Transcript

SUSTENTABILIDADE EM URBANISMOEstudo de caso:Paris Rive Gauche Centro Universitário Católica de Santa Catarina

Arquitetura e UrbanismoGestão Ambiental

Débora Pereira DávilaJúlia Yeda Zonta

Tamires Ferreira dos Santos4ª Fase B

ZAC

• ZAC (Zônes d’Aménagement Concerté): A Zona de Planejamento Consertado é um programa de requalificação urbana. que permite a realização de grandes intervenções, não previstas nos regulamentos urbanísticos normais.

• Está prevista tanto no Código de Obras parisiense (1967), quanto no Código de Urbanismo.

Paris Rive Gauche

• Teve início na

década de 90e abrangeu uma antiga área industrial;

• Está localizado

entre a margem esquerda do Rio Sena e a linha férrea, que ocupa 26 ha da área total.;

Objetivos• Revitalização da área de 130 ha;• Ligar o antigo bairro, até então inóspito, ao Rio Sena;• Promover a correta gestão do lixo, da água, da poluição do solo e da energia;.• Gerar emprego e novas moradias,

sociais e estudantis;• Atrair investidores e desenvolver

a região como um novo pólo econômico;

1991

O programaInvestimento de 3 bilhões de euros entre 1991 e 2015;

• 26 hectares (260 mil m²) de linhas férreas cobertas;

• 20% da área para uso residencial (430 mil m²) com cinco mil unidades distribuídas entre unidades para estudantes, de interesse social e da iniciativa privada;

• 18% da área para serviços, como escolas (405 mil m²);

• 30% da área para bibliotecas e universidades (662 mil m² e 210 mil m², respectivamente);

• 32% da área para escritórios (700 mil m²), com capacidade para 60 mil funcionários;

• 10 hectares (98 mil m²) de área verde, com duas mil árvores.

O projeto une os quartiers parisienses AUSTERLITZ: - Estação de AusterlitzTOLBIAC: - Biblioteca Nacional da França.MASSENA: - Universidade Paris 7

Setores

Compromisso com a Sustentabilidade

O projeto, que inicialmente era de preocupação social, passou a ser norteado por questões ambientais como: ➢ Redução no consumo de energia com o uso de painéis fotovoltaicos;➢ Gestão da água com reaproveitamento de águas pluviais;➢ Redução da poluição sonora;➢ Aumento do transporte público e menos poluente;➢ Aluguel de bicicletas em pontos estratégicos.

A SEMAPA (Sociedade de Economia Mista de Planejamento de Paris) procurou o controle do impacto de suas ações sobre o ambiente. Em que exigiu o conhecimento dos impactos das intervenções e controle em termos de redução do risco de poluição. Estabelecendo a partir de um sistema de gestão ambiental, de acordo com as políticas de Paris, assim, obteve o certificado ISO 14001.

Expressa os compromissos da SEMAPA, a fim de ser implementada a partir de três principais fases do projeto urbanístico:➢ Desenho;➢ A implementação e construção;➢ Apoiar o desenvolvimento de novos bairros.

ÁGUA:Implementação do projeto de sistema de esgoto sanitário, destinado a reduzir quantitativamente e melhorar a qualidade das descargas de águas no rio Sena.

DESPERDÍCIO:Impõe especificações quanto ao recolhimento de resíduos e uma política de gestão de resíduos na fase de projeto, construção e desenvolvimento de Pariis Rive Gauche.

Carta Ambiental

SOLO E SUBSOLO: Implementação de políticas de prevenção de risco de poluição do solo.

RUÍDO:Na construção, controles e ações destinados a limitar locais de ruído para os residentes locais. E incentivo aos proprietários e gerentes de projetos para alcançarem uma alta qualidade de som dos edifícios em relação aos rótulos “de alta qualidade ambiental”.

VIAGEM:Compromisso político em reduzir o papel do automóvel na cidade, através de:➢ Reduzir viagens de carro, incluindo funções de destruição no distrito, como lojas,

serviços e residências;➢ Promover serviços através da implementação de linhas de ônibus e conexões

com outros centros de transporte;

A PAISAGEM URBANA:Ações contendo:➢ Plantações de alinhamento; ➢ Jardins públicos nas proximidades; ➢ Jardins privados.

GOVERNO:A SEMAPA consulta os moradores e usuários no processo de implementação de projetos urbanos. Além de desenvolver ações de informações para eles.

As estradas tem a finalidade de promover os diferentes modos de transporte. Como exemplo, passeios de árvores foram construídos junto com a colocação de bancos, tornando lugares reais de convívio.

As faixas das ruas foram reduzidas para dar espaço para ciclovias e uma faixa de estacionamento. E em 2000, houve a implantação de ciclovias e calçadas largadas com árvores plantadas.

Circulação

Avenue de France

Fonte:http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/2377/mate

rial/NOVAS%20AGLOMERACOES-PARIS.pdf

Serão criados novos jardins públicos, em que serão em sua maioria, localizados no coração de futuros bairros residências, onde seu uso será destinado para os habitantes dessas áreas.

Ao longo da margem esquerda do rio Sena, será destinada para a criação de espaços públicos paisagísticos para lazer e passeio. Onde esses espaços permanecem como do Estado e seu desenvolvimento dará a partir de um acordo entre a cidade e o porto.

Espaços Verdes

Referências

ANGELI, Paula A. Lopes. As Operações Urbanas Consorciadas Como Instrumento de Planejamento Urbano: estudo de caso da cidade de São Paulo – SP. Dissertação (Mestre em Urbanismo) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2011.

MALERONKA, C.Projeto e Gestão na Metrópole Contemporânea: um estudo sobre as potencialidades do instrumento ‘operação urbana consociada’ à luz da experiência paulista”. 2010. 212 p.Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Estado de São Paulo, São Paulo, 2010.

http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/2377/material/NOVAS%20AGLOMERACOES-PARIS.pdf

http://www.parisrivegauche.com

http://au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/176/paris-revi-gauche-urbanismo-sustentavel-116364-1.aspx

Agradecemos a atenção!Contatos:

Débora P. Dávila - [email protected]úlia Y. Zonta - [email protected]

Tamires F. dos Santos - [email protected]