12
JORNAL DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA - RUA 10, 46 - ILHA DOS ARAÚJOS - GOV. VALADARES/MG - WWW.PAROQUIADAILHA.COM.BR Ano XLVI - nº 728 - Governador Valadares - Novembro/2010 - Distribuição gratuita A Voz da Ilha PÁGINA 03 PÁGINA 06 PÁGINA 07 PÁGINA 09 Dízimo: faça esta experiência de fé, gratidão e amor a Deus... “São João Crisóstomo ensina: “para os ju- deus o dízimo era uma norma, para os cristãos uma fonte de alegria e agradecimento pela grande oferta recebida em Jesus Cristo”. Dizia Santa Teresa de Ávila: “Teresa sem a graça de Deus é uma pobre mulher, com a graça de Deus uma força; com a graça de Deus é muito dinheiro, uma potência”. Cada católico fiel nos dízimos e nas ofer- tas constrói essa potência na paróquia e na Igreja no mundo inteiro em prol da salvação das almas e das obras de caridade.” Aceita Senhor, com meus Dízimos, a mi- nha gratidão. Quero ser membro ativo da Igreja. O Senhor me dá tanto dons. A co- meçar pela própria vida. Eu quero devolver em forma de serviço, em forma de oferta no amor da Santíssima Trindade. Aceita Senhor, o meu desejo de partici- par na missão da Igreja de santificar,de ser anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo de transforma o mundo para ser de paz e de prosperidade para todas as pessoas. Aceita Senhor, minha oferta, fruto do meu trabalho e sacrifício de cada dia. Não quero me omitir e nem dar só uma esmola. Sou dizimista porque Deus supre a cada dia as minhas necessidades.* Bendito Seja Deus…Que nos abençoou em Cristo. Advento: “Quem Espera sempre alcança” Orçamento partic- ipativo 2009/2010 - Cadê as obras? Com quem você deixa seu filho? As Dimensões do Dízimo

A Voz da Ilha - Novembro de 2010

Embed Size (px)

DESCRIPTION

A Voz da Ilha - Novembro de 2010 - Paróquia N. S. Aparecida - Governador Valadares-MG

Citation preview

Page 1: A Voz da Ilha - Novembro de 2010

JORNAL DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA - RUA 10, 46 - ILHA DOS ARAÚJOS - GOV. VALADARES/MG - WWW.PAROQUIADAILHA.COM.BR

Ano XLVI - nº 728 - Governador Valadares - Novembro/2010 - Distribuição gratuita JORNAL DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA - RUA 10, 46 - ILHA DOS ARAÚJOS - GOV. VALADARES/MG - WWW.PAROQUIADAILHA.COM.BR

Ano XLVI - nº 728 - Governador Valadares - Novembro/2010 - Distribuição gratuita

A Voz da Ilha

PÁGINA 03 PÁGINA 06 PÁGINA 07 PÁGINA 09

Dízimo: faça esta experiência de fé, gratidão e amor a Deus...

“São João Crisóstomo ensina: “para os ju-deus o dízimo era uma norma, para os cristãos uma fonte de alegria e agradecimento pela grande oferta recebida em Jesus Cristo”.

Dizia Santa Teresa de Ávila: “Teresa sem a graça de Deus é uma pobre mulher, com a graça de Deus uma força; com a graça de Deus é muito dinheiro, uma potência”. Cada católico fiel nos dízimos e nas ofer-tas constrói essa potência na paróquia e na Igreja no mundo inteiro em prol da salvação das almas e das obras de caridade.”

Aceita Senhor, com meus Dízimos, a mi-nha gratidão. Quero ser membro ativo da Igreja. O Senhor me dá tanto dons. A co-meçar pela própria vida. Eu quero devolver em forma de serviço, em forma de oferta no amor da Santíssima Trindade.

Aceita Senhor, o meu desejo de partici-par na missão da Igreja de santificar,de ser anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo de transforma o mundo para ser de paz e de prosperidade para todas as pessoas.

Aceita Senhor, minha oferta, fruto do meu trabalho e sacrifício de cada dia. Não quero me omitir e nem dar só uma esmola.

Sou dizimista porque Deus supre a cada dia as minhas necessidades.*

Bendito Seja Deus…Que nos abençoou em Cristo.

Advento: “Quem Espera sempre

alcança”

Orçamento partic-ipativo 2009/2010 - Cadê as obras?

Com quem você deixa seu filho?

As Dimensões do Dízimo

Page 2: A Voz da Ilha - Novembro de 2010

2 Novembro/2010A Voz da Ilha

- Horário de Missas: Quartas-feiras, Sábados e Domingos: 19h30 / Domingo: 9h com crianças.- Adoração ao Santíssimo todas as Quintas-feiras às 16h. Na primeira quinta-feira do mês, respon-sáveis; Pe. Paulo ou Diretoria do Apostolado da Oração.- Toda última terça-feira do mês no Grupo de Oração.- Grupo de Oração Jesus e Maria: Toda terça-feira às 19h 30.- Atendimento paroquial (Secretaria):de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 18h.- Atedimento pastoral: Terça-feira: visita as doentes / Quarta e quinta-feira, das 9h às 11h.- Sexta-feira: confissão individual de 9h às 11h.

Jornal da Paóquia Nossa Senhora Aparecida - Ilha - (33) 3275-1720Rua 10, 46 - Ilha dos Araújos - www.paroquiadailha.com.br

Diretor responsável: Padre Paulo Roberto Carlos FernandesEquipe de Comunicação: Maria Lúcia Cotta Soares / Sandra Pitanga

Diagramação: Fausto Gomes (3083-5765)Impressão: Inforgraf (3275-5444)

AGENDA PAROQUIAL

NOVEMBRO

De 01 a 05 - Confissão dos jovens do catecumenato crismal

Dia 02 - Finados - Missas às 19h30

Dia 03 - Entrega do mandamento do Amor aos catecú-menos do catecumenato crismal - Missa das 19h30

- Reunião do conselho de Pastorais - 20h30

Dia 05 - Celebração penitencial com os pais e padrinhos dos crismandos - 19h30

Dia 06 - Celebração do sacramento da Crisma - 19h30

Dia 07 - Solenidade de Todos os Santos

Dia 10 - Reunião geral com os catequistas e Pe. Paulo 20h30

Dia 15 - Feriado Nacional - Proclamação da República

Dia 20 - Reunião com a EDC (Equipe Diocesana de Catequese)

Dia 21 - Solenidade de Cristo Rei do Universo - Encer-ramento do Ano Litúrgico

Dia 27 - Assembléia Paroquial de 4 às 18h

Dia 28 - Primeiro Domingo do Advento - Ano A

palavradopároco

O Mundo precisa de Santos

Muitos acontecimentos doloro-sos têm se verificado este ano.

Quantos questionamentos e suposições as pessoas já fizeram sobre a causa dos fenômenos cósmicos e das convul-sões sociais! Citam-se, entre outras, as agressões à natureza, as injustiças, o esfacelamento da família, o desprezo pelos valores éticos. Poucos se preocu-pam com um motivo que pesa na ori-gem dos dramas da humanidade: a au-sência de santos, de gente que busque, na intimidade com Deus, o sentido da própria vida. Hoje são muito evidentes as armadilhas do mal, que só perde sua força quando se bate com testemunhos de fé e santidade. Está provado, em toda a vigência da historia, que o ser humano não consegue derrotar a violência com a agressividade nem vencer a maldade com o coração fechado à compaixão e ao perdão.

Atualmente há grande preocupação com a formação intelectual e o preparo físico. As academias funcionam inten-samente, e as pessoas estão sempre bus-cando cursos que lubrifiquem sua inte-ligência e renovem seus conhecimentos. Mas quantos se empenham em ser mais fiéis à sua vocação à santidade?

Talvez pareça antiquado propor san-tidade a quem almeja ser campeão em tantos torneios de atualidade. Mas, na verdade, se o cristão não busca viver a vontade de Deus e fazer do seu cotidia-no um reflexo da misericórdia e justiça

do Pai, é difícil à humanidade encontrar um ponto de apoio que lhe dê seguran-ça em meio às ameaças do momento. A sociedade e a Igreja precisam de santos, porque eles são um testemunho dos va-lores de que o ser humano carece para ser feliz neste mundo e na eternidade.

“No primeiro dia do mês de novem-bro celebramos numa só festa todos os santos e santas, ocasião em que Jesus nos propunha, a nós seus discípulos e discípulas, o caminho para santidade através das Bem-aventuranças”.

Acolho com carinho as palavras tão sábias de D. Geraldo, partilhando-as com vocês queridos leitores e leito-ras do nosso jornal, na esperança de que sejam motivadoras para lutarmos pela santidade, alegrando-nos e fazen-do-nos exultar de alegria pela promes-sa de Nosso Senhor, de que será grande a nossa recompensa no céu, ou seja, vai valer a pena todo esforço e renúncia na busca da santidade que para nós não é um status, mas vocação.”

Que ao receber o nosso jornal, chegue com ele para você e os seus a bênçãos de Deus e a intercessão da Santa Mãe Aparecida e de todos os Santos e Santas.

Fraternamente Pe. Paulo

D. Geraldo Majella Agnelo

Cardeal Arcebispo de Salvador

Artigos Odontológicos

F: 3271-7195www.dentalibituruna.com.br

Dr. Geraldo M. MourãoCRF/MG - 4729

Dr. Jhoner M. ResendeCRF/MG - 11001

Dr. Marcos V. MourãoCRF/MG - 4610

Dr. Thiago M. MirandaCRF/MG - 15083

Page 3: A Voz da Ilha - Novembro de 2010

Novembro/2010 3

Advento: “Quem Espera sempre alcança”

Tempo da gravidez na vida de um casal é a gestação da novidade, do acontecimento esperado e, de alguma forma, já presente naque-

la casa. Aguardar a chegada de alguém ou o cumprimento de uma promessa torna-se tempo de ansiosa expectativa, pois a pro-ximidade do fato traz mudança, outra ma-neira de pensar e de organizar a vida, princi-palmente porque se espera passar para uma situação melhor.

Advento é a gestação da novidade num tempo grávido de esperança e de cumpri-mento da promessa do Senhor. Ele, em pessoa, vem cumpri-la. Esse é o tempo de dizer: “Maranatá – vem, Senhor, Je-sus”. A visita de Deus é extraordinária, sem hora marcada, mas é transformadora. Nos Evangelhos, quando Jesus curava, todos se admiravam e concluí-am: “Um grande profeta surgiu entre nós! E Deus visitou o seu povo” (Lc 7,16).

O cristianismo é uma religião histórica. O Emanuel, o Deus-conosco, se manifesta em nosso tempo, se faz carne e vem habitar em nosso meio. Se formos sensíveis aos sinais de Deus, saberemos encontra-lo, particular-mente quando a Igreja se prepara para a sua chegada. Esse encontro é inadiável, pois Ele vem. Cruzar os caminhos de nossa vida com os caminhos de Deus faz de nossa historia verdadeira história de salvação.

Mensagem do Advento – O tempo de preparação para a vinda do Senhor dura quatro semanas. “Revestido da nossa fragi-lidade, Ele veio a primeira vez para realizar seu eterno plano de amor e abri-nos o cami-nho da salvação. Revestido de sua glória, Ele virá uma segunda vez para concerder-nos em plenitude os bens prometidos que hoje, vigilantes, esperamos” (Missal Romano, Pre-fácio do Advento I).

A liturgia sempre une as três dimensões da história da salvação: a comemoração do fato passado - a primeira vinda histórica de

Jesus em Belém; a graça da celebração do seu nascimento que hoje, vigilantes, espera-mos, e a iminente segunda vinda gloriosa.

Os dois primeiros domingos, ao celebra-rem a sua segunda vinda, profetizam a rea-lidade plena do reino à qual nos dirigimos: “Às nações Ele dará a sentença, decisão para povos numerosos: devem fundir suas espa-das, para fazer bicos de arado, fundir as lan-ças, para delas fazer foices” (Is 2,4). “O bebê vai brincar no buraco da cobra venenosa, a criancinha enfia a mão no esconderijo da

serpente” (Is 11,8).Os outros dois domingos nos apresen-

tam a identidade d’Aquele que vem para salvar a humanidade. Em Jesus se cumprem as profecias sobre o Messias: “Os olhos dos cegos vão se abrir (...) e se abrem também os ouvidos dos surdos” (Mt 11,5). “Então os aleijados vão pular como cabritos e a lín-gua dos mudos entoará um cântico, por-que águas vão correr no deserto, rios na terra seca” (Is 35,6).

A Espiritualidade do tempo do Advento leva-nos a aguardar Jesus imitando as ati-

tudes de João Batista, José e Maria, a mãe de Jesus. João é o precur-sor, aquele que prepa-ra os caminhos do Se-nhor, isto é, um povo bem-disposto e com o coração convertido para colher a novida-de do Reino. José, o homem justo, renun-cia aos seus próprios planos de vida pessoal

para ouvir a voz do Senhor e, sem dizer uma palavra, protege a mãe e o menino.

Maria é a serva fiel, que, ao ser investida da missão de dar a luz o Salvador e mesmo percebendo as consequências que lhe vi-riam, foi capaz de dizer: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua pa-lavra” (Lc 1,37).

Fonte: Revista Família Cristã

Padre Antônio Francisco Lelo - Teólogo e

assessor teológico de Paulinas Editora

“Cruzar os caminhos de nossa vida com os caminhos de Deus faz de nossa história uma verdadeira história de salvação”

Page 4: A Voz da Ilha - Novembro de 2010

4 Novembro/2010A Voz da Ilha

Rua Trinta e Seis, 497 - Ilhas Telefone: (33) 3277-4951

Gov. Valadares

Leve essa qualidade para seu município

Casais da Ilha participam de ECC“Que nenhuma família comece em qualquer de repente,

Que nenhuma família termine por falta de amor.

Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente

E que nada no mundo separe um casal sonhador.”

Movidos por este belo estrofe da músi-ca Oração pela Família, de autoria do Padre Zezinho, foi realizado o 6º En-

contro de Casais com Cristo da Paróquia de Santo Antônio, no período de 17 a 19 de Setembro de 2010, com o tema “Família, diálogo e oração”, e lema “Construir uma nova sociedade”.

Com muita satisfação registramos que nesse 6º ECC da Catedral houve uma parceria com a nossa Pa-róquia de Nossa Senhora Aparecida que enviou 8 ca-sais para participar do encontro, o que fizeram com muito envolvimento, espiritualidade e dedicação.

É bem verdade que as atribulações do dia a dia levam as pessoas ao automatismo em suas ações, por isso encontros como o ECC servem como uma reciclagem no relacionamento entre casais, quan-do têm a oportunidade de fazerem uma revisão na vida a dois. A Oração dos Encontristas, que apre-sentamos a seguir, retrata bem esse contexto:

“SENHOR, estamos aqui diante de Ti, pedindo a tua graça e a tua atenção. As atribulações do dia-a-dia às vezes enfraquecem nossa caminhada, dificul-tando o convívio com o outro. Reconhecemos que esses pequenos desencontros geram conflitos que não te agradam e ferem o coração de cada um.

Assim, hoje, diante de Ti, queremos fortalecer

nosso pacto de união, pedindo-Te que faça viva a Tua presença em nossos corações, além de nos proporcionar sabedoria para enfrentar os proble-mas que nos tiram o amor e a perseverança.

Senhor, faze-Te luz, quando só avistamos tre-vas. Mostra-nos o caminho, quando nos encon-tramos perdidos, vagando sem sossego e sem destino. Acalenta nossos sonhos, fortalecendo nossos ideais e, se possível, perdoa-nos Senhor, por nossa fraqueza em preferir desistir da luta, ao invés de seguir acreditando no outro, pois nós nos amamos e sentimos a Tua presença nesse reino de amor. Amém.”

Os casais da Ilha que participaram do Encon-tro formaram um grupo que se encontra quinze-nalmente para discutir a vida do casal no âmbito da família, igreja e sociedade. São os seguintes os casais: Heldo e Inez (coordenadores do grupo); To-ninho e Daniela; Hamilton e Ieda; Júnior e Magda; Antônio Calos e Inês; Lucas e Milena; Fernando e Roberta; Marco Antônio e Simone.

Queremos mais uma vez, agradecer ao Pe. Vidal pelo convite e a todos aqueles que tornaram pos-sível a realização deste encontro, especialmente ao casal diocesano, Dim e Olívia.

Desejamos a todos perseverança nessa caminhada.

idadefeliz

Amigos para sempre Amigos não partem

Só existe saudade porque existe amor. Deus nos deu o sublime exemplo do amor, ele nos faz mais próximos da verdadeira luz da vida que nos dá a es-perança de um dia sentarmos juntos na casa do Pai.

Ao virar estrelas, nossas amigas legaram o exemplo de vivacidade, da juventude, que não se conta em anos, mas na alegria de cada amanhecer. Vocês vão, eternamente, alegrar nossos encontros, são amigas para sempre, saudades de cada encon-tro em nossas vidas! Certeza de que a vida vale a pena ser vivida com amigos que nos deixaram marcas de amor.

Dona Graciema Rainhas são eternas!...e você é a nossa

rainha, a que com seu brilho e sabedoria inun-dou nossas vidas como símbolo de alegria, fé e otimismo. O Grupo Ida-de Feliz e a nossa hidro ficou mais pobre sem você. Sua doce presen-ça marcou as nossas vi-das e fez a saudade, que hoje sentimos, ter nome e beleza em nossas lembranças.

O céu brilhou com sua chegada. Anjos felizes levaram, ao Pai a nossa rainha. Para sempre vamos sentir o brilho da nossa amiga tão querida.

Dona Zizinha O céu está em festa

de amor, você foi mo-rar ao lado do Pai.

Nosso mundo per-deu seu bom senso, sua palavra tão amiga. Fi-camos com eterna lem-brança da estrela que nos iluminou e hoje nos dá a esperança de olhar para o céu e ver luz a interceder por nós.

Janine Damásio - Grupo Idade Feliz

Page 5: A Voz da Ilha - Novembro de 2010

Novembro/2010 5

cedescedes CENTRO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA ILHA - CRECHE DA ILHA

CONVITE: Noite Dançante na Creche da Ilha - SABADÃO SERTANEJO - Dia: 20/11/10 - às 21h - Local: Rua 14, 850

Valor do ingresso: R$ 10,00 - Dupla: Beto e João

Outubro, um mês que tem tudo a ver com a criança. E, na Creche da Ilha, todas as atividades foram minuciosa-

mente planejadas para envolver e encantar as crianças.

O Que Dizer...O que dizer de uma semana onde o riso e o sorriso fo-ram constantes?...O que dizer de momentos mágicos onde aconteceu o “Casamento da D. Baratinha “ e Onde o coelho descobriu o segredo da “Menina Bonita do Laço de Fita”O que dizer da presença de personagens recebendo e despedindo das crianças;O que dizer do show de palhaços que encantou a todos...O que dizer de saborear com os amigos: algodão doce, picolé, gelatina...O que dizer da alegria de brincar na piscina de bolinhas e cama elástica...O que dizer de uma festa com cachorro quente, bolo e refrigerante...O que podemos dizer é que as CRIANÇAS viveram momen-tos que vão ficar par sempre na memória.Da INFÂNCIA, precisamos levar a certeza de que somos amados e que podemos ser FELIZES.Brincar, pular, cantar, rir se divertir: Esse foi o presente que a CRECHE DA ILHA, com todos os seus funcionários, ofe-receu às crianças.

Nem as comemorações nas praças, no shopping, no teatro e outros espaços culturais da cidade; nem os passeios, as visitas, as surpresas e presentes recebidos; nem o

feriadão, tão esperado por todos; nem mesmo o recesso escolar, quando a criançada fica em casa, no aconchego

da família e os educadores curtem um tempo de descanso; nem todas essas atrações, juntas, foram capa-

zes de diminuir o brilho e o carisma da “SEMANA DA CRIANÇA”, na volta dos pequenos, notáveis, à entidade.

Notícia: Grupo de jovens do PROJETO “TEMPO DE APRENDER “ do CEDES/CRECHE DA ILHA - apresenta

RODA DE CAPOEIRA, na Praça, sob a orientação do pro-fessor Paulo “TETÊ”. Você pode fazer parte desse grupo.

Ligue 32718557, para informações.

Page 6: A Voz da Ilha - Novembro de 2010

6 Novembro/2010A Voz da Ilha

Nesta ultima quarta feira, os repre-sentantes da AMAI - (Associação de

Moradores e Amigos da Ilha), Danilo Gomes de Souza - Presidente; e o vice Clero Neves de Castro Junior estiveram durante toda a tarde em reunidos com a prefeita Elisa Costa, esclarecendo algumas questões que envolvem as obras conquistadas pela AMAI no orçamento participativo 2009/2010 e que ate agora não tiveram início.

No Orçamento Participativo 2009/2010, A Amai conseguiu mobilizar grande parte da comunidade, garantindo um investimento no bairro da ordem de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais), foi o bairro que teve maior número de partici-pantes, conseqüentemente maior número de delegados, bem como o que conquis-tou maior número de obras, sendo elas:

• Drenagem e calcamento da rua 24;• Asfaltamento da Avenida Paranaíba; • Projeto arquitetônico e estrutural da

cobertura da passarela da ponte.

Durante a audiência foi questionado o atraso no inicio das obras já que transcor-reram quase dois anos das mobilizações da AMAI para o OP 2009/2010 e até o pre-sente momento não aconteceu a efetivi-dade do OP.

As obras conquistadas pela AMAI fo-ram amplamente divulgadas, inclusive com data de inicio marcadas pelo então secretario de planejamento, Senhor JAI-DER BATISTA sendo a principio 08 de ju-lho de 2010; 10 de agosto de 2010 e por ultimo, para no Maximo final de setembro. Infelizmente todas frustradas.

Uma vez que o orçamento participati-vo pode ser um instrumento de consulta ou um mecanismo governamental de de-mocracia participativa que permite aos ci-dadãos influenciar ou decidir sobre os or-çamentos públicos. Seja qual for o modelo ele serve para indicar as demandas por obras, programas e projetos. Seja qual for o formato é fato que sua funcionalidade e eficiência dependem de sua efetividade.

A prefeita Elisa Costa reconhece que o atraso em tais obras causam uma gran-de frustração na co-munidade que seria beneficiada e apre-sentou entre outras justificavas “... que problemas no Hospi-tal Municipal fizeram com que o foco fos-se temporariamente mudado”; “... a imple-mentação da escola em tempo integral, também onerou de forma significativa os cofres municipais”.

Tivemos uma ga-rantia de empenho pessoal da prefeita Elisa Costa, que rea-firmou que “... mesmo que as obras estejam atrasadas não deixarão de forma alguma de ser realizadas.” “que o recurso para estas obras esta garantido e que no decorrer do próximo ano serão iniciadas e concluídas.”

Isto nos trás uma certa tranqüilidade, pois vale lembrar que na Gestão do fale-cido Prefeito João Domingos Fassarela, a Ilha foi contemplada pelo processo da OP, com a drenagem e calcamento da rua 24, o que infelizmente não ocorreu em sua gestão e com a alternância de poder caiu no esquecimento.

Trânsito engarrafado!Um grande problema para

quem só tem uma via.

Nesta oportunidade também foi apre-sentado uma proposta que viabilizaria a fluidez do transito de entrada/saída do bair-ro, resolvendo de forma provisória os cons-tantes engarrafamentos enfrentados pelos moradores da Ilha no horário de pico, até que uma solução definitiva como a cons-

trução de uma nova ponte seja realizada.

* Não permitir estacionar no primei-ro quarteirão da rua Prudente de Morais, sentido bairro São Tarcisio, tornando-a mão dupla;

* O transito que se afunila, ou melhor, fica engarrafado no sinal em frente aos Correios, passa a fluir livremente;

* Para que esta fluidez seja constante, é necessário que o referido sinal tenha di-reita livre.

Desta forma, simples e eficaz, todos os carros da faixa da direita teriam o acesso liberado, já que quase todas as escolas e inclusive hospital pronto socorro ficam na-quela direção.

Nossa preocupação maior é que se um de nós, quase 16.000 moradores da Ilha, tendo apenas a ponte como saída, precisarmos de um atendimento médico emergencial, com o transito da forma que está, certamente estaríamos com a vida comprometida, por melhor que seja o mo-

torista da ambulância e ainda que todos os outros motoristas cooperem. O que infeliz-mente nem sempre acontece.

A prefeita Elisa Costa, recebeu nossa sugestão com bons olhos; achou plena-mente viável e comprometeu-se a colocar em análise pelos órgãos de transito para que tão logo se comprove sua eficácia, seja implantado.

Caso isto aconteça e as vozes dos 16.000 moradores da Ilha sejam ouvidas, os atrasos escolares diminuiriam; o atendi-mento emergencial ficaria menos compro-metido; ganharíamos no mínimo 02 horas por dia em nossas vidas e enfim, levar as crianças na escola deixaria de ser um jogo de paciência.

Os moradores da Ilha em uma só voz agradecem....

Danilo Gomes de SouzaPresidente da AMAI

Clero Neves de Castro Junior

Vice Presidente da AMAI

Av. Minas Gerais, 372 - CentroGovernador Valadares/MG

(33) 3271-1755

Passagens aéreas nacionais e internacionais, cruzeiros

e pacotes de viagens

amaiamai

Orçamento participativo 2009/2010 - Cadê as obras?

Page 7: A Voz da Ilha - Novembro de 2010

Novembro/2010 7

Ao planejar um filho ou quando, mesmo sem planejamento, o casal engravida, surgem vários preocu-

pações e dúvidas em relação aos cuidados desta criança. Uma dessas preocupações é com quem deixá-la quando acabar a licença maternidade ou quem poderá ajudar a mãe a cuidar dos filhos, mesmo quando ela está em casa.

A decisão de contratar uma babá muitas vezes pode ser pesarosa, pois os pais lhe confiam o que tem de mais valioso. Des-ta forma, a babá desempenha uma função muito importante na vida profissional e emocional do casal, que encontram nela uma aliada na educação, cuidados, higiene e bem estar dos filhos.

A babá marca muito a vida de uma crian-ça, pois passa a maior parte do dia com ela. Quando a criança se identifica com a babá, e vice versa, a criança fica mais feliz, deixando assim, os pais mais tranquilos e confiantes.

Não é função da babá substituir os pais, e sim, complementar o papel que só eles de-sempenham. Quando os pais precisam con-tratar uma babá, esta deve ser eficiente, sen-sível, consciente e gostar do que faz, pois os primeiros seis anos de vida são muito impor-tantes para o desenvolvimento da criança.

O trabalho da babá tem relação direta com

a casa e a família da criança, por isso, a babá deve lembrar que irá trabalhar em um ambiente que possui rotina, regras, hábitos, religião e pessoas com jeito e personalidade dife-rentes da sua, desta forma, é preciso se orientar sobre o dia a dia desta casa e desta família, sem se esque-cer da sua real função ali dentro.

A babá se tornará uma pessoa muito im-portante na vida da criança, desta forma, ela deve prestar atenção na sua forma de agir e falar, e se certificar que está fazendo o melhor que pode, pois as crianças tendem a copiar gestos e linguagem.

Para conseguir manter uma babá em casa é imprescindível que haja um bom relaciona-mento entre a babá, os pais e a criança. Para que isso dê certo, é necessário que o casal es-clareça o que é papel da babá e o que é papel dos pais. Assim, a babá irá ajudar o casal a cui-dar da criança, e não fazer isso para eles.

A babá precisa passar confiança para os pais, e deve ter iniciativa e estar sempre pronta e alerta para atender as necessidades da criança.

É de suma importância que a criança sim-patize e mantenha um laço forte com a babá, pois é ela quem vai cuidar das suas atividades diárias. E a babá deve estar sempre atenta à criança para que consiga perceber suas carac-terísticas individuais, uma vez que cada crian-ça se comporta e desenvolve de maneiras di-ferentes uma da outra.

A babá deve ser sincera com os pais da criança e com ela mesma. Se perceber que não gosta de criança, ou que não está se adaptan-do ao trabalho, é melhor que não o faça.

Aviario da IlhaMERCEARIA E SACOLAO

RUa 12, 26 - 3275-1191

Cibele Eloá de Andrade Coelho - PsicólogaCRP04/30395 - Educadora Perinatal, Prof. de Shantala, Consultora em Aleitamento Materno

Juliana Cotta Ferreira Soares - PsicólogaCRP04/28894 - Educadora Perinatal, Prof. de Shantala, Consultora em Aleitamento Materno

Prevent Gestantes: 33 3271.8030

“É dentro de casa que acontece a maior expres-são de convivência e de relacionamento fraterno entre as pessoas. É o ambiente familiar o local

onde cada indivíduo constrói sua própria identida-de, as raízes da sua personalidade e a fonte para

estruturar uma melhor ou pior vida social”. (Dom Paulo Mendes Peixoto)

Com quem você deixa seu filho?

Page 8: A Voz da Ilha - Novembro de 2010

8 Novembro/2010A Voz da Ilha

apostoladodaoração

Prometeu Jesus a Santa Margarida Maria: “Darei às almas dedicadas ao meu coração todas as graças neces-

sárias a seu estado”. Sim, se mergulharmos no Sagrado Coração, encontraremos o Amor ao “Paizinho”, o “Abbá”, e a confiança nele. E que amor! Tão imenso, pessoal e divino é o Espíri-to Santo! Jesus se deu a nós exclusivamente para cumprir a vontade do Pai. Na sua oração no horto, Ele mostrou claramente que, em sua doce humanidade, mesmo experimenta-do indescritivelmente agonia, a vontade do Pai era nossa Salvação (1Ts 4,3)!

Assim, Jesus nos ensinou a rezar: “Pai nos-so... “Na segunda metade de “Sua” oração, Ele nos faz dizer: “O pão nosso de cada dia nos daí hoje...”. O “pão” significa o resumo de tudo o que precisamos para viver. Isso inclui, é cla-ro, o mesmo Jesus, o Doador da Vida, Pão Eu-carístico, “Pão Vivo descido dos céus”!

Como percebemos e cremos, a Primei-ra Promessa é resposta ao nosso pedido na Oração da Comunhão, da Fraternidade e da Filiação: “O pão nosso de cada dia nos dai hoje”. No coração de Jesus nos é revelado que, vivendo como filhos e filhas, devotados ao Pai do Céu – conforme a bela vontade de nosso Redentor – teremos todas as graças necessárias às circunstâncias da vida nesta terra, na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença!

Fonte: O mensageiro do Coração de Jesus

Aniversariantes do mês de novembro02 Célia M. Ferreira dos Santos

07 Mércia Greco de Oliveira

Parabéns! Felicidades!Que o Sagrado Coração de Jesus os guarde abençoe com seu coração Misericordioso.

Zeladora Maria da Glória de Assis

A Sagrada Escritura diz: “Honra ao Senhor com tua renda…”

Se você tem dizimado e ofertado, com certeza, já tem provado das bênçãos do Se-nhor e da sua sustentação: continue sendo fiel. Aprenda a repreender o devorador no

nome de Jesus, através dos dízimos e ofertas (Malaquias 3, 10.11; Marcos 16,17).Separe o dízimo ao Senhor do salário mensal, das férias, das bonificações, do recebimen-

to de uma herança, do 13º salário.Enfim, dê o dízimo de toda a sua renda, tudo o que Deus colocar na sua mão é bênção.

Dizime com alegria e com expressão de total obediência e confiança. Creia no poder de Deus para mudar a sua história, como Ele tem mudado a história de milhares de pessoas. Para Deus nada é impossível (Lucas 1,37).

*Pe. Inácio José do Vale - Pároco da Paróquia São Paulo ApóstoloProfessor de História da IgrejaFaculdade de Teologia de Volta Redonda

(para ler o artigo completo Sou católico fiel nos dízimos? do Pe. Inácio José do Vale acesse o site católicos na rede)

(Provérbios 3,9)

Para você: “Tudo é possível aquele que crê” (Marcos 9, 23). Tome posse da vitória afirmando: “Posso tudo naquele

que me fortalece” (Filipenses 1, 13). Amém!

ASSEMBLÉIA PAROQUIALÉ tempo de agradecer, avaliar e planejar. Por isso, julgamos de grande necessidade fazermos

uma assembléia paroquial, reunindo os membros do conselho de pastoral- coordenadores dos mo-vimentos da nossa paróquia e também outros representantes indicados pelo próprio grupo.

Data da micro assembléia: 27 de novembro de 2010Hora: ínicio às 14h e término às 18h

QUEM DEVE PARTICIPAR? Todos os coordenadores de pastorais e diretorias dos movimentos e mais 5 representantes indicados pelo grupo, que tenham participado da reunião preparatória.

Pe. Paulo e Cristina e Geraldo (Cordenadores do CP)

Page 9: A Voz da Ilha - Novembro de 2010

Novembro/2010 9

TELE-JÓIAS - CONSERTOS

Chamem-me / Appelez-moiVoku Min / Call Me

Rua 20, 251 - Ilha dos Araújos

3271-4044 / 9102-9374Jairinho busca e entrega

dízimodízimodízimo

As Dimensões do Dízimo

Confira o demonstrativo financeiro e veja como nós temos procurado ser fiéis na observância das três dimensões do dízimo.

Seja você também fiel na devolução do seu dízimo e comprove como Deus não se deixa vencer em generosidade.

01 - Pelo Batismo nos tornamos fi-lhos adotivos de Deus e membros de sua Igreja.

02 - Assumimos desde então o com-promisso de fidelidade a Deus e o de-ver de prestar-lhe um culto de louvor, estabelecendo-se a dimensão religiosa do nosso ser cristão.

03 - Esse mesmo compromisso de fi-delidade a Deus exige de nós o cuida-do para com o nosso próximo pois não é possível amar a Deus a quem não se vê se não amamos ao nosso próximo a quem vemos. É a dimensão fraterna ou social do ser cristão.

04 - Ainda pelo mesmo compromisso de fidelidade a Deus somos convoca-dos a proclamar o Evangelho a todos os povos, na dimensão missionária de todo batizado.

05 - Como podemos perceber, toda a ação pastoral da Igreja está envolvida com estas dimensões. Seja a catequese, a liturgia, o cuidados com os doentes, os jovens, os idosos, etc. (A cateque-se da primeira eucaristia, por exemplo: procura preparar os catequizandos para a recepção da primeira comunhão e de todas as outras que hão de vir). Mas a comunhão só é possível quando aconte-ce com Deus e com o próximo e quan-

do dá sentido à missão de evangelizar que compete a todo batizado.

06 - Assim, também o dízimo que é a retribuição a Deus de uma parte de tudo o que Ele nos dá, contempla essas 3 dimensões quando aplica os recursos partilhados pela comunidade.

07 - Na dimensão religiosa o dízimo deve suprir com recursos, todas as ne-cessidades direta ou indiretamente liga-das ao culto e aos seus ministros. Gastos com o templo - construção e manuten-ção, salário do padre e dos funcionários, encargos, energia elétrica, água, telefo-ne, impressos, paramentos litúrgicos, velas, vinho, hóstias, equipamentos de som e audiovisuais, etc.

08 - Na dimensão social o dízimo deve suprir as necessidades dos irmãos mais necessitados da comunidade, aten-didos pelas pastorais sociais. As nossas pastorais sociais cuidam da promoção do ser humano e neste seu trabalho de misericórdia e compaixão resgatam a dignidade dos irmãos assistidos.

09 - Na dimensão missionária, o dízimo deve sustentar financeiramente as ações de evangelização da comunidade exerci-das fora do território da paróquia. Ajuda à Cúria, ao Seminário e às missões de um modo geral.

Page 10: A Voz da Ilha - Novembro de 2010

10 Novembro/2010A Voz da Ilha

CRISMA ANUNCIANDONa Igreja, a experiência de nossa vida é celebrada no sacramento da crisma. A Crisma é o

sacramento do cristão que está amadurecendo na fé. Através dele confirmamos o nosso Batismo.

No dia 06 de novembro, vários de nossos jovens em uma cerimônia muito bonita presidida por Dom Werner e concelebrada por Pe. Paulo e pelo Diácono Gilberto Metzker, confirmaram sua fé e pelo dom do Espírito

Santo assumiram o compromisso de serem testemunhas de Jesus.

Parabéns jovens crismados por terem dito sim ao chamado de Cristo. Sejam fiéis a Jesus e perseverantes na caminhada.

Page 11: A Voz da Ilha - Novembro de 2010

Novembro/2010 11

catequese

AGENDA DACATEQUESE

OUTUBRO:06/11 - Celebração da Crisma dos jovens e adultos07/11 - Espiritualidade com os catequistas09/11 - Reunião da catequese com os represen-tantes da Pastoral Familiar08/11 a 12/11 - Avaliação das etapas da catequese23/11 - Reunião geral com os pais da catequese, 19h30 no salão comunitário27/11 - Planejamento geral de 2011 às 14 horas26/11 - Apresentação do estudo do documento de Aparecida, 19 hs29/11 a 03/12 - Planejamento das etapas06/12 - Encerramento geral da catequese cantata e confraternização 19hs

A vida é uma festa. Deve ser temperada com alegria, entusiasmo e esperança!! Parabéns, felicidades!!!

ANIVERSARIANTES

Pré-catecumenato:04 - André Ribeiro Baviloni

13 - Júlia Bitarelli Cerqueira Trindade21 - Thais Mara Viana de Souza

23 - Eduarda Delarto Sá28 - Vitória Regina Torqueato Castro

Catecumenato Eucarístico06 - Caio Lopes de Souza Sá

10 - Jeferson Bonifácio de O. Souza13 - Rafael Pereira Alves

Perseverança e Mini-Jovem:01 - Henrique Figueiredo dos Santos

09 - Matheus M. Moura Silva Barbosa

Catequistas e Colaboradores:07 - Mércia Greco de Oliveira

25 - Bruna Vasconcelos Bittencourt

Ecoando...

O dia da minha 1ª Eucaristia foi muito especial, pois eu esperava ansiosamen-te por esse momento tão abençoado. Senti muita felicidade por receber o corpo e o sangue de Jesus Cristo junto com minha família. Foi uma celebração muito bonita de paz e união entre as pessoas presentes. In-vadiu-me uma alegria enquanto se cantava: ‘Com este Pão somos fortes e imortais... Eis o Pão da Vida, eis o Pão do céu!”...

O que eu senti e vivi ao rece-ber pela primeira vez Jesus

no sacramento da Eucaristia?

O Espírito Santo, neste final de ano quer nos levar a tomar atitudes.

Primeira Comunhão 2010“Feliz será quem come deste pão, pois sempre irá ter Jesus no coração, com

este pão somos fortes imortais”.

Para que servem os dons do Espírito Santo em nossa vida?

Para sermos bons. Só para fazer coisas corretas. Para ter respeito com as pessoas. Para amar

Como fazer frutifi car os dons do Espírito Santo?

Respeitando as pessoas, compartilhar, não bater, não ter violência.

Catequese - João M., Vitor, Béborah, Larissa

Natália M. Almeida

AgradecimentoEm nome da nossa

comunidade paroquial da ilha, venho agradecer a

todos os patrocinadores, que abrilhantaram as nossas noites

com a música ao vivo. Que Nossa Senhora Aparecida

continue abençoando a todos vocês e suas famílias.

• Mecânica São Lucas - Sr. Osvaldir

• Hotel Panorama - Marcelo Neto

• Precoce - Tê e Oswaldo

• Papel Crepon - Eliana Vidal

• Controle - Reinaldo

• Super Vetal - Bernardo e Fernando

• Ao Farmacêutico - Drª Marlene Borela

• Casa do Criador - Heber Pinho

• Ofi cina da Fantasia - Lauciane

• Juber Imóveis - Juber Neve

• Ananda - Ceci e Paulo

• Heldo Armond

• Unival - Hamilton e Leda

• Mayer Química - Drª Ana Godoy

• Mobiliadora Brasil - Beto e Valeria

• Livraria João Paulo - Heberth

Um abraço - Rita Baldim

Page 12: A Voz da Ilha - Novembro de 2010

12 Novembro/2010A Voz da Ilha

Tia RitaGaleria InfantilGaleria Infantil

Tia Rita

“Vós não podeis servir a Deuse ao dinheiro.” (Lc 16, 13)

Leia Lucas 16, 10-13. Depois preencha o quadro abaixo com as letras que estão faltando.

O Domingo nº 38

ANIVERSARIANTES COROINHAS

11 - Túlio Coelho Silva / 25 - Bruna Vasconcelos / 03 - Marcos Destro

Parabéns aos ANIVERSARIANTES COROI-NHAS, que Deus derrame sobre vocês muitas bênçãos pela intercessão de São Tarcísio e de

São Domingos Sávio aumentando-lhes a piedade e o desejo sincero de Servi-lo sempre com alegria.