16
Ano XI - nº 89 - Outubro de 2009 - Distribuição gratuita Veja mais... Assessoria Paes de Lira Adepom vai à Brasília cobrar apoio à PEC 300 Uma comitiva da Associação participou da 1ª reunião da Comissão Especial da PEC 300, em Brasília. Entenda o que é e como você pode ajudar na aprovação desta Proposta. Págs./ 8 e 9 Polícia Militar em ação: veja alguns trabalhos e apreensões realizadas por policiais em São Paulo. Pág./ 4 Policiais ativos, inativos e pensionistas agora têm uma Central de Serviços exclusiva para atendimento. Pág./ 5 Entrevista: Presidente da CDHU fala sobre o programa de moradia para a população de baixa renda. Págs./ 6 e 7 Dep. Paes de Lira fala sobre a decisão da Secretaria de Segurança Pública sobre o Termo Circunstanciado. Pág./ 3 Conheça os benefícios da Fisioterapia e aproveite para ficar mais bonita neste verão. Pág./14

Jornal ADEPOM Outubro 2009

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Jornal da Associação dos Policiais de SP

Citation preview

Page 1: Jornal ADEPOM Outubro 2009

Ano XI - nº 89 - Outubro de 2009 - Distribuição gratuita

Veja mais...

Asse

ssor

ia Pa

es de

Lira

Adepom vai à Brasília cobrar apoio à PEC 300Uma comitiva da Associação participou da 1ª reunião

da Comissão Especial da PEC 300, em Brasília. Entenda o que é e como você pode ajudar na

aprovação desta Proposta.

Págs./ 8 e 9

Polícia Militar em ação: veja alguns trabalhos e apreensões realizadas por policiais em São Paulo.Pág./ 4

Policiais ativos, inativos e pensionistas agora têm uma Central de Serviços exclusiva para atendimento. Pág./ 5

Entrevista: Presidente da CDHU fala sobre o programa de moradia para a população de baixa renda.Págs./ 6 e 7

Dep. Paes de Lira fala sobre a decisão da Secretaria de Segurança Pública sobre o Termo Circunstanciado.Pág./ 3

Conheça os benefícios da Fisioterapia e aproveite para ficar mais bonita neste verão. Pág./14

Page 2: Jornal ADEPOM Outubro 2009

ADEPOM NewsDiretoria executiva

Presidente

Cel. Res. PM Luiz Carlos Nogueira

1º Vice-Presidente

2º Ten. Res. PM Laerte Ferraciolli

2º Vice-Presidente

2º Ten. Res. PM Flávio Silva Santos

Secretário Geral

Sgt. Ref. PM Nadir Pereira dos Santos

Tesoureiro Geral

Cb. Ref. PM José Ap. Del Torto (CSM/MM)

1º Tesoureiro

Cb. Ref. PM Celso Rafael da Silva

Diretor Jurídico

Sgt. Ref. PM Nelson Luiz Germano

O jornal ADEPOM News é uma publicação

da Associação de Defesa dos Policiais

Militares do Estado de São Paulo.

Rua Dr. Rodrigo de Barros, 112 - Luz - SP

- 01106-020 - Tel. (11) 3315-0784 / 3326-

3843. Visite nosso site:

www.adepom.com.br

• Ofertas de produtos e serviços, bem como

facilidades e formas de pagamentos nas

publicidades, são de inteira responsabilidade

dos anunciantes.

• Matérias de colunistas ou publicação de

terceiros podem não refletir a linha editorial

deste jornal ou a opinião de qualquer

membro da Diretoria ADEPOM.

reDação

Redação, Edição e Revisão

Telma Marumi Hatada

Mtb 46.307

Edição de Arte e Diagramação

Ramiro Ferreira

Projeto Gráfico

AdePom

Departamento Comercial

Cb. Ref. PM Celso Rafael da Silva

Colaborador

Sgt. Ref. PM Nadir Pereira dos Santos

(Leis e Projetos)

conselho Deliberativo

Presidente

3º Sgt. Ref. PM Carlos Roberto Orquiza

conselho Fiscal

Presidente

2º Ten. Res. PM Milton George Thame

ADEPOM NEWS Outubro 2009

Editorial

Luiz CArLos NoguEirA,CEL. rEs. PM - PrEsidENtE

Escreva para rua dr. rodrigo de

Barros, 112 - Luz - sP CEP 01106-020

Cartas dos leitores

02

Cabe à nós, entidade representativa da classe Policial Mili-

tar, cobrar as promessas feitas pelos nossos polí-ticos para a melhoria das condições de trabalho da categoria, a fim de garantir que projetos e propostas que favoreçam estes ser-vidores não fiquem guar-dadas só na memória.

Sabendo da importân-cia do nosso trabalho, a Adepom está cada vez mais empenhada em buscar, diretamente com os autores de cada pro-posta, o andamento de cada uma. Este traba-lho é fundamental para evitar que estas acabem se arrastando por longos períodos sem perspectiva de um final feliz, pela falta de interesse dos políticos e pela burocracia, que consegue atrasar ainda mais o processo.

Por isso, nos dias 15 e 16

de setembro, uma comitiva da Adepom foi até Brasília participar da 1ª reunião da Comissão Especial da PEC 300 (págs. 8 e 9) para saber das novi-dades e próximas ações que serão tomadas para a aprovação desta proposta que poderá trazer mais dignidade aos PMs. Esta Comissão, criada no dia 2 de setembro, nasceu com o propósito de lutar pela aprovação do texto ou um substitutivo adequado da emenda constitucional que assegurará um piso salarial nacional para os militares dos Estados, tendo como base a remu-neração dos policiais do Distrito Federal.

Nesta reunião, a nossa Associação foi a única entidade representativa da classe Policial Militar de São Paulo que estava presente, demonstrando real interesse pelas deci-

sões da Comissão para enfim podermos constatar que medidas estão sendo tomadas para a aprova-ção desta proposta.

Além da PEC 300, apro-veitamos para cobrar deputados e senadores sobre outras propostas, como a PEC 21, que

pede a reestruturação dos órgãos de Segurança Pública (unificação das Polícias); a PEC 195, que dispõe sobre o apostila-mento do título de passa-gem para a inatividade ao posto, graduação, cargo ou classe imediatamente superior, aos integrantes das Forças Armadas, Polí-cias Federal, Militar e Civil

e Corpo de Bombeiros dos Estados e Distrito Federal que se encontravam no serviço ativo no período de 31 de março de 1964 a 15 de agosto de 1979; e a PEC 356, que permite ao Governo Federal comple-mentar o salário de poli-ciais militares, bombeiros e policiais civis, visando a diminuição da distor-ção dos vencimentos dos agentes de Segurança Pública entre os Estados brasileiros.

Este trabalho está sendo feito em respeito à você, associado, que deposita confiança em nossa Asso-ciação, deixando-nos tra-balhar em prol de nossa categoria, correndo atrás dos direitos de nossos policiais militares em busca de oferecer mais dignidade a toda nossa classe. A Adepom agra-dece a sua confiança. E vamos à luta!

A ADEPOM TRABALHA SEMPRE EM RESPEITO

AO ASSOCIADO

Cobrando nossos direitos

À AdepomGostaria de agradecer o convite feito à mim para o evento de comemoração de aniversário da Adepom. Foi realmente muito bom, gostei muito da organiza-ção do evento, da presença de autoridades tão relevantes e da festa em si que foi muito boa. Vocês estão de parabéns!Jorge P. Lima - Prepara Cursos Profissionalizantes

(convênio Adepom) - São Paulo/SP

À AdepomVenho por meio deste veículo de comunicação agradecer a esta entidade o carinho e res-peito que vocês têm conosco, pensionistas da PM/SP. Obrigada mais uma vez e que Deus os protejam todos os dias de suas vidas.

Maria Solange Souza Alves - associada - Recife/PE

À AdepomNo dia 5 de setembro tive a oportunidade de realizar um sonho: conhecer Holambra. Adorei, aliás, adoramos, pois levei minha filha e irmãos. Quero parabenizar a Agên-cia Vida Atrevida por mais um evento bem organizado e

com monitoria especializada. Parabéns à Adepom pela par-ceria.Tania M. C. Lago Barbosa - associada - São Paulo/SP

Page 3: Jornal ADEPOM Outubro 2009

Decisão equivocada da Secretaria de Segurança Pública

sobre o Termo Circunstanciado

ADEPOM NEWSOutubro 2009

Opinião

CEl. PAES DE liRADEPuTADo FEDERAl

divu

lgaçã

o

03

Ao receber uma cópia da Reso-lução nº 233, da

Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, do dia 9 de setem-bro de 2009, eu fiquei perplexo. Essa resolução, lamentavelmente, retira da Polícia Militar do Estado de São Paulo a atribuição da elaboração de Termos Circunstanciados de Ocor-rências, o conhecido TC, relacionadas às infrações penais de menor potencial ofensivo.

Essa resolução, surpre-endentemente, mata um projeto que vinha se desen-volvendo há 6 anos e que se traduzia essencialmente em melhor atendimento à população nas infrações penais de menor potencial ofensivo nos casos previs-tos em lei.

Eu não esperava essa medida por parte do

Secretário Antônio Fer-reira Pinto, eu esperava que ele levasse o TC para todo Estado, aproveitando o desenvolvimento notó-rio do sistema e os benefí-cios trazidos à população.

Agora, o Secretário vai na contramão da história. Afirmo isso porque desde que São Paulo, em 2003, adotou o Termo Circuns-tanciado, os outros Estados da Federação seguiram na mesma esteira.

Houve controvérsia jurí-dica relacionada com a opinião das Polícias Civis de que isso seria uma ati-vidade típica de polícia

judiciária, mas o próprio Supremo Tribunal Fede-ral dirimiu essa questão e decidiu que não se trata de atividade de polícia judi-ciária, mas de um registro criminal, nos termos e no espírito da Lei nº 9.099, que permite uma aproxi-mação entre o jurisdicio-nado e a justiça criminal em matéria de infrações de menor potencial ofen-sivo.

Portanto, é de se espan-tar que haja um retro-cesso - não posso usar outra palavra. Houve no Estado de São Paulo um enorme retrocesso, que

certamente dará um mau exemplo. Afirmo isso porque em geral, tudo o que acontece em São Paulo acaba se refletindo, se replicando, nas outras Unidades da Federação.

Além disso, a decisão do Secretário Ferreira Pinto contraria até as posi-ções recentemente expres-sas pela sociedade como resultado da 1ª Conferên-cia Nacional de Segurança Pública. Portanto, pare-ce-me realmente equivo-cada essa decisão.

Escrevo isso com uma dor no coração, porque estou comentando um

ato de uma pessoa que eu respeito profundamente, de um personagem com história de serviços públi-cos importantes. Ferreira Pinto foi oficial da Polícia Militar e teve brilhante atuação à frente da Secre-taria de Administração Penitenciária. Ele conhece bem o problema. Mas, nesse caso, ele cometeu um engano, cometeu um equívoco!

Havia tido notícia de que isso poderia aconte-cer, mas não acreditei que chegasse à edição dessa decisão formal devido ao fato de que, na minha convicção, o Secretário Ferreira Pinto ouviria a voz da razão, ouviria as argumentações, ouviria o Comando da Polícia Militar. Não foi o que aconteceu infelizmente e lamento profundamente essa decisão, que, repito, é um retrocesso.

Page 4: Jornal ADEPOM Outubro 2009

ADEPOM NEWS Outubro 2009

Segurança Pública

04

Casa Militar comemora 78 anos

No dia 23 de setem-bro celebrou-se o 78º Aniversário da Casa

Militar e a data foi come-morada no dia 24, com sole-nidade no Salão dos Pratos do Palácio do Governo, no bairro do Morumbi, em São Paulo.

Na ocasião, além da comemoração do aniversá-rio da Casa, houve a entrega da Medalha da Casa Mili-tar a algumas autoridades presentes. A Medalha da Casa Militar do Gabinete do Governador foi institu-ída em 21 de fevereiro de

2006 com o fim de homenagear pessoas físicas e jurídicas, orga-nizações civis e militares, nacio-nais e estran-geiras, por seus méritos e pelos serviços dignos de especial des-taque prestados

ao Estado de São Paulo e a seu povo, de maneira a pre-servar o espírito de liberdade e democracia.

Compuseram o palco de honra o Secretário-Chefe da Casa Militar, Cel. PM Luiz Massao Kita; o secre-tário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey - que representou o Governador José Serra; o diretor do Parque Material Aeronáutico de São Paulo, Brigadeiro-do-Ar Nilson Soilet Carminati e o Juiz-Presidente do Tribunal de

Justiça Militar do Estado de São Paulo, Cel. PM Fer-nando Pereira.

Os diretores da Adepom, Ten. Flávio Silva Santos e Cb. Celso Rafael da Silva também prestigiaram o evento.

Sobre a Casa MilitarA Casa Militar, integrada

pela Coordenadoria Esta-dual de Defesa Civil, é órgão do Gabinete do Governa-dor destinado à prestação de serviços à comunidade, prioritariamente, na área de redução de desastres. Também tem por finalidade a execução das atividades de segurança física dos Palá-cios do Governo e do Fundo de Solidariedade e Desen-volvimento Social e Cultu-ral do Estado de São Paulo (FUSSESP); segurança e atendimento funcional do Governador do Estado e de dignitários.

Polícia Militar em açãoZona oeste - Preso casal com metralhadora e drogas

PMs do 1ª Batalhão de Poli-ciamento de Choque - ROTA prenderam, no dia 14 de outu-bro, um casal com drogas e armas na zona oeste da capi-tal. Apreenderam uma metra-lhadora, uma pistola, grande quantidade de cocaína e certa quantia em dinheiro. O dono da residência e sua mulher foram conduzidos ao 46º DP.

Osasco - Seis indivíduos são presos após roubo a empresa

PMs da 1ª Companhia do 42º Batalhão de Polícia Mili-tar Metropolitano detiveram, no dia 16 de outubro, seis indivíduos por roubo a uma empresa em Osasco. Com eles foram apreendidos dois revól-veres calibre 38, diversos ele-troeletrônicos e a quantia de R$ 245,00 em dinheiro. Os indivíduos foram conduzidos ao 3º DP de Osasco.

Pinheiros - Polícia Militar prende trio de ladrões

PMs da ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motos) do 23º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano prenderam, em 8 de outubro, três homens que estavam rou-bando uma loja de tapetes na Rua Gabriel Monteiro da Silva. Com os criminosos foram apre-endidos dois revólveres calibre 38 e uma metralhadora calibre 9 milímetros, além de um carro e uma moto. Os criminosos foram levados ao 78º DP.

Jacareí - Traficantes são presos com crack e cocaína

PMs da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) do 41º Batalhão de Polícia Militar do Interior prenderam, no dia 2 de outu-bro, dois traficantes com drogas no município de Jacareí. No interior da residência foram apreendidos 23,425 kg de coca-

ína; 1,675 kg de crack; 21.000 pinos de plástico, usados para acondicionar a cocaína; 1 prensa; 1 molde utilizado para prensar o crack; 3 balanças de precisão; 1 balança Filizola; 1 espingarda cartucheira de dois canos calibre 28 e 1 HT (rádio de comunicação). Os trafican-tes foram conduzidos ao DP Central de Jacareí.

José Bonifácio - Apreensão de mais de 10 kg de cocaína

PMs do 52º Batalhão de Polí-cia Militar do Interior prende-ram, no dia 1º de outubro, um homem com mais de 10 quilos de cocaína no município de José Bonifácio, região de São José do Rio Preto. Foi loca-lizada em um fundo falso, na parte traseira de um veículo, 10,558 quilos de cocaína. O traficante foi preso em flagrante e conduzido ao DP Central de José Bonifácio.

Aniversário do Centro odontológico da PM

Foi comemorado no dia 25 de setembro os 98 anos de cria-

ção do Centro Odontoló-gico da Polícia Militar do Estado de São Paulo, no Salão Nobre da Capelania PM, no bairro da Luz.

Durante a solenidade ocorreu a entrega de meda-lhas aos integrantes do Centro Odontológico que se destacaram em suas funções. Foram entregues “Láureas do Mérito Pes-soal” e a Medalha “Gover-nador Pedro de Toledo” (criada em dez/1972 para galardoar pessoas físicas ou jurídicas, que por seus méritos e serviços relevan-tes prestados à São Paulo e ao culto da Revolução Constitucionalista de 1932, se tenham tornado pes-soas dignas de distinção), entregue pelo presidente da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, Capitão Gino Stuffaldi.

O presidente da Adepom, Cel. Luiz Carlos Nogueira, esteve presente e cumpri-mentou o Ten. Cel. Dent.

PM Laércio Ribeiro de Paiva, Chefe do Centro Odontológico, pelo aniver-sário da Unidade.

Os diretores da Adepom, Ten. Flávio Silva Santos e Cb. Celso Rafael da Silva, e a gerente Rose Mello também marcaram pre-sença.

Esteve presente o Coman-dante Geral da PM, Cel. Álvaro Batista Camilo; o comandante do CPM, Cel. Admir Gervásio Moreira; Deputado Estadual Major Olímpio, autoridades civis e militares e a comunidade. Roberto Rivelino, o craque do futebol brasileiro e Cam-peão do Mundo no México, em 1970, também compa-receu ao evento. Não perca entrevista exclusiva com o jogador na nossa próxima edição!

Sér

gio

And

rade

Cel. Nogueira, Cel. Camilo e Ten. Cel. Dent. Laércio

Cb. Celso, Rivelino e Cel. Nogueira

Fot

os: A

depo

m

Page 5: Jornal ADEPOM Outubro 2009

ADEPOM NEWSOutubro 2009 05

Segurança Pública

Entrega da Medalha “Brigadeiro tobias”

Cb.

PM

Ger

son

Viei

ra

A Polícia Militar do Estado de São Paulo realizou, no dia 7

de outubro, a Solenidade de Outorga da Medalha “Bri-gadeiro Tobias”, a mais alta condecoração da Corpora-ção. O evento foi realizado na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB). Na ocasião, 78 pessoas,

entre autoridades civis e militares foram agraciadas pela prática de atos relevan-tes em benefício da Polí-cia Militar e que de alguma maneira contribuíram para a melhoria da sociedade.

Receberam a Medalha “Bri-gadeiro Tobias” autorida-des como o Vice-Almirante Arnaldo de Mesquita Bitten-court Filho - Cmt. do 8º Dist. Naval, Deputado Estadual Conte Lopes, Cel. PM Admir Gervásio Moreira - Cmt. do CPM, Cel. PM Marco Anto-nio Alves Miguel - Cmt. da APMBB e também o jorna-

lista João Carlos Dias - dire-tor do jornal “O Semanário da Zona Norte”.

A Medalha A Medalha “Brigadeiro

Tobias”, instituída em 1965 por força do Decreto 45.648 de 7 de dezembro, é a mais alta condecoração da Polí-cia Militar e é concedida a pessoas ou entidades que promoveram algum tipo de ação que beneficia ou que já beneficiou a sociedade como um todo.

O Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar é o fundador da Polícia Militar, que o fez por meio de uma Lei Provincial, em 15 de dezembro de 1831. O efetivo inicial contava com 100 homens a pé e 30 a cavalo. Hoje, a Polícia Mili-tar está presente, 24 horas por dia, nos 645 municípios do Estado e tem mais de 93 mil homens e mulheres em seu efetivo.

VI Encontro dos Veteranos da Polícia Militar de SP

Dia 12 de novembro será realizada a 6ª edição do Encontro de Veteranos da PMESP. Este ano, o evento acontecerá das 14h às 17h na sede da Associação Pau-lista dos Cirurgiões Den-tistas (APCD) - Regional Santana, localizada na Rua Voluntários da Pátria, nº 547, em Santana. Haverá homenagens, palestras e um coquetel a todos os presen-tes. Novamente a Adepom contribuiu para a realização do evento e participará com um estande no local. Visite-nos!

Inaugurada a Central de Serviços da PM

Aconteceu no dia 25 de agosto a inauguração da Cen-tral de Serviços ao Policial Militar (CSPM). A CSPM é uma espécie de “poupa-tempo” que vai facilitar a vida do policial militar da ativa, inativos e pensionis-tas. O policial poderá tratar de qualquer assunto relacio-nado à sua vida profissional em um único lugar. A Central fica no andar térreo do Com-plexo Administrativo da PM, localizado na Av. Cru-

zeiro do Sul, 260, Canindé/SP e funciona das 8h30 às 18h, de segunda à sexta-feira.

Nova diretoria no Grêmio “27 de Dezembro”

A solenidade de passagem e posse da diretoria do Grêmio “27 de Dezembro”, ocorreu no dia 16 de setembro, na pró-pria Unidade, e foi presidida pelo Ten. Cel. PM Luiz Flávio C. Nascimento (Subcmt. da Acad. do Barro Branco). A “Gestão Lealdade” assumiu a direção do Grêmio, tomando posse o diretor-presidente 1º Sgt. PM Paulo Souza, o secretário 3º Sgt. PM Vitor, o tesoureiro 3º Sgt. PM Ivan, o diretor esportivo e social 1º Sgt. PM Cláudio e membros do conselho fiscal os 1º Sgt. PM Gonçalves e o 1º Sgt. PM Carlos. O diretor da Adepom, Cb. Celso Rafael da Silva, esteve presente.

Aniversário do Centro Médico da PM

No dia 21 de setembro aconteceu a solenidade alu-siva ao 117º aniversário de criação do Centro Médico da Polícia Militar, comemo-rado na sede da Unidade. Na ocasião, foram outorgadas a “Medalha Centenário do

Centro Médico” à autorida-des militares e civis presen-tes. O diretor da Adepom, Ten. Flávio Silva Santos, prestigiou o evento.

Aniversário da Cessação das Hostilidades da Revo-lução Constitucionalista de 1932

Em 2 de outubro, o Mau-soléu do Soldado Cons-titucionalista de 32, no Ibirapuera, foi palco para as comemorações do 77º Ani-versário da Cessação das Hostilidades da Revolução Constitucionalista de 1932. No evento, foram entregues Medalhas “Governador Pedro de Toledo” a auto-ridades militares e civis presentes. O diretor da Adepom, Ten. Flávio Silva Santos, esteve no evento.

D e s t a q u e s

Diversas autoridades prestigiaram a entrega da maior honraria da PM

Page 6: Jornal ADEPOM Outubro 2009

ADEPOM NEWS Outubro 2009

Entrevista

06

Entenda o que é a CdHu

O Secretário de Estado da Habitação e presi-dente da CDHU, Lair Krähenbühl, fala sobre o programa de moradia no Brasil. Acompanhe!

Quem um dia não sonhou em ter a casa própria? Esta per-

gunta com certeza já fez ou ainda faz parte da vida de muitas pessoas, inclusive das de baixa renda.

Para ajudar a população a conquistar este sonho, foi criada a Companhia de Desenvolvimento Habitacio-nal e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) - socie-dade que tem como acionista majoritário o Governo do Estado.

A Empresa, hoje conhecida como CDHU, foi fundada em 1949 e já teve vários nomes: CECAP, CODESPAULO e CDH, e recebeu sua atual denominação em 1989. A história da intervenção do Governo do Estado na habi-tação popular começou efe-tivamente em 1967, quando a CECAP - Companhia Estadual de Casas Populares - inicia a produção de habi-tações para a população de baixa renda. De lá para cá,

foram comercializadas milha-res de unidades habitacionais em quase todas as cidades do Estado de São Paulo.

Acompanhe a entrevista com o Secretário de Estado da Habitação e presidente da CDHU, Lair Krähenbühl.

Adepom: O que é a CDHU?Lair Krähenbühl: A Com-panhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) - empresa do Governo Esta-dual, vinculada à Secretaria da Habitação - é o maior agente promotor de moradia popular no Brasil. Tem por finalidade executar programas habita-cionais em todo o território do Estado, voltados para o aten-dimento exclusivo da popu-lação de baixa renda. Desde que iniciou suas atividades, construiu e comercializou por volta de 440 mil habita-ções, número que compõe cerca de 2.500 conjuntos habitacionais em 617 muni-cípios (96%) de um total de

645 em todo o Estado (dados de 2008). Além de produzir moradias, a CDHU também intervém no desenvolvi-mento urbano das cidades, de acordo com as diretrizes da Secretaria da Habitação. A CDHU movimenta hoje perto de 750 milhões de reais por ano, orçamento supe-rior à receita da maioria dos municípios paulistas, maior que a de pelo menos 15 Esta-dos brasileiros. Até o final da década de 1980, os recursos à disposição da CDHU eram os disponibilizados pelo Sis-tema Financeiro Habitacio-nal (SFH). Com a edição da lei 6.556 de 30 de novembro de 1989, começou-se a dese-nhar uma Política Habitacio-nal do Governo do Estado de São Paulo, viabilizada pela disponibilização de recursos orçamentários fiscais para a CDHU, oriundos da majo-ração de 1% na alíquota do ICMS de alguns produtos industrializados. A desvincu-lação dos recursos adicionais do ICMS em 1997 tornou os repasses à CDHU, para pro-moção de suas ações no setor habitacional para a popula-ção de baixa renda do Estado

de São Paulo, um compro-misso do Poder Executivo. A importância dos recursos orçamentários na política habitacional do Estado de São Paulo pode ser consta-tada pelo aumento significa-tivo no número de unidades habitacionais produzidas a partir de 1990, além desses recursos terem representado, no período de 1995 a 2007, 87,11% dos investimentos habitacionais realizados pela CDHU. Algumas parcerias têm se tornado fontes impor-tantes de captação de recur-sos, pois criam condições de canalização de mais recursos para o desenvolvimento de ações públicas no setor habi-tacional de baixa renda.

Adepom: Qual é o objetivo do programa?Lair K.: Na verdade, a CDHU tem uma ampla gama de programas cujo objetivo é atender as necessidades habi-tacionais da população de baixa renda, constituída prin-cipalmente por famílias que pagam aluguel ou que moram com outra família. Assim, além de desenvolvermos par-cerias com os municípios, associações e cooperativas voltadas à construção de novas moradias em conjun-tos habitacionais dentro das áreas com infraestrutura - locais que tenham esgoto, iluminação pública, asfalto e nas proximidades comér-cio, escolas, postos de saúde e etc., a companhia participa na urbanização de favelas e erradicação de cortiços. Também atuamos na constru-ção de moradias indígenas, para comunidades quilombo-las, rurais e para famílias que ocupam áreas de risco. Cons-truímos equipamentos sociais nos nossos empreendimen-tos como escolas, centros comunitários e promovemos saneamento ambiental e pai-sagismo. Recentemente, em parceria com outras áreas do governo, desenvolvemos um novo programa, o Vila Digni-dade voltado à população de

baixa renda com mais de 60 anos.

Adepom: Como adquirir um imóvel da CDHU? Quais são os critérios para a população em geral se inscrever e obter o financiamento da CDHU?Lair K.: Para aquisição de uma casa ou apartamento da CDHU, a família interessada deve aguardar a abertura das inscrições para o empreendi-mento no município em que mora ou em que o chefe da família trabalha e inscrever-se para participar do sorteio público. As famílias inscritas e posteriormente sorteadas devem necessariamente aten-der os critérios estabelecidos pela CDHU, que são: renda familiar entre um e dez salá-rios mínimos, dependendo do tipo de empreendimento; não possuir imóvel ou financia-mento habitacional e não ter sido atendido em outros pro-gramas habitacionais. Além disso, é preciso comprovar ser morador do município, onde o empreendimento é ofertado, há pelo menos três anos ou atestar que o chefe da família trabalha na cidade no mínimo pelo mesmo período. Estão excluídos da obrigato-riedade do sorteio famílias que estão em condições de vulnerabilidade social (cor-tiços, reassentamento de favelas e áreas de risco) ou comprometimento à qua-lidade ambiental e urbana. Membros de associações, cooperativas ou sindicatos credenciados na Secretaria da Habitação/CDHU que disponham de terreno para a construção de conjuntos habitacionais também estão dispensados dos sorteios. Do total de unidades ofer-tadas, 7% são destinadas a pessoas com deficiência, 5% para idosos, 4% para poli-ciais civis, policiais militares, agentes de segurança peni-tenciária e agentes de escolta e vigilância penitenciária. O prazo de financiamento do imóvel é de até 25 anos (300 meses), e as prestações

Foto

s: J

M P

erei

ra

Page 7: Jornal ADEPOM Outubro 2009

ADEPOM NEWSOutubro 2009

Entrevista

07

são subsidiadas pelo governo estadual. Este benefício é dado às famílias mais neces-sitadas. Famílias com renda entre um e três salários míni-mos pagam uma prestação equivalente a 15% do rendi-mento mensal. Os interessa-dos em adquirir um imóvel da Companhia podem entrar na nossa página na Internet, onde temos todas as informa-ções disponíveis. O endereço é www.habitação.sp.gov.br

Adepom: Quais são os crité-rios para o servidor público e estadual entrar no programa e como devem proceder para fazer o financiamento?Lair K.: Servidores públi-cos e estaduais ativos podem obter financiamento de imó-veis novos ou usados através de concessão de cartas de cré-dito pelo Banco Nossa Caixa com subsídios (contribuição nas prestações) da Secretaria da Habitação/CDHU, pelo Programa Habitacional de Integração (PHAI). O PHAI é destinado ao servidor esta-dual da ativa, lotado em órgão localizado no município para o qual será concedida a carta de crédito. O programa está sendo reformulado. Estamos em tratativas para relançar o PHAI em parceria com a Caixa Econômica Federal.

Adepom: Há algum pro-grama habitacional espe-cífico para os policiais militares?Lair K.: Além da destinação de 4% do número de unida-des em um conjunto para os policiais, a CDHU, em parce-ria com a Secretaria da Segu-rança, já destinou conjuntos à Corporação. No momento, não há programa exclusivo para policiais.

Adepom: Fale sobre o Pro-grama Vila Dignidade, voltado ao atendimento de idosos. Quais são os critérios e como devem proceder para obter o financiamento?Lair K.: O Programa Vila Dignidade, uma ação pio-

neira no setor, prevê a cons-trução de pequenas vilas, projetadas com base nos con-ceitos do Desenho Universal, com casas e infraestrutura urbana adaptadas às necessi-dades dos idosos. Vale para os que têm 60 anos ou mais, que são independentes para a realização das tarefas diárias, têm renda mensal de até dois salários mínimos, são só ou não possuem vínculos fami-liares sólidos e moram a pelo menos dois anos no municí-pio. O projeto também prevê que os moradores recebam assistência social e tenham acesso a atividades socio-culturais e de lazer. Trata-se de uma ação conjunta das Secretarias da Habitação, de Assistência e Desenvolvi-mento Social (SEADS), de Economia e Planejamento, da Cultura, da CDHU, do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP), em par-ceria com as prefeituras pau-listas. Os empreendimentos foram planejados para serem todos horizontais, com até 24 unidades habitacionais, com sala conjugada à cozinha, um dormitório, banheiro, área de serviço e uma pequena área externa nos fundos que pode ser utilizada como jardim ou horta. Vários itens de segu-rança e acessibilidade foram

introduzidos nos projetos, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, rampas e pisos antiderrapan-tes, entre outros. Recursos de acessibilidade também serão instalados nas áreas comuns para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso. Os conjuntos terão

projeto paisagístico diferen-ciado para proporcionar um ambiente agradável e conta-rão, ainda, com salão para ati-vidades diversas, como festas, reuniões, cursos e o que mais for necessário. Com este pro-grama queremos também atender às diretrizes do Plano Estadual para a Pessoa Idosa/Futuridade, do Governo do Estado de São Paulo, coorde-nado pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvi-mento Social. Este programa foi criado em razão do cres-cente envelhecimento da população paulista, e com ele queremos assegurar a melhor qualidade de vida a pessoas

nessa faixa etária. É preciso levar em conta que em 1980 a população idosa somava 6% do total no Estado de São Paulo. Hoje, ultrapassa 10%. São mais de quatro milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Enquanto a população total no Brasil cresceu 21% de 1997 a 2007, a população de idosos acima de 60 anos cresceu 47,8%, mais que o dobro. E as pessoas com mais de 80 anos representam um aumento de 86%. As pessoas estão vivendo mais, graças às melhorias das políticas públi-cas, e precisam viver com qualidade.

Adepom: Qual é o proce-dimento para uma pessoa adquirir um imóvel da CDHU de um mutuário?Lair K.: Desde 2006 é pos-sível a venda de unidades habitacionais da CDHU que tenham sido comercializadas há mais de dois anos. Mas a venda de um imóvel durante o financiamento somente pode ser feita após aprovação da CDHU. Por isso, recomenda-mos ao comprador que antes de efetuar qualquer negocia-ção procure a CDHU.

Adepom: Quantos imóveis a CDHU construiu em 2008 e 2009?Lair K.: Entregamos cerca de 40 mil unidades e temos

atualmente outras 65 mil em obras. Gostaria de ressaltar que desde o início de 2007, os novos empreendimentos construídos pela companhia devem estar perfeitamente legalizados e registrados em cartório de imóveis. A medida tem como objetivo, entre outras coisas, garantir às famílias beneficiadas o direito à propriedade, a possibilidade de transmissão do bem por herança, sua comercialização e o acesso ao mercado formal de crédito. Assim, passou-se a exigir, inclusive, que qual-quer novo empreendimento somente seja iniciado com projetos aprovados e terrenos regularizados. Para resol-ver a situação dos conjun-tos entregues anteriormente sem registro em cartório, a CDHU desenvolveu um tra-balho específico, voltado para o equacionamento desse problema e já conseguiu a regularização de cerca de 35 mil imóveis. Ao mesmo tempo, criou o Programa “Cidade Legal”, que auxilia tecnicamente as prefeituras nos processos de regulariza-ção fundiária de empreendi-mentos públicos ou privados. Além disso, e no mesmo sen-tido, foi aprovada na Assem-bléia Legislativa lei que reduziu em até 90% o valor cobrado pelos cartórios para o primeiro registro do imóvel de Interesse Social.

Adepom: Qual é o déficit habitacional na cidade de São Paulo?Lair K.: Segundo dados da CDHU e da Fundação Sis-tema Estadual de Análise de Dados (SEADE), o déficit habitacional do Estado de São Paulo em 2006 era esti-mado em 880 mil moradias.

ServiçoCDHU - Companhia de Desen-volvimento Habitacional e Urbano do Estado de São PauloRua Boa Vista, 170 - Centro - São Paulo - CEP 01014-000Telefone/PABX: (11) 2505-2000

A CDHU FOI CRIADA PARA ATENDER A POPULAÇÃO

DE BAIXA RENDA

Empreendimento da CDHU

Page 8: Jornal ADEPOM Outubro 2009

ADEPOM NEWS Outubro 2009

Leis e Projetos

08

Adepom vai à Brasília em apoio à PEC 300

Nos dias 15 e 16 de setembro, uma comitiva da

Adepom foi até Brasília participar da 1ª Reunião da Comissão Especial da PEC 300, criada no dia 2 de setembro pela Câmara dos Deputados.

Na reunião, o Deputado Federal Paes de Lira foi eleito, por unanimidade, para ocupar o cargo de 1º Vice Presidente da Comis-são Especial que analisará o mérito da PEC 300, que tem como objetivo o res-gate da dignidade salarial dos militares estaduais, estabelecendo igual remu-neração dos Policiais Mili-tares dos Estados, tendo como referência os salá-rios dos PMs do Distrito Federal.

Paes de Lira apresen-

tou requerimentos para a realização de audiências públicas em cada Estado brasileiro e no Distrito Federal para discussão de sugestões de emendas com as entidades representati-vas dos Poli-ciais Militares e Bombeiros M i l i t a r e s , visando a ime-diata aprova-ção da PEC 300.

O presidente da Comissão, Deputado José Otávio Germano, passou a pre-sidência da reunião ao Deputado Paes de Lira, que agradeceu a deferên-cia e enfatizou que o ato foi uma homenagem à todos os Policiais Milita-res e Bombeiros Militares

ali representados. O par-lamentar assumiu a presi-dência da reunião dizendo que aquele momento era o início de uma nova e grande jornada de res-gate da dignidade dessa

nobre categoria de agentes de segurança pública do Brasil, e finalizou o evento dizendo: “O nosso trem da PEC 300 saiu da esta-ção, está em marcha, e vai ganhar força, vai acelerar ao longo deste caminho para chegar ao destino ide-

alizado, pensado e mere-cido, que é a dignidade salarial dos militares esta-duais do Brasil!”

Estiveram presentes também os deputados Arnaldo Faria de Sá (autor da PEC 300), Dep. Cap. Assumção, Dep. Major Fábio, além de outras auto-ridades e representantes de entidades da classe Poli-cial Militar dos Estados. A Adepom foi a única enti-dade presente que repre-sentou o Estado de São Paulo.

Ajude-nos a cobrar a aprovação desta PEC! Fale com os Deputados e Sena-dores através da página da Câmara dos Deputados (www.camara.gov.br) e do Senado Federal (www.senado.gov.br).

Adepom visita deputados e senadores

Em 16 de setembro, dia seguinte à 1ª Reunião da Comissão Especial

da PEC 300, a comitiva da Adepom visitou os gabinetes de alguns Deputados e Sena-dores autores de Projetos de interesse da categoria Poli-cial Militar.

Com o objetivo de acom-panhar projetos pendentes, os diretores da Adepom também aproveitaram a oca-sião para pedir o apoio destes políticos para a aprovação da PEC 300.

Os representantes da Adepom 2º Ten. Res. PM

ADEPOM visita gabinete do Deputado Federal Capitão Assumção

Fot

os: A

depo

m

Gabinete do Senador Tasso Jereissati

Ass

esso

ria P

aes

de L

ira

Page 9: Jornal ADEPOM Outubro 2009

O que é a PEC 300?É uma Proposta de Emenda

à Constituição nº 300/2008 que tem por objetivo modi-ficar a redação do parágrafo 9º, do artigo 144, da Consti-tuição Federal, estabelecendo um piso salarial nacional para todos os servidores das Polícias Militares e Bombei-ros Militares dos Estados, de maneira que as suas remu-nerações, fixadas em forma de subsídio, não poderão ser inferiores ao dos Policiais Militares do Distrito Fede-ral. Esta condição é extensiva também aos inativos.

O que acontece se for apro-vada?

Se aprovada, todos os inte-grantes das Polícias Milita-res e Bombeiros Militares do Brasil receberão a mesma remuneração, independente do Estado. Com a aprovação, dá-se fim à grande situação adversa enfrentada hoje pelos Policiais Militares dos Esta-dos, que sofrem os efeitos de uma injusta política salarial, pelo fato de que todos correm os mesmos riscos no exercí-cio de suas funções e enfren-tam os graves problemas de segurança pública que afetam atualmente todas as unidades da Federação.

Como está a tramitação desta Proposta?

Esta PEC foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e encon-tra-se na Comissão Especial da Câmara dos Deputados aguardando parecer e votação. É o momento de mobilização pela aprovação da PEC 300, por isso estão sendo realiza-das diversas audiências públi-cas nos Estados para discutir o

ADEPOM NEWSOutubro 2009 09

Adepom vai à Brasília em apoio à PEC 300Adepom visita deputados e senadores

ADEPOM visita gabinete do Deputado Federal Capitão Assumção

Gabinete do Dep. Major Fábio

sobre a Proposta assunto. Em São Paulo, foram realizadas 9 audiências: na Capital (29/10) e nos Municí-pios de São José dos Campos (9/10), Campinas (16/10), Sorocaba (17/10), Ribeirão Preto (19/10), Bauru (23/10), Marília (24/10), São José do Rio Preto (26/10) e Santos (03/11).

Há propostas de emendas à esta PEC?

Atualmente, já foram apre-sentadas cinco Propostas de Emendas dos seguintes deputados: Deputada Fede-ral Andreia Zito; Deputados Federais Paes de Lira, Cap. Assumção e outros; Depu-tado Federal Carlos Brandão e outros; Deputada Federal Maria Helena e Deputado Federal Francisco Tenório. Algumas emendas propõem a extensão do piso aos já inati-vos e também pede que seja garantido integralmente aos futuros inativos. Há também uma proposta para criação de um Fundo Federal de Segu-rança Pública, que poderá ser usado quando o Estado não tiver recursos para pagar o piso. Desta forma, a União repassaria o recurso para que o Estado pudesse pagar o salário.

Como posso ajudar para a aprovação da PEC?Peça apoio aos deputados e senadores de seu Estado e Município falando com a Câmara dos Deputados (Dis-que-Câmara: 0800 619 619 - www.camara.gov.br - Palácio do Congresso Nacio-nal - Praça dos Três Poderes - Brasília/DF - CEP 70160-900) e Senado Federal (Alô Senado: 0800 612211- www.senado.gov.br - Praça dos Três Poderes - Brasília/DF - CEP 70165-900).

Comando Geral apresenta proposta para o ALE

O Comando Geral, dentro do objetivo de valo-rização policial, apresen-tou proposta para corrigir as distorções salariais na remuneração dos policiais militares.

Pela proposta, encami-nhada no dia 25/09/2009 ao Governo do Estado, o ALE - Adicional de Local de Exercício será fixado pelo seu maior valor para todos os policiais milita-res do Estado. O projeto também inclui a incorpora-ção aos vencimentos para ativos e inativos.

Caso seja aprovada, além de fazer justiça aos nossos policiais militares das cida-des pequenas e aos nossos inativos e pensionistas, trará muitos resultados positivos, dentre eles:

- reduzirá a diferença entre ativos e inativos, possibili-tando, aqueles que dese-jarem, passagem para reserva/reforma após 30 anos de serviço;

- possibilitará um fluxo

melhor na carreira de ofi-ciais e praças com a pas-sagem de policiais para a inatividade;

- permitirá o completa-mento de vagas no inte-rior com a transferência de policiais para cidades pequenas sem perda sala-rial;

- aumentará o estímulo a frequência de cursos e participação em operações verão e inverno.

Proposta semelhante será apresentada pela Polícia Civil e pela Polícia Cientí-fica.

É importante salientar que o Secretário de Segu-rança Pública não só apoia a proposta como está auxi-liando na sua apresentação ao Governo, onde o princi-pal obstáculo é o impacto financeiro no orçamento do Estado.

Do Cel. Álvaro Batista Camilo Comandante Geral da PMESP

Emenda ao orçamento do Governo do Estado Exercício 2010Baseado na proposta

encaminhada à Secreta-ria da Segurança Pública pelo Cmt. Geral da PM Álvaro Batista Camilo e pelo delegado Geral da Polícia Civil Domingos de Paulo Neto, o deputado Olímpio Gomes (PDT) encaminhou Emenda ao Orçamento do Estado Exercício 2010 para que seja destinado os valores da seguinte forma: R$ 500

milhões para Adminis-tração Geral da Polícia Militar; R$ 210 milhões para Administração Geral da Polícia Civil e R$ 130 milhões para Adminis-tração Geral da Polícia Científica.

O valor da Emenda representa um acréscimo de apenas 12% no orça-mento da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Flávio Silva Santos - 2º Vice-Presidente, 3º Sgt. Ref. PM Nadir Pereira dos Santos - Secretário Geral e Asses-sor Parlamentar e Sergio Penteado - Depto. Jurídico visitaram os gabinetes do Senador Tasso Jereissati; do Presidente da Câmara dos Deputados, Dep. Michel Temer; do Dep. Paes de Lira; Dep. Major Fábio; Dep. Cap. Assumção e Dep. Jair Bol-sonaro.

É a Adepom trabalhando em prol dos Policiais Mili-tares!

Page 10: Jornal ADEPOM Outubro 2009

ADEPOM NEWS Outubro 2009

Giro Rápido

10

Entre para a família ADEPOM e tenha seus direitos garantidos! Associe-se já!

Caminhada Zona NorteA Coordenadoria de

Esportes da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP) realiza, no dia 7 de novembro, às 9h, a Caminhada Zona Norte no Parque da Juventude, loca-lizado na Av. Cruzeiro do Sul, nº 2.630. As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de outubro na Coorde-nadoria de Esportes - Rua Venceslau Brás, 206 - 10º andar - Sé) ou pelo telefone (11) 3293-9551/9552/9555. A inscrição está vinculada à doação de 1kg de alimento não perecível (menos sal e açúcar). Os 100 primeiros inscritos que doarem ali-mentos e comparecem ao evento ganharão uma cami-seta da Caminhada.

Passeio Ciclístico - Shop-ping Anália Franco

No dia 8 de novembro, o Shopping Anália Franco realizará o seu 1º Passeio Ciclístico em comemoração aos 10 anos de sua criação. A concentração será a partir das 8h, em frente ao Shop-ping (Rua Regente Feijó, 1739 - Tatuapé), com saída prevista para às 9h. As ins-crições devem ser feitas até o dia 6 de novembro,

no balcão localizado no Piso Acácia do shopping, em frente à Companhia Athletica. A inscrição é gratuita, mas o participante deve levar um quilo de alimento não pere-cível ou um artigo esportivo (se usado, em bom estado de conservação): bola, peso, tênis etc. Participe!

Arrecadação de garrafas PET na ACSP/Vl. Maria

Até o dia 18 de novembro, a Distrital Vila Maria e o Con-selho da Mulher da Associa-ção Comercial de São Paulo estará arrecadando garrafas PET (verde ou transparen-tes) para o desenvolvimento de trabalhos artesanais para as decorações natalinas da região. A Campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre a coleta sele-tiva e a importância da reci-clagem para preservar o Meio Ambiente. Entregue as garra-fas limpas na sede da Distrital, situada na Rua do Imperador, nº 1.660 - Vila Maria.

ACSP promove Dia Interna-cional da Paz

A Associação Comercial de São Paulo promeveu uma cerimônia em comemoração ao Dia Internacional da Paz no dia 21 de setembro, no Pátio do Colégio, na região

central de São Paulo. Houve apresentação da Banda Sin-fônica do Exército, sob a regência do Maestro Benito Juarez e entrega de réplicas do “Marco da Paz” a autori-dades.

ACSP/Penha comemora ani-versário do bairro

De 7 a 27 de setembro a Distrital Penha da Associação Comercial de São Paulo pro-moveu diversos eventos gra-tuitos em comemoração ao 342º aniversário do bairro da Penha, na zona leste da capi-tal. Foram 20 dias de eventos como missa e procissão, Festa da Primavera, culto ecumê-nico, 79ª Volta da Penha, exposição de carros antigos, concurso literário etc.

ACSP/Tatuapé realiza Des-file Cívico Militar

A Polícia Militar, o Exército Brasileiro, a Polícia Civil, a Guarda Civil Metropolitana, o Corpo de Bombeiros, escolas municipais, estaduais e parti-culares, grupos de escoteiros, entidades, clubes e associa-ções da região participaram do II Desfile Cívico Militar do Tatuapé, realizado no dia 12 de setembro. Houve também apresentações de Balé, Dança do Ventre e exposição de carros antigos.

D e s t a q u e s

Comemorações do mês de outubroCuriosidades

A ADEPOM parabeniza todos os Servidores Públicos de São Paulo por ajudar no crescimento do nosso Estado.

28 de outubro dia do Funcionário Público

Rua Dr. Rodrigo de Barros, 112 - Luz11 3326-9906 - www.adepom.com.br

Font

e: B

rasi

l Esc

ola

Page 11: Jornal ADEPOM Outubro 2009

Sítio Bonanza/Jacareí 15 de novembro (domingo)Jogos, gincanas, passeio de charrete, bingo, cami-nhadas, baile com música ao vivo, piscinas e jogos diversos.Preços: Associados: 3 x R$ 29,00 – Convidados: 3 x R$ 33,00Inclui: transporte, acompa-nhamento, seguro viagem, café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Recanto JB / Caucaia do Alto - 28 de novembro (sábado)O sítio possui grande espaço para caminhadas ecológicas, mini zoo, qua-dras para esportes, pisci-nas e salão de jogos. Café da manhã na chegada, caminhada pelo local e tempo para lazer. Após o almoço, bingo, baile e café da tarde.Preços: Associados: 3 x R$ 29,00 – Convidados: 3 x R$ 33,00Inclui: transporte, acompa-nhamento, seguro viagem, café da manhã, almoço e lanche da tarde.

ADEPOM NEWSOutubro 2009

Institucional

11

Campanha de saúde Bucal infantilda Adepom foi só alegria!

Nos dias 19, 20 e 21 de outubro a sede da Adepom

ficou superanimada com a Campanha de Saúde Bucal Infantil “Dentinhos em Ordem”, que atendeu mais de 200 crianças de 3 a 12 anos. Toda a criançada que passou pela Associação nestes dias pode fazer apli-cação de flúor e recebeu orientação e dicas de pre-venção contra cárie com nossos dentistas.

Para animar os pequenos, pintura de rosto, entrega de kits e sorteio de brinquedos no último dia da Campa-nha.

Bazar Adepom

Nos mesmos dias da Campanha de Saúde Bucal Infantil “Dentinhos em Ordem” aconteceu o Bazar Adepom, que trouxe pro-dutos de qualidade com condições especiais de pagamento para associa-dos.

Quem comprou acima de R$ 50,00 ganhou um brinde e concorreu ao sor-teio de prêmios no último dia do evento.

Fot

os: A

depo

m Barra Bonita - 20 a 22 de novembro (sexta a domingo)Com passeio nas cida-des de Ibitinga (terra do bordado) e Jaú (capi-tal do calçado feminino). Em Barra Bonita, visita à praça do artesanato, pas-seio de bondinho e barco até a Eclusa, com almoço a bordo. Hospedagem no Hotel Igaraçu Palace, com piscinas, salão de jogos, quadras esportivas. Todos os jantares com música ao vivo. Preços: Associados: 5 x R$ 98,00 – Convidados: 5 x R$ 102,00Inclui: transporte em ônibus especial, acompa-nhamento, seguro viagem, hospedagem, quatro refei-ções e passeio de barco.

Reservas e informações sobre os passeios, com a Agência Vida Atre-

vida no telefone (11) 2959-3863, com

Soares ou Fátima.

Participe dos passeios e viagens da Adepom

Passeios Viagem

Page 12: Jornal ADEPOM Outubro 2009

ADEPOM NEWS Outubro 200912

Almoço italiano na Adepom

No dia 17 de outu-bro a Associação promoveu mais

uma edição do Almoço Italiano em sua sede. Muita música,animação,decoração caprichada e funcionários vestidos à

caráter deram um gosti-nho especial ao evento, que ofereceu um festival de massas e molhos aos presentes. Quem participou passou

uma tarde diferente e divertida, além de muito

deliciosa! Estiveram presentes o

Vereador Abou Anni e o presidente do Lions Club Tucuruvi, Antonio Hen-rique Fernandes.A Adepom agradece a

presença de associados,

Próximos eventos da Adepom

Novembro

Reunião da Diretoria Dia: 26 de novembro (quinta-feira)Horário: às 19hLocal: Adepom

Dezembro

21º Café dos Inativos e PensionistasDia: 12 de dezembro (sábado)Horário: às 8h30Local: Adepom - Rua Dr. Rodrigo de Barros, 112 - Luz (próximo ao Metrô Tiradentes)

Adepom doa roupas ao instituto Pró + Vida

A última doação de roupas deste ano foi entre-gue no dia 1º de outubro ao Instituto Pró + Vida São Sebastião, que há 32 anos cuida de idosos em situa-ção especial, sobretudo de risco e de exclusão.

Cerca de 200 peças foram entregues à coordenadora da Casa, Nancy P. Ber-nardo.

Os idosos atendidos pela entidade, que estavam no

local na hora da entrega, receberam as doações com muita alegria.

O Instituto Pró + Vida São Sebastião fica na Ave-nida Norberto Mayer, 260, no bairro de Vila Santa Isabel, em São Paulo.

A Adepom agradece imensamente a todos que colaboraram para o sucesso da campanha de arrecadação de agasalhos de 2009 da associação.

funcionários, colabora-dores e amigos, em espe-cial aos grupos da Dona Nice e Dona Cotinha que, além de prestigia-rem sempre nossos even-tos, animam ainda mais a nossa Casa.

Fot

os: A

depo

m

Ade

pom

Institucional

Cel. Nogueira, Dona Nice, Vereador Abou Anni (centro) e diretores da Adepom

Mais um associado é sorteado pela Loteria e ganha prêmioA Adepom e a Amplius Corretora e n t r e g a -ram mais um cheque de R$ 5.000,00 no dia 19 de outu-bro.

Desta vez, José Carlos Fedrice levou o prêmio que a Associação sorteia sema-nalmente pela Loteria Fede-ral aos seus associados. Ele recebeu o cheque das mãos do Cel. Nogueira, presi-dente da Adepom.

Para concorrer aos sorteios pela Loteria Federal, basta ser sócio da Adepom. Você ainda não é um? Associe-se já pelo site www.adepom.com.br ou pessoalmente.

Page 13: Jornal ADEPOM Outubro 2009

ADEPOM NEWSOutubro 2009

Institucional

13

Classificados Adepom

Adepom contrata Aux. AdministrativoProfissional maior de 18 anos, com expe-riência (masc./fem.), noções de informática, boa comunicação para atendimento ao público da Associação. Interes-sados enviar currículo para [email protected] ou entregar pessoalmente na

recepção da Adepom.

Vende-se casa em Cara-guatatubaBairro Recanto do Sol, próx. Praia das Palmeiras. Terreno com 250m2 e escritura definitiva. 1dorm, sala, cozinha, banheiro, varanda, churrasqueira, garagem p/ 4 autos. Tratar nos fones (11) 7419-2893 / 9678-2053.

Contribua para a Campanha de Arrecadação de BrinquedosComo em

todos os anos, a Adepom está a r r e c a d a n d o brinquedos para alegrar o Natal das crianças carentes. Faça a sua doação e ajude-nos a levar alegria para estas crianças.

Entregue em nossa sede um brinquedo novo ou usado (em bom estado de conservação) e faça uma criança feliz!

A Adepom fica na rua Dr.

Fot

os: A

depo

m

Rodrigo de Barros, 112 - Luz - São Paulo/SP e recebe as doa-ções de segunda à quinta-feira das 8h às 18h, sexta-feira das 8h às 17h e sábado das 8h às 12h. Para doações em grande quantidade, solicite a retirada no local pelo telefone (11) 3326-9906.

Se todos doarem um único brinquedo, poderemos alegrar o Natal de milhares de crianças carentes. Contamos com a sua colaboração!

diretor da Adepom, Sgt. Nadir, também reforçou sobre o assunto pedindo para que todos se mobi-lizassem para exigir dos deputados a aprovação desta PEC.

A Adepom agradece a presença de seus asso-

ciados, amigos, parceiros e das empresas Alfa Implan-tes, patrocinadora da 20ª edição do Café, que minis-

trou palestra sobre implan-tes dentários com a Dra. Márcia; Clube de Férias (sorteou uma viagem), Pousada Lumiar (sorteou um final de semana na pou-sada) e André Relógios (sorteou um relógio).

20º Café dos inativos e Pensionistas

Quem participou da 20ª edição do Café dos Inativos e Pensionistas da Adepom, realizado no dia 12 de setembro, teve atendimento do plantão jurídico, concor-reu a prêmios no sorteio e também pode saber o anda-mento da PEC 300 que, se aprovada, poderá fazer com que todos os PMs dos Estados tenham um piso salarial nacional, com base nos salários dos policiais militares do Distrito Fede-ral (ver págs. 8 e 9).

Durante o Café, o asses-sor do Deputado Federal Paes de Lira, Cel. Matheus, esteve presente para falar sobre a PEC 300. Após o seu pronunciamento, o

Próximo Café dos Inativos e Pensionistas: 12 de dezembro de 2009.

A Adepom acredita no Vereador Abou Anni

Ilmo. Cel. Nogueira:

Saudações Cordiais!

Em respeito aos amigos que conhecem e confiam neste Vereador, cumpre tecer algumas ponderações sobre a difamação divul-gada pela imprensa:

1- Esclareço que todas as doações recebidas para o apoio na campanha deste Vereador são de proce-dência legítima, pois as contas foram aprovadas, sem qualquer ressalva pelo TRE/SP em outubro de 2008;

2- Esclareço que a empresa AIB – Associação Imobiliária Brasileira, faz doações para campanhas políticas desde as eleições de 2002, e todas sempre foram consideradas legí-timas pela justiça eleito-

A Adepom publica na íntegra o ofício do Vereador Abou Anni que presta esclarecimento sobre matéria veiculada na imprensa escrita sobre a cassação de mandato de vereadores.

ral, inclusive há decisão do Tribunal Eleitoral de SP de 2006, considerando que a AIB NÃO ESTÁ IMPE-DIDA DE DOAR, sito o Acórdão 157798. Assim a doação é totalmente legal.

3- Além deste Vereador, a AIB ajudou nas campanhas de outros 28 vereadores na cidade de São Paulo, além de:

- Luiz Inácio Lula da Silva (Presidente da República) = 50 mil reais;

- José Serra (Governador SP) = 100 mil reais;

- Geraldo Alckmin (candi-dato a Prefeito) = 200 mil reais;

- Marta Suplicy (candidata a Prefeita) = 300 mil reais;

- Romeu Tuma (Senador) = 30 mil reais;

- Walter Feldman (Depu-tado Federal PSDB) = 430 mil reais;

- José Eduardo Martins

Cardoso (Deputado Federal PT) = 75 mil reais;

- Michel Temer (Depu-tado Federal PMDB) = 30 mil reais.

Questiona-se: PORQUE NINGUÉM NUNCA FOI CASSADO?

4- O caso já foi SUS-PENSO na justiça, nas primeiras horas do dia seguinte! Assim a justiça e a democracia foram res-tabelecidas, mostrando a lisura e a transparência que sempre estiveram presentes nas campanhas deste Vere-ador.

Expostas as considera-ções, mister se faz desta-car que este Vereador está à disposição para maiores esclarecimentos.

Abou AnniVereador

Page 14: Jornal ADEPOM Outubro 2009

RelaxamentoQuem precisa relaxar pode

procurar um fisioterapeuta! É que estes profissionais também aplicam massagens com técnicas de alívio de dores musculares geradas por estresse, trazendo bem-estar imediato ao cliente.

A massagem relaxante é feita com as mãos, o que aumenta o poder de satisfa-ção, devido ao contato com todo o corpo. É tão relaxante que alguns pacientes chegam a dormir durante o procedi-mento.

Procure um fisioterapeuta e tenha mais qualidade de vida! Parabenizamos a todos estes profissionais pelo seu dia, e principalmente pelo seu trabalho junto à socie-dade!

ADEPOM NEWS Outubro 2009

Saúde e Bem-estar

14

13 de outubro dia do FisioterapeutaEntenda o trabalho dos fisioterapeutas e saiba como eles podem ajudar você a se sentir melhor, tendo mais qualidade de vida.

Fisioterapeuta é o pro-fissional que cuida da parte física e funcional

das pessoas, proporcionando alívio, bem-estar, funcionali-dade e independência do sis-tema muscular e locomotor.

O profissional de fisiote-rapia é conhecido por cuidar de problemas ortopédicos, como dores nas costas, artrose e artrite, traumas ou fraturas, sequelas de doenças neurológicas, pré e pós-ope-ratório de qualquer espécie de prótese e pós-operatório de cirurgias em geral.

Mas com a chegada do verão, o fisioterapeuta também passa a ser muito procurado pelas mulheres que estão preocupadas em reduzir medidas para se sen-tirem poderosas ao vestirem seus biquínis. Para isso, são utilizadas algumas técnicas:

Redução de medidas

Drenagem linfática manual Um dos métodos empregados para a redução de medidas é a drenagem linfática manual, onde a cliente recebe uma espécie de “massagem” com técnicas específicas aprendi-das durante o curso de gra-

duação em fisioterapia e, por isso, somente o fisiotera-peuta pode aplicar a técnica de drenagem linfática. Esta drenagem atua na circulação de modo geral, acelerando o metabolismo, aumentando a oxigenação sanguínea e pro-movendo a quebra de toxi-nas nocivas ao organismo. É indicada para pessoas que retêm muito líquido, que têm a impressão de estar inchada, ou ainda para aque-las que têm o funcionamento do organismo muito lento e problemas de má circulação como, por exemplo, varizes e vasos.Cremes + ultrassom - Outra técnica é a redução de medi-

das com o uso de cremes específicos indicados pelo profissional, usados junta-mente com o aparelho de ultrassom. Essa terapia ajuda a reduzir a gordura loca-lizada no abdome, coxas, braços e glúteos. Auxilia na “quebra” de nódulos de gor-dura melhorando o aspecto da celulite, além de ser total-mente indolor.

Gesso redutor lipolítico - Ainda dependendo do caso, pode-se empregar a técnica de gesso redutor lipolítico feito com uso de produtos específicos para esse fim, que proporciona, além da redução de medidas de forma rápida, a correção da postura ao ficar em pé ou em posição sentada, corrigindo vícios de posturas inadequadas.

Dra. Carla Regina Zeglio - Fisioterapeuta da AdepomEspecializada em Geriatria e GerontologiaCrefito 3-102832-F

Conheça mais sobre a fisioterapia e seus trata-mentos com a fisiotera-peuta da Adepom e veja o que pode mudar em sua vida. Agende uma avaliação pelo telefone (11) 3326-9906.

doe órgãos esalve vidas!

A doação de órgãos é um ato de solidariedade e cidadania, mas ainda é um assunto muito evitado entre as pessoas por se tratar de um tema delicado, que implica morte ou doença. Mesmo assim, o número de doações no Brasil cres-ceu 40% nos últimos dois anos, mas ainda é menor do que a necessidade de órgãos para transplante.

Por isso, a participa-ção da população é muito importante para ajudar a diminuir a fila e o tempo de espera dos que precisam de um novo órgão para sobre-viver. Com mais doadores, mais vidas serão salvas. Seja um doador! Você também pode precisar um dia.

Você sabia...... que o Dia Nacional da

Doação de Órgãos e Teci-dos é comemorado em 27 de setembro, dia de São Cosme e São Damião, os santos gêmeos médicos considerados padroeiros da medicina e dos transplan-tes?

... que transplante é um procedimento cirúrgico onde um órgão ou tecido de uma pessoa doente é substituído por outro sau-dável de um doador vivo ou falecido?

... que qualquer pessoa pode ser doadora, com

exceção dos portadores de doenças infecciosas ativas ou de câncer?

... que fumantes, em geral, não são doadores de pulmões, mas podem doar outros órgãos e tecidos?

... que uma pessoa em coma não pode ser doadora, pois neste caso não ocorreu a morte cerebral e as célu-las do cérebro continuam vivas e o quadro pode ser revertido?

... que a remoção dos órgãos e tecidos de um paciente que acaba de fale-cer só pode acontecer após constatada a morte cere-bral do paciente e com a autorização da família do doador?

... que para ser um doador não é necessário assinar nenhum documento, basta avisar a família?

... que o doador ou sua família e o receptor do órgão não têm nenhum custo ou ganho financeiro, pois é o Sistema Único de Saúde (SUS) que arca com os custos do procedimento e também se responsabi-liza pelo fornecimento das medicações necessárias para evitar a rejeição do órgão transplantado durante toda a vida?

... que é mito a história de pessoas desaparecidas que ressurgem sem um órgão, pois o transplante exige cuidados médicos espe-ciais, exames laboratoriais, assepsia e ação rápida?

... que podemos doar rins, coração, fígado, pulmão, pâncreas, córneas, válvu-las cardíacas, ossos, pele, medula óssea e sangue?

... que a pele (removida em cirurgia estética), parte do pulmão, sangue, rim, parte do fígado e medula óssea podem ser doadas em vida?

Fonte: Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO)

Fot

os: D

ivul

gaçã

o

Page 15: Jornal ADEPOM Outubro 2009

Humor

Cantinho da Trova Apoio Cultural: Adepom

ADEPOM NEWSOutubro 2009

Lazer e Cultura

15

A professora estava irri-tada com seus alunos que

não responderam às questões da prova e então disse:- Quem for burro fique de pé!Depois de um tempinho Joãozinho se levanta e a professora fala:- Então você se acha burro, não é Joãozinho?- Pra falar a verdade, não, “fessora!” Mas eu fiquei com dó de ver você aí, em pé sozinha!

(cantada) - Oi gata... Qual é seu telefone?(loira) - Nokia. E o seu?

(cantada) - Eu não tiro o olho de você!(loira) - Ainda bem. Senão eu fico cega!

(cantada) - Nossa! Eu não sabia que boneca andava!(loira) - Sério? Você tá por fora, hein? Já tem até Barbie que anda de bicicleta!

(cantada) - Eu quero o seu amor, gata!(loira) - Espera só um pouquinho... Amô-or! Tem um moço aqui querendo você!

(cantada) - Quer beber alguma coisa?(loira) - Ai, que bom que você apareceu, garçom!

Cantadas que não funcionam com loiras

Não sei o que mais consagre o meigo Santo de Assis do que ter feito o milagre de ter nada e ser feliz! Oscar Vieira Soares - Taubaté - SP

Ensina com tolerância a criança pequenina a ver o que é bom na infância, que o restante a vida ensina! Maria Nascimento S. Carvalho - RJ

O mês de outubro sempre nos dá muita inspiração.Fazer Trovas é nossa maneira de enfeitar o mundo!

Venha conhecer a União Brasileira de Trovadores - SP. Reuniões mensais, sempre no segundo sábado de cada mês, às 15h. Praça Almeida Júnior, 86 - Liberdade. Fone/fax (011) 5096-1915

Page 16: Jornal ADEPOM Outubro 2009

ADEPOM NEWSOutubro 2009

Departamento Juridíco

Então, você tem direito a receber diferenças não creditadas pelos bancos nos períodos de abril (44,80%) e maio (7,85%) de 1990.

*Ing

ress

o gr

atui

to p

ara

asso

ciad

os

Informações no Depto. de Benefícios: (11) 3326-9906 ramais 215 / 219 / 221 / 243 / 250.

Informe-se na ADEPOM e ingresse gratuitamente* com esta ação!

Boato - Pedido de Restituição da Contribuição PrevidenciáriaO Diretor de Pessoal da PM informa a todos os policiais militares que não é próprio o pedido de restituição da Contribuição Pre-videnciária, do perí-odo compreendido entre outubro/2003 a

dezembro/2007, através do programa da Receita Fede-ral do Brasil, uma vez que não estamos abrangidos pelo Regime Geral de Pre-vidência Social e sim pelo Regime Próprio de Pre-vidência dos Militares do Estado de São Paulo.

Você tinha Caderneta dePoupança em 1990?

Mais informações no Depto. de Benefícios:(11) 3326-9906,

ramais 221 ou 250.

16

Ao longo dos últimos anos o Governo do Estado de São Paulo vem praticando uma Política Salarial das mais sór-didas e nocivas para com os Funcionários Públicos, em especial os Policiais Militares e Pensionistas.

Além de adotar a prática de aumento salarial disfarçada em adicionais e gratificações,

ingresse com a Ação de revisão geral Anual – para ativos, inativos e pensionistas

que só atende ao servidor ativo, deixa o Governo do Estado de aplicar a revisão geral anual dos salários, em flagrante e ostensivo desres-peito à Constituição Federal.

É por esse desrespeito à nossa categoria profissional que oferecemos o ingresso da Ação de Revisão Geral Anual para pedir a correção

dos vencimentos de nossos associados.

Não há custas iniciais ou qualquer despesa para pro-positura desta ação. Serão cobrados honorários somente se for julgado procedente.