12
Jornal da parÓQuia de nossa senhora aparecida - rua 10, 46 - ilha dos araÚJos - gov. valadares/mg - www.paroQuiadailha.com.br ano Xlvi - nº 740 - governador valadares - dezembro/2011 - distribuição gratuita A Voz da Ilha Leia nesta edição: Paróquia da Ilha abre ano Jubilar Página 03 Ó Redentor do mundo, do eterno Pai gerado Já antes do universo, qual filho bem-amado. Do Pai luz e esplendor, nossa esperança eterna, ouvi dos vosso servos a prece humilde e terna. Lembrai, autor da vida, nascido de Maria, que nossa forma humana tomaste, neste dia. A glória deste dia atesta um fato novo, que vós, do Pai descendo, salvaste vosso povo. Saúdam vossa vinda o céu, a terra, o mar, e todo ser que vive entoa o seu cantar. A glória a vós, Jesus, nascido de Maria, com vosso Pai e o Espírito louvores cada dia. (Do livro Liturgia da Horas I, p. 352) É natal mais uma vez!

A Voz da Ilha - dezembro de 2011

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Jornal "A Voz da Ilha", da paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Ilha dos Araujos, em Governador Valadares

Citation preview

Page 1: A Voz da Ilha - dezembro de 2011

Jornal da parÓQuia de nossa senhora aparecida - rua 10, 46 - ilha dos araÚJos - gov. valadares/mg - www.paroQuiadailha.com.br

ano Xlvi - nº 740 - governador valadares - dezembro/2011 - distribuição gratuita

A Voz da Ilha

Leia nesta edição: Paróquia da Ilha abre ano Jubilar

Página 03

Ó Redentor do mundo, do eterno Pai geradoJá antes do universo, qual filho bem-amado.

Do Pai luz e esplendor, nossa esperança eterna, ouvi dos vosso servos a prece humilde e terna.

Lembrai, autor da vida, nascido de Maria, que nossa forma humana tomaste, neste dia.

A glória deste dia atesta um fato novo, que vós, do Pai descendo, salvaste vosso povo.

Saúdam vossa vinda o céu, a terra, o mar, e todo ser que vive entoa o seu cantar.

A glória a vós, Jesus, nascido de Maria, com vosso Pai e o Espírito louvores cada dia.

(Do livro Liturgia da Horas I, p. 352)

É natal mais uma vez!

Page 2: A Voz da Ilha - dezembro de 2011

2 Dezembro/2011A Voz da Ilha

- Horário de Missas: Quartas-feiras, Sábados, Domingos: 19h30/Domingo: 9h com crianças.

- Adoração ao Santíssimo todas as Quintas-feiras às 16h. Na pri-meira Terça-feira do mês, responsável: Pe. Paulo.

- Atendimento Paroquial (Secretaria): de Segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

- Atendimento Pastoral: Terça-feira: Visita aos doentes / Quarta e quinta-feira, das 09 às 11h.

- Sexta-feira: Confissão individual de 9h às 11h.- Às primeiras Sextas-feiras: Missa às 19:30h

Diretor responsável: Padre Paulo Roberto Carlos FernandesCoordenação geral: Maria Lúcia Cotta Soares

Diagramação e Impressão: Inforgraf (3275-5444)Jornal da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Ilha – 3275-1720

Av. Paranaíba, n° 256 – Ilha dos Araújos – Site: www.paroquiadailha.com.br – E-mail: paró[email protected]

agenda PaROQUIaLpalavradopároco

Artigos Odontológicos

F: 3271-7195www.dentalibituruna.com.br

Dr. Geraldo M. MourãoCRF/MG - 4729

Dr. Marcos V. MourãoCRF/MG - 4610

Dr. Thiago M. MirandaCRF/MG - 15083

NOSSO PÁROCO INFORMA – AGENDA DE DEZ/JAN/FEV

Fraternalmente,

Pe. Paulo

Dia 17 – às 18:00h – Casamento de Cássio Lélis Nogueira e Lílian Andrade Pereira

Dia 24 – às 19:30h – Missa solene da Noite de Natal

Dia 25 – às 09:00h – Missa de Natal da Crianças – Batizados de crianças dentro da missa às 19:30h – Missa solene do Dia de Natal

De 26 a 31 (oitava do natal) – Missa todos os dias às 19:30h

Dia 26 – Festa de Santo Estevão – Primeiro Mártir

Dia 27 – Festa de São João, Apóstolo e Evangelista

Dia 28 – Festa dos Santos Inocentes, Mártires

Dia 29 – Missa da oitava do natal

Dia 30 – Festa da sagrada família

Dia 31 – Encerramento do Ano de 2011

JANEIRO ● Haverá missa nos dias de costume – às quartas feiras, sábados e domingos (09:00h e 19:30h)

Dia 01 – Dia da confraternização Universal – Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus às 09:00h – Missa com as crianças às 19:30h - Missa e abertura do Ano Jubilar (50 anos da instalação da paróquia da Ilha)

Dia 06 – às 19:30h – Missa do Coração de Jesus com a Bênção do Santíssimo

Dia 14 – às 18:00h - Casamento de Sebastião de Araújo Braga Júnior e Kássia Daniela de Oliveira

De 24 à 27 – Romaria Diocesana a Aparecida do Norte

Dia 27/01 às 19:30h – Casamento de Patrícia e Ronaldo

Dia 28/01 às 21:00h – Casamento de Vinicius Silveira Ramos e Ângela Priscila de Oliveira Félix

FEVEREIRO Dia 01 – às 19:30h – Missa de abertura dos Trabalhos Pastorais 2012 às 20:30h – Reunião do Conselho PastoralDia 03 – às 19:30h – Missa do Coração de Jesus com a Bênção do SantíssimoDia 04 – às 10:00h – Reunião dos Coroinhas às 21:00h – Casamento de Erick Duarte Nascimento e Luciana Angélica Nunes Pimentel

Queridos leitores e queridas leitoras do nosso Jornal a Voz da Ilha, por ocasião da grande festa do Mistério da Encarnação de Deus na nossa história, por meio do seu Filho Unigênito Nosso Senhor Jesus Cristo, me dirijo a vocês para desejar-lhes um Santo e Feliz Natal, extensi-vo a toda a sua família, parentes e amigos.

Vale hoje lembrar, que Na-tal é o cumprimento da gran-de promessa de Deus aos ho-mens: “Vou mandar-lhes um Salvador.” E que o Natal nos leva a reafirmar a experiência vivida em tantos momentos da nossa vida:

Como Deus é bom e fiel, ele sempre cumpre as suas promes-sas para com o seu povo!

O Natal do Senhor nos apro-xima também do fim de mais um ano, ocasião em que rende-mos graças a Deus pelos mui-tos benefícios recebidos de suas mãos, a fé, a vida, a saúde, a família, os amigos, o trabalho e tantas conquistas que só a gen-te e Deus sabe que aconteceram em nossas vidas.

Em vista de tanta fidelidade de Deus para conosco, acredito

eu, o Natal se torna o momento oportuno de rever, de repensar se temos sido também fiéis para com o nosso Deus, quer na par-ticipação da vida da Igreja e na oração pessoal, no exercício do amor fraterno e até mesmo na devolução honesta e consciente do meu dízimo e outros mais.

A vocês meus queridos ir-mãos e irmãs que, também atra-vés do seu dízimo, nos ajuda-ram a trabalhar para o bem da comunidade e acompanharam onde o seu dízimo e a sua oferta foram empregados, o nosso mui-to obrigado e a certeza de que Deus irá lhe restituir em bênção a sua generosidade e fidelidade. (Certamente já o está fazendo). Afinal, ele prometeu: “FAÇA A EXPERIENCIA DO DÍZIMO E EU ABRIREI OS RESERVA-TÓRIOS DOS CÉUS SOBRE E SUA CASA, E LHE DAREI MUITO MAIS DO QUE VOCÊ PRECISA:” (MI 3,10)

Reafirmo os meus votos sin-ceros de um Feliz e Santo Natal e um Ano Novo cheio das bên-çãos de Deus, acompanhados do meu abraço e das minhas orações.

Natal é tempo de rever, de amar e renascer

Page 3: A Voz da Ilha - dezembro de 2011

Dezembro/2011 3

Aviário da IlhaMERCEARIA E SACOLÃO

Rua 12, 26 - 3275-1191

Ó Pai todo poderoso, ao celebrarmos os 50 anos da instalação da nos-sa paróquia da Ilha, vos rendemos jubilosa ação de graças pelos serviços de evangelização prestados à Igreja particular de Governador Valadares.

Nós vos pedimos, Deus Uno e Trino, por todos e todas que ajudaram a construir a história desta paróquia, nos 50 anos de sua existência: nossos bispos, nossos padres e todos os fiéis.

Senhora Aparecida, Mãe de Deus e nossa, que do Rio Paraíba che-gastes também a esta Ilha como padroeira e fizestes desta paróquia um manancial de Água Viva, alcançai-nos, neste ano jubilar, a graça de nos unirmos mais estreitamente ao coração do vosso filho Jesus e fazermos sem-pre e, em tudo, o que ele nos disser. Assim seja!

(com Imprimatur de D. Werner em 21/10/2011)

Oração para o Ano Jubilar(1962-1912)

Paróquia da Ilha abre ano Jubilar

Em vista dos 50 anos da instalação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da Ilha dos Araújos que se-rão celebrados no dia 02 de junho de 2012, apresenta-mos a logomarca criada por Andréia Marçal e a oração, composta por Pe. Paulo, para o ano jubilar que terá a sua abertura no dia primeiro de janeiro com a Solenida-de de Santa Maria Mãe de Deus, na Celebração Euca-rística das 19:30.

Imprimatur de D. Werner

Page 4: A Voz da Ilha - dezembro de 2011

4 Dezembro/2011A Voz da Ilhaapostoladodaoração

01 – Jacira Silva Moura11 – Valeria Barros dos S. Cruz18 – Umbelina S. Dias

AniversAriAntes do mês de deZembro

Parabéns! Felicidades! Que as graças do Sagrado Coração de Jesus,

derrame sobre vocês, hoje e sempre!

A Presidente do A.O. deseja a todas as zeladoras, associadas, Pe. Paulo e a toda nossa comunidade: Um Feliz e abençoado Natal!

Zeladora: Maria da Glória de Assis

Pe. Paiva – SJ Sempre vale a pena reler o texto da Gran-

de Promessa, a 12ª e última das que Jesus fez a nós todos, por intermédio da querida Santa Margarida Maria: “Eu prometo, na excessiva misericórdia de meu Coração, que meu amor onipotente concederá a todos os que comunga-rem na 1ª sexta-feira do mês, por nove meses se-guidos, a graça da penitencia final: não hão de morrer no meu desagrado, nem sem receber os sacramentos, tornando-se meu Coração refugio seguro naquela hora”.

Que bom sabermos que a Irmã Morte virá, mas virá na companhia de Jesus! Seja na cama, em casa, em um hospital, na rua, em um desastre, em uma guerra, nenhum de nós, que o procurou no Santíssimo Sacra-mento pela vida afora, em particular nas nove primeiras sextas-feiras, estará entregue a si mesmo, sozinho, mas ficará bem guardado no Sagrado Coração.

Pe. Otmar Jacob Schwengber, SJ

Feliz Ano-Novo! É o que desejamos e o que ouvimos em cada início de ano. Invocamos as bênçãos de Deus em busca de muita saúde, bem-estar, paz e prosperidade.

Feliz e abençoado Ano-Novo! Afinal, o que é ser feliz para você? Já ouviu a frase: “Há mais alegria em dar do que em rece-

ber”? É a pergunta que Jesus fez aos apóstolos no lava-pés: “Compreendestes o que Vos fiz”? E acrescentou: “Eu, o Senhor e Mestre vos lavei os pés”. De fato, a atitude de Jesus ao lavar os pés dos discípulos os deixou espantados. Parecia que Je-sus estava mudando a ordem das coisas. Todos acharam um absurdo, tanto que Pedro resistiu ao lava-pés. Para eles, aos servos cabia servir, e ao Senhor, deixar-se servir. Por isso a pergunta do Mestre: “Compreendestes o que Vos fiz”?

Feliz e abençoado Ano-Novo! Achamos que somos felizes e abençoados quando faze-

mos bons negócios ou colhemos altos lucros! Tudo bem! No entanto, quando colocamos esses valores no topo de nossa existência, quem está virando o mundo de pernas para o ar: nós ou Jesus? Observe a promessa Dele para quem se faz servo: “Sereis felizes sob a condição de o praticardes”. A feli-cidade transborda quando visitamos um doente, ajudamos um necessitado, damos um bom conselho ou consolamos alguém triste! Esse é o segredo e a benção de Deus: quer ter um ano feliz? Seja servo, seja serva?

Feliz e abençoado Ano-Novo! Não importa o que vá acontecer conosco em 2012. Certa-

mente você será mais feliz se imitar a Jesus manso e humilde de coração e a Maria, a Serva do Senhor, praticando obras de misericórdia. Aconteça o que acontecer em 2012, a sua felici-dade dependerá também de você servir aos irmãos, pois Jesus disse: “Sempre que fizer isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes”.

Feliz e abençoado Ano-Novo de 2012! É o que desejo a todos os servos, especialmente aos Associados do MEJ e do Apostolado da Oração.

A 12ª Grande Promessa Jesus menciona “seu Amor onipotente”.

Estas palavras tiram de nós a tentação de pensar que seremos seres privilegiados, prote-gidos de todo desgosto, porque nosso Deus é “todo-poderoso”. Ele é onipotente, sim, mas no Amor nos faz dizer como o Apóstolo Pau-lo: “Tudo posso n’Aquele que me conforta” (Fl 4,13).

Feliz e abençoado Ano de 2012

1. Em decorrência de necessidades pessoais, Leila não poderá mais continuar como Vi-ce-presidente do A.O., sendo eleita então para substituí-la, a zeladora Cristina.

2. Dia 09 de dezembro de 2011, realizou-se a confraternização do A.O. Tivemos a participação dos Jovens, coordenados por Sandra. Esta participação foi uma partilha muito gratificante para nós. Com muito carinho, dedicação e competência, ence-naram o Presépio, com o nascimento do Menino Jesus, a visita dos Pastores e dos Reis Magos. Cantaram músicas natalinas, tocou violão. Foi uma contribuição que muito acrescentou a alegria e espirituali-dade da nossa confraternização!...

Como sempre contamos também com a presença de Pe. Paulo, que nos abençoou.

Notícias:Finalmente nossa equipe dirigente nos ofe-receu um farto e delicioso lanche.

Que delícia!!!.....Ao Pe. Paulo, aos jovens à Sandra e a todo

pessoal que contribuiu para este acontecimen-to, o nosso agradecimento. Muito obrigado!

Page 5: A Voz da Ilha - dezembro de 2011

Dezembro/2011 5

cedescedes CENTRO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA ILHA - CRECHE DA ILHA

Tempo de analisarmos nossas atitudes e vermos a neces-sidade de mudarmos, no ano que vai nascer.

Na Creche da Ilha, nossa preparação para esse momento começou com encontros de educadores, sob a coordenação da nossa psicóloga Márcia Mendes. Parávamos para pensar em palavras e seus significados, como: amizade, amor, har-monia, respeito...

Momentos riquíssimos onde aprendíamos a nos conhecer melhor e a aceitar melhor nossas limitações e as dos outros. Onde víamos claramente a necessidade de convivermos melhor e de entendermos que: “A PAZ ESTÀ EM NOSSAS MÃOS”.

Após esse exercício de interiorização, nosso desafio foi passar para as crianças a importância de procurarmos sempre investir em “ AÇÕES DO CORAÇÃO “: respeitar o colega, a natureza, as pessoas, o planeta...

E é assim que estamos encerrando nosso ano letivo, pre-parando uma apresentação para as famílias, onde mostrare-mos um pouco do que aprendemos, tanto nós adultos como as crianças: afinal, a vida é uma escola para todos nós e , quando levamos a vida para dento da escola, fica muito mais fácil viver.

AGORA, VIVER O NATAL É NOSSO DESEJO, POIS NA-TAL É CELEBRAÇÃO DA VIDA E É NESTA VIDA QUE DEVE-MOS APRENDER A RECONHECER SEU VALOR, ATRAVÉS DAQUELE QUE NASCEU PARA NOS ENSINAR A VIVER.

FELIZ NATAL! QUE TODOS VIVAM PLENAMENTE ESSA CELEBRAÇÃO DA VIDA!

Marize – Pedagoga da Creche da Ilha.

Nossa instituição já se encontra em ritmo de final de ano. Motivos natalinos enfeitam os espaços e há uma extensa programação festiva que vai permear o mês de dezembro, até o dia 21, seguindo-se a festa maior, o NATAL de JESUS. Depois... depois... che-gam as férias, tão desejadas e merecidas!,,,

Daremos um destaque para o encerra-mento do projeto social “Tempo de Apren-der” que será no dia 13, às 19h30 horas, com a presença dos pais ou responsáveis.

Nossos adolescentes apresentarão o re-sultado do que aprenderam nas oficinas de capoeira, jazz, cidadania, inclusão digital e violão.

Durante o ano, acompanhamos, com entusiasmo, o despertar dos talentos, do gosto artístico-cultural de nossos meninos e meninas, bem como as lições de cidada-nia, trabalhadas de forma lúdica e prazero-sa, suscitando o interesse de todos por um tema tão atual quanto necessário à forma-ção integral dos nossos alunos.

Para 2012, planejamos firmar uma par-ceria mais forte, com os pais e a comuni-dade em geral, para continuidade do nosso

ConvoCaçãoA Presidente do Centro de Educação e Desenvolvimento Social da Ilha – CEDES –

(Creche da Ilha), no uso de suas atribuições legais, conferidas pelo estatuto da entida-de, CONVOCA seus associados para se reunirem em ASSEMBLÉIA GERAL, que se re-alizará na sua sede, situada na rua 14, nº 850, Bairro Ilha dos Araújos, nesta cidade de Governador Valadares, Estado de Minas Gerais, no dia 20 de dezembro de 2011, às 19:30h, em primeira convocação e, após 30 ( trinta ) minutos, em segunda convocação, com qualquer número de presentes, para eleição da nova diretoria do CEDES, biênio 2012/2013.

Governador Valadares, 03 de dezembro de 2011. Ivanilde Medeiros Grobério – Presidente do CEDES

Natal... Tempo de refletir e agir.

projeto “Tempo de Aprender”.Apresentamos os nossos agradecimen-

tos aos professores, a assistente social Kátia Dutra, a psicóloga Márcia Mendes, outros funcionários e voluntários que acreditaram na nossa proposta e a tornaram vitoriosa.

Que o Ano Novo nos encontre cheios de otimismo, esperança e amor ao serviço social, com ênfase à educação e o cuidado das crianças e atendimento às famílias que acreditam no nosso trabalho.

Que a luz de Deus que nos envolve possa clarear os nossos sonhos, fortale-cer nossas vontades e guiar nossas ações educativas,para a construção da paz.

Feliz Ano Novo! A Direção.

Page 6: A Voz da Ilha - dezembro de 2011

6 Dezembro/2011A Voz da Ilha

Idade FelizGrupo

O centro comunitário se

transformou numa linda

tenda cigana.

Natal na Idade Feliz Nossa comunidade cristã é fundamental para o crescimento e amadurecimento na fé. Poucos são os que se lembram que Natal é o a Celebração do Mistério da Encarnação do Filho de Deus. Mas,

mesmo assim, a proximidade do Natal nos torna mais amáveis e carinhosos, talvez pela lembrança do festejado. Até mesmo quem não se importa com os outros costuma amolecer o coração e desejar um Feliz Natal. Todo cristão

deveria festejar a presença de Deus em sua vida, ao contrário de alguns que insistem em rever uma vida carrancuda, sombria e tristonho.

Nosso Grupo Idade Feliz, tenta viver esta missão e compartilhamento durante todo o ano, e por isto desejamos a todos um Feliz e Santo Natal e que esta felicidade prolongue por todo o Ano de 2012.

Grupo Idade Feliz.

A festa de confraternização, orga-nizada pelo Grupo Idade Feliz, este ano, foi embalada com muita música, muita gente bonita, lindas fantasias e muita animação.

Festa Cigana

Jean, filho da Mivalda, Dj responsável pela alegria e animação da música.

Imaginem, a Valesca morena!

Lindas ciganas

enfeitaram a festa.

Um cigano autentico, causando enorme

sensação.

Ao som de Sandra Rosa Madalena, todos dançaram e se divertiram sem parar. A todos que estiveram conosco, nosso obrigada e até o ano que vem.

Valesca

Muita animação e

alegria

Page 7: A Voz da Ilha - dezembro de 2011

Dezembro/2011 7

JaneiRO● Sebastião de Araújo Braga Júnior e Kássia Daniela de Oliveira– 14/01/2012

● Patrícia França de Oliveira e Ronaldo Silva – 27/01/2012

● Vinicius Silveira Ramos e Ângela Priscila de Oliveira Félix – 28/01/2012

● Erick Duarte Nascimento e Luciana Angélica Nunes Pimentel – 04/02/2012

Querem se casar

Pastoral Familiar

Aplaudir é muito bom, ser aplaudido também é. Quem aplaude, reconhece; quem é aplaudido fez por merecer. As mãos se unem em movimentos contínuos e quanto maior a for-ça, a intensidade e a velocidade, maior a congratulação.

O aplauso é festa, é vibra-ção, é valorização. No aplauso flui a emoção, o incentivo, a motivação. Aplaudimos aqueles que chamamos “ídolos”, aplau-dimos o artista, o jogador de futebol. Aplaudimos o colega de trabalho, o companheiro de escola, o professor (nem sempre). Aplaudimos o vizinho e a vizinha, o esposo da vizi-nha, a esposa do vizinho. Aplaudimos seus filhos, seus feitos, suas famílias...

E a nossa casa? E a nossa família? Também é digna de aplausos. Por isso, ao final de mais um ano, somos chamados a recordar o que vivenciamos, descartar o que não foi tão bom e aplaudir, aplaudir muito as inúmeras bênçãos recebidas.

Marido vibre com as vitórias de sua esposa, ainda que não lhe pareça tão importante assim. Aplauda porque ela é sua companheira, sua cúmplice inse-parável e faz do seu lar um verdadeiro ninho de amor.

Mulher festeje as conquistas do seu marido, ainda que não lhe tenham sen-tido algum. Aplauda porque ele se de-dica e lhe protege e faz da sua casa um verdadeiro porto seguro.

Pais e mães motivem e incentivem seus filhos para que possam colocar os pés nas pegadas que vocês deixaram. Aplaudam porque eles os amam e hon-

Com o objetivo de reimplantar a Pastoral Familiar em nossa paróquia, recebemos o casal coordenador dioce-sano Conceição e Euflásio, que veio nos falar da importância da Pastoral fa-miliar dentro da proposta de uma pas-toral orgânica.

Padre Paulo fez a acolhida e mani-festou seu desejo de ver nossas pastorais como um conjunto, onde cada uma tem seus objetivos mas se entrelaçam no obje-tivo comum e maior que é a família e para que isso aconteça é necessário que cami-nhem juntas e se apóiem mutuamente.

“A Pastoral Familiar é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodolo-gia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabele-cer relacionamentos e formar as novas gera-ções conforme o plano de Deus.

Abrange todas as famílias, independen-temente de sua situa-ção familiar, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa.”

Tivemos uma tarde

Aplaudir e ser aplaudido!...

Beto da Marisa, da Maraysa e da Melissa

ram, vendo em vocês verdadeiro exem-plo a seguir.

Filhos valorizem seus pais e vejam neles os melhores amigos que Deus pode lhes dar. Aplaudam porque eles muito lutaram (e continuam lutando) para que vocês chegassem até onde che-garam.

Famílias parem agora todos os seus afazeres e se unam porque vocês são um para o outro, manifestação da graça de Deus. Aplaudam, aplaudam e aplau-dam “sem cessar, sem parar, sem vaci-lar”, porque FAMÍLIA é assim: -“eu preciso de você, você precisa de mim e nós precisamos de Cristo até o fim”.

E nós, da Pastoral Familiar da Paró-quia Nossa Senhora Aparecida de Go-vernador Valadares, Ilha dos Araújos, abraçamos você e sua família e os aplau-dimos, desejando a todos um SANTO E FELIZ NATAL e um ANO NOVO cheio de motivos para APLAUDIR & SER APLAUDIDO!...

Sagrada Família, rogai por nós.

Reimplantação da Pastoral Familiar

muito agradável e bastante proveitosa, em que participaram os coordenadores e alguns membros de nossas pastorais e movimentos. O próximo passo será a montagem da equipe para a realização de uma pastoral forte e atuante em nos-sa paróquia.

Nossos agradecimentos ao casal Cei-ção e Euflásio que nos atendeu e orien-toum com muito carinho e empenho, e a todos que participaram conosco.

“A família deve ser a vossa grande prioridade pastoral! Sem uma família respeitada e estável, não pode haver organismo social sadio, sem ela não pode haver uma verdadeira comunida-de eclesial”(João Paulo II, outubro de 1991 aos Bispos Brasileiros em Campo Grande, MS).

Benjamin e Lúcia Casal coordenador da pastoral familiar paroquial

Euflásio, Ceição, Pe. Paulo, Benjamin e Lúcia

Page 8: A Voz da Ilha - dezembro de 2011

8 Dezembro/2011A Voz da Ilha

Rua Ranulfo Álvares, 566 - Vila IsaFax:(33)3278-2561 / Cel.: 3089-0376

Trabalhamos com todo ramo de seguros:Auto, Residencia, Empresarial, Vida, Cartão de

Credito, Transporte e Financiamento

A mais de 30 anos de mercadoCobrimos qualquer oferta, venha conferir.

Consulta e AvaliçãoNutricional

Ganho ou Manutenção de Peso

4141-0133

Acompanhamento Nutricionalpara Emagrecimento

Planejamento e Reeducação Alimentar

O Clube de Mães Santa Izabel, realizou exposição e bazar dos trabalhos manuais confeccionados durante este ano de 2011. Aproveitando a oportunidade, agradece a todos pelo incentivo e apoio recebidos, desejando um Feliz Natal e um ano de Paz e Amor.

Clube de Mães Sta Izabel

Vicentinos em ação

A confiança, o compromisso, a coragem e a entrega dos profetas do Antigo Testamento, estavam funda-mentados na vocação, por isso, anun-ciavam e denunciavam sem cessar, dia e noite. Nós vicentinos somos de fato vocacionados? Ou somos voluntários? O voluntário é aquele que faz quando quer, se der ou quando der, lógico tem seu valor, mas o vocacionado vai além

Vocação Vicentinadisso, dá testemunho do amor a Deus pela entrega e doação de si mesmo, vê no outro o próprio Cristo.

Queridos irmãos, nós vicentinos, da Ilha, estamos no momento com 36 famílias assistidas com primeiramente carinho e muito amor e também com cestas básicas, aviamentos de algumas receitas, pagamento de algumas contas de água, luz, gás, material de constru-

Pastoral Batismo

Os encontros de prepara-ção para o Batismo – pais e padrinhos – acontecem no 1º sábado do mês.

A celebração do Batismo, no 3º domingo do mês

PASTORAL DO BATISMO INFORMAExcepcionalmente, nes-

se mês de dezembro será dia 25 (dia de Natal) den-tro da Missa das 09 h. Aproveitem essa belíssima oportunidade.

Desejamos a você leitor, um Santo e Feliz Natal. Que o Menino Deus ilumine seu lar com luzes de alegria, paz e amor.

Cida e Genoveva

Marcela, a sua sim-plicidade, alegria e sua força marcou o nosso ministério dos coroinhas, lembraremos sempre com saudades, das reuniões e do serviço no altar em que sempre a sua alegria con-tribuía para a motivação de todos. Esteja em Deus e rogue por nós para que sirvamos sempre ao Se-nhor com alegria. Que Deus abençoe e fortaleça à sua família!.

Pelo grupo dos coroinhas, José Arthur e Bruna

Sempre em nossos

corações

ção, escolar e de limpeza e até mesmo reforço escolar.

Fazemos também as visitas e domi-ciliares, levando uma palavra amiga, orações e um apoio moral.

Agradecemos a todos que estive-ram conosco nesta grande rede de ca-ridade.

Desejamos a todos, um Feliz e San-to Natal e que o Menino Deus, traga

muita paz e saúde, neste Novo Ano que se inicia.

Feliz 2012 !!!Convidamos a todos que querem ves-

tir nossa camisa, que faça-nos uma visi-ta. De segunda-feira a quinta-feira às 20 horas, estaremos lá, na sala 02 do Centro Comunitário da nossa Igreja.

Estamos esperando com carinho.

Page 9: A Voz da Ilha - dezembro de 2011

Dezembro/2011 9

TELE-JÓIAS - CONSERTOS

Chamem-me / Appelez-moiVoku Min / Call MePraça Itatiaia, 344

Apto. 201 - Ilha dos Araújos

3271-4044 / 9102-9374Jairinho busca e entrega

dízimodízimodízimoPASTORAL DO DÍZIMO - INFORMA:

AniversariantesCasamento:

Aniversariantes de Dezembro

e Janeiro

PASTORAL DO DÍZIMO - INFORMA

ANIVERSARIANTES COROINHASParabéns aos ANIVERSARIANTES COROINHAS, que Deus derrame sobre vo-

cês muitas bênçãos pela intercessão de São Tarcísio e de São Domingos Sávio aumentan-do-lhes a piedade e o desejo sincero de Servi-lo sempre com alegria.

● Marcos Flávio Destro – 03/12● Melissa Gabrielle Silva – 13/01● Natália Machado Almeida – 20/01● Esther de Faria Viana e Melo – 29/01

És...● oração sensível, palpável, de

agradecimento a Deus por tudo que nos dá;

● oração de louvor a Deus nosso Pai, único Pai bom e rico;

● reconhecimento de que todos somos irmãos, irmãos diferentes, mas iguais em direitos e deveres;

● confirmação de que não fazemos deste mundo morada perene: só preparamos a futura;

● partilha de bens entre todos, na comunidade;

● testemunho concreto de que so-mos apenas administradores dos bens que Deus, temporariamen-te, nos confiou;

● doação sagrada, não importa a quantidade, e sim a generosida-de: não conta quanto se dá, mas como se dá;

● prova de nossa confiança filial em Deus Pai;

Dia 10/12 – Neusa Coelho de Paula Silva Dia 26/12 – Célia Souza RezendeDia 06/12 – Adele Meira RenaDia 22/12 – João Alves de Oliveira FilhoDia 13/01 – Hilário Alves Pereira Breguêz

Dia 04/12 – Adele Meir Rodrigues Rena e José Getúlio Rena

Dia 29/01 – José Mauro da Silva e Elzi Rosa de Morais

Atenção:As missas de responsabilida-

de da pastoral do dízimo aconte-cem todo 3° sábado e domingo do mês. Agende para não esquecer.

Próxima Reunião dia 07 de fevereiro de 2012:

Se você deseja conhe-cer a pastoral venha participar conosco.

Sublime Dízimo!● valor espontâneo colocado a

serviço da minha comunidade; ● ato sagrado de cristão liberto,

como é o dizimista, que entende a liberdade dos filhos de Deus;

● enriquecimento espiritual, pro-porcionado pela doação de bens materiais;

● sinal de fé na vida eterna, onde tudo será de todos para sempre.

O Céu se abriu e uma grande estrela brilhou, anunciando o nas-cimento do Salvador!

Deixemos que esta estrela ilu-mine os nossos corações trazen-do paz, esperança e amor. Que neste natal e em todos os dias do ano vindouro, você possa ser mensageiro(a) dos ensinamentos de Cristo.

Feliz Natal e Abençoando Ano Novo!!!

Pastoral do Dízimo

Page 10: A Voz da Ilha - dezembro de 2011

10 Dezembro/2011A Voz da Ilha

Precisamos de Santos sem véu ou batina.

Precisamos de Santos de calças je-ans e tênis.

Precisamos de Santos que vão ao ci-nema, ouvem música e passeiam com os amigos.

Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se “lascam” na faculdade.

Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.

Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiri-tualidade inserida em nosso tempo.

Precisamos de Santos comprometi-dos com os pobres e as necessárias mu-danças socias.

Precisamos de Santos que vivam no mundo se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.

Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escu-tem discman.

Precisamos de Santos que amem a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer pizza no fim-de-semana com os amigos.

Grupo Arrarai

Jovens vivendo o advento na espera da vinda do senhor Jesus estão participando com muito comprometimento da novena do Natal.

Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte.

Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, com-panheiros.

Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo mas que não se-jam mundanos”. ( Papa João Paulo II )

Papa João Paulo II nos deixou essas palavras para provar a força e a respon-sabilidade que os jovens têm sobre a evangelização.

Tendo iniciado a Jornada Mundial da Juventude, ele enviou ao mundo dois símbolos de fé, e nós jovens do

grupo Arrarai e do EAC, juntamente com alguns catequistas fomos recebê-los no colégio Ibituruna na última quinta feira 23.

O primeiro símbolo de fé enviado foi a cruz peregrina. O seu envio foi dado com essas palavras do Papa:

“Meus queridos jovens, na con-clusão do Ano Santo, eu confio a vo-cês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção

Nosso santo Papa ainda nos enviou o ícone de Nossa Senhora, dizendo:

“Hoje eu confio a vocês... o Ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Con-templem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria pró-xima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhe-la em suas vidas”

A alegria da juventude reunida con-tagiou toda a cidade, nós celebramos, dançamos e cantamos em louvor ao Senhor.

ARRARAI – VINDE APÓS MIM

Novena de natal

Page 11: A Voz da Ilha - dezembro de 2011

Dezembro/2011 11

catequese

anIveRsaRIantes

DeZeMBROPré – Catecumenato Eucarístico12 – Beatriz Guimarães Pereira Lopes17 – Maria Rita Nunes Costa19 – Carolina Hellys de Jesus20 – Hyllary Mellanye Lima Gusmão29 – Victória Millen Casarin de Oliveira30 – Taís Andrade Louback Ferreira

Catecumenato Eucarístico06 – Gustavo Matias de Almeida17 – Arthur Martins Máximo do Monte19 – Thalice Alves Barroso de Oliveira22 – Luanne Monteiro de C.Vilela Freitas25 – Luila Vilela Ribeiro29 – Igor Camapnha Zucolloto

Perseverança 02 – Bianca Lott Fernandes 03 – Marcos Flávio Destro Pereira07 – Juliana Pinto de Brito10 – Gibran Kallil Furbino Siman

EAC21 – Lorena Rosw Miquilino21 – Loraine Rosw Miquilino

Catecumenato Crismal31 - Márlon Calil de Paula Rocha

Que seu aniversário seja um dia de comemorações e muitas bênçãos

para você. Feliz Aniversário!

AgendA dA CAtequese - dezembro01 a 12 – Novena de Natal03 – Confraternização catequistas e famílias12 – Encerramento com Cantata de Natal

ECOANDO...advento – Catecumenato eucarístico

AgendA dA CAtequese - JAneiro03 a 13 – IRPAC em Belo Horizonte28- Espiritualidade com catequistas

JaneiROPré – Catecumenato Eucarístico10 – Samuel de Souza Oliveira11 – Ana Júlia Augusto Calili28 – Lucas Vieira Silva

Catecumenato Eucarístico06 – Amanda Veríssimo A. Campidelli14 – Carlos Pena da Silveira Neto22 – João Miguel Sá26 – Bernardo Bispo dos Santos29 - Amanda Souza Soares31 – Lucas Antonio P. Coelho

Perseverança06 – Rafael Arêdes Mendonça20 – Natália Machado Almeida29 – Esther de Faria Viana e Melo

PréCrisma13 – Melissa Gabrielle da Silva Santos

Catecumenato Crismal06 – Caroline Siman Martins Lopes08 – Yan Carvalho Pires Alvarenga13 – Lister Lucas Rodrigues Gonçalves17 – Gabriel Bastos dos Santos18 – Paula Capobiango Sena20- Vitor Souza Machado24 - Bárbara C. Alves P. Arruda

Catequese com Adultos06 – Rodrigo Lopes Neves22 – Cássio Soares de Oliveira23 – Alexandre Alves de Oliveira

Catequistas01- Angela Maria Fonseca Fava12 -Valéria Paulina de Oliveira19 - Renite do Nacimento Barreto24 - Anna Caroline Limeira Olive29 - Marinalva Batista Vilela

O Natal chegou! Nas casas, varandas e ruas as árvores de Natal enfeitam o nosso cotidiano. Umas são grandes, outras meno-res; algumas tem sofisticação e há muitas simples. O mais importante é que todas são lindas e reluzentes. As luzes da árvore de Natal sempre me fascinaram. Quando era criança, ficava pensando:

-Por que elas piscam?Uma vez, eu vi uma verde muito bonita e

quis apertá-la para ver se ficava só acesa. Coi-tada de criança! Ela queimou-se e nunca mais acendeu. Eu fiz de tudo para que ela acendes-se de novo, mas, teimosa, nem deu bola. Fi-quei com muita pena. Olhei para ela apagada, com remorso. Remorso é uma dor que fica lá no cantinho da consciência da gente depois de ter feito alguma coisa errada. Ele se instala dentro da gente e fica lá remoendo. Ele só não gosta é do perdão. Quando o perdão chega, o remorso vai embora. Então nossos olhinhos piscam iguais às luzes de Natal.

Acho que é por esse motivo que eu gos-to delas. Elas me fazem lembrar o perdão.

Por que as luzes de Natal piscam?Quando a gente perdoa, tudo muda. Seja quando a gente perdoa alguém, seja quan-do a gente se perdoa. Engraçado, há pessoas que conseguem perdoar os outros, mas não conseguem perdoar a si mesmas. Então, fi-cam sofrendo. E o remorso fica lá no canti-nho, machucando, tirando a alegria. Acho que é por isso que as luzes piscam no Natal, para nos alertar que é tempo de perdoar, de jogar fora a mágoa, o rancor e o ódio...

É tempo de desinstalar o remorso. As luzes trabalham nos alertando e não nos cobram nada. Elas se acendem e apagam generosamente. É a forma que elas têm de se doar. E são felizes!

Nesse Natal, quando você montar sua árvore ou quando você encontrar alguma com as luzes piscando, siga o conselho: per-doe alguém e se doe a alguém. Você verá como as luzes ficam alegres e brilham com mais intensidade, com mais beleza ainda. Não perca tempo, faça uma luz brilhar nes-se Natal!

(Pe. Genésio Zeferino da Silva Filho)

Page 12: A Voz da Ilha - dezembro de 2011

12 Dezembro/2011A Voz da Ilha

Tia RitaGaleria InfantilGaleria Infantil

Tia Rita

Victória Millen completará 8 anos dia 29/12 para a alegria de Raquel, Júlio e Júlia. Parabéns!

Divertindo....