12
JORNAL DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA - RUA 10, 46 - ILHA DOS ARAÚJOS - GOV. VALADARES/MG - WWW.PAROQUIADAILHA.COM.BR Ano XXVIII - nº 714 - Governador Valadares - Agosto/2009 - Distribuição gratuita A voz da Ilha Semana Nacional da Família 9 a 15 de agosto Sagrada família, abençoai a minha família! Oração a Jesus Cristo pelas famílias da América Senhor Jesus, Vós que, fazendo- Vos homem, quisestes ser membro da família humana, ensinai as famí- lias as virtudes que resplandeceram na casa de Nazaré. Fazei que elas permaneçam uni- das, como Vós e o Pai sois Um, e se- jam testemunho vivo de amor, de jus- tiça e solidariedade; fazei que sejam escolas de respeito, perdão e ajuda recíprocos, para que o mundo creia; fazei que sejam fonte de vocações para o sacerdócio, para a vida consa- grada e para todos os demais modos de decidido compromisso cristão. Protegei a vossa Igreja e o Su- cessor de Pedro, ao qual Vós, Bom Pastor, confiastes o encargo de apas- centar todo o vosso rebanho. Fazei que a vossa Igreja floresça no Brasil e em toda a América e mul- tiplique os seus frutos de santidade. Ensinai-nos a amar a vossa Mãe, Maria, como A amastes Vós. Dai-nos força para anunciar corajosamente a vossa Palavra ao serviço da nova evangelização, para consolidar no mundo a esperança. Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe da América e Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, rogai por nós! (Cf. João Paulo II, Exortação Apostólica Pós-Sinodal, Ecclesia in America, 1999, n. 76.)

A Voz da Ilha - agosto 2009

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Jornal "A Voz da Ilha" - agosto de 2009

Citation preview

Page 1: A Voz da Ilha - agosto 2009

JORNAL DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA - RUA 10, 46 - ILHA DOS ARAÚJOS - GOV. VALADARES/MG - WWW.PAROQUIADAILHA.COM.BR

Ano XXVIII - nº 714 - Governador Valadares - Agosto/2009 - Distribuição gratuita JORNAL DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA - RUA 10, 46 - ILHA DOS ARAÚJOS - GOV. VALADARES/MG - WWW.PAROQUIADAILHA.COM.BR

Ano XXVIII - nº 714 - Governador Valadares - Agosto/2009 - Distribuição gratuita

A voz da IlhaSemana Nacional da Família 9 a 15 de agosto

Sagrada família, abençoai a minha família!

oração a jesus Cristo pelas famílias da América Senhor Jesus, Vós que, fazendo-

Vos homem, quisestes ser membro da família humana, ensinai as famí-lias as virtudes que resplandeceram na casa de Nazaré.

Fazei que elas permaneçam uni-das, como Vós e o Pai sois Um, e se-jam testemunho vivo de amor, de jus-tiça e solidariedade; fazei que sejam escolas de respeito, perdão e ajuda recíprocos, para que o mundo creia; fazei que sejam fonte de vocações para o sacerdócio, para a vida consa-grada e para todos os demais modos de decidido compromisso cristão.

Protegei a vossa Igreja e o Su-cessor de Pedro, ao qual Vós, Bom Pastor, confiastes o encargo de apas-centar todo o vosso rebanho.

Fazei que a vossa Igreja floresça no Brasil e em toda a América e mul-tiplique os seus frutos de santidade.

Ensinai-nos a amar a vossa Mãe, Maria, como A amastes Vós. Dai-nos força para anunciar corajosamente a vossa Palavra ao serviço da nova evangelização, para consolidar no mundo a esperança.

Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe da América e Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, rogai por nós!

(Cf. João Paulo II, Exortação Apostólica Pós-Sinodal, Ecclesia

in America, 1999, n. 76.)

Page 2: A Voz da Ilha - agosto 2009

2 Agosto/2009A Voz da Ilhapalavradopároco

Dr. Geraldo M. MourãoCRF/MG - 4729

Dr. Jhoner M. ResendeCRF/MG - 11001

Dr. Marcos V. MourãoCRF/MG - 4610

Dr. Thiago M. MirandaCRF/MG - 15083

Artigos Odontológicos

F: 3271-7195www.dentalibituruna.com.br

- Horário de Missas: Quartas-feiras, Sábados e Domingos: 19h30 / Domingo: 9h com crianças.- Adoração ao Santíssimo todas as Quintas-feiras às 16h. Na primeira quinta-feira do mês, respon-sáveis; Pe. Paulo ou Diretoria do Apostolado da Oração.- Toda última terça-feira do mês no Grupo de Oração.- Grupo de Oração Jesus e Maria: Toda terça-feira às 19h 30.- Atendimento paroquial (Secretaria):de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 18h.- Atedimento pastoral: Terça-feira: visita as doentes / Quarta e quinta-feira, das 9h às 11h.- Sexta-feira: confissão individual de 9h às 11h.

Jornal da Paóquia Nossa Senhora Aparecida - Ilha - (33) 3275-1720Rua 10, 46 - Ilha dos Araújos - www.paroquiadailha.com.br

Diretor responsável: Padre Paulo Roberto Carlos FernandesEquipe de Comunicação: Maria Lúcia Cotta Soares / Sandra Pitanga

Diagramação: Fausto Gomes (3083-5765)Impressão: Inforgraf (3275-5444)

AGENDA PAROQUIAL

DIA 04 - DIA DO PADRE - SÃO JOÃO MARIA VIANNEY

DIA 05 - REUNIÃO DO CONSELHO DE PASTORAL

DIA 06 - TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR - ADORAÇÃO E BÊNÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO ÀS 16H

DIA 07 - PRIMEIRA SEXTA FEIRA - MISSA DO CORAÇÃO DE JESUS ÀS 19H30

DIA 08 - REUNIÃO COM OS COROINHAS ÁS 10H - REUNIÃO COM A EQUIPE DIOCESANA DA CATE-QUESE ÀS 14H

DIA 09 - DIA DOS PAIS - ABERTURA DA SEMANA NACIO-NAL DA FAMÍLIA COM BÊNÇÃO PARA OS PAIS EM TO-DAS AS MISSAS. PROGRAMAÇÃO ÀS 19H30

DIA 10 - A FAMÍLIA SE REÚNE PARA REZAR NO LAR. (ORAÇÃO EM FAMÍLIA)

DIA 11 - LOUVANDO A DEUS PELAS FAMÍLIAS NO GRUPO DE ORAÇÃO JESUS E MARIA

DIA 12 - A FAMÍLIA A REDOR DA MESA DA EUCARISTIA - MISSA DA FAMÍLIA

DIA 13 - FAMÍLIAS ADORANDO A JESUS - HORA SANTA DIANTE DE JESUS SACRAMENTADO E BÊNÇÃO DO SAN-TÍSSIMO

DIA 14 - CONFRATERNIZANDO-SE EM FAMÍLIA

DIAS 14, 15 E 16 FIJ - FORMAÇÃO INTEGRAL DE JOVENS

DIA 16 - SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHO-RA ÀS 19H30 MISSA DE ENCERRAMENTO DO FIJ COM TODA A COMUNIDADE

DIA 30 - DIA DO CATEQUISTA - CONCENTRAÇÃO DIOCESANA

“Agosto é o mês reservado pela Igreja no Brasil para revermos com maior seriedade a nossa vocação. Se esta começa com um chamado de Deus, não se esgota no dia em que decidimos por determinado caminho. Ela é uma história que escrevemos em nossa vida, palavra por palavra, a cada dia, a cada instante. Cada ser humano é irrepetível. Por conta dis-so, a vivência da vocação pessoal é marcada pela originalidade. Cada um tem o seu jeito próprio de ser, com inteligência e liberdade, com seus va-lores, opções e sonhos. Deus só co-bra aquilo que cada um consegue dar. Nesse sentido, a parábola dos talentos é muito expressiva.

Neste mês (dia 16), a Igreja ce-lebra a Assunção de Maria, o mais recente dos dogmas marianos, pro-

clamado pelo papa Pio XII em 1º de novembro de 1950. É muito oportuna uma festa de Nossa Senhora no calen-dário do mês vocacional. Desde o mo-mento em que deu o “sim” ao arcanjo Gabriel, ela foi totalmente fiel ao Pai no compromisso assumido, com pala-vras e atitudes que testemunharam sua missão de mãe do Filho de Deus. Com rapidez, sobe às montanhas da Judeia para congratular-se com a prima Isa-bel, também grávida. E esse encontro das duas mães não foi só um momen-to de ternura e amor. Maria não perde tempo: anuncia, com o Magnificat, o projeto de Jesus.

Da anunciação ao calvário, ela en-sina o que é uma vocação realizada.”

maria uma vocação realizadaFraterno,Pe. Paulo

Espero que o nosso jornal do mês de agosto possa ser um instrumento de reflexão, aprendizagem e revisão para a nossa caminhada humana e vocacional, uma vez que estamos celebramos todas as vocações. Desde a primeira vocação à vida, passando da vocação de ser filho e filha de Deus para as vocações específicas: ser padre, ser religioso ou religiosa, ser pai, ser catequista, ser leigo e leiga a serviço da Igreja e também a grande vocação de sermos família. A todos os nosso paroquianos e leitores uma boa leitura e bom proveito do nosso jornal “A Voz da Ilha”.

AGOSTO

D. Geraldo Majella Agnelo

Cardeal Arcebispo de Salvador

Page 3: A Voz da Ilha - agosto 2009

Agosto/2009 3

apostoladodaoração Hilda Shineider em Apostolado da Oração Como Por que? Para quê? - Ed. Loyola

1 - oferecimento do dia:Oferecer é entregar. É dar. A nossa oração de ofe-

recimento diário, supõe uma entrega total à vontade de Deus; um colocar-se humildemente nas mãos do Senhor, porque nós cremos e sabemos que “sem Ele nada podemos fazer”.

Unidos a Deus nesta consagração diária, em ín-tima união ao Sacrifício Eucarístico – transformando nossa vi da em súplica, reparação, louvor, ação de graças – esta mos caminhando com Cristo, participan-do do mistério Re dentor de sua Cruz e Ressurreição.

E, não somente a nós, pessoalmente, consagramos a Deus, mas a todas as pessoas por quem oramos, e a todas as coisas que nos cercam. Cada vez que me ofereço ao Se nhor, estou consagrando o mundo comi-go, apresentando-o ao Pai para que o santifique.

“Recomendo que se façam súplicas, orações e ações de graças, por todos os homens... pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que to dos se salvem e cheguem ao conhecimen-to da verdade”. (l Tim 2, 1-4).

“Por esta razão, os leigos, enquanto consagrados a Cristo e ungidos pelo Espírito Santo, são admiravel-mente chamados e providos para se produzirem ne-les sempre mais abundantes, os frutos do Espírito.

Assim, todas as suas obras, orações e empreendi-mentos apostólicos, a vida conjugal e familiar, o traba-lho cotidiano, o descanso mental e corporal se forem feitos no Espírito, e mesmo os incômodos da vida, suportados com paciência, se tornam como “hóstias espirituais”, agradá veis a Deus por Jesus Cristo, ofere-cidas piedosamente ao Pai, juntamente com o oblação do Corpo do Senhor, na ce lebração da Eucaristia.

Deste modo também os leigos, como adoradores, agindo santamente em toda a parte consagram a Deus o próprio mundo”. (Lumen Gentium, 34).

Aos membros do Apostolado da Oração, recomen-da-se insistentemente que rezem o oferecimento do dia, pois representa para nós:

Fonte Apostólica: santificação pessoal e co letiva.Fonte de força e equilíbrio: Com o Se nhor, nós

venceremos sempre!

2 - entregar nossa vida nas mãos do Pai! onde en contraremos maior segurança e proteção?

Já observaram uma criancinha amparada nos bra-ços de sua mãe?

Está tranquila, confiante, sente-se segura... confia no amor que a protege, ensina e faz crescer.. É claro, ela sabe que nenhum mal poderá suceder-lhe, porque a mãe não permitirá, e irá defendê-la até com a pró-pria vida, se for necessário.

Assim somos nós, entregues a Deus; “humildes e pequeninos, como crianças” (cf Lc 18, 16-17), confiando sem limites, crescendo sempre em força

e entendimento pa ra superar nossas inseguranças, ignorâncias e fraquezas.

O mundo em que vivemos torna-se por vezes, cruel e difícil: injustiças, doenças, desempregos, fome, separa ções, corrupção, tentações, falsas ideologias...

Estar com Deus, não significa ignorar tudo isso, de pendentes e frágeis, fazendo Dele um esconderijo para nos sos temores.

O Senhor é um Deus libertador, Fonte de Luz e cres cimento, que nos capacita a dominar e transfor-mar o uni verso.

Com Ele somos muito fortes, e estamos prepara-dos para enfrentar o mundo com maturidade, cora-gem e liber tação - e venceremos!

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão traba-lham os que a constroem”. (SI 126, 1).

3 - toda a nossa vida transforma-se em oração: observe-se bem este ponto, pois é co-mum cairmos em alguns enganos:

— Há quem pense que deve passar o dia todo re-zando... ou melhor, repetindo “orações programadas” – e acaba fugindo ou esquecendo seus deveres e tra-balhos, alienando-se, ou até faltando com a caridade.

Conhecemos uma piedosa senhora que cumpria dia riamente um intenso roteiro de orações, e não in-terrompia de jeito nenhum, mesmo que alguém a cha-masse ou preci sasse dela... Era uma intenção santa, porém exagerada e presa a fórmulas. Sobre isto, lem-bramos um exemplo:

Aconteceu na vida de S. Vicente de Paulo – o gran-de apóstolo dos pobres: certa ocasião, recolhido para suas ora ções diante do SSmo. Sacramento, vieram chamá-lo porque um mendigo, à porta, procurava por ele. Vicente, sem hesi tar ou perturbar-se, não consi-derou interrompido o seu en contro com Cristo – pelo contrário! Erguendo os olhos, excla mou:

“Deixo-Te aqui, Senhor, no SSmo. Sacramento, e vou encontrar-me contigo lá fora, na pessoa deste ir-mão que me chama...!”

Levantou-se, e foi ao encontro de Cristo, presente no mendigo.

— Outro extremo, encontramos em pessoas que se justificam: “não rezo porque não tenho tempo, e o meu tra balho já é uma oração” (!?).

Vamos ser coerentes! O trabalho, realmente é uma oração, se nos conservarmos em profunda união com Deus – e “união com Deus”, não quer dizer mul-tiplicações de rezas.

Transformamos em oração todo o nosso dia, atra-vés da consagração sincera e consciente que fazemos ao Se nhor, ao rezarmos o oferecimento cotidiano, seguindo-se das orações próprias de cada momento do dia, que são os encontros diários com Deus, aos quais não podemos faltar.

“O culto que Deus nos pede – expresso na oração

e na liturgia - prolonga-se na vida cotidiana através do esforço que se faz para converter tudo em oferenda e obla ção...” (Puebla, 252).

A oração acompanha a vida no cumprimento de nossos deveres de estado, normalmente e conscien-temente, fiéis à vontade do Senhor.

Cuidado, irmãos, com essa expressão “o meu traba lho já é uma oração”!

Mal interpretada, gera fatalmente uma justificati va para não rezar, e aos poucos, vamos rompendo nos-so diá logo com Deus.

E... sem oração, estamos perdidos!Sabemos que há muitas dúvidas a esse respeito,

e por essa razão tocamos no assunto, tentando es-clarecer. Maiores detalhes você encontrará nos capí-tulos que tratam da “ORAÇÃO”.

O oferecimento diário é o sentido de profunda união com Deus, que rege todo o nosso dia (orações, trabalhos, sofrimentos, alegrias...).

É evidente: quando me “ofereço” ao Senhor, não é só para um momento; a união permanece abrindo caminho à ação do Espírito — transformando nossa oração em vi da, e nossa vida em oração!

É o nosso “SIM” diário ao plano divino — com a mesma fé, amor e humildade de Maria: “Faça-se em mim, segundo a tua vontade!”

E, sabemos que depois deste “SIM”, “o Verbo se fez homem e habitou entre nós...” (Jo 1, 14).

Assim, disponíveis e abertos ao Espírito do Se-nhor — como Maria — conseguiremos “gerar” Jesus Cristo, e levá-lo ao mundo (ser apóstolos).

4 - eis a oração do oferecimento do dia:“Ofereço-vos, ó meu Deus, em união com o San-

tíssimo Coração de Jesus, e por meio do Coração Imaculado de Maria, as orações, obras”. Sofrimentos e alegrias deste dia, em reparação de nossas ofen-sas, e por todas as inten ções, pelas quais o mesmo Divino Coração está continua mente intercedendo e sacrificando-se em nossos altares.

“Eu vo-los ofereço de modo particular, pelas inten-ções do Apostolado da Oração nesse mês e nesse dia.” — (citar as intenções).

Agradecemos a Deus pela existência de vocês e acredita-mos que vocês são obra-prima Dele! Parabéns por mais um ano de vida! - Zeladora - Maria da Glória de Assis

Aniversariantes do Mês de Agosto03 - Maria C. Neto / 05 - Miriam G. Neves

06 - Cledenir B. Guimarães / 13 - Maria Helena Caetano / 14 - Risoná Maria Case / 16 - Maria C. Gualberto / 17 - Ida Silva Aguiar / 18 - Maria

José A. Wandercok / 19 - Virginia B. Oliveira29 - Eugita / 30 - Maria da P. do Carmo

Page 4: A Voz da Ilha - agosto 2009

4 Agosto/2009A Voz da Ilha

cedescedes CENTRO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA ILHA - CRECHE DA ILHA

Bem vindos ao segundo semestre/2009!

“ Amigo é aquele que nos aceita, não pelo que temos mas pelo que somos.” Uma ho-menagem aos amigos da Creche da Ilha.

Origem do dia: é comemorado em 26 de julho por ser o dia de Santa Ana e São

Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus. Conta a história que eles viviam em

Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que Deus lhes disse um.

Apesar da idade avançada do casal, um anjo apareceu e disse a Ana que ela estava

grávida de uma menina, que chamaram de Maria (que significa “A amada da Deus”). A todos - vovós e vovôs - o nosso carinho, atenção e respeito.

20 de julhodIA do AMIGo

26 de julhodIA dA VoVÓ e do VoVÔ, tAMbéM

Preparação para o melhor atendimento às crianças

O mês de julho, no calendário anual da Creche da Ilha, é sempre lembrado de forma bem especial. Começa com o recesso escolar, um descanso

merecido para as crianças e os educadores; aponta datas significativas como dia do amigo, o dia da vovó.

No período de 27 a 31 desse mês, a Creche da

Ilha reuniu a sua equipe de trabalho (funcionários, pro-fessores, pedagogo, psicóloga e administração) ofere-cendo-lhes momentos valiosos de reflexão e debate, visando o aperfeiçoamento da prática educativa, bem como a melhor forma de executá-la, com criatividade, economia de tempo e eficácia.

Os funcionários e professores da creche que faz parte da CEDES, na semana do

dia 27 ao dia 31 de julho realizaram trabalhos e estudos voltados para questões administrativas, pedagógicas e psicológicas. Um trabalho que possibilitou muitos questionamentos e aprofun-damentos em questões pertinentes ao dia a dia do trabalho com as crianças.

No dia 30 de julho o trabalho foi desenvolvido pela psicóloga. Na primeira etapa o tema foi Relacio-namento Humano com questões voltadas para o co-nhecimento e crescimento pessoal, a possibilidade de repensar sobre a vida, relacionamento interpes-soal e trabalho em parceria. No segundo momento Sexualidade Infantil tema importante e atual quando se trata do trabalho com crianças, que pede conhe-cimento e a melhor maneira de lidar com questões que fazem parte do desenvolvimento saudável de todo ser humano e a preparação desse profissional para reconhecer através da mudança de comporta-

mento da criança que algo ultrapassou esse desen-volvimento natural e que pode apontar para uma vio-lência contra a criança.

Quando temos a oportunidade de aprender, de trocar experiências, de estarmos juntos sabemos que o caminho do crescimento pessoal e profissio-nal se torna muito mais prazeroso e gratificante. Os momentos de reflexões abrem o campo da percep-ção de nos mesmos e do outro.

O CEDES (Creche da Ilha) comunica aos interessados a volta

do projeto “Tempo de Viver”. E esse tempo é agora. Mexam-se.

Compareçam ás segundas-feiras, a partir das 19h30, e participem das

atividades programadas e já iniciadas no dia

03 de agosto, com a aula de capoterapia.

- ComuniCação -

04 de julho! Uma linda festa de aniversário para a nossa

querida Beth. A ela o nosso cari-nho, os nossos

parabéns!

Rua Trinta e Seis, 497 - Ilhas Telefone: (33) 3277-4951

Gov. Valadares

Leve essa qualidade para seu município

Page 5: A Voz da Ilha - agosto 2009

Agosto/2009 5

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral

Participe você também deste movimento! Tenha seu Título de Eleitor em mãos e dê

sua assinatura no abaixo assinado que será encaminhado para Brasília. Após as missas

ou na secretaria da paróquia.

o Que é SeR PAdRe?

Ser Padre é viver em meio ao turbilhão do mundo, e não desejar seus prazeres. É membro de todas as famílias e a nenhuma pertence. Compartilha todos os sofrimentos, penetra todos os segredos, derrama bálsamo em todas as feridas. Apresenta-se a Deus, em nome dos homens oferecendo-lhe suas preces, volta-se ao homem para comunicar-lhe o perdão de Deus e a esperança. Possui um coração de fogo, pela caridade que o incendeia e um coração de bronze pela castidade que o tempera. Ensinar, perdoar, consolar e abençoar, eis a missão do Padre. Padre como és grande! Como Deus te ama e assim te chamou para compartilhar com ele todo o mistério da salvação. Vê, Padre, que poder imenso que tens em tuas mãos, nem os anjos entendem, adoram teu poder por reconhecerem nele uma parte de Deus. Padre bendiga o Senhor que fez tantas maravilhas em ti!

O Sacerdote quando celebra é na pessoa de Cristo que faz. Mas ele é sempre sacerdote, mesmo fora de suas funções. Sua função é insubstituível. Ele é um homem especial, com uma vocação específi ca em favor do povo. Seu celibato é um bem espiritual por causa do Reino dos céus. Os cristãos vêm nesse estado civil de solteiro celibatário um dom de Deus. E Deus é louvado na oferenda livre dos corpos de seus consagrados e de seus ungidos, outros Cristos. O Sacerdote é outro Cristo.

Em nome do Conselho Pastoral e da comunidade paroquial, abraçamos nosso pároco, Padre Paulo pelo seu dia.

Um grande abraço nosso carinho e nossas orações. Parabéns sempre!

pastoralfamiliar

A Pastoral Familiar tem se reunido no Salão Comunitário para um Café da Manhã seguido de proveitosa reflexão sobre assuntos de interesse do grupo. No ultimo domingo, 02 de agosto o assunto escolhido, “Enfrentando Juntos os Problemas Financeiros”, foi muito

debatido e na troca de experiências todos saíram enriquecidos. Próxima reunião prevista para o dia 13/09 às 09h. Na foto, os casais participantes da última reunião.

- CONVITE -

A Pastoral Familiar convida vocês pais, avós, tios ou educadores responsáveis, para a apre-

sentação da Escola de Pais.

Dia: 17/08, às 19h30, no Centro Comunitário

Page 6: A Voz da Ilha - agosto 2009

6 Agosto/2009A Voz da Ilha

Membro da Soc. Brasileira de RPG

Juber Neves da SilvaOAB - 113.734

Causas Cíveis e Trabalhistas

Av. Rio Doce, 1025 - Bairro IlhaGovernador Valadares - MG

Descongestionantes nasais

Nariz entupido é uma sensação muito de-sagradável que todos

nós passamos por ela de vez em quando. Normalmente, essa sen-sação passa rápido com algumas horas ou dias. Mas se tratada de forma inadequada, pode durar a vida toda. O alívio ou a piora dos sintomas pode acontecer com o uso do descongestionante nasal. A forma que o usamos pode não só nos ajudar e encerrar o des-conforto, mas também levar ao vício. Os descongestionantes es-tão entre os campeões de venda nas farmácias e sua ação rápida acaba levando muitas pessoas a aderirem ao uso. Mas aqui vão al-gumas informações importantes sobre eles que precisamos saber. As substâncias contidas nesses medicamentos são capazes de aliviar, mas se usadas por um período maior que cinco dias, cau-sam dependência, porque depois do alívio, o nariz entope de novo. Isso é chamado de efeito rebote. Depois disso a pessoa começa a não viver mais sem o medicamen-to. E esse vício pode até se tornar

psicológico, se não tiver o medi-camento em casa, a pessoa já se sente mal. Além disso, esses medicamentos causam vasocons-trição, ou seja, diminuição do diâ-metro do vaso sanguíneo. É esse efeito que alivia a congestão, mas essa vasconstrição não ocorre só nos vasos sanguíneos da narina, ela ocorre em vários vasos do or-ganismo, e por isso pode aumen-tar a pressão arterial e também a frequência cardíaca. Portanto, quem tem pressão alta ou proble-mas de coração, só pode usar es-ses medicamentos com a supervi-são do médico. Crianças menores de dois anos também não devem usar esses medicamentos, e as maiores devem evitá-los ao máxi-mo. O ideal para o nariz entupido é usar SORO FISIOLÓGICO, lavar o nariz várias vezes ao dia, e o muco vai se tornando mais líquido e vai sendo expelido, aliviando a pes-soa sem causar problemas. Se isso não resolver o problema, e a situação piorar, o médico deve ser procurado para orientar da melhor forma o paciente.

Clarissa P. C. Fernandes - Farmacêutica

dicasdesaúde

Era meado do mês de mar-ço e eu estava num hotel fazenda, quando fui pas-

sear pelo pomar. Encontrei-me ro-deado de goiabeiras e quis subir na árvore para colher uns frutos. Tive dificuldades, pois não tenho mais a destreza de uma criança, as goiabeiras são escorregadias, existiam muitas formigas e, cau-sava muito medo transitar pelos fi-nos galhos, já que havia somente algumas goiabas na copa.

Ao saboreá-las, refleti e viajei por todo o processo de formação, desde a semente até o fruto madu-ro. O objetivo dos frutos é alimen-tar. Enquanto semente, a plan-ta pode ser devorada por algum pássaro ou outro animal. Quando é arbusto, pode ser sufocada, pi-soteada ou até mesmo arrancada. Ao se tornar uma árvore pode ser derrubada. Não é fácil ser um fru-to, e ainda vêm as dificuldades da colheita: - A casca escorregadia, as formigas, os finos galhos...

As mais baixas já haviam sido colhidas. Confesso que fiquei com pena das mais altas. Depois de tudo, estar fadada a cair lá de cima e se espatifar ou ainda ser devora-das por dentro pelos “bichos”!

Em nossa comunidade às vezes somos as “Goiabas do alto”. E o nosso irmão tenta aproximar-se, mas não consegue. A nossa vai-dade nos faz maiores e melhores, criando uma casca escorregadia. A nossa maneira de julgar e criticar são formigas que ferroam e machu-cam, afastando o irmão. O nosso egoísmo são os bichos que nos corroem interiormente. Resta-nos

torcer para não cair e espatifar.Jesus sendo de condição di-

vina, não se prevaleceu disso e assumiu a condição humana. E humilhou-se ainda mais sendo obediente até a morte de cruz. Por isso, Deus o exaltou e lhe outor-gou o nome que está acima de todos os nomes (Fil 2, 6-9). Para ser comunidade precisamos ser iguais e, como os primeiros cris-tãos, colocar tudo em comum (At 2, 42). E só conseguiremos se nos deixarmos ser conduzidos pelo Espírito Santo. Só Ele pode nos convencer que Jesus Cristo é o Senhor (ICor12, 3b).

Coloquemos os nossos dons a serviço da comunidade, conforme a vontade de Deus e a necessi-dade de cada um. Há diversidade de dons, mas um só Espírito (ICor 12,4), por isso os nossos dons são diferentes, nós somos dife-rentes, mas o Espírito de Deus nos une e nos chama a ser Igreja na vida de comunidade. E ser co-munidade é reconhecer que servir juntos é obra de Deus e não nos-sa. É exercitar o dom sublime do amor e da compaixão naquilo de bom que podemos oferecer, mas também nas nossas limitações.

Peçamos ao Senhor a cada dia uma “Nova Unção” para que, a co-meçar de mim e de você amado leitor, seja renovada toda a face da Terra. Que a paz de Jesus e o amor de Maria Santíssima inva-dam o seu coração agora e para todo o sempre.

Ser Comunidade...

Encontros todas as terças-feiras, às 19h30Paróquia Nossa Sra. Aparecida - Ilha dos Araújos.

Alberto dos Santos - Grupo de Oração Jesus e Maria Renovação Carismática Católica

renovaçãocarismática

Page 7: A Voz da Ilha - agosto 2009

Agosto/2009 7

A maternidade é um mo-mento muito importante para a mulher. É uma

experiência única e enriquecida, onde há muitas descobertas e alegrias, mas também uma fase que provoca mudanças na vida da mãe.

O corpo da gestante muda ra-pidamente, assim também como suas emoções, e desta forma ela pode vivenciar momentos de ansiedade, dúvidas e medo pelo desconhecido, pois neste período ela se encontra muito mais vul-nerável a oscilações destes sen-timentos. E mesmo àquelas que planejaram e desejaram a gravi-dez se deparam com situações e conflitos que não esperavam.

É necessário que haja uma preparação para receber o filho e no decorrer da gestação a mãe e o bebê tem esta oportunidade. Quando a mãe gesta uma crian-ça, a cada parte deste bebê que vai se formando ela também vi-vencia uma formação, se prepa-rando para a maternidade.

Um turbilhão de emoções ocor-re à mãe nesta fase, e se não houvesse tempo suficiente para ela imaginar, idealizar e preparar a chegada deste bebê, dificilmen-te ela conseguiria estabelecer uma sintonia com seu filho. Uma sintonia que dá o início do vínculo mãe e bebê.

A comunicação da mãe com o feto é muito importante para a relação do apego da dupla, e a criança vai se sentindo amada, protegida e desejada. As emo-ções da mãe são sentidas pelo bebê, por isso que ela deve sa-ber lidar com estes sentimentos e conversar sobre eles com o seu bebê.

Quando o corpo do bebê está formado, o corpo da mãe tam-bém se prepara para o parto e chegou o momento deles se co-nhecerem. Agora já houve tem-po suficiente para as escolhas e o cordão que ligava os seus cor-pos é cortado.

O choro do bebê é acalmado e a voz que tanto o confortava no ventre é escutada, e novamente mãe e filho estão ligados. Agora há cheiro, há olhos nos olhos, há toque, há sabor e ainda dá pra ou-vir as batidas do coração. E o vín-culo entre mãe e filho se fortalece intensamente neste momento.

A ocitocina apelidada pelo hor-mônio do amor foi ativada pela sucção do bebê ao seio, fazendo com que o amor da mãe pelo fi-lho cresça. E quanto mais este hormônio for ativado, mais forte ficará este vínculo.

O recém-nascido não conse-gue sobreviver sem cuidados, ele necessita de colo, carinho e amor. A amamentação proporcio-na este contato maior e quanto mais ele for amamentado mais no colo ele estará. E a cada vez que isto ocorrer, maior será a re-lação mãe e filho e assim seus laços afetivos estarão ligados pra sempre.

“A mãe carrega o filho no úte-ro por nove meses, no colo por dois anos e no coração por toda a vida”. (Sabedoria Popular)

o nascimento do Vínculo mãe e Filho

Viviane Borges LouzadaPsicóloga - CRP04/30384

Consultora em Aleitamento Materno, Educadora Perinatal

e Professora de Shantala.

Page 8: A Voz da Ilha - agosto 2009

8 Agosto/2009A Voz da Ilha

Parabéns e que Deus ilumine todos os dias de sua vida!

Se você crê na força infinita que há dentro de você... É porque você pode agir!Se você ama sem nada pedir em troca... É por que você tem sentimentos!Se você lutar pela felicidade dos outros... E porque você merece ser feliz!Pense e analise sua vida, e venha fazer parte dessa família maravilhosa!

VENHA! PARTICIPE CONOSCO!

Reuniões: Segunda, terça, quarta e quinta-feira as 20h

“Escolha um destes dias e venha participar conosco, estamos te esperando”!

espaçovicentino - sspv

Aconteceu no dia 26/06 o tradicional ARRAIÁ VICENTINO, com a participação da turma da MELHOR IDADE, diversos familiares e muitos

colaboradores. ÊTA! Trem bão!

VICENTINO É ASSIM!Trabalha, faz oração, acompanha famílias

em suas dificuldades, visita doentes e também Celebra, confraterniza, dança e

brinca. ÊTA! QUE GENTE ANIMADA!

Para Glória, a amiga de sempre, em seu aniversaria) Maria de Lourdes Aranda Queiroz

Aniversário dia 20/07/09Mulher de fé, mãe exemplar Amiga sincera, de tantas jornadas, Rica de sabedoria, Inteligente em seus conselhos e decisões, Atenciosa, sempre!

Dons inúmeros possui, A nobre amiga e colega.

Glória do Apostolado, da Pastoral da Saúde, Ligada às causas de cristo e da Igreja, Orante e confiante, em Maria, nossa Mãe. Roque é seu grande amor, seu cônjuge, seu confidente, Igual esposa não há.Ama sua bela família.

Doce no dia a dia, Enérgica, se preciso for.

Alegre, nunca se abate, pois confia no SENHOR. Seus filhos, suas jóias preciosas, Seus netos, noras e genros, completam o seu tesouro. Igual a você Glória, ninguém!Sua vida é para nós, um Dom de Deus , uma Bênção.

Renan Aranda Xavier, jovem inteligente, talentoso e muito amável. Formou-

se em Odontologia na UNIVALE, em

09/07/09. Filho de Cleber e

Eliana, que juntamente com todos familiares e a madrinha Lourdes

Aranda estão muito orgulhosos e agradecem a Deus por essa vitória.Parabéns Renan!

Sucesso!

Page 9: A Voz da Ilha - agosto 2009

Agosto/2009 9

dízimodízimodízimo

22 - Magna Vieira Felipe

Aniversariante do mês de Agosto

Parabéns e que Deus ilumine todos os dias de sua vida!

Aviario da IlhaMERCEARIA E SACOLAO

RuA 12, 26 - 3275-1191

REunião Da PaSToRaL Do DÍZimo - 04/08, ÀS 19:30 HoRaS no SaLão PaRoQuiaL. VoCÊ É o noSSo ConViDaDo ESPECiaL.

05/09 - Daniel R. Baldowe Marcela L. Almeida

19/09 - Júlio César R. da Cunha Jr. e Jéssic G. da Cunha

Quem conhecer impedimento contra esses casamentos, está obrigado em consciência a denunciá-los ao pároco.

QUEREM SE CASAR

Dízimo e Família Pe. Cristovam Yubel

01 - Que ligação existe entre a família e a comunidade?Ambas são família e são Igreja. A família é chamada de Igreja doméstica (Igreja em casa), e a comunidade é a nossa segunda família, já ela pertencemos desde o nosso batismo. As duas são importantes; as duas devem ser evan gelizadoras.

02 - Que relação existe entre o dízimo, a família e comunidade?A comunidade necessita do dízimo para evangelizar. Quem contribui com o dízimo e as ofertas somos nós, membros de uma família, a família que temos e somos. Assim, são as famílias – Igrejas domésticas – que mantêm a comuni dade – família na fé.

03 - O que é o dízimo familiar?É a quantia mensal com a qual a família con tribui para a sustentação da comunidade. O ideal seria que pai, mãe e fi lhos se reunissem e juntos decidissem quanto dar de dízimo.

04 - Quais as vantagens do dízimo familiar?Eis algumas: (1) Todos participam, dos ido sos às crianças; (2) Participando, todos são evangelizados ao assumir conscien-

temente a sustentação da comu nidade; (3) Aprendem o valor e o signifi cado do dízimo porque falam dele ao decidir com quanto contribuir; (4) Se sentem co -responsáveis pela comunidade, partici pando de fato de sua manutenção e sustentação; (5) Criam o hábito de devolver a Deus e contribuir com a comunida de de forma consciente e regular; (6) Faz com que a família se reúna para falar de si mesma ao falar do dízimo.

05 - O dízimo hoje não é familiar?Muito raramente! Quase sempre uma pes-soa da família contribui com o dízimo em nome de toda ela. A não ser a pessoa que contribui, os outros membros da família não sabem de quanto foi a contribuição; às vezes nem mesmo sabem se houve a contribuição! O dízimo oferecido des sa forma tem valor e signifi cado, mas não permi te a participação de todos e, por consequência, não evangeliza a família.

Quem viver a experiência da partilha não fica à

espera de milagres: não precisa deles. Seja você

mesmo a prova dessa experiência. Parabéns

todos os pais, que Deus ilumine a cada um de vocês e suas famílias.

Page 10: A Voz da Ilha - agosto 2009

10 Agosto/2009A Voz da Ilha

AMÉM.

amaiamai

associação de moradores e amigos da ilha

mais uma etapa do orça-mento Participativo 2010

audiência Pública

a pessoa do catequista

Em 22 de julho foi realizada mais uma etapa do Orçamento Participativo, des-ta vez no Colégio Interescolar, com a

presença dos Delegados da Ilha, eleitos na pri-meira etapa: Danilo Gomes, Clero Junior, Rita Baldim, José Getulio Rena, Diana Maria Soares. Benjamin Justino da Silva e Alfa Maria Soares, além das autoridades: prefeita Eliza Costa, vice-prefeito Geremias Brito, vereador Heldo Armond, Rosemary Mafra e secretariado.

As obras selecionadas foram:

1 - Calçamento e drenagem da Rua 24 (1ª prio-ridade)2 - Calçamento e drenagem da Av. Paranaíba (2ª prioridade)3 - Cobertura e sinalização da Passarela da Pon-te da Ilha (obra regional)

O valor destinado a tais obras é de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais).

Nesta oportunidade foram eleitos os Conse-lheiros que fiscalizarão o andamento das obras. São eles: Danilo Gomes, José Getulio Rena, Clero Junior, Alfa Maria Soares e Rita Baldim.

Aconteceu no dia 29 de julho na Câmara Municipal de Gov. Valadares, a Audiência Pública, em que foi discutido o Projeto

de Lei Complementar nº 02/09, de autoria do ve-reador Heldo Armond (alterando a Lei 3.665/92) que não permite a realização de Shows e Eventos Públicos, na região central de Governador Valada-res. Eventos estes que vem causando inúmeros transtornos como poluição sonora, diminuição do fluxo de clientes no comércio, o caos no trânsito de veículos, a perda de horários em seus com-promissos devido à mudança de itinerários, trava-mento do trânsito de entrada e saída da Ilha dos Araújos, entre outros.

Nosso bairro esteve presente com a participa-ção de um bom número moradores e a AMAI foi muito bem representada por Rita Baldim, que fará parte da comissão que dará andamento ao projeto que ainda tramita na Câmara Municipal.

Nosso bairro está mais bonito, mais limpo e agradável de se viver. Os mora-dores tem se empenhado, cobrado e participado. Assim unindo forças, vamos conseguindo defender, amar e valorizar cada vez mais a Ilha de todos nós.

O catequista perfeito não existe. Como todo cris-tão, precisa de formação permanente. O perfi l de ca-tequista é moldado na formação e na prática que vai adquirindo na caminha da junto com a comunidade e aqueles que se dedicam à formação específi ca de catequistas, assumindo a vocação do Batismo de anunciar o Reino de Deus, lembrando que, antes de evangelizar, deve se deixar evangelizar.

O catequista precisa ser consciente da missão e, ao assumir a Cateque se na comunidade, sentir-se pessoa integrada na comunidade.ÉE preciso que caminhe com ela, seja sensível aos seus problemas, desenvolvendo a consciência crítica diante de fatos e acontecimentos que levem a comuni dade à refl e-xão sobre a sua realidade, a partir de uma espiritua-lidade profunda de adesão a Jesus Cristo e à Igreja.

Deve ser uma pessoa de oração e alimentar sua vida com a Palavra de Deus e com a Eucaristia para ajudar a si mesmo e a comunidade a libertar-se do egoísmo, do pecado, e levá-la à celebração da vida na liturgia.

O catequista precisa ser uma pessoa psicologi-camente equilibrada, que sai ba trabalhar em equi-pe, seja criativo, responsável, pontual, perseveran-te e tenha signifi cativa liderança na co munidade.

Deve ter amor aos catequizandos e algumas noções de Psicologia, Didática, Metodologia e Téc-nica de Grupo, e sen tir dentro de si o ardor da vo-cação. Sem essa vocação, logo desanimará diante das exigências da ação catequética.

Nunca pode dizer que está pronto para sua ta-refa, planejando e progra mando com o grupo de catequistas; participar de encontros na própria co-munidade, paróquia ou fora; atualizar-se sempre, estudando os docu mentos de orientação da Igreja sobre Catequese e outros assuntos atuais.

São desafi os para a Catequese não infantilizar a evangelização, reconhecer a experiência rica e diversifi cada da caminhada do Povo de Deus, con-ceber o catequizando como interlocutor e propor uma Catequese vivencial, per sonalizada, que bus-ca respostas de fé.

No dia 30 de agosto celebramos o Dia do Cate-quista. É uma excelente opor tunidade para as nos-sas comunidades celebrarem a vocação e a missão do catequista, de modo especial, no Ano Catequé-tico. Inspirados pela experiên cia de Emaús, quere-mos aprofundar a vocação dos discípulos missio-nários que encontram o Ressuscitado no Ca minho, na Palavra e na Eucaristia.

Fonte: Revista Familia Cristã. Ano. 75, nº 884 - agosto de 2009.

O CATEQUISTA não espera, ele vai! Vai sem saber o que encontrar. Isto não importa. O importante é você ser dotado de paciência, de coragem e, sobretudo com a vontade de compreender.

O CATEQUISTA vai! Por que vai? Porque sempre tem e terá alguém esperando.

CATEQUISTA é aquele que vê no próximo um ser com possibilidades de ser transformado. Não é fazê-lo á nossa semelhança, mas sim avaliar suas potencialidades e deduzir até onde aproveita-las.

Ser CATEQUISTA não signifi ca você ser o sábio, mas requer coração forte, vontade fi rme.

CATEQUIZAR é aproximar, ouvir e estar junto, participar é sofrer e alegrar com alguém ou para alguém. Este alguém pode ser, a criança, o adulto, o velho, o enfermo, o menor carente ou uma

pessoa que necessita de nossa atenção.

Page 11: A Voz da Ilha - agosto 2009

Agosto/2009 11

Fique de olho!!!

Aconteceu a Feira da Catequese. Foi dia 11 de julho no nosso Centro Comunitário. Quem passou por lá, pode vivenciar mo-mentos com o belo, o lúdico e o místico.

DIA 11 DE AGOSTODIA DO ESTUDANTE

AGENDA DACATEQUESE

ANIVERSARIANTES DE AGOSTO

Louvemos e agradecemos o dom da vida, pois o Senhor cuida de nós.

PARABÉNS!!! FELICIDADES!!!

“Aprendemos que somos fi lhos e fi lhas amados(as)... E a cada dia levamos o amor do Pai por onde andamos... e a

cada amanhecer uma nova vida.”

Parabéns estudante! O saber é algo que ninguém vai lhe tirar.

catequese

neste mês vocacional, queremos deixar o nosso abraço a você

catequista, ao nosso querido Pe. Paulo e a todos os discípulos(as)

e missionários(as) de Jesus Cristo.

Parabéns! Parabéns! Parabéns!

Ensaio das músicas - Dias: 21 e 28 de agosto - sexta-feira, às 19h - Ensaio da Celebração da 1ª Comunhão dias: 22 e 29 de agosto - sábado, às 09h

- Dia 22/08 - sábado, às 14h - Encontro com catequizandos que receberão sacramento do Batismo, junto com os pais e padrinhos e com o Pe. Paulo.

Catequizandos: Marcos Flávio, Matheus e Esther Pífano

BOLO DA PAZ

Ingredientes: 1 xícara de paciência 2 xícaras de união 300 gramas de amor ao próximo 1 colher (sopa) de solidariedade 200 gramas de educação 500 ml de fraternidade

Cobertura: Bastante respeito, alegria e tudo para uma vida melhor.

Modo de preparar: Bata tudo com educação e coloque no seu coração.

Perseverança IIBárbara leal, Luyara, Iara e Gabriela Destro

06 - Reunião com os pais dos jovens que irão fazer o FIJI.12 - Reunião de coordenadores 09 a 16 - Semana da Família 19 - Missa e confraternização pelo dia do catequista. 30 - Encontro DIOCESANO pelo dia do CATEQUISTA.

Pré-catecumenato: 17 - Yan Silveira Glória de Souza / 18 - Deborah Fereguetti Amaral / 24 - Laura Costa Zampier Gonçalves Castro / 30 - Giuliana Caldas Dias

31 - Igor Escolarich Louzada

Perseverança e Mini-Jovem: 02 - João Pedro Pires Lima Soares / 04 - Bruna

Magalhães Angotti / 07 - Pedro Henrique Pereira Silveira / 17 - Iara Pinto de Brito

31 - Victor Hugo Oliveira Magalhães

Catecumenato Eucarístico: 07 - Igor Kauyran Felipe Vieira Rocha

Catequista:19 - Cremilda de Oliveira Santos

Ecoando...

“Chega um momento, na vida da gente, que o único dever é lutar, ferozmente, por introduzir, no tempo de cada dia, o máximo da eternidade.” (Guimarães Rosa)

Estudar, esse tempo é precioso e Sensacional para conhecer e descobrir mundos. Tempo de capacitar e Usar esse aprendizado na construção De um mundo melhor. Amadurecer e seguir amando esse Notável jeito de viver. Sonhar e lutar para que Todos tenham uma Educação de qualidade.

Page 12: A Voz da Ilha - agosto 2009

12 Agosto/2009A Voz da Ilha

Tia RitaGaleria InfantilGaleria Infantil

Tia Rita

Rua Afonso Pena, 2566 (esquina com Dom Pedro II) Fone (33) 3271-7240 Fax (33) 3271-3510 - Gov. Valadares

LABORATÓRIOFARRERAS VALENTI

Para garantia da qualidade de seu exame são necessárias orientações especiais. Consulte seu

médico ou o laboratório antes da coleta de material.fazemos Coleta domiCiliar

e M p R e s A CeRTIfICADAIsO 9001:2008

Rua Israel Pinheiro, 2417 - Fone: 3271-1156Rua Peçanha, 396 - Tel.: 3271-5506

Ponta de estoque: Rua 32 - 105 - Ilha - Fone: 3275-2585GV Shopping - Loja 163 - Fone: 3272-4180

Rua São Paulo, 417 - Centro - Gov. Valadares - MG

BANHO,TOSA

Arthur Amaral Leocardio, 9 anos. Querido amigo, que o Senhor te proteja

e te guarde sempre.