12
Ano Jubilar 1962 2012 Jornal da parÓQuia de nossa senhora aparecida - rua 10, 46 - ilha dos araÚJos - gov. valadares/mg - www.paroQuiadailha.com.br ano Xlvi - nº 747 - governador valadares - agosto/ 2012- distribuição gratuita A Voz da Ilha SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA Dos dias 12 a 18 de agos- to, acontece em todo o Brasil, o evento promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Comissão Nacional da Pasto- ral Familiar: a “Semana Nacional da Família”. Evento anual que hoje faz par- te do calendário de, praticamente, todas as paróquias do Brasil, a Semana Nacional da Família teve início em 1992, como respos- ta ao desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, cujos valores vêm sendo agredidos sistematicamente em nossa sociedade. Escolheu-se, para isso, a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto, por ser o mês vocacional. VENHA PARTICIPAR, VOCÊ E TODA A SUA FAMÍLIA DAS CELEBRAÇÕES DA SEMANA DA FAMÍLIA COM MISSAS TODOS OS DIAS ÀS 19:30 E QUE A SAGRADA FAMÍLIA DE NAZARÉ DERRAME SOBRE NÓS AS SUAS BÊNÇÃOS. ESCALA: SEMANA DA FAMÍLIA Página 05 A FAMÍLIA: O TRABALHO E A FESTA Leia nesta edição:

A Voz da Ilha - agosto 2012

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Jornal "A Voz da Ilha" - Paróquia N. S. Aparecida, Ilha dos Araujos, Governador Valadares-MG -agosto 2012

Citation preview

Page 1: A Voz da Ilha - agosto 2012

Ano Jub

ilar

1962

2012

Jornal da parÓQuia de nossa senhora aparecida - rua 10, 46 - ilha dos araÚJos - gov. valadares/mg - www.paroQuiadailha.com.br

ano Xlvi - nº 747 - governador valadares - agosto/ 2012- distribuição gratuita

A Voz da IlhaSEMANA NAcioNAl DA FAMÍliA

Dos dias 12 a 18 de agos-to, acontece em todo o Brasil, o evento promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Comissão Nacional da Pasto-ral Familiar: a “Semana Nacional da Família”.

Evento anual que hoje faz par-te do calendário de, praticamente, todas as paróquias do Brasil, a Semana Nacional da Família teve início em 1992, como respos-ta ao desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, cujos valores vêm sendo agredidos sistematicamente em nossa sociedade. Escolheu-se, para isso, a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto, por ser o mês vocacional.

VENHA PARTICIPAR, VOCÊ E TODA A SUA FAMÍLIA DAS

CELEBRAÇÕES DA SEMANA DA FAMÍLIA COM MISSAS TODOS

OS DIAS ÀS 19:30 E QUE A SAGRADA FAMÍLIA DE

NAZARÉ DERRAME SOBRE NÓS AS SUAS BÊNÇÃOS.

ESCALA: SEMANA DA FAMÍLIAPágina 05

A fAmíliA: O trAbAlhO e A festA

Leia nesta edição:

Page 2: A Voz da Ilha - agosto 2012

2 Agosto/ 2012A Voz da Ilha

- Horário de Missas: Quartas-feiras, Sábados, Domingos: 19h30/Domingo: 9h com crian-ças.

- Adoração ao Santíssimo todas as Quintas-feiras às 16h. Na primeira Terça-feira do mês, responsável: Pe. Paulo.

- Atendimento Paroquial (Secretaria): de Se-gunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

- Atendimento Pastoral: Terça-feira: Visita aos doentes / Quarta e quinta-feira, das 09 às 11h.

- Sexta-feira: Confissão individual de 9h às 11h.- Às primeiras Sextas-feiras: Missa às 19:30h

Diretor responsável: Padre Paulo Roberto Carlos FernandesCoordenação geral: Maria Lúcia Cotta Soares

Diagramação e Impressão: Inforgraf (3275-5444)Jornal da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Ilha – 3275-1720

Av. Paranaíba, n° 256 – Ilha dos Araújos – Site: www.paroquiadailha.com.br – E-mail: paró[email protected]

agenda PaROQUIaL

palavradopároco

Artigos Odontológicos

F: 3271-7195www.dentalibituruna.com.br

Dr. Geraldo M. MourãoCRF/MG - 4729

Dr. Marcos V. MourãoCRF/MG - 4610

Dr. Thiago M. MirandaCRF/MG - 15083

NOSSO PÁROCO INFORMA – AGENDA

Fraternalmente Pe. Paulo

Com a Graça de Deus, iniciamos um novo se-mestre sob a intercessão de Santo Afonso Maria de Ligório, bispo e fundador dos padres Redentoristas e desejamos de coração que este seja um tempo de graça e de renovação da aliança com Deus e com os irmãos, através dos nossos trabalhos pastorais e sociais e caritativos, como também, das nossas orações. Agosto é o mês das vocações e de tan-tas comemorações, e nada há de desgosto nisto, ao contrário, é para nós motivo de muita alegria, vale lembrar: iniciamos com a celebração do dia do Padre, fazendo memória do Santo Cura D’ars e eu de modo especial, tive a alegria de celebrar com a comunidade os meus 25 anos de vida sacerdotal e gostaria portanto de citar o Papa Bento XVI na sua homilia de 9 de abril de 2009 sobre a consa-gração do sacerdote: “O sacerdócio é uma transfe-rência de propriedade, um ser tirado do mundo e dado a Deus” Dia 06 foi a festa da Transfiguração do Senhor e no monte Tabor, Jesus é proclamado Filho querido e amado de Deus.

Dia 08 foi o dia de São Domingos de Gusmão, presbítero e pregador, fundador da Ordem dos frades Dominicanos que ao lado São Francisco, foi um dos grandes reformadores da Igreja no sé-culo XIII, no dia 10 celebramos a memória de São Lourenço, diácono e Mártir. Aproveitamos para cumprimentar a todos os diáconos permanentes da nossa diocese.

No segundo domingo, celebramos o dia dos pais e a abertura da Semana Nacional da Família, em seguida a solenidade da Assunção de Nossa Senhora, na qual rezaremos com toda a Igreja: “Ó Deus, considerando a humildade da Virgem Maria, vós lhe concedestes a graça e a honra de ser a mãe do vosso Filho Unigênito e a coroastes hoje de glória e esplendor; concedei por suas pre-ces, que, salvos pelo mistério da redenção, sejamos elevados à vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo”... (Oração da Coleta).

No santoral, celebra-se a memória de São Bar-tolomeu, apóstolo, chamado Natanael, verdadeiro Israelita sem falsidade. (Jo 1, 47)

No âmbito social, comemora-se no dia 25 de agosto o dia do soldado, o que me faz recordar dos

muitos e bons soldados cristãos, meus amigos, as-sim, recordo também das recomendações de São Paulo na carta aos Efésios 6, 10,10. No santoral , faz-se memória de São José de Calazans, fundador da congregação dos Escolápios, com finalidade educativa.

O dia 26 é dedicado aos catequistas, cuja mis-são tão sublime é a de transmitir a experiência da fé, sem nos esquecermos ainda, dos Religiosos e Religiosas, leigos e leigas, sobre os quais pedimos as bênçãos de Deus e o fortalecimentos de suas vocações.

No dia 27, fazemos memória de Santa Mônica, viúva, mãe de Santo Agostinho, modelo de assi-duidade e perseverança na oração confiante. Sobre ela escreveu o próprio Santo Agostinho em suas confissões, como uma mãe cristã, contemplativa e atenta às necessidades dos humildes e dos po-bres. Não foram em vão tantas lágrimas derrama-das por ela para conversão do filho que se tornou Santo, bispo e doutor da Igreja, cuja memória se celebra no dia seguinte 28/08. Dele vale recordar: “Ò Deus, meu Pai, bem supremo, beleza de todas as coisas que são belas, em tuas mãos coloco tudo o que de Ti recebi, para que não se perca nada. Tu me fizeste para Ti mesmo, e inquieto bate o meu coração, até que possa repousar em Ti.” (Sto Agostinho).

No dia 29 celebra-se a memória do martírio de São João Batista, o maior entre os nascidos de mulher.

Com tantas boas memória e comemorações, não há porque sermos tão pessimistas em relação ao mês de agosto, longe nós as supertições e cren-dices e que este seja um mês de muito gosto e ale-gria para todos nós.

Desejamos que o Nosso Jornal possa ajudar-nos com suas informações, formação e seja canal de bênçãos para todos, especialmente para as nos-sa famílias.

AconteceuDia 01 - Abertura do Segundo Semestre com Missa e Reunião do Conselho de PastoraisDia 02 – (1ª quinta) – Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento – Reunião com os candidatos ao Ministério extraordinário da sagrada Comunhão.Dia 03 - (1ª sexta) – Missa do Sagrado Coração de JesusDias 07 e 10 – Missas às 6hDia 11 – abertura da Semana da Família em âmbito DiocesanoDe 12 a 18 – Semana da Família – Missa todos os dias às 19:30Dia 25 - Formação para os Novos Ministros da Sagrada Comunhão das 14 ás 17hDia 26 – Dia do catequista – Comemoração Diocesana no Colégio IbiturunaDia 29 – Missa de Entrega do EAC

SETEMBRODias 01 e 02 – Encontrão do EACDia 04 – terça feira – Missa ás 6hDia 06 - (1ª quinta) – Ás 19:30 -Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento – com a distribuição da Sagrada ComunhãoDia 07 - Dia 03 - (1ª sexta) –às 19:30 Missa do Sagrado Coração de JesusDia 09 – às 19:30 – Investidura dos novos Ministros extraordinários da sagrada Comunhão

A nossa vocação é para a santidade, nisto não há desgosto!

Page 3: A Voz da Ilha - agosto 2012

Agosto/ 2012 3

No dia 05 de agosto, na celebração do dia do Padre, celebramos também, com grande júbilo, os 25 anos de ordenação sacerdotal do nosso Pároco, Pe. Paulo numa celebração eucarística marcada por grande solenidade e beleza litúrgicas, cerimoniada pelo Pe. Anderson, Reitor do Seminário propedêu-tico e participada pelos seminaristas, familiares do pe. Paulo, amigos e uma grande assembleia de fiéis paroquianos.

Um dos momentos mais emocionantes e muito aplaudido foi quando o pe. Paulo recebeu uma pla-ca com a bênção do Papa Bento XVI.

Após a celebração eucarística houve uma con-fraternização com coquetel, bolo, música ao vivo e muitos parabéns. Pe Paulo recebeu de presente da comunidade os paramentos festivos que usou duran-te a missa (alva, doada pelo clube de Mães e Casula prata, própria para a ocasião, dada pela comunidade e das diversas pastorais recebeu um relógio de pulso com gravação.) Entre muitos amigos, destacamos a presença do nosso bispo Dom Werner, a ele e a to-dos que compareceram, os nosso agradecimentos.

Abaixo, trechos da homilia proferida por padre Paulo na missa do seu jubileu de prata sacerdotal

(...) Há 25 anos, no dia 04 de julho de 1987, o Senhor me fez participante de modo especial, do seu projeto, ungindo-me sacerdote para sempre, e a partir daquela unção: ser padre tornou-se o meu maior e mais sentido orgulho. (...)

Obrigado, ó Cristo, por minha vocação e por to-das as pessoas que me ajudaram a descobri-la (...) e por ter sido escolhido pela gratuidade do vosso amor. (...)

Aviário da IlhaMERCEARIA E SACOLÃO

Rua 12, 26 - 3275-1191

Tu és sacerdote para sempre!...Obrigado, Cristo, pela instituição do sacerdócio. o

Senhor não precisava de mim. O bem poderia ser feito sem mim. A graça poderia ser comunicada imediata-mente aos fiéis sem passar por nossas mãos. Mas qui-sestes instituir sacerdotes para continuar a vossa obra: “Fazei isto em minha memória” Lc 22, 19.

E mais, quisestes de forma surpreendente, que eu, Paulo, me tornasse vosso sacerdote para que o teu povo, entre outras tantas maravilhas distribuídas pe-las mãos do sacerdote, pudesse ter sempre o Pão vivo descido dos céus.

“Como poderei agradecer ao Senhor Deus por tudo que ele fez em meu favor?

Erguerei o cálice da salvação e invocarei o nome santo do Senhor.” Sl 115/116 (...)Dai-me, ó Cristo, a semelhança de pensamentos e

de vida convosco que me permitirão realizar a minha vocação nesta nova etapa. Despojai-me, com vossa força e vitória, do homem velho que insiste em per-manecer em mim e, portanto vos peço:

“Jesus, manso e humilde de coração, ardentemente te suplico que faças meu coração semelhante ao teu.

Dá-me a graça de ir adquirindo, progressivamente, um coração desprendido e vazio, manso e paciente.

Dá-me a graça de sentir-me bem no silêncio e no anonimato.

Livra-me do medo do ridículo, do temor, do fra-casso.

Afasta de meu coração a tristeza. Faze-me livre, forte e alegre.Que nada possa perturbar minha paz nem assus-

tar-me. Que meu coração não sinta necessidade de autosatis-

fações e possa eu dormir todos os dias no leito da paz.Reveste-me de doçura e paciência, mansidão e

fortaleza, suavidade e vigor, maturidade e serenida-de, e, os que me veem, te vejam, Jesus”.

Uma vez que fizeste de mim teu sacerdote para sempre, insisto humildemente:

Senhor, por aqueles que me deste, sustenta-me fiel, conserva-me feliz!”

Amém, assim seja!

DENGuESE VOCÊ aGIR,

PODEMOS EVITaR.

Page 4: A Voz da Ilha - agosto 2012

4 Agosto/ 2012A Voz da Ilhacedescedes CENTRO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA ILHA - CRECHE DA ILHA

Depois de merecidas fé-rias, eis que a alegria toma conta da nossa instituição, com a volta das crianças, do burburinho de suas vozes, no encontro com os cole-guinhas e professores, agora juntos e mais felizes.

E o projeto social “Tem-po de Aprender” inicia suas atividades, com oficinas de arte, cultura, informática e cidadania, para crianças, adolescentes famílias e pessoas idosas.

Há muitos anos o ARRAIAL DO CE-DES/CRECHE DA ILHA era realizado no domingo, mas, este ano resolvemos mu-dar para o sábado e assim o fizemos. Por que tomamos essa atitude? Por acharmos que no sábado as pessoas poderiam apro-veitar mais, ficando até mais tarde na festa, pois domingo com certeza a maioria dos participantes estariam de folga do trabalho e também não teríamos os atropelos de ter que limpar a CRECHE para suas ativida-des normais na segunda-feira a partir de 07:00 horas.

Permanecendo mais tempo no local, po-deriam usufruir de tudo de bom que prepa-ramos para quem veio participar conosco (comidas típicas deliciosas, quadrilha das

A sigla “CEDES” é abreviatura de “CENTRO DE EDUCAÇÃO E DE-SENVOLVIMENTO SOCIAL DA ILHA”, denominação dada à nossa entidade, conhecida como “Creche da Ilha”, por ocasião da reforma do seu estatuto, aprovado em assembléia geral e registrado em cartório no dia 16 de dezembro de 2008, para desig-nar os serviços oferecidos, adequando o seu funcionamento às exigências da Legislação de Assistência Social vi-gente, que determina seja prioritário o serviço social nas instituições dessa natureza, possibilitando a ampliação e diversificação de suas atividades e projetos, para alcançar os adolescen-tes, adultos e pessoas idosas, além das crianças e famílias, já contemplados em nossos serviços .

Por se tratar de uma entidade civil sem fins lucrativos, reconhecida de uti-lidade pública a nível municipal, esta-dual e federal, o CENTRO DE EDU-CAÇÃO E DESENOLVIMENTO SOCIAL DA ILHA - CEDES - pode estabelecer parcerias e convênios com o poder público e empresas privadas, a fim de conseguir recursos financei-

Mudar é bom e o sucesso melhor ainda...crianças, música ao vivo e bingo). No início ficamos temerosos que poderia não ter sido uma boa idéia, mas com a bondade de Deus e da comunidade o evento ARRAIAL DA CRECHE, foi coroado de êxitos e o sucesso maior ainda...

A vocês funcionários (auxiliares e pro-fessores), grupo ELAS, conselheiros, peda-goga, tesoureiro, empresas, órgãos públicos e principalmente COMUNIDADE e AMI-GOS, o muito obrigado das 115 crianças e direção.

Que Deus abençoe a cada um no que estiver mais precisando, hoje amanhã e sempre.

Até breve. AbraçosEduardo Antonio de Paiva

Presidente

Por que “CEDES”?ros para desenvolvimento de projetos e, neste momento, dar continuidade ao projeto “Tempo de Aprender”, com as seguintes oficinas: violão, flauta, balé, jazz, capoeira, informática e cidadania, experiência positiva que não pode aca-bar.

Pode, também, encontrar colabora-dores e associados, por meio de contri-buição voluntária, e de qualquer valor, para ajudar na manutenção dos servi-ços.

Continua atendendo a Educação Infantil (Creche e Pré-Escolar), em par-ceria com o município, responsável le-gal por este nível de ensino, mediante convênio, firmado entre as partes, em regime de gestão compartilhada.

Assim sendo, quando ouvir falar em CEDES, não se assuste: trata-se do CENTRO DE EDUCAÇÂO E DE-SENVOLVIMEWNTO SOCIAL DA ILHA, que desenvolve um trabalho maior que abrange a Creche da Ilha.

Visite a nossa entidade, se informe, procure conhecer o nosso trabalho; seja um associado, um colaborador voluntá-rio, engajado nos programas sociais de nossa comunidade.

Juntos podemos mais. A direção

Diz a lenda que há quatro mil anos, um jovem chamado Elmesu, moldou, em argila, um cartão de-sejando sorte, saúde e longa vida a seu pai, dando origem ao “Dia dos Pais”.

Nos Estados Unidos, a data foi criada em 1910, por uma jovem, para homenagear seu pai, pelo es-forço de criar seis filhos, sozinho, depois da morte da esposa.

No Brasil, a primeira comemo-

Benvindos ao segundo semestre !

Aí está mais uma boa oportunida-de! Participe!

Dia dos Pais - 12 de Agosto (Origem)ração foi em 16 de agosto de 1953, data posteriormente transferida par o 2º domingo de agosto, para apro-veitar a tradição das reuniões fami-liares, nesse dia da semana.

Dos tempos antigos, até hoje, sa-bemos que muita coisa mudou, po-rém permanece o prazer de home-nagear aqueles que tanto amamos: nossos pais.

Parabéns a todos! (Fonte: jornal “Estado de

MInas”. Agosto /de 2011)

Page 5: A Voz da Ilha - agosto 2012

Agosto/ 2012 5

Pastoral Batismo

A Pastoral do Batismo informa:

Você sabia??? O “selo do Senhor” (“ Dominicus charac-

ter”) é o selo com o qual o Espírito Santo nos marcou “para o dia da redenção” (Ef 4,30).” O Batismo, com efeito, é o selo da vida eter-na”. O fiel que tiver “guardado o selo” até o fim, isto é, que tiver permanecido fiel às exi-

Responsáveis: Cida e Genoveva

JUNHO - Dia 26 – Primeiro aniversário de batismo de NINA FRAGA . Parabéns a você Nina, seus pais e padrinhos. Que Jesus lhe abençoe.

JULHO - Dia 15 – Receberam o sacramento do Batismo :

- Arthur Abrantes Soares- Malu Magalhães Freitas- Maria Cecília Barbalho Silva- Mariana Aguiar

A celebração foi feita pelo Pe. João Luiz, tio de Maria Cecília Barbalho .

Nossos cumprimentos às crianças, pais e pa-drinhos.

Agenda para o mês de agosto: Dia 04 – En-contro de preparação para o Batismo (pais e pa-drinhos) das 14:00 às 18:00.

Dia 19 - Batismo de crianças após a Missa das 09:00.

Informações e inscrições na Secretaria da Paróquia.

gências do seu Batismo, poderá caminhar “ marcado pelo sinal da fé” , com a fé de seu Batismo, à espera da visão feliz de Deus _ consumação da fé _ e na esperança da res-surreição.

(Catecismo da Igreja Católica – 1274)

Receberam o sacramento do Batismo- Arthur Abrantes Soares- Malu Magalhães Freitas- Maria Cecília Barbalho Silva- Mariana Aguiar

Páscoa definitivaFoi com grande saudade e dor, porém, com

enorme alegria de fé que nos despedimos da nossa querida Dona Conceição Gualberto, no último dia 03/08.

Pedimos que junto ao Pai ela interceda por nós e nos aguarde para o festim da eternida-de.

Aos familiares e parentes, a nossa solidarie-dade na fé e certeza de que Jesus é Ressurrei-ção e Vida! – Obrigado, Senhor, pelos 89 anos que o Senhor concedeu a Dona Conceição e obrigado por ela ter sido pedra fundamental na história desta comunidade e desta paróquia da Ilha. Neste ano jubilar, por ocasião dos 50 anos da nossa paróquia, nós a devolvemos com mui-to amor e gratidão. Que ela descanse em paz e que a Luz perpétua a ilumine!

13/08 – Perseverança e Pastoral do Dízimo14/08 – Grupo de Reflexão e Apostolado da Oração15/08 – Catecumenato Crismal e Arrarái

16/08 – Pré –Catecumenato Eucarístico, Catecumenato Eucarístico e Pastoral do Batismo17/08 – E.A.C. e Pastoral Familiar

ESCALA: SEMANA DA FAMÍLIA

Page 6: A Voz da Ilha - agosto 2012

6 Agosto/ 2012A Voz da Ilha

Rua Ranulfo Álvares, 566 - Vila IsaFax:(33)3278-2561 / Cel.: 8431-8237

Trabalhamos com todo ramo de seguros:Auto, Residencia, Empresarial, Vida, Cartão de

Crédito, Transporte e Financiamento

Há mais de 30 anos de mercadoCobrimos qualquer oferta, venha conferir.

apostoladodaoração

Zeladora - Maria da Glória de Assis

Aniversariantes do mês:Dia 03 – Maria Conceição NetoDia 05 – Mirian Gomes NevesDia 06 – Cledenir B. Guimarães Dia 13 – Maria Helena CaetanoDia 14 – Risoná Maria CaseDia 16 – Maria Conceição GualbertoDia 17 – Ana de Castro

NotíciasAo entardecer deste dia, contemplo, ao longe,

o pôr do sol. O dia se vai e a noite vem chegan-do. Amanhã é a primeira sexta! Dia em que nos reunimos: mulheres e homens, idosos, jovens e crianças, intelectuais e iletrados. Todos peregri-namos para a Celebração Eucarística. Lá, Con-vosco, saboreamos a fagulha da exortação para formar um só coração e uma só alma.

Subimos os degraus ou a rampa da Matriz, carregando sobre os ombros o fardo pesado e as fadigas do co-tidiano. Sim, levamos tudo! Passamos pela porta, mas nunca so-zinhos! Entramos com outras pessoas, algumas das quais nunca vimos. Trocamos olhares. Saudamo-nos. Aconchegamo-nos em torno da Mesa da Palavra e da Eucaristia.

A Palavra de Deus acorda em nós a esperança e a alegria de nos sentirmos amados por Ele. Onde estão o fardo pesado e as fadigas? Continuam conosco. O amor do Senhor não nos tira o fardo nem nos abstém das fadigas. Contudo, no Ofertório da jor-nada da vida, com o pão, depositamos o fardo pesado sobre a patena e, com o vinho, derramamos no cálice as fadigas. Ambos nas mãos ternas do Senhor.

O fardo pesado, misturado ao pão, une-se ao corpo de Cristo. As fadigas se diluem no vinho, no sangue de Cristo. Na Euca-ristia, partilhamos, uns com os outros, no corpo e no sangue de Cristo: o fardo pesado e as fadigas. Todos podem partilhar! Ao mesmo tempo, sentimos e saboreamos a leveza e a suavidade do Senhor.

É hora de retornar! Do mesmo modo? Talvez pelo mesmo per-curso, mas diferentes por dentro: com a força da presença amorosa do Senhor no cotidiano! Até mesmo nas incertezas ou dúvidas. E assim nos sentimos livres para amar as pessoas. Amar sem interesses. Amar mesmo quem falha. Amar apenas por gratuidade. Concedei-

nos essa graça, ó Coração de Jesus, cheio de bondade e amor!

Carlos Rafael Pinho Fonte: Mensageiro do coração de Jesus

Como de costume, foi realizado no primeiro domingo do mês de julho (04/07/2012), a reu-nião mensal do A.O. de nossa Paróquia.

Contamos com a presença de Odélia, (Pre-sidente do A.O. da Diocese de Gov. Valadares). Odélia falou conosco sobre as últimas reuniões dos secretários nacionais do A.O. e do MEJ em cada continente em que foi aprofundado um texto preparado para a recriação do A.O. .

Responderam um questionário com 27 (vin-te e sete) perguntas com as respostas em mãos, o “Coordenador Mundial” do A.O. nomeou um “Conselho Internacional”, com um represen-tante por “continente”, para estudar as respos-tas e elaborar um “documento”. Esse Conselho Internacional reuniu-se em Roma, de 22 a 26 de novembro de 2011, e apresentou ao Pe. Geral, Adolfo Nicolas, SJ, que é o Coordenador Mun-dial do A.O. nomeado pelo o Papa, o resultado do encontro. Foi publicado o resultado da pri-meira etapa desse estudo, definindo alguns hori-zontes e algumas orientações.

Declaração de missão: somos chamados no A.O. a estar com Jesus e a compartilhar sua missão. Fazendo-nos disponíveis para servir ao mundo na missão da Igreja.

“Novas Orientações: descrever o A.O. como uma “rede” mundial de Oração. A importância de sentir-nos “unidos” entre todos na nossa mis-sa em tantos lugares e culturas diversas, conec-tados no espírito de Cristo. O A.O. é antes de tudo, uma forma de viver uma relação intima e carinhosa com Jesus”.

“Rede e União”. A “rede” nos lembra o mandato de Jesus: lançai as redes... Devemos

Parabéns! Felicidades!Que seu aniversário seja um dia de comemoração, com muita alegria, força, fé, esperança e muitas bênçãos do Sagrado “Coração de Jesus”, para você!Contem com nossas Orações.Sagrado Coração de Jesus eu espero e confio em Vós!

Dia 17 – Ida Silva AguiarDia 18 – Maria José WandercokDia 19 – Virgínia B. OliveiraDia 29 – Edir Souza Pereira (Didi)Dia 29 – Eugita C. LírioDia 30 – Maria da Penha do Carmo

Ao Sagrado Coração de Jesusser uma “rede sem furos”, mas costurados uns

aos outros no mundo inteiro. “Rede” também nos lembra a “Internet”, tão familiar aos jovens. “União” que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e Eu em Ti. O A.O. MEJ é a união entre os milhões de Associados espalha-dos pelo o mundo, formando uma “rede” em “união” com o coração de teu filho Jesus, como rezamos no “Oferecimento diário”.

Aspectos que devem fazer parte de um A.O. recriado. Organizaram estes elementos a luz de seis categorias: Cultura, Justiça, Formação, Ecumenismo e diálogo inter-religioso.

- Objetivos práticos que o Conselho Mundial do A.O. propõe incentivar em todo o mundo:• Fazer melhor uso das intenções do Papa.• Oferecer esperança, priorizando atenção aos

pobres.• Unir a prática do Oferecimento diário à Ora-

ção de revisão dia: O Exame, etc. Odélia mencionou e incentivou também sobre:

a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus.• As características do A.O. MEJ. Colocou-se

a disposição para nos ajudar a criar o A.O. MEJ.

• Sobre o uso da fita, que o nosso escudo e que deve ser usada em todas as atividades religio-sas que participamos.

• Falou que o caminho espiritual do A.O., es-pecialmente o Oferecimento diário e a oração sobre as realidades que nos propõe o Papa, nos ajuda a viver nossa “missão”, a ex. de Maria, em cada estado de vida e em todas as situações da vida diária, e que o nosso ramo juvenil é o “Movimento Eucarístico Jovem”.

À Odélia os nossos agradecimentos e nossas orações, para que o Espírito Santo de Deus con-tinue te iluminando, dando toda esta disponibi-lidade e carinho para todo o A.O.

Finalmente nossa Presidente e demais ze-ladoras que compõem a diretoria do A.O., nos ofereceram um momento de confraternização e um delicioso lanche!

Foi um momento de muita espiritualidade e alegria.

A elas também o nosso muito Obrigado!“Jesus manso e humilde de coração fazei o

nosso coração semelhante ao vosso!”

Odélia e Mirian

Page 7: A Voz da Ilha - agosto 2012

Agosto/ 2012 7

Pastoral Familiar

Para que consigamos plantar algo faz-se ne-cessária a preparação da terra. Ela precisa ser arada, adubada e rega-da, além de outros pro-cedimentos. Assim ela estará preparada para fazer crescer uma plan-ta, por mais singela que seja. Mas, o processo ainda não está comple-to. De que serve a terra arada, adubada, rega-da e cuidadosamente tratada se não tem se-mente a ser plantada? Como é “perfeita” a “perfeição” de Deus! Se a terra não estiver preparada, a semente terá dificuldades em seu desenvolvimento; mas se a terra estiver preparada e nin-guém semear, também não ha-verá fruto. Este é o ciclo natu-ral da vida. E na vida humana não é diferente. Deus confiou às nossas mães toda a gestação da vida e deu a ela a fecundida-de assim como fez com a mãe terra. Mas deu aos nossos pais a responsabilidade e missão de ser o semeador. Deus é pai e a nós homens confiou também a missão da paternidade. Ele nos chama a ser coautores da vida que Ele mesmo criou. Ou seja, com Ele somos também autores, somos também cria-dores. E como Ele, somos cha-mados “PAI”. Quando somos crianças, mesmo sem entender,

percebemos que aquele ho-mem que nem todos os dias ve-mos, porque muitas das vezes quando acordamos, ele já saiu e quando voltamos a dormir, ele ainda não chegou, também mora na nossa casa e de al-guma maneira, sentimos que somos parte dele e ele é parte de nós. À medida que cresce-mos, começamos a entender e a chamar este homem de pai. E começamos ainda a entender que precisamos dele para vi-ver e que ele sente alegria em nos ter por perto. E ele brinca, abraça, beija, pega no colo... Quem nunca ficou com o ros-to marcado por causa da barba do pai? Quantos de nós nunca sentiu falta do seu pai, inclusi-

ve dos momentos de “bronca”? Houve um tempo em que, por causa da nossa cultura ma-chista, não podíamos ser mui-to próximos do nosso pai. Era sempre a mãe a encarregada de cuidar em casa, levar à escola e depois buscar. Era a mãe que fazia tudo e o pai só entrava em cena quando era prá colocar o dinheiro ou prá brigar com a gente (sempre me ensinaram que a mão do pai era mais pe-sada e eu pude ter certeza dis-so). Hoje, o pai moderno pode ser muito mais próximo do seu filho, podendo ser muito mais amigo, sendo permitida uma chance muito maior de ser pai. Hoje é dado ao pai o direito de chorar se for preciso perto

O pai está presente!do seu filho, o direito de perdoar e de pedir perdão. Hoje é dado ao pai o direito de ser pai de carne e osso; o di-reito de trazer a marca divina da paternidade, mas dentro da nossa humanidade. O pai dos novos tempos pode ser encontrado nas escolas levando e buscando o seu filho e até partici-pando das reuniões. O pai dos novos tempos não precisa mais ter vergonha de ajudar nas tarefas de casa e pode mostrar ao filho que ser família é ser parcei-ro. Até as fraudas dos filhos o pai dos novos

tempos tem o direito de trocar. Hoje é concedido ao pai o di-reito de ser feliz ao lado das pessoas que ele mais ama na vida e que o ajudam a compor a cumplicidade familiar. Hoje podemos olhar para a nossa história e para a história dos nossos filhos e dizer: “- O PAI ESTÁ PRESENTE!” Muito obrigado Senhor pela graça sublime da paternidade. A pastoral familiar da paróquia da Ilha abraça a todos os pais e roga a Deus para que todos sejam fortalecidos a cada dia e tenham sabedoria para cumprir divinamente a missão humana de ser pai. Sagrada família, ro-gai por nós!

Beto da Marisa

Fone: (33) 3271-1755Av. Minas Gerais, 372 - Centro - CEP:35010-150 - Gov. Valadares/MG

Page 8: A Voz da Ilha - agosto 2012

8 Agosto/ 2012A Voz da Ilha

Idade FelizGrupo

Vicentinos em ação

Sinoticamente o cap. 7, 9 do Evangelho de S. Ma-teus é o mesmo do Evangelho de São Lucas, cap. 11, 11, que diz: Quem dentre vós dará uma pedra a seu filho, se este lhe pedir pão?

E se pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente?Ou se pedir um ovo, dar-lhe á um escorpião?Se, nós somos maus, sabemos dar boas coisas aos

nossos filhos, Deus porventura não dará o Espírito Santo aos que o pedirem?

O cap. 3 de Eclesiástico se refere totalmente à Piedade Filial, são incontáveis as vezes que a Bíblia nos enxerta à obediência e submissão a Deus, aos pais, aos superiores, irmãos, etc. Deus quis honrar os pais através dos filhos e em troca deu-lhes alegria, felicidade, longevidade e toda sorte de bênçãos. Os filhos devem manter um vínculo com os pais, não se afastando deles para que sejam beneficiados. Quem teme a Deus honra pai e mãe, a bênção paterna for-talece a geração dos filhos e sua caridade com os pais não será esquecida.

Filhos obedientes e responsáveis tornam os pais felizes e são para Deus um bem particular.

No dia em que Deus agir, tratá-los-á com Indul-gência, o filho que serve. (Mt, 3; 17). O Temor a Deus é imprescindível, pois é também o princípio da sabedoria, obedeçamos porém a Deus, antes que os homens.

Jesus nos propõe amavelmente o “Evangelho como fonte de Luz, Vida e Salvação”, aceitemo-lo, pois, enquanto se pode achar, enquanto está por per-to, o suave convite de Jesus.

Louvado seja N. Sr. Jesus Cristo...

ÉLCIO FAVA - Conf. N. Srª. do Carmo,Esperamos sua visita. Reunião toda quinta-feira

às 20h, no salão anexo à Igreja N. S. Aparecida.

Os Vicentinos parabenizam o Pe. Paulo pelos seus 25 anos de Sacerdócio.

Muito obrigado Padre Paulo, Deus o abençoe.

Gov. Valadares, 3 de agosto de 2012

A piedade filialEstar em Diamanti-

na foi uma experiência inesquecível.

A famosa Vesperata proporcionou-nos mo-mentos de deleite ao som de músicas bem selecionadas e maes-tralmente executadas.

Como cidade his-tórica, muito bem con-servada, visitá-la foi como fazer uma via-gem no tempo. Uma excursão desta gran-deza nos enriqueceu culturalmente e social-mente, pois foi uma grande oportunidade de fazermos amigos.

Grupo Idade Feliz em Diamantina

Viagens na naturezaPasseio ecológico no parque florestal R.D. No próximo dia 25 de agosto o grupo Idade Feliz

dará um passeio no Parque Estadual Rio Doce.É uma oportunidade de conhecermos uma das

maiores, mais profunda e mais piscosa lagoa do país.O parque oferece passeios por trilhas onde a natu-

reza está bem conservada. Além de um ótimo restaurante podemos contar com

alojamentos confortáveis.Os responsáveis pelo parque primam pela gentileza

e bom atendimento.Se você deseja participar deste passeio entre em

contato com qualquer membro do grupo ou pelo telefo-ne 3273-3310 com Valesca.

Restaurante do ParqueAlojamentos do parque

Grupo Idade Feliz na casa de Juscelino Homenagem ao povo de Diamantina

ao então presidente Juscelino

Chica da Silva e o controlador

Page 9: A Voz da Ilha - agosto 2012

Agosto/ 2012 9

TELE-JÓIAS - CONSERTOS

E também NaturaPronta entrega

Praça Itatiaia, 344 Apto. 201 - Ilha dos Araújos

3271-4044 / 9102-9374Jairinho

PASTORAL DO DÍZIMO - INFORMA:

Atenção:As missas de responsabilidade da

pastoral do dízimo acontecem todo 3º sábado e domingo do mês.Agende para não esquecer.

Próxima reunião dia 11 de setembro de 2012:Se você deseja conhecer a pastoral

venha participar conosco.

dízimodízimodízimo

PASTORAL DO DÍZIMO - INFORMA

Veja no demonstrativo financeiro onde o seu dízimo está sendoaplicado e alegre-se por ajudar a realizar estes trabalhos a serviço da

Igreja, da Comunidade e dos Irmãos menos favorecidosMuito bem servo bom e fiel, como foste fiel no pouco eu lhe confiarei mais (MT 25, 23)

ANIVERSARIANTES COROINHASParabéns ao ANIVERSARIANTE COROINHA, que Deus derrame sobre você muitas bênçãos pela intercessão de São Tarcísio e de São Domingos Sávio aumentando-lhes a piedade e o desejo sincero de Servi-lo sempre com alegria.

● José Arthur Botelho - 25/08

ANIvErSArIo 07/08 - Igor Kayran Felipe16/08 – Geraldo Antônio Batista

Setembro● 07/09/2012 – Alessandro de Oliveira Ferraz e Larissa Barbosa Santos

Querem se casar

São necessárias duas condições básicas para ser dizimista: fé e renda.

Sem a dimensão da fé, o Dízimo não tem sentido, seria apenas dinhei-ro, e Deus não está interessado no di-nheiro de ninguém.

Para assumir o Dízimo é necessá-rio também ter renda, no contrário, não tem condições de dar o Dízimo. Quem não tem renda está liberado do Dízimo.

Enfim, todas as pessoas que te-nham fé e renda devem assumir o Dízimo. Inclusive os membros ativos da Igreja, isto é, aquelas pessoas que dedicam grande parte do tempo exer-cendo um trabalho pastoral devem ser os primeiros a participar, deixando o testemunho para os demais membros da comunidade.

No trecho do evangelho que vem a seguir, Jesus mostra que está dispensa-do de pagar imposto do templo, mas mesmo dispensado, não se isenta, e para não escandalizar fala para Pedro ir pescar, isto é, trabalhar, exercer sua profissão, e assim conseguir o dinhei-

ro para pagar o imposto.Se Jesus, aquele que deu o maior

dos Dízimos, Sua própria Vida, para não escandalizar pagou o imposto do templo, será que alguém pode dizer-se isento do Dízimo?

Mateus 17,24-27“Quando chegaram a Cafarnaum,

os fiscais do imposto do Templo foram a Pedro, e perguntaram. “O Mestre de vocês não paga o imposto do Templo?” Pedro respondeu: ‘Paga sim’. Ao en-trar em sua casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: ‘O que é que você aha, Si-mão?’ De quem os Reis da terra rece-bem taxas ou impostos: dos filhos ou dos estrangeiros?’ Então Jesus disse: ‘Isso quer dizer que os filhos não pre-cisam pagar. Mas, para não provocar escândalo, vá ao mar, e jogue o anzol. Na boca do primeiro peixe que você pegar, vai encontrar o dinheiro para pagar o imposto. Pegue-o, e pague por mim e por você’.”

Fonte: Arthur JorgeBoa Nova Editora

Dízimo – Quem deve dar?

Page 10: A Voz da Ilha - agosto 2012

10 Agosto/ 2012A Voz da IlhaGrupo Arrarai

ACEITAMOS CONVÊNIOS, CONSULTE-NOS

* São Lucas Saúde* Cemig Saúde

* BioMed* Vitallis

* Plano Pasa/Vale* Correios

* IPSM* IPREM/MG

importante vez ou outra pararmos e refletirmos sobre o chamado que Je-sus nos faz para segui-lO. Chamado feito a todos os homens e mulhe-res do mundo inteiro. Chamado à intimidade e amizade. Chamado

a seguir sem olhar para trás. Pôr-se a caminho, estar disposto a deixar tudo, sem reservas, por-que sentiu-se amado, olhado, desejado, buscado, acolhido e, tantas vezes, perdoado.

Seguir e, por tantas vezes, sentir-se inebriado por este amor que nos ultrapassa, que é mais for-te que a morte. Que nos confunde, nos interpela e que nos dá respostas.

Não respostas que o mundo dá, passageiras e vazias de sentido. Mas resposta repleta de vida, e vida em abundância. Pois não foi Ele mesmo que nos disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”.

Segui-lO porque temos sede de vida e de ver-dade. Segui-lO porque Ele nunca cessou de nos dizer com suas palavras e com sua vida doada, ofertada, entregue: “Eu vim para que todos te-nham vida!”.

É preciso, porém, jamais deixar esta experi-ência no passado, esquecida, borrada. Mas, ao contrário, aprofundá-la cada vez mais, na Ora-ção, na Eucaristia, na Palavra, todos os dias, a cada instante. Trazer sempre conosco este olhar que um dia nos perscrutou profundamente, nos transformando, nos revelando. Como aquela mulher no poço de Jacó (Jo 4,1-42), ou como aquele homem que ao ser interpelado: “… desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa” (Lc 19,1-10), não hesitou em abrir não só a porta de sua casa, mas cheio de gratidão deu a metade dos seus bens aos pobres.

É preciso ouvir a Jesus que tem pressa para entrar em nossas vidas. É preciso deixar que Ele entre! Esse é o segredo!

Deixar que Ele entre e faça morada. Deixar que a nossa vida seja a sua vida, e a sua vida a nossa. Deixar que mesmo em meio as nossas imensas fra-quezas (puxa, como são muitas!) este Belo Amigo nos encontre repletos de amor e de gratidão, pron-tos com a sua graça para atender a este chamado e, junto com todos os santos, dizer: Sim!

Porém, não deixá-lo fazer morada, não dei-xar que o seu olhar nos encontre, não nos deixar amar por este Amigo, é fazer desmoronar uma casa que Ele quis construir, sustentar e tantas ve-zes reerguer. É experimentar a frustração de um sonho. Não só o d´Ele, mas o nosso, tantas vezes embotado pelo nosso pecado.

Sonho de reencontro. Sonho de felicidade. Sonho do céu. Sonho de Deus.

Deixemos, então, que Ele entre. Faça mora-da. E, juntos, vivamos o grande sonho de Deus e nosso: Deus em nós e nós nEle! Pois não é esta a razão de segui-lO?

Fonte: Eliana Gomes – Comunidade Católica Shalom

Page 11: A Voz da Ilha - agosto 2012

Agosto/ 2012 11

catequese

anIveRsaRIantes agOstO02 João Pedro Pires Lima S da Cunha02 Lucas Oliveira Neto02 Verônica Maria Leones de Jesus 02 Wanessa Karla Amorim Silva 05 Maria Victória de Carvalho 06 Gustavo Matias de Almeida 07 Igor Kayran Felipe Vieira Rocha 07 Pedro Henrique Pereira Silveira09 Alan Ferreira Cordeiro 13 Hanna Clara Souza Stein13 Lucas Martins dos Reis 13 Victor Dutra Amaral 14 Rômulo Eustáquio de Souza17 Iara Pinto de Brito17 Ynah Rezende Boaventura 18 Deborah Fereguetti Amaral 24 Laura Costa Zampier Gonçalves e Castro

Que seu aniversário seja um dia de comemorações e muitas bênçãos para você. Feliz Aniversário!

AgendA dA CAtequese

03 a 20 – Inscrição para Encontrão do EAC04 – Reunião Equipe Diocesana de Catequese 14 h11 - Terço com catequistas 08 – Reunião coordenadoras – 19h30min horas12 a 18 - Semana da Família (Missa)26 - Celebração Diocesana do Dia do Catequista às 10 h, no Colégio Ibituruna. Tema: “DISCIPULOS E SERVIDORES DA PALAVRA DE DEUS NA MISSÃO DA IGREJA” (Doc. 97)

O Padre entende, desde muito cedo, o chamado para ser um servo de Deus, um “pai” espiritual do povo, que leva o Evangelho e o Amor de nosso Pai lá no Céu ao coração de cada pessoa.

Essa não é uma missão fácil, pois o Padre é um ser humano e está sujeito a tentações, fraquezas, emoções e sentimentos. Mas toda a força, carinho e orações que a comunidade possa dar ao sacerdote é a certeza e a prova da graça divina na vida e na missão dele aqui no mundo.

Parabéns Padre Paulo! Agradecemos e louva-mos a Deus pela sua vida e pela sua missão hoje e sempre.

Aqueles que são cha-mados a esse serviço tornam-se bons catequis-tas através da prática, da reflexão, da formação adequada, da conscienti-zação de sua importância como educadores da fé.

O catequista exerce um verdadeiro ministé-rio, isto é, um serviço.

Segundo o documen-to Catechesi Tradendae (A Catequese Hoje) a “atividade catequética é uma tarefa verdadei-ramente primordial na missão da Igreja”.

O catequista não age sozinho, mas em comu-nhão com a Igreja, com o grupo de catequistas.

O grupo de catequistas expressa o caráter comuni-tário da tarefa catequética.

E com o grupo que ele revê suas ações, pla-neja, aprofunda os conte-údos, reza e reflete.

O catequista necessita

Deus pegou a força de uma montanha,a majestade de uma árvore,o calor de um sol de verão,A calma de um mar tranqüilo,a generosidade da natureza,os confortáveis braços da noite, a sabedoria das eras,o poder do vôo da águia,a alegria de uma manhã de primavera,a fé de uma semente de mostarda,a paciência da eternidadee o centro da necessidade de uma família.Depois Deus juntou todos esses ingredientes e quando per-cebeu que nada mais havia para acrescentar,Ele viu que Sua Obra Prima estava completada.Olhou para essa obra e disse: “A tua missão é sagrada.Vai para a vida, vai!Só falta eu te dar um nome: eu te batizo de PAI.”

04 de Agosto

Dia do Padre

“Ser Padre é atingir a alegria da vida religiosa; Viver com entusiasmo os ensinamentos de Cristo; Propagar o amor fraterno; Promover a partilha na comunidade; Ser mensageiro da Boa Nova; Fazer opção pelos mais desfavo-recidos; Alimentar a fé na presença viva de Jesus na Eu-caristia…”

Ninguém nasce catequista

das seguintes qualidades:Ser uma pessoa com

equilíbrio psicológicoTer capacidade de

diálogo, criatividade e iniciativa, saber trabalhar em equipe

Ser perseverante, pon-tual e responsável

Ser participativo, en-gajado nas atividades da paróquia, da comunidade e ter espírito de serviço

Ter vida de oração, leitura e meditação diária da Palavra de Deus

Ter espírito crítico e discernimento diante da realidade

Ser capaz de respeitar a individualidade de cada pessoa.

Isso não significa que exista uma pessoa que tenha todas essas quali-dades, mas que devemos procurar desenvolvê-las no nosso dia-a-dia

Fonte: Catequese Soleis

Receita de Pai

26 de Agosto Dia do Catequista

Catequistas08 Maria das Graças Santos Ramalho15 Ilíria Adriana Farias Malaquias18 Cremilda Oliveira Santos22 Naíla Salles Oliveira Pinheiro

Page 12: A Voz da Ilha - agosto 2012

12 Agosto/ 2012A Voz da Ilha

Tia RitaGaleria InfantilGaleria Infantil

Tia RitaHomenagem das crianças

do Pré – Catecumenato Eucarístico para o Padre Paulo

Dia 14 de julho aconteceu a Feira da Catequese encerrando o semestre onde foram expostos os trabalhos desenvol-vidos que refletiam dentro do método VER – JULGAR – AGIR o tema da Campanha da Fraternidade 2012: Fraternidade e Saúde Pública e o Lema “Que a Saúde se Difunda Sobre a Terra.

Tivemos a participação de profissionais da saúde, catequistas e catequizan-dos. Agradecemos a parti-cipação de todos que nos ajudaram:

Alfa nos presenteou com cor-tes de cabelos.

Cíntia fisioterapeuta do Espaço Bem Estar que nos fez mexer com uma ginástica saudável.

Rosa, enfermeira, que aferiu pressão e fez o teste de glicose.

Rinara cirurgiã dentista, especialista em endodontia, que ensinou sobre prevenção e cuidados com os dentes.

Secretaria da Saúde dis-ponibilizou cartazes e panfle-tos para serem expostos.

Foram doadas mudas de chás para os participantes.

Arrecadamos também me-dicamentos para serem doados após uma triagem por profissio-

nal qualificado. Tarde de sábado saudável.

“Feliz Dia dos Pais”“Feliz Dia dos Pais”Aconteceu na catequese

Kamilly Victória R. Miguilino e kauã Jaques Miquilino - Data do Batismo 21/08/2011