12
Jornal da parÓQuia de nossa senhora aparecida - rua 10, 46 - ilha dos araÚJos - gov. valadares/mg - www.paroQuiadailha.com.br ano Xlvi - nº 744 - governador valadares - maio/ 2012- distribuição gratuita A Voz da Ilha Ano Jubilar 1962 2012 Paróquia da Ilha celebra seu Jubileu de Ouro Ver convite - Página 03 Parabéns, Mãe de Deus, rogai por nós e por todas as nossas mães. mamãe pelo seu dia!

A Voz da Ilha - maio 2012

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Jornal "A voz da Ilha" - ed.maio 2012

Citation preview

Page 1: A Voz da Ilha - maio 2012

Jornal da parÓQuia de nossa senhora aparecida - rua 10, 46 - ilha dos araÚJos - gov. valadares/mg - www.paroQuiadailha.com.br

ano Xlvi - nº 744 - governador valadares - maio/ 2012- distribuição gratuita

A Voz da IlhaA

no Jub

ilar

1962

2012

Paróquia da Ilha celebra seu Jubileu de OuroVer convite - Página 03

Parabéns,

Mãe de Deus,

rogai por nós e por todas as

nossas mães.

mamãe pelo seu dia!

Page 2: A Voz da Ilha - maio 2012

2 mAIO/ 2012A Voz da Ilha

- Horário de Missas: Quartas-feiras, Sábados, Domingos: 19h30/Domingo: 9h com crianças.

- Adoração ao Santíssimo todas as Quintas-feiras às 16h. Na primeira Terça-feira do mês, responsável: Pe. Paulo.

- Atendimento Paroquial (Secretaria): de Segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.- Atendimento Pastoral: Terça-feira: Visita aos doentes / Quarta e quinta-feira, das

09 às 11h.- Sexta-feira: Confissão individual de 9h às 11h.- Às primeiras Sextas-feiras: Missa às 19:30h

Diretor responsável: Padre Paulo Roberto Carlos FernandesCoordenação geral: Maria Lúcia Cotta Soares

Diagramação e Impressão: Inforgraf (3275-5444)Jornal da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Ilha – 3275-1720

Av. Paranaíba, n° 256 – Ilha dos Araújos – Site: www.paroquiadailha.com.br – E-mail: paró[email protected]

agenda PaROQUIaLpalavradopároco

Artigos Odontológicos

F: 3271-7195www.dentalibituruna.com.br

Dr. Geraldo M. MourãoCRF/MG - 4729

Dr. Marcos V. MourãoCRF/MG - 4610

Dr. Thiago M. MirandaCRF/MG - 15083

NOSSO PÁROCO INFORMA – AGENDA

Fraternalmente Pe. Paulo

Já estamos no mês de Maio e vivendo ainda as alegria do tempo Pascal, quando a cada domingo, em especial, podemos en-trar no Mistério do Res-suscitado que nos dá a sua paz, faz arder os nossos co-rações ao nos falar das Es-crituras e nos sustenta com o seu corpo e sangue parti-lhados entre nós, seiva para que possamos permanecer unidos a Ele, videira verda-deira, e assim produzirmos frutos de amor/atitude e não apenas de palavras (cf 1Jo 3,18)

O mês de maio é também o lindo mês de Maria, quiçá o preferido dos brasileiros, pois ele traz em si um gos-tinho de amor de Mãe e de maior devoção à Nossa Se-nhora, Mãe de Deus e nossa Mãe, Maria Santíssima. É ela a causa de nossa alegria e por isto mesmo, quantos louvores saem dos corações pobres, inocentes e pue-ris e sobem ao coração de Deus através da recitação dos Mistério do Rosário, das Ladainhas e das Coro-

ações das imagens diversas de Nossa Senhora, e tudo isto com um tempero for-te de Ressurreição que nos faz dizer: “Rainha dos céus alegrai-vos aleluia, porque quem merecestes trazer em vosso puríssimo seio, res-suscitou verdadeiramente, aleluia, aleluia!”

Transbordando de ale-gria pascal fazemos chegar às mãos dos nossos paro-quianos, patrocinadores, leitores e leitoras o nos-so A Voz da Ilha do mês de maio, levando consigo informações, formação e principalmente o nosso abraço a todas as queri-das mamães e um convite especial para juntos cele-brarmos os 50 anos de ins-talação da nossa querida paróquia da Ilha, nos dias 02 e 03 de junho.

Dia 01 de maio – feriado Nacional – dia do trabalhador e de São José Operário

Missa às 6:30

Dia 02 – Reunião do Conselho de Pastorais às 20:30

Dia 03- às 19:30 Adoração e Bênção do Santíssimo

Dia 04 - !ª Sexta – às 19:30 – Missa do Coração de Jesus

Dia 05 – Das 10h às 12h reunião dos coroinhas com o Pe. Paulo

Dia 12 – às 14h reunião da EDC (Equipe Diocesana de Catequese)

Dia 13 – VI Domingo da Páscoa – Dia das Mães

Dia 20 – Solenidade da Ascensão do Senhor – Dia Mundial das Comunicações Sociais

Batizados dentro da Missa das 9h

50 anos de batismo de Pe. Paulo

De 21 a 26 – Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e preparação para a Solenidade de Pentecostes – Missa todos os dias às 19:30

Dia 21 – Bênção das velas (1 ou 7) e da Família

Dia 22 – Bênção da Água e dos Casais

Dia 23 – Bênção do Óleo e dos Jovens

Dia 24 - Benção de Medicamentos, dos Idosos e Enfermos

Dia 25 - Bênção do Sal, das crianças e Adolescentes

Dia 27 – Solenidade Pentecostes

JUNHO

Dia 01 – 1 Sexta feira – às 19:30 Missa do Coração de Jesus

Dia 02 - Às 19:30 Missa Jubilar pelos 50 anos de instalação da Paróquia da Ilha

Lançamento do Selo comemorativo

Dia 03 – Solenidade da Santíssima Trindade

– Às 19:30 Missa presidida por Dom Emanuel Messias de Oliveira

Dia 07 – Solenidade Corpus Christi - Missa às 19:30 com procissão e Bênção do Santíssimo

Dia 10 - Romaria das Águas - ATENÇÃO: NÃO HAVERÁ A MISSA DAS 9H

Page 3: A Voz da Ilha - maio 2012

mAIO/ 2012 3

Ó Pai Todo Poderoso, ao celebrarmos os 50 anos da instalação de nossa Paróquia da Ilha, vos rendemos jubilosa ação de graças pelos serviços de evangelização prestados à Igreja particular de Governador Valadares.

Nós vos pedimos, Deus Uno e Trino, por to-dos e todas que ajudaram a construir a história desta paróquia, nos 50 anos de sua existência: nossos bispos, nossos padres e todos os fiéis.

Senhora Aparecida, Mãe de Deus e nossa, que do Rio Paraíba chegastes também a esta Ilha como Padroeira e fizestes desta Paróquia um manancial de Água Viva, alcançai-nos, nes-te ano jubilar, a graça de nos unirmos mais es-treitamente ao coração do vosso Filho Jesus e fazermos sempre e, em tudo, o que ele nos disser.

Assim seja!

Convite Os paroquianos da Ilha, juntamente com o seu pároco Pe Paulo, convidam você e sua família para a celebração dos 50 anos de instalação da paróquia.

ORAÇÃO PARAO ANO JUBILAR

Dia 02 De junho às 19:30 Missa Jubilar concelebrada pelos padres que se fizerem

presentes, após a missa lançamento do selo comemorativo. Dia 03 De junho às 19:30 Missa presidida por Dom Emanuel Messias de Oliveira

Page 4: A Voz da Ilha - maio 2012

4 mAIO/ 2012A Voz da Ilhaapostoladodaoração

Zeladora - Maria da Glória de Assis

Aniversariantes do mês de Maio:

Muitos anos de vida, com as bênçãos do S. C. de Jesus!

Parabéns! Felicidades!

04 – Maria Conceição F. Calda 05 – Rosalina R. Ribeiro 11 – Célia Henrique de Castro 12 – Ruth Soares 14 – Dejanira F. Matos20 – Elizabete Barros dos Santos 24 – Clecia Damázio 24 – Maria Olga Ferreira de Arruda

Apostolado da oração Jesus na agonia do Hor-

to, entregou-se ao Pai para o que desse e viesse: “Meu Pai, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a Tua Vontade” (Mt 26,42). Na cruz, ele recorreu ao Pai, clamando: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mc 15, 34). O Bem aventurado João Paulo II ensinou que esse grito do Senhor não exprime “angustias deses-perada”, mas “a prece do Filho, que oferece sua vida a seu Pai no amor, para a salvação de todos”. Nesse momento, continuou nos-so querido João Paulo, os olhos de Cristo estavam “fixados no Pai”. (ver carta apostólica “Começando o novo milênio”, 2001). As-sim, em cada amanhecer, os olhos de milhões de As-sociados e Associadas do AO se voltam para o Pai do Céu, para o Filho Eterno, Jesus, na força bonita do Espírito, e fazem sua entre-ga, seu oferecimento à san-ta e sábia Vontade divina.

Nossa copadroeira, San-

ta Terezinha, levada pela ca-ridade que ardia em seu co-ração, também não hesitou em se oferecer inteiramente ao Amor misericordioso de nosso tão bom Salva-dor. Então, escreveu a bela “Oferenda de mim mesma como Vitima de Holocaus-to ao Amor misericordio-so do Bom Deus” (Obras completas, p. 1037, Loyola, 2ª ed., 2001). Voltaremos a esse assunto adiante, se Deus quiser”!

Na sua “Oferenda de mim mesma como Vitima do Holocausto ao Amor Misericordioso do Bom Deus”, Santa Teresinha, nossa padroeira com São Francisco Xavier, quer se entregar toda a Nosso Se-nhor, “para o que der e vier”. É o que exprime a palavra “Holocausto”. Nos tempos antigos, quando ha-via sacrifícios de animais entre o povo de Israel, eles eram de dois tipos: sacrifí-cios “de comunhão”, como na Páscoa, quando o cor-deiro era oferecido a Deus e comido na ceia da família

e dos vizinhos, ou os “ho-locaustos”, em casos mais raros, quando a vítima era toda consumida no fogo, Santa Teresinha queria ser consumida na fornalha ar-dente de caridade, que é o Coração de Jesus.

Sua entrega foi feira à Trindade e com um mara-vilhoso sentido de missão: “Ó meu Deus, Trindade Bem-Aventurada, desejo amar-vos e fazer com que vos amem; trabalhar para a glorificação da Santa Igreja, salvando as almas que estão sobre a terra e li-bertando as que sofrem no purgatório”.

E não é este o objetivo de cada membro do AO, quando faz seu “Ofereci-mento diário” e cuida de preencher seu “tesouro espiritual”? São devoções humildes, como humil-des foram todos os atos de Santa Teresinha no es-condimento do Carmelo de Lisieux! Mas como são poderosas diante do Amor Misericordioso da Santíssi-ma Trindade.

Nas últimas reuniões dos Secretários Nacionais do Apostolado da Oração e do MEJ em cada conti-nente, foi aprofundado um texto preparado para a recriação do AO.

Além disso, responde-mos a um questionário com 27 perguntas.

Com as respostas em mãos, o Coordenador Mundial do AO nomeou um Conselho Internacio-nal, com um representan-te por continente, para estudar as respostas e ela-borar um documento.

Esse Conselho Inter-nacional reuniu-se em Roma, de 22 a 26 de no-vembro de 2011 e apre-

sentou ao Padre-Geral, Adolfo Nicolas, SJ, que é o Coordenador Mundial do AO nomeado pelo Papa, o resultado do en-contro. Assim, em 3 de dezembro de 2011, dia de nosso Patrono, São Francisco Xavier, e 167º Aniversario da Funda-ção do AO, foi publicado o resultado da primeira etapa desse estudo, que define alguns horizonte e algumas orientações. Com alegria, levo ao co-nhecimento dos leitores do Mensageiro do Brasil uma declaração de mis-são. Outros textos serão publicados nos próximos meses.

“O AO, confiado pela Santa Sé à Companhia de Jesus, é uma rede mundial de oração que ajuda as pes-soas a encontrar sentido e esperança em suas vidas ao guia-las a uma relação pes-soal, de profunda confian-ça, com Cristo ressuscita-do. Como testemunhas do amor do Pai pelo mundo, somos chamados no AO a estar com Jesus e a com-partilhar sua missão. Desse modo, fazemo-nos disponí-veis para servir ao mundo na missão da igreja.

Guiados pelo Espírito

Santo, somos apóstolos pela oração e por uma vida unida ao Coração de Cris-to. Ao oferecer nossas vi-das, Jesus mesmo atua em nós e se oferece ao mundo através de nós.

O caminho espiritual do AO, especialmente o Ofere-cimento diário e a oração sobre as realidades que nos propõe o Papa, nos ajuda a viver nossa missão, a exem-plo de Maria, em cada esta-do de vida e em todas as situ-ações da vida diária. Nosso ramo juvenil é o Movimento Eucarístico Jovem”.

Declaração de Missão

Page 5: A Voz da Ilha - maio 2012

mAIO/ 2012 5

cedescedes CENTRO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA ILHA - CRECHE DA ILHA

Há vinte e sete anos, al-gumas senhoras abnegadas e de muito amor cristão, se uni-ram e formaram um grupo ao qual deram o nome de Grupo “ELAS” (Entrosamento, lazer, Atualidade e Serviço).

Grupo formado, mãos à obra. E como primeiro desafio: - “vamos construir uma creche para atender as mães que ne-cessitam trabalhar fora. Como? Onde? Com quê? Vamos atrás da comunidade, igrejas, empre-sas, órgãos públicos e todas as pessoas caridosas e de bom co-ração”, para tornar realidade o sonho do Grupo “ELAS”.

Com adesão de todos, foi fundada a Creche da Ilha em 1992, que teve como sede pro-visória um barracão cedido pela Igreja Batista da Ilha e, para que isso fosse possível, re-ceberam o apoio do poder pú-blico, através de uma equipe de assistência social, com orien-tações e acompanhamento do processo e formalidade legais para legitimação do serviço. Além da merenda escolar, a Secretaria Municipal de Assis-tência, cedeu funcionários para suporte dos serviços realizados pelos voluntários.

Com doações da comuni-dade, equiparam os espaços.

Eleita a 1ª Diretoria, tendo como presidente uma integran-te do Grupo “ELAS” e outros voluntários, representantes da comunidade, iniciaram as ati-vidades com atendimento a 30 crianças, dando-lhes assistên-cia em todas as suas necessi-dades.

Contando com o apoio de um cidadão de alma generosa, contraíram um empréstimo e compraram o terreno para a tão sonhada obra. Com muitas promoções: bingos, rifas, livro de ouro (doadores voluntá-rios), bailes, jantares e bazares, pagaram a dívida antes do pra-zo combinado.

Veio a construção da sede própria, localizada na rua 14, nº 850, na Ilha dos Araújos, tudo planejado e executado

As professoras se fantasiaram e através dessa história en-sinaram às crianças que o coelho não bota ovo e que do ovo nasce uma VIDA NOVA!

Essa pequena lição de Páscoa fez parte da reflexão feita com as crianças.

A fantasia de coelho encantou a todos, o bolo delicioso feito pela Bete adoçou a vida dos pequeninos e o pirulito de biscoito feito pelas professoras fechou o dia deixando nossos “coelhi-nhos” bem alegres!

O CEDES/CRECHE DA ILHA E VOCÊ:“Um sonho que virou realidade”

com ajuda de profissionais vo-luntários, arquiteta e engenhei-ro civil. Depois de batida a 3ª laje, com ajuda da comunida-de, tiveram um projeto aprova-do pela Cia. Vale do Rio Doce, destinando recursos financeiros que permitiram a continuidade e conclusão da obra.

Através do SERVAS (Ser-viço Voluntário de Assistên-cia Social), de Minas Gerais, conseguiram os equipamentos de cozinha (vasilhame, eletro-domésticos, fogão), mobiliário adequado (cadeirinhas, mesi-nhas) para o refeitório e col-chonetes, facilitando o bom funcionamento da entidade.

Em dezembro de 1997, foi solenemente inaugurada a nova sede da Creche da Ilha e a concretização do sonho do Grupo “ELAS”.

Depois da Creche constru-ída e mobiliada, acharam que ainda poderiam fazer mais e fizeram. Adquiriram o lote dos fundos e ligaram a creche da rua 14 até a rua 16. Limparam, melhoraram a construção já existente e ainda construíram mais benfeitorias (parque, tan-que de areia, banheiros e ca-pela). Acha que acabou? Não, continuaram administrando através de um rodízio de presi-dentes na instituição.

Com o decorrer do tempo mudaram o nome de “Cre-che da Ilha” para “Centro de Educação e Desenvolvimento Social da Ilha - CEDES”, que inclui a Educação Infantil, Creche e Pré-Escolar. Isso pos-sibilitou tomar novos caminhos

em busca de ações e projetos para beneficiar também os jo-vens, adolescentes, adultos e idosos da comunidade de um modo geral.

Mais obras se fizeram ne-cessárias e mais uma vez o gru-po entra em ação. Construir um galpão para maior conforto e segurança das crianças, que to-taliza 110 m2 de piso, era mais uma meta. A obra começa com a doação total da estrutura do galpão feita por mais um cora-ção generoso. Fez-se dívidas, contando com o grupo para ajudar a liquidá-las e mais uma vez o grupo não falha. Por isso, senhoras do grupo “ELAS” de hoje e de ontem, muito obriga-do a todas vocês que foram e que são incansáveis para tra-balhar em prol dos nossos ir-mãos; atrevidas e audaciosas em se unirem, numa época em que se dizia que lugar de mu-lher é em casa.

A todos vocês da comuni-dade, órgãos públicos, empre-sas e doadores voluntários que ajudaram a tornar realidade a nossa creche, hoje, CEDES, o muito obrigado das 115 crian-ças que estão hoje na institui-ção, dos mais de 300 jovens e adolescentes contemplados com o projeto “Tempo de Aprender” do CEDES, além dos mais de e 60 idosos do cur-so de informática.

. É por isso, que afirma-mos, o CEDES/CRECHE DA ILHA, hoje e sempre é muito mais VOCÊ.

Eduardo Antônio de Paiva - Presidente do CEDES -

Bicho botou o ovo?Uma história divertida e esclarecedora.

PÁSCOA É TODO DIA QUE

AGRADECEMOS A DEUS

PELA VIDA E A VIVEMOS

PLENAMENTE.

Antes menina, doce meninaMenina-moça, quase mulher: Bem curiosa Botão de rosa Descobre o mundo Vive o amor Se faz mulherSua beleza, seiva contida Explode em flor Num milagre Gerando a vida Partilha a obra o criadorMãe – ontem menina Menina Moça Hoje mulher Em seu caminhoTodos os filhos que Deus lhe deuE num abraço todo carinhoDaqueles que acolheu.

LILI

A todas as mães a nossa homenagem e o nosso abraço.

Mãe

Festival de massas 2012.

Page 6: A Voz da Ilha - maio 2012

6 mAIO/ 2012A Voz da Ilha

“É Clássico e Moderno”

Local: Colégio Lourdinas –Ilha

Fones: (33) 3271-1696 / 9191-1441

Márcia PaivaBallet

amaiamai

Nesta semana es-tamos recebendo a limpeza da Ilha rei-vindicadas no dia 15 de março em reunião com o Secretário de Obras Edmilson So-ares. A limpeza está ocorrendo na orla e seguirá pelas ruas. A operação tapa bura-cos resolveu alguns problemas graves principalmente àque-les buracos próximos de escola que colo-cavam em risco tan-to transeuntes como motoristas.

Redes de drenagem e esgoto:

As redes de esgo-tos e de água entupi-das pela grande quan-tidade de sedimentos das chuvas e enchente estão sendo desentu-pidas de acordo com as solicitações.

Orçamento Participativo:Quanto as obras

do orçamento parti-cipativo lamentamos,

Rua Ranulfo Álvares, 566 - Vila IsaFax:(33)3278-2561 / Cel.: 8431-8237

Trabalhamos com todo ramo de seguros:Auto, Residencia, Empresarial, Vida, Cartão de

Crédito, Transporte e Financiamento

Há mais de 30 anos de mercadoCobrimos qualquer oferta, venha conferir.

av. Minas gerais, 372 - Centro - CeP:35010-150 - gov. Valadares/MgFone: (33) 3271-1755

Informativo AMAI – Associação dos moradores e amigos da Ilha

Gestão eu amo a Ilha mas devido as “priori-dades” e constante ar-gumentação de “falta de recurso”, estas não ocorrerão. Só para lem-brá-los as obras são:

•Drenagem e calça-mento da Av. Parana-íba e Rua 24 (conquis-tadas no Orçamento Participativo).

Para a AMAI, esta obra da AV Pa-ranaíba é de grande importância para melhorar o fluxo do transito de entrada com a mão única no primeiro quarteirão da Rua 16, facili-tando a entrada na Ilha e diminuindo o congest ionamento nas vias de acesso ao Bairro. Já a Rua 24, consideramos um problema crônico e é uma reivindicação histórica, já conquis-tada em dois orça-mentos participati-vos (uma no governo Fassarela) e que até hoje não passou de

promessa.

Liberação do FGTS uma reivindicação da AMAI

Mesmo a enchente praticamente ser uma regra em Governador Valadares pela primei-ra vez a prefeitura re-alizou o Relatório de Avaliação de Danos graças a uma reivindi-cação da AMAI. Este relatório possibilitou a liberação do FGTS para todas as famílias atingidas de Gover-nador Valadares co-locando na economia cerca de 35 milhões de reais.

Cobertura da Ponte Lembramos o es-

forço da AMAI para realizar este projeto que beneficiará crian-ças, adolescentes (es-tudantes das escolas públicas da Ilha), ido-sos, trabalhadores e praticantes de esportes na ILHA. Edmilson afirmou que a obra terá início este mês.

Vicentinos em ação

O amor que vem de DeusEm Coríntios 12, 4

a Bíblia cita a diversida-de de Dons, mas, um só Espírito, o de Deus, que manifesta para proveito de todos. Inúmeros Dons são citados ali sendo a Caridade o maior de to-dos. Em Coríntios 12:22 a Bíblia nos diz que os membros do corpo que parecem mais fracos, são os mais necessários. Se um membro sofre to-dos os outros padecem com ele.

Deus dispôs o cor-po de tal modo que deu maior honra aos que não tem, para não haver dis-

sensões. Assim, como nós somos o Corpo de Cristo e cada um de nós é um de seus membros. Nós podemos ter toda a espécie de dons e fé ne-cessária para transpor-tar montanhas, mas se não tivermos a Carida-de, não seremos nada. Todos os Dons podem desaparecer, mas sub-sistirão a Fé, caridade e Esperança.

A Caridade é pacien-te, não tem inveja nem rancor, tudo suporta – enfim com ela comba-temos a pobreza, repa-ramos injustiças sociais,

opressão, podemos Res-socializar os margina-lizados, lutar por uma sociedade mais justa.

A Caridade é um de-safio, uma opção inteli-gente, uma necessidade de Cristão. JESUS nos chama pelo nome, a fim de que possamos dizer: “Este é o meu cami-nho”. Podemos amar a DEUS que não vemos na pessoa dos necessi-tados, suando o rosto, usando nossos braços, servindo ao próximo.

Élcio Fava – Conferência N. Srª. do Carmo

Reuniões de segundas às quintas-feiras às 20:00 na sala 2 -

LSNSJC.

A Conferência Di-vino Espírito Santo, vinculada ao Conselho Particular Nossa Se-nhora Aparecida, Go-vernador Valadares. Na semana da Paixão de Jesus Cristo, durante nossas reuniões fizemos algumas considerações e reflexões sobre a missão que nos foi concedida por Aquele que é nosso Protetor, Divino Espírito Santo. Queremos acre-ditar que tais reflexões calaram fundo em nós e

Notícias da SSVP fizeram com que repen-sássemos nossas atitudes de fé com os confrades e as consocias, bem como para com nossas famílias assistidas.

Estamos em clima de alegria pela posse (dia 27/03) nossa dire-toria - assim constituí-da – presidente: Terezi-nha Ferreira Andrade, Vice: Valdir Rodrigues Pereira, Secretária: Ma-ria Eunice Ferrari e Te-soureiro: René Moura.

Nossa Conferência

tem compromisso com a Campanha da Carida-de todos os 2º sábados de cada mês. Contamos com a colaboração da comunidade.

Obrigado a todos. Segunda-feira 20:00 - Conferência Santo Afonso Terça-feira 20:00 - Conferência Divino Espírito Santo Quarta-feira 20:00 – Conferência São Pedro Quinta-feira 20:00 – Conferência Nossa Senhora do Carmo

BLUEPOINT HOT SPRINGS HOTELA PARTIR DE R$10X 107,40

CALDAS NOVASSAIDA DE

VALADARES

SAIDA:13 A 18/07

Aviário da IlhaMERCEARIA E SACOLÃO

Rua 12, 26 - 3275-1191

Page 7: A Voz da Ilha - maio 2012

mAIO/ 2012 7

Pastoral Familiar

ACEITAMOS CONVÊNIOS, CONSULTE-NOS

* São Lucas Saúde* Cemig Saúde

* BioMed* Vitallis

* Plano Pasa/Vale* Correios

* IPSM* IPREM/MG

Beto da Marisa

“Mamãe, mamãe, mamãe eu te lembro o chinelo na mão, o aven-tal todo sujo de ovo; se eu pudesse eu queria outra vez mamãe come-çar tudo de novo”...

Esta é apenas uma parte da música “Ma-mãe”, de Herivelto Martins e David Nasser, gravada por Agnaldo Ti-móteo e Ângela Maria.

Lembro que, quando eu era criança, todas as vezes que se falava em homenagem às mães, di-ficilmente não se canta-va esta canção. Ela dizia a verdade do dia a dia da rainha do lar. As mães daquele tempo passa-vam os dias cuidando da casa, dos filhos, do marido... Quando os pais chegavam do traba-lho, os filhos já haviam chegado da escola, já estavam de banho toma-do, bem alimentados e toda a família festejava copiosamente a chega-da daquele que era res-ponsável por levar o di-nheiro para casa. E este ia descansar para voltar ao trabalho no outro dia. Enquanto isso, a mãe ia cuidar do banho do marido e preparava o jantar para que todos pudessem celebrar o fi-nal de mais um dia. No outro dia tudo começa-va outra vez.

Hoje tudo mudou. Não vemos mais aquelas mães com lenço na cabe-

Pastoral BatismoA Pastoral do Batismo informa:

“Sua majestade, a rainha do lar!”ça e avental protegendo suas roupas e seu corpo das impurezas que os serviços do lar possam deixar. A maioria delas encontra-se fora da sua casa durante todo o dia porque também precisa ir ao trabalho em busca do pão de cada dia. Os tempos mudaram, as ne-cessidades mudaram, a globalização chegou. E nós homens não conse-guimos mais ser os pro-vedores sozinhos. Além disso, com o passar do tempo a mulher se des-cobriu e conseguiu vis-lumbrar um horizonte novo. Não é mais aque-la que levava uma vida rotineira, acordando e indo dormir no traba-lho de casa, sem tempo ao menos, de colocar os olhos à janela para perceber que o sol havia nascido.

A mulher atual lutou e conseguiu seu espaço, é muito mais aguerrida e já conseguiu até ser presidente da república.

Enquanto nós ho-mens, ao chegar do trabalho, buscamos o descanso numa partida de futebol ou numa cer-vejinha com os amigos, assistimos de camarote a jornada tripla destas guerreiras que continu-am a cuidar dos filhos, do marido e agora tam-bém da vida profissio-nal. E muitas delas, com tudo isso, conseguem ainda arranjar tempo

para investir nos estu-dos. Sem contar que, na vida da comunida-de eclesial elas também são em maior número. E tudo sem perder a fe-minilidade. A nossa luta (de homens) não é fácil, mas não podemos negar que nelas está a força, a sapiência e a vitalidade do lar. Nós só fecunda-mos. São elas que ges-tam e dão à luz. A elas é atribuída a maior parte da responsabilidade.

Mês de maio é mês de Maria, mês das mães, mês da mulher. Compete-nos agrade-cer a Deus pelas nossas mães e pelas mães dos nossos filhos e recorrer à intercessão da Santís-sima Virgem para que possamos sempre saber ser companheiros des-tas companheiras, “os-sos dos nossos ossos”. Rogamos ainda para que um dia, quiçá um dia, não tenha mais sen-tido a existência da Lei Maria da Penha, pois a mulher nasceu para ser mimada, cortejada, galanteada. Ela nasceu para ser amada.

Parabenizamos e abraçamos a todas vo-cês mães, mulheres e pedimos licença para reverenciá-las e chamá-las “SUA MAJESTA-DE, A RAINHA DO LAR”!

Sagrada Família, rogai por nós.Pastoral Familiar

Par. N. Sra. Aparecida Ilha - Governador Valadares/MG

Aniversário do primeiro ano de Batismo –

Aconteceu dia 24/04/12 o pri-meiro aniversário de Batismo das crianças:Lucas Temponi de Assis FernandesAna Alice de Alvarenga Xavier

Maíssa Alves de Freitas.Recebam nossos cumprimen-

tos por esta data tão especial em que vocês receberam “ a filiação divina, passando a viver a nova vida em Cristo Jesus” .

PARABÉNS A VOCÊS, PAIS, PADRINHOS E TODA FAMÍLIA!!!

O padrinho e a madrinha no Batismo são ou representam bem mais do que, como é o caso, por exemplo, com os padrinhos ou testemunhas no casamento.

No Batismo os padrinhos po-dem ser traduzidos como “ pai-zinhos – mãezinhas” , que quer dizer: “pais” no diminutivo... Pois o padrinho e a madrinha contraem um parentesco espiri-tual com o afilhado. Assumem um compromisso de se respon-sabilizarem pela formação cristã do afilhado caso os pais faltem ou não possam fazê-los.

Daí a escolha dos padrinhos deverá ser feita com critérios cristãos, com os critérios da Fé, pessoas que possam dar teste-munho, ser exemplo mais tarde

Você sabia???para o afilhado(a).

Dada a responsabilidade que devem ter os padrinhos, é que a Igreja exige certa preparação de caráter catequético-sacramental, para o Batismo. É o tal “curso de Batismo” que hoje chamamos de Encontro de Preparação para o Batismo, que são aplicados para pais e padrinhos.

É uma oportunidade em que pais e padrinhos irão conscienti-zarem-se mais sobre a grandeza do Batismo e a responsabilidade que pesam sobre eles com relação à formação cristã, que deverão transmitir aos filhos e afilhados.

Padrinho e madrinha, cons-cientizem-se da responsabilida-de que assumem...

Responsáveis: Cida e Genoveva

Page 8: A Voz da Ilha - maio 2012

8 mAIO/ 2012A Voz da Ilha

Papel Crepon – Sra. Eliana Vidal MJ Festas – Sra. TerezinhaMecânica São Lucas – Sr. OswalddirAO Pharmaceútico – Dra. Marlene BorelaControle – Sr. ReinaldoUnival – Sr. Hamilton e Sra. IêdaPanorama Hotel – Sr. Marcelo NetoFigueira Turismo – Sr. Benjamim e Sra. LúciaOficina da Fantasia – Sra. LaucioneBuffet Marta Chisté – Sra. Marta ChistéSuper Metal – Sr. Bernardo e Fernando Zeferino

No dia 27 de abril foi realizado o Plenário dos Grupos de Reflexão da nossa paróquia, com o tema; “Mar-cas de nosso tempo”, que foi o foco de nossa reflexão do mês de abril, na qual estudamos as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, através do II capítulo do Do-cumento 94 da CNBB. Neste ll capí-tulo vimos como as tendências deste tempo tem atingido nossas famílias, nossa sociedade e também nossa Igreja.

À luz da Palavra de Deus (Mt 5,13-16) lida e rezada, refletimos que o verdadeiro discípulo-missionário precisa se tornar sal que conserva uma consciência de liberdade e jus-tiça para todos. E ser luz àqueles que são submissos ao sistema e ideolo-gias atuais. Não basta ter consciência é preciso ter atitude. E qual é nossa atitude nesse tempo de mudança?

Para falar sobre este tema, convi-damos a catequista Diana, que tão sabiamente nos envolveu com sua fala mansa e seu carisma, reafir-mando o que já havíamos estudado e descortinando novos horizontes. Destacando que o discípulo-mis-sionário sabe que, para efetiva-mente anunciar o evangelho, deve conhecer a realidade à sua volta e nela mergulhar com o olhar da fé, em atitude de discernimento, para anunciar os valores do Evangelho do Reino na realidade que nos cer-ca, à luz da Palavra de Jesus Cristo, Senhor e Salvador. Destacou ainda que estamos diante de uma globali-zação que não é apenas geográfica,

Marcas de nosso tempono sentido de atingir todos os re-cantos do planeta. Estamos na ver-dade diante de transformações que atingem também todos os setores da vida humana, de modo que já não vivemos uma “época de mudanças mas uma mudança de época”. O que antes era certeza é insuficiente para responder a situações novas, deixando as pessoas estressadas ou desnorteadas. Mudanças de época são, de fato, tempos desnorteado-res, pois afetam os critérios de com-preensão, os valores mais profun-dos a partir dos quais se afirmam identidades e se estabelecem ações e relações.

Tempos de transformações tão radicais, por certo nos afligem, mas também nos desafiam a discernir, na força do Espírito Santo, os sinais do tempo. Tempos propícios para volta às fontes e buscas dos aspec-tos centrais da fé. Jesus Cristo, o mesmo, ontem, hoje e sempre (He 13,8), esta é a grande diretriz evan-gelizadora que deve acompanhar a Igreja neste início do século XXI.

Foi muito proveitoso nosso encon-tro. Agradecemos a Deus pela cola-boração da Diana e pela presença dos cinco(5) grupos que compareceram.

Próximo plenário será dia 31 de maio.

14 de junho próxima reunião dos coordenadores dos

grupos de reflexão.

Ivonete de Castro Moura Coordenadora Grupo de Reflexão

AgradecimentosA nossa comunidade agradece aos amigos patrocinadores da mú-

sica nas barraquinhas....Que Nossa Senhora interceda por todos vocês, suas famílias e

suas empresas, e que sempre possam nos proporcionar momentos agradáveis com o patrocínio e participação em nossa festa.

É com gratidão que já colocamos todos nossos amigos/patrocina-dores em nossas orações.

• Administração• Ciências Contábeis• História• Letras• Pedagogia• Serviço Social

Contato: Rua Peçanha, 662 8º andar - Galeria Wilson Vaz - Telefone: 3273.0493

Cursos:• Análise e Desenvolvimentode Sistemas• Estética e Imagem Pessoal• Processos

Gerenciais• Marketing• Gestão Ambiental• Gestão de RecursosHumanos• Gestão Hospitalar

DEN

GU

ES

E V

OC

Ê A

GIR

, PO

DEM

OS

EVIT

AR

.

Atual Veículos – Sr. Célio GuabirobaCasa do Criador – Sr. Heber PinhoJuber Imóveis – Sr. Juber NevesAnanda – Sr. Paulo e Sra. Ceci SendasSr. Heldo ArmondPrecoce – Sr.Osvaldo e TêD’tudo - Sra. CristianeAviário da Ilha – Sr. Domingos e Sra .IzabelEsplanadinha Grill – Sra. PollianeMayor química – Dra. Ana godoyFisioclínica – Dra. Márcia

Atenciosamente,Rita Baldim

Page 9: A Voz da Ilha - maio 2012

mAIO/ 2012 9

TELE-JÓIAS - CONSERTOS

Chamem-me / Appelez-moiVoku Min / Call MePraça Itatiaia, 344

Apto. 201 - Ilha dos Araújos

3271-4044 / 9102-9374Jairinho busca e entrega

PASTORAL DO DÍZIMO - INFORMA:

Atenção: As missas de responsabilidade da pastoral do dízimo acontecem todo

3° sábado e domingo do mês. Agende para não esquecer.

Próxima reunião dia12 de junho de 2012:

Se você deseja conhecer a pastoral venha participar conosco.

dízimodízimodízimo

Aniversario de Casamento

PASTORAL DO DÍZIMO - INFORMA

25/05 – Neusa Coelho de Paula Silva e Adertônio Cezário da Silva

Veja no demonstrativo financeiro onde o seu dízimo está sendoaplicado e alegre-se por ajudar a realizar estes trabalhos a serviço da

Igreja, da Comunidade e dos Irmãos menos favorecidosMuito bem servo bom e fiel, como foste fiel no pouco eu lhe confiarei mais (MT 25, 23)

ANIVERSARIANTES COROINHASParabéns ao ANIVERSARIANTE COROINHA, que Deus der-

rame sobre você muitas bênçãos pela intercessão de São Tarcísio e de São Domingos Sávio aumentando-lhes a piedade e o desejo sincero de Servi-lo sempre com alegria.

● Arthur Amaral Leocádio – 10/05

Em nenhuma passagem bíblica Deus manifestou-se exigindo os dí-zimos do povo, tampouco, Jesus.

Não te repreendo pelos teus sa-crifícios, pois teus holocaustos estão sempre diante de mim.

Não preciso do novilho do teu estábulo, nem dos cabritos de teus apriscos, pois minhas são todas as feras das matas; há milhares de ani-mais nos meus montes. Conheço to-dos os pássaros do céu, e tudo o que se move nos campos.

Se tivesse fome, não precisava di-zer-te, porque minha é a terra e tudo

É Deus quem exige os dízimos?o que ela contém.

Porventura preciso comer carne de touros, ou beber sangue de cabrito?..

Oferece, antes, a Deus um sacri-fício de louvor e cumpre teus votos para com o Altíssimo. (Salmo 49)

A prática do dízimo nasce da gratuidade da pessoa humana para com Deus, e Ele se agrada com essa ação de generosidade e partilha, cumulando os fiéis com Bênçãos abundantes. Deus é o único e verda-deiro Senhor de todas as coisas. De-volver o Dízimo é reconhecer este senhorio.

AniversArio 07/05 – Maria do Rosário Fátima Bahia13/05 – José Mauro da Silva

24/05 – Maria Olga Ferreira de Arruda

jUNHO

● 29/06 – Thiago Nascimento Soares e Dayane Coimbra Cangussu

● 30/06 – Ivan Botelho de Amorim e Ana Carolina da Silva

Querem se casar

Page 10: A Voz da Ilha - maio 2012

10 mAIO/ 2012A Voz da IlhaGrupo Arrarai

Com alegria que é peculiar dos

nossos jovens, eles assumem a Barraca da

Pescaria, nas festividades do mês de maio.

Nossos jovens brilharam e

encantaram a todos com a sua

participação músical nas

barraquinhas do dia 05/05.

PARABÈNS!!!!!!

Com muita

seriedade e dentro de

uma grande

espiritu-alidade

jovens do ARRARAI participam

da cerimônia

do lava pés

Aquela mulher, com brilho no olhar,firmeza inabalável,passos apressados, voz forte,desafiou a todos,a si mesma desafiou muito mais,nunca se deteve... Avançou em paz.É a mesma mulher que na solidão,na pobreza ou na fartura,dividiu tudo o que sempre conquistou.Aquela mulherque passou por cima da brasados seus próprios medos,caminhou enfrentandoa resistência do movimentodos sem ideal,dos sem meta, dos sem coragem...Aquela mulher atravessou montanhas,percorreu caminhos de pedra,chorou em silêncio, sozinha, confiou,mesmo quando lhe afirmavamque o mundo ia desabar.Aquela mulheré minha mãe!Ela não seguiu os sinais no caminho,apontados para o fracasso,sofreu, viveu,viverá sempre,em tudo ou toda obra,porque vai deixar muito maispara frente do que para trás.

Ivone Boechat

Quantas vezes pequeninhos, fazíamos gracinhas para lhes agradar. O tempo pas-sou e talvez nos tornamos dispersos a pon-to de esquecermos o quão importante são para nós.

Mães, não há palavras no mundo capa-zes de expressar todo nosso amor e gratidão. Esse mês dedicado a vocês, não passa perto da verdadeira homenagem que vocês mere-cem todos os dias, mas é uma pequena de-monstração.

Ainda somos crianças, inseguros, e o colo ainda é nosso maior refúgio. Desculpem-nos

Sandra Pitanga, esse é só um pequeno lembrete a você, grande mãe, que com-pletou mais um ano de vida no último dia 30. Que Deus a abençoe, e lhe conce-da sempre esse espírito jovem, confiante, alegre, corajoso. Somos gratos por todo apoio.

a arrogância, só queremos ser tão corajosos quanto vocês.

O grupo de jovens ARRARAI deseja a to-das as mães, um FELIZ E ABENÇOADO DIA DAS MÃES.

Maria, mãe singela, pura, e amada. Ma-ria, que disse sim ainda sabendo que chora-ria aos pés da cruz, ao ver seu filho ser cruci-ficado por nossos pecados. Grande exemplo, maior testemunho. Essa é nossa homenagem a vós, grande MÃE. Somos gratos pelo teu sim, somos gratos pela tua pregação. Somos gratos pelo teu amor.

LeMBreTes:Parabenizamos ainda, o nosso pároco Pa-

dre Paulo, que também completou mais um ano de vida no dia 23 de abril. Que o Senhor, posso lhe conceder querido Padre, muita for-ça, para que continue sendo esse exemplo, e que sua vida seja uma perfeita comunhão com Deus. Agradecemos ainda, toda força que o senhor dá a nossa juventude!

Mãe, ainda somos crianças

Page 11: A Voz da Ilha - maio 2012

mAIO/ 2012 11

catequese

anIVeRsaRIantes

maio02 – Pedro de Souza Oliveira03 – Lucas dos Santos Araújo04 – Vitor Augusto Oliveira Barros05 – Larissa Pena Assis10 – Henrique Augusto14 – Dirceu Juliani Júnior14 - Nathália Di Spirito Reis15 – Diego Brandão Pacini16 – Filipe de Almeida Caram18 – Bernardo Mendes Hott18 – Camila Mendes B. Hott18 – Izabella Ramalho Lopes18 – Natasha P. Salvador de Queiroz Machado22 – Wilson Campos Coelho24 – Júlia Milen da Silveira Casarin Oliveira25 – Gabriel Gonçalves Rigo26 – Beatriz Rodrigues Fialho26 – Camila Marques de Carvalho Pereira

Que seu aniversário seja um dia de comemorações e muitas bênçãos para você. Feliz Aniversário!

AgendA dA CAtequese

12 – Reunião Equipe Diocesana de Catequese15 – Reunião Coordenação26 – Terço com catequistas Sábados e Domingos – Barraquinhas e Coroação

27 – Arthur Felix Iácono Fullone28 – Felipe Maia Machado28 – Lucas Magalhães B. Mourão28 – Maria Elisa Andrade Mendes29 – Mateus Temponi de Assis Fernandes31 – Larissa Reis de Souza31 – Mateus Siman 31 - Flávio Guedes Araújo

Catequistas18 – Maria Emilia Damasceno Naves Reis27 – Leiliane Dias Oliveira

Crisma anunCiando

MãeMãe... são três letras apenasAs desse nome bendito:Também o céu tem três letras E nelas cabe o infinito.Para louvar a nossa mãe,Todo bem que se disser,Nunca há de ser tão grandeComo o bem que ela nos quer.Palavra tão pequenina,Bem sabem os lábios meusQue és do tamanho do CÉUE apenas menor que DEUS!

Mário Quintana

2º domingo de maio – Brasil, Estados Unidos, Dinamarca,

Finlândia, Japão, Turquia, Itália, Austrália e Bélgica

2º domingo de fevereiro – Noruega2º domingo de outubro – Argentina2º dia da primavera – Líbano1º domingo de maio - Portugal,

Espanha10 de maio – MéxicoÚltimo domingo de maio – Suécia4º domingo da Quaresma – Inglaterra

Em homenagem a todas as mães, principalmente as da nossa comunidade, dedicamos esta mensagem

com muito carinho.

Catequese Paroquial

CuriosidadesDia das mães

no mundo

Encontro do catecumenato crismal na última semana

antes da semana santa, quando o tema abordado foi “O

verdadeiro sentido da Cruz”.

Encontro do catecumenato e pré-catecumenato crismal na primeira quarta-feira após a Páscoa, onde foi feita a “Via Luccis” que é a contemplação dos atos de Jesus após a ressurreição.

O EAC participou da abertura da CF com Pe. Luiz Carlos

No dia 13 de março, estivemos (adolescentes e tios) reunidos com o Pe. Luiz Carlos, pároco da pa-róquia Sagrado Coração de Jesus (Trevo), que veio nos trazer conhecimentos, orientações importantes e os objetivos da CF deste ano, com o Tema: “Frater-nidade e Saúde Pública”, tendo como lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8).

Agradecemos ao Pe. Luiz Carlos pela sua dis-ponibilidade em realizar este encontro com nossa comunidade.

Muito acrescentou aos nossos conhecimentos e como cristãos, precisamos

eAC estar envolvidos nesta campanha.

Citações do Antigo Testamento, como os po-vos antigos conviviam com as doenças que surgiam; no Novo Testamento as curas que Jesus realizou através da fé; o descaso da Saúde Pública no Brasil e suas consequências; o de-sejo desta campanha, em sensibilizar a todos sobre a dura realidade dos que não têm à assistência de saúde pública no que diz respei-to às suas necessidades e dignidade; propostas con-cretas de ação na vida de cada pessoa.

Após este encontro com o Pe. Luiz Carlos, os tios do EAC reuniram com os adolescentes para trabalharem os assuntos

abordados. Um dos traba-lhos desenvolvidos pelos adolescentes foi a parábo-la do Bom Samaritano (Lc 10, 29-37).

Fizeram a comparação do gesto concreto do Bom Samaritano, que aproxi-mou do homem já desfale-cido, com o profissional da saúde que acolhe o idoso como podemos ver no car-taz da CF.

Finalizaram seus traba-lhos com as mensagens: “É preciso abrirmos o coração e termos compaixão com o nosso próximo, que muitas vezes, o próximo está den-tro de nossas casas”. “A CF é para ser vivida todos os dias e não apenas no pe-ríodo quaresmal”.

Adolescentes e tios do EAC.

Page 12: A Voz da Ilha - maio 2012

12 mAIO/ 2012A Voz da Ilha

Tia RitaGaleria InfantilGaleria Infantil

Tia Rita “8 A glória de meu Pai se manifesta quando vocês dão muitos frutos e se tornam meus DISCÍPU-

LOS.9 Assim como meu Pai me amou, eu também amei vocês: permaneçam no meu AMOR. 10 Se vocês obedecem aos meus MANDAMENTOS, permanecerão no meu amor, assim como eu obedeci aos mandamentos do meu PAI e permaneço no seu amor. 11 Eu disse isso a vocês para que minha ALEGRIA esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa. 12 O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês. 13 Não existe amor maior do que dar a VIDA pelos amigos. 14 Vocês são meus AMIGOS, se fizerem o que eu estou mandando. 15 Eu já não chamo vocês de servos, pois o SERVO não sabe o que seu SENHOR faz; eu chamo vocês de amigos, porque eu comuniquei a vocês tudo o que ouvi de meu Pai. 16 Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês. Eu os destinei para ir e dar FRUTO, e para que o fruto de vocês permaneça. O Pai dará a vocês qualquer coisa que vocês pedirem em meu NOME. 17 O que eu mando é isto: amem-se uns aos outros.”

O pastor procurou sua ovelha perdida em todos os lugares. ENCONtrE dEz difErENçAS ENtrE AS 2 CENAS.

Você pode ler esta história em Lucas 15, 1 - 7

Encontrem no diagrama abaixo as palavras em destaque no Evangelho João 15, 8-17

Julia Oliveira Almeida que completou 2 meses dia 05 de maio é filha de Lula e Cristine, e primeira neta de Sebastião e Iracema, que estão radiantes com sua chegada.

Júlia Millen Casarim, que completará 11 anos dia

24 deste mes, parabéns!

Maria Aparecida aniversá-riou dia 28 de abril e João Mar-cos dia 5 de maio.