12
Ano da Fé 2012 2013 Jornal da parÓQuia de nossa senhora aparecida - rua 10, 46 - ilha dos araÚJos - gov. valadares/mg - www.paroQuiadailha.com.br ano Xlvi - nº 755 - governador valadares - maio/ 2013- distribuição gratuita A Voz da Ilha Mãe de Deus, Nossa Senhora, interceda por todas as mães nas suas mais diversas necessidades. Que o amor e a generosidade do coração de todas elas sejam os exemplos de permanecerem sempre no coração de todos os filhos. Mãe querida, ajuda todas as mães que geraram os seus filhos para a vida, gerarem também para a graça, Virgem Maria, modelo de mulher santa, faça que todas as mulheres saibam ser no mundo um sinal da presença materna de Deus. Amém! ( Pe. Reginaldo Manzotti) Senhor, meu Deus, Eis-me aqui, em tua presença para agradecer-te pelo dom de ser mãe. É uma graça imensa, que não posso entendê-la total- mente. Curvo-me, reverente, sob esse mistério, como fez Maria, a mãe das mães. E tento viver, com tuas graças, esta missão à qual me chamaste. Agradeço-te, ó bom Pai, pelas alegrias que meus filhos semeiam em meu viver, e pela coragem que tens me dado para enfrentar os momentos difíceis: as incompreensões, as rebeldias, a doença, as provocações... em outras pa- lavras, obrigada pelas cruzes que, com tua força, pude assumir e abraçar. Elas engrandeceram minha fé, e aprendi que ter proble- mas na vida não significa ter vida infeliz; é possível vencer muitas batalhas, pondo os joelhos no chão e a vida em tuas mãos. Obrigada Senhor pela minha família, ela completa mi- nha existência. Permita-nos juntos buscarmos harmonizar nossas di- ferenças, para construirmos dia-a-dia, nosso lar, nossas vidas. Abençoa Senhor o Pai dos meus filhos. E inspira-me a ser mãe segundo o teu coração. Amém. Fonte Mensagens e Poemas Oração de Mãe Maria, mãe de Jesus, abençoa as nossas mães! Oração à Nossa Senhora para o dia das mães

A Voz da Ilha - maio 2013

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Jornal "A Voz da Ilha" - Paróquia N. S. Aparecida, Ilha dos Araujos, Governador Valadares-MG - maio 2013

Citation preview

Ano d

a F

é2012

2013

Jornal da parÓQuia de nossa senhora aparecida - rua 10, 46 - ilha dos araÚJos - gov. valadares/mg - www.paroQuiadailha.com.br

ano Xlvi - nº 755 - governador valadares - maio/ 2013- distribuição gratuita

A Voz da Ilha

Mãe de Deus, Nossa Senhora, interceda por todas as mães nas suas mais diversas necessidades.

Que o amor e a generosidade do coração de todas elas sejam os exemplos de permanecerem sempre no coração de todos os filhos.

Mãe querida, ajuda todas as mães que geraram os seus filhos para a vida, gerarem também para a graça, Virgem Maria, modelo de mulher santa, faça que todas as mulheres saibam ser no mundo um sinal da presença materna de Deus.

Amém!( Pe. Reginaldo Manzotti)

Senhor, meu Deus, Eis-me aqui, em tua presença para agradecer-te pelo

dom de ser mãe.É uma graça imensa, que não posso entendê-la total-

mente.Curvo-me, reverente, sob esse mistério, como fez Maria,

a mãe das mães.E tento viver, com tuas graças, esta missão à qual me

chamaste.Agradeço-te, ó bom Pai, pelas alegrias que meus filhos

semeiam em meu viver, e pela coragem que tens me dado para enfrentar os momentos difíceis: as incompreensões, as rebeldias, a doença, as provocações... em outras pa-lavras, obrigada pelas cruzes que, com tua força, pude assumir e abraçar.

Elas engrandeceram minha fé, e aprendi que ter proble-mas na vida não significa ter vida infeliz;

é possível vencer muitas batalhas, pondo os joelhos no chão e a vida em tuas mãos.

Obrigada Senhor pela minha família, ela completa mi-nha existência.

Permita-nos juntos buscarmos harmonizar nossas di-ferenças, para construirmos dia-a-dia, nosso lar, nossas vidas.

Abençoa Senhor o Pai dos meus filhos.E inspira-me a ser mãe segundo o teu coração.Amém.

Fonte Mensagens e Poemas

Oração de Mãe

Maria, mãe de Jesus, abençoa as nossas mães!

Oração à Nossa Senhora para o dia das mães

2 Maio/ 2013A Voz da Ilha

- Horário de Missas: Quartas-feiras, Sábados, Domin-gos: 19h30/Domingo: 9h com crianças.

- Adoração ao Santíssimo todas as Quintas-feiras às 16h. Na primeira quinta-feira do mês, responsável: Pe. Paulo.

- Atendimento Paroquial (Secretaria): de Segunda à sex-ta-feira, das 8h às 18h.

- Atendimento Pastoral: Terça-feira: Visita aos doentes / Quarta e quinta-feira, das 09 às 11h.

- Sexta-feira: Confissão individual de 9h às 11h.- Às primeiras Sextas-feiras: Missa às 19:30h

Diretor responsável: Padre Paulo Roberto Carlos FernandesCoordenação geral: Maria Lúcia Cotta Soares

Diagramação e Impressão: Inforgraf (3275-5444)Jornal da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Ilha – 3275-1720

Av. Paranaíba, n° 256 – Ilha dos Araújos – Site: www.paroquiadailha.com.br – E-mail: paró[email protected]

agenda PaROQUIaL

palavradopároco

Artigos Odontológicos

F: 3271-7195www.dentalibituruna.com.br

Dr. Geraldo M. MourãoCRF/MG - 4729

Dr. Marcos V. MourãoCRF/MG - 4610

Dr. Thiago M. MirandaCRF/MG - 15083

Estamos vivendo as alegrias do tempo pascal e os nossos corações já anseiam pelos frutos de Pentecostes como é a realização da promessa de Nosso Senhor: “NÃO VOS DEI-XAREIS ÓRFÃOS (Jo 14,18) O ESPÍRITO SANTO CONSOLADOR QUE O PAI EN-VIARÁ EM MEU NOME, ELE VOS ENSI-NARÁ TUDO E VOS FARÁ RECORDAR TUDO QUE EU JÁ VOS DISSE (Jo 14,26).

Depois dessa promessa de Jesus, princi-palmente da sua realização no dia de Pente-costes, os discípulos, a Igreja, o mundo dei-xaram de ser os mesmos. Portanto, hoje é impossível a gente viver a nossa fé Cristã e celebrá-la em nossa liturgia, a não ser impul-sionados pelo Espírito Santo. Daí a súplica da Igreja: “ENVIAI SENHOR SOBRE OS VOSSOS FILHOS O ESPÍRITO DE SANTI-DADE, QUE O ESPÍRITO NOS ENSINE A REZAR, QUE ELE ATRÁIA AS NOSSAS ALMAS PARA DEUS.”

Em nossa profissão de fé, herdada da Igre-ja através do batismo, aprendemos a dizer: CREIO NO ESPÍRITO SANTO... e como testemunho desta nossa fé, já adultos, busca-mos pelo sacramento da crisma a plenitude dos dons do Espírito Santo: vale aqui recordá-los: a SABEDORIA: que nos faz pensar a agir conforme vontade de Deus, a INTELIGÊN-CIA: que nos faz entender e amar as verdades de Deus e da sua Igreja, o CONSELHO: que nos ensina a escolher o que agrada a Deus e, ainda nos faz sábios para ajudar o próximo, a FORTALEZA: que nos da coragem para não cair em tentação e caminhar sempre com Cristo e a sua Igreja, a CIÊNCIA: que nos faz conhecer a grandeza de Deus e as limitações humanas, procurando amá-lo cada vez mais, se desviando das ciladas do inimigo; a PIE-

DADE: que nos ajuda a ter vida de oração para a maior honra e glória de Deus e nossa santificação, o TEMOR DE DEUS: que nos faz reconhecer a presença de Deus na nossa vida, criando em nós o receio de não corres-ponder com amor a sua santa vontade.

Nós cristãos batizados, somos hoje, os continuadores da obra de Nosso Senhor: “SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS.” (At. 1,8). Mas só o seremos, verdadeiramente, se a cada novo Pentecostes experimentamos a ação do Espírito Santo, que como um vento, sopra onde quer deixando as suas mascas e como um fogo aquece, ilumina, gera energia, queima e destrói todo o medo ou qualquer obstáculo que impede a propagação da Boa Nova de Jesus Cristo, lembrando-nos de que o Espírito Santo que desceu sobre os apósto-los e a Virgem no Cenáculo é ainda o mesmo Espírito que nos impulsiona a sermos Igreja fiel e anunciadora da maior verdade sobre Jesus Cristo, ou seja, “DEUS O RESSUSCI-TOU E DISSO NÓS SOMOS TESTEMU-NHAS”. (At.3,15) Que a nossa vida seja um testemunho da nossa fé: CREIO NO ESPÍRI-TO SANTO.

Irmãos e irmãs, rezemos uns pelos outros e, juntos supliquemos, Vinde Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Que o nosso jornal do mês de maio leve a todos vocês, leitores, as bênçãos de Deus,pelo coração materno de Maria e a sabedoria do Espírito Santo, boa leitura!

Fraternalmente Pe. Paulo

MAIO

Dia 11- Missa dominical às 19:30

Dia 12 – Missa dominicais às 9h e 19:30 -Solenidade da Ascensão do Senhor (Dia das Mães)

Em todas as missas homenagem e bênção especial para as Mães

De 13 a 18 – Semana de Oração pela unidade dos Cristãos – Missa às 19:30

Dia 19 – Missa dominicais às 9h e 19:30 – Solenidade Pentecostes

Dia 26 – Missa dominicais às 9h e 19:30 –Solenidade da Santíssima Trindade

Dia 30 – Missa às 19:30 – Solenidade de Corpus Christi

JUNHODias 04, 05 e 06 Tríduo do Coração de Jesus

Dia 07 – Missa às 19:30 – Solenidade do Coração de Jesus

Dias 07,08,09 – FIJ da Ilha – Encontro de Preparação para a vida matrimonial

Dia 1 3 – Feriado Municipal – Dia de Santo Antônio – Festa na Catedral

Pentecostes: Creio no Espírito Santo

Pai, tu, sendo Deus, quiseste mostrar entre nós tua face materna... Por isso criaste todas as mães! Peço-te por minha mãe, sinal concreto e visível de teu amor entre nós. Multiplicai os seus dias em nosso meio!

Acompanha-a em todo riso e em toda lágrima, todo trabalho e toda prece, todo dia e toda noite!

Que tua bênção cubra de luz a vida de minha mãe para que, inundada de ti, ela seja sempre mais Presença do divino em minha vida. Amém!

Oração do jovem por sua mãe

Maio/ 2013 3

amaiamaiInformativo AMAI – Associação dos moradores e amigos da Ilha

GESTÃO EU AMO A ILHA

Na ultima quinta feira dia 02 de maio às 19h e 30m no Salão Paroquial da Igreja Católica, a AMAI reuniu com moradores, representantes da Polícia militar (Capitão Campos, Te-nente Felipe e policiais que fazem o trabalho de prevenção no Bairro.

A Ilha passa por um momento muito difícil com diversos furtos e roubos, além de tentativa de estupro. Houve uma grande participação da comunidade que juntos com diretoria da AMAI fizeram diversos questiona-mentos sobre a atuação policial e as responsabilidades da comunidade:• Uma das responsabilidades da co-

munidade é de evitar as doações se-jam de roupas, alimentos, e dinheiro para os andarilhos, pedintes, mendi-gos que circulam no bairro. Segun-do informações da polícia militar existem muitos criminosos infiltra-dos entre eles.

• Com as doações feitas pela comuni-dade inviabiliza o trabalho da As-sistência Social do Município, pois os moradores de rua acabam por recusar as ações do poder público como: Aluguel Social, internações para tratamentos de dependentes químicos, etc.

• Os moradores devem evitar deixar a mostras bicicletas, brinquedos, ou quaisquer outros pertences, mesmo que em ambientes trancados como garagem, pois isto chama a atenção para a ação criminosa.

• Precisamos reativar e expandir a Rede de Vizinhança Protegida. Pedi-mos aos moradores de cada quartei-rão, mobilize os vizinhos e Seja uma liderança de sua rede de vizinhos protegidos. De acordo com a polícia militar a prevenção é a melhor for-ma de evitar a criminalidade.

• O capitão Campos assumiu o com-promisso de agendar junto ao co-mando do Sexto Batalhão uma reu-

Segurança públicanião com a AMAI para discutirmos sobre a implantação de uma câmera do Olho Vivo para as balsas. Desta-camos que a ponte da ilha já possui uma câmera deste sistema.

• A comunidade cobrou da Polícia Militar a manutenção da prevenção no Bairro ressaltando que quando da existência da Bike Patrulha o índice de criminalidade chegou a quase zero.

Limpeza da Orla Informamos que será realizada

uma grande limpeza da orla do Rio Doce e que se estenderá até as mar-gens do rio. Serão retirados o máximo de espécimes invasores e árvores po-dres ou danificadas por cupins, que se-rão substituídas por espécies frutíferas e da flora do bioma local. Pedimos aos moradores que colaborem com a ma-nutenção da limpeza e na vigilância da orla evitando que pessoas a usem como local de despejo.

Agradecimentos da Gestão Eu Amo A Ilha

• A AMAI vêm a público agradecer os todos moradores que tem contribuí-do pela melhoria do bairro.

• Agradecemos a equipe deste jor-nal “A Voz da Ilha” pelo constante apoio às mobilizações para melhoria de nossa comunidade.

• Agradecemos ao empenho do Padre Paulo pela conscientização no dever cristão dos moradores em parti-cipar dos projetos comunitários.

• Um agradecimento especial ao Sr. Marcio Grossi pela elaboração do pro-jeto ambiental para a intervenção nas margens do rio doce através da poda e limpeza.

• Agradecemos ao Departamento de Limpeza Urbana da Secretaria de Serviços Urbanos e a Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Abaste-cimento pelo apoio no projeto.

Sucesso total!... aprovadíssimo o novo local das tradicionais “Barraquinhas da Ilha”,

com mais espaço, mais segurança, mais aconchego e as delícias de sempre!

Música ao vivo com:11 /05 - sábado - Rafael, Lucas e Jennifer12 /05 - domingo - Carlinhos18 /05 - sábado - Ailton19 /05 - domingo - Bellusenna25 /05 - sábado - Ailton26 /05 - domingo - Adalberto

Barraquinhas da Ilha!!!

Venha conhecer e confraternizar conosco nas noites de sábados e domingos de maio!

Entrada pela Av. Piracicaba e Rua 10.

4 Maio/ 2013A Voz da Ilha

Rua Ranulfo Álvares, 566 - Vila IsaFax:(33)3278-2561 / Cel.: 8431-8237

Trabalhamos com todo ramo de seguros:Auto, Residencia, Empresarial, Vida, Cartão de

Crédito, Transporte e Financiamento

Há mais de 30 anos de mercadoCobrimos qualquer oferta, venha conferir.

cedescedes CENTRO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA ILHA - CRECHE DA ILHA

Três turmas de Informática para adultos já foram realizadas este ano no CEDES, para satisfação nossa e de nossos alunos. Novas turmas serão

abertas, dependendo de sua inscrição. Venha participar conosco. Informações na secretaria do CEDES :

Rua 14, 850 – Ilha dos Araújos – Fone: 32718557

Nossa Senhora, Mãe de todas as Mães, “BENDITA ENTRE TODAS AS MULHERES”, é um bálsamo em meio a tanta violência no seio da fa-mília; um exemplo de vida que pode ajudar a resgatar os valores essenciais para uma convivência harmoniosa en-tre pais e filhos e consequentemente na sociedade.

Mãe amorosa, venceu todos os desa-fios para cuidar e proteger o filho ama-do.

Contemplemos, hoje, Maria , mu-lher e mãe, Cheia de Graça, Senhora do Mundo, escolhida por Deus para Mãe de Jesus, o Messias prometido, que mu-daria a história do mundo.

Do nascimento ao calvário e à res-surreição, Ela O acompanhou, cheia de

Falando de Maria, para Homengear as Mãesfé, coragem e esperança, tornando-se a Virgem de Nazaré e Senhora das Do-res.

Séculos se passaram e em todo o mundo os povos clamam por sua pre-sença, pedindo luz e proteção nas difi-culdades da vida, nas tentações e sedu-ções do mundo.

Nossa Senhora! Ela, Mãe de Deus e Nossa, é única. E é a Maria de tan-tos nomes e designações populares, de acordo com as situações que socorre: Nossa Senhora da Imaculada Concei-ção, Nossa Senhora das Graças, do Per-pétuo Socorro, Nossa Senhora de Lour-des, Rainha da Paz ...!

Maria de tantas virtudes, humilde e solidária tem o poder de ajudar a resta-belecer a valorização da mulher e mãe,

no mundo de hoje. Maria é nossa intercessora junto a

seu filho Jesus “Aquele que tudo pode” e, com as graças do altíssimo, certamen-te seremos atendidos. É comum dizer-se: Peça à mãe que o filho atende; e isso aumenta a nossa confiança. E Ma-ria tem uma paciência infinita com as nossas fraquezas... por essa razão nos sentimos bem à vontade para pedir.

Muitas vezes, no nosso coração, Ma-ria nos traz uma saudade de mães, tias e avós que já se foram; que tantas vezes nos tomaram no colo, ouviram nossas queixas, dores e decepções e cuidaram dos nossos machucados, com simples receitas que valem até hoje: conselhos, estórias, chazinhos, afeto, amor.

Mais que tudo isso, sentimos Maria

bem presente em nossa vida, quando nos calamos, cedemos a vez ao outro, perdoamos, promovemos a reconcilia-ção, evitamos a maledicência, a discór-dia, os excessos em tudo; quando re-nunciamos a nossa vontade , para que seja feita a vontade do Pai.

Finalmente, Maria é associada à ár-vore, ligada à terra: Ela é o tronco que contém a semente divina e nos oferece o seu fruto que é a vida e a palavra de Jesus, nosso Salvador.

Contemplar Maria, sentir Maria, seguir Maria é tudo que toda mãe deve fazer, para ser feliz. (Lili )

Às mães valadarenses a nossa ho-menagem, com as bênçãos do Senhor Jesus.

Grupo ELAS

No dia 19 de abril, as crianças do CEDES/Creche da Ilha, acompanha-das pelos Educadores e Coordenação se reuniram na Praça da Maçonaria, em Comemoração ao “Dia do Ín-dio”. No intuito de tornar o momen-to histórico objeto de conhecimento, os educadores cuidaram para que as crianças de forma lúdica homena-geassem os primeiros habitantes do Brasil.

Aconteceu no dia dois de maio, nas dependências do CEDES/Creche da Ilha, o se-gundo chá “Um Dedo de Pro-sa”. Contamos com a presença de um convidado especial Pe. Paulo Roberto Carlos Fernan-des, que iniciou a “Prosa” sen-sibilizando os presentes com o belíssimo poema de Cora Co-ralina “ NÃO SEI”.

O momento foi de reflexão ao abor-dar a temática da Família, Religiosi-dade e Fé. Pe Paulo contou com a in-teração dos convidados e a “prosa” se desenrolou com a leveza e veracidade de quem detém o conhecimento profun-do do assunto. Finalizou poeticamente com Fernando Pessoa “Não sei quantas

Chá “Um dedo de Prosa”

almas tenho”. Foi um encontro mágico que prosse-

guiu com um chá acompanhado de de-lícias e como não poderia faltar o bingo musical.

Fica os nossos agradecimentos ao Padre Paulo, bem como a todos que vieram prestigiar o evento.

Aconteceu no mês de Abril Caracterizadas as crianças “colori-

damente” cantaram, ouviram histórias, demonstrando o vasto repertório de aprendizagens adquiridas ao longo do trabalho realizado.

A presença dos familiares enrique-ceu o contexto cultural e tornou o mo-mento prazeroso.

Obs. Agradecimentos ao Sr. Paulo Cleber, pai da aluna Sophia (5 anos),

por nos ter cedido a sonorização.

Frequentemente ou-vimos pelos meios de comunicação, notícias dos sem teto e dos sem terra. Mas, existem tam-bém os denominados “sem voz”. São eles: os excluídos, marginaliza-dos, peregrinos, - des-qualificados, moradores de rua e outros.

A “SSVP” procura ajudá-los para eles se exprimirem por si mes-mo utilizando todos os recursos disponíveis colocando-se como seu porta voz e opondo-se contra toda discrimina-ção social que porven-tura venha acontecer com eles.

Como poderemos ajudá-los? Visitando-os, evangelizando, rezan-do com eles, levando alimento, enfim, resga-tando-os em sua digni-dade.

Pertencemos a um só rebanho apascenta-do por Jesus que nos ensina e cuida de nós. Ouçamos a sua voz e a

Vicentinos em ação

“A voz dos sem voz e sem vez”

vez dos excluídos quan-do nos pedem socorro. Repousemos no colo do Bom Pastor e Ele nós perdoará e nos curará dos nossos males. Obe-deçamos os “Manda-mentos”.

São Vicente de Paulo, certa feita afirmou que os pobres são nossos mestres e senhores. Je-sus disse também, neste mundo, pobres sempre tereis.

A economia rudi-mentar e as injustas es-truturas do Brasil, geram exclusões isolamentos e conflito de classes so-ciais. As lutas pelo po-der e “status” dificultam o progresso e relacio-namento. Visualizemos uma nova civilização de fé, amor e caridade, que apagam nossos pecados e seremos discípulos de Jesus.

Confrade: Élcio Fava Conferência Nossa

Senhora do Carmo Louvado seja Nosso

Senhor Jesus Cristo.

Visite a barraca de Caldos dos vicentinos.

Pastoral Familiar

Do alto da cruz, Jesus viu a Sua mãe e ao lado dela, o discípulo que Ele amava. Então disse à mãe: “Mulher, eis aí o seu filho.” E ao discípulo disse: “Eis aí a sua mãe.” E dessa hora em diante, o discípulo a recebeu em sua casa (Jo 19, 26-27).

Nós católicos, aprendemos desde peque-nos que Maria é a “Mamãe do Céu”. Quem de nós nunca assistiu a uma coroação ou até mesmo, nunca coroou? Aprendemos logo cedo a rezar a “Ave Maria” e outras orações marianas. Isso quer dizer que entendemos o que Jesus quis dizer quando pronunciou es-sas palavras. Ele quis que Maria cuidasse de nós, cuidasse da sua igreja como uma mãe cuida dos seus filhos. E nós então, os discípu-los amados, não ficamos órfãos, pois temos a certeza da mãe que intercede por nós e não se cansa de cuidar de cada um.

A nossa igreja nos ensina a ver Maria como mãe e não como “deusa”, conforme nos acusam alguns que não comungam da mesma fé. Por isso temos tantas festas ma-rianas e tantas celebrações durante o ano litúrgico. E é por isso também que aprende-mos a rezar o terço. Isso não nos torna idó-latras, até porque, ao mesmo tempo em que ela intercede (“Eles não tem mais vinho!” Jo 2, 3), também nos alerta que Ele é o Senhor (“Fazei tudo o que Ele disser!” Jo 2, 5). Ela nos dá aí, a certeza de que é preciso ouvi-lo e fazer a sua vontade. Ou seja, Ele é Deus, ela não. Então, não há dúvida que, a von-tade de Jesus é que tenhamos Maria como mãe e foi Ele quem a confiou a sua igreja. A chamamos por diversos nomes: Nossa Se-nhora Aparecida, Guadalupe, das Graças, etc., mas é a mesma Nossa Senhora, a mãe de Jesus.

Só que, muitas vezes, esquecemo-nos da segunda parte do versículo, quando Jesus disse ao discípulo: eis aí sua mãe. Naque-le tempo, quando uma mulher fosse viúva, sem filhos e não tivesse ninguém por ela, era marginalizada. Não podia mais fazer parte da sociedade e Jesus sabia disso. Por isso ele confia sua mãe ao discípulo e este a acolhe em sua casa. O mundo de hoje, com suas novas ideias e práticas, tenta nos confundir

“Mulher, eis aí o teu Filho. Filho, eis aí a tua Mãe.”

para não deixar que acolhamos Maria em nossas casas. Nem sempre nos preocupa-mos em ensinar aos nossos filhos o verda-deiro sentido e valor de “cuidar” de Maria na nossa fé. Muitas vezes nos calamos e aca-bamos por concordar com colocações que banalizam a importância de Nossa Senhora no projeto de amor do Pai, que a criou ima-culada, ou seja, sem a mancha do pecado, para que concebesse e desse à luz Jesus, o salvador. Numa de suas inúmeras canções, Pe. Zezinho-SCJ diz assim: “Como é bonita uma religião que se lembra da mãe de Je-sus, mais bonito é saber quem tu és. Não és deusa, não és mais que Deus, mas depois de Jesus, o Senhor, neste mundo ninguém foi maior!” E essa é a nossa igreja, essa é a nos-sa fé. A igreja que tem em Jesus, o Senhor, mas que não se esquece de que tem uma mãe que intercede, que cuida e que roga por cada um de nós.

Neste mês de maio somos convidados a participar das “barraquinhas” que, aliás es-tão muito boas, mas somos chamados tam-bém para estarmos presentes em cada ora-ção, em cada homenagem à Mãe de Deus e nossa, que são prestadas pela comunidade, como expressão da nossa fé, carinho e de-voção. E mais que isso, somos chamados a acolher Maria nas nossas casas, no nosso dia-a-dia e em todos os momentos e lugares que estivermos.

Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo!

Um forte e fraterno abraço e uma ben-ção especial de Maria Santíssima a todas as mães.

Beto da MarisaPastoral Familiar

Comunidade da Ilha.

● 31/05/2013 – Leonardo Rubin Reis e Lorena Temponi Boechat

Queremse casar

Maio/ 2013 5

Rua Ranulfo Álvares, 566 - Vila IsaFax:(33)3278-2561 / Cel.: 8431-8237

Trabalhamos com todo ramo de seguros:Auto, Residencia, Empresarial, Vida, Cartão de

Crédito, Transporte e Financiamento

Há mais de 30 anos de mercadoCobrimos qualquer oferta, venha conferir.

cedescedes CENTRO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA ILHA - CRECHE DA ILHA

Três turmas de Informática para adultos já foram realizadas este ano no CEDES, para satisfação nossa e de nossos alunos. Novas turmas serão

abertas, dependendo de sua inscrição. Venha participar conosco. Informações na secretaria do CEDES :

Rua 14, 850 – Ilha dos Araújos – Fone: 32718557

Nossa Senhora, Mãe de todas as Mães, “BENDITA ENTRE TODAS AS MULHERES”, é um bálsamo em meio a tanta violência no seio da fa-mília; um exemplo de vida que pode ajudar a resgatar os valores essenciais para uma convivência harmoniosa en-tre pais e filhos e consequentemente na sociedade.

Mãe amorosa, venceu todos os desa-fios para cuidar e proteger o filho ama-do.

Contemplemos, hoje, Maria , mu-lher e mãe, Cheia de Graça, Senhora do Mundo, escolhida por Deus para Mãe de Jesus, o Messias prometido, que mu-daria a história do mundo.

Do nascimento ao calvário e à res-surreição, Ela O acompanhou, cheia de

Falando de Maria, para Homengear as Mãesfé, coragem e esperança, tornando-se a Virgem de Nazaré e Senhora das Do-res.

Séculos se passaram e em todo o mundo os povos clamam por sua pre-sença, pedindo luz e proteção nas difi-culdades da vida, nas tentações e sedu-ções do mundo.

Nossa Senhora! Ela, Mãe de Deus e Nossa, é única. E é a Maria de tan-tos nomes e designações populares, de acordo com as situações que socorre: Nossa Senhora da Imaculada Concei-ção, Nossa Senhora das Graças, do Per-pétuo Socorro, Nossa Senhora de Lour-des, Rainha da Paz ...!

Maria de tantas virtudes, humilde e solidária tem o poder de ajudar a resta-belecer a valorização da mulher e mãe,

no mundo de hoje. Maria é nossa intercessora junto a

seu filho Jesus “Aquele que tudo pode” e, com as graças do altíssimo, certamen-te seremos atendidos. É comum dizer-se: Peça à mãe que o filho atende; e isso aumenta a nossa confiança. E Ma-ria tem uma paciência infinita com as nossas fraquezas... por essa razão nos sentimos bem à vontade para pedir.

Muitas vezes, no nosso coração, Ma-ria nos traz uma saudade de mães, tias e avós que já se foram; que tantas vezes nos tomaram no colo, ouviram nossas queixas, dores e decepções e cuidaram dos nossos machucados, com simples receitas que valem até hoje: conselhos, estórias, chazinhos, afeto, amor.

Mais que tudo isso, sentimos Maria

bem presente em nossa vida, quando nos calamos, cedemos a vez ao outro, perdoamos, promovemos a reconcilia-ção, evitamos a maledicência, a discór-dia, os excessos em tudo; quando re-nunciamos a nossa vontade , para que seja feita a vontade do Pai.

Finalmente, Maria é associada à ár-vore, ligada à terra: Ela é o tronco que contém a semente divina e nos oferece o seu fruto que é a vida e a palavra de Jesus, nosso Salvador.

Contemplar Maria, sentir Maria, seguir Maria é tudo que toda mãe deve fazer, para ser feliz. (Lili )

Às mães valadarenses a nossa ho-menagem, com as bênçãos do Senhor Jesus.

Grupo ELAS

No dia 19 de abril, as crianças do CEDES/Creche da Ilha, acompanha-das pelos Educadores e Coordenação se reuniram na Praça da Maçonaria, em Comemoração ao “Dia do Ín-dio”. No intuito de tornar o momen-to histórico objeto de conhecimento, os educadores cuidaram para que as crianças de forma lúdica homena-geassem os primeiros habitantes do Brasil.

Aconteceu no dia dois de maio, nas dependências do CEDES/Creche da Ilha, o se-gundo chá “Um Dedo de Pro-sa”. Contamos com a presença de um convidado especial Pe. Paulo Roberto Carlos Fernan-des, que iniciou a “Prosa” sen-sibilizando os presentes com o belíssimo poema de Cora Co-ralina “ NÃO SEI”.

O momento foi de reflexão ao abor-dar a temática da Família, Religiosi-dade e Fé. Pe Paulo contou com a in-teração dos convidados e a “prosa” se desenrolou com a leveza e veracidade de quem detém o conhecimento profun-do do assunto. Finalizou poeticamente com Fernando Pessoa “Não sei quantas

Chá “Um dedo de Prosa”

almas tenho”. Foi um encontro mágico que prosse-

guiu com um chá acompanhado de de-lícias e como não poderia faltar o bingo musical.

Fica os nossos agradecimentos ao Padre Paulo, bem como a todos que vieram prestigiar o evento.

Aconteceu no mês de Abril Caracterizadas as crianças “colori-

damente” cantaram, ouviram histórias, demonstrando o vasto repertório de aprendizagens adquiridas ao longo do trabalho realizado.

A presença dos familiares enrique-ceu o contexto cultural e tornou o mo-mento prazeroso.

Obs. Agradecimentos ao Sr. Paulo Cleber, pai da aluna Sophia (5 anos),

por nos ter cedido a sonorização.

Frequentemente ou-vimos pelos meios de comunicação, notícias dos sem teto e dos sem terra. Mas, existem tam-bém os denominados “sem voz”. São eles: os excluídos, marginaliza-dos, peregrinos, - des-qualificados, moradores de rua e outros.

A “SSVP” procura ajudá-los para eles se exprimirem por si mes-mo utilizando todos os recursos disponíveis colocando-se como seu porta voz e opondo-se contra toda discrimina-ção social que porven-tura venha acontecer com eles.

Como poderemos ajudá-los? Visitando-os, evangelizando, rezan-do com eles, levando alimento, enfim, resga-tando-os em sua digni-dade.

Pertencemos a um só rebanho apascenta-do por Jesus que nos ensina e cuida de nós. Ouçamos a sua voz e a

Vicentinos em ação

“A voz dos sem voz e sem vez”

vez dos excluídos quan-do nos pedem socorro. Repousemos no colo do Bom Pastor e Ele nós perdoará e nos curará dos nossos males. Obe-deçamos os “Manda-mentos”.

São Vicente de Paulo, certa feita afirmou que os pobres são nossos mestres e senhores. Je-sus disse também, neste mundo, pobres sempre tereis.

A economia rudi-mentar e as injustas es-truturas do Brasil, geram exclusões isolamentos e conflito de classes so-ciais. As lutas pelo po-der e “status” dificultam o progresso e relacio-namento. Visualizemos uma nova civilização de fé, amor e caridade, que apagam nossos pecados e seremos discípulos de Jesus.

Confrade: Élcio Fava Conferência Nossa

Senhora do Carmo Louvado seja Nosso

Senhor Jesus Cristo.

Visite a barraca de Caldos dos vicentinos.

Pastoral Familiar

Do alto da cruz, Jesus viu a Sua mãe e ao lado dela, o discípulo que Ele amava. Então disse à mãe: “Mulher, eis aí o seu filho.” E ao discípulo disse: “Eis aí a sua mãe.” E dessa hora em diante, o discípulo a recebeu em sua casa (Jo 19, 26-27).

Nós católicos, aprendemos desde peque-nos que Maria é a “Mamãe do Céu”. Quem de nós nunca assistiu a uma coroação ou até mesmo, nunca coroou? Aprendemos logo cedo a rezar a “Ave Maria” e outras orações marianas. Isso quer dizer que entendemos o que Jesus quis dizer quando pronunciou es-sas palavras. Ele quis que Maria cuidasse de nós, cuidasse da sua igreja como uma mãe cuida dos seus filhos. E nós então, os discípu-los amados, não ficamos órfãos, pois temos a certeza da mãe que intercede por nós e não se cansa de cuidar de cada um.

A nossa igreja nos ensina a ver Maria como mãe e não como “deusa”, conforme nos acusam alguns que não comungam da mesma fé. Por isso temos tantas festas ma-rianas e tantas celebrações durante o ano litúrgico. E é por isso também que aprende-mos a rezar o terço. Isso não nos torna idó-latras, até porque, ao mesmo tempo em que ela intercede (“Eles não tem mais vinho!” Jo 2, 3), também nos alerta que Ele é o Senhor (“Fazei tudo o que Ele disser!” Jo 2, 5). Ela nos dá aí, a certeza de que é preciso ouvi-lo e fazer a sua vontade. Ou seja, Ele é Deus, ela não. Então, não há dúvida que, a von-tade de Jesus é que tenhamos Maria como mãe e foi Ele quem a confiou a sua igreja. A chamamos por diversos nomes: Nossa Se-nhora Aparecida, Guadalupe, das Graças, etc., mas é a mesma Nossa Senhora, a mãe de Jesus.

Só que, muitas vezes, esquecemo-nos da segunda parte do versículo, quando Jesus disse ao discípulo: eis aí sua mãe. Naque-le tempo, quando uma mulher fosse viúva, sem filhos e não tivesse ninguém por ela, era marginalizada. Não podia mais fazer parte da sociedade e Jesus sabia disso. Por isso ele confia sua mãe ao discípulo e este a acolhe em sua casa. O mundo de hoje, com suas novas ideias e práticas, tenta nos confundir

“Mulher, eis aí o teu Filho. Filho, eis aí a tua Mãe.”

para não deixar que acolhamos Maria em nossas casas. Nem sempre nos preocupa-mos em ensinar aos nossos filhos o verda-deiro sentido e valor de “cuidar” de Maria na nossa fé. Muitas vezes nos calamos e aca-bamos por concordar com colocações que banalizam a importância de Nossa Senhora no projeto de amor do Pai, que a criou ima-culada, ou seja, sem a mancha do pecado, para que concebesse e desse à luz Jesus, o salvador. Numa de suas inúmeras canções, Pe. Zezinho-SCJ diz assim: “Como é bonita uma religião que se lembra da mãe de Je-sus, mais bonito é saber quem tu és. Não és deusa, não és mais que Deus, mas depois de Jesus, o Senhor, neste mundo ninguém foi maior!” E essa é a nossa igreja, essa é a nos-sa fé. A igreja que tem em Jesus, o Senhor, mas que não se esquece de que tem uma mãe que intercede, que cuida e que roga por cada um de nós.

Neste mês de maio somos convidados a participar das “barraquinhas” que, aliás es-tão muito boas, mas somos chamados tam-bém para estarmos presentes em cada ora-ção, em cada homenagem à Mãe de Deus e nossa, que são prestadas pela comunidade, como expressão da nossa fé, carinho e de-voção. E mais que isso, somos chamados a acolher Maria nas nossas casas, no nosso dia-a-dia e em todos os momentos e lugares que estivermos.

Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo!

Um forte e fraterno abraço e uma ben-ção especial de Maria Santíssima a todas as mães.

Beto da MarisaPastoral Familiar

Comunidade da Ilha.

● 31/05/2013 – Leonardo Rubin Reis e Lorena Temponi Boechat

Queremse casar

6 Maio/ 2013A Voz da Ilhaapostoladodaoração

Continuando sua História:Consultando O Livro de Ata do A.O., Verifica-

mos que a primeira Presidente, D. Maria dos Anjos foi escolhida pelo o Pe. Henrique (Diretor do A.O.), para ser Presidente de Honra do A.O..E na segunda reunião realizada aos dezoito dias do mês de agosto de 1.963, na “Capela de Nossa Senhora Aparecida, Pe. Henrique nomeou para Presidente do A.O. a Sra. D. Jandira de Magalhães Cota ,e para secretá-ria a Sra. D. Lamy Lobato Antônio.

A vocação dos fiéis ao apostolado inclui duas condições básicas:

- União vital com Cristo ( Oração e Eucaristia )- Atividade externa ( ação apostólica )Sendo assim : Uma vez realizada a Fundação do

A.O., mãos a obra. Em seguida foi discutida a orga-nização de uma festa para os dias 07 e08 de setem-bro do corrente ano, em benefício da construção da Igreja de N.S. Aparecida ,padroeira de nossa Paró-quia. A sugestão foi aprovada por unanimidade.

OutubrO/ 63, mais uma reunião. Nesta reunião, Pe. Henrique procedeu a nomeação de D. Maria de Lourdes Barbalho, para Vice Presidente e D. Terezinha Soares Oliveira, Para segunda secre-tária.

JaneirO/ 64, foi entregue parte do dinheiro arrecadado, para o Seminário, a pedido do Bispo, D. Hermínio Malzone Hugo. Pe. Henrique comu-nicou também sobre a viagem que faria a sua Terra Natal, para estar com sua família e participar da Boda de Diamantes ( 60 anos de casados de seus pais). Os presentes desejaram-lhe uma viagem feliz e um breve regresso.

Nas demais reuniões muitas outras atividades foram sugeridas, discutidas ,solicitadas e realizadas. O sr. João Carvalho solicitou das Sras. Do aposto-lado da Oração, mais cooperação na divulgação do Jornalzinho da nossa Paróquia “,A Voz da Ilha”, procedendo a entrega de impressos próprios a al-guns membros do A. O .,para organizar novas as-sinaturas e renovação das já existentes. Em seguida D. Maria de Lourdes Barbalho fez um apelo a todas presentes, para comparecerem a uma Concentração de senhoras em protesto a realização de um comí-cio Comunista na cidade.

MarçO/64, Com a ausência de Pe. Henrique as reuniões passam a serem dirigidas pela a Sra. Presidente: D. Jandira de Magalhães Cota. D. Ma-ria de Lourdes faz uso da palavra para fazer uma

palestra sobre o Comunismo e novamente faz um apelo a todas as associadas presentes para começa-rem a grande Concentração Cívica a realizar-se dia 31 de Março do ano em curso.

Desta vez D. Maria de Lourdes volta a fazer uso da palavra, falando, sobre os festejos do mês de maio, solicitando que todos os membros do A. O. co-laborassem o máximo, para maior brilhantismo des-tes festejos. Fez correr entre os presentes uma lista de contribuição, para pagamento das despesas com a Banda de Música e fogos para a primeira noite da festa, a cargo do apostolado. Foi discutido e aprova-do também o aumento das mensalidades p/ as asso-ciadas: Cr$10,00(dez cruzeiros) para Cr$20,00(vinte cruzeiros).

Da data de fundação do A.O., até abril de 1.964,as reuniões mensais, foram realizadas na Capela de N.S. Aparecida na Ilha dos Araújos. Em maio do corrente ano a reunião já foi realizada em nossa Igreja Matriz de N.S. Aparecida, ainda em construção.

MaiO - D. Jandira Magalhães Cota, falou que o mês de junho é dedicado ao” Sagrado Coração de Jesus”, pediu aos membros do apostolado para aprofundarem em suas orações, agradecendo e lou-vando o S.C. de Jesus. Sugeriu que aos domingos, or-ganizassem leilões e barraquinhas após a Missa, cuja a renda será encaminhada para a continuidade da construção da nossa Igreja Matriz e foi aprovada.

JunhO - D. Maria de Lourdes leu no Jornal “ Lar Católico” alguns trechos sobre a intenção deste mês e sobre as orações que os membros do apostola-do devem fazer todos os dias.

JulhO - Pe. Henrique de volta da viagem á Ho-landa sua Terra Natal e volta a presidir as reuniões. Fez comentários pormenorizado de sua viagem e da Festa de “ Boda de Diamante de seus pais. Em se-guida fez um levantamento das intenções que cons-tam no Boletim Mensal do A.O. referente ao mês de junho. Foram o seguinte: Missas 177 – comunhões 156 – terços 226 – visitas ao Santíssimo Sacramento 332 – mortificações 72 – jaculatórias 910 – atos de zelo 103 – atos de caridade 204.

agOstO - Pe. Henrique leu um artigo publica-do no Jornal, “ Lar Católico sobre as obrigações do A.O.. Nesta reunião foi feita entrega de fitas ás asso-ciadas: Sras. Célia Henriques Castro, Maria Francis-ca de Jesus e as senhoritas: Maria do Carmo Silva e Maria Alexandra Silva.

Pe. Henrique recomenda não faltar a Hora Santa

de quinta- feira. Pediu para cantar os hinos do A.O. . Nesta reunião ficou resolvido, “criar o Coro do A.O.”.

Aumento de mais 04 (quatro) zeladas: Adelina Alves do Nascimento, Tereza Moreira Bragança, Josefa Brito da Silveira e Hermínia Cândida de Oli-veira .

Pe. Henrique faz uma importante palestra sobre a Liturgia e o significado do Beijo ao Altar realizado durante a celebração da Sta. Missa. Distribuiu rifas para angariar fundos em benefício da construção da Igreja. Fez outra palestra dando continuidade a da Reunião anterior, ( Liturgia) Sobre as oferendas e o significado dos Paramentos.

D. Jandira apresenta uma sugestão:” campanha do ovo”. Para que cada pessoa que for assistir a Missa dê um ovo em benefício p/ a construção da Igreja. Esta campanha estenderá até a Páscoa.

JaneirO/65 - Pe. Henrique faz outra palestra explicativa sobre: atos de zelo, de caridade, e mor-tificações a serem introduzidas na celebração da Santa Missa a partir do mês de março. Pediu p/ que cantassem e ajudassem o povo cantar na hora da Missa. Quase ninguém cantava e há tantos hinos bonitos que o A.O. deve saber.

Por sugestão de D. Maria de Lourdes Barbalho, foi lido pela a Sra. D. Maria de Lourdes Vasconce-los um artigo publicado no Mensageiro do Çoração de Jesus, Em seguida D. Teresinha Soares Oliveira usou da palavra propondo adoção de medidas com relação aos membros do apostolado que faltam continuadamente aos trabalhos.

MaiO/65 - Pe. Henrique solicitou aos mem-bros do A.O. a ornamentação da Igreja, e que se esforçassem para utilizar apenas flores naturais. Aceita a proposta foi feita em seguida a distribui-ção de datas entre os presentes, para iniciarem esta responsabilidade. Chegou o seu trigésimo ani-versário de sacerdócio, (junho/65). As zeladoras e zeladas presentes combinaram a compra de um presente para homenagear o nosso Vigário, nes-ta data de grande significação, também para seus paroquianos. Julho /65,não foi possível a leitura, letras apagadas). Agosto/65- Presença do Sr. João Carvalho, que fez uma palestra sobre a necessidade da Vacinação contra “ varíola.- Setembro /65 Con-tinuando as atividades, foi discutido e estabelecido as datas de 08.09 e 10 de outubro p/ realização de barraquinhas e leilões, (renda empregada na const.

Ano Jubilar do Apostolado da Oração!

Maio/ 2013 7

Zeladora - Maria da Glória de Assis

Ballet Márcia Paiva(33) 3271-1696 / 9191-1441

Ballet Clássico/ Ballet Moderno

Local: Colégio Lourdinas

apostoladodaoração

Da Igreja) .Responsabilidades: primeira noite A.O., segunda noite Liguistas, Terceira noite Pia união. Falou sobre as obrigações do A.O. de comunicar aos padres os endereços de pessoas doentes q/ de-sejam receber a visita do Padre.

nOveMbrO/65: não foi possível fazer a leitu-ra. Houve uma interrupção de reuniões. ( de novem-bro/ 65 a março/66). Nesta reunião o diretor aparece com o nome de : “ Cônego Henrique e mostrou aos membros do apostolado o “Anel e Faixa” represen-tativos de seu cargo. Em nome do A.O. D. Terezinha Soares Oliveira fez uma saudação ao Cônego Hen-rique por sua promoção. Abril/66 – Cônego Henri-que apresentou ao apostolado um quadro belíssimo, representação das famosas telas de Diego de Rivera para fazer uma rifa, p/ sorteio em 29 de junho do ano em curso, em benefício p/ construção da Igreja. ( responsabilidade do A.O.). Falou sobre o aniversá-rio da Diocese e da Rádio Por um Mundo Melhor. Convidou os presentes para assistirem a Missa em Ação de Graças q/será celebrada em 09 de junho. Novamente fala sobre a Liturgia dando explicações e fazendo perguntas sobre o assunto. Tratado diversos assuntos para a festa que seria realizada no dia 29. Comunicou q/ dentro de alguns dias seria iniciada a construção do Jardim da Infância. Vários assuntos foram tratados a respeito do apostolado.

agOstO/66, dia 29. Cônego Henrique deu a Benção da “ Pedra Fundamental” do Jardim da In-fância e da Escola Doméstica. Foi uma cerimônia simples, mais de grande importância para todos nós. Após a Benção o Sr. Cônego mostrou a pedra da construção, e pediu a todos q/ colaborassem o máximo para o rápido andamento da obra, cuja a construção estaria a cargo das damas do A.O.. O Sr. João Carvalho compareceu a reunião para dar expli-cações sobre a planta da obra. Setembro- D. Terezi-nha falou sobre a campanha dos dez amigos, expli-cando como deveria ser a distribuição dos “ cartões” entre os membros do apostolado, para conseguir mais recursos p/as obras da nossa Igreja, do Jardim da Infância e Escola Doméstica. Outubro- Cônego Henrique faz palestra sobre os Dez Mandamentos ressaltando a obrigação que todos tem , em ajudar ao próximo, tanto material como espiritualmente. Suge-riu também e ficou estabelecido q/ em cada reunião uma dama do apostolado faria leitura e explicação sobre o “catecismo”. D. Terezinha distribuiu mais cartões da campanha dos dez amigos. Novembro- O

apostolado contou com a presença do Sr. Professor Antônio Albim e diversos membros da Liga Jesus Maria e José q/ vieram tratar de assuntos sobre a possível anexação da Escola q/ está sendo construí-da pela Paróquia ao Colégio Estadual. Foi feito tam-bém um levantamento das professoras residentes na Ilha que pudessem lecionar na Escola. Em seguida os Srs. Cônego Henrique, Professor Antônio Albim e os Liguistas retiraram a fim de visitar as instalações da Escola em construção.

interrupçãO: de dezembro de 66 a feverei-ro de 97. – Cônego Henrique fala sobre a Asp “ Associação Paroquial, ”. Trata-se de uma associa-ção para dar assistência aos pobres da Ilha, fican-do o A.O. encarregado de promover a assistência que consta de ensinamentos sobre todos os traba-lhos domésticos. Sugeriu ao apostolado contratar e manter uma zeladora para a Igreja. Foi aprovada por todos, à Sra. Luzia Pinheiro de Carvalho coube a incumbência de arrecadar mensalmente as con-tribuições para esta finalidade. Junho/67- Reunião dirigida por D. Maria de Lourdes Barbalho. Ficou decidido q/ a coleta do apostolado teria um acrés-cimo e cada membro daria uma contribuição sepa-radamente para ajudar no pagamento da Zeladora da Igreja . Ficou decidido que na reunião seguinte seria efetuada a Eleição da nova diretoria.

Obs: As reuniões mensais eram sempre diri-gidas por Pe. Henrique .Em sua ausência pela a Sra. Presidente, D. Jandira de Magalhães Cota, na falta dos dois: D. Maria de Lourdes Barbalho presidia a reunião. Iniciava sempre com a leitura do Boletim Mensal, cânticos e orações de cos-tume. Em algumas reuniões fazia-se a leitura da Intenção Geral e Intenção Missionária Também. Todas as festas realizadas na Igreja: mês de maio, junho, outubro e outras, ficava toda a organiza-ção sob a responsabilidade do A.O., e sempre o primeiro dia da festa, o festeiro era o apostolado. Parece que toda vez que entrava mais membro para o A.O., procedia a entrega de fitas. En-cerrava a reunião fazendo a coleta mensal, apre-sentação das atividades do Tesourinho : Missas, comunhões, terços, visitas ao S. Sacramento, etc. Matéria transcrita do Livro de Ata do Apostola-do da Primeira gestão do A.O. da Igreja de Nossa da Ilha dos Araújos: Período de 18/ 08/ 1.964 a 30/07/1.967,-- Presidente, D. Jandira Maga-lhães Cota.

Aniversariantes do mês Maio04 – Maria Conceição F. Caldas05 – RosalinaR. Ribeiro 11 – Célia Henrique Castro12 – Ruth Soares14 – Djanira F. Matos 20 – Elizabete Barros dos Santos 24 – CléciaDamázio24 -Maria Olga Ferreira de Arrudas

Parabéns! Felicidades!Hoje é dia de alegria, de louvar e agradecer a Deus pelo dom da

vida! Que o S. C. de Jesus continue derramando sobre vocês todas as bênçãos e graças, que lhes são necessárias!!! Rezaremos pra vocês

Aniversariantes do mês Abril04– Eny Carvalho Gomes05- Maria Aurora Almeida09 – Deniara Ferreira Santos24 – Lígia S. Ferreira

Que o S. Coração de Jesus as Cobre de graças e bênçãos. Cotem com nossas orações!

Parabéns! Felicidades!

Homenagem em memória póstuma a D. Maria de Lour-des Barbalho, Foi pioneira desbra-vadora atuante do nosso A. O., sem medir esforços, sempre presente em todas as ativi-dades recomenda-das ao apostolado, como pode verificar na matéria do Jornal. Hoje se encontra-se celebrando sua Páscoa Definitiva, junto ao Sagrado Coração de Jesus ! Dai-lhes, Se-nhor, o repouso eterno e brilhe para ela a vossa luz!

Ano Jubilar do Apostolado da Oração!

8 Maio/ 2013A Voz da Ilha

dízimodízimodízimo ANIVERSARIANTES DIZIMISTAS - MÊS DE MAIO

01/05 - Rita de C. Cota Silva01/05 - Paulo César de Miranda Faria 02/05 - Adelia Casarin Oliveira 02/05 - Robson Geraldo da Silva02/05 - Maria Soares Alves Vieira 03/05 - Gilca Mª de Carvalho de Almeida 04/05 - Vitor Augusto Oliveira Barros 04/05 - Maria Natália E. Rausch Silva 04/05 - Rinara de Magalhães Coelho 06/05 - Juber Neves da Silva 06/05 - Wânia Mara Magalhães 06/05 - Katiene Santos de Matos 06/05 - José Maria Carvalho Pinto 07/05 - Zilah Bittencourt Guerra 08/05 - Rosalina Rodrigues Pinheiro 09/05 - Ederlani do Carmo Santos

10/05 - Maria Eunice Ferrari 11/05 - Aleida Leto Neiva 11/05 - Flávio Carvalho de Almeida 12/05 - Christiane Falci Mota S. Spíndola 12/05 - Ruth Soares 13/05 - Fatima Catarina Gomes 13/05 - Cristiano Martins de Melo 13/05 - José Mauro da Silva 13/05 - Maria das Graças C. N. Freire13/05 - Natalícia Ferreira Martins 14/05 - Lorna Costa Bahia 15/05 - Diego Brandão Pacini 15/05 - Schirley Rausch Novoa 15/05 - Osvaldir José Correa 16/05 - Marcelo Hildo Modenese 17/05 - Angela Maria Damázio Teixeira

18/05 - Ana Beatriz de Freitas Sevidanes18/05 - Bernardo Mendes Hott 18/05 - Maria Auxialiadora B. Moreira18/05 - Giovana Carvalho S. Alvarenga 19/05 - Leonardo Alves Bregues 19/05 - Lizeta Saúde Vieira 19/05 - Stalin Neves Pinheiro 20/05 - Adriano Aparecido Dias Rezende 20/05 - Maria Aparecida Pereira dos Reis 20/05 - Maria Rosangela Coelho Mendes 21/05 - Matheus Silva Menezes 21/05 - Marilene Batista Curtinhas 22/05 - Janine Damásio 22/05 - Wilson Campos Coelho Neto23/05 - Clecia Dutra Damazio 24/05 - Julia Millen Silveira C. Oliveira

24/05 - Maria Olga Ferreira de Arruda25/05 - Layza Cristina Dornelas Lopes25/05 - Evane Maria de Oliveira 26/05 - Rilde França Sampaio 27/05 - Maisa Xavier P. de Brito 27/05 - Cláudia Américo da Silva Huebra 27/05 - Leiliane Dias Oliveira 28/05 - Maurício Nascimento de Almeida 29/05 - Maria Lillohammer Liborio 29/05 - Roseny de Paula Mafra 30/05 - Liliane Moura Silva 30/05 - Maria Geraldo Machado 30/05 - Milton Mendes Botelho 31/05 - Ana Maria Gomes da Rocha 31/05 - Lucas Moreira de Oliveira 31/05 - Flávio Guedes Araújo

A vocês, queridos e queridas dizimistas, parabéns e que as bênçãos deus sejam abundantes em suas vidas! (Equipe da pastoral do dízimo)

Aniversarios de Casamento:02/05 - Stalin Neves Pinheiro e Naíla Sales Oliveira Pinheiro04/05 - Ivanilde Medeiros Groberio e Milton Groberio05/05 - Maria Cristina S. de Carvalho e José Maria de Carvalho Pinto06/05 - Marilene Gusmão de Oliveira e Dinaldo de Oliveira07/05 - Túlio Márcio Lemos Mota Naves e Cláudia Roberta Fernandes S. Naves07/05 - Rosangela Maria Onério e Marco Polo Ferrari08/05 - Maurício Lacerda Mendonça e Ana Maria Arêdes09/05 - Viviane Coelho de Oliveira e Pedro de Oliveira11/05 - Sonia Maria Perpetuo B. Menezes e Jose Luiz de Menezes11/05 - Cornélio Rodrigues Lacerda e Maria Carmelita Lacerda12/05 - Maria Tereza Xavier Dutra e Aladir Pereira Dutra13/05 - Ramiro Wanderley Dutra e Helf Campos Dutra15/05 - Romário Ribeiro e Marlene Ludgero Ribeiro15/05 - Adilsom Rodrigues Coelho e Vanda Mariza Pinto Coelho18/05 - Ozana Martins Perpétuo e José Said Perpétuo18/05 - João Lunardi e Maria Lilian de Oliveira Lunardi

19/05 - Ieda Coelho Aguiar e Francisco Toledo de Aguiar20/05 - Mary Lucia Ferreira da Cunha e Antonio Rodrigues da Cunha20/05 - Maria de Lourdes A. Pereira e Isaias Martins21/05 - Eduardo Kenedy da Silva Pereira e Andrea Sena Almeida22/05 - Terezinha Adelina A. Caldeira e Divino Pastor Caldeira23/05 - Ana Maria Alves Chaves e Fernando Chaves23/05 - Maria Aparecida Pereira dos Reis e Jair Pereira Alves24/05 - Ieda Maria Vila Nova A. Avelino e Hamilton Avelino da Silva24/05 - Fabiano Wantuil de Oliveira e Maristela de A. Wantuil25/05 - Neusa Coelho de Paula Silva e Adertonio Cezario da Silva25/05 - Adalto Pinto Andrade e Flávia Cristina25/05 - Natalina Gardoni Soares e Waldemar Jose Soares31/05 - Maria da Penha S. Brito e Vulmar Carvalho de Brito31/05 - Maria de Fátima Moura Silva e Walter Lourenço da Silva

TELE-JÓIAS - CONSERTOS

E também NaturaPronta entrega

Praça Itatiaia, 344 Apto. 201 - Ilha dos Araújos

3271-4044 / 9102-9374Jairinho

Aviário da IlhaMERCEARIA E SACOLÃO

Rua 12, 26 - 3275-1191

DENGuESE VOCÊ aGIR,

PODEMOS EVITaR.

Maio/ 2013 9

Veja no demonstrativo financeiro onde o seu dízimo está sendo aplica-do e alegre-se por ajudar a realizar estes trabalhos a serviço da Igreja,

da Comunidade e dos Irmãos menos favorecidosMuito bem servo bom e fiel, como foste fiel no pouco eu lhe confiarei mais (MT 25, 23)

Atenção:As missas de responsabilidade

da pastoral do dízimo acontecem todo 3° sábado e domingo do mês. Agende para não esquecer.

PASTORAL DO DÍZIMO - INFORMA

ACEITAMOS CONVÊNIOS, CONSULTE-NOS

* São Lucas Saúde* Cemig Saúde

* BioMed * Vitallis

* Plano Pasa/Vale* Correios * IPSM

* IPREM/MG

Dízimo: você colaboraA comunidade agradeceE Deus recompensa

Faça a experiência sendo Dizimista em sua comunidade!

Reunião da pastoraldo dízimo toda

2ª terça-feira do mês.Se você deseja conhecer a pastoral

venha participar conosco.

AniversAriAntes: 07/05 – Maria rosário Fátima Bahia 24/05 – Maria Olga Ferreira de Arruda

• Oração sensível, palpável, de agradecimento a Deus por o que nos dá;

• Oração de louvor a Deus nos-so Pai, único Pai bom rico;

• Reconhecimento de que todos somos irmãos, irmãos dife-rentes, mas iguais em direi-tos e deveres;

• Confirmação de que não fa-zemos deste mundo morada perene: só preparamos a fu-tura;

• Partilha de bens entre todos, na comunidade;

• Testemunho concreto de que somos apenas administrado-res dos bens que Deus, tem-porariamente, nos confiou;

• Doação sagrada, não importa a quantidade, e sim a genero-sidade: não conta quanto se

Sublime Dízimo!És...

dá, mas como se dá;

• Prova de nossa confiança filial em Deus Pai;

• Ato sagrado de Cristão liber-to, como é o dizimista, en-tende a liberdade dos filhos de Deus;

• Enriquecimento espiritual, proporcionando pela doação de bens materiais;

• Sinal de fé na vida eterna, onde tudo será de todos para sempre.

10 Maio/ 2013A Voz da Ilha

Idade FelizGrupO

O Grupo Idade Feliz surgiu em atendimento à Cam-panha da Fraternidade 2003 cujo tema foi Fraternidade e Pessoas Idosas.

A proposta da Campanha foi articular os movimentos que já desenvolviam ações com os idosos. Desta forma o grupo Melhor Idade foi transformado em Pastoral do Ido-so, com o nome Idade Feliz.

No item 229 a Campanha propunha: “promoção de encontros, festas apropriadas, momentos de diversão e jogos para idosos, passeios e excursões, incentivo a contatos e fortalecimento de laços sociais”.

Na celebração de Ação de Graças pelos 10 anos do gru-po, participamos de uma Missa presidida pelo Pe. Paulo, com a participação de todos que ajudaram o grupo duran-te este período.

Após a missa foi oferecido um lanche para os convida-dos com a animação musical do Jean, filho da Mivalda.

Com muita alegria e diversão enceramos as comemorações no clube faisão Resort em Ipatinga. Foi um dia inesquecível.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre nossa programação para 2013, fale conosco, ou compareça às nossas reuniões aos sábados.

Valesca Damásio Fone: 3273.3310

anos10

MISSA EM ACAO DE GRAÇAS

GALERA ANIMADAPARABÉNS

NA ONDA DA PISCINA PESCARIA DA VOVÓ

BATE PAPO ANIMADO

BRINCADEIRAS NO ONIBUS

Maio/ 2013 11

AgendA dA CAtequese Sábados e domingos - Barraquinhas e coroação18 – Reunião Equipe Diocesana de Catequese

catequese

anIveRsaRIantes

MAio07 Victor Coelho Neves Moreira09 Ana Cecília Machado Felipe13 Pedro Provete Matias13 Gabriell Henrique Marques Hott18 Camila Mendes Batalha Hott18 Bernardo Mendes Hott22 Wilson Campos Coelho Neto25 Gabriel Gonçalves Rigo26 Beatriz Rodrigues Fialho28 Felipe Maia Machado28 Maria Elisa Andrade Mendes29 Mateus Temponi de Assis Fernandes31 Larissa Reis de Souza31 Jhully Rízila dos Anjos Pereira

CATEQUISTAS E AjUDANTES

07 Gzmary Agnes Rezende Boaventura18 Bernardo Mendes Hott27 Leiliane Dias Oliveira

Parabéns, Felicidades!!Que seu aniversário seja um dia de comemorações

e muitas bênçãos para você. Feliz aniversário!

ANIVERSARIANTES COROINHAS Parabéns ao ANIVERSARIANTE CO-

ROINHA, que Deus derrame sobre você mui-tas bênçãos pela intercessão de São Tarcísio e de São Domingos Sávio aumentando-lhe a pie-dade e o desejo sincero de Servi-lo sempre com alegria.

• 04/05 – Vitor Augusto Oliveira Barros• 18/05 – Bernardo Mendes Hott• 28/05 – Felipe Maia Machado• 29/05 – Mateus Temponi

Seguir a Cristo exige de nós um “sim” diário. E este mês é dedicado àquela que, apesar de todas as conse-qüências, disse o sim mais humilde e perfeito. Maria, mãe querida, como não te amar? Viver nossa fé saben-do que a mãe do de Jesus, disse SIM mesmo sabendo dos julgamentos que sofre-ria, nos torna ainda mais alegres, fortes e confiantes, pois isso nos torna ainda mais firmes em acreditar no amor de Deus para conos-co. E é inevitável tê-la como exemplo de decisão, de amor, de fé e de renúncia. Ainda que jovem e não ca-sada, foi escolhida por Deus para que gerasse seu filho, mostrando ao mundo mais uma vez o seu poder! En-tender os mistérios de Deus não é simples, e talvez isso nem nos caiba, mas admirar a beleza com que Ele reali-za suas obras é maravilhoso. Agradecemos mãezinha, pelo teu amor, tua renúncia e tua dedicação, e desejamos ardentemente sermos iguais na humildade e na renún-cia, sabendo que o Senhor nunca nos abandonará.

Este mês é ainda dedica-do às mães, e falar delas não é uma tarefa fácil, mas reco-nhecemos que são o nosso primeiro amor. Dedicamos à

Grupo Arrarai

Renúncia e Humildade

vocês o nosso carinho e res-peito, e agradecemos por te-rem nos acolhido com tanto amor, e por dedicarem suas vidas, seu tempo, seus tra-balhos à nós, ainda que por muitas vezes não sejamos merecedores. À vocês mães nossas mais singelas home-nagens e um Feliz dia Das mães, desejando que vocês sejam como Nossa Senhora, e se entreguem ao amor de Deus e saibam nos conduzir no caminho dEle, para que sejamos sempre exemplos.

Estes são os votos do Grupo de Jovens Arrarai

Lembretes: FIJ – For-mação Integral de Jovens, nos dias 7,8 e 9 de Junho em nossa Paróquia. Ins-crições abertas - Fichas disponíveis com Jenniffer beatriz e sandra Pitanga. As inscrições deverão ser feitas na própria igreja.

Aguardamos você jovem a partir dos 15 anos, para este encontro maravilhoso com o senhor!

“Se alguém quer vir após mim,negue-se a si mesmo, e tome cada dia sua cruz,e siga-me. “Lucas 9.23

A coordenação Grupo de Jovens Arrarai

Aconteceu na catequese

“Senhor Deus, Pai de Amor, Bondade e Misericórdia. Cristo nosso Senhor. Espero a sua ajuda para que minhas falas, desejos e afirmações se tornem práticas. Amém!”

“Senhor, peço que eu e todos os jovens sejamos do bem e que cresçamos na igreja e façamos a Vossa vontade. Amém!”

PERSEVERANÇA II

Pré Catecumenato Eucarístico homena-geia Padre Paulo pelo seu aniversário:

12 Maio/ 2013A Voz da Ilha

Galeria InfantilGaleria Infantil

Homenagem da Catequese para todas as mamães da Paróquia da Ilha: