12
Ano Jubilar 1962 2012 Jornal da parÓQuia de nossa senhora aparecida - rua 10, 46 - ilha dos araÚJos - gov. valadares/mg - www.paroQuiadailha.com.br ano Xlvi - nº 749 - governador valadares - outubro/ 2012- distribuição gratuita A Voz da Ilha – Às 6h Recitação dos Mistérios Gozosos do Rosário. (Responsabilidade do Apostolado da Oração) a partir daí, a igreja estará aberta para visitação e oração – Às 09h Missa Presidia pelo Bispo diocesano Dom Werner (Resp. Equipe de Liturgia e Vicentinos.) - Às 10h:30 Concentração e Bênção dos Carros/motos e seus con- dutores e passageiros. - Carreata com a imagem de Nossa Senhora Aparecida (Resp. Vicentinos ) 17 h -Procissão com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida sain- do da igreja passando pela Av. Piracicaba - Rua Trinta e seis e retornando pela Rua 14 e São Francisco (Trazer vela com proteção). Com a participação do Pe. Anderson e dos Seminaristas do Seminário N. Sra. Auxiliadora, ( Resp. Ministros da Eucaristia.) - Às 18h - Missa de encerramento presidida Pe. Pau- lo e cerimoniada pelo Pe. Anderson - Coroação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. - Entrega da Bênção enviada pelo Papa Ben- to XVI pelos 50 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida De 03 a 11 - Missa todos os dias às 19h 30 com a novena -Barraquinhas: Nos dias 05- 06 - 07 e 11- 12 – 13- 14 Venham participar, você, sua família e seus amigos, para juntos bendizermos a Deus pelo dom da fé em Jesus Cristo e na sua Igreja e proclamar: DIA 12 DE OUTUBRO Festa de Nossa Senhora Aparecida Rainha e Padroeira do Abertura do ano da Fé “Feliz aquela que acreditou”. (Lc 1,45)

A Voz da Ilha - outubro 2012

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Jornal "A Voz da Ilha" - Paróquia N. S. Aparecida, Ilha dos Araujos, Governador Valadares-MG - outubro 2012

Citation preview

Page 1: A Voz da Ilha - outubro 2012

Ano Jub

ilar

1962

2012

Jornal da parÓQuia de nossa senhora aparecida - rua 10, 46 - ilha dos araÚJos - gov. valadares/mg - www.paroQuiadailha.com.br

ano Xlvi - nº 749 - governador valadares - outubro/ 2012- distribuição gratuita

A Voz da Ilha

– Às 6h Recitação dos Mistérios Gozosos do Rosário. (Responsabilidade do Apostolado da Oração)

a partir daí, a igreja estará aberta para visitação e oração

– Às 09h Missa Presidia pelo Bispo diocesano Dom Werner(Resp. Equipe de Liturgia e Vicentinos.)

- Às 10h:30 Concentração e Bênção dos Carros/motos e seus con-dutores e passageiros.

- Carreata com a imagem de Nossa Senhora Aparecida(Resp. Vicentinos )

17 h -Procissão com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida sain-do da igreja passando pela Av. Piracicaba - Rua Trinta e seis e retornando pela Rua 14 e São Francisco (Trazer vela com proteção).

Com a participação do Pe. Anderson e dos Seminaristas do Seminário N. Sra. Auxiliadora,

( Resp. Ministros da Eucaristia.)

- Às 18h - Missa de encerramento presidida Pe. Pau-lo e cerimoniada pelo Pe. Anderson

- Coroação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.- Entrega da Bênção enviada pelo Papa Ben-

to XVI pelos 50 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida

De 03 a 11 - Missa todos os dias às 19h 30 com a novena

-Barraquinhas: Nos dias 05- 06 - 07 e 11- 12 – 13- 14 Venham participar, você, sua família e seus

amigos, para juntos bendizermos a Deus pelo dom da fé em Jesus Cristo e na sua

Igreja e proclamar:

DIA 12 DE OUTUBROFesta de Nossa Senhora Aparecida Rainha

e Padroeira do Abertura do ano da Fé

“Feliz aquela que acreditou”. (Lc 1,45)

Page 2: A Voz da Ilha - outubro 2012

2 OutuBRO/ 2012A Voz da Ilha

- Horário de Missas: Quartas-feiras, Sábados, Domingos: 19h30/Domingo: 9h com crian-ças.

- Adoração ao Santíssimo todas as Quintas-feiras às 16h. Na primeira quinta-feira do mês, responsável: Pe. Paulo.

- Atendimento Paroquial (Secretaria): de Se-gunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

- Atendimento Pastoral: Terça-feira: Visita aos doentes / Quarta e quinta-feira, das 09 às 11h.

- Sexta-feira: Confissão individual de 9h às 11h.- Às primeiras Sextas-feiras: Missa às 19:30h

Diretor responsável: Padre Paulo Roberto Carlos FernandesCoordenação geral: Maria Lúcia Cotta Soares

Diagramação e Impressão: Inforgraf (3275-5444)Jornal da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Ilha – 3275-1720

Av. Paranaíba, n° 256 – Ilha dos Araújos – Site: www.paroquiadailha.com.br – E-mail: paró[email protected]

agenda PaROQUIaL

palavradopároco

Artigos Odontológicos

F: 3271-7195www.dentalibituruna.com.br

Dr. Geraldo M. MourãoCRF/MG - 4729

Dr. Marcos V. MourãoCRF/MG - 4610

Dr. Thiago M. MirandaCRF/MG - 15083

NOSSO PÁROCO INFORMA – AGENDA

Fraternalmente Pe. Paulo

Se outubro é um mês especial para a Igreja do Brasil, para nós, paroquianos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Ilha, este é muitíssimo especial, porque além de celebrarmos a novena e a festa de nossa Senhora Aparecida, a celebramos com um caráter jubilar pelos 50 anos de instalação da Pároquia da Ilha, a única na diocese de Governador Valadares, dedica-da a Nossa Senhora Aparecida e instalada no dia 02 de junho de 1962.

Queremos que todos os devotos e de-votas da Mãe Aparecida se unam conos-co para juntos rendermos uma sublime e jubilosa ação de graças ao Deus único e verdadeiro que em Nazaré se encarnou no seio puríssimo de Maria,”e do Rio Pa-raíba, chegou também a esta Ilha, como padroeira, fazendo dela um manancial da Água Viva. (oração para o Ano Jubilar)

Um segundo e grande motivo para nos alegrarmos, como Igreja, neste mês de ou-tubro, é que no dia 11 terá início O ANO DA FÉ, no 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e se concluirá em 24 de novembro de 2013, solenidade de Cris-to Rei do Universo. Trata-se de um novo impulso à missão eclesial.

Portanto, ao celebrarmos a Festa de Nossa Senhora Aparecida neste ano jubi-lar, queremos exercitar com a Igreja esta

nossa Fé na fidelidade de Deus que cum-pre sempre as suas promessas: “Eis que uma virgem conceberá e dará a luz um fi-lho e o chamará Deus-conosco”. (Is 7,14)

Tudo isto só foi possível, porque Maria acreditou, assim fazemos eco às palavras do anjo Gabriel e da prima Isabel para re-zarmos durante a nossa novena e principal-mente, no dia 12 de outubro: “ Ave Maria, cheia de graça o Senhor é convosco e ben-dito é o fruto do vosso ventre, Jesus”, ou seja: “Feliz aquela que acreditou”! (Lc 1, 45) Ao que a própria Maria responde com o seu Magnificat: “A minha alma engran-dece o Senhor e o meu espírito se alegrou em Deus meu Salvador, pois o todo pode-roso fez por mim grandes coisas, santo é o seu nome. Doravante todas as gerações hão de me chamar de bem aventurada”.

Sendo assim, repetimos o pe. Zezinho que canta: “Como é bonita uma religião que se lembra da Mãe de Jesus, mais bo-nito é saber quem tu és, não és deusa, não és mais que Deus, mas depois de Jesus , o Senhor, neste mundo ninguém foi maior.

Venham participar conosco, da Festa em honra a Nossa Senhora Aparecida,, conforme a programação.

Aguardamos por vocês,

DE 03 A 11 – Novena de Nossa senhora Aparecida com missa às 19:30

Dia 12 – Festa de Nossa Senhora Aparecida (conforme

programação) Dia 13 – Celebração Matrimonial de Christopher Gerard

Morais Júnior e Neila Lopes Morais às 17:00 - Henrique Oliveira de Souza e Andrija Louise Andrade Alvim

às 21:00

Dia 20 e 21 – 1ª Etapa do INAPAF (Pastoral Familiar) Dia 21 – Batizados dentro da Missa das 9h - Rito da Entrega do Mandamento do Amor aos

Catecúmenos do Catecumenato Crismal na Missa das 19:30

Dia 28 – Sacramento do Batismo dos Jovens

Catecúmenos do Catecumenato Crismal na Missa das 19:30h

Dia 30/31/01(novembro) – Confissão dos Crismandos

NOVEMBRO Dia 01 – Às 19:30 Adoração e Bênção do Santíssimo

com distribuição da Sagrada Comunhão Dia 02 - FINADOS – Missa às 19:30 Dia 03 – Às 19:30 Celebração do Sacramento da Crisma Dia 04 – Solenidade de Todos os Santos

“Jesus, se a Igreja louva tua mãe, louva é a Ti, e espera que a conduzas pela estrada aonde vais.”

Page 3: A Voz da Ilha - outubro 2012

OutuBRO/ 2012 3

Aviário da IlhaMERCEARIA E SACOLÃO

Rua 12, 26 - 3275-1191

DENGuESE VOCÊ aGIR,

PODEMOS EVITaR.

Durante a celebração eucarística presidida para os participantes do encon-tro “Novos evangelizado-res para a Nova Evangeli-zação – A Palavra de Deus cresce e se multiplica”, realizado pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, no dia 16 de outubro de 2011, o papa Bento XVI anunciou o Ano da Fé.

Trata-se de um novo impulso à missão eclesial, que terá início em 11 de outubro de 2012, no 50º aniversário da abertura do Concílio Vati-cano II e se concluirá em 24 de novembro de 2013, solenidade de Cristo Rei do Universo.

“Será um momento de graça e compro-misso para uma plena conversão a Deus,

“será um momento de graça para uma plena conversão a Deus”O Ano da Fé

para fortalecer a nossa fé n’Ele e anunciá-lo com alegria ao homem do nosso tempo. Que-ridos irmãos e irmãs, vocês estão entre os protagonistas da nova evangelização que a Igreja iniciou e leva avante, não sem difi-culdade, mas com o mesmo entusiasmo dos primeiros cristãos”, afirmou Bento XVI.

Na manhã do dia 17 de outubro o escritório de imprensa da Santa

Sé divulgou a Carta Apostólica em forma de motu próprio porta Fidei na qual o pon-tífice convoca o Ano da Fé 2012. No docu-mento o papa assinala que “a porta fé”, que introduz na vida de comunhão com Deus e

Durante a reforma da igreja da Ilha no ano de 2000, foi improvisada uma capela para o Santíssimo que pudesse ser visitada pelos fi-éis enquanto durassem as obras. Terminada a reforma, a comunidade desejou que a capela continuasse existindo, apesar do Santíssimo ter sido reintroduzido na igreja Matriz.

Como a capelinha, assim chamada, passou a fazer parte da vida da comunidade, sentimos a necessidade de também fazer nela uma refor-ma geral, com novo piso e uma ambientação mais aconchegante e propícia à oração indi-vidual ou de pequenos grupos. O destaque da nova capela fica com sacrário de madeira fo-lheada a ouro, vistoso e digno, ostentando um belíssimo pelicano esculpido na sua porta. Tam-

permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós.

Em 2012, lembrou ainda Bento XVI, logo que tiver início o ano da Fé, também será celebrado os 20 anos da publicação do Catecismo da igreja Católica, documento fruto do pontificado do beato João Paulo II, o qual o pontífice deseja que seja difundido, estudado e promovido intensamente duran-te este tempo de graça.

O arcebispo de Chieti-Vasto, região italia-na dos Abruços, dom Bruno Forte, comen-tou, no dia 19, o Ano da fé anunciado pelo papa. De acordo com ele “é necessário que os fiéis e aqueles que estão em busca conheçam profundamente os conteúdos da fé. Nesse sentido, evoca também o uso do Catecismo da Igreja Católica. Por outro lado, indica que esse conteúdo da fé deve ser feito também com um caminho da liberdade”.

Fonte: revista SIM out a dez 2011

Reinaugurada a nova Capelinha do Santíssimo

bém as cadeiras foram substituídas por bancos, tornando-a mais elegante e harmoniosa.

A nova capelinha, que fica no complexo

do Centro Pastoral foi reinaugurada em se-tembro, por ocasião do XXI EAC e tem como objetivo proporcionar uma oração mais ínti-ma na presença de Jesus sacramentado, no dia a dia da vida da comunidade, especial-mente nos momentos em que a igreja não es-tiver aberta.

A nova capela fica aberta, normalmente das 7h às 22h. Um outro objetivo da cape-linha é servir aos catequistas e aos catequi-zandos como também aos encontros que são realizados no Centro Pastoral. A reinaugura-ção da nova capela é também um marco dos 50 anos da paróquia da Ilha. Se você ainda não a conhece faça uma visita Jesus sacra-mentado e conheça a sua nova capelinha.

Page 4: A Voz da Ilha - outubro 2012

4 OutuBRO/ 2012A Voz da Ilhacedescedes CENTRO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA ILHA - CRECHE DA ILHA

A largada desta corrida foi dada em 2011 e a chega-da, com bandeira quadricu-lada, aconteceu no dia 15 de setembro de 2012.

É isto mesmo! Foi um longo caminho que a Cre-che da Ilha percorreu com sua equipe de educadores, trabalhando com as crian-ças o RESPEITO pelo corpo, pela natureza, pelas pessoas... Passando pela hi-giene, alimentação, recicla-gem, germinação, regado de muita ARTE, através de histórias, músicas, teatros, danças...

E para mostrar um pou-co do que foi feito, uma EX-POSIÇÃO CULTURAL foi montada, com estandes

Autoestima, esse foi o tema que norteou o trabalho reali-zado no dia 03 de setembro no “Chá Um Dedo de Prosa” promovido pelo CEDES. Con-tamos com a presença de duas profissionais, uma psicóloga e uma fisioterapeuta, que de for-ma dinâmica e criativa fizeram a discussão do tema e propor-cionaram momento de muita alegria e descontração. E nos chamam para uma reflexão com as seguintes colocações sobre o tema:

Valor da autoestima “Aprenda como se você

fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã. (Mahatma Gandhi)

Na atualidade a autoesti-ma vem sendo cotidianamente muito correlacionada em ser-mos bem sucedido profissio-nalmente e financeiramente, originado uma seletividade, onde o TER tornou-se mui-to mais imprescindível que o SER.

A autoestima é uma cons-trução a respeito de si mesmo, sendo subjetiva, particular, po-dendo sofrer variações ao lon-go da vida em intensidade, na forma positiva ou negativa em sua expressão. No percurso de nossa trajetória nos deparamos constantemente nos autoanali-sando, como um diálogo contí-nuo e necessário sobre o modo de nos apresentarmos para vi-ver a vida.

A autoestima, aliada ao de-sejo, é uma das responsáveis, como uma mola propulsora, conduzindo o nosso caminhar. Dentro desta nova perspectiva a autoestima nos torna mais vulnerável a “crises existên-cias”, por não termos o sen-timento de pertencimento se não alcançarmos como, por exemplo, os bens de consumo (roupas, carro e casa) e padrões

Autoestimade beleza (estética, magreza, chapinha); onde não estar den-tro desses padrões significa es-tar fora de onde “todo mundo deseja estar”; mas será esse o lugar capaz de nos dar a indivi-dualidade necessária para nos conhecermos e assim buscar-mos os nossos sonhos e a tal felicidade? Ou simplesmente vamos abdicar do que realmen-te somos e desejamos, para ser-mos aquilo que é desejo do ou-tro. Às vezes estar fora desses padrões sociais de consumo e de beleza pode significar estar em acordo consigo mesmo ge-rando um estado de bem-estar importante para se viver a vida com tudo de bom e ruim que nos é apresentado todos os dias a cada amanhecer. (Gisele de Oliveira Assis -Psicóloga / Pós-graduada em Psicanálise e Saúde Mental)

“A autoestima é um fator que está intimamente rela-cionado com o bem estar e qualidade de vida de todos, pois é uma questão biopsi-cossocial e na Terceira Idade isso não é diferente. Um jei-to legal de mantermos a auto estima elevada é praticando atividades como:caminhar no calçadão,levar o netinho na pracinha pra brincar, andar de bicicleta,fazer aula de dança, hidroginástica, pilates, ir a grupos de terceira idade e mui-tos outros.

Essas simples atividades ajudam a manter corpo e men-te vivos, espertos e, como con-sequência, podemos contar com idosos mais alegres, feli-zes, saudáveis, independentes e principalmente com qualidade de vida.

Idoso ativo = autoestima elevada = saúde = bem estar = independência = qualidade de vida.” (Cynthia Magalhães-fisioterapeuta)

ATENÇÃO 3ª IDADE E ADULTOS: Teremos no dia 29 de outubro às 18:30 no CEDES –Creche da Ilha- mais um delicioso “Chá Um Dedo

de Prosa” com muitas discussões, bingo e um momento de muita descontração com o músico Jean –Animação de Festas. Você não pode ficar de fora! Contamos com sua importante presença!

PROjETO INSTITUCIONAL: “Aprendendo a respeitar”

Grupo Elas Entrega Doação ao Abrigo Esperança

ricos, coloridos, alegres e gostosos! Vários PORTIFÓ-LIOS foram construídos pe-las professoras numa coletâ-nea de atividades, relatos de experiências, fotos... Além do capricho e criatividade de cada uma.

Quem visitou viajou pelos ambientes da instituição, de-gustou receitas do dia-a-dia, feitas com as crianças, além de umas que fazem parte da “cozinha alternativa”, como o bolo de casca da banana e pode também apreciar “livri-nhos” feitos pelas crianças e até um “livrão” feito com to-das as turmas.

Em cada estande rece-biam um mimo agradecendo a visita e também corações

nas cores do Brasil, que reunidos formavam um adereço para o momento final, onde funcionários, crianças e familiares canta-ram juntos o Hino Nacio-nal, uma música referente ao projeto e viram um clipe sobre a PAZ, onde era pe-dido que cada um descru-zasse os braços, apertasse o passo e lutasse pela PAZ.

Este projeto pode ter tido a sua culminância, mas nos-so trabalho não terminou. Continuaremos trilhando caminhos, dedicando nosso tempo, buscando alterna-tivas para mostrarmos às crianças a importância do RESPEITO e da PAZ para nossa felicidade.

Page 5: A Voz da Ilha - outubro 2012

OutuBRO/ 2012 5

Concílio Vaticano II: há 50 anosNo dia 11 de outubro

de 1962, o papa João XXIII abria, de modo solene, o Concílio Ecu-mênico Vaticano II. No dia 11 de outubro deste ano, Bento XVI abrirá as comemorações do cin-quentenário desse Concí-lio, que foi o evento mais marcante da Igreja Cató-lica no século XX e um dos mais importantes de toda a sua história, quase bimilenar. No Concílio Ecumênico, reunião dos bispos da Igreja Católi-ca inteira com o Papa, são definidas as questões fundamentais da vida da Igreja. Sua referência e imagem é sempre a as-

“Decorrido meio século, a Igreja põe-se a avaliar o caminho percorrido. Houve acertos e erros na interpretação do Concílio e os Papas tiveram ocuidado de indicar o caminho da reta aplicação”

sembléia apostólica de Jerusalém ainda no inicio do cristianismo, quando os apóstolos se reuniram para decidir sobre uma questão posta por Paulo e Barnabé, destacados missionários entre os po-vos pagãos (Cf. Atos dos Apóstolos, 15). O que se decide no Concílio Ecu-mênico vale para a Igreja inteira, ali representada pelos seus responsáveis maiores. (...)

Que questões tão im-portantes teriam mo-tivado João XXIII a convocar, de maneira surpreendente, no dia 25 de janeiro de 1959, um Concílio da igreja? (...)

João XXIII queria que a Igreja e os católicos fi-zessem a sua parte, para melhor colaborarem com os esforços de toda a co-munidade humana para assegurar ao mundo paz verdadeira e, ao homem, o desenvolvimento dig-no. Quis uma Igreja em diálogo com o mundo, atenta aos tempos novos, com seus desafios, opor-tunidades e problemas.

(...) João XXIII olhava para a situação da pró-pria Igreja e queria que o Concílio a levasse a uma profunda renovação, ao crescimento da fé cató-lica, a aprofundar sua autocompreensão, como povo de batizados, no qual todos têm sua par-te na missão recebida de Cristo.

Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer

Bote fé julho/set 2012

Meu caro Padre, Como é do seu conhecimento, estamos às vésperas da quarta e última sessão

do Concílio Vaticano que se realizará em Roma a partir de 14 de setembro. Ao mesmo tempo que recomendo orações especiais pelo êxito de aconteci-

mento tão extraordinário na vida da Igreja, apresento ao meu dedicado colaborador e a seus paroquianos as minhas despedidas, com a esperança de em dezembro nos veremos por ocasião do Santo Natal.

Fique certo de que o rebanho estará presente na Cidade Eterna e juntos, pas-tor e ovelhas, continuaremos a caminhada com demanda do Reino.

Deus recompense com frutos abundantes os seus trabalhos! Sempre amigo muito grato o seu.

DOM HERMÍNIOBispo de Governador Valadares

ReminicênciasPalavra do Senhor Bispo

Page 6: A Voz da Ilha - outubro 2012

6 OutuBRO/ 2012A Voz da Ilha

Às vezes, nas fotos da padroeira do AO, sur-preende-nos um olhar de tristeza. A doçu-ra de suas palavras, contando-nos a his-toria da “florzinha branca”, a maravi-lha das “rosas”, que nos distribui lá dos céus, nos encanta e nos distrai. En-tretanto, não aten-tamos para o fato de que a “pequena Teresa” enfrentou, com valentia cristã, muitos sofrimen-tos e que seu nome completo de carmelita era “Teresa do Menino Jesus e da Santa Face”. A Santa Face do Senhor, torturado, crucificado e morto por nós, espe-lhou-se no olhar contemplativo de nossa Santa.

Recordando: Ela, mal nasceu, teve de ser separada de sua mãe-zinha, a Bem-aventurada Zélia Martin, que já não estava bem de saúde quando deu à luz sua última filha. Terezinha teve de ser levada a um sitio dos arredores para ser alimentada por uma boa ama de leite. Psicólogos, educadores e pais sabem como uma separação logo no começo da vida de uma criança é marcante! Zélia morreu quando sua filhinha tinha apenas 4 anos. Suas irmãs mais velhas a substitu-íram com competência carinhosa, mas perder a mãe tão cedo é outra marca dolorosa que lhe ficou.

Outra dor de Teresinha foi a des-coberta de que nem todos os padres são boa gente e de que nem todas as carmelitas são doces... Ela pas-sou por grandes sofrimentos até no momento feliz de sua entrada no Carmelo, como a separação e a do-

apostoladodaoração

“As pessoas que pro-pagarem esta devoção (a meu Sagrado Coração) terão seus nomes ins-critos no meu coração e jamais serão apaga-dos”, disse Jesus em sua décima primeira bela promessa feita a sua fiel amiga, Santa Margarida Maria. Na verdade, o Senhor não nos esquece. Recordemos o orá-culo que ouvimos pelo profeta Isaias: “Pode uma mulher esque-cer-se da criança que mama em seu peito? Não amará o filho de seu ventre! Mesmo que alguma se esquecesse, eu jamais me es-queceria! Vê, eu gravei teu nome nas palmas de minhas mãos” (Is 49,15-16).

Já é sensacional, um dom maravilhoso, termos nossos nomes “tatuados” nas Mãos

Santa Teresinha do Menino jesus (1873-1897)

ença do seu querido pai, o bem-aventurado Luís

Martin, que chegou a ficar perdido duran-te dias na grande cidade de Paris; a própria dolorosa doença, a tuber-culose, que a le-vou ao túmulo; os tratamentos, que incluíram até pontas de ferro aquecidas nas costelas...

Leiamos o que ela escreveu para sua Superviso-ra, Madre Maria

Gonzaga* “Tampouco desejo o so-frimento nem a morte, embora ame a ambos, mas é só o amor que me atrai... Durante muito tempo os de-sejei; possui o sofrimento e pensei ter alcançado as margens do céu; pensei que a florzinha seria colhida na sua primavera... agora, só o abandono me guia, não tenho outra bússola!... Não posso pedir mais nada com ar-dor, exceto o cumprimento perfeito da vontade de Deus acerca da minha alma, sem que as criaturas possam opor obstáculo”.

Teresinha correspondeu perfei-tamente ao Sinal da Cruz que nos assinala no dia feliz do Batismo! Ela mereceu, com a graça do nos-so Salvador. São Pio X disse a seu respeito: “foi a maior santa dos tem-pos modernos”. O Bem-aventurado João Paulo II a nomeou Doutora da Igreja, ao lado de Santa Teresa de Jesus e Santa Catarina de Sena. Ela é padroeira das Missões, com São Francisco Xavier, o jesuíta incansá-vel. Nós a homenageamos no dia de sua festa litúrgica, 1º de outubro!

*Obras completas, São Paulo: Loyola, 1997, p. 199.

Rua Ranulfo Álvares, 566 - Vila IsaFax:(33)3278-2561 / Cel.: 8431-8237

Trabalhamos com todo ramo de seguros:Auto, Residencia, Empresarial, Vida, Cartão de

Crédito, Transporte e Financiamento

Há mais de 30 anos de mercadoCobrimos qualquer oferta, venha conferir.

Apostolado Da Oraçãode Deus! Quanto mais

gravados no Sagra-do Coração! O Bom Pastor não só nos co-nhece pelo nome, um por um, mas guarda nossos nomes, um por um, no seu Cora-ção, fornalha ardente de caridade!

Somente essa pro-messa e essa garantia nos

devem consolar a este infinito Amor, anunciando aos quatro ventos, do melhor jeito que pu-dermos, essa devoção. No Apo-calipse (Ap 3,5), lemos: “Não apagarei seu nome do Livro da Vida”. É uma promessa de salva-ção! E o Sagrado Coração é esse “Livro”, essa Escritura Santa, divina, onde só podemos desejar ter nossos nomes gravados!

Fonte: Mensageiro do Coração de Jesus. São Paulo.

Zeladora - Maria da Glória de Assis

Aniversariantes do mês:05 – Tereza Pereira Pinho14 – Maria C. Resende 17 – Dercy Magalhães

Parabéns! Felicidades!Que as bênçãos do Sagrado Coração de Jesus continue sendo derramadas sobre a cada um e cada uma de vocês.

18 – José Jair Mendes 20 – Irene Maria Vieira 27 – Iêda Coelho de Aguiar

“Jesus manso e humilde coração, faze o novo coração semelhante ao vosso”.

● 10/11/2012 - João Ricardo Zanelato Fraislebem e Analu Gonçalves Salomão

Querem se casar

Page 7: A Voz da Ilha - outubro 2012

OutuBRO/ 2012 7

Quando eu era criança, mais precisamente aos oito anos de idade, fui convocado para tocar na bandinha da escola. Sempre fui musical e tal convocação me fez sentir a pessoa mais im-portante do mundo. Puxa! Era um sonho em realização, tocar na bandinha da escola! Eu não via a hora de contar pra todo mundo e de contar com todo mundo me assistindo lá no pal-co do auditório escolar.

Certa vez, teve na escola uma comemoração homena-geando as mães e é óbvio que as nossas mães foram convida-das a participar. Dentre outras atrações, a bandinha também se apresentou e num dado mo-mento, cada um dos integran-tes da banda desceu do palco e foi ao auditório em direção à sua mãe para homenageá-la com uma rosa que cada um ti-nha às mãos. Momento emo-cionante e perfeito, não fosse um fato inesperado: - Um dos garotos, somente um, substi-tuiu a sua mãe pela professo-ra, porque sua mãe “trabalha-va fora” e não pudera estar neste evento. Este garoto era eu. Nunca culpei a minha mãe por isso e já naquele momento, entendi a necessidade da sua ausência, porque precisávamos do seu salário e não dependia dela e sim do patrão a sua li-beração para esta “festinha”. Porém foi inevitável o senti-mento de angústia, tristeza, frustração e abandono trazido

Pastoral Familiar

Fone: (33) 3271-1755Av. Minas Gerais, 372 - Centro - CEP:35010-150 - Gov. Valadares/MG

“Quem ama cuida e quem cuida, ama.”

pela situação. Aquele momen-to era único; era eu mostrando para alguém muito importan-te para mim algo que eu fazia e era muito importante para mim. Era como se eu dissesse: - “Muito obrigado por me dar a vida e com ela a oportunida-de de fazer algo que eu gosto tanto”! E não existia no cora-ção daquela criança nada que fosse tão importante, apesar de saber que naquele momento fosse impossível fazer algo que mudasse a situação. Daí então, a sensação de impotência.

Tenho certeza que, no co-ração da minha mãe cortava a vontade de estar comigo, mas as circunstâncias não a deixa-vam escolher. Ou seja, ela não quis estar ausente, mas preci-sou se ausentar.

Hoje que sou pai, este fato marcante da minha história le-va-me a uma reflexão: - Quan-tas vezes, por bel prazer (o que não foi o caso da minha mãe), não deixamos passar desper-cebidos grandes momentos da vida dos nossos filhos. São coisas que para nós podem ser pequenas, mas para eles repre-sentam muito e são muito im-portantes. Pode ser uma par-tida de futebol ou um passo novo aprendido na escola de dança. Quiçá uma reunião na escola ou uma leitura que fora convidado a fazer na igreja. Coisas simples, mas que fazem a diferença e fazem com que nossos filhos se aproximem de nós e nós nos aproximemos de-les. Não basta ser pai (e mãe), é preciso participar, compar-

tilhar, aplaudir, incentivar. O que será mais gratificante, o nosso futebol de fim de sema-na ou o sorriso escancarado no rosto do nosso filho? Cada vez que trocamos algo do nosso filho por outra coisa que sabe-mos ser banal, estamos fazen-do com que se sinta um estorvo na nossa vida. Ou se banaliza-mos algo que para ele é muito importante, estamos determi-nando o grau de prioridades da nossa escala e quando realmen-te for necessária a nossa ausên-cia, não teremos argumentação e nem transmitiremos confia-bilidade para que ele se sinta seguro e maduro o bastante para entender que nem sempre será possível a nossa presen-ça física naqueles momentos tão sublimes, mas quando isso acontecer, estaremos juntos da mesma forma, porque de onde estivermos, estaremos vibran-do juntos. Quem ama cuida e cuidar é muito mais do que dar presentes caros, dar boa escola, encher nossos filhos de curso disso ou daquilo. Cuidar é estar atento, é perceber, é conhecer, é valorizar, é fazer crescer... Pe. Zezinho-SCJ diz assim na sua canção: -“Há tantos filhos que bem mais do que um palá-cio gostariam de um abraço e do carinho entre seus pais”... Quem ama cuida e quem cuida, ama. Sagrada Família, rogai por nós! Um fraterno e caloroso abraço.

Pastoral Familiar – Comunidade da Ilha.(Beto da Marisa)

Page 8: A Voz da Ilha - outubro 2012

8 OutuBRO/ 2012A Voz da Ilha

ANIVERSARIANTES COROINHASParabéns aos ANIVERSARIANTES COROI-

NHAS, que Deus derrame sobre vocês muitas bênçãos pela intercessão de São Tarcísio e de São Domingos Sávio aumentando-lhes a piedade e o desejo sincero de Servi-lo sempre com alegria.

● 06/10/97 - André Sayão de Brito

● 06/10/96 - Gabriela Destro

● 18/10/99 - Matheus Barros Santos

Vicentinos em ação

Primavera chegando e com ela as maravilhas de Deus em reconhecermos no ou-tro o seu melhor! Lembre-se que um dia alguém viu em você algo de especial e se ofereceu para fazer o bem a alguém!

Nossas reuNiões: De segunda à quinta-feira às 20:00h, venha fazer parte de nossas conferências. Contamos com você. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Lendo a regra as SSVP deparei-me com o tema: Ressocialização dos excluídos e margina-lizados. Sempre coloco os “pontos a ponderar” a respeito desse assunto por que considero-o de grande importância.

Quando estamos pre-cisando de ajuda e en-contramos seja num ges-to, num aconchego, num diálogo ou num sorriso, ficamos muito feliz. O mesmo acontece quando socorremos uma pessoa carente dando-lhe apoio e suprindo suas necessi-dades até que ela possa

Visita aos assistidose a ressocialização

se levantar e caminhar por si mesmo. Assim lan-çamos mão dos instru-mentos disponíveis que temos para resgatá-la em sua dignidade. A resso-cialização é um trabalho que requer afetividade e grande força de vontade. Devemos compartilhar os sentimentos e abrí-los aos ideais de vida con-forme falou o Papa Ben-to XVI em sua visita ao Líbano. Foi Jesus quem disse: Vós sois o sal da terra e luz do mundo. O Evangelho de (Marcos cap. 09-50). Nos diz: O sal é uma coisa boa mas

se perder o valor não ser-virá mais.

Portanto tende em vós o sal e vivei em paz.

Dosando esse sal po-demos manter o equilí-brio para que não perca o sabor e a luz não se apa-gue.

Obrigado aos doado-res da: “Contribuição da solidariedade” Deus os abençoe.

Nossas reuniões são de segunda à Quinta-Feira na sala nº 2, aguardamos sua visita.

LSNSJC Elcio Fava

Conferência Nossa Senhora do Carmo

ACEITAMOS CONVÊNIOS, CONSULTE-NOS

* São Lucas Saúde* Cemig Saúde

* BioMed* Vitallis

* Plano Pasa/Vale* Correios

* IPSM* IPREM/MG

Pastoral Batismo

Você sabia???

Responsáveis: Cida e Genoveva

Agenda para o mês de outubro:dia 06 - Encontro de preparação para o batismdia 16 - Primeiro aniversário de batismo de: Lucas Bal-

dow Botelho.dia 21 - Celebração do Batismo de crianças.

O Batismo é um encontro com alguém, alguém mui-to especial, que nos transforma em pessoas diferentes. A pessoa batizada compromete-se a viver como Jeseus e também pensar e agir como ele.O sacramento do Batismo nos faz iniciar uma missão: a missão de ser profeta como Jesus, testemunhando e anunciando o Reino de Deus já presente em nós e na Igreja.

Ora, se vamos viver como Cristo, é preciso saber muito bem o que ele fez, qual a sua missão, seus ensinamentos, seus valores,suas exigências, seus gestos; é preciso, enfim, conhecer o caminho que ele seguiu.

Aconteceu em SetembroDia 15 - Participação da pastoral no encontro de pre-

paração para o batismo de adultos e crianças maiores.

Page 9: A Voz da Ilha - outubro 2012

OutuBRO/ 2012 9

TELE-jÓIAS - CONSERTOS

E também NaturaPronta entrega

Praça Itatiaia, 344 Apto. 201 - Ilha dos Araújos

3271-4044 / 9102-9374jairinho

PASTORAL DO DÍZIMO - INFORMA:

Próxima reunião será dia 30 de outubro paraetiquetar carnês 2013. Se você deseja conhecer

a pastoral venha participar conosco.

dízimodízimodízimo

AniversariantesCasamento:

PASTORAL DO DÍZIMO - INFORMA

Veja no demonstrativo financeiro onde o seu dízimo está sendoaplicado e alegre-se por ajudar a realizar estes trabalhos a serviço da

Igreja, da Comunidade e dos Irmãos menos favorecidosMuito bem servo bom e fiel, como foste fiel no pouco eu lhe confiarei mais (MT 25, 23)

AnivErSAriO 5/10 – Francisco Fernando de Almeida Bessa 08/10 – Maria de Fátima Arruda Alve

Dízimo - Verdadeiro Caminho Para uma comunidade existir e

manter seus trabalhos são necessários recursos financeiros. Tais recursos na maioria das vezes são resultado de fes-tas, bingos, rifa, promoções, aluguéis, taxas, dízimo, oferta etc.

De todas essas formas de capaci-tação de recursos, apenas duas são Bí-blicas: Dízimo e oferta. As outras são formas humanas, isto é, inventadas pelo homem para tentar resolver o problema financeiro.

Dízimo e oferta são expressão de fé, e demonstram compromisso com a co-munidade.

No Brasil, durante muitos anos, diversas comunidades sobreviveram através de taxas por ocasião de batiza-dos, casamentos etc. Tais taxas geram muitas críticas. É comum ouvir pesso-as mal-informadas dizendo: “A igreja Católica cobra tudo, cobra casamento, cobra batizado!”

De acordo com a pastoral do Dí-zimo da CNBB, nossos bispos classi-ficam o sistema de taxas como pas-toralmente inadequado e propõem: “toda diocese deve ter como meta a implantação do Dízimo, como sistema de contribuição sistemática e periódica que substitua progressivamente o siste-ma de taxas” (Estudos da CNBB nº 8 – Pastoral do Dízimo, páginas 7 e 9).

Nas festas e demais promoções e fé

fica em segundo plano. Eu não preciso ter fé para ir a uma noite da pizza.

Tenho escutado inúmeros testemu-nhos sobre festas de Igreja que acaba-ram em briga, tiroteio e até em morte. Infelizmente, na maioria das vezes o grande objetivo da festa é arrecadar.

A partir de um Dízimo berm-orga-nizado tudo isso muda. A festa passa a ter como objetivo a confraternização, e o resultado financeiro é apenas conse-qüência natural.

A pessoa que assume o Dízimo de forma consciente se torna co-responsá-vel com a comunidade e consequente-mente se sente mais Igreja.

Vivemos em um a época privilegia-da: computadores, internet, sistemas modernos de audiovisual etc. Mas em grande parte das paróquias do Brasil ainda não se tem um bom quadro-ne-gro, ou um sistema de som adequado.

O Papa nos pede uma Nova Evange-lização, uma evangelização com novo ardor, através de métodos modernos e eficientes, para que o Reino aconteça entre nós.

Só através de um Dízimo organi-zado, baseado na conscientização, te-remos recursos para fazer acontecer a Nova Evangelização.

Sem dúvida o Dízimo é o verdadei-ro caminho.

Fonte: Arthur JorgeBoa Nova Editora

Christiano Guedes Coelho de Oliveira e Mônica Silva Sanches Oliveira

Atenção:As missas de responsabilidade da pastoral do dízimo acontecem

todo 3º sábado e domingo do mês. Agende para não esquecer.

Page 10: A Voz da Ilha - outubro 2012

10 OutuBRO/ 2012A Voz da IlhaGrupo Arrarai

“ Hoje quero passar para vocês que não há felicidade maior do que viver para Cristo, com Cristo e em Cris-to! E pergunto a você querido irmão: como você tem vivido? Se você não ama a Deus, em quem irá se apoiar e buscar forças quan-do estiver desanima-do? As pessoas podem ter boas palavras, mas é somente Deus que te ama a todo instante, é Ele que te ama sem olhar teus pecados, é Ele o único amigo que não recusa às tuas ne-cessidades nem te faz menor pelo o que você é.”Sabei que Eu esta-rei sempre convosco, até ao fim dos tem-pos” (Mt 28, 20)

Entretanto, digo a vocês que é impossí-vel conhecer a Deus e se entregar com-pletamente a Ele se não se vive com Ele, se não se vive em co-munidade e não se vai a missa e princi-palmente se não se

“A Perseverança celebrou na segunda-feira, dia 01/10/2012, o Ofício Divino das Flores. O Ofício Divino é uma forma antiga de rezar, vem das primeiras comunidades cristãs. Reza-se a partir da realidade concreta. Foi um momento de parar em meio a toda a agitação e recordar que a VIDA é uma obra perfeita de DEUS, aproveitando o momento maravilhoso da primavera.Agradecemos ao apoio musical: Mila, José Aparecido, Heitor e Jonini.

Catequistas: Paula – Diana - Leonor - Célia”

sabe a importância do maior presente que Jesus Cristo nos deixou que é Sagra-da Eucaristia! Então mais uma vez peço a vocês que se per-mitam a conhecer a Deus, não olhando para Ele como um simples amigo bon-doso que tudo per-doa, mas com temor pois Deus além de ser o Pai Misericor-dioso é o Todo-Po-deroso, que merece todo nosso respeito e amor. Viemos do Pai e para Ele é que lutamos para voltar. E Jesus nos disse em João, 14:6 atra-vés desta frase “Nin-guém vem ao Pai se-não por mim” Jesus indica que ninguém vai evoluir se não agir conforme os ensinos que ele nos trouxe, ou seja, ninguém po-derá crescer espiritu-almente se não fizer da maneira como ele nos ensinou “

Cássia Akiko Kawamura

ArraraiOfício Divino das Flores !

Page 11: A Voz da Ilha - outubro 2012

OutuBRO/ 2012 11

catequese

anIveRsaRIantes OUtUbRO01 - Leando Gabriel Coelho Costa05 - Maria Eduarda Morais Nacif06 - André Sayão de Brito 06 - Arthur Moreno Peçanha06 - Gabriela Destro Pereira06 - Rodrigo Fernandes Siman 08 - Lara Gonçalves Oberosler11 - Brian Almeida Machado 11 - Leonardo Monteiro Godinho12 - Daniel Queiroz Leonídio 12 - Mariana Perázio Givisiez Fonseca14 - Mariana Duque Coelho Barros Baía 16 - Bruno Chaves Monteiro 21 - Bruno Mascena Metzker 24 - Mathews Martins Moreira 26 - Pedro Henrique Menezes de Andrade26 - Rosana Rodrigues dos Santos 27 - Amanda Oliveira Andrade 30 - Gabriel Destro Pereira 30 - Mateus Destro Pereira

Catequista

06 - Leonor Elisa de Assis Abi – Ali 26 - Paula Reis Silveira Siqueira29 - Juliana Coelho Gonçalves

Que seu aniversário seja um dia de comemorações

e muitas bênçãos para você. Feliz Aniversário!

AgendA dA CAtequese

03 a 11 – Novena e Barraquinhas

10 – Rito de entrega da Oração do Senhor – Catecumenato Crismal – 19h30m

18 – Reunião coordenadores

20 – Terço com catequistas – Residência da Leonor

Daniel Connel (1775- 1847) deixou uma legenda de bravura e tenacidade. É conhecido como o Li-bertador da Irlanda. Usando todos os meios possíveis, lutou pelos direi-tos dos cidadãos.. Dizia ele: “Nada pode ser politicamente certo se for moralmente injusto”. Perseguido e com poucos recursos, teve de fugir e esconder-se numa floresta. Pensava em abandonar a luta. Mas a atitude de uma formiga o fez mudar de posição.

A PEQUENA formiga tentava carregar uma fo-lha dez vezes maior do que ela. Parecia uma loucura. Arrastava a folha, caía, recomeçava. Depois de muito esforço arrastou a folha até a entrada do formigueiro. Ali mais um duro golpe. Depois de tanta luta a folha não passava pela porta de sua casa. Tudo levava a de-sistir. Porém, ela entrou no formigueiro. Pouco depois saiu, acompanhada de uma dezena de outras formi-gas. Cortaram a folha em pedaços e a introduziram no formigueiro, sem maior dificuldade. Lá dentro muitas esperavam, tinham necessidade da folha.

DANIEL Connel aprendeu a lição da formiga. Voltou à luta, mudou de método, buscou voluntários e acabou melhorando as condições de vida dos cida-dãos de seu país. Tornou-se um dos políticos mais co-nhecidos da Europa.

VIVER é lutar. A luta supõe sonhos, estratégia e

Eleições: O político e a formigaperseverança. Aquele que desanima diante da primeira adversidade não chega a lugar nenhum. Como justifi-cativa lamenta que tudo é difícil para todos. Muitos apostam no comodis-mo, desistem de lutar e morrem sem conhecer o sabor da vitória.

GIUSEPPE Verdi foi aconse-lhado a desistir da música, mas tor-nou-se o imortal maestro das óperas italianas. Abraham Lincoln, antes

de tornar-se presidente dos Estados Unidos, fra-cassou dezenas de vezes. Churchill, o grande político inglês, repetiu três vezes o segundo ano primário.

TODOS eles tiveram confiança em suas capacida-des. Tinham certeza que a última palavra não havia sido dita e continuaram lutando. E venceram. Demós-tenes, depois de uma derrota, lembrava aos cidadãos: “Ainda não empregamos todas as forças”. Foi um vitorioso. Além de todas as motivações humanas, o cristão busca força na fé. São Paulo proclama: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fil 4, 13).

Para refletir:1- Refletindo a história acima, qual a mensagem

que a formiga passa aos políticos?2- Você é um cidadão que se deixa vencer pelos

problemas, na comunidade onde reside, ou procura superá-las?

Fonte: O Voto vale um país melhor. Arquidiocese de Feira de Santana/Ba

Catequese Acontecendo

Pré Crisma

Ana Carolina, Lorraine,

Lorena

Atenção galera...Toda semana teremos um bate bola na praça

de esporte para os adolescentes do EAC (gratui-to). Os interessados deverão procurar o tio Élcio nas reuniões ou telefonar para os números (33) 3271.6293 – 8418.3570.

Caso as adolescentes interessarem também, poderão me procurar para formar um time de vôlei ou peteca.

Até a próxima reunião! Abraços, tio Élcio.

Escolhinha deFutsal para EAC

Page 12: A Voz da Ilha - outubro 2012

12 OutuBRO/ 2012A Voz da Ilha

Tia RitaGaleria InfantilGaleria Infantil

Tia Rita

Laura Aranda Queiroz Cascarro Salomão – encanto e alegria de toda família, paixão da mamãe Christiane, com 01 ano e 08 meses, frequenta desde cedo, a missa das crianças com sua vovó Lourdes.