12
Jornal da parÓQuia de nossa senhora aparecida - rua 10, 46 - ilha dos araÚJos - gov. valadares/mg - www.paroQuiadailha.com.br ano Xlvi - nº 735 - governador valadares - Julho/2011 - distribuição gratuita A Voz da Ilha 16 de Julho: Nossa Senhora do Carmo Concedei-me vossas graças, Virgem do Carmo, Maria, pois o santo Escapulário levo com fé, noite e dia. “Ó Senhora do Carmo, revestido de vosso escapulário, eu vos peço que ele seja para mim sinal de vossa maternal proteção, em todas as necessidades, nos perigos e nas afli- ções da vida. Acompanhai-me com vossa intercessão, para que eu possa crescer na Fé, Esperança e Caridade, seguindo a Jesus e praticando Sua Palavra. Ajudai-me, ó mãe querida, para que, levando com devoção vosso santo Escapulário, mereça a felicidade de morrer piedosamente com ele, na graça de Deus, e assim, alcançar a vida eterna. Amém.” (Com aprovação eclesiástica) Senhora Virgem do Carmo, Mãe dos Carmelitas Queremos contigo aprender gestos de caridade. Guiai-nos nas lutas da vida rumo à eternidade. Ó causa da nossa alegria e Mãe dos Cristãos; És cheia da graça divina e Mãe do Senhor, Que humilde quis nascer de ti para ensinar o amor. No Monte Carmelo chamaste os teus filhos à luz Com Elias e Eliseu, eras a nuvem pura, Sinal do Senhor a seu povo, diz a Escritura. Prenúncio da paz revelada em teu Filho Jesus Que veio habitar entre nós como dom infinito, E na partilha do pão nos faz a todos benditos. Usando teu escapulário, queremos dizer Que temos sempre a nosso lado a tua proteção Simbolizada no manto e em tuas mãos. Unidos aqui nós estamos contigo a rezar, Pois levas a Cristo e nos chamas para a conversão. Quem ama teu Filho te encontra, ó Mãe do Perdão. Letra Pe. Marcelo Pereira

Jornal "A Voz da Ilha" - edição julho de 2011

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Jornal A Voz da Ilha, Paróquia N. S. Aparecida, Ilha dos Araujos, Governador Valadares

Citation preview

Page 1: Jornal "A Voz da Ilha" - edição julho de 2011

Jornal da parÓQuia de nossa senhora aparecida - rua 10, 46 - ilha dos araÚJos - gov. valadares/mg - www.paroQuiadailha.com.br

ano Xlvi - nº 735 - governador valadares - Julho/2011 - distribuição gratuita

A Voz da Ilha16 de Julho: Nossa Senhora do Carmo

Concedei-me vossas graças, Virgem do Carmo, Maria, pois o santo Escapulário levo com fé, noite e dia.

“Ó Senhora do Carmo, revestido de vosso escapulário, eu vos peço que ele seja para mim sinal de vossa maternal proteção, em todas as necessidades, nos perigos e nas afli-ções da vida. Acompanhai-me com vossa intercessão, para que eu possa crescer na Fé, Esperança e Caridade, seguindo a Jesus e praticando Sua Palavra. Ajudai-me, ó mãe querida, para que, levando com devoção vosso santo Escapulário, mereça a felicidade de morrer piedosamente com ele, na graça de Deus, e assim, alcançar a vida eterna. Amém.”

(Com aprovação eclesiástica)

Senhora Virgem do Carmo, Mãe dos CarmelitasQueremos contigo aprender gestos de caridade.Guiai-nos nas lutas da vida rumo à eternidade. Ó causa da nossa alegria e Mãe dos Cristãos;És cheia da graça divina e Mãe do Senhor,Que humilde quis nascer de ti para ensinar o amor. No Monte Carmelo chamaste os teus filhos à luzCom Elias e Eliseu, eras a nuvem pura,Sinal do Senhor a seu povo, diz a Escritura. Prenúncio da paz revelada em teu Filho JesusQue veio habitar entre nós como dom infinito,E na partilha do pão nos faz a todos benditos. Usando teu escapulário, queremos dizerQue temos sempre a nosso lado a tua proteçãoSimbolizada no manto e em tuas mãos. Unidos aqui nós estamos contigo a rezar,Pois levas a Cristo e nos chamas para a conversão.Quem ama teu Filho te encontra, ó Mãe do Perdão.

Letra Pe. Marcelo Pereira

Page 2: Jornal "A Voz da Ilha" - edição julho de 2011

2 Julho/2011A Voz da Ilha

- Horário de Missas: Quartas-feiras, Sábados e Domingos: 19h30 / Domingo: 9h com crianças.- Adoração ao Santíssimo todas as Quintas-feiras às 16h. Na primeira quinta-feira do mês, respon-sáveis; Pe. Paulo ou Diretoria do Apostolado da Oração.- Toda última terça-feira do mês no Grupo de Oração.- Grupo de Oração Jesus e Maria: Toda terça-feira às 19h30.- Atendimento paroquial (Secretaria): de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 18h.- Atedimento pastoral: Terça-feira: visita as doentes / Quarta e quinta-feira, das 9h às 11h.- Sexta-feira: confissão individual de 9h às 11h.

Jornal da Paóquia Nossa Senhora Aparecida - Ilha - (33) 3275-1720Rua 10, 46 - Ilha dos Araújos - www.paroquiadailha.com.br

Diretor responsável: Padre Paulo Roberto Carlos FernandesCoordenação: Maria Lúcia Cotta Soares

Diagramação e Impressão: Inforgraf (3275-5444)

agenda PaROQUIaLpalavradopároco

Artigos Odontológicos

F: 3271-7195www.dentalibituruna.com.br

Dr. Geraldo M. MourãoCRF/MG - 4729

Dr. Jhoner M. ResendeCRF/MG - 11001

Dr. Marcos V. MourãoCRF/MG - 4610

Dr. Thiago M. MirandaCRF/MG - 15083

NOSSO PÁROCO INFORMA – AGENDA JULHO

O calendário litúrgico deste mês se inicia com celebrações muito en-riquecedoras para uma espirituali-dade madura. No dia 1° se faz me-mória do Sagrado Coração de Jesus. Podemos dizer que é a festa, por excelência, do amor de Deus pre-sente no Coração do Filho, criando, perdoando, salvando e libertando tudo que existe no universo. É a to-talidade que converte e transforma, que partilha seus dons com todas as criaturas, especialmente com o ser humano, maior invento da sua cria-tividade. Se Deus foi definido por são João evangelista como amor, no Coração de Jesus reside o amor se limite que sem doou na cruz e se fez presente na eucaristia.

No dia 2, a Igreja louva Maria, também destacando o seu coração imaculado que aprendeu a amar com Jesus e se fez da sua vida perfeita doação ao Pai. “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim conforme a tua palavra”. Expressão máxima da sua oblação a Deus, correspondi-da com a concepção de Jesus no seu

ventre.A tercei-

ra homena-gem de julho é destinada aos após-tolos são Pedro e são Paulo, cujas vidas testemunharam o amor de Jesus e Maria agindo num coração humano. Essas duas extraordiná-rias figuras do cristianismo primi-tivo se fizeram colunas da Igreja de Cristo porque se abriram aos apelos de Deus sem restrições ou qualquer tipo de condicionamento.

Mergulhando no Coração de Jesus, que nos ama loucamente, e aprendendo a amar com a ternura e a largueza do Coração de Maria, estamos capacitados para imitar o ardor pastoral de Pedro e Paulo, que se puseram radicalmente a serviço da evangelização e da conversão dos seres humanos. Eis uma experiência santificadora para quem entronizou Jesus e Maria no coração e deseja construir o reino messiânico como são Pedro e são Paulo.

D. Geraldo Majella AgneloCardeal Arcebispo Emérito de Salvador

Fraternalmente,

Pe. Paulo

Dia 01 – Solenidade do Coração de Jesus – Missas ás 19:30h com entrega de fitas a 3 novas zeladas

Dia 02 – às 19:30h Missa – Festa do Imaculado Coração de Maria

Dia 03 – Solenidade de São Pedro e São Paulo

De 04 a 07 – Retiro do Clero

Dia 09 – às 21:00h - Casamento de Alexandre Alves de Oliveira e Mirka Stefania Gomes Neves

Dia 16 – Festa de N. Sra. do Carmo – Bodas de Ouro Matrimonial de Aparecida Resende e Jairinho

- Ás 21:00h casamento de Fabrício Ferreira Martins e Carla Braz da Silva

De 21 a 24 – Encontro Regional de Coordenadores de Catequese em BH

Dia 23 – às 21:00h - Casamento de Laércio Alves Moreira e Romilda Morais

Dia 30 – às 21h - Casamento de Felipe Neves Ferreira e Manuela Esteves Rausch Silva

AGOSTO

Dia 02 – às 19:30h - Adoração ao Santíssimo

Dia 03 – às 20:30h - Reunião do Conselho Pastoral

Dia 05 – Primeira Sexta-Feira – às 19:30h - Missa do Coração de Jesus –

Dias 06 e 07 – Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC)

Celebrações de Julho

Que A Voz da Ilha deste mês de julho chegue às suas mãos levando consigo as bênçãos de Deus para vo-cês queridos leitores e para toda a sua família. Desejamos ainda, que este mês seja vivido por nós numa súpli-ca constante a Jesus para que ele faça o nosso coração semelhante ao seu e assim como São Pedro e são Paulo se-jamos nós também fiéis testemunhas da fé em Cristo, combatendo o bom

combate para que no momento der-radeiro de nossa vida possamos dizer: “Completei a minha corrida, guardei a fé. agora está reservada para mim a coroa da Justiça, que o senhor jus-to juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas todos os que es-peram com amor a sua manifestação gloriosa”.

2Tm 4,7-8

Page 3: Jornal "A Voz da Ilha" - edição julho de 2011

Julho/2011 3

Aviário da IlhaMErCEArIA E SACOlÃO

Rua 12, 26 - 3275-1191

Nossa Senhora do Carmo

A palavra Carmo corres-ponde ao Monte do Car-mo ou Monte Carmelo, que significa Jardim, na Palestina (Terra Santa). Uma montanha com 25 quilômetros de compri-mento e 12 de largura. A ordem dos carmelitas ve-nera com muito carinho o profeta Elias, conside-rado seu patriarca mo-delo, e a Virgem Maria, venerada com o título de Bem-Aventurada Virgem do Carmo.

Um livro muito antigo da ordem comenta a visão de Elias mostrando a Virgem dirigindo-se ao Monte Carmelo, em forma de uma nuvem que saía da terra. (I reis 18:20,41). Os monges, no ano 93 d.C., construíram no Carmelo uma capela à Virgem. Aquela região, na época, estava sob disputa entre as populações locais pelo domínio da região, e os monges foram expulsos de lá, no século 13.

Quando foram expulsos, espalharam-se pelo Ocidente e fundaram vários mosteiros. Pouco tempo depois, em 1226, os carmelitas apresentam o pe-dido de aprovação do papa Ho-nório III, que o concede oficial-mente pela Igreja Católica de roma.

Novas perseguições os cris-

No dia 16 de julho, celebra-se na Igreja Católica, a memória de Nossa Senhora do Carmo, um título da Vir-gem Maria que remonta ao século XIII, quando, no monte Carmelo, Palestina, começou a formar-se um grupo de ere-mitas. Estes, querendo imitar o exemplo do profeta Elias, reuniram-se ao redor de uma fonte chamada “fonte de Elias”, e iniciaram um estilo de vida que, mais tarde, se estenderia ao mundo todo. De-vido ao lugar onde nasceu, este grupo de ex-cruzados e eremitas foi chamado de “carmelitas”. A história nos assegu-ra que os eremitas construíram também uma pequena capela dedicada à Nossa Senhora que, mais tarde, e pela mesma circunstância de lugar, seria chamada de “Nossa Senhora do Carmo” ou “ Nos-sa Senhora do Carmelo”. Os carmelitas viram-se obrigados a emigrar para a Europa, para continuar a própria vida religiosa e lutar por seu espaço entre as várias ordens mendicantes. O título de Nossa Senhora do Carmo está unido ao “símbolo do escapulário”.

A presença de Maria com o nome de Nossa Senhora do Carmo foi se espa-lhando por toda a Europa, e esta devo-ção foi levada para a América Latina, na primeira hora da evangelização. É difícil encontrar uma diocese latino-americana que não tenha, pelo menos, uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Carmo. Não somente são igrejas matrizes ou ca-tedrais dedicadas a Maria, sob o título de Nossa Senhora do Carmo, mas também lugarejos, capelas, oratórios etc. Isso pro-va como esta devoção saiu dos âmbitos restritos dos conventos carmelitanos e se tornou propriedade do povo e da Igreja Universal, como diz o Papa João Paulo II, em sua carta dirigida aos Superiores Gerais do “Carmelo da Antiga Obser-vância e do Carmelo Descalço”.

Esta devoção, enraizada no coração do povo, está sendo resgatada, e os devo-tos de Nossa Senhora do Carmo aumen-tam cada vez mais.

Texto: Cônego Pedro Carlos Cipolini - Doutor em Teologia (Mariologia);

professor titular da PUC–Campinas; membro da Academia Marial de Aparecida

Fonte: Maria do Carmo Hakim Silva

Artigo extraído do jornal “Jesus te Ama”, edição de julho/2007,publicação da “Comunidade de Aliança Jesus te Ama

tãos sofrem em 1235. Desta vez, os carmelitas dividem-se em dois grupos: Os que permane-ceram no Monte Camelo: estes foram massacrados e o mostei-ro incendiado, e os que se re-fugiaram na Sicília, em Creta, na Itália e Inglaterra no ano de 1238; lá fundaram o Mosteiro de Aylesford; também não fo-ram aceitos pelos religiosos e eclesiásticos.

Para os religiosos ingleses, esta seria mais uma comunidade no meio de tantas outras, e tam-bém o modo de vida que levavam não condizia com os costumes locais: levar uma vida monásti-ca dentro de uma cidade inglesa. Preocupado com as hostilidades sofridas naquele momento, o prior dos Carmelitas, Simon Sto-

ck, considerado pela devoção e amor à Mãe do Carmelo,

na noite de 16 de julho de 1251, em oração fervoro-sa à Virgem Maria, pede por ajuda e proteção, re-zando:

“Flor do Carmelo, vide florida.Esplendor do Céu.Virgem Mãe incomparável.Doce Mãe, mas sempre Virgem,Sede propícia aos

carmelitas,Ó Estrela do Mar.”

Uma visão do frade carmeli-ta Simão Stock mostrava a Vir-gem Maria cercada de anjos, segurando nas mãos o escapu-lário da ordem e dizendo:

“Recebe, meu filho, este Escapulário da tua Ordem, como sinal distintivo da minha confraria e selo do privilégio que obtive para ti e para todos os Carmelitas. O que com ele morrer, não padecerá o fogo eterno. Este é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos e prenda de paz e de aliança eternas”.

Vem daí a devoção do esca-pulário de Nossa Senhora do Carmo.

Nossa Senhora do Carmo e o Escapulário

Page 4: Jornal "A Voz da Ilha" - edição julho de 2011

4 Julho/2011A Voz da Ilha

05 – Maria da Conceição G. Caldas.17 – Terezinha A. Caldeira.20 – Maria da Glória de Assis.21 – Jacira G. Miguelino.22 – Gezy Tavares Jardim.27 – Tolete Neves Pinheiro.

Aniversariantes do mês de julho

apostoladodaoração

Zeladora: Maria da Glória de Assis.

Pe. Benedito Ângelo Cortez, msc

Querido irmão e irmã, com alegria peço licença para chegar até você e propor-lhe um diálo-go de “coração para coração”. Tenho certeza de que, através de nossa fé, nos encontramos sem-pre diante do Coração do divino mestre. Portanto, mais do que uma leitura, meu desejo é que esse texto tão singelo nos ajude a contemplar o Coração Transpas-sado de Cristo. Queremos apren-der desse coração que é manso e humilde (Mt 11,29). Ele tem a pedagogia da misericórdia e da compaixão.

Pelo batismo fomos “regenera-dos” (1 Pe. 1,23), nascemos pela água que brotou do Coração de Cristo pendente na cruz. O Pa-dre Júlio Chevalier, um extraor-dinário missionário francês, que fundou a Congregação a qual pertenço, gostava de dizer, quan-do contemplava o Coração feri-do de Jesus na Cruz: “vejo nascer desse Coração um homem novo, uma mulher nova, um mundo novo...”

Somos filhos e filhas dessa fonte inesgotável de amor.

Na cruz, o Coração de Jesus se transforma em útero, onde fomos regenerados. A ferida se transfor-ma em fonte de um manancial que jorrou abundantemente para nos purificar de nossos pecados. Não fomos lavados por uma água qualquer, mas na pia batismal fo-

Estaremos suplicando ao Coração de Jesus, que guarde os nossos co-rações dentro de vosso coração cheio de amor e misericórdia!!!

Parabéns! Felicidades!

Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus!

mos mergulhados nessa torrente sagrada e sacramental. Pelo ba-tismo nosso coração foi abraça-do pela misericórdia do coração de Deus.

Quando falamos de “cora-ção”, não estamos falando de algo puramente sentimental, emocional ou romântico. A Bí-blia nos ensina que o coração é o núcleo mais profundo de nos-sa vida psíquica e espiritual. O coração é o amor íntimo e pro-fundo do homem, onde ele se encontra com o mais sólido, ver-dadeiro e genuíno de si mesmo. O coração é o lugar do encontro, onde a relação e o contato com as coisas, com os outros, consigo mesmo e com Deus, se converte em encontro ardente e luminoso. O coração é o templo de Deus. No coração habita o Espírito de Deus, enchendo o homem de sa-bedoria. “Não sabeis que sois o

templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vos?” (1 Cor 3,16). Desde o coração irradiam o ser íntimo do homem e o Amor infinito de Deus.

Deus sempre esta à nossa procura, chama por nós, como no paraíso chamava por Adão. Nós, envergonhados pela man-cha do pecado, nos esconde-mos de Deus. Quantas vezes, iludidos pela serpente de nosso egoísmo, de nosso louco dese-jo de ser “como deuses” e não como humanos, ainda fugimos de Deus como nossos primei-ros pais no paraíso. Mas, gra-ças ao SIM da Serva do Senhor e Nossa Senhora, o Verbo se fez carne. O humano e o divi-no se abraçaram no Coração de Jesus. Nele, nosso coração sedento de vida e de salvação é alcançado pela graça de Deus, nos ensina que, quanto mais humanos formos, mais perto de Deus estaremos.

O apostolo Paulo não tem dú-vidas ao afirmar que nossa “vida

e identidade estão escondidas em Cristo” (Col. 3,3). Em outras pa-lavras, podemos dizer que só no Coração de Jesus encontraremos o sentido mais profundo de nossa existência, de nossa humanidade, de nossa salvação e de nossa mis-são como cristãos no meio desse mundo em que vivemos. Mundo marcadamente insensível e desu-mano. Mundo “sem Coração”, como costumamos dizer, porque não aprendemos ainda a viver com o coração.

Confiemos no Coração de Je-sus. Falemos com ele, em nossas orações, apaixonadamente; fa-lemos de coração para coração. Que o Coração de Jesus seja para cada um de nós, fonte de graças e escola de mansidão e humilda-de, para assim, levarmos adiante a missão que nos propôs.

Façamos do título desse artigo a nossa oração. Durante esse mês rezemos: “Amado seja, por toda parte, o Sagrado Coração de Je-sus! Eternamente!”

Fonte: Brasil Cristão, janeiro, 2011.

Page 5: Jornal "A Voz da Ilha" - edição julho de 2011

Julho/2011 5

cedescedes CENTRO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA ILHA - CRECHE DA ILHA

AVISO IMPORTANTEConvidamos para a “III CONFE-

rENCIA rEGIONAl DA PESSOA IDOSA” que será realizada no dia 29 de julho de 2011, no horário de 08 às 17:00 h, na sede do SESC/Governa-dor Valadares. A organização desse

Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus!

Homenagem ao grupo “elas” marca os 19 anos da entidade

Na tarde do dia 06 de junho de 2011, educadores, crianças, suas famí-lias e convidados, se reuniram na sede da instituição, para as comemorações do seu aniversário.

Foi uma festa bonita, preparada com muita dedicação e criatividade pela equipe de professoras, sob a coordena-ção da pedagoga Mariza e abrilhantada pela Banda de Música do 6º Batalhão da Polícia Militar de Governador Vala-dares, que fez a alegria da criançada e dos adultos também, com um repertó-rio variado, de tradicionais dobrados, sambas e marchinhas, além do indis-pensável “Parabéns a Você”.

Abrindo o evento, a presidente da entidade, Ivanilde Medeiros Grobério, saudou a todos, destacando a presença do grupo “ElAS”, idealizador, funda-dor e apoiador constante e permanen-te da entidade. Falou do orgulho que sente pelas conquistas alcançadas, ao longo dos anos, pela ampliação dos serviços sociais e principalmente pela melhoria da qualidade do ensino, si-nais evidentes do nosso compromisso com uma educação melhor e um futu-ro melhor para nossas crianças e ado-lescentes.

O ponto alto da comemoração foi marcado pela homenagem prestada ao Grupo “ElAS”, pelos integrantes da comunidade escolar, com a exibição e posterior entrega de um DVD, “HIS-TÓrIA DO CEDES/CrECHE DA

IlHA” feito por uma equipe de profes-soras, sob a orientação da pedagoga da entidade, após minuciosa pesquisa. Fo-ram momentos marcantes de surpresa, emoção e saudade... A seguir os agrade-cimentos do Grupo “ElAS”, nas pa-lavras de sua presidente, senhora Vera Cotta.

E chegou a noite com mais comemo-rações: - Momentos de louvor e Ação de Graças – “Celebração da Páscoa de Jesus”; - “Homenagem às Mães” - Um

filminho de animação, evidenciando talentos (arte, humor e irreverência) na criação de personagens em movimento, com a cara das homenageadas, dançan-do em ritmos frenéticos e inusitadas co-reografias. Espanto, curiosidade, risos

e gargalhadas tomavam conta do am-biente, à medida que cada personagem se revelava como artista de um musical muito louco.

Tudo minuciosamente projetado por um grupo de educadores, sob a direção da professora Cristiane, téc-nica em computação gráfica, que, curiosa, explora o computador em suas incríveis possibilidades, com a cumplicidade das colegas. Esse time vai longe...

Estão de parabéns os responsáveis por esse interessante trabalho, que, ins-pirados nos sentimentos de cada perso-nagem, procuraram traduzi-los em mo-vimentos, criando vida.

Tudo Pelo Social Um trabalho que faz a diferença! O CEDES/CRECHE DA ILHA é uma enti-

dade civil sem fins lucrativos, comprometi-do com o serviço social e de promoção da cidadania. Por esse motivo, dentro de suas possibilidades, desenvolve atividades va-riadas de cultura, lazer, esporte, informá-tica, entre outras, voltadas para crianças e adolescentes de até 18 anos de idade, ofe-recendo-lhes práticas saudáveis e eficazes de interação das pessoas consigo mesmas

e com os outros (crianças, adolescentes e seus familiares), contribuindo para o apri-moramento educacional dos menores.

A partir do mês de agosto, teremos uma variada planilha de atividades, espe-cialmente voltadas para as pessoas idosas (sessenta anos ou mais) cuja realização só será possível com o efetivo apoio da comu-nidade. Contamos com a participação de todos. Juntos podemos mais.!

evento está sob a responsabilidade das diversas entidades representativas dos idosos, entre elas o CMI –“Conselho Municipal dos idosos” - de que faço parte.

Um abraço – Eduardo Antônio de Paiva

Page 6: Jornal "A Voz da Ilha" - edição julho de 2011

6 Julho/2011A Voz da Ilha

Arraiá Vicentino

Pastoral Batismo

Estamos muito honra-dos em podermos comemo-rar em dezembro desse ano as nossas Bodas de Pérola que representam 30 anos de existéncia do Movimen-to Fé e luz. Quantas coisas maravilhosas aconteceram no decorrer desse período. Quantos especiais tiveram suas vidas mudadas, mais alegres, mais reconhecidos, se sentindo mais importan-tes. Tudo isso porque a 30 anos atrás nosso saudoso Dr. Cesar, com um infinito amor e necessidade de dar o melhor para o filho Vicente, na busca incansável de al-guma coisa que proporcio-nasse melhor qualidade de vida para o filho, encontrou o Movimento Fé e luz. A partir daí, tantos outros fi-

Agradecemos a todos os Patrocinadores da Música na nossa Festa de Maio.

Papel Crepon – Eliana VidalUnival – Hamilton e IêdaCasa do Criador – Heber PinhoHeldo ArmondControler – Sr. ReinaldoSuper Metal – Fernando e Bernardo ZeferinoNordestina – SocorroMecânica São Lucas – Sr. OswaldirAnanda – Ceci e PauloAtual – Célio GuabirobaAo Pharmacêutico – Drª. Marlene borelaEspaço Saúde e Corpo – Lúcia e MárciaConstrucenter – Luiz Alberto JardimSkema Grill – NúbiaJuber Imóveis – Juber NevesEsplanadinha Grill – PolianaCentral Grill – PolianaBufet. Marta Chisté – Marta ChistéOficina da Fantasia – Luciane

“Que Nossa Senhora abençoe a todos vocês”

Em nome da nossa comunidade, agradeço a todos aqueles que nos ajudaram a fazer das nossas noites

mais alegres com a música.Um abraço

Rita Baldim

Movimento Fé e Luz30 anos do Movimento Fé e Luz

lhos especiais de famílias es-peciais foram beneficiados.

Tantas festas, tantos md-nientos de fé, tantas confra-ternizações. Alguns amigos especiais que já nos deixa-ram e nos marcaram pro-fundamente. As equipes que voluntariamente abraçaram esse movimento, com tan-to amor e dedicação. Com certeza Deus, na sua infini-ta bondade e misericórdia, zela por todos.

Agora só nos resta come-morar e agradecer a Deus

por ter nos feito fortes o su-ficiente para mantermos o Movimento Fé e luz de pé, vencendo os desafios que por várias vezes surgiram. E venceremos a cada dia, por-que Jesus é o Senhor do Fé e luz.

Estamos programando uma belíssima festa onde reuniremos todos as comu-nidades Fé e luz de Vala-dares. Para isso estamos fa-zendo uma AÇÃO ENTrE AMIGOS de um Aparelho de Jantar e contamos com todos adquirindo um bilhete por r$2,00 e ainda falando com todo mundo para ad-quirir também, assim vocês farão a alegria de muitos amigos especiais.

Desde já agradecemos a sua colaboração!

Você sabia?Incorporados à igreja,

corpo de cristo “Feito membro da Igre-

ja, o batizado não pertence mais a si mesmo (1 Cor 6, 19), mas àquele que morreu e ressuscitou por nós. logo, é chamado a submeter-se aos outros, a servi-los na comunhão da Igreja, a ser” obediente e dócil” aos che-fes da Igreja (Hb 13, 17) e a considerá-los com respeito e afeição.

Assim como o Batismo é a fonte de responsabilida-

des e de deveres, o batizado goza de direitos dentro da Igreja: a de receber os sacra-mentos, de ser alimentado com a Palavra de Deus e de ser sustentado pelos outros auxílios espirituais da Igre-ja. lG 37; CIC 1269.“Pelo Batismo tornamo-nos dóceis ao céu.”“Renova-nos, senhor, sempre esta graça”.

Responsáveis: Cida/Genoveva

Agradecimentos

Vicentinos em açãoAconteceu no dia 16 de junho, no salão

comunitário da Paróquia Nossa Senhora o grande Arraiá Vicentino. O grupo Idade Fe-liz animou com o casamento da roça e uma quadrilha. Estiveram presentes também os nossos colaboradores, jovens, adolescentes, crianças, Padre Paulo, os vicentinos e ou-tros convidados. Teve muita comilança, pre-parada pelas consocias e confrades. O local

estava muito belo, enfeitado com bandeiro-las e balões. Tudo feito com carinho e bom gosto pelo grupo da Idade Feliz.

Deixamos os nossos agradecimentos a quem compareceu ao nosso Arraiá e na oportunidade queremos convidá-los para visitarem as nossas conferências, que se reúnem semanalmente, às 20 horas, no salão comunitário.

Venha e veja como é bom ser vicentino.

Page 7: Jornal "A Voz da Ilha" - edição julho de 2011

Julho/2011 7

A AMAI , Gestão Eu Amo a Ilha está cuidando do bairro. São várias ações como limpeza, segurança e revitalização das praças. Graças a esta ação a Praça Júlio Soares, está de visu-al novo um trabalho em parceria com alunos do curso de design gráfico da Univale e a Prefeitura. A AMAI contou com a co-laboração de diversos em-presários e moradores que doaram as tintas. Com este trabalho cada banco tem um novo visual .

A equipe conta a co-ordenação das professo-ras Fernanda lanoce e Daniela Martins, e tem referência a teoria da in-tervenção urbana com os

amaiamai

Revitalização da Praça Júlio Soares

alunos na disciplina De-sign e Comunicação. Os alunos exercitaram sua criatividade onde cada banco expressa um tema.

O presidente da AMAI, Danilo Gomes

e diversos outros mem-bros da associação, ve-rificaram o trabalho de perto. “Não impor-ta quem seja o gestor, hoje é fundamental a participação da comu-

nidade na cobrança e acompanhamento dos projetos como também na elaboração, como foi o caso da cobertura da ponte e do trabalho de mobilizar empresários

e moradores para doar tintas, afirma Danilo. A prefeita ainda agra-deceu a Associação dos Moradores e ao curso de design da Univale pela contribuição.

Por iniciativa da Poli-cia Militar e da AMAI, estão sendo realizadas às quintas-feiras, no horário das vinte ho-ras, reuniões com mo-radores da Ilha, com

Rede de Vizinhos Protegidoso objetivo de informar e orientar como proceder em situações de risco, treinamento de segurança pessoal, prevenção para não se tornar uma vítima, e ainda como tomá-la an-

tes de acontecer o pior. Àqueles moradores que foram convidados e não compareceram, voltamos a insistir no convite, são apenas alguns minutos, mas cheios de informa-

ções e dicas de seguran-ça que certamente vão tornar nosso bairro mais seguro e por conseguinte melhor de se viver. Vocês serão muito bem vindos e terão a oportunidade de

conhecer seus vizinhos de bairro. As reuniões acontecem nas de-pendências do Centro Comunitário da igreja Nossa Senhora Apare-cida.

Page 8: Jornal "A Voz da Ilha" - edição julho de 2011

8 Julho/2011A Voz da Ilha

Quem conhecer impedimento contra esses casamentos, está obrigado em consciência a denunciá-los ao pároco.

Queremse casar

● Fabrício Ferreira Martins e Carla Brás da Silva – 16/07/11

● Laércio Alves Moreira e Romilda Morais – 23/07/11

● Felipe Neves Ferreira e Manuela Esteves Rausch Silva – 30/07/11

Pastoral Familiar

av. Minas gerais, 372 - Centro CeP:35010-150 - gov. Valadares/Mg

Fone: (33) 3271-1755

Passagens aéreas nacionaise internacionais, cruzeiros e

pacotes de viagens

Na sala de aula a professora pediu aos alunos que expressassem numa redação o que gostariam que Deus fizesse por eles. Ao corrigi-las em casa, emocionou-se muito com uma delas. Vendo-a so-luçar de tanto chorar, o marido, que acabara de chegar, perguntou o que havia acontecido e ela entregou-lhe o papel pedindo que lesse a reda-ção de um de seus alunos, na qual estava escrito: “Senhor, nesta noite peço-te algo muito especial. Peço que transforme-me numa televisão. Quero ocupar o espaço dela, viver como a da minha casa vive, ter um lugar especial para mim e reu-nir toda a minha família ao meu redor. Quero ser levado a sério quando falar, quero ser o centro das atenções e ser escutado sem interrupções ou perguntas. Quero receber a mesma atenção que ela recebe quando não funciona. Quero ter a companhia do meu pai quando ele chega em

casa, mesmo que esteja cansado. Que minha mãe me procure quando estiver sozinha e aborrecida em vez de me ignorar. E ainda, que meus irmãos “briguem” para poder estar comigo. Quero sentir que minha família deixa tudo de lado de vez em quando para passar alguns momentos comigo. Por fim, que eu possa divertir a todos. Senhor, não te peço muito... só quero viver com intensi-dade o que qualquer televisão vive!” Quando ter-minou de ler o marido disse: - Meu Deus, coita-do desse menino; que pais ele tem! A professora olhou bem nos olhos do marido, baixou os olhos e sussurrou: - Esta é a redação do nosso filho! Encontrei este texto na internet, e ele tem como autor um tal de luiz Samuel que o encerra com a seguinte pergunta: -Será que também nós não nos dedicamos mais à televisão do que à nossa famí-lia? Após alguns instantes de reflexão, ouso dizer

Quero ser uma televisão...

Na foto: Luiz e Luiza, Marcelo e Leiliane, Beto e Marisa, Geraldo e Marlene e Pe. Paulo

Os noivos, da esquerda para a direita, Ivaldo e Raquel, Cássio e Ariana, Luciano e Vanessa, Sérgio e Andiara, André e Roberta, Douglas e Natália , Rayan e Clébia , Marcilon e Fernanda.

Lembrando que Cida e Cláudio também estiveram presentes no sábado e também a Genoveva da pastoral do Batismo , sem es-quecer do Artyl e Magda que nos deram total suporte na sexta com um caldo e o almoço de domingo.

que, não só à televisão, mas ao computador, ao trabalho, à cervejinha, ao futebol... enfim, uma série de coisas que sem perceber colocamos como prioridade em relação aos nossos. E isso, mesmo que não queiramos ou não tenhamos coragem de admitir que precisamos ao menos repensar nossa postura e nossas atitudes. Faço uso das palavras finais do autor deste texto para encerrar nosso as-sunto: - “Seja feliz em família e proteja esta feli-cidade para o mundo!”Que o Deus da vida nos abençoe sempre para que consigamos cuidar da missão sublime que ele nos confiou: nossa família. Um forte e grande abraço dos irmãos da Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Ilha do Araújos. Sagrada Família, rogai por nós!

Fraternalmente,Beto da Marisa, da Maraysa e da Melissa.

Encontro de preparação para a vida matrimonial

Page 9: Jornal "A Voz da Ilha" - edição julho de 2011

Julho/2011 9

TELE-JÓIAS - CONSERTOS

Chamem-me / Appelez-moiVoku Min / Call Me

Rua 20, 251 - Ilha dos Araújos

3271-4044 / 9102-9374Jairinho busca e entrega

dízimodízimodízimo

Atenção: As missas de responsabilidade da

pastoral do dízimo acontecem todo 3° sábado e domingo do mês. Agende para não esquecer.

Próxima Reunião dia 12 de julho de 2011:Se você deseja conhecer

a pastoral venha participar conosco.

● Hilário Breguês e Maria Alves Pereira Breguês – 12/07

● Maria do Rosário Fátima Bahia e Jorge Antônio Bahia – 26/07

Parabéns! Felicidades!

Que Deus derrame sobre vocês e seus familiares

muitas bênçãos

Aniversariantes Casamento:

PASTORAL DO DÍZIMO - INFORMA:

● Doroty Almada Silva – 07/07 ● Solange Oliveira Brasil – 08/07● Carlos Brandão Araújo – 27/07

Aniversariantes de JUlHO:

A verdadeira riqueza não é aquela que pode ser acumulada, contabilizada, mas sim aquela que se percebe na distribuição a todos. Pois no convívio social, a igualdade de oportunidades, a dignidade à vida, aos direitos hu-manos é que produzem a verda-deira prosperidade.

Difícil explicar o que o amor promove nos corações. É preciso amar. Difícil explicar o que se é revelado na partilha. É preciso partilhar. Há riquezas escondidas e que aguardam nossas ações para se manifestarem. Faça a sua expe-

Partilha eSolidariedade Cristã

riência. Não deixe para aprender com as catástrofes. Aprenda com o Mestre Jesus. Vós conheceis a bondade de nosso Senhor Jesus Cristo. Sendo rico, se fez pobre por vós, a fim de vos enriquecer por sua pobreza. II Cor 8,9

Há segredos que só nos são revelados na prática da partilha. Mistérios com capacidade de nos descortinar horizontes da felicida-de e da paz. A solidariedade des-perta em nós valores humanos que nos tornam pessoas melhores.

Aristides Luis MadureiraMissionário leigoEditora A Partilha

Page 10: Jornal "A Voz da Ilha" - edição julho de 2011

10 Julho/2011A Voz da IlhaGrupo Arrarai

O Sacramento da Crisma nos convida assumir as responsabilida-des das promessas do Batismo reali-zadas pelos nossos pais e padrinhos: fazer a opção por Jesus Cristo e se colocar no seu segmento: viver, jul-gar, agir, amar como ele.

O efeito do Sacramento da Con-firmação é a fusão plena do Espírito Santo. Quem recebe a confirmação é adulto na fé. Por isso é chamado não apenas a deixar-se evangelizar mas

O VI FIJ da Paróquia Nossa Senhora Aparecida ocorreu nos dias 03, 04 e 05 de junho no colégio Nossa Senhora de Lourdes. O encontro foi preparado em uma parceria do grupo de jovens ARRARAI e o Crisma e passado pela Comunidade Família Jovem.

FIJ significa Formação Integral de Jovens e busca ensinar a palavra de Deus e o lugar do jovem na Igreja. Trabalham-se vários pontos polêmicos do cotidiano, de uma forma bem jovial.

O ARRARAI vem agradecer a todos que contribuíram para a o encontro, ao Pe. Paulo e a Sandra pelo apoio e confiança em nosso trabalho; aos jovens de outras paróquias que vieram somar ao encontro; à equipe da cozinha que mais uma vez se superou na eficácia e perfeição com as refeições; às entidades comerciais que patrocinaram nossas camisas; à equipe da catequese que nos deu um grade auxilio; às Irmãs Lourdinas por sua disponibilidade em nos acolher. Um agradecimento especial à Família Jovem que, mesmo com algumas dificuldades e complicações, não deixou a desejar no seu serviço de evangelização. Um ultimo agradecimento em nome dos coordenadores do grupo ARRARAI Santhiago de Oliveira e Jenniffer Beatriz e das coordenadoras do paroquiais do FIJ Luiza Martins e Bárbara Alves aos jovens desta paróquia que deram o sangue em um mês de preparação e, principalmente, no fim de semana do encontro.

Crisma

Nossas atividades:Celebramos Pentecostes participando da missa na

semana da unidadedos Cristãos. onde celebramos os dons do Conselho e

Fortaleza.Com o Ofício do Pão fizemos a preparação para o Corpus

Cristi.Todo quarto domingo do mes, a missa dos jovens!!!!!!

Participem!!!!!

Atenção!!!!!!!Nossos encontros acontecerão até o d i a 0 6 / 0 7 e retornaremos dia 03/08.Boas férias e que o Senhor abênçoe a cada dia da vida de vocês.

Anunciandotambém evangelizar, por palavras e pelo testemunho de vida , segundo seus dons e carismas recebidos do Senhor.

Estamos na caminhada de pre-paração para receberem este Sacra-mento . Peçamos ao Senhor muita maturidade e perseverança.

“ O que podemos e devemos fazer para sermos testemunhas do evange-lho e de Jesus na família, na escola e com os amigos ? “

Page 11: Jornal "A Voz da Ilha" - edição julho de 2011

Julho/2011 11

catequese

anIVeRsaRIantes

Catequistas:

Pré – Catecumenato Eucarístico11 – Pedro Henrique Lopes Magalhães15 – Kaillany de Carvalho Jordão16 - Matheus Batista Barthasson22 – Matheus Nascimento Chequer

Catecumenato Eucarístico02 – Pedro Henrique Alcântara Ramos04 – Martielly Washington de Oliveira Santos23 – Vitor Dias Augusto26 – Brayla Delazeri

Que o seu aniversário seja um dia de comemoraçãoe muitas bênçãos para você. Feliz Aniversário!!

E.A.C.10 – Fernanda Pêgo Miranda Netto15 – Ana Paula Mafra Teixeira20 – Nathália D. C. dos Santos22 – Pedro Assis Mourão30 – Camila G. Alcântara31 – Lucas Teixeira Aguiar

Catecumenato Crismal02 – Elisa Benetti de Paiva Maciel11 – Raphael Damasceno Silva Fonseca15 – Filipe Assis Mourão20 – Sophia Menezes Guedes28 – Matheus Abi - Ali Assis Aquino

Catequista08 – Maria Célia de Souza Almeida

AgendA dA CAtequese - julho02 – Espiritualidade com Catequistas08 – Reunião Coordenadores16 – Feira da Catequese 18 a 29 – Recesso da Catequese27 a 31 – Equipe Diocesana de Catequese em BH

Eucaristia é o pãoda nossa alimentação.Eucaristia é o quea c a l m a n o s s a alma. Eucaristia é a nossa vidaque nos deixa cheio de alegria.É ela que nos faz viver para conseguir sobreviver.

Ela que nos faz sorrire nos maus momentos reagir.Eucaristia é o que nos tiraa dor causada pela falta de amor!

Anderson/Arthur/Gabriel – Perseverança II

Luana Adams – 9 anos

Perguntaram a uma menina de nove anos o que ela gostaria de ser quando crescesse. Ela respondeu: - Eu gostaria de ser avó! Ao ser interrogada sobre o porquê dessa idéia, ela completou:

- Porque os avós escutam, compre-endem. E, além do mais, a família se reúne inteirinha na casa deles.

E a menina continuou: - Uma avó é uma mulher velhinha

que não tem filhos. Ela gosta dos filhos dos outros.

Um avô leva os meninos para pas-sear e conversa com eles sobre pescaria e outros assuntos parecidos. Os avós não fazem nada, e por isso podem ficar mais tempo com a gente. Como eles são velhinhos, não conseguem rolar pelo chão ou correr. Mas não faz mal. Nos levam ao shopping e nos deixam olhar as vitrines até cansar. Na casa deles tem sempre um vidro com balas e uma lata cheia de suspiros. Eles contam histó-rias de nosso pai ou nossa mãe quan-do eram pequenos, histórias da Bíblia, histórias de uns livros bem velhos com umas figuras lindas.

Passeiam conosco mostrando as flo-res, ensinando seus nomes, fazendo-nos sentir seu perfume.

Avós nunca dizem “depressa, já pra cama” ou “se não fizer logo, vai ficar

avós, o máximo!!! (Texto de uma neta, lido nas Bodas de Ouro dos avós).

de castigo”. Quase todos usam óculos e eu já vi uns tirando os dentes e as gen-givas.

Quando a gente faz uma pergunta, os avós não dizem: “menino, não vê que estou ocupado?” Eles param, pen-sam e respondem de um jeito que a gen-te entende.

Os avós sabem um bocado de coisas. Eles não falam com a gente como se nós fôssemos bobos. Nem se referem a nós com expressões tipo “que gracinha!”, como fazem algumas visitas.

O colo dos avós é quente e fofinho, bom de a gente sentar quando está tris-te. Todo mundo deveria tentar ter um avô ou uma avó, porque são os únicos adultos que têm tempo para nós.

Ecoando...

Em busca ]de santidade com São Pedro e São Paulo – Catecumenato Eucarístico I

Amanda Veríssimo Almeida Campidelli – 9 anos

Catequizando...

Eucaristia

ANIVERSARIANTES COROINHASParabéns ao ANIVERSARIANTE COROINHA, que

Deus derrame sobre você muitas bênçãos pela intercessão de São Tarcísio e de São Domingos Sávio aumentando-lhes a pie-dade e o desejo sincero de Servi-lo sempre com alegria.

- Rafael Damasceno – 11/07

Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de julho, e esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

Parabéns a todos os vovôs e vovós de nossa comunidade!

Page 12: Jornal "A Voz da Ilha" - edição julho de 2011

12 Julho/2011A Voz da Ilha

Vamos

diVeRtiR!

Tia RitaGaleria InfantilGaleria Infantil

Tia RitaSEMEADORDEUSJESUSCORAÇÃOSEMENTESESPINHOSCAMINHOPASSARINHOSTERRA BOA

Cheia de charme Camila Fernandes Leão,filha de Daniela e Maurício,completou 9 anos dia 20 de junho.

Felicidades!

Esta é Brayla, filha de Nereu e Meire,

no dia 26 de julho completa 10 anos de vida.

Parabéns! Que Deus te abençoe sempre

Vamos

diVeRtiR!Encontrem no quadro

abaixo as palavras que estão na parábola do Semeador. Mt 13,1-23

PEDRASPALAVRAALEGRIATRISTEZAFRUTOSAMIGOSSOL