Festival de Redação termina dia 30 de outubro com a entrega dos trabalhos organizados pelas escolas par-ticipantes. O diretor do Oscar Tompson professor Cláudio Galeote Rentaa, já entregou 40 trabalhos selecionados que se juntarão às redações que forem encaminhadas. Essas redações poderão ser entregues no Balneário (Avenida Lins de Vasconcelos, 804) ou no Jornal do Cambuci e Aclimação (Rua Senador Carlos Teixeira de Carvalho, 439). Todos alunos participarão de um sorteio de

brindes e os melhores trabalhos serão publicados no Jornal. Todos estarão em nosso site.

O regulamento das redações é o seguinte:

Festival de Redação “A droga é uma droga”

Dentro da Campanha A DROGA É UMA DROGA, qualquer estudante poderá participar do Festival de Redação seguindo os critérios estabelecidos abaixo.

Você que é aluno do Ensino Fundamental II e Ensino Médio pode participar escrevendo um texto sobre o assunto drogas de 20 a 30 linhas. Peça ajuda ao seu professor de Língua Portuguesa e envie para o Jornal do Cambuci e Aclimação.

O gênero a ser trabalhado para quem é do Fundamental será o Artigo de Opinião, já para quem é do Médio será a Dissertação Argumentativa. Fique atento às diferenças entre eles.

Artigo de opinião: Como o nome já diz, o aluno deve se

posicionar expondo seu ponto de vista, seus conceitos sobre o mundo de forma pessoal. Para tanto, ele pode usar a pri-meira pessoa (eu) , revelando sua opinião com autoria, sem esquecer da clareza de idéias e bom uso da gramática.

Para que a sua opinião seja aceita pelo leitor, é preciso convencê-lo com

argumentos pertinentes. Leia sobre o assunto, discuta com os colegas e pense na idéia a ser defendida. Você pode usar o esquema da Dissertação, sem esquecer de ser opinativo.

Dissertação Argumentativa:

Agora, o texto terá um caráter mais sério, pois a idéia a ser defendida além da clareza de e rigor da linguagem, o texto será impessoal. Deixe de lado o uso da primeira pessoa (eu).

É preciso de um plano para sua argu-mentação não falhar, levar o leitor ao seu raciocínio, mesmo que ele não concorde.

Siga o plano:Introdução: Em cinco linhas, apre-

sente a idéia a ser defendida, esta será sua tese.

Desenvolvimento: É hora de provar a idéia inicial. Você pode colocar as idéias em ordem crescente , tática natural de quem quer convencer alguém.

Outra modo é explicar seu ponto de vista e trazer uma idéia contrária, usando prós e contras. Assim,você mostra que co-nhece o assunto a fundo e sabe discuti-lo.

Conclusão : Repense seus argumen-tos, reafirmando a tese.

Dica de ouro: Já que você está querendo convencer o leitor de sua tese, saiba como conduzir o assunto e prove sua idéia. Então, como cidadão pensante, traga uma solução para o problema, for-mule uma saída e impressione.

Os trabalhos terão que ser escritos em folha pautada com caneta preta ou azul.

Os melhores textos serão publicados no Jornal do Cambuci e Aclimação e todos ficarão disponíveis em nosso site após o evento do Dia das Crianças em 12 de outubro no Balneário do Cambuci.

Ana Cláudia Cavalcante – Professora de Língua Portuguesa

da Escola Estadual Dr.Murtinho Nobre.

Page 5: Jornal Ed.1452

5CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

Bairro

Depois de anos de luta da Comunidade, do Jornal do

Cambuci e Aclimação e do vere-ador Dalton Silvano, finalmente começaram as obras para a cons-trução da Unidade Básica de Saúde do Bairro.

Desde o final dos anos 90 do século passado que essa luta vem sendo feita. O antigo Posto de Saúde já não dá mais conta de atender a demanda crescente que chegou a 70 mil pessoas por mês.

UBS Cambuci começa a virar realidade

Construído nos anos 40 do século passado, com projeto ar-quitetônico de Mário de Andrade, o Posto de Saúde ocupou um es-paço da EMEI e na década de 50 foi construído para atender 7 mil pacientes por mês. Esse número foi crescendo e hoje os funcionários se desdobram para poder dar conta de tanta gente.

A atual UBS tem só um ban-heiro para o público e está sem acessibilidade. As campanhas de

vacinação e reuniões são feitas no Balneário do Cambuci ou na EMEI Regente Feijó por falta de espaço.

Na gestão do PT quando a ex-prefeita Marta Suplicy foi prefeita, uma grande reforma conseguiu deixar o espaço mais amplo com a promessa de que o bairro ganharia outra unidade médica a curto prazo. Marta per-deu a reeleição e a promessa não foi cumprida.

Entretanto, na gestão dela foram criados os Conselhos Gestores de Saúde com partici-pação de usuários e funcionários da UBS.

O Conselho Gestor do Cambuci sempre foi muito atu-ante e conseguiu por várias vezes dialogar com o governo e explicar a necessidade de ampliação da unidade.

Conjuntamente a essa ação, o Jornal do Cambuci e Aclimação publicou várias matérias sobre essa luta sempre cobrando das autoridades uma solução.

Desde o início desse movi-mento o vereador Dalton Silvano

exerceu papel decisivo para essa vitória. Trabalhando nos bas-tidores e pressionando as au-toridades conseguiu no início da gestão do Prefeito Fernando Haddad trazer, o então Secretário de Saúde José Filippi Júnior, para uma visita ao bairro.

Filippi concordou com o Dalton e com toda a Comunidade se comprometendo a dar priori-dade a essa reivindicação.

Das 54 UBSs que a cidade de São Paulo precisa 13 estão em obras e a do Cambuci é uma delas. O recurso para essa construção vem do PAC do Governo Federal e o dinheiro foi liberado para a Prefeitura esse ano.

A conclusão da obra está prevista para 2016. Veja mais detalhes em artigo do vereador nesta página.

Se por um lado essa nova Unidade de Saúde dará um novo alento à região, por outro a EMEI Regente Feijó está se sentindo prejudicada porque a escola per-deu sua quadra poliesportiva e o estacionamento dos professores e funcionários.

Todo o quarteirão pertence à Prefeitura e a alternativa que está sendo proposta é a da EMEI utilizar o espaço do Balneário do Cambuci para o lazer dos alunos. Existe uma porta que liga a escola ao Balneário. Essa porta poderá ser aberta pelos professores da EMEI que poderão levar as cri-anças para brincar no Centro Esportivo. Além da quadra, os pequenos usarão a Brinquedoteca, o Playground e também podem frequentar as aulas de natação e judô, indicada para a idade de 4 a 6 anos.

Essa experiência de integrar os espaços das três secretarias, esporte, saúde e educação, já ocor-reu durante a gestão da ex-prefeita Luiza Erundina e que na prática trata-se de um CEU.

Essas temáticas se interligam e caminham juntas e não tem porque esse trabalho continuar separado.

O Cambuci ganhou muito com essa vitória e em breve a questão da saúde será tratada com a priori-dade que merece em parceria com a educação e com o esporte.

Finalmente, obras iniciadas esta semana. Fui lá para con-

ferir. Placas colocadas, terreno demarcado e limpo e empregados trabalhando.

Depois de muitos anos de luta, deste vereador, do Conselho Gestor, do Jornal do Cambuci e Aclimação e de toda a comunidade

Obras Iniciadas

do Cambuci, desafios e dificul-dades a toda prova, o último passo foi dado com a liberação da verba. O local da nova UBS será na Av. Lacerda Franco ao lado da atual, num terreno de 1.084,95 m².

Com um custo menor do que o previsto, no valor de R$ 3.335.529,22, a UBS será

entregue até 24/08/2016. (O custo era de R$ 3.750.000,00).

Estou extremamente feliz com essa vitória, uma das mais impor-tantes de todos os meus quase 5 mandatos.

Por fim quero agradecer e parabenizar o prefeito Fernando Haddad, o ex-secretário da Saúde José de Filippi e o atual Alexandre Padilha pelo esforço e competência em todo esse processo.

Agora é fiscalizar e acompan-har a execução da obra e depois comemorar na inauguração.

Veja a composição e espe-cialidades dessa UBS Integral no Cambuci:

Recepção:Recepção; SAME/Arquivos;

Regulação; Farmácia; Depósito de Farmácia; Área de Espera; Brinquedoteca

Pronto Atendimento:Acolhimento; Consultório/

Enfermagem; Sala de Coleta; Sala de Inalação; Sala de Medicação; Sala de Vacina; Sala de Curativo; Sala de Observação

Consultórios:5 Consultór ios Padrão;

1 Consultório Acessível – Cadeirantes e portadores de de-ficiência motora; 2 Consultórios de Ginecologia

Odontologia:Sala de escovação; Sala de

atendimento odontológico (para 4 equipes); Raio-X; Esterilização; Expurgo

Administrativo: Administração; Apoio Adm.;

Gerência; Ouvidoria; UVIS Atendimento ao público:

Reuniões Auditório; Sala de Grupos; Sala do Agente de Saúde; Sala do Assistente Social

Apoio ao funcionamento: R e f e i t ó r i o + C o p a ;

Almoxarifado; Depósito de Material de limpeza; TI; Vestiários; Sanitários (Masc./Fem.)

Vereador DALTON SILVANO

Page 6: Jornal Ed.1452

6 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

Cultural Criança

Neste domingo, 18/10, às 12h00, a pianista Rosaria

Gat t i interpreta obras de Zequinha de Abreu (1880 / 1935), com participação de Milton de Mori (bandolim e Cavaquinho), Paulo de Mori (pandeiro), Adriano (violão) e da cantora Claudya. O objetivo é divulgar a obra cantada de Zequinha de Abreu, muito desconhecida do grande público, inédita na formação piano e voz, mantendo a fidelidade do autor. (José Gomes de Abreu nasceu em São Paulo, pianista e compositor.Sua música mais famosa foi “Tico-Tico no Fubá” uma das músicas mais gravada no Exterior) Entre tantas composições destaca-se Soluços D’Alma (valsa), Pensando em Ti... (canção), Branca (valsa), Tico-Tico no Fubá.

Local: Centro Cultural São Paulo. Sala Jardel Filho. Rua Vergueiro, 1000. Grátis.

Rosaria Gatti Zequinha de Abreu

Entre os dias 20 e 25 de outubro o Museu Catavento, insti-

tuição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, partici-pará do maior evento de divul-gação científica do país, a 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que este ano traz o tema: “Luz, Ciência e Vida”. Entre as atividades pro-gramadas estão uma mostra de vídeo com 20 programas, além de duas oficinas científicas.

A escolha do tema do evento baseia-se na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico. O Ano Internacional da Luz é uma iniciativa mundial que vai destacar a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo.

Serão três roteiros especiais exclusivos para a Semana, den-tre as quais, destaca-se a 21ª

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Museu Catavento

Mostra Internacional de Ciência na TV (Ver Ciência). Realizada em parceria com a produtora Vídeo Ciência, a mostra exibirá ao longo da semana, 20 programas de diferentes emissoras com tradição mundial em divulgação científica como a BBC Science e a WGBH NOVA. Oferecendo um cardápio diversificado e (por que não?) luminoso de programas. Tudo isso, apresentado por cientistas malucos e fanáticos por luz.

Além da Mostra Ver Ciência, duas atividades especiais serão oferecidas: a Oficina de Light Painting e a Oficina de Câmara Escura.

Oficina de Light PaintingLight Painting é uma téc-

nica fotográfica que registra o movimento de uma fonte de luz, permitindo o registro de desen-hos formados a partir dela. Na oficina, além de aprender sobre o funcionamento e a configuração de uma câmera fotográfica, o visitante criará sua foto em Light Painting e a levará pra casa.

Oficina de Câmara EscuraPor fim, na Oficina de Câmara

Escura o visitante construirá um equipamento que faz parte da história da fotografia, aprendendo sobre os efeitos da luz na projeção e construção de imagens. Esta ativi-dade será exclusiva para grupos agendados.

Durante a semana, as seções do Estúdio de TV, Astronomia e Engenho também entrarão no Roteiro especial da Semana de Ciência e Tecnologia. Para agendamento de grupos, preencha o formulário de solicitação no site: http://www.cataventocultural.org.br/vis_grupos

Serviço:

C at a v e nt o C ult ura l e Educacional - Palácio das Indústrias - Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP. Estação Dom Pedro II (600m) - (11) 3315-0051 - Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h). Estacionamento: R$ 10 até 4 horas (para visitantes do museu). Adicional por hora: R$ 2,00 (ca-pacidade para 200 carros). Ônibus e vans: R$20,00. Entrada R$ 6,00 | Grátis aos Sábados

www.cataventocultural.org.br/mapas.asp

Page 7: Jornal Ed.1452

7CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

Pedalada

PROMOÇÃO VÁLIDA ENQUANTO DURAR O ESTOQUE

ESTACIONAMENTO CONVENIADO ACADEMIA MONDAY

SEGUNDA A SEXTA DAS 09:00 AS 19:00 SÁBADO DAS 09:00 AS 18:00 DOMINGO DAS 09:00 AS 14:00

PICANHA FATIADA ANGUS - R$ 26,90 KgFRALDINHA MATURADA - R$ 21,00 KgPEITO ANGUS - R$ 20,00 Kg COSTELA SEM OSSO - R$ 17,90 Kg

PROMOÇÃO

As inscrições para a 21ª Pedalada Mirna Leandro de

Castro continuam a todo vapor. Já são quase 200 inscritos.

Já temos 6 Bikes, 3 Autoramas e vários outros brindes para o sorteio no final do percurso no Balneário do Cambuci.

O percurso ficou mais atrativo e os ciclistas estão vendo como um desafio subir a Avenida Lins de Vasconcelos do Largo do Cambuci até o Balneário no número 804.

Não deixe para fazer sua ins-crição na última hora. As camise-tas são limitadas.

Vale lembrar que esse ano os skatistas poderão participar for-mando um grupo atrás das Bikes.

As inscrições podem ser feitas na sede do Jornal na Rua Senador Carlos Teixeira de Carvalho, 439 (Altura do 700 da Avenida Lins de Vasconcelos) e maiores informa-ções pelo fone 3341-2511).

Continuam as inscrições para a Pedalada

Page 8: Jornal Ed.1452

8 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

Reflexões com Logosofia

Para cultivar estas ar-tes, quando se aprende

deve-se sempre situar a si mesmo na posição mais generosa, qual seja a de aprender sem mesquinhez, a de aprender para saber dar, para saber ensinar, e não com objetivos egoístas, fazendo-o para usufruto

A arte de ensinar e a arte de aprenderpróprio, exclusivo, que é, em último termo, a nega-ção do saber.

A Sabedoria Logosófica prodigaliza-se, por isso, aos que mais tarde sa-berão ensinar, aqueles que terão em conta, ao fazê-lo, todos os detalhes que, correntemente, passam

inadvertidos e depois tra-vam o entendimento dos seres.

Quem é generoso ao aprender, é generoso ao ensinar; mas nunca terá que se exceder nessa gen-erosidade, pretendendo ensinar antes de haver aprendido.

C.B.González Pecotche ( R AU M S OL), c r i a d o r d a L O G O S O F I A , e x-traído de Introdução ao Conhecimento Logosófico, pág. 261

Em homenagem aos 85 anos da LOGOSOFIA, ciência criada por Carlos B e r n a r d o G o n z á l e z

Pecotche - RAUMSOL, a Fundação Escola de Logosof ia promoverá semanalmente cursos gratuitos às quartas-20h e aos sábados-19h. Rua Luís Góis, 390 - Sta. Cruz. Informações: 11 5581-9907 ou [email protected]

Page 9: Jornal Ed.1452

9CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

Palmeiras

Turismo

Descanso continua sendo a palavra de ordem para os

casais que chegam a Poços de Caldas, bucólica estância hidro-mineral no Sul de Minas Gerais. Suas águas - com propriedades alcalinas, sulfurosas, radioativas e termais - convidam a relaxan-tes banhos de imersão e a um passeio percorrendo as dezenas de fontes e cachoeiras espalhadas pela cidade.

O perfil de Poços de Caldas, porém, vem mudando e pode ser observado nas noites de sexta e sábado. Nesses dias, os jovens tomam conta dos novos bares e casas noturnas inaugurados nos últimos anos, junto com as universidades.

O clima típico da boemia mi-neira começa a dar o ar da graça, especialmente no inverno. Na estação, a programação cultural se intensifica e fica ainda mais animada com as delícias típicas mineiras como batidas e caldos.

Já os quitutes tradicionais, como doces e queijos, são encon-trados nas feirinhas de artesanato que acontecem aos domingos nas pracinhas da cidade. Ainda no

Férias Brasil

quesito compras, a tradição dos cristais de Murano é mantida na região. Três fábricas são abertas à visitação, permitindo acompa-nhar todo o delicado processo de produção das peças.

A tradição dos cristais de Murano é mantida na cidade, que abriga fábricas e lojas exclusivas

Tão valioso quanto o cristal é o acervo cultural de Poços de Caldas, com museus e espaços culturais abrigados em antigos cassinos que remetem aos tempos da jogatina e dos bailes luxuosos.

O jogo acabou, mas os turistas

continuam chegando – agora, atraídos pela natureza privile-giada. A cidade se tornou ponto de encontro dos adeptos do vôo livre e do trekking, que encontram na Serra de São Domingos as condições ideais para a prática de atividades radicais.

Além de rampa de decolagem e trilhas, o morro abriga ainda uma estátua do Cristo Redentor, acessível por teleférico.

ConsultePasseios de 1 dia

F: 2387-4184/99918-9517

Page 10: Jornal Ed.1452

10 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

São Paulo

Corinthians Palmeiras

Com o pé esquerdoNa estréia de Doriva, São

Paulo repete erros dos tempos de Osorio e perde do Fluminense, por 2 a 0, no Rio

Doriva estreou com o pé esquerdo no São Paulo. Na pri-meira partida do treinador à frente do time, o Tricolor pau-lista perdeu do Fluminense, por 2 a 0, no Maracanã.

Sem sorte depois de acer-tar duas vezes a trave e com os mesmos erros de saída de bola dos tempos de quando era dirigida pelo colombiano Juan Carlos Osorio, a equipe do Morumbi perdeu a opor-tunidade de voltar ao G4 do Brasileirão. Com o resultado negativo, o time se manteve com 46 pontos, na quinta colocação.

Se não quiser ficar longe do sonho da vaga para a Copa Libertadores, o São Paulo

precisará torcer por tropeço do Santos. Também com 46 pon-tos na tabela, o Peixe pegará o Grêmio hoje, às 21h, em Porto Alegre.

Para tentar dar a volta por cima, Doriva deverá contar com o apoio da torcida. Na próxima rodada do nacional, o Tricolor receberá o Vasco, no domingo, às 16h, no Morumbi.

Azarado/ Sem criar, o São Paulo pouco atacou no pri-meiro tempo. A única boa oportunidade saiu dos pés de Ganso. O camisa 10 recebeu na área e tentou mandar por cobertura. A bola passou por Diego Cavalieri, mas parou no travessão.

Os donos da casa também não brilharam, mas foram mais efetivos. Gustavo Scarpa cobrou o escanteio pela es-querda e Fred ganhou da

marcação para abrir o placar. “Eu que tinha de marcar o Fred. Fiz a parede, mas ele saiu na frente e não deu tempo para pegar em cima”, admitiu Luís Fabiano

No segundo tempo, Doriva mexeu na equipe, ao colocar Wesley no lugar de Hudson.

A troca não surtiu o efeito esperado e, logo aos 3 minutos, o Fluminense ampliou. Após erro de passe de Wesley, o ata-cante Marcos Júnior recebeu pela direita e acertou belo chu-te no ângulo de Rogério Ceni.

Na sequência, o São Paulo até tentou reagir, mas não con-tou com a ajuda da sorte. Mais uma vez, a melhor chance parou na trave, desta vez, em uma cabeçada de Luís Fabiano.

José Eduardo Martins

[email protected]

Se não cair em Itaquera, já era!

De acordo com matemáti-co, Corinthians será cam-

peão se ganhar os cinco jogos que restam como mandante. Hoje, às 19h30, o Timão recebe o Goiás em Itaquera

Dono da melhor cam-panha como mandante do Campeonato Brasileiro, o Corinthians conta com a força de seu estádio para levantar a taça. Faltando nove rodadas para o término da competi-ção, o Timão disputará cinco

Palmeiras perde a segunda seguida no Brasileirão, desta vez para a Ponte, e torcida se revolta com o péssimo futebol apresentado. Marcelo

é xingado Foram dez dias de pausa para o Palmeiras assimilar e corrigir os erros da goleada vexatória sofrida para a Chapecoense, por 5 a 1, na última rodada do Brasileirão. Mas em nada adiantou... Diante da Ponte Preta, o time de Marcelo Oliveira voltou a apresentar os mesmos problemas da partida anterior: um meio de campo nulo aliado à mesmice das jogadas aéreas. E a torcida já havia passado o recado: a paciência acabou. Após derrota por 1 a 0, então...

Sem poder contar com Robinho, machucado, Marcelo Oliveira escalou Andrei Girotto ao lado de Thiago Santos e não demorou muito tempo para se arrepender da escolha.

Na primeira tentativa de reparar o erro, o treinador deslocou o volante para a lateral direita e passou Lucas para a marcação. Não surtiu efeito.

A Ponte Preta abriu o placar aos 27 minutos, com Fernando Bob, de pênalti. Raphael Claus enxergou que Victor Ramos colocou a mão na bola dentro da área e assinalou a infração.

O gol foi o pretexto que o treinador precisava para substituir Girotto. Sete minutos depois, ele saiu. Gabriel Jesus entrou.

torcida é ATENDIDA/ A alteração não mudou a postura do Palmeiras. O time continuou dependendo das boas arrancadas de Dudu e sofrendo para parar Biro Biro e Fernando Bob.

Lembra-se da impaciência da torcida? Marcelo Oliveira tentou mi-nimizá-la ouvindo os “conselhos” da turma do amendoim e promovendo as entradas de Cristaldo e Allione nos lugares de Alecsandro e Dudu. O centroavante, aliás, discutiu com alguns torcedores e foi para o vestiário chutando copo d’água, muito irritado. O time continuava sem conseguir criar jogadas e passou a apostar somente nas bolas aéreas. Principalmente, porque Rafael Marques, com 1,90 m de altura, ainda estava em campo.

Sofrendo com as lesões de Gabriel e Robinho, o Palmeiras sofre para encontrar uma solução e passa a ser um time manjado (e facilmente deci-frado). Se ainda quiser se manter na luta por uma vaga no G4, vai ter de se reabilitar a tempo de enfrentar o Avaí, no próximo sábado, no estádio da Ressacada. Agora, são só três dias para arrumar a casa. Vai dar tempo?

Gabriela Chabatura

[email protected]

partidas em Itaquera. A pri-meira delas será realizada hoje, às 19h30, contra o Goiás.

De acordo com matemá-ticos, o clube do Parque São Jorge precisa conquistar mais 15 pontos para garantir o tro-féu. Assim, vencendo todos os jogos em Itaquera, o Timão poderia se dar ao luxo de per-der todos os compromissos como visitante.

“O Corinthians precisa fa-zer 76 pontos para assegurar o título. Em 38 rodadas, isso representa uma média de dois pontos por partida. Ou seja, vencer todos os jogos como mandante e empatar todos os jogos como visitante. Na história dos pontos corridos com 20 clube, nunca o se-gundo colocado atingiu essa pontuação de

76 pontos”, explica o mate-mático Tristão Garcia.

Atualmente com 61 pon-tos, o Corinthians mantém um aproveitamento superior ao que o matemático julga ser necessário para ganhar a Série A. Até o momento, os comandados de Tite conquis-taram, em média, 2,1 pontos por jogo.

Em 2011, quando levan-tou a taça do Campeonato Brasileiro pela quinta vez, o Alvinegro obteve o título com 71 pontos. Até aqui, a campanha desta temporada é 17% melhor. Há quatro anos, o Timão somava 51 pontos após a 29 rodada, dez a menos do

que contabiliza hoje. “Estão dizendo que já é

campeão, mas não é. Calma. Vamos segurar, fazer nosso trabalho como a gente vem fazendo até agora. Claro que a gente está em um caminho muito bom, mas tem de segu-rar a ansiedade para que isso não atrapalhe o desempenho do time”, alertou o atacante Vágner Love.

Recorde/ Sonhando em erguer a taça pela primeira vez em seu novo estádio, inaugurado em maio do ano passado, o Corinthians pode estabelecer a melhor cam-panha como mandante da história dos pontos corridos, iniciada em 2003.

N a s 1 2 e d i ç õ e s d o Campeonato Brasileiro com essa fórmula de disputa, o melhor índice obtido por um time como mandante foi de 82,46%. Isso aconte-ceu em seis ocasiões dife-rentes: 2006 (Santos), 2008 (São Paulo), 2009 (Grêmio), 2010 (Corinthians), 2012 (São Paulo) e 2014 (Cruzeiro).

Até agora, das 14 partidas disputadas como mandante — 13 delas se realizaram em Itaquera e uma na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara —, o Corinthians conquistou 12 vitórias, um empate e uma derrota. O aproveitamento é de 88,1% dos pontos possíveis.

João [email protected]

Tem fim

DIÁRIO DE S. PAULO - QUINTA-FEIRA / 15 DE OUTUBRO DE 201512

esportesBRASILEIRÃO / FLUMINENSE X SÃOPAULO

José Eduardo [email protected]

Doriva estreou com opé esquerdo no SãoPaulo. Na primeirapartidado treinadoràfrentedo time, oTri-

colorpaulistaperdeudoFlumi-nense,por2a0,noMaracanã.Sem sorte depois de acertar

duas vezes a trave e com osmesmoserrosde saídadebolados temposdequandoeradiri-gida pelo colombiano JuanCarlosOsorio, aequipedoMo-rumbi perdeu a oportunidadede voltar aoG4doBrasileirão.Comoresultadonegativo, o ti-mesemantevecom46pontos,naquintacolocação.Se não quiser ficar longe do

sonhodavaga para a CopaLi-bertadores, o SãoPaulo preci-sará torcerpor tropeçodoSan-tos.Tambémcom46pontosnatabela,oPeixepegaráoGrêmiohoje,às21h,emPortoAlegre.Para tentardar avoltapor ci-

ma,Dorivadeverácontarcomoapoio da torcida. Na próximarodadadonacional, o TricolorreceberáoVasco,nodomingo,às16h,noMorumbi.

AZARADO/ Sem criar, o SãoPaulopoucoatacounoprimei-ro tempo.Aúnicaboaoportu-nidadesaiudospésdeGanso.Ocamisa 10 recebeu na área etentoumandarporcobertura.AbolapassouporDiegoCavalie-ri,masparounotravessão.Os donos da casa também

nãobrilharam,masforammaisefetivos. Gustavo Scarpa co-brouoescanteiopela esquerdaeFredganhoudamarcaçãopa-ra abrir oplacar. “Euque tinhademarcar oFred. Fiz aparede,maselesaiunafrenteenãodeutempo para pegar em cima”,admitiuLuísFabianoNo segundo tempo, Doriva

mexeu na equipe, ao colocarWesley no lugar de Hudson.Atrocanãosurtiuoefeitoespe-rado e, logo aos 3minutos, oFluminenseampliou.Após er-ro de passe deWesley, o ata-canteMarcos Júnior recebeupeladireitaeacertoubelochutenoângulodeRogérioCeni.Nasequência,oSãoPauloaté

tentou reagir,masnão contoucomaajudadasorte.Maisumavez, amelhor chanceparounatrave,destavez, emumacabe-çadadeLuísFabiano.

Como pé esquerdoNa estreia de Doriva, São Paulo repete erros dos tempos de Osorio e perde do Fluminense, por 2 a 0, no Rio

ATUAÇÕES |SÃOPAULO

Fotosde

Nelson

Perez/Fluminense

5,0 ROGÉRIO CENINão teve culpa nos gols,mas insiste em sair jo-gando quando, às vezes,émelhor dar o chutão.

5,0 BRUNOSérie de cruzamentosfeitos de qualquer jeito,quase se livrando da bo-la. Precisa ter mais per-sonalidade e atacar.

4,5 LUCÃOLento na marcação emFred e na saída de jogo.Complica-se à toa.

5,0 RODRIGO CAIOOutro que peca pelo ex-cesso de tranquilidade.Deixa a defesa muito ex-posta de bobeira.

4,5 MATHEUS REISInoperante na defesa eno ataque. Cometeu faltatola em Scarpa. Coisa dejogador ainda imaturo.

4,0 HUDSONEra o pior do time atésair. Wesley conseguiuser pior e o segundo golveio após erro seu. 3,5

5,5 THIAGOMENDESNão repetiu a precisãona hora de desarmar dosúltimos jogos. Daniel jo-gou pouco. SEM NOTA

6,0 GANSONo primeiro tempo, qua-se fez um golaço e deuum bom passe. No se-gundo, sumiu do jogo.

4,5 ROGÉRIOSó correu, sem produzirnada de útil. Centuriónentrou e quase não foinotado. 5,0

5,5 LUÍS FABIANOAmarcação em Fred noprimeiro gol estava sobsua responsabilidade.Quase fez um gol de ca-beça e brigou até o fim.

5,5 PATOMovimentou-se e quasefez um golaço no segun-do tempo. Mas abaixo doque vinha jogando.

5,0 DORIVANão tinha muito o queinventar. Mexeu certo,mas o time não produziu.

FLUMINENSEJogo muito bom taticamente. Apertou o São Paulo na área do rival, ciente de que o adversário não tem rifado a bola e acaba se complicando.Na frente, Fred comandou as ações, mostrou faro de gol. Destaque ainda para o golaço de Marcos Júnior e a movimentação de Gustavo Scarpa.

COMFARODEGOLFred comemora o primeirogol no triunfo de 2 a0 doFluminense, noRio deJaneiro. O experienteatacante de 32 anos jásomaoito neste Brasileirão

DIÁRIO DE S. PAULO - QUINTA-FEIRA / 15 DE OUTUBRO DE 201516

Corinthians

4-4-2Cássio; Edílson, EduDracena, Gil eGuilhermeArana; Ralf, Rodriguinho, RenatoAugusto eJadson;MalcomeVagner LoveT: Tite

Goiás

4-4-2Renan; Gimenez, FelipeMacedo, Fred eDiogoBarbosa; Ygor, Patrick, David eFelipeMenezes; Erik eZéLoveT: ArturNeto

BRASILEIRÃO>2o- TURNO—30a- RODADAOnde: Itaquerão, emSãoPaulo, às 19h30Juiz:WagnerReway (MT)TV:pay-per-view

De acordo com matemático, Corinthians será campeão se ganhar os cinco jogosque restam como mandante. Hoje, às 19h30, o Timão recebe o Goiás em Itaquera

João [email protected]

Donodamelhorcampanhaco-momandantedoCampeonatoBrasileiro, oCorinthians contacoma forçade seuestádioparalevantar a taça. Faltandonoverodadas para o término dacompetição,oTimãodisputarácinco partidas em Itaquera. Aprimeira delas será realizadahoje,às19h30,contraoGoiás.Deacordocommatemáticos,

o clube do Parque São Jorgeprecisa conquistar mais 15pontos para garantir o troféu.

Assim,vencendotodososjogosem Itaquera, o Timãopoderiasedaraoluxodeperdertodososcompromissoscomovisitante.“OCorinthiansprecisa fazer

76pontosparaassegurarotítu-lo. Em38 rodadas, isso repre-sentaumamédiadedois pon-tosporpartida.Ouseja, vencertodosos jogos comomandantee empatar todosos jogos comovisitante.Nahistória dospon-tos corridos com 20 clube,nunca o segundo colocadoatingiu essa pontuação de76pontos”, explicaomatemá-ticoTristãoGarcia.

Atualmentecom61pontos, oCorinthiansmantémumapro-veitamento superior ao que omatemático julga sernecessá-riopara ganhar a SérieA.Atéomomento, os comandados deTite conquistaram, emmédia,2,1pontospor jogo.Em2011, quando levantou a

taçadoCampeonatoBrasileiropela quinta vez, o Alvinegroobteve o título com71 pontos.Até aqui, a campanha destatemporada é 17%melhor. Háquatroanos,oTimãosomava51pontosapósa29o- rodada,dezamenosdoquecontabilizahoje.“Estãodizendoque jáécam-

peão,masnãoé.Calma.Vamossegurar, fazer nosso trabalhocomoagentevem fazendoatéagora.Claroqueagenteestáemumcaminhomuito bom,mastemdeseguraraansiedadepa-raque issonão atrapalheode-sempenhodo time”, alertou oatacanteVágnerLove.

Créditoda

foto

RECORDE/ Sonhando em er-guer a taça pela primeira vezemseunovoestádio,inaugura-do emmaio do anopassado, oCorinthianspodeestabelecer amelhorcampanhacomoman-dante da história dos pontoscorridos, iniciadaem2003.Nas 12 edições do Campeo-

nato Brasileiro com essa fór-mula dedisputa, omelhor ín-dice obtidoporumtimecomomandante foi de 82,46%. Issoaconteceuemseisocasiõesdi-ferentes: 2006 (Santos), 2008(São Paulo), 2009 (Grêmio),2010 (Corinthians), 2012 (SãoPaulo)e2014(Cruzeiro).Atéagora,das14partidasdis-

putadas comomandante— 13delasserealizaramemItaqueraeumanaArenaFonteLumino-sa, emAraraquara—, oCorin-thians conquistou 12 vitórias,um empate e uma derrota. Oaproveitamento é de 88,1%dospontospossíveis.

VOLTAPARACASAOCorinthians não joga emItaquera há quase ummês.O último jogo foi a vitóriasobre oSantos por 2 a 0,no dia 20 de setembro

esportes BRASILEIRÃO / CORINTHIANS XGOIÁS

Se não cair emItaquera,já era!

Sport Club Corinthians PaulistaCNPJ n° 61.902.722/0001-26

ConvocaçãoSão Paulo, 16 de Setembro de 2015. llmo(a). Sr(a). Conselheiro(a). Em atendimento ao disposto no artigo 81, item lI, letra A,do Estatuto do Sport Club Corinthians Paulista, venho pelo presente, convocar Vossa Senhoria para reunião Extraordinária,doConselho Deliberativo, a realizar-se no próximo dia 19 de outubro de 2015, às 18:30 horas em primeira chamada, e às 19:30horas em segunda chamada, nas dependências de nossa sede social, sita à rua São Jorge, nº 777, Capital, a fim de deliberarsobre a seguinte ordem do dia: a) Leitura e aprovação da ata da reunião anterior; b) Apresentação do Balancete até o mês deagosto de 2015; c) Revisão Orçamentária; d) Relatório da Comissão de Reforma Estatutária; e) Várias. Aproveitando o ensejo,informo a Vossa Senhoria, que somente será permitido o ingresso de Conselheiros (as), no recinto das reuniões do ConselhoDeliberativo.Cordialmente, Guilherme Gonçalves Strenger - Presidente do Conselho Deliberativo. (14,15 e 16/10/2015)

DIÁRIO DE S. PAULO - QUINTA-FEIRA / 15 DE OUTUBRO DE 201514

Palmeiras

4-3-3FernandoPrass; Lucas, VictorRamos, VitorHugoe JoãoPaulo; Andrei Girotto (GabrielJesusn), ThiagoSantos eZéRoberto; RafaelMarques, Dudun (Allione) eAlecsandro(Cristaldo)T:MarceloOliveira

Ponte Preta

4-3-3Marcelo Lomba; Jefersonn, RenatoChaves,Fábio Ferreira (TiagoAlves) eGilsonn;FernandoBob (Juninho), Elton eCristiann;FelipeAzevedo (DiegoOliveira), Borges eBiroBiroT: FelipeMoreira

BRASILEIRÃO>2o- TURNO—30a- RODADAOnde:AllianzParque, emSãoPaulo, às22hJuiz:Raphael Claus (SP)Gol:FernandoBobaos27minutos do 1o-tempoRendaepúblico:R$ 1.298.123,70/28.981

0-1tem fim

Gabriela [email protected]

ForamdezdiasdepausaparaoPalmeirasassimilarecorrigiroserros da goleadavexatória so-frida para aChapecoense, por5a1,naúltimarodadadoBrasi-leirão.Masemnadaadiantou...DiantedaPontePreta, o time

deMarcelo Oliveira voltou aapresentar osmesmosproble-mas da partida anterior: ummeio de campo nulo aliado àmesmicedas jogadas aéreas. Ea torcida jáhaviapassadoo re-cado: apaciênciaacabou.Apósderrotapor1a0,então...Sempodercontar comRobi-

nho,machucado,MarceloOli-veira escalouAndreiGirotto aoladodeThiagoSantosenãode-moroumuitotempoparasear-rependerdaescolha.Na primeira tentativa de re-

parar oerro, o treinadordeslo-couovolante para a lateral di-

reita e passou Lucas para amarcação.Nãosurtiuefeito.A Ponte Preta abriu o placar

aos27minutos, comFernandoBob, depênalti. RaphaelClausenxergouqueVictorRamosco-locou amãonabola dentro daáreaeassinalouainfração.Ogol foiopretextoqueotrei-

nadorprecisavapara substituirGirotto. Seteminutos depois,elesaiu.Gabriel Jesusentrou.

TORCIDAÉATENDIDA/Aaltera-ção nãomudou a postura doPalmeiras. O time continuoudependendodasboasarranca-das de Dudu e sofrendo parapararBiroBiroeFernandoBob.Lembra-se da impaciência

da torcida?Marcelo Oliveira

tentouminimizá-laouvindoos“conselhos” da turma doamendoim e promovendo asentradasdeCristaldoeAllionenos lugares de Alecsandro eDudu. O centroavante, aliás,discutiucomalguns torcedorese foi para ovestiário chutandocopod’água,muito irritado.O timecontinuava semcon-

seguir criar jogadas e passou aapostar somentenasbolas aé-reas. Principalmente, porqueRafaelMarques, com1,90mdealtura,aindaestavaemcampo.Sofrendo com as lesões de

Gabriel eRobinho,oPalmeirassofreparaencontrarumasolu-çãoepassaaserumtimeman-jado(efacilmentedecifrado).Se aindaquiser semanterna

lutaporumavaganoG4,vai terde se reabilitar a tempode en-frentar oAvaí, nopróximo sá-bado,noestádiodaRessacada.Agora, são só três dias para

arrumaracasa.Vaidar tempo?

LeonardoBenessato/Futura

Press

esportes BRASILEIRÃO / PALMEIRAS X PONTE PRETA

Palmeiras perde a segunda seguida no Brasileirão, desta vez para a Ponte,e torcida se revolta com o péssimo futebol apresentado. Marcelo é xingado PORQUESAIU?

“Nenhum torcedorpensou que oDudupudesse ser expulso.Ele estavanervoso,tinha amarelo esofria comumamarcaçãomuitoforte da Ponte”

_Marcelo OliveiraTécnico do Palmeiras

APontePretavenceuoPalmeirasnoAllianzParquepelasegundaveznesta temporada

ACABOUOAMOR?Aprincipal torcida organizada doPalmeiras levou ontemaoAllianz Parque uma faixa comamensagem“acabou a paciência”.Era uma alusão à derrota por 5 a 1 sofrida para aChapecoensena rodada anterior. Após a segunda derrota seguida naSérie A,o time todo foi cobrado pelos torcedores presentes no estádio

Page 11: Jornal Ed.1452

11CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

Santos

Peixe encara o Grêmio hoje, em Porto Alegre, com um novo

e ousado objetivo no Brasileirão: entrar na luta pela vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Para isso, precisa tirar a diferença para o rival

Chegar ao G4 é uma coisa. Manter-se nele, outra. A frase mais repetida pelos jogadores des-de que o Santos conseguiu chegar ao quarto lugar do Brasileirão — ao término da última rodada — ganhou um sentido mais ousado para o duelo de hoje, às 21h, contra

De olho no G3o Grêmio, em Porto Alegre. Seguir no grupo é bom, mas o Peixe quer puxar o tapete de seu adversário e alcançar a terceira posição.

Com 46 pontos, seis a me-nos do que o Tricolor gaúcho, o Alvinegro praiano briga por uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores, privilégio que apenas os três primeiros têm — o quarto encara uma eliminatória para entrar na festa.

“Agora, estamos na briga direta, defendendo uma posição, e quero ver a reação da equipe. Será mais uma decisão e, se quisermos alguma coisa nesse campeonato, esse jogo será o diferencial”, reco-nheceu o técnico Dorival Júnior.

A dificuldade também é gran-de. Além dos desfalques con-firmados e das dúvidas (leia ao lado), o Santos tem o desafio de superar seu mau desempenho fora de casa neste Brasileirão. Ganhou só 19% dos pontos disputados — uma vitória, cinco empates e oito derrotas.

Porto Alegre?/ Não bastasse isso, o Peixe tem um retrospecto

muito ruim jogando em Porto Alegre, pelo Brasileirão, contra o Grêmio. Em 28 jogos, foram 14 derrotas, oito empates e apenas seis vitórias desde 1959. O último triunfo no Sul contra o Tricolor foi em 2010 (2 a 1).

“Temos de ter ciência de que estamos enfrentando um time muito bem treinado e teremos um jogo difícil, complicado. Mas teremos uma equipe brigando, muito ativa em busca de um bom resultado. Essa é a nossa ambição”, prometeu Dorival Júnior.

A palavra do treinador tem peso neste sentido. Afinal, com ele, o Peixe terminou a 29 rodada como líder do segundo turno, com 22 pontos.

Acreditar que o Santos pode vencer hoje e entrar na briga pela vaga direta à fase de grupos da Libertadores não é nada perto do que Dorival já fez com esse time quando o encontrou na zona de rebaixamento.

Luciano Ribeiro / [email protected]

DIÁRIO DE S. PAULO - QUINTA-FEIRA / 15 DE OUTUBRO DE 201518esportes BRASILEIRÃO /GRÊMIOX SANTOS

Grêmio

4-4-2BrunoGrassi; Galhardo, Bressan, PedroGeromel eMarceloOliveira;Walace,Maicon,Giuliano eDouglas; LuanePedroRocha(Bobô)T: RogerMachado

Santos

4-3-3Vanderlei; Zeca, DavidBraz,WerleyeChiquinho; ThiagoMaia, Renato eLucasLima (NetoBerola); Gabriel, RicardoOliveira(Leandro) eMarquinhosGabrielT: Dorival Júnior

BRASILEIRÃO>2o- TURNO—30a- RODADAOnde:ArenaGrêmio, PortoAlegre (RS), 21hJuiz:MarielsonAlvesSilva (BA)TV:Sportv

De olho no G3Peixe encara o Grêmio hoje, em Porto Alegre, com um novo e ousado objetivo no Brasileirão: entrar naluta pela vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Para isso, precisa tirar a diferença para o rival

Luciano Ribeiro / [email protected]

Chegar ao G4 é uma coisa.Manter-se nele, outra. A frasemais repetida pelos jogadoresdesde que o Santos conseguiuchegaraoquartolugardoBrasi-leirão— ao término daúltimarodada— ganhou um sentidomais ousado para o duelo dehoje, às 21h, contra oGrêmio,emPortoAlegre.Seguirnogru-poébom,masoPeixequerpu-xaro tapetede seuadversário ealcançaraterceiraposição.Com46pontos, seis amenos

doqueoTricolor gaúcho,oAl-vinegropraianobrigaporumavagadiretana fasedegruposdaLibertadores, privilégio queapenasos trêsprimeiros têm—oquarto encarauma elimina-tóriaparaentrarnafesta.“Agora, estamosnabrigadi-

reta,defendendoumaposição,equerover a reaçãodaequipe.Será mais uma decisão e, sequisermosalgumacoisanessecampeonato, esse jogo será odiferencial”, reconheceuotéc-nicoDorival Júnior.A dificuldade também é

grande. Alémdos desfalquesconfirmadosedasdúvidas(leiaao lado), oSantos temodesafiode superar seumaudesempe-nho foradecasanesteBrasilei-rão.Ganhousó 19%dospontosdisputados—umavitória, cin-coempateseoitoderrotas.

PORTOALEGRE?/Nãobastasseisso,oPeixetemumretrospec-tomuito ruimjogandoemPor-toAlegre,peloBrasileirão,con-tra oGrêmio. Em28 jogos, fo-ram14derrotas, oito empateseapenasseisvitóriasdesde1959.OúltimotriunfonoSulcontraoTricolor foiem2010(2a1).“Temosde ter ciênciadeque

estamos enfrentandoumtimemuito bemtreinadoe teremosum jogo difícil, complicado.Mas teremos umaequipe bri-gando,muitoativaembuscadeum bom resultado. Essa é anossa ambição”, prometeuDorival Júnior.A palavra do treinador tem

pesoneste sentido.Afinal, comele, oPeixe terminoua29a- ro-dada como líder do segundoturno,com22pontos.Acreditar que o Santos pode

vencer hoje e entrar na brigapelavagadiretaàfasedegruposdaLibertadoresnãoénadaper-todoqueDorivaljáfezcomessetime quando o encontrou nazonaderebaixamento.

RicardoOliveiranemsequerviaja, jáLucasLimaédúvida

O Peixe aguarda uma liberaçãooficial da CBF, pois, legalmente,existe um obstáculo porque elefaria dois jogos em menos de 72horas por times diferentes.Ainda há outras ausências. Da-

niel Guedes, que vinha substi-tuindo Victor Ferraz (lesionado),está suspenso. Assim, Dorivaldeslocou Zeca para a lateral direi-ta e pôs Chiquinho na esquerda.Na zaga, Gustavo Henrique nãose recuperou das dores na virilhae será substituído por Werley. “Não temos de lamentar, traba-lhamos mesmo assim e estamospreparados”, disse Dorival.

n Após dez dias sem jogos, de-dicados a descanso e treinamen-to, Dorival Júnior imaginava queteria um time titular acertado pa-ra enfrentar o Grêmio hoje. Masele chegou ontem a Porto Alegrecom uma dúvida e outros impor-tantes desfalques confirmados.O principal é Ricardo Oliveira,

que jogou 82 minutos anteontempela seleção, contra a Venezuela.O treinador até contava com ele,mas, após falar com o fisiologistaLuiz Fernando Barros, mudou deideia e liberou o jogador.Já Lucas Lima viajou com o

grupo, mas não sabe se vai jogar.

Fotosde

IvanStorti/Santos

do PEIXE

DIÁRIO

Ação_ Clube querNeymar punidoAinda inconformado com atransferência de Neymar aoBarcelona, o Santos moveação na Fifa contra o craque eo clube e pede punição ao jo-gador com suspensão de seismeses, segundo informouontem o Globoesporte.com. OPeixe se baseia no artigo 62do Código Disciplinar da Fifa,que fala sobre corrupção.

R$_Thiago Maiavale um GabigolO Santos ainda celebra a per-manência de Thiago Maia (fo-to) na Vila Belmiro. O jogadoracertou anteontem um novocontrato com o Peixe até ju-nho de 2019. Para se garantircontra o assédio de outrosclubes do exterior, o Santosfixou a multa rescisória do jo-gador em 50 milhões euros(R$ 220 milhões), mesmovalor do atacante Gabriel.

Ferraz_ Sem prazopara o retornoQuando Victor Ferraz (foto)reclamou de dores nas cos-tas, todo mundo imaginouque um descanso bastaria.Mas o jogador segue em tra-tamento de uma lombalgia esem prazo para voltar. A dor,por enquanto, ainda incomo-da muito e ele tenta se recu-perar com repouso e ativida-de leve. Por ora, em campo,apenas fez caminhadas.

Dorival ainda não sa-be se poderá contarcom Lucas e Oliveira

Page 12: Jornal Ed.1452

12 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

Bairro Cosme e Damião 1450

Escolas e Cursos

Em qualquer país sério, a educação é prioridade

absoluta. Educação de qua-lidade impacta na produção. Uma série de dilemas en-volve a frágil formação de profissionais no Brasil, a co-meçar pelo pouco incentivo aos professores. Os resulta-dos estão aí: recente pesquisa aponta que um trabalhador americano produz quatro vezes mais que um brasileiro.

Entristece-me ver a derro-cada do país em rankings in-ternacionais de educação. As universidades, que deveriam primar pelo tripé ensino/pesquisa/extensão, pouco

A partir deste domingo, 18 de outubro, a Praça

Giordano Bruno, na Chácara Klabin, contará com um Mini Circuito Infantil de Bikes. A ação, que consiste em oferecer gratuitamente às crianças de 3 a 7 anos um espaço seguro para pedalar e aprender a pe-dalar, será realizada todos os domingos, das 10h às 16h, até abril do próximo ano.

A iniciativa é do Pueri Domus, um dos colégios mais tradicionais de São Paulo, que em breve inaugurará uma nova unidade na região, na Rua Muniz de Souza, 1051, ao

Educação e mercadofazem em prol de um en-sino de qualidade capaz de deixar os profissionais brasileiros à altura de seus pares no exterior. Sobretudo na rede particular, baixos salários, estrutura e condi-ções de trabalho dificultam enormemente a missão dos professores. A maioria deles acaba submetida à situação de horistas mal remunerados e explorados.

As instituições públicas, embora contem com inves-timentos maiores, padecem quando comparadas às ame-ricanas e europeias. A atual conjuntura do Ministério da

Educação é prova cabal de que superar esse desnível não deve ser coisa imediata. Em pouco mais de quatro anos, t ivemos cinco ministros. A substituição de Renato Janine Ribeiro por Aloísio Mercadante, que já ocupara a pasta, reflete quão pouco afeito é o governo quanto aos rumos do ensino superior. Troca-se um especialista por um político, por questões políticas, não educacionais.

Encarar a educação como ela merece implica mexer no lucro das grandes corpora-ções. Um piso nacional de hora-aula para professores

universitários da rede par-ticular e adoção de um li-mite no número de alunos em sala de aula reduziriam sensivelmente as discre-pâncias e anomalias, que resultaram, nos últimos anos, no surgimento de grandes grupos institucionais ban-cando mensalidades irrisó-rias e qualidade igualmente baixíssima.

Contornar esse quadro nefasto esbarra na visão curta dos mantenedores e no lobby político que faz do Ministério da Educação terra de ninguém. Cabe à socieda-de civil e às organizações da

classe professoral pressionar o Estado e as grandes corpo-rações no sentido de fazê-los entender que o imediatismo do lucro fácil mais atravanca do que estimula a economia.

Investir em educação de qualidade requer professores bem preparados e remunera-dos. No médio e longo prazo, isso reverbera na economia. Ganham empregadores, pro-fessores e alunos. Ganha o País.

Sidnei Ferreira de Vares, doutor em Educação pela USP, professor dos cursos de História, Pedagogia

e Filosofia do UNIFAI.

Escola Pueri Domus traz Mini Circuito Infantil de Bikes à Chácara KlabinVoltada para crianças com idades entre 3 e 7 anos, ação terá início neste domingo, 18, na Praça Giordano Bruno. Circuito estará disponível no local todo domingo durante 6 meses

lado do Parque da Aclimação. O Mini Circuito terá uma

estrutura com monitores e 15 bicicletas, sendo 5 bike balances (bicicletas sem cor-rentes e pedais, especiais para crianças de 3 e 4 anos que ainda não sabem pedalar); 5 bicicletas aro 12 para crianças entre 4 e 6 anos; e 5 bicicletas aro 16 para crianças de 5 a 7 anos.

Os pequenos usarão equi-pamentos de segurança, que serão oferecidos no local, e poderão pedalar durante 15 minutos por um circuito que compõe placas de sinalização,

simulando as vias de trânsito. Para participar, as crianças devem estar acompanhadas de um dos pais ou responsável, que deve preencher uma ficha.

Mini Circuito Infantil de Bikes na Chácara Klabin

Local: Praça Giordano Bruno (Avenida Prefeito Fábio Prado, próximo da es-quina com a Rua Francisco Cruz, Chácara Klabin) - Data/horário: a partir de 18 de ou-tubro, todos os domingos das 10h às 16h. Participação: gratuita

Sobre a Escola Pueri Domus

Com 49 anos de tradição, a Escola Pueri Domus fundamenta--se em uma proposta pedagógica para o desenvolvimento global dos alunos. A instituição busca o equilíbrio entre o desenvolvimen-to emocional, cognitivo e social, preparando o indivíduo para novos desafios, inserindo-o em um uni-verso cultural com responsabilidade e autonomia. Considerada uma escola à frente de seu tempo, a Pueri Domus usa a tecnologia em favor do aprendizado com projetos inova-dores como o Pueri VideoLab, um laboratório completo de YouTube

onde os alunos aprendem a gravar e a editar vídeos como “vlogueiros” com orientação dos produtores Américo Fazio e Duca Mendes, do canal “Audivizuando”.

A Escola Pueri Domus está presente em São Paulo com as uni-dades Verbo Divino (Chácara Santo Antonio) e Itaim; e em Barueri com a unidade de Aldeia da Serra. Em breve será inaugurada uma nova unidade na capital paulista no bairro da Aclimação.

Mais informações

Fernanda [email protected]

(11) 3512-2257 / 99197-7572

Educação

Lazer

Page 13: Jornal Ed.1452

13CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

Escolas e Cursos

Page 14: Jornal Ed.1452

14 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

Evento

Para movimentar o fim de semana em São Paulo e re-

velar o potencial do Cambuci para produtos saborosos e saudáveis, produtores de 11 municípios desembarcam no Mercado Municipal de São Paulo para celebrar o encerramento da VII Rota do

Cambuci. Foram 13 grandes eventos ao longo do ano, con-solidando a importância do fruto nativo para a cultura, gastronomia, economia e a própria identidade dos povos ligados à Mata Atlântica.

Visite o Mercadão e conheça de perto os itens de produtores

Rota do Cambuci em 2015 com festa no Mercadão de São Paulo

familiares de Parelheiros (São Paulo), Bertioga, Mogi das Cruzes, Paranapiacaba, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Salesópolis, Natividade da Serra, São Lourenço da Serra e Paraibuna. Nos próxi-mos dias 18 e 19 de outubro, das 8h às 17h, no salão de eventos.

“O Cambuci e suas versa-tilidades” será tema de uma oficina especial no evento. A chef de cozinha e educadora alimentar Ana Tomazoni irá inspirar o público a desen-volver receitas doces e salga-das com o fruto ameaçado, desvendando suas possibili-dades de uso, e representando a filosofia do Slow Food Brasil (Convivium Grande ABC). Acontece no dia 18 de outubro, às 11 horas, no Salão Gourmet do Mercado.

E finalmente, o Mercadão será palco de atrações cul-turais diferenciadas este fim de semana. Grupos de música regionais animam o encerramento da VII Rota do Cambuci: a Banda Marcial de Paraibuna se apresenta no sábado às 14h e a Banda Lyra de Paranapiacaba se apresenta no dia 18 às 13h, com a feira dos produtos de Cambuci en-riquecendo a festa.

Dia: 17 e 18 de outubro de 2015Local: Mercado Municipal de São

Paulo – Salão de Eventos. Rua da Cantareira, 306 - Centro

Page 15: Jornal Ed.1452

15CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

Espiritismo

O Dr. Bezerra de Menezes é um dos grandes nomes

do Espiritismo brasileiro, sen-do inclusive tema de um filme recente que fez muito sucesso. Vamos hoje conhecer um pou-co sobre o chamado “Médico dos Pobres”.

Nasceu em 1831 na cidade de Jaguaretama, no Ceará, e desencarnou na cidade do Rio de Janeiro em 1900. Seu pai foi fazendeiro importante no Ceará, mas perdeu tudo o que tinha devido a um negócio mal feito. Sobre isso, Bezerra de Menezes afirmou que “a mais bela herança é ainda um bom caráter.”

Aos 11 anos de idade sua família muda-se para o Rio Grande do Norte, e aos 16 re-torna ao Ceará. Aos 20 anos de

Dr. Bezerra de Menezesidade decide estudar medicina no Rio de Janeiro, onde mo-rou só, num modesto quarto. Como tinha poucos recursos financeiros, estudava nas bi-bliotecas e comprava livros em sebos. Formou-se médico aos 25 anos de idade, em 1856. Em seguida, passou a traba-lhar em duas clínicas, e numa delas atendia gratuitamente. Em 1858 ingressou no exér-cito como médico (cirurgião tenente).

Casou-se em 1859 aos 28 anos de idade com Maria Cândida Lacerda, tendo com ela dois filhos. Como era mui-to popular entre os militares e já conhecido como médico dos pobres, foi convidado a ingressar na política, aderindo ao Partido Liberal. Deixou a

função de médico no Exército e foi atuar na política. Em 1863 ficou viúvo, cinco anos após o casamento, com dois filhos. Este fato lhe causou um gran-de abatimento. Casou-se no-vamente em 1865, com a irmã de sua primeira esposa, com quem teve mais sete filhos.

Permaneceu na carreira política de 1860 a 1880, como vereador e deputado, tendo atuação política voltada às questões sociais. Trabalhou junto com outros políticos progressistas pela libertação da escravatura, e sempre com-bateu a corrupção.

O Espiritismo chega ao Brasil, vindo da França, na me-tade do século 19, trazido por intelectuais brasileiros que via-javam à Europa. São realizadas

na cidade do Rio de Janeiro, capital do Império do Brasil, as primeiras sessões espíritas. Em 1863, Kardec faz o seguin-te comentário na “Revista Espírita”: “Verificamos com satisfação que a ideia espírita faz progressos sensíveis no Rio de Janeiro, onde conta com numerosos representantes, fervorosos e devotados.”

Após estudar por a l-guns anos as obras de Allan Kardec, em 16 de agosto de 1886, Bezerra de Menezes, aos 55 anos de idade, perante um auditório com duas mil pes-soas, proclama sua adesão à Doutrina Espírita.

Em agosto de 1895, Bezerra assume a presidência da FEB (Federação Espírita Brasileira). Uma de suas pr imei ras

decisões foi extinguir as sessões de puro academi-cismo, que enfraqueciam os laços de solidariedade entre os espíritas.

Bezerra de Menezes desen-carnou em abril de 1900, aos 69 anos de idade, deixando o movimento espírita brasileiro com linhas bem definidas para o futuro, e continua seu trabalho no Plano Espiritual, auxiliando muitas pessoas aqui na Terra. Sua conduta pautada nos ensinamentos de Jesus pode ser resumida nesta sua frase: “Quanto mais auxiliardes aos outros, mais amplo auxílio recebereis da Vida Mais Alta.”

Hilton [email protected]

Page 16: Jornal Ed.1452

16 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

Page 17: Jornal Ed.1452

17CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

Page 18: Jornal Ed.1452

18 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

Pizzaria

Comemoração

Comer Bem

Padaria

Mais de 150 cr ianças participaram de fes-

ta do Dia das Crianças na Igre ja Margarida Maria. Promovida pela Casa de Carnes “A Toca”, especiali-zada em churrasco, foram oferecidos mais de 60 kg de carne que fez a alegria dos

Festa das Crianças na Margarida Maria

pequenos.Essa ação social que ac-

onteceu dia 11 de outubro no domingo teve como objetivo demonstrar solidariedade em um evento festivo.

Parabéns ao pessoal da Toca e todos os colaboradores da Paróquia.

Ingredientes: 450 g de farinha de trigo; 500 g de açú-car; 100 g de queijo ralado fino; 6 ovos; 500 ml de leite morno; 1 colher de chá de essência de baunilha; 2 colheres de sopa de fermento químico

Bolo caçarola de padariaModo de preparo: Misture

bem todos os ingredientes secos; Bata no liquidifica-dor os ingredientes líquidos; Agregue a mistura batida nos ingredientes secos, mis-turando muito bem; Coloque

a massa em uma forma de buraco no meio, grande, un-tada e enfarinhada; Assar em forno médio, pré-aquecido e em banho-maria; O tempo de forno varia de forno para forno, mas o tempo é de, em

média, 40 minutos; Faça o teste do palito; O bolo fica bem corado em cima; Esse bolo é fofo e úmido, sensa-cional! Tempo de preparo: 1h 00min - Rendimento: 12 porções

Page 19: Jornal Ed.1452

19CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

Pizzaria AvícolaComer Bem

RestauranteCarnes

Restaurante

Água

Congelados

Page 20: Jornal Ed.1452

20 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

Saúde

Estresse, ansiedade, flacidez da musculatura da faringe,

ganho de peso, variações hor-monais, aumento da necessi-dade de urinar nos idosos e o próprio envelhecimento estão entre os fatores que interfe-rem na qualidade do sono. Segundo estudo epidemioló-gico publicado em 2010, 45% dos paulistanos se queixam de insônia, 10% têm a chamada insônia crônica e 32% sofrem com a apneia do sono.

O dólar rompeu a barreira dos R$ 4, maior cotação

desde a entrada em cena do Plano Real em julho de 1994. Assusta como o País empobre-ceu tão rápido. No acumulado dos últimos doze meses, a taxa de desemprego aumentou bas-tante; hoje, são mais de oito milhões de desocupados no País – outro tanto está com o coração descompassado, à espera do mesmo caminho, pois ninguém sabe até onde vai essa crise.

A inflação chegará logo aos 10% e o PIB (a riqueza produ-zida pelo País) vai recuar mais. E não tem nada no horizonte que não possa piorar, com o arrocho fiscal, a volta da CPMF e as ondas de um impeachment roçando as paredes do Palácio do Planalto.

Nesse tsunami de más no-tícias, como fica a saúde do

brasileiro? Afinal, a angústia acompanha essa incerteza provocada pelas crises econô-mica, política, moral e ética que tomaram conta do País. A Lava Jato, por sua vez, dá o tom do mar de lama.

O cidadão perde o rumo e muda o padrão de vida. Com as lojas fechando, a indústria demitindo e o desemprego crescente, o olhar para o fu-turo é desanimador; os filhos podem ter de mudar de escola, outros cursos serão abandona-dos, a TV paga cortada e o lazer reduzido. Até a mudança para um bairro mais distante é leva-da em conta nessa hora. Com o passar do tempo, a ansiedade se transforma em estresse, fator de risco para o coração.

E aí mora o perigo: não se pode permitir que a crise abale sua saúde. É de posse desse

patrimônio que o brasileiro conseguirá suportar os tempos difíceis e atravessar firme para um novo período de bonança – que virá, mais cedo ou mais tarde, como ocorre em todo o mundo. Se perder a boa forma, o resto pode se comprometer para sempre.

Ainda que o dinheiro co-mece a ficar escasso no bolso, não deixe de consultar o seu médico, fazer todos os exames e seguir as orientações. O cora-ção palpita mais acelerado em tempos de crise, mas não pode parar nem ficar doente.

Não espere que os sintomas se manifestem de maneira mais aguda para tomar as providências. Algumas dicas são fundamentais para evitar uma surpresa, pois as doenças cardiovasculares são responsá-veis por mais de 30% das mor-tes no Brasil, entre elas AVC`s, hipertensão, ataque cardíaco, aterosclerose e outras.

Para começar, o bom senso há de pautar a conduta. Se você é cuidadoso com sua saúde, mantenha as boas práticas, como as caminhadas habituais e o acompanhamento médico. Exercícios físicos são sempre re-comendáveis. Ao mesmo tem-po não se pode esquecer que cada indivíduo tem suas limita-ções e é importante conhecê-las

para não se exceder.Importante saber que é ne-

cessário acostumar o coração, o pulmão e o aparelho locomotor num trabalho gradativo, que requer acompanhamento pro-fissional constante. Depois, seu histórico clínico deve ser atualizado com novos exames para evitar surpresas.

Para quem não pratica ne-nhuma atividade, ou o faz es-poradicamente, o cuidado deve ser redobrado. Certifique-se de que a máquina se encontra em bom estado de conservação. Procure um médico e faça os exames para não virar estatís-tica na área das doenças.

A maioria dos problemas resulta de um estilo de vida inapropriado; entre os princi-pais fatores que ocasionam do-enças cardiovasculares estão má alimentação, tabagismo, álcool, sedentarismo, obesida-de, além do estresse do dia-a--dia. Convém ficar atento aos sintomas que se manifestam em quase todas as doenças do coração ou que podem indicar algum tipo de comprometi-mento cardíaco:

-- falta de ar, ao repouso ou ao esforço; dor no peito, em virtude de má circulação sanguínea no local; cansaço fácil; desmaio, após atividade física intensa; palpitações ou

Insônia afeta 45% dos paulistanos

Não deixe a crise abalar seu coraçãotaquicardia; tosse seca persis-tente; pressão alta; cor azulada nas pontas dos dedos ou unhas; tonturas; varizes; má circulação nas pernas; impotência sexual; inchaço nos tornozelos.

Alguns sintomas podem ser confundidos com um sim-ples mal-estar. Sudorese, tre-mores e falta de ar estão entre os tipos de manifestação que o organismo também utiliza como sinal de princípio de infarto agudo do miocárdio.

Importante saber que o maior pecado é o desleixo com a prevenção: ignorar os exames periódicos, como o de sangue e o eletrocardiograma, que permitem ao clínico avaliar os fatores de risco e o histórico de cada pessoa. Como um au-tomóvel, o motor humano, de-pois de muita quilometragem, carece de prevenção e revisão.

Enfim, a crise faz seus es-tragos na população, interrom-pe carreira, provoca mudança de hábitos e fornece um cená-rio de futuro sombrio. Saiba enfrentar esse período, uma vez que saúde é o mais valioso de todos os bens. O resto se recupera; saúde, nem sempre.

Américo Tângari Junior é especialista em cardiologia

pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica

Brasileira.

“Quando o indivíduo não dorme bem, não consegue executar bem as atividades do dia. A má qualidade do sono pode acarretar uma série de problemas, entre eles, os cardiovasculares”, alerta Dra. Rosa Hasan, neurologista que integra o corpo clínico do centro de diagnósticos Alta Excelência Diagnóstica. “Quanto antes o paciente tiver o diagnóstico dos motivos que prejudicam o seu sono, mais

precocemente pode ser inicia-do o tratamento, que, muitas vezes, consiste em pequenas mudanças de hábito.”

Para realizar a detecção precisa do distúrbio do sono,

o Alta Excelência Diagnóstica acaba de disponibilizar o exame de Polissonografia Domiciliar, procedimento que analisa a qualidade do sono, problemas respiratórios,

agitação excessiva e movimen-tação das pernas enquanto o paciente está dormindo. O ob-jetivo da realização do exame em casa é tornar mais cômodo e acurado o diagnóstico.

Page 21: Jornal Ed.1452

21CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

4 - Jornal do Cambuci & Aclimação SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Saúde

Saúde Pública

Qual será o papel das me-dicinas ancestrais - em

especial a Acupuntura e a Medicina Tradicional

Chinesa diante do avanço da física quântica na área da saúde?

É comum, ao falar de físi-ca quântica e saúde quântica, por exemplo, se deparar com uma enxurrada de compara-ções simplistas, ou reducio-nistas, que pouco ajudam na compreensão do tema. Não gosto de seguir esta linha de raciocínio, entretanto, a física quântica – que existe desde a virada do século passado, 1908 mais precisamente – é o estudo da matéria mais ínfima possível, ou seja, no que ela tem de menor.

A descoberta do átomo, sem dúvida, deu grande salto à ciência, sobretudo à física,

Acupuntura é Medicina Quântica?com o estudo de seu núcleo, elétrons, prótons e nêutrons. Entretanto, as pesquisas não pararam por aí e vieram novas e menores partículas como os pósitrons, neutrinos etc. E, mais ainda, descobriu--se também que, por mais sólida que seja a matéria, de fato é ela constituída, em sua maior parte, de vazios, grandes vazios.

Apenas para se ter ideia, se pegarmos a circunfe-rência de um estádio de futebol como o Maracanã e compararmos seu perímetro externo a um elétron circu-lante, o núcleo deste átomo equivaleria a uma bola de futebol colocada bem no centro do gramado. Todo o restante é área vazia. Pode-se imaginar tamanho espaço vazio em toda a matéria, por

mais sólida que isso possa parecer?

Além disso, Max Plank, já em 1908, ainda que contem-porâneo de Albert Einstein – e que eram amigos inclu-sive – discordava em alguns sentidos do pai da Teoria da Relatividade, sobretudo ao que diz respeito à matéria se organizar por intermédio de pacotes energéticos de-nominados “Quanta”. Cada pacote, quanta, se organiza e se soma em Quantum para que se possa gerar ou construir a matéria. Oras, levando-se isso em conside-ração, costumo perguntar em minhas palestras: - Não seria esta organização de pacotes energéticos em determina-do sentido o que se costu-ma chamar em Medicina Chinesa e em Acupuntura

de meridianos energéticos de órgãos e vísceras? – Se a Acupuntura pode acelerar ou brecar o fluxo energético destes meridianos – e, por conseguinte, de órgãos e funções – não seria uma ati-vidade de saúde de origem quântica?

Não gosto de apresentar--me como dono da verdade e exponho interpretação absolutamente pessoal sobre o que estudei ligado às mais recentes pesquisas científicas que ainda tentam apresentar o átomo como ora partícula, ora onda. Nesse ponto, por enquanto, é muito difícil comprovações práticas, mui-to embora experiências com placas para a reflexão da luz podem indicar que existem universos e planos paralelos. Ao menos isso.

Outro raciocínio e ques-tão proposta em minhas pa-lestras sobre Saúde Quântica é que, se por um lado a medi-cina contemporânea utiliza a quântica em suas máquinas de imagem e diagnósticos – até com recursos nucleares – eu pergunto se o raciocínio médico ainda não perma-nece na fase de Newton e Descartes? – Mais um ponto para se refletir e raciocinar, sem defesa ou posição de donos da verdade. Apenas mais uma questão que gos-taria que o leitor refletisse também.

Dr. João Carlos Baldan atende, em nível ambulato-rial, todas às quartas-feiras na Sociedade Brasileira de Eubiose – SBE. Jornalista, e s c r i t o r , c o l a b o r a d o r do Jornal do Cambuci &

Aclimação, Acupunturista pela Associação Brasileira de Acupuntura – ABA – onde foi professor e diretor – pós--graduado latu sensu em Acupuntura com especia-lização em Psicopatologia pela USP, Dr. Baldan é mas-soterapeuta e terapeuta floral alquímico e frequencial, modernas e atuais técnicas apreendidas após cursos com médicos e terapeutas brasi-leiros à partir de entrevistas em seu programa de TV pela Internet, Salutis, apresentado pelo site www.alltv.com.br.

As consultas devem ser marcadas com Eliana, na se-cretaria do departamento da SBE pelos telefones 3208-9914 e 3208-6699.

Blog: salutis-jcbaldan.blogspot.com

A artrose no joelho é uma doença muito séria que

pode comprometer os movi-mentos e até mesmo impedir que a pessoa execute tarefas simples do dia a dia por conta da dor. Ela também é conhe-cida como osteoartrose ou ostetoartrite.

A artrose do joelho tem se tornado cada vez mais co-mum. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação e Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, até em 2015, 12,3 milhões de pes-soas irão apresentar dores e

Artrose no joelho pode ser tratada com exercícios físicoslimitações provocadas pela artrose. O problema atinge em grande parte pessoas com mais de 50 anos e que apresen-tam desgaste na articulação.

De acordo com o fisiote-rapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna verte-bral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e criador da técnica reconstrução músculo--articular da coluna vertebral, a doença não tem cura, porém, pode ser amenizada com fisioterapia e atividade física. “A artrose é uma doença de-generativa das articulações. Ela provoca um desgaste das

cartilagens que cobrem as ex-tremidades ósseas, causando dor e podendo até levar a de-formidades”, explica. As arti-culações mais acometidas são: a coluna vertebral, os quadris e os joelhos. “Diversos são os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença. A herança genética, obesidade, esforço físico, taba-gismo e exercícios de impacto que são repetitivos, são alguns dos causadores”, afirma o Montenegro.

Exercícios físicos e a Fisioterapia para amenizar a dor Os exercícios físicos são uma alternativa para contro-lar a dor da artrose no joelho. Entre os mais indicados estão

para fortalecer os músculos do membro inferior estão: a caminhada, bicicleta e hidro-ginástica. Vale ressaltar que esses exercícios devem ser indicados por um fisiotera-peuta. “Esse tipo de exercício pode ser feito diariamente. Na caminhada, por exemplo, pacientes que dão 1.500 pas-sos em três dias da semana apresentam uma melhora significativa. A fisioterapia também tem um papel muito importante no tratamento da artrose para a recuperação do paciente”, diz o fisioterapeuta.

De acordo com Helder, dentro da fisioterapia é pos-sível utilizar eletrotermo-terapia, alongamentos da

musculatura do quadríceps e isquiotibiais, e manipulações osteopáticas podem ser neces-sárias durante o tratamento da artrose no joelho. “A finali-dade é fortalecer os músculos e ajudar na movimentação de articulações rígidas. Contudo, a cirurgia só é indicada quan-do a dor não é controlada com exercício físico, medicamen-tos e fisioterapia”, finaliza.

Dr. Helder Montenegro, fisioterapeuta, especialis-ta em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e cria-dor da técnica reconstrução

músculo-articular da coluna vertebral.

Site - www.herniadedisco.com.br / www.itcvertebral.com.br

4 - Jornal do Cambuci & Aclimação SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Saúde

Saúde Pública

Qual será o papel das me-dicinas ancestrais - em

especial a Acupuntura e a Medicina Tradicional

Chinesa diante do avanço da física quântica na área da saúde?

É comum, ao falar de físi-ca quântica e saúde quântica, por exemplo, se deparar com uma enxurrada de compara-ções simplistas, ou reducio-nistas, que pouco ajudam na compreensão do tema. Não gosto de seguir esta linha de raciocínio, entretanto, a física quântica – que existe desde a virada do século passado, 1908 mais precisamente – é o estudo da matéria mais ínfima possível, ou seja, no que ela tem de menor.

A descoberta do átomo, sem dúvida, deu grande salto à ciência, sobretudo à física,

Acupuntura é Medicina Quântica?com o estudo de seu núcleo, elétrons, prótons e nêutrons. Entretanto, as pesquisas não pararam por aí e vieram novas e menores partículas como os pósitrons, neutrinos etc. E, mais ainda, descobriu--se também que, por mais sólida que seja a matéria, de fato é ela constituída, em sua maior parte, de vazios, grandes vazios.

Apenas para se ter ideia, se pegarmos a circunfe-rência de um estádio de futebol como o Maracanã e compararmos seu perímetro externo a um elétron circu-lante, o núcleo deste átomo equivaleria a uma bola de futebol colocada bem no centro do gramado. Todo o restante é área vazia. Pode-se imaginar tamanho espaço vazio em toda a matéria, por

mais sólida que isso possa parecer?

Além disso, Max Plank, já em 1908, ainda que contem-porâneo de Albert Einstein – e que eram amigos inclu-sive – discordava em alguns sentidos do pai da Teoria da Relatividade, sobretudo ao que diz respeito à matéria se organizar por intermédio de pacotes energéticos de-nominados “Quanta”. Cada pacote, quanta, se organiza e se soma em Quantum para que se possa gerar ou construir a matéria. Oras, levando-se isso em conside-ração, costumo perguntar em minhas palestras: - Não seria esta organização de pacotes energéticos em determina-do sentido o que se costu-ma chamar em Medicina Chinesa e em Acupuntura

de meridianos energéticos de órgãos e vísceras? – Se a Acupuntura pode acelerar ou brecar o fluxo energético destes meridianos – e, por conseguinte, de órgãos e funções – não seria uma ati-vidade de saúde de origem quântica?

Não gosto de apresentar--me como dono da verdade e exponho interpretação absolutamente pessoal sobre o que estudei ligado às mais recentes pesquisas científicas que ainda tentam apresentar o átomo como ora partícula, ora onda. Nesse ponto, por enquanto, é muito difícil comprovações práticas, mui-to embora experiências com placas para a reflexão da luz podem indicar que existem universos e planos paralelos. Ao menos isso.

Outro raciocínio e ques-tão proposta em minhas pa-lestras sobre Saúde Quântica é que, se por um lado a medi-cina contemporânea utiliza a quântica em suas máquinas de imagem e diagnósticos – até com recursos nucleares – eu pergunto se o raciocínio médico ainda não perma-nece na fase de Newton e Descartes? – Mais um ponto para se refletir e raciocinar, sem defesa ou posição de donos da verdade. Apenas mais uma questão que gos-taria que o leitor refletisse também.

Dr. João Carlos Baldan atende, em nível ambulato-rial, todas às quartas-feiras na Sociedade Brasileira de Eubiose – SBE. Jornalista, e s c r i t o r , c o l a b o r a d o r do Jornal do Cambuci &

Aclimação, Acupunturista pela Associação Brasileira de Acupuntura – ABA – onde foi professor e diretor – pós--graduado latu sensu em Acupuntura com especia-lização em Psicopatologia pela USP, Dr. Baldan é mas-soterapeuta e terapeuta floral alquímico e frequencial, modernas e atuais técnicas apreendidas após cursos com médicos e terapeutas brasi-leiros à partir de entrevistas em seu programa de TV pela Internet, Salutis, apresentado pelo site www.alltv.com.br.

As consultas devem ser marcadas com Eliana, na se-cretaria do departamento da SBE pelos telefones 3208-9914 e 3208-6699.

Blog: salutis-jcbaldan.blogspot.com

A artrose no joelho é uma doença muito séria que

pode comprometer os movi-mentos e até mesmo impedir que a pessoa execute tarefas simples do dia a dia por conta da dor. Ela também é conhe-cida como osteoartrose ou ostetoartrite.

A artrose do joelho tem se tornado cada vez mais co-mum. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação e Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, até em 2015, 12,3 milhões de pes-soas irão apresentar dores e

Artrose no joelho pode ser tratada com exercícios físicoslimitações provocadas pela artrose. O problema atinge em grande parte pessoas com mais de 50 anos e que apresen-tam desgaste na articulação.

De acordo com o fisiote-rapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna verte-bral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e criador da técnica reconstrução músculo--articular da coluna vertebral, a doença não tem cura, porém, pode ser amenizada com fisioterapia e atividade física. “A artrose é uma doença de-generativa das articulações. Ela provoca um desgaste das

cartilagens que cobrem as ex-tremidades ósseas, causando dor e podendo até levar a de-formidades”, explica. As arti-culações mais acometidas são: a coluna vertebral, os quadris e os joelhos. “Diversos são os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença. A herança genética, obesidade, esforço físico, taba-gismo e exercícios de impacto que são repetitivos, são alguns dos causadores”, afirma o Montenegro.

Exercícios físicos e a Fisioterapia para amenizar a dor Os exercícios físicos são uma alternativa para contro-lar a dor da artrose no joelho. Entre os mais indicados estão

para fortalecer os músculos do membro inferior estão: a caminhada, bicicleta e hidro-ginástica. Vale ressaltar que esses exercícios devem ser indicados por um fisiotera-peuta. “Esse tipo de exercício pode ser feito diariamente. Na caminhada, por exemplo, pacientes que dão 1.500 pas-sos em três dias da semana apresentam uma melhora significativa. A fisioterapia também tem um papel muito importante no tratamento da artrose para a recuperação do paciente”, diz o fisioterapeuta.

De acordo com Helder, dentro da fisioterapia é pos-sível utilizar eletrotermo-terapia, alongamentos da

musculatura do quadríceps e isquiotibiais, e manipulações osteopáticas podem ser neces-sárias durante o tratamento da artrose no joelho. “A finali-dade é fortalecer os músculos e ajudar na movimentação de articulações rígidas. Contudo, a cirurgia só é indicada quan-do a dor não é controlada com exercício físico, medicamen-tos e fisioterapia”, finaliza.

Dr. Helder Montenegro, fisioterapeuta, especialis-ta em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e cria-dor da técnica reconstrução

músculo-articular da coluna vertebral.

Site - www.herniadedisco.com.br / www.itcvertebral.com.br

Saúde

4 - Jornal do Cambuci & Aclimação SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Saúde

Saúde Pública

Qual será o papel das me-dicinas ancestrais - em

especial a Acupuntura e a Medicina Tradicional

Chinesa diante do avanço da física quântica na área da saúde?

É comum, ao falar de físi-ca quântica e saúde quântica, por exemplo, se deparar com uma enxurrada de compara-ções simplistas, ou reducio-nistas, que pouco ajudam na compreensão do tema. Não gosto de seguir esta linha de raciocínio, entretanto, a física quântica – que existe desde a virada do século passado, 1908 mais precisamente – é o estudo da matéria mais ínfima possível, ou seja, no que ela tem de menor.

A descoberta do átomo, sem dúvida, deu grande salto à ciência, sobretudo à física,

Acupuntura é Medicina Quântica?com o estudo de seu núcleo, elétrons, prótons e nêutrons. Entretanto, as pesquisas não pararam por aí e vieram novas e menores partículas como os pósitrons, neutrinos etc. E, mais ainda, descobriu--se também que, por mais sólida que seja a matéria, de fato é ela constituída, em sua maior parte, de vazios, grandes vazios.

Apenas para se ter ideia, se pegarmos a circunfe-rência de um estádio de futebol como o Maracanã e compararmos seu perímetro externo a um elétron circu-lante, o núcleo deste átomo equivaleria a uma bola de futebol colocada bem no centro do gramado. Todo o restante é área vazia. Pode-se imaginar tamanho espaço vazio em toda a matéria, por

mais sólida que isso possa parecer?

Além disso, Max Plank, já em 1908, ainda que contem-porâneo de Albert Einstein – e que eram amigos inclu-sive – discordava em alguns sentidos do pai da Teoria da Relatividade, sobretudo ao que diz respeito à matéria se organizar por intermédio de pacotes energéticos de-nominados “Quanta”. Cada pacote, quanta, se organiza e se soma em Quantum para que se possa gerar ou construir a matéria. Oras, levando-se isso em conside-ração, costumo perguntar em minhas palestras: - Não seria esta organização de pacotes energéticos em determina-do sentido o que se costu-ma chamar em Medicina Chinesa e em Acupuntura

de meridianos energéticos de órgãos e vísceras? – Se a Acupuntura pode acelerar ou brecar o fluxo energético destes meridianos – e, por conseguinte, de órgãos e funções – não seria uma ati-vidade de saúde de origem quântica?

Não gosto de apresentar--me como dono da verdade e exponho interpretação absolutamente pessoal sobre o que estudei ligado às mais recentes pesquisas científicas que ainda tentam apresentar o átomo como ora partícula, ora onda. Nesse ponto, por enquanto, é muito difícil comprovações práticas, mui-to embora experiências com placas para a reflexão da luz podem indicar que existem universos e planos paralelos. Ao menos isso.

Outro raciocínio e ques-tão proposta em minhas pa-lestras sobre Saúde Quântica é que, se por um lado a medi-cina contemporânea utiliza a quântica em suas máquinas de imagem e diagnósticos – até com recursos nucleares – eu pergunto se o raciocínio médico ainda não perma-nece na fase de Newton e Descartes? – Mais um ponto para se refletir e raciocinar, sem defesa ou posição de donos da verdade. Apenas mais uma questão que gos-taria que o leitor refletisse também.

Dr. João Carlos Baldan atende, em nível ambulato-rial, todas às quartas-feiras na Sociedade Brasileira de Eubiose – SBE. Jornalista, e s c r i t o r , c o l a b o r a d o r do Jornal do Cambuci &

Aclimação, Acupunturista pela Associação Brasileira de Acupuntura – ABA – onde foi professor e diretor – pós--graduado latu sensu em Acupuntura com especia-lização em Psicopatologia pela USP, Dr. Baldan é mas-soterapeuta e terapeuta floral alquímico e frequencial, modernas e atuais técnicas apreendidas após cursos com médicos e terapeutas brasi-leiros à partir de entrevistas em seu programa de TV pela Internet, Salutis, apresentado pelo site www.alltv.com.br.

As consultas devem ser marcadas com Eliana, na se-cretaria do departamento da SBE pelos telefones 3208-9914 e 3208-6699.

Blog: salutis-jcbaldan.blogspot.com

A artrose no joelho é uma doença muito séria que

pode comprometer os movi-mentos e até mesmo impedir que a pessoa execute tarefas simples do dia a dia por conta da dor. Ela também é conhe-cida como osteoartrose ou ostetoartrite.

A artrose do joelho tem se tornado cada vez mais co-mum. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação e Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, até em 2015, 12,3 milhões de pes-soas irão apresentar dores e

Artrose no joelho pode ser tratada com exercícios físicoslimitações provocadas pela artrose. O problema atinge em grande parte pessoas com mais de 50 anos e que apresen-tam desgaste na articulação.

De acordo com o fisiote-rapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna verte-bral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e criador da técnica reconstrução músculo--articular da coluna vertebral, a doença não tem cura, porém, pode ser amenizada com fisioterapia e atividade física. “A artrose é uma doença de-generativa das articulações. Ela provoca um desgaste das

cartilagens que cobrem as ex-tremidades ósseas, causando dor e podendo até levar a de-formidades”, explica. As arti-culações mais acometidas são: a coluna vertebral, os quadris e os joelhos. “Diversos são os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença. A herança genética, obesidade, esforço físico, taba-gismo e exercícios de impacto que são repetitivos, são alguns dos causadores”, afirma o Montenegro.

Exercícios físicos e a Fisioterapia para amenizar a dor Os exercícios físicos são uma alternativa para contro-lar a dor da artrose no joelho. Entre os mais indicados estão

para fortalecer os músculos do membro inferior estão: a caminhada, bicicleta e hidro-ginástica. Vale ressaltar que esses exercícios devem ser indicados por um fisiotera-peuta. “Esse tipo de exercício pode ser feito diariamente. Na caminhada, por exemplo, pacientes que dão 1.500 pas-sos em três dias da semana apresentam uma melhora significativa. A fisioterapia também tem um papel muito importante no tratamento da artrose para a recuperação do paciente”, diz o fisioterapeuta.

De acordo com Helder, dentro da fisioterapia é pos-sível utilizar eletrotermo-terapia, alongamentos da

musculatura do quadríceps e isquiotibiais, e manipulações osteopáticas podem ser neces-sárias durante o tratamento da artrose no joelho. “A finali-dade é fortalecer os músculos e ajudar na movimentação de articulações rígidas. Contudo, a cirurgia só é indicada quan-do a dor não é controlada com exercício físico, medicamen-tos e fisioterapia”, finaliza.

Dr. Helder Montenegro, fisioterapeuta, especialis-ta em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e cria-dor da técnica reconstrução

músculo-articular da coluna vertebral.

Site - www.herniadedisco.com.br / www.itcvertebral.com.br

Page 22: Jornal Ed.1452

22 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

Pet Shop Cães e Gatos

A campanha ADOTE UM PET COM DEFICIÊNCIA

passará a ter evento fixo men-sal de adoção. Já aconteceram duas datas e a próxima é agora, dia 25 de outubro, no espaço da Reserva Animal, na Rua Dom Henrique Mourão, 184, no bairro do Peri, das 10h às 17h. A quarta edição, que acontece em novembro, está em negociação de datas para ser realizada no Dog Zone do parque Villa Lobos e, a partir de dezembro, ha-verá um evento por mês na sede da RealtON – primeiro outlet de imóveis novos do país, na Rua Groenlândia, 393, Jardim Europa. O objetivo é que, além de ser mensal, a campanha aconteça de forma itinerante: “queremos realizar eventos em diferentes bairros de São Paulo para trabalhar na conscientização e incentivar a adoção de pets com defici-ência”, explica Livia Clozel, Comunicação e Estratégia da Uhelp.com, idealizadora da campanha.

No evento do dia 25 de outubro, estarão disponíveios para adoção 5 gatos e 15 cães. A campanha segue em parceria com a Luiz Proteção Animal. Giuliana Stefanini, Gerente da ONG, explica: “buscamos pes-soas conscientes, que adotem

Campanha ADOTE UM PET COM DEFICIÊNCIA torna-se mensal

por amor e que não tenham preconceito com a condição do animal, a cor e a idade”. Nos abrigos, os pets que costumam ficar, muitas vezes até o fim de suas vidas, são os mais idosos, aqueles que tem algum tipo de

as adoções aconteçam, pre-cisamos manter esses animais, tratar, alimentar, e esses cus-tos precisam ser cobertos, toda ajuda é bem vinda”.

Não existem dados con-cretos sobre a quantidade de animais com deficiência no Brasil, as estima-se que cerca de 10% dos abandonados ou resgatados têm algum tipo de condição que os define como um animal com deficiência, ou seja, dificilmente serão adota-dos. Entre os pets adotados no último evento da campanha, por exemplo, está uma cachor-rinha amputada que aguarda-va por um lar há 3 anos, outra que passou 12 anos sendo matriz para venda de filhotes e sofrendo maus tratos, mas que foi resgatada e agora final-mente adotada: “nos abrigos, existem animais que esperam há mais de 5 anos por um lar”, lembra Livia. Giuliana reforça a importância da ini-ciativa: “cada 5 animais com deficiência que conseguimos encaminhar para um novo lar significa o mesmo que 20 fil-hotes adotados em um evento convencional”.

Sobre a Uhelp.com

A Uhelp.com Associação A s s i s te nc i a l é u m a

Associação Civil, sem fins lucrativos, que tem por finali-dade unir Organizações para promover inclusão social e no mercado de trabalho para Pessoas com Deficiência Física. Apresenta casos de pessoas com deficiência física (com perda parcial ou total das funções motoras de membros inferiores e/ou superiores ou amputação); deficiência visual ou cegueira; deficiência auditi-va ou surdez e surdocegueira para receberem doações on-line e voto dos internautas. Todo o processo Uhelp.com é acessível, os vídeos e textos são disponibilizados em LIBRAS e Audiodescrição. SERVIÇO: www.uhelp.com |[email protected]

Há mais de 25 anos dedicada à causa de proteção animal, seu trabalho é apoiado nos seguintes pilares:

- Fiscalização de maus tratos a animais; - Cursos e pales-tras sobre leis de proteção animal; - Resgates e esterilização de animais vítimas de maus tratos e abandono; - Feiras de adoção para recolocar animais abandonados em lares dig-nos; - Conscientização sobre posse responsável e direito dos animais; - Palestras em escolas com apresentação do nosso gibi educativo: “Luizinho e a Turma da Proteção Animal”; - Participação em diversos meios de comunicação visando divulgar os direitos dos animais

A Luiz Proteção Animal é representante da Apasfa (Associação de Proteção Animal São Francisco de Assis).

Mais em: https://www.facebook.com/luizprotecaoanimal

Sobre a Luiz Proteção Animal

A partir de dezembro deste ano, os eventos

mensais da campanha vão acontecer no Jardim Europa, no espaço ce-dido pela RealtON - os organizadores seguem buscando o local para

o evento do mês de novembro.

deficiência física e os de cor preta. Livia Clozel enfatiza que é só o começo do trabalho: “seguimos buscando um local para que aconteça um evento no mês de novembro, e sabe-mos que há muito a fazer para mudar a realidade dos pets com deficiência no país”.

Além dos eventos de adoção, a campanha segue angariando doações que ser-virão para que a Luiz Proteção Animal e outras ONGs que participarem possam contin-uar realizando seu trabalho, que é de recolher e abrigar os animais, vacinar, castrar, vermifugar, entre outros. Giuliana lembra: “todo pet disponível para adoção é ver-mifugado, vacinado, castrado, e ainda há os cuidados diários, com ração, por exemplo, e os cuidados especiais, no caso de um animal que necessite de amputação, internação, medicamentos etc. Para que

Page 23: Jornal Ed.1452

23CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

Terceiro evento da Campanha Adote Um Pet Com Deficiência

Telhados

Mármore

Serralheria

Serralheria

Decoração

Serralheria

Synteko Pisos

Synteko

Box

Refrigeração

Construção e Reforma Vidros

Tapeçaria

Page 24: Jornal Ed.1452

24 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

Artigo

É sabido que a Folha de Pagamento dos funcioná-

rios de um condomínio costuma representar a maior despesa. Quando se permite o trabalho em sobrejornada esse custo tende a aumentar significativamente, representando em média 30% do custo da folha, considerando as horas extras, os trabalhos em in-tervalos, as folgas trabalhadas e os respectivos encargos sobre es-sas verbas (FGTS, DRS, INSS, 13º, Férias, Aviso Prévio, etc.).

Cuidado com as horas extras de funcionáriosQuestão pouco alertada e que

gera grandes problemas para o condomínio é o chamado cartão de ponto “britânico”, que é aque-le que possui horário de entrada e de saída iguais todos os dias e que são considerados inválidos pela Justiça do Trabalho, trans-ferindo ao Condomínio a prova da realização da jornada de tra-balho do funcionário. Comprar um relógio de ponto pode ajudar.

Também é comum alguns empregadores acabarem com as

horas extras de funcionários em razão da diminuição de custos, mas sem a devida indenização pela supressão dessas horas, gerando um passivo trabalhista para o condomínio. Existem regras para a realização dessa supressão.

É de se lembrar, também, que o trabalho realizado pelo empregado durante sua hora de almoço e descanso (intervalo intrajornada) deve ser pago na sua integralidade com acréscimo

de no mínimo 50% e não par-cialmente apenas pelo período que o empregado trabalhou. Ou seja, se o empregado tem uma hora de almoço e trabalhou por 30 minutos, o cálculo das horas adicionais é pela hora cheia e não pelos 30 minutos.

Respeitar o contrato de tra-balho do empregado, analisar a contratação de folguista, evitar se reunir com o zelador quando chega do trabalho às dez da noite ou ficar chamando-o no

“whatsapp” nos seus horários de folga, são medidas saudáveis que o síndico pode adotar para evitar o pagamento de horas extras e a criação de passivo trabalhista.

Uma boa análise da folha de pagamentos, bem como da rotina dos empregados pode representar uma grande economia para os condomínios.

Marcelo Duarte – Advogado e Gestor de Condomínios – www.

gestora.com.br

Page 25: Jornal Ed.1452

25CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

Page 26: Jornal Ed.1452

26 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

Page 27: Jornal Ed.1452

27CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

Page 28: Jornal Ed.1452

28 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

Page 29: Jornal Ed.1452

29CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

10 - Jornal do Cambuci & Aclimação SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Profissional Liberal

Informática

Pet Shop

Bichos LindosAmigosEssa é a dupla Spyke

e Nina a gatinha. Não se largam. Vivem brin-cando e correndo pela casa. São loucos por crianças.

Se você tem um “Bicho Lindo” em casa mande uma foto para essa seção. O email é [email protected] . É gratuito.

Você está preocupado e incomodado com o jeito

de beber de um familiar ou amigo?Saiba que, segundo a Organização Mundial de Saúde, o alcoolismo é uma doença. A cada pes-soa que é dependente do álcool, pelo menos outras quatro são diretamente afe-tadas, seja em casa ou no trabalho. É por isso que o alcoolismo é chamado de doença da família. Todos ficam afetados pelo beber compulsivo do alcoólico e surgem muitos problemas familiares e comportamen-tos disfuncionais por conta desta convivência.

O Al-Anon é uma asso-ciação mundial de homens e mulheres que têm amigos ou

Al-anon/Al-ateen, um recurso para ajudar familiares e amigos de alcoólicos

familiares que apresentam dificuldades com a bebida. Para os adolescentes, há o Alateen, que segue as mes-mas diretrizes do Al-Anon. Ambos representam um recurso efetivo para lidar com a doença, quer ou não o alcoólico tenha procurado auxílio ou reconheça a ex-istência da sua doença.

O a non i m ato é u m princípio do Al-Anon/Alateen, por isso dizemos: “...O que você vê aqui, o que você ouve aqui, quem você vê aqui, deixe que fique aqui”. Assim, as pessoas podem desabafar sobre seus problemas, com sigilo e privacidade. A Associação é gratuita, não aceita con-tribuições de fora e não

mantém vínculos com nen-huma outra entidade. Não se envolve em política e nem em religião, cada um tem o seu Poder Superior no qual acredita. Embora muitas reuniões sejam realizadas em salas de igrejas, não há envolvimento religioso. Em reuniões regulares, os participantes compartil-ham experiências, força e esperança, tendo como base um programa que orienta a atuação da associação em todo o mundo. O objetivo é essencialmente a recuper-ação dos familiares para que possam superar os im-pactos do alcoolismo em suas vidas e desfrutarem de uma vida com qualidade, independente do alcoólico

continuar bebendo ou não. Parar de beber é uma de-cisão dele e poderá buscar ajuda em A. A. ( Alcoólicos Anônimos). A família tam-bém precisa de ajuda. Se você sente que foi afeta-do pela convivência com

um alcoólico, o Al-Anon/Alateen é para você.Venha conhecer o Grupo Al-Anon Cambuci. Nossas reuniões ocorrem todas as quartas-feiras, das 20h às 22h, na Igreja Nª. Srª. da Glória (fun-dos), à Av. Lacerda Franco,

n° 02, Cambuci.É só chegar e entrar, pois estaremos esper-ando você de braços abertos.

Con su lt e t a mb é m o nosso site ou ligue para nossa cent ra l de in for-mações: www.al-anon.org.br / 11- 3228-7425

Bairro

Profissional Liberal

Informática

C L A S S I F I C A D O S J C & ASERVIÇOS COMUNICADO

TRANSPORTE

ANUNCIE JC&A

2157-1352

2157-1358

3341-2511

ABANDONO DE EMPREGOEsgotados nossos recursos de localização e tendo em vista encontrar-se em local não sabido, convidamos o Sr. Josenei Menezes de Souza, portador da CTPS 0016450 – série 00077- BA, a comparecer em nosso escritório, a fim de retornar ao emprego ou justificar as faltas, dentro do prazo de 72hs a partir desta publicação, sob pena de ficar rescindido, automaticamente, o contrato de trabalho, nos termos do art. 482 letra “I” da CLT. Demolidora Santos Ltda, CNPJ 61.212.254/0001-68 Rua Nicolau Ancona Lopes, 60, Cambuci - São Paulo - SP.

Page 30: Jornal Ed.1452

30 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

C L A S S I F I C A D O S J C & AINFORMÁTICA

OPORTUNIDADES

CESTAS E FESTAS

EMPREGO

DEDETIZ AÇÃO

QUARTOS E VAGAS

IMÓVEIS VENDE-SE

IMÓVEIS LOCAÇÃO

IMÓVEIS COMERCIAIS

SERVIÇOS

A D V O G A D O

AULAS E CURSOS

ANUNCIE JC&A

2157-1352

2157-1358

3341-2511

SOBRADO EM VILA2 dorm, 95m² de área construída, quintal com lavanderia e quarto depósito, reformado, isento de IPTU, R$ 480 Mil, Rua Alves Ribeiro, pronto para morar. F: 99339-9805

CARTA DE CRÉDITOContemplada R$ 350 Mil p/ comprar, construir, quitar imóvel, capital de giro quero R$ 37 Mil, e transfiro a dívida F:11-95890-8607 (particular )

ÓTIMO APTO. CAMBUCIPróximo ao pq. Aclimação, parte alta do Cambuci. Excelente localização, 56m², 1 dorm, 1 vaga, valor: R$ 385 Mil, contato F: 11-99612-0832

ALUGO CASA DE FUNDOSc/ quarto, coz, banh, arm. Embutidos. Aceito dep., p/ pessoa que more só. F: 94865-2564 (tim) / 3208-5412

APTO. DE 1 DORM s/gar., Rua Tenente Otávio Gomes, 123 - Apto. 56 - Contato Edson fone 11 - 3277-0582 e 11 - 99797-9418

CASA CAMBUCI1 quarto, coz, banheiro,AS, quintal, R$ 700,00, com fiador ou depósito, p/ duas pessoas adultas s/ animais domésticos. F: 3207-4303 / 97436-5937

APTOS PEQUENOS V. MONUMENTO

Prox. Cel. Diogo e Gaspar Fernandes, 1 dorm., p/ 1 ou 2 adultos de R$ 730,00 a R$ 960,00, IPTU + Cond. inclusos, fiador, depósito ou fiança. F 99186-6618

CAMBUCI CASA R$ 850,00Rua Mesquita, 01 dormitório, cozinha, banheiro e lavanderia. Fiador ou depósito. Tratar F: 11 9494-47977 (manhã)

CASA – VILA MARIANA1 dorm, sala, cozinha, área de serviço, de fundos, R. França Pinto, 305 casa 2, tratar F: 3106-4663/3104-8723

SUBLOCAÇÃO DE SALAPor hora, para consultório particular, para profissionais das áreas de Psicologia, Nutrição e Fonoaudiologia. Tratar com Sandra Mendes 99371-0164 (claro)

QUARTO AO LADO DO PARQUEAlugo, mobiliado, ambiente familiar, c/ coz e banh, independente. Tratar tel: 2884-8793

ALUGA-SE QUARTOc/ cozinha, banheiro e pia, R$ 650,00. Quarto, banheiro e pia R$ 500,00. Quarto e pia R$ 400,00

HOSPEDAGEM NO CAMBUCIRua Vicente de Carvalho, 58 (Lgo. Cambuci), suítes masculinas, mobiliadas, Tv a cabo e internet, ambiente maduro e respeitoso. F: 99961-6874 / 3271-4259

QUARTO/SALA/COZINHAPequenos, c/ pia, wc em frente e individual, pensão c/ piso térreo, muito arejado, local totalmente familiar e organizado, próx. Lgo Cambuci, F: 97320-9612 vivo, HC

QUARTO COM PIABanheiro em frente e individual, pensão c/ piso térreo, muito bem arejado, local totalmente familiar e organizado, próx. Lgo do Cambuci, F: 97320-9612 vivo, HC

VENDEDOR INTERNO (APOSENTADO)

P/ atuar c/ lojas mat. Const., Conhecimento em informática. Tratar F- (11) 3208-9769das 09:00 as 12:30 hs [email protected]

FRENTISTA MASCULINOAdmite-se p/ início imediato, comparecer c/ currículo, a partir das 10h, à Rua Cesário Ramalho, 413 Cambuci

CABELEIREIRO – MASC/FEMCom prática em corte, escova e química em geral, Tratar c/ Fran, R. José Getúlio, 231, Aclimação, F: 3271-4637

LIVROS USADOS – ANTIGOSAceito doação de livros antigos, romance, ficção, auto ajuda, etc, R. Teodureto Souto, 808, F: 3208-7894

LOJA DE FRALDAS Vendo, ótimo faturamento, Rua Basílio da Cunha, 327, Aclimação, Tratar com Mário, F: 5083-2888

PNEUS MEIA VIDANacionais Pirelli, Firestone, Goodyear e Michelin do aro 13 ao 17, todas as medidas com bom preço, site www.pescapneus.com.br. F: 7724-1871 / 7724-5681

CONSULTORA DE BELEZAMary Key, Agende uma sessão de cuidados com a pele Mary Key e experimente produtos sem custo algum. Entre em contato pelo Whatsapp 11-97703-3811, c/ Daniela

DOA-SE TELHA250 TELHAS FRANCESA USADA. F. 32085356

ENCANADOR – PEDREIROEletricista e pintor. 30 anos de experiência no ramo. F: 97157-7034/2693-7940

Page 31: Jornal Ed.1452

31CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015DIÁRIO DE S. PAULO - QUINTA-FEIRA / 15 DE OUTUBRO DE 2015 29

horóscopopor João Bidu

ÁRIES (21/3 a 20/4)Terá mais disposição para cortar o quenão usa e jogar fora. É hora de abrir es-paço para coisas novas. Aproveite parase livrar de velhos hábitos e cuidar dasaúde, isso se refletirá na sua imagem.

TOURO (21/4 a 20/5)Mergulhar no trabalho e encarar até astarefas mais chatas não vai parecer ofim domundo. Se puder contar com oapoio dos colegas, melhor ainda! Nosestudos, vai contar com ajuda da sorte.

GÊMEOS (21/5 a 20/6)Você terá energia para terminar tarefas,dar uma ajuda aos colegas ou redobraros cuidados com a saúde. Tambémvaiesbanjar charme por aí, o que abremuitas portas em vários setores.

CÂNCER (21/6 a 21/7)Procure dar atenção extra à sua casaou aos familiares, que andam sentindosua falta. Terá facilidade para conhecerpessoas e algumas delas podem setornar importante em sua vida.

LEÃO (22/7 a 22/8)No trabalho, vale a pena resgatar ideiasantigas e reapresentá-las. Você podeexplorar sua habilidade com as palavraspara ampliar contatos, enviar informa-ção e lidar com papelada.

VIRGEM (23/8 a 22/9)Não falta habilidade para cuidar do queé seu e até engordar a conta bancária.Você se sentirá à vontade para conver-sar com quem não conhece, alémdeexpressar opiniões com desenvoltura.

LIBRA (23/9 a 22/10)Você conta commuita força para correratrás das suas metas. Cuidar melhor doseu dinheiro e colocar as contas naponta do lápis pode ser uma boa. En-cante o par com sua vivacidade.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)A Lua está estimulando sua busca porprojetos pessoais. Mas émelhor agircom cautela e ouvir seu sexto sentido,que está mais sensível. O diálogo com aturma ganha novo ânimo.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)O bom aspecto entre Marte e Plutão fa-vorece seus planos profissionais. O finaldo dia será o melhor momento paraquem pensa em negociar um aumento.Mas émelhor não chamar a atenção.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/1)Não falta garra e ambição para ir atrásde uma boa posição social. Com umagrande ajuda dos amigos, será mais fácilchegar lá. Bom dia para se dedicar aosestudos e até iniciar um curso.

AQUÁRIO (21/1 a 19/2)Com dedicação e algumasmudançassutis, pode chegar mais longe. Sua cu-riosidade continua em alta: aproveitepara trocar informações, experiências eaprender mais. Sensualidade não falta.

PEIXES (20/2 a 20/3)Trabalhar em grupo será produtivo. Es-tará aberto a mudanças, seja na vidaprofissional, pessoal e outras áreas.Passar tempo na companhia dos ami-gos fortalece laços e aquece o coração.

Cruzadas

passatempo

Soluções

Sete erros

Sudoku

O conteúdo de Passatempo é fornecido pela www.coquetel.com.br

Preencha os espaços vazios com algarismosde 1 a 9. Os algarismos não podem se repetirnas linhas verticais e horizontais, nem nosquadrados menores (3.3).

Page 32: Jornal Ed.1452

32 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 16 DE OUTUBRO DE 2015

Polo Cultural do Idoso do Cambuci promove

Baile da Primavera para comemorar premiação de sua Cia de Dança Livre, que obteve o segundo lu-gar nos Jogos Municipais do idoso - JOMI - 2015. Em sua primeira participação o Polo conquista tão honrosa premiação.

Acontece nesta sexta--feira dia 16 de outubro, a partir das 14 horas e se estenderá até às 17 horas, o BAILE DA PRIMAVERA do Polo Cultural da ter-ceira Idade José Lewgoy

16 - Jornal do Cambuci & Aclimação SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Cultural AgendaANTONY BRAXTON- DIAMOND CURTAIN WALL QUARTET (USA) – Nesta sexta feira, 08/08, às 21h00, amplamente citado pela crítica espe-cializada como uma das figuras mais representativas na música do século 20 e início do século 21, Braxton tem mais de 100 álbuns lançados desde os anos 1960. Utiliza elementos eletrônicos interativos ao vivo com seu conjunto e se apresenta acompanhado de Mary Halvorson (guitarra e efeitos), Ingrid Laubrock (sax tenor) e Taylor Ho Bynum (trompete, flugelhorn e trombone). Ingressos: R$ 15,00; R$ 25,00 e R$ 50,00. Local: Sesc Pompéia. Rua Clélia, 93. Teatro. Limitação de dois ingressos por pessoa/espetáculo.

R A N DY WESTO N ’S A FRICA N RHYTHMS SEPTET (EUA)- Nesta sexta feira, 08/08, às 21h00, o pianista americado, nascido de pais jamaica-nos apresenta-se em show especial. Weston é pesquisador de ritmos afri-canos e explora a potência percussiva do piano. Para esta apresentação, será acompanhado por Talib O Kibwe (flauta e saxofone), Bill Saxton (saxofone tenor), Robert Trowers (trombone), Santi Debriano (contrabaixo), Neil

Clarke (percussão) e Vincent Bruce Ector (bateria). Ingressos: R$ 18,00, R$ 30,00 e R$ 60,00. Local: Sesc Pompéia. Choperia. Rua Clélia, 93. Limitação de dois ingressos por pessoa.

FANTA KONATÊ, FABIANA COZZA, TIÃO CARVALHO E ANDRÉ SAMPAIO - Cantora e bailarina guineana, Fanta Konatê é filha do Mestre Djembefolá Famoudou Konatê e sua voz tem a beleza e força das Divas Africanas. Sua família é uma das mais representativas da arte tradicional Malinkê, da Região do Hamaná, nas savanas da Guiné, onde surgiram o tambor Djembê e a música dos Griots. Acompanhada pela Troupe Djembedon, seu repertório apresenta tanto os tambores e instru-mentos ancestrais da África e do Brasil. Participações especiais de Fabiana Cozza, Tião Carvalho e André Sampaio. Ingressos: R$ 4,80, R$ 12,00 e R$ 24,00. Local: Sesc Bom Retiro.Teatro. Alameda Nothmann, 185.

T E AT RO – M O ST R A L AT I N O AMERICANA DE TEATRO DE GRUPO MURGA MADRE - Nesta sexta feira, 08/08, às 18h00O Grupo Madre Murga (Uruguai), realiza um passeio pela

música popular uruguaia, a travessia por esse gênero incursiona na vida do homem de carnaval, suas alegrias e penas. Diferentemente do espetáculo carnavalesco, em Murga Madre não há uma multidão no palco, somente dois atores. Também, em contraposição à festa de reis, não há “coros” nem gran-de variedade de figurinos. No entanto, os dois artistas conseguem transmitir o sabor e a intensidade que a cada fevereiro se apoderam dos tablados. Direção de Fernando Toja. Dramaturgia: Pablo Routin. Local: Centro Cultural São Paulo. Sala Jardel Filho. Rua Vergueiro, 1000. Grátis. Retirar ingressos com uma hora de antecedência.

Baseado no Conto de Jeanne Marie em Adaptação

Livre e direção de Fernando Lyra Júnior .

Em uma pequena aldeia da França vive Bela, uma jovem inteligente que é con-siderada estranha pelo mora-dores da localidade, e seu pai, Maurice, um inventor que é visto como um louco. Ela é cortejada por Gaston, que quer casar com ela. Mas ape-sar de todas as jovens do lu-garejo o acharem um homem bonito, Bela não o suporta, pois vê nele uma pessoa pri-mitiva e convencida. Quando o pai de Bela vai para uma feira demonstrar sua nova invenção, ele é atacado por

A Bela e a Fera

lobos. Desesperado, Maurice procura abrigo em um caste-lo, mas acaba se tornando pri-sioneiro da Fera, o senhor do castelo, que na verdade é um príncipe que foi amaldiçoado por uma feiticeira quando ne-gou abrigo a ela. Quando Bela sente que algo aconteceu ao seu pai vai à sua procura. Ela chega ao castelo e lá faz um acordo com a Fera: se seu pai

fosse libertado ela ficaria no castelo para sempre. A Fera concorda e todos os “morado-res” do castelo, que lá vivem e também foram transfor-mados em objetos falantes, sentem que esta pode ser a chance do feitiço ser quebra-do. Mas isto só acontecerá se a Fera amar alguém e esta pessoa retribuir o seu amor, sendo que isto tem de ser

rápido, pois quando a última pétala de uma rosa encantada cair o feitiço não poderá ser mais desfeito. A Bela e a Fera uma linda e encantadora história adaptada, dirigida e produzida por Fernando Lyra Jr. com muita música, grandiosos cenários, lindos fi-gurinos, produção luxuosa e 07 Atores que interpretarão 15 personagens . Aos domingo as 17:30 hs

TEATRO RUTH ESCOBAR – sala Dina Sfat - Rua dos

Ingleses, 209 – Tel 3289 23 58, domingos 17:30 horas. R$ 40,00,

60 minutos, 2 anos .

do Cambuci. O evento será animado pelo cantor e compositor Daniel de Jesus e Banda.

Este evento, que já é tradicional no Pólo e neste ano estará comemorando junto com a Cia de Dança Livre do Pólo, orientada pelas professoras: Cinthia, Francilene e Vitalina, a con-quista do 2º lugar nos Jogos Olímpicos Municipais do Idoso –JOMI -, com a core-ografia Zumba/Tango, que se apresentará no evento em participação Especial.

“Para nós Instrutoras

Cultural

Baile da Primavera dedicação e do trabalho que desenvolvemos ao lon-go do ano. Estamos muito orgulhosas da disciplina e do esforço das alunas comparecendo aos muitos ensaios, cumprindo rigoro-samente os horários. Nossa equipe é muito coesa e interessada, desta forma, o trabalho árduo ficou mais suave”.

“Para a Cia de Dança, foi um grande prêmio pelo fato de havermos concorri-do com outras 17 equipes, consideramos uma exce-lente classificação”.

“Para o Polo Cultural, penso que foi muito im-portante já que é a primeira vez que concorre a uma

Modalidade no JOMI e abrimos os portões com uma classificação bastante honrosa”.

O Baile é um momento de celebrar com os amigos, as trocas de experiências vivenciadas no dia-a-dia das atividades do Pólo e que proporciona as mais puras manifestações de alegria, brincadeiras e di-vertimento, que dividimos com os amigos, embalados pelas músicas que aquece nossas memórias emotivas.

Local: POLO CULTURAL DO CAMBUCI, José Lewgoy

Rua: Teixeira Mendes, 262, Cambuci, Tel: 3207.9684/9687

Horário: 14:00 às 17:00Entrada: Grátis

ter recebido esse pre-mio, significou o reco-n h e c i m e n t o d a n o s s a