13
Marketing político na era digital @ellenaguiar

Marketing político na era digital

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Consultoria para pré-candidatos políticos.

Citation preview

Page 1: Marketing político na era digital

Marketing político na era digital

@ellenaguiar

Page 2: Marketing político na era digital

O marketing político

O marketing político vem se consolidando cada vez mais como peça fundamental no processo eleitoral. Estes são as técnicas e conceitos mais modernos e eficazes, garantindo uma campanha estruturada, marcante e eficiente.

Page 3: Marketing político na era digital

Redes sociais para o político

• O que falam de mim;• O que falar para os eleitores;• Barba, cabelo e bigode (imagem);• Identificação de líderes de grupos;• Monitoramento do andamento da campanha.

Page 4: Marketing político na era digital

Redes sociais para o partido

• Interesse coletivo;• Captação de filiados;• Disseminação de objetivos comuns;• Criação de discussões;• Divulgação de reuniões/eventos;• Espaço para publicação de material: vídeos, fotos, entrevistas,

como filiar-se.

Page 5: Marketing político na era digital

As estratégias

Monitoramento

Mesmo se você não está na Internet, corre um grande risco de ainda assim estarem falando de você. Então, nada melhor do que assumir seu posicionamento e, mais do que isso, buscar formas de interagir com o tipo de mensagem está relacionada com você. Para isso, é essencial o monitoramento. Ele permite prever crises, medir sua popularidade (menções positivas e negativas), acompanhar tendências, analisar concorrentes e comparar… 

Page 6: Marketing político na era digital

As estratégias

Ação nas redes sociais 

Nas últimas eleições, Dilma, Serra e Marina, entre outros, adotaram os perfis nas redes sociais como o Twitter, como parte da estratégia de seu marketing político. Mais do que estar presente, respondiam perguntas, interagiam com eleitores, tudo, claro, auxiliado por sua equipe. O ideal é ser transparente quando se está por trás desses perfis e demonstrar quando é o candidato e quando é a equipe. De outro modo, o perfil perde a credibilidade e tem efeito contrário.

Page 7: Marketing político na era digital

As estratégias

Sites

Durante sua campanha, ter uma central de conteúdo, seu canal oficial de informações, além dos já falados perfis nas redes sociais é essencial. É no site que o político pode aprofundar o conteúdo, explicitar suas propostas, gerar notícias… As vantagens são inúmeras, inclusive o site pode agregar funções de outras redes sociais. Alguns exemplos simples de conteúdo que às vezes são impossíveis de achar sobre um candidato: seção de perguntas e respostas mais comuns e divulgação da agenda de campanha (atualizada). 

Page 8: Marketing político na era digital

As estratégias

Aplicativos

São cada vez mais populares e reforçam ainda mais o engajamento dos usuários. Barack Obama já criou o seu para a próxima eleição, gerando um movimento de apoio em torno de sua campanha que é só em 2012.

Page 9: Marketing político na era digital

Are You In?

Engajamento. Usuários podem convidar seus amigos para apoiarem a campanha. Obama também apresenta uma guia para doações de campanha.

Para manter seus 23 milhões de fãs engajados, ele frequentemente publica links para notícias de campanha e citações inspiradoras.

Page 10: Marketing político na era digital
Page 11: Marketing político na era digital
Page 12: Marketing político na era digital

“Estratégia eficiente não é estar em todas as redes sociais, é gerar buzz relevante para

seu target com apenas uma delas.”

Mel OliveiraEspecialista em marketing digital

Page 13: Marketing político na era digital

[email protected] ellenaguiar @ellenaguiar

Obrigada ;)