12
Jornal da parÓQuia de nossa senhora aparecida - rua 10, 46 - ilha dos araÚJos - gov. valadares/mg - www.paroQuiadailha.com.br ano Xlvi - nº 736 - governador valadares - agosto/2011 - distribuição gratuita A Voz da Ilha Ó Deus, de quem procede toda a pa- ternidade no céu e na terra. Pai, que és amor e vida, faze que cada família humana sobre a terra se conver- ta, por meio de Teu Filho, Jesus Cristo, nascido de mulher e mediante o Espírito Santo, Fonte da Caridade divina, em ver- dadeiro santuário da vida e do amor para as gerações que sempre se renovam. Faze que tua graça guie os pensamen- tos e as obras dos esposos para o bem de suas famílias e de todas a famílias do mundo. Faze que as jovens gerações encon- trem na família apoio para sua humani- dade e para seu crescimento na verdade e no amor. Faze que o amor reafirmado pela gra- ça do sacramento do matrimônio, se re- vele mais forte que qualquer debilidade a qualquer crise, pelas quais às vezes passam nossa famílias. Faze, finalmente, Te pedimos por intercessão da sagrada Família de Na- zaré, que a Igreja, em todas as nações da Terra, possa cumprir frutiferamente sua missão na família e por meio da Família. Tu, que és a vida, a verdade e o amor, na unidade do Filho e do Espírito Santo. Amém. Do Papa João Paulo II Oração pela Família VEJA Programação da Semana da Família Página 02. (Na agenda)

A Voz da Ilha - agosto 2011

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Jornal "A Voz da Ilha" - Paróquia N. S. Aparecida, Ilha dos Araujos, Governador Valadares-MG - agosto de 2011

Citation preview

Page 1: A Voz da Ilha - agosto 2011

Jornal da parÓQuia de nossa senhora aparecida - rua 10, 46 - ilha dos araÚJos - gov. valadares/mg - www.paroQuiadailha.com.br

ano Xlvi - nº 736 - governador valadares - agosto/2011 - distribuição gratuita

A Voz da Ilha Ó Deus, de quem procede toda a pa-

ternidade no céu e na terra.Pai, que és amor e vida, faze que cada

família humana sobre a terra se conver-ta, por meio de Teu Filho, Jesus Cristo, nascido de mulher e mediante o Espírito Santo, Fonte da Caridade divina, em ver-dadeiro santuário da vida e do amor para as gerações que sempre se renovam.

Faze que tua graça guie os pensamen-tos e as obras dos esposos para o bem de suas famílias e de todas a famílias do mundo.

Faze que as jovens gerações encon-trem na família apoio para sua humani-dade e para seu crescimento na verdade e no amor.

Faze que o amor reafirmado pela gra-ça do sacramento do matrimônio, se re-vele mais forte que qualquer debilidade a qualquer crise, pelas quais às vezes passam nossa famílias.

Faze, finalmente, Te pedimos por intercessão da sagrada Família de Na-zaré, que a Igreja, em todas as nações da Terra, possa cumprir frutiferamente sua missão na família e por meio da Família.

Tu, que és a vida, a verdade e o amor, na unidade do Filho e do Espírito Santo.

Amém.Do Papa João Paulo II

Oração pela Família

Veja Programação da Semana da Família

Página 02. (Na agenda)

Page 2: A Voz da Ilha - agosto 2011

2 Agosto/2011A Voz da Ilha

- Horário de Missas: Quartas-feiras, Sábados e Domingos: 19h30 / Domingo: 9h com crianças.- Adoração ao Santíssimo todas as Quintas-feiras às 16h. Na primeira quinta-feira do mês, respon-sáveis; Pe. Paulo ou Diretoria do Apostolado da Oração.- Toda última terça-feira do mês no Grupo de Oração.- Grupo de Oração Jesus e Maria: Toda terça-feira às 19h30.- Atendimento paroquial (Secretaria): de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 18h.- Atedimento pastoral: Terça-feira: visita as doentes / Quarta e quinta-feira, das 9h às 11h.- Sexta-feira: confissão individual de 9h às 11h.

Jornal da Paóquia Nossa Senhora Aparecida - Ilha - (33) 3275-1720Rua 10, 46 - Ilha dos Araújos - www.paroquiadailha.com.br

Diretor responsável: Padre Paulo Roberto Carlos FernandesCoordenação: Maria Lúcia Cotta Soares

Diagramação e Impressão: Inforgraf (3275-5444)

agenda PaROQUIaLpalavradopároco

Artigos Odontológicos

F: 3271-7195www.dentalibituruna.com.br

Dr. Geraldo M. MourãoCRF/MG - 4729

Dr. Marcos V. MourãoCRF/MG - 4610

Dr. Thiago M. MirandaCRF/MG - 15083

NOSSO PÁROCO INFORMA – AGENDA AGOStO

No diálogo sobre a velhice, de Cícero, maior orador romano, en-contra-se este pensamento muito apropriado para quem deseja refle-tir sobre sua vida cristã e humana neste mês vocacional: “Vivi de tal forma, que sinto não ter nascido em vão”.

Todo ser humano desembarca neste mundo vocacionado a ser humano. Essa é a vocação pri-meira e fundamental da existência humana. Os caminhos que lhe são propostos, no decurso de sua traje-tória, devem conduzi-lo a tal meta. E são muitos os atalhos que ele encontra, cuja escolha depende do seu perfil pessoal e do meio onde se encontra. À medida que sele-ciona o certo e o percorre, cresce interiormente e integra-se melhor na sua comunidade mediante o serviço e o testemunho. E assim, de opção em opção, concretiza sua missão sobrenatural e históri-ca, que, conforme a antropologia cristã, faz parte do projeto divino da criação. Quando isso aconte-ce, a pessoa realiza sua vocação e pode fazer suas as palavras de Cí-cero, porque está vivendo “de tal modo”, que tem a certeza de que, no fim, receberá o laurel dos gran-des lutadores.

E qual é esse modo? É ca-minhar atento às solicitações do cotidiano, sem aguardar oportuni-dade de realizar façanhas notáveis. Estas, às vezes, são pedidas, mas

não são o apelo mais comum no trivial da vida.

Entretanto o ser humano tam-bém está aqui para ser relativa-mente feliz, como antecipação de eterna bem-aventurança. E não há como viver a paz do Ressuscitado quando se deixam espaços vazios na sua vida.

D. Geraldo Majella AgneloCardeal Arcebispo Emérito de Salvador

Com estas palavras tão sábias e comoventes de D Geraldo, que-ro que o nosso jornal A Voz da Ilha, do mês de agosto, chegue às suas mãos prezado leitor e leito-ra, ajudando-os a realizar-se na sua vocação na certeza de que você está vivendo de tal forma que sabe não viver em vão. Agra-deço Deus pelo Dom da vida, pela vida da Graça e também pela minha vocação ministerial a serviço da Igreja e do Reino e aproveito para fazer chegar a to-dos os vocacionados, sacerdotes, religiosas, religiosos, diáconos, seminaristas, leigos, pais e mães os meus cumprimentos e felici-tações. Desejo ainda, de todo o meu coração, que as famílias se-jam abençoadas na Semana Na-cional de oração pelas famílias.

Fraternalmente,

Pe. Paulo

Dia 02 – Ás 19:30 - Adoração e Bênção do Santíssimo Dia 03 – 20:30 -Reunião do Conselho Pastoral Dia 04 – Dia do Padre – Encontro do clero em Galiléia 19:30 – Encontro com os pai dos Adolescente do EAC 20:00 – Reunião administrativa Dia 05 – (1ª sexta) 19:30 - Missa do Coração de Jesus – Envio do EAC 20:30 – reunião com a equipe do EAC Dia 06 e 07 – XX EAC da IlhaDia 07 às 19:30 – Missa de encerramento do XX EACDia 10 às 20:30 – Reunião AdministrativaDia 11 – Festa da Santa Clara – Dia do EstudanteDia 12 – às 19h Reencontro dos Adolescente que fizeram o XX EACDia 13 –`às 10h Reunião dos Coroinhas Às 14h Reunião da EDC (Equipe diocesana de catequese) Dia 14 a 20 – SEMANA DA FAMÍLIA Dia 14 - Dia dos Pais – Abertura da Semana da Família com as missas dominicais – 09h e 19:30 Dia 15 – Segunda feira – Dia de oração em família (reserve um momento para a oração em família) Dia 16 – Ás 19:30 - Celebração Penitencial com as famílias – Abertura da Jornada Mundial da Juventude

Dia 17 – Ás 19:30 - Missa da família – Às 20:30 – Reunião com os coordenadores das barraquinhas – Festa de Nossa Senhora Aparecida (sala 12)

Dia 18 – Ás 19:30 – Hora Santa com adoração e bênção do Santíssimo Dia 21 – Solenidade da Assunção de Nossa Senhora – Encerramento da Jornada Mundial da Juventude Dia 26 – Celebração do Dia do Catequista no Setor IV – Missa às 20 h na Ilha.

Vocação e Fidelidade

Page 3: A Voz da Ilha - agosto 2011

Agosto/2011 3

Aviário da IlhamERCEARIA E SACOlÃO

Rua 12, 26 - 3275-1191

O tema que nos foi proposto “A Fa-mília Cristã no mundo de Hoje” requer uma reflexão a nível dos documentos da Igreja e a nível dos desafios a que a família cristã está exposta diante dos ataques que lhe são impostos pela deno-minada “cultura da morte”.

Em verdade vários são os documen-tos da Igreja que tratam da família. Par-ticularmente os divulgados neste pon-tificado de João Paulo II. A exortação apostólica “A missão da Família Cristã no mundo de hoje” a encíclica “Fami-liaris Consortio” e a recente “Cartas à Família constituem documentos atuais nos quais o Santo Padre expõe sua pre-ocupação diante das ameaças a institui-ção da família e orienta os cristãos para a preservação do plano de Deus Cria-dor e Redentor.

Em verdade constitui um verda-deiro desafio para a família cristã nos dias atuais a rápida mudança social, a mudança dos costumes e dos hábitos, forçados pelo desenvolvimento tecno-lógico nem sempre orientado para uma vida familiar sadia. muito pelo contrá-rio. O desenvolvimento das comunica-ções levou para nossos lares de um lado uma sensação de progresso, de outro o que podemos chamar de “lixo”, de veneno que aos poucos vai destruindo toda uma formação moral e ética em que se fundamenta os valores cristãos da sociedade. (...)

A família, hoje é condenada a con-viver com novelas, filmes e programas de TV com os mais torpes desafios à formação moral de nossos filhos. As revistas pornográficas aumentam cada dia suas edições. Os artigos “planta-dos” nos jornais e revistas levam a de-formação das consciências. A educação sexual hedonista já constitui programa nas escolas de nossos filhos.

O que é de estarrecer é que tudo isso foi programado e bilhões de dólares são investidos por grupos e instituições in-teressadas na destruição da vida e da

A família cristã no mundo de hojeHumberto L. Vieira

Presidente da PROVIDAFAMÍLIA (Membro da Pontifícia Academia para a Vida)

na propaganda do homossexualismo, sentimos impotentes diante de tudo isso para manter uma família cristã.

mas diante de tantos desafios os que fazer? A Igreja, mestra e mãe tem respondido a essas indagações com os documentos que devem ser lidos e me-ditados por todos nós. O Santo Padre, João Paulo II não se cansa de falar desses males de nosso tempo e que ele denominou de “cultura da morte” que visa não só destruir a família, senão a própria vida no nascedouro, pelo abor-to. Quando o Papa afirma que o futuro da humanidade está em perigo ele está preocupado com a destruição da fa-mília e da vida em face de todos esses atentados.

mas nem só os documentos servem de orientação. A família cristã deve está alicerçada da leitura do Evangelho, da oração em família, da frequência aos sa-cramentos, notadamente os sacramen-tos da Penitência e da Eucaristia. mui-tos já não se rezam mais o terço, não se vai à missa, nem mesmo aos domingos, não se ensina os filhos a rezar. Depois se queixam de que os filhos perderam a fé, não obedecem mais os pais, nem querem mais saber de ir à missa aos do-mingos. A fé, como o corpo tem de ser alimentada. Alimenta-se a fé com ora-ções, com a leitura do evangelho, com a eucaristia, com a penitência, com o jejum, os exercícios espirituais.

Também podemos defender a fa-mília votando em candidatos que de-fendam os valores cristãos para nos representar na Câmara Distrital, no Senado e na Câmara Federal. Não devemos apenas confiar nas promes-sas dos candidatos mas examinar seu passado. Como votaram os projetos de interesse da família e da vida? A Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família tem divulgado como votaram os deputados federais os projetos de aborto e os de interesse da família. O católico não pode votar em candidato que comprovadamente defende a le-galização do aborto, do casamento de homossexuais ou a esterilização como método de planejamento familiar.

meus irmãos não é fácil ser família

- Sérgio Gomes Machado e Andiara Laga-res Silva - 20/08/11

- Ivaldo Meneses Pimenta e Raquel Arman-da Nalon Melo - 09/09/11

- Cássio Soares de Oliveira e Ariana Lúcia Napoli - 10/09/11

- André de Miranda Carvalho e Roberta Tassinari de Souza - 10/09/11

- Altino Machado D´Oliveira Neto e Gabriela Valente Conte – 19/09/2011

Querem se casar

cristã nos dias de hoje! Não é fácil quan-do a televisão invade nossos lares com imagens de nudismo e histórias que pre-gam a imoralidade. Não é fácil quando a droga está nas portas das escolas de nos-sos filhos. Não é fácil quando a jovem é pressionada pela sociedade a abortar um filho que não estava programado e foi fruto do sexo livre. mas é possível desde que sigamos os ensinamentos da Igreja e não nos afastamos da oração.

Família, santuário da vida; família berço da vida.são expressões usadas pelo Papa João Paulo II para expressar sua estima pela família e pelos filhos. Quando há justa fazões admite-se a En-cíclica “Humanae Vitae” a regulação da fertilidade, isto é evitar filho pelos métodos naturais de planejaemnto fa-miliar. O uso do metodo da ovulação e da temperatura basal não contraria a natureza e nem tem efeitos colaterais. Estão abertos à vida e por isso são mé-todos lícitos.

Concluindo, meus irmãos, podemos dizer que não é fácil manter uma famí-lia cristã nos dias de hoje diante dos de-safios que a família enfrenta.

Peçamos ao Senhor e à sua mãe San-tíssima que preservem a família, com preservou a de Nazaré para que nossos filhos e netos possam conhecer a unida-de familiar que nos legou nossos pais.

Fonte: providafamilia.org

família. Não é por acaso que as coisas vêm

acontecendo. Querem um exemplo? Há uns 30 anos tínhamos famílias numero-sas com 6, 8, 12 e mais filhos. Hoje já não acontece assim. Quantos de vocês com idade abaixo de 30 anos planejam apenas 2 filhos? A grande maioria.(...)

Os filhos são a bênção de Deus. Costumo dizer que cada filho vem com um pão debaixo do braço. A situação da família sempre melhora com a vin-da de mais um filho. Ai de nós pais se não temos nossos filhos para olhar por nós na velhice! Não é o governo, nem a previdência social falida nem a apo-sentadoria que vai nos valer no fim de nossos dias. mas os filhos que vão ser as escoras dos pais. (...)

mas os ataques à vida e à família não ficam só por ai. A própria institui-ção do casamento está em perigo. O re-conhecimento da união estável com os mesmos direitos dos casados e a recente proposta de casamento entre homosse-xuais são exemplos de que a instituição familiar corre perigo!

Não é fácil manter os valores cris-tãos da família nos dias de hoje!

Desde a moda no vestir às novelas, sem falar nas drogas, na pressão de grupos, na propaganda do sexo livre,

Page 4: A Voz da Ilha - agosto 2011

4 Agosto/2011A Voz da Ilha

03 – Maria Conceição Neto 05 – Miriam Gomes Neves 04 - Cledenir B. Guimarães 13 – Maria Helena Caetano 14 – Risoná Maria Case 16 – Maria Conceição Gualberto 16 – Maria Marília Deslandes leão 17 – Ida Silva Aguiar 17 – Ana de Castro 18 – Maria José A. Wandercok 19 – Virginia B. Oliveira

Aniversariantes do mês de Agosto

apostoladodaoração

Zeladora: Maria da Glória de Assis.

29 – Edir Souza Pereira (Didi) 29 – Eugita C. Lício 30 – Maria da Penha do Carmo

Parabéns! Felicidades! Que a

proteção e a benção do “Sagrado Coração de Jesus”, continue jorran-do sobre vocês!

“Jesus manso e humilde de cora-ção fazei o nosso coração semelhan-te ao Vosso”!

Dia 23 - Nossa Igreja celebrou a Festa de “Corpus Christi”. Pe. Paulo celebrou uma missa solene e realizou a “Procissão do Santíssimo”. No decorrer da missa aconteceu a inves-tidura de novos ministros extraordi-nários da Sagrada Comunhão , entre eles, nosso apostolado da Oração contou com a investidura de duas ministras: Ieda e lamy. A elas e a todos os outros, os nossos agradeci-mentos, por esta generosa disponibi-

No dia 1º de julho, o nosso pároco, Pe. Paulo, com muita es-piritualidade, carinho e dedicação, celebrou a missa da solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Em sua homilia aprofundou sobre a nos-sa vocação à Santidade e o valor da espirituali-dade do apostolado da oração e da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Houve a bênção e entrega de fitas às as-sociadas: Ursula, Gezy e Ana Elizabete.

a sétima e oitava promessas do Sagrado Coração A sétima e a oitava promessa

do Sagrado Coração, que nos foram transmitidas, primeiro por Santa Margarida Maria e, depois, pelo en-sino autorizado da Igreja, merecem ser relidas juntas: “As almas tíbias se tornarão fervorosas (7ª); as almas fer-vorosas serão elevadas rapidamente a uma grande perfeição”.

O que seriam “almas tíbias”? O Vidente do Apocalipse,

São João, transmite-nos as pala-vras de Jesus Glorioso ao “Anjo”

da Igreja de laodiceia, isto é, a seu Bispo: “Conheço tuas obras: tu não és nem frio nem quente! Quem dera que fosses frio ou quente! mas és morno (tíbio!), nem frio nem quente, estou para vomitar-te de minha boca” (Ap 3,15). Portanto, ser morno, ser tíbio, nem quente nem frio, é re-pugnante para Jesus! Precisamos do calor do seu Coração para dei-xarmos de ser tíbios, mesquinhos na fé, na esperança e na caridade, para nos deixar tomar pelo amor

para valer. O segundo dos dez mandamen-

tos nos ensina que é preciso não usar o Santo Nome de Deus em vão, levar o Nome de Cristão, Cris-tã, que vem de Cristo, inutilmente! Não podemos sujar este Nome sa-grado que levamos pelo batismo, sendo avarentos de bondade, mes-quinhos em viver o Evangelho, difí-ceis em anunciar o Reino e realizar boas obras dia a dia!

A devoção e o culto ao Cora-ção de Jesus nos guardarão de ser

mornos, tíbios, e usar seu Santo Nome em vão! Os Bilhetes men-sais são amigos seguros para nos ajudar nessa devoção abençoada! Neles temos explicadas as inten-ções do Santo Padre, que nos são confiadas mês a mês. Temos o Oferecimento diário, em sua bela formulação, atualizada a pedido de Paulo VI, para incluir expli-citamente o Divino Espírito. Te-mos nosso humilde “tesouro es-piritual”, companheiro no rezar e no fazer o bem! (...)

Festa do Sagrado Coração de Jesus!

Parabéns! Que o Sagrado Coração de Jesus as protejam e guardem hoje e sempre. Ao Pe. Paulo o nosso muito obrigado! Pela atenção e carinho dedicado ao Apostolado

da Oração.

Preparação da Festa do “Sagrado Coração de Jesus”! realizamos nos dias 28, 29 e 30 de junho “momentos de espiritualidade profunda, adoração ao Santíssimo e reflexões”.

1º dia – Adoração e benção do Santíssimo Sacramento. 2º dia – Missa em honra ao Sagrado Coração de Jesus. 3º dia - Hora Santa com adoração do Santíssimo Sacramento.

Notícias do Apostolado da Oração

Junho: mês do “Sagrado Coração de Jesus”! lidade; estar a serviço de Jesus Cristo e da comunidade. Estaremos sempre suplicando ao “Sagrado Coração de Jesus”, que os guardem dentro do seu Coração misericordioso, para que cada vez que vocês entregarem o “Corpo e Sangue de Cristo”, (a Hóstia consagrada) a uma pessoa, a sua face seja transformada na “Face de Cristo”. Que vocês possam dizer: Eu vivo, mas já não sou Eu, é Cristo quem vive em mim!

Page 5: A Voz da Ilha - agosto 2011

Agosto/2011 5

cedescedes CENTRO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA ILHA - CRECHE DA ILHA

Nada melhor do que um evento de confraternização e ale-gria para fechar o 1º (primeiro) semestre de atividades, no CE-DES/Creche da Ilha.

Tudo aconteceu, no dia 04 (quatro) de julho, na Rua 14, em frente a entidade, mais pre-cisamente, no quarteirão entre a Avenida Suaçuí e a Rua 38, palco do tradicional “Arraiá da Creche da Ilha“, evento que reúne cente-nas de pessoas, num encontro de

Uma festa da comunidade para a comunidade muita alegria e diversão.

Há que ressaltar a força da solidariedade expressa no en-volvimento de vizinhos e outros voluntários nos trabalhos de preparação da festa: (montagem das barracas, iluminação, colo-cação das mesas, decoração dos espaços, comidas típicas, sonori-zação) para que tudo fosse feito no tempo certo, com bom atendi-mento aos participantes.

A partir das 16:00 horas, as

famílias foram chegando e em pouco tempo os espaços ocupa-dos: aí, podia-se ver gente bonita, caipiras estilizados, brincando e cantado ao som de animado for-ró junino. mais que isso, a con-firmação de que é uma festa da Comunidade para a Comunida-de.

Um destaque para o encanto dos pequenos caipiras em suas dancinhas e o olhar orgulhoso de seus pais e professores.

A direção do CEDES/Creche da Ilha agradece

ao todos que contribuíram para o êxito da festa.

Agradecimento

Page 6: A Voz da Ilha - agosto 2011

6 Agosto/2011A Voz da Ilha

Pastoral BatismoVicentinos em ação

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Confrade Élcio Fava – Conferência N.Sra. do Carmo

A cordialidade fraternal na “SSVP”

A carta de agregação das “conferências” da SSVP relata sobre a cordialidade fraternal dos membros da “SSVP” aos se reunirem.

É um encanto e um trato dis-tintivo da nossa sociedade ver membros de todos os meios sen-tirem-se felizes por nela se reen-contrarem para conversar com o coração aberto sobre o “Serviço de Deus” e dos pobres.

A comunidade está em alta profusão nos dias de hoje. É uma necessidade, momento que te-mos de aproximação e criamos laços entre as pessoas. A SSVP nos proporciona isto e outras coisas mais. É pois uma comu-

A participação dos jovens em “SSVP”

nidade fraterna, outra família!!! Os assistidos também o são. Em Romanos 12:13 lemos: “Socorrei as necessidades dos fieis. Esme-rai na prática da hospitalidade”. Uma conferência começa a cair é porque se afasta do seu regula-mento e do seu espírito, mas se ela prospera é porque os precei-tos da sociedade foram preser-vados. Precisamos ler a “regra” para nosso suporte. A “SSVP” agradece aos moradores da Ilha e outros que tem nos ajudado a desenvolver a nossa cordialidade fraternal e vivência da caridade com os mais necessitados. Ve-nham nos visitar e conhecer de perto o nosso trabalho.

O movimento da juventude vicentina no Brasil existe desde a década de 60. Fundada por jovens, tendo como modelo, Antônio Frederico Ozanam, seu fundador e reconhecido pelo Papa João Paulo II, que pronunciou: “Vocês jovens vão traçar os rumos de uma nova etapa da humanidade. É um momento crucial, o início do 3º milênio, um tempo favorá-vel!!! São comissões de jovens que realizam o trabalho de ca-ridade e apostolado. Possibi-

lita oferecer aos jovens novos caminhos, valores, ética, etc. A SSVP encoraja os jovens a encontrar afeto e amigos onde os mais experientes acolhem os novos. O laço mais forte da verdadeira amizade é a carida-de, onde surgem boas obras e para isto, verdadeiros amigos são fundamentais em nossa vida, vamos cultivá-los. Eles estão a nossa espera em toda parte, agradeçamos a Deus por isto.Ser jovem é ser guerreiro e mensageiro.

“O Batismo nos marca pro-fundamente, deixando impressa em nós a imagem de Cristo. É o que se chama de caráter batis-mal.”

O batizado, pois, leva estam-pado em si a face de Cristo, para sempre. É o próprio Cristo Res-suscitado que vive e age na pes-soa, por sua graça e presença.

Acontecimentos no mês de junho:

11/06 – foi realizado o curso de preparação do Batismo para pais e padri-nhos.

26/06 – recebeu o sacra-mento do Batismo Nina Fraga de Castro, neta de Maria Fraga Pereira, Minis-tra da Eucaristia.

Agenda para o mês de agosto:

13/08 – Encontro de preparação de pais e padrinhos para o Sacra-mento do Batismo

21/08 – Batismo de crianças às 10:30.Obs.: As datas poderão ser

alteradas de acordo com as cir-cunstâncias.

Informações na secretaria Responsáveis: Cida e Genoveva

Jornada Mundial daJuventude em Madri

mais de um milhão de jovens parti-ciparão da JmJ, em madri. O encontro terá a participação do papa de 18 a 21 de agosto,“Vamos a madri com o papa, com a consciência de enfrentar um novo e grande desafio: anunciar Cristo a esta geração de jovens do século XXI. (...)

“O desafio é difícil e intimidador, mas a partir da raiz, que é Cristo, muitas gerações de jovens souberam construir e atravessar com alegria e esperança seu futuro. Esta também pode fazê-lo”. A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que a Jornada mundial da Juventude

(JmJ) madri-2011 e a fé dos cristãos do ocidente estão nas intenções do Papa Bento XVI para este mês de agosto.

A intenção geral do Apostolado da Oração do Papa para o mês de agosto é: “Para que a Jornada mundial da Ju-ventude, realizada em madri, encoraje todos os jovens do mundo a enraizar e alicerçar as suas vidas em Cristo”.Já a intenção missionária é: “Para que os cristãos do Ocidente, dóceis à ação do Espírito Santo, redescubram o frescor e o entusiasmo da fé”. (SP)

Fonte: Rádio Vaticano.Veja página 07.

Page 7: A Voz da Ilha - agosto 2011

Agosto/2011 7

amaiamai

AMAI gestão eu amo a Ilha Passado as eleições e

o recesso escolar a gestão da Associação dos mora-dores EU AmO A IlHA recomeça a pleno vapor. Transito:

É com muita satisfação que a AmAI (EU AmO A IlHA) vê seu projeto e sua luta recompensada. Depois de diversas reuni-ões com a comunidade e com o departamento de transito da prefeitura foi resolvido o problema que afligiam os moradores que precisam sair rapida-mente da Ilha. O trânsito agora flui rápido em di-reção ao centro, fazendo com que todos cheguem no horário no serviço, escolas, bancos, univer-sidade, hospitais, etc. Agora a AmAI busca solução para resolver a entrada da Ilha, algumas medidas já estão sendo estudadas e será apresen-tada a comunidade.Limpeza

No dia 20 de julho os diretores da AmAI se reu-niram com o Secretário municipal de Obras Sr. Edmilson Soares, quan-do ficou acertado a ma-nutenção da limpeza da Ilha, onde foi questiona-do a limpeza, revitaliza-ção das praças, poda de árvores e as obras con-quistadas no Orçamento Participativo 2009.

Ficou decidido:• Podas: os locais e

árvores serão definidos entre a AmAI e a Polí-cia militar, dando prio-ridade para os locais de maior vulnerabilidade ou risco a segurança como furtos, roubos. De acordo com o secretário a prefeitura possui pou-co contingente;

• OP 2009: de acordo com o secretário das duas obras de pavimentação uma será feita ainda este ano 2011 e a outra em 2012. A direção da AmAI manifesta sua indignação, pois as obras deveriam ter sido realizadas no máxi-mo até 2010;

• Revitalização das praças: a AmAI está bus-cando parcerias e patrocí-nios para a continuidade do projeto de revitaliza-ção das praças. A AmAI está contribuindo com as tintas, a Univale através do curso de design com a pintura e a prefeitura com a logística.Cobertura Da Ponte

A cobertura da pon-

te foi garantida graças a AmAI que viabilizou projeto arquitetônico exe-cutivo. O projeto foi apro-vado e os recursos estão disponíveis na Caixa, po-rém a administração mu-nicipal não apresentou a continuidade da obra. A AmAI está cobrando em vigilância permanente.Rede de Vizinhaça Prote-gida

Sob novo comando a REDE está sendo reestru-turada. O tenente Thia-go Emannuel apresentou uma nova proposta de funcionamento onde os moradores serão líderes de grupos por quarteirão. Participem das reuniões que recomeçam este mês toda quinta no salão Pa-roquial às 20:00hs.

Agradecemos o tenen-te Thiago Emannuel pela volta do patrulhamento no bairro,que através de pedido da AmAI, dis-ponibilizou duas motos para patrulhamento ex-clusivo da Ilha.

A Jornada mundial da Juventude é a semana de eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jo-vens. Ela reúne milhares de jovens do mundo todo para celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir pontes de amizade e espe-rança entre continentes, po-vos e culturas.

Inspirado por grandes en-contros de jovens do mundo em eventos especiais ocorri-dos no Domingo de Ramos em Roma em 1983 e 1984, o Papa João Paulo II estabe-leceu a Jornada mundial da Juventude como um evento anual e um meio para alcan-çar a nova geração de cató-licos e propagar os ensina-mentos da Igreja.

A Jornada mundial da Juventude é uma festa da alegria. O entusiasmo e o caráter juvenil se manifes-tam na JmJ por meio da dança, da música e das di-versas manifestações artísti-cas pelas ruas e nos lugares dos encontros, sejam es-pontâneas ou organizadas: é uma festa da coexistência pacífica de muitas nações. A JmJ é uma festa da união acima das barreiras do idio-

O que é a JornadaMundial da Juventude?

ma e da cultura, e, por isso, uma expressão da certeza de que Deus trará para a hu-manidade uma nova época, da justiça e da paz.

“A Jornada mundial da Juventude é um grande en-contro de jovens de todo o mundo em torno ao Vigário de Cristo. É um meio evan-gelizador a mais da Igreja, que por meio dessas Jorna-das continua anunciando a mensagem de Cristo aos jovens. A JmJ é um em-penho evangelizador em que a Igreja manifesta sua constante solicitude pela juventude. Todos os jovens devem sentir-se atendidos pela Igreja, para isso, toda a Igreja, em união com o Su-cessor de Pedro, deve sentir-se cada vez mais compro-metida em nível mundial, a favor da juventude (...) para corresponder a suas expec-tativas, comunicando-lhes a certeza de Cristo, a ver-dade que é Cristo, o amor que é Cristo, mediante uma formação adequada, que é uma forma necessária e atu-alizada de evangelização” (João Paulo II, discurso ao Colégio Cardinalício, 20 de dezembro de 1985).

Page 8: A Voz da Ilha - agosto 2011

8 Agosto/2011A Voz da Ilha

Idade FelizGrupo

O Grupo Idade Feliz organiza uma bela temporada anti-stress nos dias 13, 14, 15 e 16 de Outubro.

O SESC de Guarapari oferece as maravilhas de um parque aquático, com suas piscinas, chafariz, hidromassagens e a bela paisagem do mar e floresta.

Você é o convidado especial!

Informações e inscrição com Valesca Damásio. Rua 20, 382 Ilha – Fone: 3273.3310

No dia 07 de julho de 2011, às l9h3O no salão paroquial, acon-teceu o 1º Plenário dos Grupos de Reflexão de nossa paróquia. Já estamos com 10 grupos de reflexão na paróquia. Participa-ram do plenário: Gr. de Reflexão merejo, o Gr.Sta. Paulina e o Gr. Rainha da Paz II. Nosso plenário teve como tema a Eucaristia e a iluminação bíblica do Ev. de São João 6,51-58.

Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. A Eucaristia é o coração da Igreja, onde se realiza por excelência, a comunhão. Deus se comunica com todos nós e nós entramos em comunhão com Ele. A Eucaristia deve incluir todos. Ela é a força na caminhada do povo, alimenta a nossa fé e esperança. Que todos nós, participantes do corpo e san-gue de Cristo, possamos fazer da Eucaristia nosso ponto de partida para a missão.

No mês de junho o roteiro nos ajudou a refletir sobre as CBEs: Um novo jeito de ser Igreja de sempre.

Ajudando a reflexão:A espiritualidade e a vivên-

cia eucarística das CEBs têm a Eucaristia no centro da vida de nossas comunidades de base. É

Animação Bíblicao sacramento que expressa co-munhão e participação de todos e todas, como numa grande fa-mília, ao redor da mesa do Pai. A acolhida da Palavra de Deus e a vivência comunitária da fé são indissociáveis nas CBEs. A Bí-blia faz parte do dia-a-dia da co-munidade, estando presente: nos grupos e pastorais, nas liturgias e na formação, na reza e nas ações que visam superar as desigual-dades e injustiças da sociedade brasileira. Alimentadas pela Pa-lavra de Deus e pela vivência de comunhão, as CBEs promovem solidariedade e serviço. Reunin-do pessoas, as CBEs ajudam a Igreja a estar mais comprometida com a vida. Através do trabalho de “formiguinha”, dos encontros celebrativos, do aprofundamento de diversos temas, não só resis-tem ao que agride a vida e a inte-gridade da criação como também cumprem sua missão de evange-lizar. Que possamos alargar os nossos laços de fraternidade em nossas comunidades.

Compromisso:- maior participação- próximo plenário última

quinta-feira de agosto. (atenção coord. dos grupos para o próximo plenário).

Um fraterno abraço a todos,Ivonete de Castro Moura

Você e o passeio que revigora Turismo e lazer no SESC de Guarapari É fantástico em qualquer idade levar

a tristeza e o desânimo para bem longe do nosso dia-a-dia, nada mais perfeito do

que uma viagem. É revigorar as energias, criar momentos de pura beleza e diversão. Vamos para a praia com nossos amigos!

CENTRO DE TURISMO DE GUARAPARI

Rua Ranulfo Álvares, 566 - Vila IsaFax:(33)3278-2561 / Cel.: 3089-0376

Trabalhamos com todo ramo de seguros:Auto, Residencia, Empresarial, Vida, Cartão de

Credito, Transporte e Financiamento

A mais de 30 anos de mercadoCobrimos qualquer oferta, venha conferir.

A Idade Feliz abraça carinhosamente, cada pai dos nossos amigos! Abraço especial aos nossos pais! Saudades aos

que já foram ao encontro do Pai Celestial!

Page 9: A Voz da Ilha - agosto 2011

Agosto/2011 9

TELE-JÓIAS - CONSERTOS

Chamem-me / Appelez-moiVoku Min / Call Me

Rua 20, 251 - Ilha dos Araújos

3271-4044 / 9102-9374Jairinho busca e entrega

dízimodízimodízimo

PASTORAL DO DÍZIMO - INFORMA:

É sempre muito bom relatar o nosso testemunho como dizimista, e eu, Pe. Paulo, o faço com muito prazer dizendo que para mim não basta devolver o dízimo como uma tarefa que uma vez executada, alivia a minha consciência, eu sinto que o dízimo hoje, faz parte da essência da minha fé cristã e que através do dízi-mo eu me realizo na alegria do tes-temunho de que eu creio num Deus que nos promete um cuidado de Pai e de Bom pastor e, portanto, devol-ver o dízimo me coloca na mais pro-funda gratidão para com Deus, pois reconheço que tudo é d’Ele e se eu tenho alguma coisa, é graça que Ele me concede. Assim sendo, no meu dízimo está o meu muito obrigado, ó Deus. Com o dízimo eu demons-tro também um pouco do meu amor à minha Igreja que não apenas se esforça para cuidar de um espaço e meios dignos para eu celebrar o meu encontro com Cristo na Eucaristia e com os irmãos, no conforto, beleza e aconchego dos seus templos e nas salas de reuniões, na secretaria da paróquia etc., mas principalmente, na Igreja que me acolheu como fi-lho pelo sacramento do batismo e que me instruiu na fé pela cateque-se paroquial e me sustenta nas suas duas mesas, a do Pão da Palavra e o Pão da Eucaristia, e que através de seus sacerdotes me reconcilia com o Pai e com os irmãos através do Sa-cramento da Penitência que só eles podem realizar, expresso ainda o meu amor por uma igreja que tam-bém age em meu nome, com o meu dízimo, em favor de tantos necessi-tados: pobres, dependente químicos, doentes, idosos, marginalizados, e o faz principalmente através da ajuda a tantas entidades.

Alegro-me de verdade, quando confiro o demonstrativo financei-ro da nossa paróquia, a cada mês e vejo o quanto o meu pouco se torna muito nas mãos de Deus. Como na

Meu Dízimo abre minha mente, aquece meu coração,me dá paz duradoura e alegria profunda”.

multiplicação dos Pães e dos pei-xes, comemos e ficamos saciados e ainda sobra para partilharmos com quem não tem, e a mesma alegria sente o meu coração quando meus olhos encontram o que fizemos na participação e sustento da vida mis-sionária da Igreja em suas diversas necessidades. Sendo assim, só me resta dizer: obrigado, Senhor pela alegria de ser dizimista!

A você, querido irmão e queri-da irmã que já faz experiência do dízimo, com certeza sabe do que eu estou falando, portanto conti-nue fiel e honesto(a) na devolução do seu dízimo, pois o Senhor Deus nunca se deixou vencer em genero-sidade, devolva regularmente o seu dízimo, e mais que isto, se dê a Ele como dízimo e oferta agradáveis, observando os seus ensinamentos e cumprindo a sua santa lei. “Você será feliz e tudo que fizer vai pros-perar” (Sl 1).

À você que ainda não é dizimis-ta eu quero apenas dizer que, de nada vale o meu testemunho, em nada ele fará você compreender o que eu digo se você não ouvir com o coração, diretamente aquilo que Deus lhe fala: “faça a experiência do dízimo e eu abrirei os reservató-rios dos céus e derramarei bênçãos sobre a sua vida muito mais do que você precisa ou merece” (citação livre de malaquias 3,10). Dízimo é experiência, enquanto você não a faz não tem como ajudá-lo(a) a sentir o prazer e a alegria de ser dizimista.

Quantas vezes você já leu ou escutou tantos depoimentos sobre o dízimo? Tá esperando o quê, não perca tempo, comece a ser dizimis-ta. Se você quiser saber mais sobre o dízimo eu mesmo terei imenso pra-zer em orientá-lo(a) é só me procu-rar, ou então você pode procurar a pastoral do dízimo após as missas.

Seja dizimista, não

se negue este prazer!

Atenção:As missas de responsabilidade da

pastoral do dízimo acontecem todo 3º sábado e domingo do mês.

Agende para não esquecer.

PASTORAL DO DÍZIMO - INFORMA Próxima Reunião dia

13 de setembro de 2011:Se você deseja conhecer a pastoral venha participar

conosco.

Page 10: A Voz da Ilha - agosto 2011

10 Agosto/2011A Voz da IlhaGrupo Arrarai Crisma Anunciando

Nossos encontros: 4ª feira – 19:00h à 20:30hQuarto Domingo: Missa dos JovensDia 24/08 – 19:30h encontro de pais e crismandos.Tema: Família, pessoa e sociedade

Nos dias 06 e 07 de agosto aconteceu o XX EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo) de nossa paróquia. Esse encontro tem a finalidade de suscitar mais adolescentes para o serviço de Deus e da santa Igreja, levando cada um dos encontristas a uma verdadeira experiência com Cris-to.

Houve nesses dias pregações, testemunhos, dinâmicas e muita anima-ção! Esperamos com toda sinceridade que não tenha sido só um fim de sema-na na igreja, mas algo transformador na vida de cada adolescente do encontro. Agradecemos a cada jovem que se dis-pôs a trabalhar para que toda a vontade de Deus se cumprisse, a cada adulto que nos apoiou e ao nosso pároco que con-fiou a nós a tarefa de, por dois dias, tam-bém fazer parte desta responsabilidade de guiar suas ovelhas.

Aconteceu no dia 20 de junho na Praça do GV Shopping a 3ª edição do Piquenique em comemoração ao dia dos amigos. O evento tem como intuito reunir jovens de toda a parte de nossa cidade para que assim possamos agra-decer a Deus pelo dom da amizade. A primeira edição aconteceu no ano de 2009 onde estiveram 20 pessoas, a se-gunda edição no ano de 2010 já com 50 participantes, já a terceira mais de 100 jovens, o que surpreendeu a todos da Comunidade Católica Família Jovem. Já estamos pensando no ano de 2012.

O local da realização do piquenique foi escolhido por ser onde começou toda a história da Comunidade Católica Fa-mília Jovem. Ali estavam alguns jovens com o desejo de levar o amor e a palavra de Deus aos corações de outros Jovens.

A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a che-gada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Ami-go. Febbraro considerava a chegada do homem à lua “um feito que demonstra que se o homem se unir com seus seme-lhantes, não há objetivos impossíveis”.

“A juventude não é apenas um pe-ríodo de vida (…), mas uma qualidade

Aquele que o Pai enviou aos nos-sos corações, o Espírito do seu Filho, é realmente Deus (Catecismo da Igreja Católica, 689)

A o profetizarmos a fé em Cris-to, fazemos automaticamente refe-rência ao Espírito Santo. O Espírito é sopro de vida (ruah), presente em Deus e na criação desde sempre. É quem revela ao homem a grandeza do mistério da fé. Ele reina, santifi-ca e anima a criação, difunde a gra-ça e restaura, de maneira única, as escrituras da sociedade.

Jesus foi concebido pelo poder do Espírito. Por esse mesmo poder, Ele nasce, cresce e recebe a unção para evangelizar. Nenhum ato do Messias é isolado. É sempre orien-tado pela força do espírito do pai, que lhe abre os céus e os caminhos do mundo, para que chegue ao co-ração de cada homem.

Jesus nasceu fazer a vontade do Pai e para nos mostrar que a res-surreição é a maior obra de amor já testemunhada. Quando sofre-mos a interferência dos oportu-nistas, que querem nos arrancar da “videira verdadeira” (cf. João 15,1), o Espírito paira sobre nós, mesmo no silêncio, para não per-dermos a razão e a direção. Viver de acordo com o Espírito Santo é sempre Kairós (graça), que abre o coração para Cristo nascer e habitar. É com essa força que o Ressuscitado age e suscita novos

Dia do amigo

de alma que se caracteriza precisamen-te por um idealismo que se abre para o amanhã.” (João Paulo II)

Vem ai o 2º Trenzinho Católico. Aguardem!!!

Um grande abraço.João Paulo Barcellos

Comunidade Católica Família Jovem www.familiajovem.com.br

EAC

Vale lembrar que o EAC não acabou no domingo! A partir de agora esse gru-po continuará a se reunir todas as sextas-feiras, às 19h30min, para continuarmos um trabalho de formação de adolescen-tes, desde cedo, para estarem prontos para as tribulações que todos passamos no mundo, para levar conforto aos que mais precisam e, serem exemplos de fé, por menor que seja sua idade.

Saymon de Oliveira FerreiraCoordenador Jovem do EAC

Que foi concebido pelo poder do ESPÍRITO SANTO...

batizados, dando-lhes autoridade para expulsar os “demônios” e a possibilidade de se encontrar com o autor da vida.

Precisamos perceber a presen-ça dinâmica do espírito em nos-so cotidiano. Nossa concepção e existência são frutos da Trindade, que nos ama e nos confia a mis-são de levar o Espírito ao cora-ção mais endurecido e sofrido. Devemos ao Espírito Santo tudo o que somos. Reconhecemos que sem Ele não existe vida e nada se completa. As grandes dificulda-des da humanidade e as catástro-fes provam que sem Deus nada se constrói.

Talvez, toda a marginalidade dos últimos tempos seja um sinal do espírito que grita, tentando nos avisar para renascermos em Cris-to e para abrirmos nossos lares a Deus, que nos presenteou com o dom da fé.

Jesus nasceu deste amor ínti-mo e verdadeiro do Pai e do Espí-rito. Com Ele recuperamos a be-leza pela divindade. Tudo o que o Espírito Santo toca se santifica. Deixando-nos também tocar por Ele e voltemos às fontes para co-nhecermos a Verdade, nossa es-sência em Cristo, conhecido pelo Espírito.

Pe. Nilton C. BoniMissionário Clarentino da Igreja Imaculado

Coração de Maria. Curitiba -PR

AtividAdes:

Page 11: A Voz da Ilha - agosto 2011

Agosto/2011 11

catequese

anIveRsaRIantes

Catequistas:

Pré – CateCumenato euCarístiCo02 – Lucas Oliveira Neto17 – Micael Bastim de Oliveira

CateCumenato euCarístiCo13 – Victor Dutra Amaral18 – Deborah Fereguetti Amaral19 – Elisa Lacerda Leal24 – Laura Costa Zampier Gonçalves Castro29 – Alan Ferreira Cordeiro

Perseverança31 – Igor Escolarich Louzada

e.a.C.15 – Renan Eustáquio de Souza

Que o seu aniversário seja um dia de comemoração e muitas bênçãos para você. Feliz Aniversário!

Parabenizamos a todos os pais da nossa comunidade pelo seu dia, homens que são exemplo e espelho para os filhos com seu amor

ilimitado e cheio de compreensão. Feliz Dia dos Pais!

Pré – Crisma07 – Pedro Henrique Pereira Silveira 10 – Jéssica Pinheiro Pereira Galdino Souza 17 – Iara Pinto de Brito

Catecumenato Crismal15 – João Eugênio Neves Pacheco21 – Fabiano Dijean Almeida Wantuil24 – Pedro Henrique Silveira Nery24 – Layanne Ferreira25 – José Arthur Botelho de Almeida Alvernas Silva

Catequistas08 – Maria das Graças Santos Ramalho18 – Cremilda Oliveira Santos

AgendA dA CAtequese - Agosto 01 – Retorno dos Encontros da Catequese06 e 07 - Encontrão EAC08 – Reunião Coordenadores13 – Reunião Equipe Diocesana de Catequese20 – Espiritualidade Catequistas26 – Missa e Confraternização – Dia do Catequista

ANIVERSARIANTES COROINHASParabéns ao José Arthur Botelho - COROINHA ANIVERSARIANtE do dia 25/08. Que Deus derrame sobre você muitas bênçãos, pela intercessão de São tarcísio e de São Domingos Sávio, aumentando-lhe a piedade e o desejo sincero de Serví-lo sempre com alegria.

Adote uma árvore! Cuide dela com carinho e respeito.

A FEIRA DA CATEQUESE FOI UM SUCESSO!

No dia 16 de julho, às 15 horas, aconteceu a Feira da Catequese no Centro Comunitário Paroquial. Refletindo o tema da Campanha da Fraternidade 2011: “Fraternidade e Vida no Planeta”, dentro da metodologia VER-JULGAR-AGIR: foram expostos os trabalhos desenvolvidos na catequese durante o primeiro semestre. E, com o desafio e esperança de sal-var o planeta, começando por nossa comunidade, crianças, adolescentes, pais e catequistas plantaram mudas de ipês (doadas pelo correio de Gov. Valadares) na Praça Itatiaia..

Ser pai é ser companheiro, construin-do no nuinho familiar a grandeza dos fi-lhos, para alicerçar valores que edificam a sociedade.

Ser pai é ser jardineiro, plantando raízes de virtudes com mãos delicadas, para que o lar seja sementeira de luz e de verdade.

Ser pai é ser herói, protegendo o espaço sagrado de seu templo-família, cultivando no coração dos filhos o germe da har-monia.

Ser pai é ser fonte de vida, inaugurando nossa história com gestos de amos, renovando perenemente a herança da criação.

Ser pai é ser poeta, declamando com carinho os versos de sua vivência, para cultivar e enobrecer os projetos de nossa existência.

(Autor desconhecido)

SER PAI

Page 12: A Voz da Ilha - agosto 2011

12 Agosto/2011A Voz da Ilha

Tia RitaGaleria InfantilGaleria Infantil

Tia RitaCerta noite eu tive um sonhoque foi assim muito esquisitoera diferente, era belo,Como posso dizer? Era bonitoSonhei que falava com um anjo e so-bre Deus eu perguntava e o anjo só sorriae não respondia nada.Eu fui ficando assimmeio impaciente tanto que até acabei sendo um pouco impertinente. E perguntei:- Seu anjo:Você que vive perto da luzme fale mais sobre Deusfale sobre JesusO anjo sorriu de novoe então me respondeu:- Estou aqui pra te olharmas quem vai falar não sou eu- Então quem – perguntei- pode me explicar?

1- Como era a região para a qual Maria partiu?

a) Chuvosa; b) Montanhosa; c) Seca.

2- Quanto tempo Maria ficou com Isabel?

a) Três meses;b) Duas semanas; c) Doze meses.

3- O que Maria fez ao chegar à casa de Zacarias?

a) Pediu água; b) Descansou; c) Cumprimentou Isabel.

4- Quando ouviu a saudação, o que aconteceu com Isabel?

a) Ficou muito feliz; b) A criança pulou no seu ventre; c) Chorou.

Padre Paulo,Ser padre é ser abençoado e

verdadeiramente escolhido por Deus.

Parabéns!

Teste seus conhecimentosBaseado na leitura do Evangelho de Lucas 1,39- 56. Marque a resposta correta.

5- Após ficar com Isabel, o que fez Maria?

a) Voltou para casa; b) Tirou férias;c) Foi passear.

6- Isabel também estava grá-vida. A criança se chamava...

a) Moisés;b) Lázaro; c) João Batista.

MENSAGEM PARA CATEQUISTAJorge Fernandes Junior

Eu queria tanto saberquem pode me falar?Seu pai, sua mãe,seus padrinhoso padre – disse o anjo -cada um explica um pouquinhoMas e se eu quiser saber mais?(E permita que eu insista) Meu filho – disse o anjoPra isso Deus chamou o Catequista!