12
Jornal da parÓQuia de nossa senhora aparecida - rua 10, 46 - ilha dos araÚJos - gov. valadares/mg - www.paroQuiadailha.com.br ano Xlvi - nº 743 - governador valadares - abril/ 2012- distribuição gratuita A Voz da Ilha Ano Jubilar 1962 2012 Leia nesta edição: Programação da Semana Santa Páginas 06 e 07 Nasceu o sol da Páscoa gloriosa, Ressoa pelo Céu um canto novo. Exulta de alegria a terra inteira. Dos abismos da morte e da tristeza Sobe o Senhor Jesus à sua glória, Libertando os antigos Patriarcas. Sem saber que o sepulcro está vazio, A guarda, vigilante, testemunha O poder do Senhor ressuscitado. Rei imortal, contigo glorifica Neste dia de glória os que em Teu nome renasceram das águas do Batismo. E desça sobre a Igreja e sobre o mundo, Como penhor de paz e de esperança, A luz da tua Páscoa esplendorosa. Cantemos a Deus Pai e a seu Filho, Louvemos o Espírito de amor, Agora e pelos séculos sem fim. (Da liturgia das Horas)

A Voz da Ilha - abril 2012

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Jornal "A Voz da Ilha" - Paróquia N. S. Aparecida, Ilha dos Araujos, Governador Valadares-MG - abril 2012

Citation preview

Page 1: A Voz da Ilha - abril 2012

Jornal da parÓQuia de nossa senhora aparecida - rua 10, 46 - ilha dos araÚJos - gov. valadares/mg - www.paroQuiadailha.com.br

ano Xlvi - nº 743 - governador valadares - abril/ 2012- distribuição gratuita

A Voz da IlhaA

no Jub

ilar

1962

2012

Leia nesta edição: Programação da Semana SantaPáginas 06 e 07

Nasceu o sol da Páscoa gloriosa,Ressoa pelo Céu um canto novo.Exulta de alegria a terra inteira.

Dos abismos da morte e da tristezaSobe o Senhor Jesus à sua glória,Libertando os antigos Patriarcas.

Sem saber que o sepulcro está vazio,A guarda, vigilante, testemunhaO poder do Senhor ressuscitado.

Rei imortal, contigo glorificaNeste dia de glória os que em Teu nomerenasceram das águas do Batismo.

E desça sobre a Igreja e sobre o mundo,Como penhor de paz e de esperança,A luz da tua Páscoa esplendorosa.

Cantemos a Deus Pai e a seu Filho,Louvemos o Espírito de amor,Agora e pelos séculos sem fim.

(Da

litur

gia

das H

oras

)

Page 2: A Voz da Ilha - abril 2012

2 Abril/ 2012A Voz da Ilha

- Horário de Missas: Quartas-feiras, Sábados, Domingos: 19h30/Domingo: 9h com crianças.

- Adoração ao Santíssimo todas as Quintas-feiras às 16h. Na primeira Terça-feira do mês, responsável: Pe. Paulo.

- Atendimento Paroquial (Secretaria): de Segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.- Atendimento Pastoral: Terça-feira: Visita aos doentes / Quarta e quinta-feira, das

09 às 11h.- Sexta-feira: Confissão individual de 9h às 11h.- Às primeiras Sextas-feiras: Missa às 19:30h

Diretor responsável: Padre Paulo Roberto Carlos FernandesCoordenação geral: Maria Lúcia Cotta Soares

Diagramação e Impressão: Inforgraf (3275-5444)Jornal da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Ilha – 3275-1720

Av. Paranaíba, n° 256 – Ilha dos Araújos – Site: www.paroquiadailha.com.br – E-mail: paró[email protected]

agenda PaROQUIaLpalavradopároco

Artigos Odontológicos

F: 3271-7195www.dentalibituruna.com.br

Dr. Geraldo M. MourãoCRF/MG - 4729

Dr. Marcos V. MourãoCRF/MG - 4610

Dr. Thiago M. MirandaCRF/MG - 15083

NOSSO PÁROCO INFORMA – AGENDA

Um abraço fraterno a todos e todas, reafirmando os meus mais sinceros votos de uma Feliz e

Santa Páscoa! Pe. Paulo

Caros irmãos e irmãs, o nosso jor-nal a Voz da Ilha, deste mês de abril chega às suas mãos levando os nos-sos votos de uma Páscoa muito Santa e Feliz para você e toda a sua família. Para que isto se tornasse uma reali-dade, fomos convidados, no início da Quaresma, a buscarmos a conversão sincera do coração simbolizada nas cinzas sobre nossas cabeças e na voz da Igreja: “Convertei-vos e crede no Evangelho”! – Oxalá, todos e todas tenham aproveitado bem este tempo favorável de conversão e de salvação, no qual o apelo foi constante e as oportunidades, inúmeras, lembrava o refrão: “Ao Pai voltemos, pois se grande é o nosso pecado, maior é o seu coração!

Ao iniciarmos a Semana Santa façamos uma retrospectiva da nossa caminhada quaresmal, recordando-nos que no primeiro domingo fomos ao deserto com Jesus e aprendemos com Ele a vencer as tentações, de-pois subimos com Ele a Montanha, testemunhamos o esplendor da sua glória e ouvimos a voz do Pai a nos revelar: “Este é o meu filho amado, escutem o que ele diz”!

E assim, descemos a montanha com Jesus para sermos testemunhas do que vimos e ouvimos.

No domingo seguinte, vimos a sua santa ira ao expulsar os cam-bistas do templo, em defesa do zelo pela casa do Pai. Estupefatos com a sua coragem profética, alegramo-nos com substituição do templo de pedras pelo seu próprio corpo fla-gelado, assassinado na cruz, sepul-tado e por fim, Ressuscitado, novo Templo e local de adoração do Pai,

em Espírito e Verdade. Aprende-mos ainda, que “Deus amou tanto o mundo que deu o seu filho unigê-nito para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16), motivo da grande alegria e certeza da realização da profecia de Isaías: “Alegra-te, Jerusalém! Reuni-vos, vós todos que a amais; vós que estais tristes, exultai de alegria! Sa-ciai-vos com a abundância de suas consolações”. (Is 66,10s)

E como se não bastasse, o Mestre quis concluir nos ensinando: “Se o grão de trigo cai na terra e não morre fica só um grão de trigo, mas se mor-re, então produz muito fruto.”(Jo 12,24) É Ele o próprio grão de trigo que vai até as últimas consequências do amor, para que de fato, a nossa Páscoa seja Santa e Feliz.

Aproveitem esta Semana San-ta para participar das celebrações propostas e, se ainda não o fizeram, façam uma boa confissão individu-al, como nos pede a Mãe Igreja e assim, morramos com Cristo para os nossos pecados para com Ele ressurgirmos para uma Vida Nova, na qual a saúde seja plena se difun-da sobre a terra, conforme o desejo de Deus em Eclo 38,8 e o apelo da Campanha da Fraternidade.

DA PALAVRA DO VIGÁRIO

Site da Paróquia da Ilha está sendo reestruturado. Isso torna-rá sua manutenção mais ágil, portanto, as atualizações serão mais frequentes e fáceis de se-rem feitas.

Tentaremos permitir uma maior interatividade com os usu-ários do site.

Um novo leiaute também foi criado, inspirado na nova logo-marca da paróquia, que completa

Novo site da paróquia

50 anos da sua instalação.As pastorais terão um espaço

próprio no site, e seus coorde-nadores serão quem publicarão as notícias.

Aguardem e confiram as no-vidades.

De 01 a 08 – Semana Santa (ver programação)Dia 16 – Abertura da Escola de Pais do Brasil às 19:30

Se todos os habitantes da Ilha cumprissem os seus deveres de estado, a nossa comunidade seria forte, próspera, sadia, santa, abençoada por Deus.

(palavras de Pe. Henrique do arquivo do Jornal a Voz da Ilha nº 66 – ano 2 de 25/04/1965)

Eu como Pároco da Ilha, reafirmo as palavras do Vigário, tão atuais, e se me permitem, eu acrescentaria: “se todos os habitantes da Ilha e os nossos administradores políticos cumprissem os seus deveres e os últimos as suas promessas de campanha... o nosso bairro/comunidade seria tudo isto que o Vigário disse, e mais, seria limpo!

Page 3: A Voz da Ilha - abril 2012

Abril/ 2012 3

O batismo é o mais belo e o mais magnífico dom de Deus. Chamamo-lo de dom, graça, unção, iluminação, veste de incorruptibilidade, banho de re-generação, selo, e tudo que existe de mais precioso. Dom, porque é conferi-do àqueles que nada trazem; graça, porque é dado até a culpados; Batismo, porque o pecado é sepultado na água; unção, porque é sagrado e régio (tais são os que são ungidos); iluminação, porque é luz resplandecente; veste, porque cobre nossa vergonha; banho , porque lava; selo, porque nos guarda e é sinal do senhorio de Deus.

(são gregório nazianzo)responsáveis: cida e genoveva

Aviário da IlhaMERCEARIA E SACOlÃO

Rua 12, 26 - 3275-1191

ReminicênciasEm 16 de outubro de 1963,

há quase 50 anos, partindo de um modelo existente na Fran-ça, nascia a Escola de Pais do Brasil – EPB.

Seus fundadores, religiosos da Igreja Católica, não subordi-naram o movimento à sua igre-ja, tornando-o aberto as todos os casais e familiares indepen-dente de raça, condição social e credo religioso ou político.

A CPB é uma instituição particular, voluntária e gratuita, aberta à família, aos colégios Conselhos Tutelar e a todos os interessados na educação e orientação de crianças e jovens.

Nossa metodologia é na-cional. Realizamos 10 círcu-los de debates, um tema por semana, no horário de 19:30 às 21:00hs. Inicia-se no próxi-mo dia 16/04 mais um círculo de debates aqui no Centro Pa-roquial da Ilha.

A EPB de Gov. Valadares já

Extraído do Jornal a Voz da Ilha de 11 de abril de 1965 – Ano 2 – nº 66

Era assim na história antiga:Numa cidade instalava-se um grupo de

cristãos. Nada diziam. Nada pregavam. Apenas IMPRESSIONAVAM. Impressio-navam pelo testemunho.

Eram testemunhos do único argumento que realmente arrasta. Argumento contun-dentemente sedutor, cuja força não logram resistir nem mesmo os corações mais empe-dernidos - o TESTEMUNHO DO AMOR.

Os cristãos amavam-se. Queriam-se bem.

E os pagãos supersticiosos, acostuma-dos ao ódio, avezados à desconfiança, educados na incompreensão, quedavam-se surpresos ante o testemunho do amor. “Vede como eles se amam”. Como se que-rem bem! Como se compreendem!

Algo havia naquelas existências tão co-muns que as colocava tão fora do comum. Algo imperceptível, o bastante para tornar-lhes perceptível o testemunho do amor.

Amor que apagava nobrezas, amor que enobrecia escravidões, amor que fraterniza-va na unidade escravos e senhores, servos e princesas, tribunos e serviçais. Amor que fundia um só estilo de vida abastados e po-bres, doentes e sãos, matronas compradoras escravas vendidas.

Somente depois disso, depois de apalpar com os próprios olhos o amor vivido, con-creto AMOR-FATO é que eles se acercavam dos primeiros cristãos para arrancar lhes o segredo. DESCOBRIAM O CRISTO, no ARGUMENTO DO AMOR.

Era assim a história antiga...Na história do cristianismo moderno é

assim: pregamos muito, criamos obras as-sistenciais gigantescas, abrimos escolas co-

realizou estes círculos várias pa-roquiais e escolas de nossa cida-de, tais como: Ilha dos Araújos, Bairro de lourdes, Vila Bretas, Santa Rita, Santa Helena, Mãe de Deus , Baguari e Colégio Ti-radentes.

Você é nosso convidado. A messe é grande.

EPB instituição a serviço da família.

(Aloísio e Heloisa / Artil e Magda / Izaías e Lourdes - 3275-4024)

CAMPANHA DA FRATERNIDADEDom Hermínio Malzone Hugo

Vede como se amam!légios. Vamos à imprensa, ao rádio, à tele-visão. Borborinhamos numa estafante vida apostólica. Riscamos os mapas das ações, dos países, das cidades com o sulco marcan-te de nosso apostolado.

Mas, lamentavelmente, esquecemo-nos do argumento fundamental: o TESTEMU-NHO DO AMOR.

É isto que nos falta: - querermo-nos bem! Amarmo-nos como irmãos! Compreender-mo-nos como homens! Respeitarmo-nos como filhos de Deus, naturezas particulares do mesmo Pai.

Se estamos construindo um reino que é de amor, por que usamos mais amor na sua construção? Se estamos a serviço de um Deus que é amor, por que fazemos do amor o verdadeiro serviço de Deus?

Não substituamos o amor pela eti-queta. Não troquemos o amor que Cris-to nos trouxe, por esse farisaico verniz social que não passa de um disfarce da hipocrisia. Amemo-nos como cristãos, não como fariseus. Se houvéramos posto mais amor em nossa convivência social, não precisaríamos de substituir a leitura do Evangelho pelos cursos de relações humanas.

Queiramo-nos bem, de fato. O amor-fato, o amor realidade, o amor exemplo o amor estilo de vida, e esse somente esse é que tornará fecundo e produtivo e sedutor o nosso apostolado.

O CRISTO de nossos argumentos bíbli-cos, litúrgicos e teológicos, será bem mais facilmente entendido se assimilado quando aqueles que se acercarem de nós e entre nós o Cristo-amor o Cristo-Vida, o único que traz felicidade à nossa vida.

_ Aconteceu dia 18/03 a celebração do Batismo das se-guintes crianças:

• ALANNA NOEL BOSSANELLI INGALSBE• FERNANDA PERON VIEIRA• LUIZ MIGUEL FERNANDES GONÇALVES

_ O próximo Encontro de Preparação para o Batismo será

Pastoral Batismo

Você sabia???

A Pastoral do Batismo informa:dia 05/05 das 14hs às 18hs. Favor fazer a inscrição com antecedência na Secretaria da Paróquia.

Ao fazer a inscrição para o Batismo, os pais deverão apresentar o comprovante do Encontro de preparação dos padrinhos.

Page 4: A Voz da Ilha - abril 2012

4 Abril/ 2012A Voz da Ilha

Tanto pode nos fazer lem-brar o conserto de alguma coisa ou a compensação de um prejuízo causado, como também a observação com cuidado. Quando se fala em “reparação” ao Coração do Bom Jesus, também nos lem-bramos de “observar com cuidado”. Isto é, ficarmos alertas para as necessidades

Idade FelizGrupo

04 – Eny Carvalho Gomes05 – Maria Aurora Almeida

apostoladodaoração

Aniversariantes do mês de Abril:

Que seu aniversário seja um dia de comemorações e chuvas de graças e bênçãos do Sagrado Coração de Jesus para você. Parabéns! Felicidades!

Apóstolo da Oração – Testemunha da Ressurreição

Somos passageiros do longo trem da vida! Nossos cabelos brancos andam a procura das tin-tas que os deixam mais jovens e das oportuni-dades que fazem nossos dias mais saborosos – aquela famosa procura de qualidade de vida.

Viajar esta incluída nos deliciosos sabores da terceira e Feliz Idade. Sei que há paradisíacos luga-res para se conhecer e bem perto de nós estão verdadeiras fontes de juventude a nossa espera.

logo ali em linhares tem um belo parque da Vale à nos-sa espera. O Grupo Idade Fe-liz vai lá e gostaria muito que você fosse um dos passageiros do nosso ônibus.

lazer baratinho e com di-versão programada pelos orga-nizadores técnicos da Vale.

Reserva Ecológica da Vale

Procure a Valesca (3273 - 3310) e saiba todos os detalhes.

Não espere, pois este pas-seio será logo agora no mês de abril.

Dia 28 de abril parte nosso ônibus para um lindo sábado de lazer.

Você é um convidado mui-to especial!

Depois de um longo verão com o sol castigando a marca dos 40 graus, vamos passar por um ou-tono e inverno cheios de surpresas meteorológicas. Sol, pouca chuva, espera de um frio dos sonhos e assim vamos contando os meses à espera da linda primavera. Sei que ela demora um pouco ainda, mas, na rapidez que a vida anda, o me-lhor mesmo é nos programarmos. O Grupo Idade Feliz, já pensando em setembro, programou aquela famosa viajem a praia. Grussai, no litoral

SESC Mineiro de Grussai

fluminense, foi a escolhida. Esta-mos esperando você, pois é preci-so fazer a reserva, já pré-agenda-da, com o SESC, e com o carnê

pagamos suavemente. É preciso renovar as ener-

gias, para o novo final de ano! Delicie-se com as fotos, e pro-cure a Valesca (3273 - 3310), para ser passageiro dessa de-liciosa aventura.

Venha se hospedar no SESC – Mineiro/Grussaí: Um cenário repleto de beleza entre lagos e jardins tropicais.

Viveiro de mudas produz milhões de unidades

Contemplo, em silêncio, o imenso coração de Jesus. Suas mãos repletas de chagas dire-cionam meu olhar. Uma mão toca o coração coroado de es-pinhos, que entorna lágrimas de sangue, e a outra se abre para nós, seus fieis reunidos! Ela nos acolhe com ternura, como irmãos e irmãs... e nos convida a permanecer unidos na Esperança da promessa da Ressurreição, mesmo entre es-pinhos e lágrimas.

Abrigados por sua mão fra-terna, ouvimos atentamente as Escrituras e partilhamos o Pão eucarístico. Sentimos nos-so coração arder como o dos discípulos de Emaús: “Nosso coração arde quando Ele nos explica as Escrituras e parte o pão” (ver lc 24, 32,35). Ao

mesmo tempo, nossos cora-ções se perguntam: como fazer arder os corações abatidos, an-gustiados e desesperançados?

A experiência pascal dos discípulos de Emaús nos ilu-mina: Jesus Cristo acompanha os discípulos, fazendo arder seus corações, ao lhes explicar as Escrituras e ao partir o pão (ver lc 24, 32,35). E depois de os discípulos terem os corações a arder, voltam para Jerusalém, a fim de anunciar o que acon-tecera no caminho de Emaús. Nesse episodio fascinante, po-demos aprender: quem quiser fazer arder o coração do pró-ximo precisa, ele mesmo, antes deixar-se arder.

É preciso sentir e saborear, no mais íntimo de nós, o amor de Deus em nosso cotidiano,

mesmo nas tempestades das dúvidas e nas sombras das in-certezas. Essa experiência estu-penda permite reconciliarmo-nos com as feridas do passado e suas dores, para “curar os outros corações despedaçados e cuidar dos seus ferimentos” (Sl 146,3), em palavras e ges-tos de acolhida fraterna e amor gratuito.

Como os discípulos de Emaús, peçamos: “Ó Coração de Jesus, nossas vidas e ressurrei-ção, fornalha ardente de amor, aquece nossos corações! Perma-nece conosco! Envia-nos para evangelizar, para ser testemu-nhas, com a alegria da promessa da Ressurreição, e para construir o Reino de Deus na tua Justiça, a força do teu Amor!”.

Fonte: Mensageiro do coração de Jesus

Zeladora - Maria da Glória de Assis

Parabéns! Felicidades!09 – Deniara Ferreira Santos24 – lígia S. Ferreira

“Reparar”:de nossos irmãos e nossas irmãs. Os queridos Vicenti-nos vivem “reparando”, para descobrir a pobreza envergo-nhada e escondida, a fim de socorrê-la. Então “reparam”, consertam situações difíceis! Os Associados do AO tam-bém vivem este lado bonito da “reparação”, sabendo que visitar o doente, o aflito e o

pobre em suas necessidades é a “verdadeira e pura religião” (Tg 1,27).

Quando há tantos que nem sequer olham para os “lázaros” nas suas portas (lc 16,20), o Apóstolo da Oração abre bem os olhos para vê-los e acudi-los! O Sagrado Cora-ção agradece!

Fonte: Mensageiro do coração de Jesus

Page 5: A Voz da Ilha - abril 2012

Abril/ 2012 5

cedescedes CENTRO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA ILHA - CRECHE DA ILHA

Rua Ranulfo Álvares, 566 - Vila IsaFax:(33)3278-2561 / Cel.: 8431-8237

Trabalhamos com todo ramo de seguros:Auto, Residencia, Empresarial, Vida, Cartão de

Crédito, Transporte e Financiamento

Há mais de 30 anos de mercadoCobrimos qualquer oferta, venha conferir.

av. Minas gerais, 372 - Centro CeP:35010-150 - gov. Valadares/Mg

Fone: (33) 3271-1755

Passagens aéreas nacionaise internacionais, cruzeiros e

pacotes de viagens

Idade Feliz

Prezados amigos:durante a quaresma e no dia a dia de nossas vidas, vi-

mos nos preparando para a Páscoa de Jesus. Nesse tempo favorável, à luz da Palavra de deus e em consonância com a Campanha da Fraternidade/2012, procuramos refletir e enxergar melhor a realidade que nos cerca, para um agir mais consciente, concreto e solidário, em favor dos irmãos mais necessitados.

Pedimos, humildemente, a Jesus que continue ilumi-nando e reorientando as nossas vidas para um “sim” com-prometido com os seus ensinamentos.

Paz, alegria e esperança a todos. Feliz Páscoa !

direção do Cedes.

M o m e n t o muito valioso de interação entre os que têm objetivos em comum.

Foi este en-contro de pais e professores que marcou o início de uma parceria em prol de uma educação saudável e feliz de mais de 100 crianças atendidas pela Creche da Ilha.

Os pais conheceram a roti-na, os objetivos propostos, os projetos que serão desenvol-vidos e ouviram das profes-soras as atividades feitas com as crianças, as brincadeiras,

Dia 08 de março, dia in-ternacional da mulher ganhou destaque no CEDES. Todo trabalho nesse dia foi voltado para uma reflexão acerca da mulher e seu posicionamento nos dias atuais.

A semana começou com os preparativos para que as mulhe-res fossem recebidas no dia 08 de março com toda homenagem e festividade merecida e conquis-tada ao longo dos anos. Todos foram envolvidos a equipe do CEDES, equipe pedagógica e de professoras da Creche da Ilha.

Tudo pronto! O primei-ro grupo homenageado foi às mães das crianças atendidas na creche. O trabalho foi desenvol-vido pela psicóloga do CEDES Márcia Inês Mendes dos San-tos que falou para mulheres que além de mães de crianças ainda menores de 6 anos, são traba-lhadoras e em muitos casos responsáveis pelo sustento da família. Mulheres que no corre e corre do trabalho e criação da família esquecem da sua impor-tância na construção social. Foi uma reflexão que trouxe parti-cipação de todos os presentes inclusive dos homens.

CEDES comemora o dia Internacional da Mulher

Encontro de pais/professoras

que como diz o texto que foi lido, são muito importantes: “...Quando você me pergunta o que fiz na escola hoje, e eu digo, eu brinquei, por favor não me entenda mal, porque en-quanto eu brinco estou apren-dendo. hoje sou criança e meu trabalho é brincar”

No início da noite as ho-menageadas foram às mulhe-res do grupo Tempo de Viver no I Chá Um Dedo de Prosa de 2012. Momento de grande participação e também de re-flexões ricas em experiências e também carregadas de novos aprendizados. Afinal as mulhe-res estão em constante apren-dizado e buscando inovações. Mães, avós, bisavós todas com um brilho no olhar capaz de conquistar o mundo com mais qualidade de vida e energia, que disposição esse grupo!

E por falar em disposição não poderíamos de dar desta-que ao Grupo “ElAS”, mu-lheres que se entrosam, que buscam lazer, atualização

sem se esquecerem do servi-ço que as movem e mostram que seus 27 anos foram cons-truídos e deram vida princi-palmente a Creche da Ilha, que hoje cresceu e quantos frutos puderam colher. Para-béns pelo trabalho! Mulheres vitoriosas!

A mulher tem papel e im-portância seja em que etapa da vida esteja começando uma fa-mília ou com ela já criada. Seu valor não tem preço. Sua capa-cidade sem medida. Sua criati-vidade e força sem tamanho. E sabem de uma coisa, isso tudo sem perder sua feminilidade, sua doçura que tanto cativam e fazem a diferença nos dias atuais.

Convite: O CEDES convida para o 2º Chá “Um Dedo de Prosa” de 2012,

“Gripo Tempo de Viver”. que acontecerá no dia 13 de abril, às 18:30h, com a participação da professora de yoga Maria das Graças da Silva.

Mensagem De Páscoa

DENGuESE VOCÊ aGIR,

PODEMOS EVITaR.

Page 6: A Voz da Ilha - abril 2012

6 Abril/ 2012A Voz da Ilha

“É Clássico e Moderno”

Local: Colégio Lourdinas –Ilha

Fones: (33) 3271-1696 / 9191-1441

Márcia PaivaBallet

Programa da Semana Santa 2012

DIA 01/abril - DOMINGO DE RAMOS EDA PAIXÃO DO SENHOR

Missas às 9h com Bênção dos Ramos 19:30 - Entrada solene e Bênção dos Ramos(Pedimos a todos que tragam ramos para a Bênção – de preferência, Ramos medicinais)– Coleta da Campanha da Fraternidade em todas as Missas.

Celebramos este domingo, fazendo memória da entrada de Jesus em Jerusalém e sendo aclama-do pelas multidões, que em festa e empunhando ramos nas mãos aclamavam: “Hosana ao Filho de Davi, bendito o que vem em nome do Senhor.”

Qual o sentido de nós repetirmos este gesto? - Como cristãos batizados e crismados, temos o direito e o dever de anunciar e testemunhar Jesus Cristo morto e ressuscitado todos os dias de nossas vidas. O ramo em nossa mão é sinal da Vitória de Cristo e também da nossa vitória n’Ele, por Ele e com Ele, não apenas depois da morte, mas no dia a dia do nosso existir.

DIA 02/abril – SEGUNDA FEIRA –

Manhã de espiritualidade e confissão para os padres.Às 19:30 – Retiro Quaresmal- partilha

Um não existe sem o outro e os dois juntos se tornam a vivência do mandamento novo que o Mestre deixou.

-Terminada a Missa, o Santíssimo será levado para uma capela especial e os fiéis são convidados a en-trar em Vigília de Adoração com Ele, atendendo ao seu pedido:Não podem vocês vigiar uma hora comigo? HORÁRIO PARA A VIGÍLIA DE ADORAÇÃOApós a Missa até 22h – Apostolado da Oração e Pas-toral do DízimoDe 22h às 23h – VicentinosDe 23h às 0:00 Grupo Arrarai e Jovens em geral

DIA 06/abril – SEXTA FEIRA SANTA

(Dia de jejum e abstinência de carne e de vícios)Lembre-se do que diz o salmista no salmo 50: “Meu sacrifício é minha alma penitente, um cora-ção arrependido, ó meu Deus não desprezais.”De 06h às 07h – Ministros extraordinários da Sa-grada Comunhão e Pastoral da SaúdeDe 07h às 08h _ Pastoral Familiar e Pastoral do Batismo De 08h às 09h _ Clube de Mães e Grupos de re-flexãoDe 09h às 10h _ Catequistas e Catequizandos do Pré Catecumento e Catecumento Eucarístico - Movimento Fé e Luz

DIA 03/abril -TERÇA FEIRA – Às 6:00 – Missa

Às 15:30 (confissão dos coroinhas)

- Às 19:30 - CELEBRAÇÃO PENITENCIAL PARA TODA A COMUNIDADE

DIA 04/abril - QUARTA FEIRA –

Às 10h confissão individual até ás 12h (confissão dos coroinhas)Das 15:30 às 17h

aTenÇÃo: Estes horários são reservados para con-fissões sacramentais e não para direção espiritual. Uma confissão que foi bem preparada anteriormen-te ela não toma mais do que cinco minutos.- Para fazer uma direção espiritual, marque um ou-tro horário fora da Semana Santa.

Às 19:30 - Missa com a Celebração das Sete Do-res de Nossa Senhora

DIA 05/abril – QUINTA FEIRA SANTA – Às 9h Missa do Crisma na Catedral.

Qual o sentido desta missa? - É também chamada a Missa da unidade, porque o Bispo reúne em tor-no de si todos os sacerdotes da diocese, e nesta ocasião eles fazem a renovação das promessas sacerdotais. Nesta missa, o bispo abençoa os San-tos Óleos que serão usados nos Sacramentos do Batismo, Crisma, Ordem e Unção dos Enfermos.

INÍCIO DO TRÍDUO PASCAL O Tríduo Pascal é uma grande celebração única, que começa hoje com a Missa Vespertina e só termina com Vigília do sábado. Ele é a festa mais importante da Igreja.

Às 19:30 missa vesperTina da ceia do senhor

- Com a cerimônia do lava-pés e Transladação do Santíssimo Sacramento.Qual o sentido desta celebração? – Aqui começa a celebração da Páscoa, pois sabendo que iria morrer, Jesus celebrou a última ceia com os seus apóstolos e nela ele institui os sacramentos do Sacerdócio cristão e da Eucaristia. (simbolizados, um na bênção e partilha do pão e do vinho e o outro no lava-pés como serviço).

Page 7: A Voz da Ilha - abril 2012

Abril/ 2012 7

Às 19:30 - A nossa comunidade vai se reunir na área atrás da igreja, onde vamos iniciar a liturgia com a aco-lhida, preparação do círio pascal e a bênção do fogo.Em seguida, faremos a caminhada da luz com o Círio Pascal para a igreja, aclamando: Eis a luz de Cristo: Demos graças a Deus!

- Chegando à igreja, entoaremos solenemente a pro-clamação da Páscoa é um canto solene que proclama esta noite como a noite mais feliz entre todas as ou-tras, porque o Cristo vence as trevas da Morte e Res-suscita. Neste canto se convida os anjos e santos e todo o universo com os homens e mulheres de boa vontade para louvar, bendizer e agradecer a Deus por tamanha bondade e poder em ressuscitar Jesus Cris-to, garantindo-nos assim, a salvação e a libertação do julgo do pecado.

II MOMENTO: LITURGIA DA PALAVRA

A liturgia da palavra nesta noite é especial, começa-se com a proclamação da palavra de Deus, desde a criação, passando pelos momentos mais importantes da história da salvação. São ao todo sete leituras do Primeiro Testamento, uma Epístola (carta) do Segundo Testamento acompanhados de um salmo responsorial e um trecho do Evangelho. Para a nossa espiritualidade, vale a pena tomar a Bí-blia Sagrada e já lê-los antecipadamente em casa, para ouvi-los com o coração bem aberto e feliz : (Seguem as citações)I LEITURA - (Gênesis, 1,1.26-31) (Forma breve) - Acompanha-se o Salmo 104/103II LEITURA - (Gênesis, 22,1-2.9-13.15-18) (Forma breve) - Acompanha-se o Salmo 16/15III LEITUA - (Êxodo 14,15-15,1) - Acompanha-se o cântico do Ex 15.IV LEITURA – (Isaías 54,5-14) - Acompanha-se o Sal-mo 30/29V LEITURA – (Isaías 55,1-11) - Acompanha-se o can-tico de Is 12VI LEITURA – (Baruc 3,9-15.32-4,4) - Acompanha-se o Salmo 19/18BVII LEITURA (Ezequiel 36,16-28) – Acompanha-se o Salmo 42/41VIII LEITURAS–(Carta de Paulo aos Romanos 6,3-11)- Acompanha-se o Salmo 118/117EVANGELHO -(Mc 16,1-7)

Programa da Semana Santa 2012

“vivamos a alegriada ressurreiÇÃo,na cerTeZa de Que

o senhor vive e esTÁ conosco”!

TENHAM UMA FELIZE SANTA PÁSCOA!

De 10h às 11h _ Catequistas e catequizandos da Perseverança e Pré Catecumenato CrismalDe 11h às 12h _ E.A.C e jovens do Catecumenato Crismal

Às 15h – solene aÇÃo liTÚrgica da morTe do senhor – Com a Adoração, o beijo da cruz e a Sagrada Co-munhão. – Traga a sua oferta para ajudar os lugares sagra-dos na terra Santa(este é o momento mais importante do dia, esta celebração substitui a Missa, pois este é o único dia do ano em que não se celebra missa.)

DIA 07 - SÁBADO SANTO – (Dia de silêncio e oração)

A capela do Santíssimo estará aberta a partir das 6h para visita, oração pessoal e silenciosa até às 18h. – Ainda não é Sábado de Aleluia e de festa. É sába-do da expectativa, do silêncio da Igreja que aguarda pela Ressurreição do seu Senhor.

O ALELUIA PASCAL será proclamado somente à noite na celebração da Vigília

–Às 19:30 - SOLENE VIGÍLIA PASCAL – É a cele-bração mais especial da Igreja, onde cantamos: Ó NOITE DE ALEGRIA VERDADEIRA, QUE UNE DE NOVO O CÉU À TERRA INTEIRA.

Entenda que esta celebração é muito mais do que uma Missa, é a noite da nossa Páscoa Cristã. – Se possível, venha de roupa branca ou clara fes-tiva, recordando a nossa veste batismal). - Após a Vigília, Confraternização de Páscoa, no pátio interno, para os que par ticiparam da cele-bração. A celebração da Vigília Pascal acontece em quatro momentos, a saber:

I MOMENTO: CELEBRAÇÃO DA LUZ

OBS: TRAZER VELA COM PROTEÇÃO – (as velas poderão ser adquiridas no local da celebração)

III MOMENTO – LITURGIA BATISMAL

(Quando há batismo realiza-os neste momento, quando não há, faz-se a BÊNÇÃO DA ÁGUA E A RE-NOVAÇÃO DAS PROMESSAS BATISMAIS da comu-nidade presente e a aspersão com a água) IV MOMENTO – LITURGIA EUCARÍSTICASegue normalmente como na missa

Dia 04 - DOMINGO DE PÁSCOA:

Missa da catequese às 9:00 com Batizados de crianças Missa da comunidade às 19:30

Page 8: A Voz da Ilha - abril 2012

8 Abril/ 2012A Voz da IlhaPastoral Familiar

No dia 15 de março os re-presentantes da AMAI, clero Neves de Castro Júnior e Dirley Joaquim Henriques, estiveram reunidos com o Secretário de Obras Edmilson Soares onde foi apresentado um ofício e discuti-dos as seguintes necessidades do Bairro:Redes de drenagem e esgoto:

As águas da enchente trou-xeram grande quantidade de sedimentos o que provocou o entupimento das redes de dre-nagem e esgoto. Segundo o Se-cretário Edmilson a prefeitura ainda não recebeu o recurso de R$:1.000,000,00 (um milhão) por problemas burocráticos e que assim que este recurso es-tiver liberado a Secretaria de Obras irá fazer uma grande ação de limpeza. Edmilson argumen-ta que já está com todo proces-so de contratação pronto e que aguada liberação do ministério.

Limpeza da Ilha:Foi solicitada a retirada de

entulhos da enchente e que as ruas fossem lavadas, uma vez que a poeira do barro da enchen-te poderia causar doenças. Ed-milson afirmou que caso tenha algum entulho para ser retirado era para comunicar ao SEMOV que ele mandaria o caminhão retirar. Quanto a lavar as ruas estava com poucos caminhos, felizmente a chuvas de março colaboraram com a limpeza, mas demonstraram o problema das redes entupidas. Caso al-guém tenha algum entulho de enchente para retirar comunicar o endereço pelo e-mail [email protected]; [email protected].

amaiamai

Gestão eu amo a IlhaObras e Orçamento Participativo:

Foi pedido esclarecimento so-bre o andamento e procedimen-tos das seguintes obras:•Drenagem e calçamento da Av.

Paranaíba e Rua 24 (conquista-das no Orçamento Participati-vo). Para a AMAI esta obra a AV

Paranaíba é de grande importân-cia para melhorar o fluxo do tran-sito de entrada com a mão única no primeiro quarteirão da Rua 16, facilitando a entrada na Ilha e diminuindo o congestionamen-to nas vias de acesso ao Bairro. Clero lembrou ainda que Rua 24 apresenta um problema crônico e é uma reivindicação histórica, já conquistada em dois orçamentos participativos (uma no governo Fassarela) e que até hoje não pas-sou de promessa. Mais uma vez o Secretário afirmou que as obras do OP (Orçamento Participativo) serão iniciadas e concluídas ain-da este ano.•Cobertura da Ponte e reforma

da quadra da praça Itatiaia. lembramos o esforço da

AMAI para realizar este projeto que beneficiará crianças, adoles-centes (estudantes das escolas públicas da ilha), idosos, traba-lhadores e praticantes de espor-tes na IlHA. Edmilson afirma que no próximo mês a obra será reiniciada.• Tapa buracos.

Foi solicitada uma operação emergência de tapa buracos nas principais vias, principalmente dos buracos próximos a escola Estadual Centro Interescolar. Essa solicitação já foi atendida pela Secretaria de Obras.

Beto da MarisaNão é incomum encontrarmos casais

que dizem que seu cônjuge é sua cruz. Nor-malmente isso acontece quando um tem algo a reclamar do outro. São expressões como: “ Tenho que carregar essa cruz até o fim da vida!” ou então, “ô cruz, meu Deus. Será que eu aguento?” E outras do gênero. O que quase ninguém para prá pensar é que quando dizemos isso, falamos a mais pura verdade. Sim, é verdade amado casal cris-tão. Marido e mulher são chamados a ser a cruz um do outro.

Quando pensamos em cruz, lembra-mos de sofrimento, dor, peso, humilhação... Sabemos que nos tempos de Jesus, aquele que era condenado à morte de cruz, sofria a maior das humilhações. A cruz era para aquele que fosse considerado a pior da pior da pior das criaturas. Jesus não foi o único a morrer na cruz, haja vista que junto dele foram crucificados dois ladrões. Porém, após a crucificação de Jesus, todo o sentido mudou. Não porque Ele morreu, mas por-que ressuscitou. Jesus passou pela morte de cruz, mas não permaneceu nela e nem morto; ressuscitou ao terceiro dia e então venceu a morte fazendo-nos vencedores com Ele. A cruz é então sinal de salvação, sinal de santificação.

Quando nós casamos, prometemos levar um ao outro a Jesus. Prometemos nos doar um ao outro, doar a nossa vida, como Jesus fez por todos. E não existe possibilidade de seguir Jesus sem passar pela cruz. E agora, cruz com um novo sentido. Cruz que leva à salvação, cruz que leva ao céu. Por isso somos a cruz um do outro. Porque somos chamados a levar o nosso cônjuge à salvação, à santifi-cação. A Palavra de Deus diz assim: “Se al-guém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga” (Mc 8,34). Jesus renunciou à sua própria vida e a doou a nós sendo pregado e morrendo na cruz. Tudo isso por amor. Também sabemos que deve-mos renunciar à nossa própria vida para viver a dois, porque já não somos um, mas dois em uma só carne. E tomar a nossa cruz é exata-mente amar a nossa “cara metade” de forma incondicional, sabendo que se trata de uma pessoa diferente da outra, onde ambas são dotadas de virtudes e muitas limitações.

“Olhe prá cruz, foi por ti, porque te amo...”

Mas, o que é ser cruz dentro da vida con-jugal? Se a dimensão da cruz é a de levar à salvação, quer dizer que precisamos fazer o possível e o impossível para cumprir o nosso papel de casal cristão. Precisamos ser cruz que leva a Jesus; precisamos ser cruz que engrandeça, que faça crescer. É aí que entra a nossa renúncia. Quantas vezes precisamos esquecer a nossa vontade para fazer a von-tade do outro. Ou quantas vezes queremos fazer a vontade do outro, mas sabemos não ser o ideal e então dizemos “não” e deixa-mos o outro contrariado, de cara torcida, ou às vezes até ficamos brigados por um tempo. E ainda, quantas vezes (e na maioria delas) queremos que seja feita a nossa vontade sem nos importar muito com o que o outro pensa ou se tem condições de nos atender e então fazemos pirraças, chantagens, etc.

Tá vendo como não é fácil ser cruz? Ser cruz é levar à santidade e para isso é preci-so querer ser santo. Ser santo exige de nós mudança de vida e mudança de vida exige coragem. É uma questão de decisão. Cada vez que olhar para o(a) seu(sua) esposo(a) lembre-se que é a sua cruz e cruz não é sinal de sofrimento e sim, a certeza do amor de Je-sus por nós (“Olhe prá cruz, foi por ti, porque te amo...”).

Você é manifestação do amor de Deus pelo seu cônjuge, por isso é chamado a ser cruz. Cruz que leva à salvação.

Sagrada Família, rogai por nós.

Pastoral familiar – Par. NSAparecidaIlha – Governador Valadares.

Page 9: A Voz da Ilha - abril 2012

Abril/ 2012 9

TELE-JÓIAS - CONSERTOS

Chamem-me / Appelez-moiVoku Min / Call MePraça Itatiaia, 344

Apto. 201 - Ilha dos Araújos

3271-4044 / 9102-9374Jairinho busca e entrega

PASTORAL DO DÍZIMO - INFORMA:

Atenção: As missas de responsabilidade da pastoral do dízimo acontecem todo 3º sábado e domingo do mês.

Próxima Reunião dia 10 de abril de 2012: CONVITE: Se você deseja

conhecer a pastoral do dízimo venha participar conosco.

dízimodízimodízimo

Aniversario de CasamentoPASTORAL DO DÍZIMO - INFORMA

1° - Deseje ardentemente conhecer o que é o dízimo e o que ele significa para a comunidade cristã nos dias de hoje. (visite o site WW.paroquiadailha.com.br)

2° - Leia as passagens bíblicas que tra-tam o tema, mas sempre compreen-dendo a dimensão histórica, cultural e, por fim, doutrinária.

3° - Procure a pastoral da sua paróquia

27/04 – Rosangela Moreira de Azevedo e Adimilson Oliveira de Assis - Parabéns e que Deus continue derramando muitas bênçãos sobre vocês!

Veja no demonstrativo financeiro onde o seu dízimo está sendoaplicado e alegre-se por ajudar a realizar estes trabalhos a serviço da

Igreja, da Comunidade e dos Irmãos menos favorecidosMuito bem servo bom e fiel, como foste fiel no pouco eu lhe confiarei mais (MT 25, 23)

Porque todos nós, batizados, somos chamados a anunciar a Boa Nova. O dí-zimo nos propicia realizar a missão de modo organizado e comunitário.

Todo fazer pastoral depende da par-ticipação de todos. Você pode não ser catequista, mas como dizimista você tam-bém promove o encontro de crianças com Cristo pela catequese. Assim ocorre em todos os afazeres paróquias.

Como agente pastoral estou isento?Poder cooperar com a missão evan-

gelizadora através de alguma pastoral ou outro organismo vivo da paróquia, é a honra, mas não isenta de participar como dizimista na comunidade. Pelo contrário, por estar mais envolvido entende-se que o testemunho é fundamental no processo de

ANIVERSARIANTES COROINHASParabéns aos ANIVERSARIANTES COROINHAS, que Deus der-

rame sobre você muitas bênçãos pela intercessão de São Tarcísio e de São Domingos Sávio aumentando-lhes a piedade e o desejo sincero de servi-lo sempre, com alegria.

● Samuel Carvalho – 03/04● Anna Luiza Oliveira Barros – 12/04

5 PASSOS PARA SE TORNAR DIZIMISTAe tire suas dúvidas que restaram de suas pesquisas.

4° - Entre em oração e, com Deus, faça seu voto de fidelidade. Lembre-se! Não se preocupe com números per-centuais.

5° - Faça sua inscrição no plantão ou na secretaria paroquial. Renove a cada mês sua aliança com Deus diante do altar, em sua comunidade.

Ser dizimista por quê?conversão das pessoas.

Como poderemos dizer para as pessoas se envolverem na comunidade se não esti-vermos comprometidos com ela?

EIS O TEMPO DE CONVERSÃO: Converta-se num(a) dizimista fiel e agradecido(a) a Deus por tantas bênçãos derramadas em sua vida. O dízimo ca-tólico não é capitalização para receber favores de Deus, ao contrário, quando eu devolvo o meu dízimo, eu devolvo parte daquilo que Deus já me deu, eu estou apenas agradecendo a fidelidade de Deus para comigo!

Faça esta experiência pascal, de vida nova e descubra a alegria de ser dizimis-ta e celebrar no coração a fidelidade de Deus.

Page 10: A Voz da Ilha - abril 2012

10 Abril/ 2012A Voz da Ilha

CONVERSÃO DO CORAÇÃO Pe. J. Ramón F. de la Cogoña sj

Você conhece pessoas que tem um coração fechado¹; gente egoísta que só pensa em si mesmo? E a gente de coração semi-aberto², encontrou? E jovens de coração aberto, você já viu? Eu já. Mas, se não topou, na sua vida, com gente de coração traspassado, você ainda não viu nada. Estes são os melhores, os grandes apaixonados, os mais sedutores. Esses homens e mu-lheres, diante dos momentos mais absurdos de dor e sofrimento não só fraquejaram na sua fé e amor mas os manifestaram de modo mais pleno e maravilhoso. Eles são testemunhas preciosas de quanto vale a vida! E você, como é?

1. “Um coração para amar...” O coração não só é um órgão vital que permite o sangue circular livremente pelas veias como também é a sede da vida e da felicidade.

A palavra “lev” (hebraico) abrange uma realidade ampla: coração, o dentro do homem, o seu ser mais profundo. Este “dentro” é sede dos sentimentos, in-teligência e vontade. O coração vibra com o amor e conhece seus sentimentos: alegria, tristeza, coragem, medo, esperança e angustia. Por isso, o coração é o lugar privilegiado da oração.

“... O teu coração está longe de mim!” (Is 29,13). O que isso quer dizer entre namorados? E entre Deus e o seu povo, o que significa? “Criai em mim, ó Deus, um puro!... (Sl 51,12). Quem não gostaria dessa mu-dança radical? “Dar-vos-ei um coração novo. Remove-rei o vosso coração de pedra e vos darei um coração de carne.” (Ez 36, 26). Só pode nos converter!

O evangelho descreve Jesus como “manso e hu-milde de coração...” (Mt 11,29). Coração totalmente aberto a Deus e os outros! E como se isso fosse pouco, deixou-o traspassar na sua santa Cruz para que nin-guém duvidasse do amor de Deus para conosco. Co-ração ferido, para sempre, por um lança!

2. “Se não nascerdes de novo, não entrareis no reino de Deus”. Ínhigo de Loyola é um leigo interessante. Bati-zado, recebeu da sua família bom exemplo religioso, mas não moral. Seus princípios éticos poderiam ser até certos, mas não o foi o seu comportamento. Quantos são assim!

Ínhigo de loyola carregava, como todo ser huma-no, orientações vitais condicionadas negativamente. O que realmente buscava nas decisões negativas que tomava? Aparentemente desejava “ter”. Ter dinheiro, status, poder... E o que isso costuma trazer consigo: luxo, vaidade e prazer...

Participou de brigas, por se envolver perigosamen-te com esposas de bons maridos. Gostava também de armas. Tudo isso, além de banal, era perigoso! Com tudo, a vida se encarrega de pôr ordem quando menos se espera. No auge de suas forças, Inácio experimenta o fracasso, pois foi ferido gravemente numa batalha. A

partir de então, ele já não foi mas o dono de sua vida. Aos poucos, começa a experimentar no meio da sua desgraça, o amor salvador de Deus. As feridas come-çam a cicatrizar e o coração a se abrir para realidades maiores e melhores.

Inácio olhando seu passado encontra mesquinhez e muito egoísmo. Sente-se como “chaga e Abscesso, tumor!” Contudo, também percebe que Deus o convi-da a concretizar propostas novas e diferentes. E, sensí-vel como era, emociona-se com essa sua experiência.

A conversão de Inácio é lenta e laboriosa. Come-ça com uma crise econômica. Muitas coisas ruíram quando seu benfeitor perdeu o prestígio e o poder na Corte Real! Foi como um terremoto que o levou a mu-dar de casa e de cidade. Mudanças externas, pois o seu coração ainda não fora tocado nem mexido. Precisava ainda de um golpe maior!

E esse golpe veio. Inácio tinha 30 anos de idade quando uma bala de bombarda, quebra-lhe perigosa-mente as pernas. Ficou entre a vida e a morte. Os mé-dicos amigos o aconselharam a se confessar!

Hoje, fala-se em reengenharia. Mexe-se artificial-mente na estrutura de uma maquinaria custosa, atu-almente sofisticada, para que continue rendendo por mais um tempo e não fique relegada ou abandonada. Muda-se o objetivo e se mantêm o funcionamento por mais um tempo.

A conversão é diferente. Para surgir uma nova cria-tura, a velha deve morrer. Muda-se não só o objetivo, mas o mais profundo do seu coração. Assim aconteceu com Ínhigo de loyola. O que ele experimentou foi um revertério. Valores, pensamentos, desejos... Nada ficou no mesmo lugar! Nem ele mesmo.

3. “O meu coração é só de Jesus...”! Dias atrás, al-guém me disse: “Eu não aguento mais! Deus está acaban-

do comigo!...” Eu pensei com meus botões: “acabando com quê?...” Provavelmente, acabando com tudo aquilo que não era ele próprio: Aderências negativas grudadas. A biologia chama isso de “parasitismo”. Inácio o chama de “afetos desordenados”. São tantos!

Deus acaba com tudo aquilo que não é verdadei-ro, justo, honesto e sadio. É uma verdadeira cirurgia existencial e, por vezes, dolorosa. É como se o próprio “eu” ficasse partido, trucado e divido.

Este processo de purificação interior não acontece num segundo, numa hora ou um dia. São dias mais dias vividos na maior desinstalação interior possível. “Como se mil cavalos selvagens corressem por den-tro de mim! Dizia-me um jovem. O coração chega até doer e o estômago também. Tamanha é a repercussão somática desta experiência!

O que antes era buscado e dava prazer começa a ser deixado de lado. E, pelo contrário, o que era des-prezado e não valorizado, aparece agora como queri-do e precioso ao próprio desejo. Que mistério!

As coisas e pessoas perdem seu poder sedutor e su-peram o seu valor “criatural”. Só Deus surge como o único e grande absoluto. Nada é reprimido, mas refor-mulado e canalizado. É o fim da fantasia e o início da realidade.

4. “Como um amigo que fala com seu amigo...” É as-sim como ele define o tempo que passa com Deus. momen-tos cheios de vida! Quando duas pessoas se amam, tempo se faz pequeno. A presença mútua, irá transformando o ser de Inácio. Começa a perceber a misericórdia de Deus que salva até da sua própria autocondenação. Como uma criança, se lança nos braças de Deus e assim fica, deixan-do-se invadir, iluminar pelo divino. O humano e o divino em confronto e no meio a liberdade humana.

Neste tempo, diálogos profundos acontecem, como água viva que nunca termina. Na palavra que vem e vai, compromissos começam a surgir: “Que fiz? Que faço? Que devo fazer?...”.

Diante de Deus, quem pode abonar algo em favor da sua justiça? Diante da beleza eterna, o coração hu-mano fica emudecido e encolhido, pois quanto mais se sente a grandeza infinita maior é a sensação da pró-pria pequenez e miséria.

1- Pamplona, 20 de maio de 1521.

2- Fechado a Deus e os outros; duros como o do Faraó do antigo Egito (Ex 9, 35)

3- Abertos a Deus e fechados para os outros ou vice-versa.

4- Abertos a Deus e aos outros.

5- “Maria guardava tudo isso no seu coração... ‘ (Lc 2,51).

6- 6 EE 58

7- De Juan Velazquez de Cuellar, seu protetor político e econômico

Page 11: A Voz da Ilha - abril 2012

Abril/ 2012 11

Grupo Arrarai catequese

anIVeRsaRIantes

ABRIL01 – ThábataKetley de Oliveira Lomeu03 - Gabriela Barbiere Leite05 – Guilherme Arruda Lott05 – Alexandre Baaklini Júnior06 – Ellen Teodora Coelho Mendes06 – Camilo Peixoto Soares08 – Giovana Ferreira Marques09 – Matheus Santos Rocha09 – Brícia Carla de Almeida10 – Kayky Freire Cardoso10 – Yasmim Mendes Bonfim Guedes12 – Anna Luiza Oliveira Barros14 – Artur Santiago dos Santos15 – Ana Cristina Alcântara Jaegger Martins17 – Ana Elisa de Paula Simões18 – Pedro Antonio Barros 18 – Andressa Alves Franco Bravim20 – Geraldo Magella de Carvalho Filho21 – Giovanna Andrade Santos25 – Lara Ribeiro Alvim

Que seu aniversário seja um dia de comemorações e muitas bênçãos para você.

Feliz Aniversário!

AgendA dA CAtequese

01 – Rito de entrega da Cruz –Catecumenato Eucarístico – 9 horas01 – Rito de entrega da Cruz – Catecumenato Crismal – 19h30m23 – Reunião Coordenação da Catequese27 – Terço com Catequistas – Residência da Aparecida

A catequese da nossa paróquia celebrou no dia 25 março, o rito de entrada do catecumenato euca-rístico.

Onde cada catequizando foi chamado pelo nome e em voz forte e firme afirmaram: “ eis-me aqui “ e as-sim...um por um entraram pela igreja e apossaram de seus lugares....e como filhas e filhos amados de deus, foram recebidos pela comunidade , pelos catequistas e pelo nosso padre...e em seguida...participaram do di-álogo com o padre, onde reafirmaram : “ sim queremos “ a todas as perguntas realizadas:

Vcs querem ser amigos de Jesus? Vcs querem fa-zer parte da igreja de Jesus? Vcs querem entrar no cate-cumenato eucarístico?..... E em seguida...foram chama-dos um por um , e receberam a bíblia, o livro da nossa vida, o livro que é o livro por excelência da catequese das mãos de seus amigos de caminhada que passaram pela entrada no catecumenato no ano passado e estão se preparando para receber o sacramento da eucarís-tia......com o testemunho de cada um e a perseverança nesta caminhada, eles entregaram a bíblia para nosso padre, que pediu a benção e entregou aos novos cate-quizandos......foi um momento de bençãos......e após a proclamação do evangelho......todos os catequizandos foram ungidos com o óleo dos catecúmenos...para que se fortaleçam na caminhada da catequese.....

A nossa comunidade está em festa...

“ Momento de benção.....” “ Senhor que a tua palavra, transforme a nossa vida, queremos caminhar, com retudão na tua luz...”

E a benção final...com todos os catequizandos e todos os catequistas da etapa...... “ Ser catequista e anunciar o reino de Deus “.....

25 – Mariana Torres de Albuquerque27 – Lara Queiroz Rossi28 – Clara Andrade Malini29 – Norton LuccaVigiano30 – Leonardo Teixeira Aguiar

CATEQuiSTAS28 – Maria Aparecida Chaves Sant’Ana13 – Marina carvalhais Juliani12 – Lucas Pereira Martins30 – Sandra Pitanga23 – Padre Paulo R. C. Fernandes

A nossa catequese esta em festa junta-mente com toda a comunidade.... no do-mingo, dia 15 de março, nossos jovens do pré catecumenato crismal e catecumenato crismal, realizaram o rito de entrada nesta caminhada.....os jovens foram chamados de dois em dois, pelo nome e em resposta ao chamado, responderam com firmeza e determinação: “ eis-me aqui !“ e entraram para a igreja e foram direcionados para seus lugares.....foram recebidos por toda a comu-nidade, pelos catequistas e pelo padre.....este é o rito da admissão nesta caminhada da ca-tequese. logo no início, aconteceu o diálogo com o nosso padre, e responderam com a certeza daquilo que eles desejam.... * o que vocês pedem à igreja de deus? – o dom do espírito santo. * vocês querem aprofundar-se no conhecimento do evangelho de jesus cristo, serem discípulos missionários e suas testemunhas, sendo instruídos em toda a verdade de jesus e aprenderem a viver como Jesus cristo? – sim estamos!

E confirmando este desejo, o padre es-tendeu as mãos sobre os catequizandos e pe-diu a benção ... enquanto neste momento de profunda oração, eles se marcaram com o sinal da cruz, de acordo com a oração.

* Recebam nos ouvidos o sinal-da-cruz, para que vocês ouçam a voz do Senhor...

* Recebam nos olhos o sinal-da-cruz,

Crisma anunCiando

Festival de Sorvete do Grupo Arrarai

para que vocês vejam a glória de Deus...* Recebam na boca o sinal-da-cruz,

para que vocês respondam à palavra de Deus...

Antes da proclamação da palavra....os catequizandos receberam a bíblia, o livro da palavra de Deus, o livro por ex-celência da catequese das mãos do padre, que recebeu das mãos dos catequistas seus testemunhas de vivenciar a palavra de Deus. O padre fez uma oração indi-vidual sobre cada bíblia, e a entregou para os catequizandos....

Após a proclamação do evangelho... Os catequizandos foram convidados a aproximar do altar e com o óleo dos catecumenos, após a oração......bendito sejais vós, senhor Deus, porque criastes a oliveira, cujos ramos anunciaram o fim do dilúvio e o surgimento de uma nova humanidade. E respondem com firmeza: bendito seja deus para sempre! Bendito sejais vós, senhor deus, porque por meio do óleo, fruto da oliveira, forta-leceis vosso povo para o combate da fé. Bendito seja Deus para sempre!

O padre unge cada catecúmeno no peito em forma de cruz,,,,,

E toda a assembléia em momento de oração....reza por todos os catecu-menos....

Page 12: A Voz da Ilha - abril 2012

12 Abril/ 2012A Voz da Ilha

Tia RitaGaleria InfantilGaleria Infantil

Tia Rita

“Ser catequista , sempre, um dom do Espírito Santo. Trata-se de uma respos-ta generosa a um convite feito por Deus e de uma vocação radicada no batismo, um serviço eminentemente eclesial.

Em sua missão, o catequista é cha-mado a uma constante, progressiva e permanente conversão, com relação à comunidade, a Cristo e sua Igreja e ao ser humano com todas as suas aspirações e si-tuações. Importa que ele esteja apto a ajudar as crianças, os adolescentes e jovens no enca-minhamento de sua vida de fé, de experiência com Deus, de comunhão com jesus Cristo( centro e meta da catequese), na prática de amor e partilha com os outros, particularmen-te com os mais sofridos.

Caça PalavraArthur Miranda Brasil, filho de Marcos Hilário e Soraia Brasil que no dia 10 de março completou 4 anos, que Deus o proteja e abêncõe sempre.

Parabéns! Lauza Socré Oliveira aniversariante do dia 29 de março

O que é ser catequista?É um agente formador da pessoa

como um todo, para torná-la protago-nista de transformações socioeconômi-cas, políticas e religiosas.”

Atendendo a este chamado que no dia 06 de março, Pe. Paulo enviou os cate-quistas e catequizandos da Paróquia para assumirem sua missão de evangelizar.