8
Informativo da Paróquia Ressurreição do Senhor l Ondina - Salvador - Bahia l Outubro de 2010 l nº 82 Homenageados do Mês 3 PJVR na Bahia 8 Inclusão Digital 3 Missão de Jesus, nossa missão Ele mesmo afirmou: “Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos” (Lucas 5,31). E quantos de nós estamos enfermos, carregando nossas feridas, necessitando de um médico que vá além dos cuidados com o corpo, com os sentimentos, um médico que tenha o poder de curar nosso espírito, combalito pelas dores do mundo? Esta foi a missão de Jesus aqui na Terra: mostrar que o amor de Deus e a compaixão dos homens pode curar tudo e, por legado, esta missão também é nossa. Como está escrito em Mateus 18,11, “o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido” e, hoje, a Paróquia da Ressurreição do Senhor tem a felicidade de anunciar que, através do amor de Cristo, trabalha para que este sentimento seja o alicerce que mantém e renova a vida de muitos casais, dezenas de famílias, inúmeras pessoas... Estamos falando dos Encontros promovidos pela Pastoral Familiar, como o 28º ECC, o 3º Bom Pastor e os Encontros para pessoas separadas, viúvas e solteiras, além dos Encontros das Pastorais da Juventude e Universitária. Todas filhas de Deus, por Ele amadas e pela Igreja acolhidas. Quem conhece Jesus “leva-O” aos que necessitam: “E, quando os homens daquele lugar o conheceram, andaram por todas aquelas terras em redor e trouxeram-lhe todos os que estavam enfermos” (Mateus 14,35). Só quem faz isso é quem tem a consciência que a nossa missão é um reflexo da dEle: “E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos” (Mateus 14,14). Veja página 5. “Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se” (Lucas 15,24).

Jornal de Outubro 2010

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Jornal O Ressuscitado, edição de nº 78 - Junho de 2010

Citation preview

Page 1: Jornal de Outubro 2010

Informativo da Paróquia Ressurreição do Senhor l Ondina - Salvador - Bahia l Outubro de 2010 l nº 82

Homenageados do Mês 3

PJVR na Bahia 8

Inclusão Digital 3

Missão de Jesus, nossa missão

Ele mesmo afirmou: “Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os queestão enfermos” (Lucas 5,31). E quantos de nós estamos enfermos, carregando nossas feridas,necessitando de um médico que vá além dos cuidados com o corpo, com os sentimentos, ummédico que tenha o poder de curar nosso espírito, combalito pelas dores do mundo?

Esta foi a missão de Jesus aqui na Terra: mostrar que o amor de Deus e a compaixão doshomens pode curar tudo e, por legado, esta missão também é nossa.

Como está escrito em Mateus 18,11, “o Filho do homem veio salvar o que se tinhaperdido” e, hoje, a Paróquia da Ressurreição do Senhor tem a felicidade de anunciar que, atravésdo amor de Cristo, trabalha para que este sentimento seja o alicerce que mantém e renova a vidade muitos casais, dezenas de famílias, inúmeras pessoas...

Estamos falando dos Encontros promovidos pela Pastoral Familiar, como o 28º ECC, o3º Bom Pastor e os Encontros para pessoas separadas, viúvas e solteiras, além dos Encontrosdas Pastorais da Juventude e Universitária. Todas filhas de Deus, por Ele amadas e pela Igrejaacolhidas.

Quem conhece Jesus “leva-O” aos que necessitam: “E, quando os homens daquele lugaro conheceram, andaram por todas aquelas terras em redor e trouxeram-lhe todos os queestavam enfermos” (Mateus 14,35). Só quem faz isso é quem tem a consciência que a nossamissão é um reflexo da dEle: “E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído deíntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos” (Mateus 14,14). Veja página 5.

“Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado.E começaram a alegrar-se” (Lucas 15,24).

Page 2: Jornal de Outubro 2010

JORNAL O RESSUSCITADO - OUTUBRO / 2010 2

CONGREGAÇÃO DO SS. REDENTOR - CSSRPARÓQUIA RESSURREIÇÃO DO SENHOR

PÁROCO: Pe. Rosivaldo Motta - CSsR

PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO: Silvana Lima �TEXTOS: Pe. Rosivaldo Motta, Pe. Geraldo Camargo, SilvanaLima, Darcy Sampaio, Taísa Badaró, Rosa Maria, Comunidades eOutros � FOTOS: Carmelita de Jesus (Cacau), Claudomiro Santana,Jorge Badaró, Silvana Lima, Taísa Badaró, Internet (Google Imagens)e Outros � JO R N A L I S TA RESPONSÁVEL: Ana Bastos -Mt. BA 1428 � REVISÃO: Pe. Rosivaldo Motta �

COLABORARAM COM ESTA EDIÇÃO: Irtes Bouzon, Mário Filho eRosa Maria.

EXPEDIENTE

Atendimento para ConfissõesUma hora antes da missa

HORÁRIOS DE MISSAS

Telefones - 71. 3235-5614 (Matriz) / 71. 3247-4972 (São Lázaro)Endereço - Igreja Matriz: Av. Oceânica, 2217 - Ondina -

Salvador - Bahia - CEP: 40140-131Blog - www.ressurreicaodosenhor.blogspot.com

JORNAL O RESSUSCITADOProduzido pela Pastoral da Comunicação - PASCOM

TIRAGEM: 5.000 exemplaresE-MAIL: [email protected]

Secretaria da Igreja MatrizExpediente: De 2ª a 6ª, das 8h às 12h e das 13h às 18h

Paróquia MissionáriaIniciada por uma Congregação Religiosa com Carisma

Missionário, que continua até hoje (os Redentoristas), a pa-róquia da Ressurreição do Senhor já, em suas origens, traz oapelo do Mestre Jesus: “Ide e Evangelizai".

Diferente dos métodos de 50 anos atrás, onde a popula-ção morava em sua grande parte no interior, o mundo das metrópoles requer métodos novos, um jeitomoderno e criativo de levar a mensagem cristã.

Em nossa paróquia de Ondina existem 10 grupos que fazem uma evangelização de caráter missio-nário nas famílias, através de reuniões, visitas e celebrações. Os locais são os mais diversos: prédios econdomínios, apartamentos, morros, hospitais, abrigos... São eles: Missionários Redentoristas Leigos,Servos de Nossa Senhora, Apostolado da Oração, Apostolado da Mãe Rainha, Equipes de Nossa Senho-ra, ECC, Bom Pastor, Pastoral Familiar, Pastoral da Criança e Pastoral da Pessoa Idosa. Trata-se deuma diversidade, já que a cidade é tão plural.

Tomando por base o carinho com que Jesus tratava, principalmente os mais distantes da fé,seguem algumas recomendações básicas para nossa evangelização hoje: Não demonstre superioridadeespiritual, fazendo com que o outro se sinta um miserável, um perdido; diante de problemas, crises,conflitos, demonstre equilíbrio, pacificação e firmeza e seja solidário; em datas especiais, dê um livro,um disco ou uma Bíblia de presente, colocando uma dedicatória amável e de conteúdo cristão; sempreque possível, promova uma bênção no ambiente visitado, uma celebração, principalmente em datassignificativas; convide-os para as missas e atividades da paróquia e, ao chegarem, receba-os comalegria e distinção.

Pe. Rosivaldo Motta, CSsR - Pároco

O Pároco com a palavra

IGREJA MATRIZ: Segunda a Sábado, às 18h (Terça, Celebração da Palavra, exceto a última do mês,quando é celebrada a Missa da Renovação Carismática /

Quarta, Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro). Domingo, às 10h e 19h.

SÃO LÁZARO: Segunda, às 7h, 9h, 16h e 18h. Terça a Sábado, às 8h. Domingo, às 9h30.

N. SRA. EDUCADORA (ISBA): Segunda à Sexta, às 7h e 18h. Sábado, às 17h. Domingo, às 8h e 18h30.N. SRA. DOS NAVEGANTES: Sábado, às 18h30.

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: Domingo, às 8h.CORAÇÃO DE MARIA: Domingo, às 19h.

Em Dias d'Ávila, Bahia, localizada a 45 km de Salvador, está edificada a 1ª Paróquia deSanto Antonio de Santana Galvão, o primeiro "Santo Brasileiro" e o Santuário onde são distri-buídas as chamadas pílulas milagrosas.

Neste local, será realizada, de 16 a 24 de outubro, um novenário, culminando com a festado dia 25. Maiores informações através do e-mail [email protected]

MOTORISTA classe B aposentado, aceitaemprego ou trabalho temporário/avulso.Possui veículo próprio.Contato: 3244-4528, 9105-5426 [email protected], com José Brito A.Fernandes.

O CRISTÃO NA POLÍTICA

O Brasil vai vivenciar mais um segundoturno eleitoral. Na ocasião, lembremos da notapublicada pela CNBB, em setembro último,sobre as eleições.

“Reafirmamos, portanto, o que diz aDeclaração: ‘A campanha eleitoral é opor-tunidade para empenho de todos na refle-xão sobre o que precisa ser levado adiantecom responsabilidade e o que deve ser mo-dificado, em vista de um Projeto Nacional,com participação popular’.

Por isso, incentivamos a que todosparticipem e expressem, através do votoético, esclarecido e consciente, a sua ci-dadania nas próximas eleições, superan-do possíveis desencantos com a política,procurando eleger pessoas comprometi-das com o respeito incondicional à vida,à família, à liberdade religiosa e à digni-dade humana. Em particular, encorajamosos leigos e as leigas da nossa Igreja a queassumam ativamente seu papel de cida-dãos colaborando na construção de umPaís melhor para todos.

Confiando na intercessão de Nossa Se-nhora Aparecida, invocamos as bênçãos deDeus para todo o Povo Brasileiro”.

Nos trechos da poesia escrita pelo cola-borador da PASCOM, Carlos Trigo, a preo-cupação com a ética: Confira trechos:

EMPREGO DE MOEMPREGO DE MOEMPREGO DE MOEMPREGO DE MOEMPREGO DE MOTTTTTORISTORISTORISTORISTORISTAAAAA

ÉTICA NA POLÍTICAÉ CRIME COMPENSADORNÃO DEVOLVER O DINHEIRO AFANADOMAS O DINHEIRO É DO TRABALHADORFRUTO DO SEU TRABALHO SUADO

A ÉTICA É NOSSA DEFESACOMO LIÇÃO DE GOVERNARO BRASIL ACABA COM A POBREZAQUANDO A CORRUPÇÃO ACABAR

MERECE CARTÃO VERMELHOTODO ESTE CRIME VILSÓ COM A FICHA LIMPAPODEMOS SALVAR O BRASIL

Leia também o texto ELEIÇÕES LIMPAS noblog www.ressurreicaodosenhor.blogspot.com

Festa de Santo Antonio de Santana Galvão

Page 3: Jornal de Outubro 2010

JORNAL O RESSUSCITADO - OUTUBRO / 2010 3

Honra ao Mérito

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Santana e Belinha

Quem são eles? Agnaldo de Santana eElizabete de Santana, filhos de Severino eMaria da Glória; Memésio e Cecília Ferreira.

Nasceram em Conceição de Salinase Saubara, próximo a Santo Amaro. Ca-saram-se na Igreja de Nossa Senhora daConceição da Praia, no dia 15 de abril de1958. Dessa feliz união nasceram cincofilhos: Aliomar, Helenice, Adailton eAltamiro. O caçula já está com Deus. Sãonove netos: Agnaldo, Thiago, Leandro,Vitor, Vinícios, Gabriel, Letícia, Júnior eToinho. Além dos filhos, Santana eBelinha criam Jaciara, sua sobrinha.

Trata-se de um casal muito querido en-tre os paroquianos. Sua presença é sentidaa cada semana nas celebrações do domin-go. Seu jeito simples, educado, discreto echeio de fé cativa a todos, principalmenteos casais que, a cada ano, trabalham no ECC(Encontro de Casais com Cristo) e Equi-pes de Nossa Senhora. São exemplo paratoda paróquia, pela fidelidade conjugal nosseus 52 anos de um feliz matrimônio.

Santana e Belinha recebam esta justahomenagem de sua segunda família, cria-da nos vínculos e compromissos com a suafé cristã e católica.

Inclusão Digital na Paróquia

Aniversário do Padre GeraldoCasa cheia. Presença do nosso páro-

co Rosivaldo Motta e diácono Daniel. A mis-sa em comemoração ao aniversário do pa-dre Geraldo Camargo foi afetiva e come-morativa.

Juntou-se a ele um casal de noventa anospresente à missa. Homilia agradável, objetivae adaptada aos nossos dias, dentro do temponormal, com o aviso de comemoração após acelebração.

Povo festeiro. Desde a chegada de Toméde Souza, no Porto da Barra, em 29 de mar-ço de 1549, observa-se este traço marcantenos baianos. Até os indios tupinambás viviam en-tre cânticos e danças. Eram de paz.

Nós, legítimos descendentes, não fugimos àregra. E o povo de Deus da paróquia da Ressur-reição, idem. Bolo de aniversário com oito veli-nhas, apagadas de uma só vez.

Na África, o costume é diferente. Lá, asvelas permanecem acesas em comemoração àvida. Afinal, luz é vida. E não é a vida que come-moramos? Dá uma boa reflexão.

Parabéns padre Geraldo, que as velas davida continuem acesas em seu coração.

Com o objetivo de integrar e divulgar asações pastorais de maneira cada vez mais dinâ-mica, a Pastoral de Comunicação (PASCOM)da nossa paróquia está promovendo acapacitação das lideranças com a 1ª OficinaInterna de Comunicação Paroquial.

O conteúdo envolve noções de informáticae utilização da internet, e-mail e redes sociais.

Na Oficina estão sendo demonstradas asvantagens de se trabalhar com e-mails persona-lizados trazendo, como destaque, os novos e-mails da paróquia, criados pela Pascom.

O treinamento foi dividido em dois módulos:um básico (Módulo I), ministrado em dois en-contros e outro avançado (Módulo II), a ser mi-nistrado brevemente.

A oficina teve início no dia 17 de setembroúltimo, em um dos Laboratórios de Informáticado Colégio ISBA.

Este trabalho será destacado na edição denovembro do jornal São Salvador, cuja matériade capa será sobre a atuação das Pascons naArquidiocese, aproveitando que o tema do En-contro Arquidiocesano de Comunicação desteano é “Paróquia: Comunidade Comunicadora”.

O convite foi feito utilizando-se, como crité-rio, as paróquias que já tem um trabalho de Pascommais consolidado e que tem características fortescomo é o caso da Ressurreição do Senhor, segun-do a própria PASCOM Arquidiocesana.

O objetivo maior deste trabalho, porém, con-tinua sendo a promoção do bem e o anúncio daPalavra para que o amor do Pai e a missão doFilho possa chegar aos quatro cantos não só daparóquia, mas de todo o mundo, hoje possívelatravés de veículos como a internet.

A PASCOM de Ondina agradece a Deus ea todos que direta ou indiretamente trabalharampara esta conquista.

Casamento ComunitárioContinuam abertas as inscrições para oCasamento Comunitário da paróquia, que serárealizado dia 27 de novembro, às 19h30, naIgreja Matriz. Informações na secretaria.

BROTAS CENTER - Lojas 03 e 04 / Fone: 71-3276-2008E-mail: [email protected] /

[email protected] http://www.santafepresentes.blogspot.com/

TOQUE O CORAÇÃO DE QUEM VOCÊ GOSTA!

Prezado leitor, devido à falta do papel forne-cido pela gráfica para impressão do nosso jor-nal, fomos obrigados a optar pelo papeldisponibilizado por ela para esta edição.

NOTAEXPLICATIVA

Page 4: Jornal de Outubro 2010

JORNAL O RESSUSCITADO - OUTUBRO / 2010 4

COLUNA MISSIONÁRIA

O Papa fala sobre missão

Em outubro, mês missionário, celebramos(16/10) a festa de um dos santos mais conheci-dos no mundo. Sem títulos, sem estudos, de vidasimples e forte santidade, enquanto viveu entreos humanos, São Geraldo, membro da Congre-gação Redentorista, tornou-se mais conhecido doque Santo Afonso, o próprio fundador.

Geraldo nasceu em Muro, no sul da Itália,no dia 6 de abril de 1726. Nasceu de uma famí-lia pobre de bens, mas rica de bênçãos. O paiDomingos, era alfaiate. A mãe Benedita, eralavadeira.

Aos 19 anos, exercendo a mesma profissãodo pai, de alfaiate, Geraldo sentia que o Senhoro queria em outro lugar. É recusado peloscapuchinhos, por ser frágil e de aparência do-entia. Aos 22 anos, implora aos redentoristasque, inicialmente o desanimam. Ele não desiste,até que o Pe. Paulo Cáfaro, que cuidava dasvocações diz: "Meu filho, você me venceu. Re-

"Para quea celebraçãodo Dia Mundialdas Missõesseja uma opor-tunidade paracompreenderque a tarefa deanunciar Cristoé um serviço necessário e indispensável que aIgreja é chamada a desempenhar, em benefí-cio da humanidade": essa é a intençãomissionária de oração do Papa para o mês deoutubro. Um tema sobre o qual Bento XVI temfalado repetidamente em seu pontificado.

Todos os batizados são chamados a pro-clamar o Evangelho, a razão da esperançaque está dentro de nós. É exortação do PapaBento XVI que em várias ocasiões recordoucomo o anseio missionário é essencial emcada comunidade cristã:

"O anúncio do Evangelho continua a sero primeiro serviço que a Igreja deve prestar àhumanidade, para oferecer a salvação deCristo ao homem do nosso tempo, em tantasformas humilhado e oprimido, e para orientarem sentido cristão as transformações cultu-rais, sociais e éticas que estão ocorrendo nomundo". (Angelus, 7 de outubro de 2007)

A missão de proclamar o Evangelho rea-firma o Papa, parte de um coração renovado,transformado pelo amor de Deus. E faz seu oapelo de São Paulo a todo cristão chamado aanunciar a Boa Nova:

"Na verdade, se a missão não é inspira-da pelo amor, é reduzida a atividade filantró-pica e social. Para os cristãos, no entanto,valem as palavras do apóstolo Paulo: ‘O amorde Cristo nos impulsiona.’ (...) Todo batizado,como um ramo unido à videira, pode, assim,cooperar na missão de Jesus, que se resumenisso: levar a todos a boa notícia de que ‘Deusé amor’ e, por isso, quer salvar o mundo.“(Angelus de 22 de outubro de 2006)

A missão - adverte o Papa - é, portanto,um canteiro de obras onde há espaço paratodos: para aqueles que se comprometem arealizar em suas vidas, o Reino de Deus.

"Para aqueles que vivem com espíritocristão o trabalho profissional; para quem seconsagra totalmente ao Senhor; para quemsegue Jesus Bom Pastor no ministério orde-nado ao Povo de Deus; para quem, de modoespecífico, parte para anunciar Cristo a quemainda não O conhece". (Angelus de 22 deoutubro de 2006 / SP)

cebo-o como religioso, eque Deus lhe dê saúdee forças para perseve-rar até a morte".

Na carta enviadaao Seminário, o padreescreve: "Aí vai um ir-mão inútil para o nossotrabalho. Ele não temsaúde. É fraco. Mas eunão pude rejeitar sua ad-missão sem dar-lhe umachance. Ele insistiu até cansar-me e é grande aconsideração que lhe têm os moradores deMuro". Geraldo vibrou.

A história comprova a afirmação bíblica, quediz: "Deus escolhe os fracos para confundir osfortes". Que São Geraldo possa interceder portodos os que são discriminados e desvalorizadospelo mundo.

Santo Afonso fundou eSão Geraldo 'roubou' a cena

Com o objetivo de divul-gar pelo mundo a devoção aoImaculado Co-ração de Ma-ria, para que Ele triunfe, foirealizada a festa no dia 02 deoutubro de 2010, com procis-são e missa campal, celebra-da por Dom Josafa Menezes.

Consagração daCidade de Salvador

ao ImaculadoCoração de Maria

A Missão Culturalem São Lázaro

Toda segunda-feira centenas de pessoasvão ao Santuário de São Lázaro e São Roquepara louvar os santos amados, agradecer pelasgraças alcançadas e pedir por si e por muitaspessoas do seu convívio.

Estas visitas caracterizam uma dinâmicaque pode ser considerada como uma “missãocultural”, passada de geração a geração.

Ano após ano, nas festas dos santos quedão nome à Igreja, a confirmação desta tradi-ção, através dos muitos testemunhos colhidosno seio de famílias inteiras.

Em todas elas, porém, a certeza de queSão Roque e São Lázaro foram, antes de tudo,missionários de Deus na terra e fonte de con-solo para o sofrido povo afro descendente.

Page 5: Jornal de Outubro 2010

JORNAL O RESSUSCITADO - OUTUBRO / 2010 5

TTTTTOME NOOME NOOME NOOME NOOME NOTTTTTAAAAA

12/12 - Dia da Criança e Nossa SenhoraAparecida.15/10 - Dia do Professor16/10 - Festa de São Geraldo Majela às 18hna Igreja Matriz e às 8h no Santuário de SãoLázaro18/10 - São Lucas / Dia do Médico20/10 a 05/11 - Viagem à Terra Santa, comvisitas às cidades de Lisboa, Fátima, Roma -onde acontecerá a visita ao Vaticano, àBasílica de S. Pedro e o Museu do Vaticano -Tel Aviv, Tiberíades e Jerusalém.22 a 24/10 – TRILHA: encontro para jovens de16 e 17 anos24/10 - Dia Mundial das Missões25/10 - Santo Antônio Galvão25/10 - Festa de Nossa Senhora Educadoraàs 18h na Igreja do ISBA.28/10 - Santos Simão e Judas Tadeu30/10 - Encontro Mulheres de Deus, das 15hàs 17h no Salão Santo Afonso (Igreja Matriz).31/10 - Dia Nacional da Juventude / 2º Turnodas Eleições para Presidente do Brasil.1º/11 - CPP de novembro6 e 7/11 - III Encontro com o Bom Pastor (paracasais em 2ª união estável)

***************************************************Pastoral da Saúde

Atendimento na Igreja Matriz - 4º andar

* Dra. Tatiana (Mastologista) - Terças-feiras, das 16h às 18h.* Dra. Margarete (Psicóloga) - Terças-feiras,pela manhã, a partir das 9h30.* Dra. Norma (Psicóloga) - Quartas-feiras, apartir das 14h30.* Atendimento jurídico - Consultar a secreta-ria para agendamento.

O 28º ECC SuperouExpectativas

A paróquia de Ondina realizou, nos dias 17,18 e 19 de setembro, o 28º Encontro de Casaiscom Cristo, na Vila Vicentina, no bairro daLapinha. Muita gente comprometida esteve en-volvida - trabalharam 81 casais e 30 novos fize-ram o encontro, perfazendo um total de 111 ca-sais ou 222 pessoas, sob o acompanhamento doPe. Rosivaldo Motta, diretor espiritual, que este-ve durante todo encontro.

Foram três meses de preparação, com reu-niões tanto do grupo dirigente, formado pelocasal coordenador e G5, comotambém das onze equipes detrabalho.

Nos depoimentos dos novoscasais, muita emoção, agradeci-mentos e promessas de retorno àIgreja, já que alguns estavam afas-tados. Começam daqui pra fren-te, as reuniões do Pós-encontro nasfamílias, com temas formativos e,em seguida, a apresentação detodos os trabalhos realizados naparóquia, para que eles, na conti-nuidade, possam se engajar.

A paróquia não pára, o segundo semestreestá intenso, principalmente com os encontrosanuais de casais, jovens e, em dezembro, oI encontro para pessoas viúvas, separadas esolteiros.

Nos dias 6 e 7 de novembro, acontecerá,no Colégio Nossa Senhora da Luz, na Pituba,o III Encontro para Casais em 2ª União Está-vel. É a Igreja preocupada em que seus filhosna fé, sejam felizes, depois de uma separaçãoque, para muitos, trouxe traumas, frustraçõese barreiras diversas. A Igreja quer que estesfilhos fortaleçam e vivam felizes, dando senti-do à instituição sagrada, criada pelo próprioDeus, a "Família".

Ainda há tempo, divulgue e traga nomese telefones de casais para que a equipe possafazer os contatos.

A Paróquia agradece e parabeniza os coor-denadores do 28º, Martins e Sil, e o G5, formadopelos casais: Rita e Brivaldo, Urbano e Regina,Hélio e Rita, Messias e Mary, Aldo e Vânia peladedicação à causa do Reino.

Já foi apresentado pelo Pe. Rosivaldo o Gru-po Diretivo que trabalhará na organização do 29ºem 2011. Casal coordenador: Toinho e Mary.G5: Gerson e Bernadete, Newton e Lu, Cunha eViviane, Juarez e Lacerda, Ricardo e Emília. QueDeus abençoe o trabalho de vocês.

III Bom Pastor

Do Encontro de Noivos

ao Casamento

Foi realizado no dia 12 de setembro últimoo 4º Encontro para Noivos da Paróquia da Res-surreição do Senhor, com a participação de 19casais. Foram momentos de muitas dinâmicas,palestras, depoimentos, interação. Toda a equipeesteve empenhada para que tudo corresse bem.

Mais uma vez, o evento foi apoiado pelas Mi-nistras Extraordinárias da Comunhão, que esti-veram em oração na vigília. O próximo Encon-tro acontecerá no dia 21 de novembro.

Abaixo, pontos destacados pelo casal denoivos, Paula Carolina e Carlos Dantas, cujo

casamento foi realizado na nossa pa-róquia no dia 25 de setembro.

"Foi maravilhoso, renovação dafé... Mesmo quando já estamos nareta final, próximo ao casamento,cheios de compromissos, passamoso dia aqui e é indescritível a felici-dade dos momentos que passamos.

Que Deus continue iluminandoo caminho de todos vocês que fize-ram este dia acontecer e que ou-tros casais possam receber as bên-çãos que nos foram concedidas."

Fátima e Sílvio

Page 6: Jornal de Outubro 2010

JORNAL O RESSUSCITADO - OUTUBRO / 2010 6

No dia 25/09/10, foram realizadas duas mis-sas, como parte das comemorações da Sema-na da Pessoa Idosa: uma na comunidade deSão Lázaro e outra na Comunidde Nossa Se-

Semana da Pessoa Idosanhora dos Navegantes, celebrada por Pe.Rosivaldo Motta e Pe. Sérgio Queiroz, res-pectivamente.

Após as missas, as pessoas assistidas pelapastoral da Pessoa Idosa participaram de umaconfraternização.

A Pastoral da Pessoa Idosa foi criada naParóquia da Ressurreicao do Senhor em 15 demaio de 2010, e atualmente é coordenada pelocasal Toinho e Mari.

Conta com 13 líderes comunitários eacompanha 93 idosos.

Entre outros objetivos, a pastoral trabalhapara promover o convívio das pessoas idosascom as demais gerações, assim como o de-senvolvimento social e espiritual dos seus as-sistidos.

Desfileda Primavera

Defesa do Meio AMbienteNo dia 25 de setembro último foi realiza-

do o Desfile da Primavera, com o tema “Con-servar o meio ambiente é preservar a saúdepessoal e coletiva”. Os sub-temas foram meioambiente, flores e animais.

O desfile foi iniciado na pracinha do Altode Ondina, em frente ao Jardim Zoológico.Houve boa participação das crianças, adoles-centes da comunidade e algumas mães.

O evento transcorreu em clima deanimação. Os participantes cantaram, tocan-do instrumentos confeccionados com oscatequistas, utilizando elementos como latas,garrafas, sementes de milho e de feijão. Nasmãos de alguns, cartazes com mensagensrelacionadas ao tema.

O desfile terminou na ComunidadeCoração de Maria.

A coordenação do evento agradece aoscatequistas, pelo amor com que se dedicarampara que tudo fosse tão belo.

Missionários da Canção Novana Paróquia de Ondina

No Coração de Maria

No dia 25 de setembro último a nossa paró-quia promoveu o 1º Aprofundamento para Músi-cos & Jovens, idealizado com o objetivo de pro-porcionar momentos de oração, reflexão, avalia-ção, louvor e adoração.

O evento contou com a participação de duasMissionários da Comunidade Canção Nova,

Thiago Tomée MarcosJolbert, quecompartilha-ram suas ex-periências,re f le t indosobre a Pa-lavra.

MarcosJolbert pon-

tuou, entre outras coisas, que “o músico precisapermitir que a Glória de Deus se manifeste atra-vés da sua música e, para isso, precisa avaliar asua atuação a sua verdadeira missão”.

Já a pregação para os jovens incluiu os se-guintes questionamentos: “O que você tem feitoda sua vida para marcar esse tempo? O que Deuste chama a viver?”

Foi uma tarde inesquecível, quando a nos-sa paróquia “se encheu da Glória de Deus”,como diz a música de Walmir Alencar, cantadapor Thiago Tomé.

Na segunda, dia 26, foi a vez do missionárioLaércio Oliveira abrilhantar a missa, que durouquase 2 horas com um belíssimo louvorCarismático, arrancando lágrimas dos presentes.

Este ano a comunidade substituiu a festapor uma belíssima Celebração Eucarística, nodia 13 de setembro, onde Irmã Magarete fa-lou sobre “O Coração de Maria nos fala doamor de Jesus”. A festa ficará para o final doano, marcando o encerramento do período.

Na liturgia, a participação de pessoas atu-antes desde o início da comunidade e a home-nagem feita aos seus fundadores. Para oscatequisandos, o pão e a uva ofertados naComunhão. Os jovens animaram com cantos.

:

·

Thiago e Marcos

Laércio, ao centro, e a equipe de música

Page 7: Jornal de Outubro 2010

JORNAL O RESSUSCITADO - OUTUBRO / 2010 7

“...Por que este meu filho estava morto evoltou a viver; estava perdido e foi encontrado”.E começaram a festa (Lc 15,24).

Após tríduo preparatório, em 11 de setem-bro é celebrada a Festa de Dedicação da Comu-nidade Nossa Senhora dos Navegantes. Estan-do no mês da Bíblia, o tema da noite é "Igreja:família formada na Palavra de Deus".

As crianças e as catequistas são os primei-ros a chegar para a Missa. Ao som do violãotocado pela jovem Daiane, ensaiam juntos:"A Bíblia é a Palavra de Deus, semeada no meiodo Povo..."

O Pe. Geraldo Camargo, MissionárioRedentorista, exorta a comunidade a amar a Igre-ja, que é a família de Deus: "essa família deveestar completa, com a participação de crianças,jovens, adultos e pessoas idosas, como estamosaqui reunidos". Após proclamar o Evangelho(Lc 15, 1-32) em que Jesus nos conta a parábola

Frutos Consagrados a Deus

O nosso trabalho honesto, o nosso alimentoe tudo o que temos e somos é uma colheita defrutos consagrados ao Senhor e, parte de tudoque colhemos com justiça, a Ele pertence, por-que se colhemos, foi porque Ele nos deu con-dições para que acontecesse.

Deus nos deu por amor e generosidade,os campos, os rios, os animais e toda a nature-za, assim como o nosso corpo, o nosso cora-ção, a nossa inteligência, os nossos dons e en-fim, o nosso dom de vida, para que, com o suordo nosso trabalho justo e perseverante, produ-zíssemos muitos frutos consagrados eofertássemos as primícias a Ele, em gratidãopor tudo o que Ele nos dá.

Meditemos com o trecho bíblico,Levítico 27,30:

"Todos os dízimos do campo, seja produtoda terra, seja fruto das árvores, pertencem aJavé: é coisa consagrada a Javé."

Os Servos de Nossa Senhora do PerpétuoSocorro têm feito várias doações às Comunidades.

No mês de setembro foram doados dois en-xovais para a Comunidade de Coração de Mariae para o Lobato. Esses enxovais sempre são en-tregues na Novena de Nossa Senhora, quandosão bentos pelo celebrante.

Já o Apostolado da Oração promoveu nodia 9 de outubro um Aprofundamento Espiritual,tendo como tema “Vamos à Fonte” e teve comofacilitador Frei Rufino Pinheiro.

Em campanha de solidariedade para o Se-minário dos Redentoristas, o Apostolado pede do-ações de roupas masculinas, roupa de cama ealimentos não perecíveis. Entregar na secretariada paróquia.

DÍZIMO NDÍZIMO NDÍZIMO NDÍZIMO NDÍZIMO NA PA PA PA PA PALAALAALAALAALAVRAVRAVRAVRAVRA

No dia 26 de setem-bro, as catequistas fize-ram um passeio para oSítio Nair Faria (ISBA)tendo como motivo o diados catequistas, já come-morado com missa nacomunidade Coraçãode Maria. Participa-ram Padre Geraldo ecatequistas das comuni-dades da nossa paróquia,algumas acompanhadasde seus filhos. Foi orga-nizado um churrasco.

Foi um dia relaxante,muito sol e muita alegria, além de bem proveito-so para fortalecer laços de amizade e renovar asenergias para a preparação das celebrações de

do filho pródigo e do Pai Misericordioso, padreGeraldo prega: "O filho volta arrependido, poisnão estava com Deus... estava longe da verda-deira vida". Ele lembra que "a Igreja é sinal deDeus na Terra". Fala com entusiasmo aos jo-vens do grupo ‘Unidos em Cristo’: "vocês po-dem ser sinal de Deus para outros jovens" e daimportância da Pastoral da Criança: "Quando eudigo que eu amo a minha Igreja, eu pertenço àfamília de Deus", afirma. E conclui: "Precisamosnos deixar formar pela Palavra de Deus".

Após a Missa, as jovens apresentam umacoreografia vestidas de anjos; Odete narra a his-tória da comunidade. Em seguida, todos os pre-sentes são convidados para saborear um bolo,enquanto relembram os acontecimentos atravésde fotos, carinhosamente organizadas para ex-posição nessa data especial. Os presentes rece-bem uma lembrança com uma oração à NossaSenhora dos Navegantes.

Dedicação da ComunidadeNossa Senhora dos Navegantes

Servos eApostolado

primeira Eucaristia e Crisma. As catequistasaproveitaram para comemorar o aniversário doPadre Geraldo. Foi uma surpresa para ele.

Passeio e ConfraternizaçãoDia especial para os catequistas

Padre Rosivaldo Motta abençoa a mãeque recebeu a doação dos Servos

:

·

O MELHOR DA COMIDA CAIPIRA

NO SALVADOR SHOPPING

PISO L3 - EXPANSÃO

Page 8: Jornal de Outubro 2010

JORNAL O RESSUSCITADO - OUTUBRO / 2010 8

E M F O C O

A Pastoral da Criança realizou na Comunida-de Nossa Senhora dos Navegantes (Alto da Se-reia), a Celebração da Vida, no dia 12 de setem-bro último. Foram pesadas 24 crianças e ofereci-do um lanche para todos que participaram. Foi umdia de muita alegria pois, com Graças a Deus,estamos reativando nossa Pastoral da Criança.

A celebração da vida continuará sendo rea-lizada no Alto da Sereia, no segundo sábado decada mês, e a capacitação dos líderes será reali-zada na comunidade Coração de Maria, com aCoordenadora do Setor 1 da Pastoral.

A Pastoral da Juventude da Paróquia daRessurreição do Senhor se alegra com a im-plantação de mais um grupo. Nos dias 22, 23 e24 de outubro acontecerá o TRILHA, encon-tro para jovens com idade de 16 e 17 anos. Sevocê faz parte desta faixa etária ou conhecealguém que faça, venha participar! O Encon-tro acontecerá no Convento D. Amando. Ins-crições na Secretaria da Paróquia - ProcurarIrtes - 3235-5614 ou com a Coordenação daPastoral da Juventude - Procurar tia Rita - 71.8244-0069.

VEM AÍ O

1º TRILHA

JOVEM, VOCÊ JÁ PENSOU EM DAR UMA RESPOSTA A DEUS?

SEJA UM MISSIONÁRIO REDENTORISTA!

Pe. Aloísio Mota,CSsR.Rua Almeida Sande, 36 - Barris40070-370 Salvador-BA(71) 3247-4972 / 3328-7461/ 8787-3918e-mail: [email protected]

Entre em contato conosco:Visite o nosso site e façaparte de nossa ComunidadeVocacional no Orkut:www.vocacaoredentorista.com.br

A nossa PJVR aprimora a cada ano, a suaação frente aos jovens romeiros. Diferentemen-te dos anos anteriores, contamos com a ação con-

junta da PJ de Bom Jesus da Lapa, no PlantãoVocacional, na divulgação do material e na reali-zação dos encontros diários com os jovens nosalão da casa do santuário.

Os encontros trouxeram novos vocacionadose vocacionadas e, a cada ano, surgem novos gru-pos de jovens oriundos destes encontros durantea romaria.

Após a Romaria do Bom Jesus, Padre Aloí-sio Mota dirigiu-se ao Sul da Bahia a fim de visi-tar os jovens vocacionados nas cidades deItamaraju, Itabuna e Ipiaú.

Na Paróquia N.Sra Piedade foi realizado umdia de palestras na Escola Estadual Maria deLourdes, no Bairro Maria Pinheiro, além de umencontro com o JUFRA (Juventude Franciscana).

A PJVR também participou da MicaretaCristã, promovida pela RCC, inserindo-se no meioem que se encontram os jovens.

CELEBRAÇÃO DA VIDA

PJVR na BahiaFechando as atividades, no fim de semana,

Padre Aloísio assessorou o Encontro Vocacionalda Diocese de Ilhéus-Ba, entre os dias 27 a 29

de agosto. O tema central do encontrofoi: “Igreja, discípula missionária de vidacristã”. Há três anos existe uma sadiaparceria entre a PJVR e a diocese deIlhéus no âmbito vocacional.

Em Salvador foi realizado mais umencontro vocacional, no Centro Missio-nário, entre os dias 24 a 26 de setembro,contando com a participação de sete jo-vens provindos de diversas áreas da ca-pital e cidades vizinhas. Durante os trêsdias, eles tiveram experiência de orações,dinâmicas, celebrações, visitas às nossasComunidades e palestras ministradas pe-los padres: João Batista, Tadeu, Vilmar eIr. Domingos.

A Igreja que sonheiDos dias 3 a 5 de setembro, a PJVR esti-

ve presente no II REDESCOBERTA - RED,na pessoa do padre Aloísio. O RED é um en-contro da Pastoral Universitária, da Paróquiada Ressurreição do Senhor, em Ondina.

De fato, uma experiência de Deus foi re-alizada nestes dias no Convento Dom Aman-do, em Salvador, onde se fizeram presentesmais de 80 jovens provindos de Feira deSantana e da capital baiana. Alguns deles, ain-da não haviam feito uma experiência tão fortecom o Pai, como naquele fim de semana pro-videncial, onde o Espírito de Deus se mostroucomo é: dinâmico e avassalador!

Padre Aloísio Motta - Coordenador da PJVR

Confira testemunho completo no blog:www.ressurreicaodosenhor.blogspot.com

Jovens sob a bênção do Bom Jesus da Lapa